terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nicolás”El Fiera”Otamendi no FC Porto






Nicolás Hernán Otamendi
Nacionalidade:Argentina
Nascimento:1988-02-12 (22 anos)
Posição:Defesa Central/Lateral Direito
Altura:180 cm
Peso:82 kg







in maisfutebol.iol.pt

O negócio anunciado há vários dias é agora oficial. O F.C. Porto comunicou à CMVM um acordo com o Vélez Sarsfield para a compra de Nicolás Otamendi. Os dragões pagam, no imediato, 4 milhões de euros por metade do passe.

Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um princípio de acordo com o Club Atlético Vélez Sarsfield, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Otamendi.

Este acordo prevê o pagamento de um montante de 4.000.000 € (quatro milhões de euros), sendo que a FC Porto, SAD garante 50% dos direitos económicos do jogador.

Mais se informa que a FC Porto, SAD atribui ao C. A. Vélez Sarsfield uma opção de venda dos restantes 50% dos direitos económicos, por 4.000.000 €, que pode ser exercida até 5 de Setembro de 2011.

A formalização final deste acordo está dependente da realização dos exames clínicos a que o atleta se irá submeter, com o consentimento do C. A. Vélez Sarsfield, e da posterior assinatura de um contrato de trabalho do atleta com esta Sociedade.

O Conselho de Administração

Porto, 23 de Agosto de 2010

O emblema argentino fica ainda com opção de venda da outra metade, pelo mesmo valor, até 5 de Setembro de 2011. Ou seja, o Velez pode vender os outros 50 por cento de Otamendi por 4 milhões de euros ou ficar com a percentagem do passe para rentabilizar numa futura transferência.

Como é normal, o acordo está dependente dos habituais exames médicos e do acordo com o próprio jogador. Se tudo correr como planeado, Otamendi assinará um contrato válido por cinco temporadas.

Nicolas Otamendi, que representou a Argentina no Campeonato do Mundo de 2010, já falou sobre a nova aventura. «O F.C. Porto interessou-se por mim, jogou a Champions, é um clube importante de Portugal, por isso o que pensei é que saindo de Velez Sarsfield queria ter continuidade, criar uma nova trajectória e continuar a crescer. Para mim é importante, porque vou crescer a nível futebolístico e a nível económico», referiu.

Na altura, o central não sabia o nome dos seus rivais de posição: «Ainda não me informei com os argentinos que estão lá. Não sei quem são os outros centrais. Sei que vou arrancar do zero, mas eles fizeram agora a pré-temporada. Por isso arrancamos todos ao mesmo nível e espero que todos juntos façamos um grande campeonato.»

André Villas-Boas, após o triunfo em Genk, já tinha admitido que Otamendi seria um reforço interessante. «O Otamendi é um jogador importante, interessa a grandes equipas europeias, mas quando o F.C. Porto se meter no negócio Otamendi, acho que terá sucesso», disse o treinador do F.C. Porto. Uma previsão acertada, ao que tudo indica. 



Análise ao jogador em:

http://treinadorfutebol.com.pt

Carácter é a melhor palavra para adjectivar o seu futebol.

É Nicólas Otamendi,defesa-central do Veléz Sarsfield,pilar e pedra fulcral no Clausura 2009 conquistado pelo “El Fortín“.

Gosta de defender subido,aparecendo muitas vezes na zona do médio defensivo,jogando em antecipação.

Com bom timing e agressividade positiva vai no corte com velocidade,não dando muito tempo aos adversários de pensarem o jogo.Dá muita personalidade ao centro da defesa.

O maior handicap do seu futebol é alguma falta de altura(embora esteja na média) para os padrões europeus,no que concerne a defesas-centrais,razão pela qual muito provavelmente ainda continua pela América do Sul.

Fez toda a sua carreira no Veléz e tem sido chamado com frequência por Maradona á Selecção Argentina,sem comprometer.

Fica assim apresentado Nicolás”El Fiera”Otamendi.

http://www.goal.com/br/ 

Nicolás Otamendi é um zagueiro central que se destaca por sua capacidade de vencer os adversários no mano a mano, além de ser um ótimo cabeceador. Muito jovem ainda, é capaz de jogar em várias posições da defesa, e Diego Maradona confia na sua versatilidade.

De personalidade forte, Otamendi subiu rapidamente na primeira divisão argentina e foi peça chave no campeonato que seu clube venceu, fato que o colocou na seleção, onde assumiu a zaga nas ausências de Demichelis e Samuel, conduzindo a Argentina nas Eliminatórias.



http://pt.fifa.com/worldcup/players 


Nicolás Otamendi é um dos poucos jogadores convocados por Maradona que atuam no futebol argentino. Surgido nas categorias de base do Vélez Sarsfield, com poucas partidas ele ganhou a simpatia da torcida e da imprensa graças à sua personalidade e ferocidade na marcação.

Nascido em 1988, dois anos após Maradona levantar a taça de campeão do mundo no México, Otamendi é uma das grandes promessas da nova geração de zagueiros argentinos. Com o Vélez, já conquistou o Clausura de 2009, ano em que foi eleito pelo jornal uruguaio El País como um dos titulares da "Seleção da América".

Admirador confesso de Roberto Ayala e ex-praticante de boxe amador, Otamendi se destaca pela força e pela capacidade de fechar os lados da defesa. Com a seleção, estreou na derrota por 2 a 0 contra o Equador na altitude de Quito pelas eliminatórias. Após uma nova derrota, dessa vez para o Brasil, Maradona só voltou a utilizá-lo na partida decisiva no Estádio Centenário contra o Uruguai. Nicolás não decepcionou, apesar de atuar pelo lado direito da defesa, posição que havia ocupado apenas uma vez no Vélez. Ele impediu os avanços adversários pelo seu lado, o que foi fundamental para a vitória por 1 a 0.

O nome de Otamendi surge como uma das possíveis contratações dos principais clubes europeus para a próxima temporada. E isso ele quer confirmar com um ótimo desempenho na Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010.

2 comentários:

Jorge disse...

também li o artigo no treinadorfutebol mas optei por colocar um outro que descobri num site espanhol que não tendo tanta credibilidade, é mais profundo na análise ao Otamendi.

está lá na Porta19 :)

abraço,
Jorge

Dragus Invictus disse...

Bom dia Jorge,

Já fui ler no Porta 19 a análise retirada de um ao jogador.

É uma análise muito completa a um jogador que estava referenciado por muitos emblemas europeus.
Milão que estava com receio de perder o nosso ex porto B Thiago Silva para o Real Madrid, e que via em Otamendi o substituto ideal.
Depois falou-se também no interesse de vários clubes italianos e espanhóis.

Espero que este jovem se afirme na nossa defesa.
Pelo que se lê, é um jogador de personalidade, líder e que já era capitão do Vélez.

Uma abraço

Paulo