terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dr. Pôncio Monteiro * Descanse em Paz

in Jornal de Notícias

Pôncio Monteiro, membro do Conselho Superior do F. C. Porto, faleceu hoje, terça-feira. Estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, desde sexta-feira, depois de ter sofrido um AVC.

O ex-vice-presidente dos dragões e da Federação Portuguesa de Futebol havia sido encontrado inanimado, em casa, na manhã de sexta-feira, e internado de urgência. Esteve na unidade de cuidados intensivos polivalente do Hospital de Santo António, onde viria a falecer.

Ainda na quinta-feira, Pôncio Monteiro, de 70 anos, marcou presença na festa de Natal organizada pelo F. C. Porto, no Dragão Caixa, onde conviveu com a família portista, que não lhe notou qualquer recaída de saúde, ele que, nos últimos anos, recuperou de graves problemas vasculares.

Em 2006, o ex-dirigente portista (serviu o clube em dois mandatos de Pinto da Costa, sempre na área das Finanças) teve graves complicações de saúde, um aneurisma cerebral, que superou após intervenção cirúrgica e várias semanas de internamento no Hospital de Santo António.

Recuperado da doença, Pôncio Monteiro voltou, nos últimos anos, a dar largas à paixão portista, defendendo o clube no programa da TVI "Prolongamento".


in fcporto.pt

Pôncio Monteiro, que integrava o Conselho Superior do FC Porto e ocupou, durante anos, cargos de dirigente do clube, faleceu esta terça-feira, vítima de AVC. 

O corpo de Pôncio Monteiro estará em câmara ardente a partir das 16h30, na Igrejas das Carmelitas, na Foz. O funeral está marcado para as 14h30 de quarta-feira, indo o corpo de Pôncio Monteiro a enterrar no cemitério de Agramonte.

O FC Porto associa-se à família de Pôncio Monteiro neste momento de dor, a quem apresenta as mais sentidas condolências.

Pinto da Costa
"É a perda de um grande amigo de muitos e muitos anos, de todos os dias e de todas as horas", começou por dizer. Inconsolável, Pinto da Costa agradeceu a amizade de Pôncio Monteiro e sublinhou a dedicação que ele sempre teve ao FC Porto, emblema que defendia, nos últimos anos, nas televisões. "Deixa um grande vazio, pelo seu incondicional apoio, pelo seu indefectível portismo e pela verticalidade dos seus actos. É uma daquelas perdas irreparáveis, que deixam uma profunda saudade, mas também orgulho por ter sido incansável e dedicado ao serviço do FC Porto e por saber que tive nele um amigo sincero e um apoiante sempre correcto", afirmou o presidente portista.


"Pôncio Monteiro era uma figura incontornável na história do FC Porto e uma personalidade que a cidade do Porto recordará com enorme saudade. É com um profundo sentimento de perda e, ao mesmo tempo, de gratidão que envio, à família e ao FC Porto, as mais sentidas condolências"

Lourenço Pinto, presidente da AF Porto
"Foi um homem de grande dignidade e estatuto moral, uma referência ética e de bom senso para todos nós. Deu muito ao desporto, ao FC Porto, aos amigos e à sociedade. É uma perda irreparável. Marca uma época do futebol nacional. Era um homem que dizia o que pensava"

Fernando Póvoas, médico
"Vou sentir saudades de um amigo, com um sentido de humor ímpar, que nos faz falta num país tão depressivo como o nosso. Estava sempre bem-disposto. Era um grande portista, que defendia o clube com unhas e dentes e que tinha uma memória de elefante. Sabia fazer amigos. Era um 'gentleman'"

Eduardo Barroso, médico e comentador televisivo
"Era uma pessoa que considerava muito, com quem me habituei a conviver, que recebi em minha casa, que tinha uma ironia e sentido de humor invulgares. Achava-o um cavalheiro e um amigo. Vou ter muitas saudades dele"

Hoje partiu um grande Dragão que sempre defendeu acerrimamente o nosso clube e cidade do Porto.
Ficará para sempre nos corações de todos os Portistas.
Pêsames à sua família.
Paz à sua alma, que ficará imortalizada nas páginas de história do nosso FC Porto.
Dr. Pôncio Monteiro no programa "Vidas Contadas" de Judite de Sousa




6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Partiu um grande portista, um Dragão de enorme coragem, alguém que nunca virou acara à luta, mesmo nas condições mais difíceis.

Sentidos pêsames À família, aos amigos e ao seu clube de sempre, o nosso F.C.Porto.
Que descanse em paz.

Dragus Invictus disse...

É uma grande perda para a família Portista.

Era um homem do Norte, de Fibra, antes quebrar que torcer.

Ficará para sempre na nossa memória.

Abraço

Anónimo disse...

Desapareceu fisicamente este grande Portista, mas não espiritualmente, ficando para sempre como membro ilustre da Família Azul e Branca, recordado como defensor televisivo do noso clube através de seu famoso arquivo...
Paz à sua alma.
No Além, por certo, continuará a defender o F. C. Porto, no espírito do bem contra o mal.

http://longara.blogspot.com/

Anónimo disse...

Uma grande perda para a nação portista.Os mais sincereos pêsames á sua familia.


Vejam o que é aquelas coisas(não consigo no momento dar um nome com medo de ofender essa especie)escreveram no antitripa.

Rage disse...

Foi com grande tristeza que recebi esta noticia. Nenhum portista pode ficar indiferente a este grande senhor.
Se ganharmos algum titulo será certamente dedicado a este senhor.
Há pouco tive conhecimento o Jorge Costa, outro grande Dragão vai deixar o mundo do futebol por motivos pessoais.
Duas muito más noticias nesta epoca brilhante do nosso clube.

Cumprimentos

P. Ungaro disse...

Uma Perda tremenda para a nossa familia Portista.
Para sempre um simbolo do nosso clube.
Até sempre e certamente la em cima continuará sempre ao nosso lado contra tudo e contra tudo e contra todos.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/