quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Corrupção no Futebol jogado ou falado?

Por Ricardo Jorge,

A motivação para as próximas palavras deve-se a uma atitude muito digna de Rui Moreira, no programa "Trio de Ataque" na RTPN, transmitido esta noite em directo.

Para quem não viu o programa, Rui Moreira abandonou o estúdio em directo, após a troca de argumentação com o comentador e sócio do Benfica, o qual, tal como na véspera e na SIC o seu companheiro de clube, fez questão de promover e desviar atenções com as famosas escutas que apareceram neste fim de semana no Youtube.

Não vale a pena falar sobre o conteúdo das escutas, tal como Rui Moreira disse, é alimentar ilegalidades cometidas por terceiros para ganhar algo em troca, pois alguém acredita que uma pessoa iria correr estes riscos só para repor a verdade editada pelo próprio?

Já tenho esta opinião há muito tempo. É impossível que órgãos de comunicação só investiguem e explorem um clube e só promovam um outro clube.

Vários episódios são do conhecimento público... o famoso comunicado do Benfica que ficou online 5 minutos antes do programa "Dia Seguinte" que tem como "paineleiro" um dirigente desse clube, as entrevistas sucessivas ao presidente desse clube e mais chocante, por ser um canal público, que todos nós contribuímos e deveríamos ter o verdadeiro serviço público, existir um programa que permite passar imagens de um guarda-redes, caro e que assim ficou a opinião pública esclarecida, ou não, do real valor, quando antes já existia uma onda de pressão nesse clube, e mais grave, ter um comentador que por ignorância e por ser manipulado por terceiros, acaba por se sair com algumas declarações que comprometem claramente o clube que é sócio.

Como é que este senhor sabe e afirma que Fucile agrediu stewards no túnel da Luz, quando as imagens que se conhecem não se vê isso e nos autos do processo nada é mencionado? Será que existiam câmaras ocultas que o Benfica divulgou para "A Bola" fazer manchete, antes da decisão final?

E como é que este senhor sabe, tal como Rui Moreira o questionou em directo e não teve resposta, que nas escutas do Apito Dourado, o presidente Pinto da Costa pediu árbitros específicos para apitar os jogos do Porto? Onde está essas escutas? Se é verdade o que ele diz, então é porque ele e o clube dele tem essa informação e como é óbvio, sendo os principais interessados nestes esquema, são os principais suspeitos da distribuição ilegal das escutas.

As regras que estes senhores querem jogar passa por ilegalidades. Portanto que moral têm estes senhores? Verdade desportiva ou pressão junto dos árbitros e dirigentes das competições para em caso de dúvida prejudicarem o FC Porto?

Qual foi o clube mais prejudicado desde 2004 até hoje? Que verdade desportiva trouxe o apito dourado? Deixaram de existir casos de corrupção? Deixou de existir relatórios de árbitros adulterados (Benfica-Nacional)? Deixou de existir erros de árbitros que não se compreende? Deixou-se de assistir a dirigentes junto de túneis e balneários de árbitros (Rui Costa fui punido 3 vezes no ultimo ano e meio)?

Esta é a verdade desportiva que o senhor Rui Santos defende? Se não, porque não explora estes e outros temas do clube que ele tem tanta consideração? Será que ambiciona o lugar de directo de comunicação? Vai ser difícil, pois o escolhido foi alguém que tem conhecimentos na politica, vai-se lá saber porquê...

E já agora sabem porque razão Sílvio Cervan abandonou o lugar de comentador na SIC? E porque razão a SIC convidou um ilustre desconhecido, mas igualmente dirigente do Benfica, para o lugar dele? Será que é para equilibrar com Dias Ferreira e Guilherme Aguiar? Se sim, então ainda é mais escandaloso, pois Dias Ferreira antes de ser presidente da assembleia geral, já era comentador assíduo e Guilherme Aguiar começou como comentador não já não exercia qualquer cargo na SAD do FC Porto.

Fala-se tanto agora na oferta de bilhetes a magistrados por parte do Porto. Qual o drama? Se me provarem que não existem magistrados sportinguistas e benfiquistas que não acompanham o clube, como VIP's então é algo que irei questionar. Por essa ordem de ideias, o primeiro ministro, que na taça da Liga, manifestou-se como benfiquista, se fosse portista, não poderia ser primeiro ministro?

Isto só prova a minha teoria de há muito anos atrás. O FC Porto pode e tem influência como qualquer outro clube tem, agora não tem, nunca teve e dificilmente terá nos próximos anos, tanta influência como este clube, porque se são grandes a nível de sócios e adeptos, logicamente, que nestes meios de comunicação social, politica, etc... possuem influência suficiente para não ser o motivo pelo qual perdem tantos campeonatos.

Curiosamente, os últimos 2 que ganharam, foi com ex-dirigente como director executivo e mais tarde no lugar de presidente da Liga (Cunha Leal, quem não o conhece como comentador do Benfica em programas de debate) e no ultimo ano, com a equipa do conselho de disciplina, que viu inúmeros processos aplicados ao FC Porto serem revogados e/ou alterados.

E o que faz cair por terra todas estas manobras é que o FC Porto mantém a coerência de resultados, interno e lá fora, continua a vender jogadores todos os anos para grandes clubes e por valores recorde factos que comprovam que temos grandes profissionais a trabalhar no nosso clubes.

Por fim dizer que não gostei de ouvir as escutas, mas tenho a plena convicção que as chamadas para e de Pinto de Sousa e Valentim Loureiro também envolviam outros clubes, mas curiosamente, só Pinto da Costa, Rui Alves e João Loureiro é que foram divulgadas. Se era esta a prática comum, então ou se condenam todos ou então continuamos com a lei do mais forte, dentro e fora do campo.

Algum material adicional....
Apelo ao Guilherme Aguiar e ao agora comentador da TVI24 Francisco José Viegas que substituiu Pôncio Monteiro, a seguirem os passos de Rui Moreira e abandonar programas de debate que estejam presentes dirigentes ou representantes do Benfica.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo mas o video numero dois esta mal direcionado.
Mas dá para corrigir,cumprimentos.

Branquelo

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo Branquelo,

Obrigado, não tinha reparado que estava quebrado o link. Já corrigi.

Abraço e volta sempre

Paulo