sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os melhores de 2010

Esta é uma escolha pessoal dos que na minha opinião foram os melhores atletas e treinador do ano, nas diversas modalidades.
Mas estes "eleitos" sem o contributo dos outros seus colegas, equipas técnicas, dirigentes e restante staff, nunca teriam conseguido obter o sucesso. O FC Porto é uma família, desde o roupeiro até ao dirigente máximo, todo o staff é fundamental para obter primeiro o sucesso colectivo e só depois o reconhecimento individual. É isto que nos distingue dos outros clubes, e faz com que cada atleta que deixe o nosso clube o leve no coração, porque somos diferentes e especiais.

Andebol
Hugo Laurentino (guarda-redes)
Muitos falam da famosa muralha defensiva da equipa de Ljubomir Obradovic, para muito contribui Hugo Laurentino, que nos momentos mais difíceis e decisivos ele diz: "Presente!". e com defesas brilhantes, faz levantar muitas vezes o Dragão Caixa em êxtase a gritar pelo seu nome.


Basquetebol
Greg Stempin (extremo/poste
O norte-americano de 31 anos, foi eleito por 16 vezes o jogador mais valioso na época 2009/10, foi o quarto classificado do "ranking" MVP e melhor lançador de dois pontos da Liga. Esteve em evidência durante a época, contribuindo de forma decisiva para que o clube tenha atingido a final do "play-off", depois de erguida a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos.

Hóquei em Patins
Pedro Gil (Avançado)
“Para mim, é complicado. Prefiro dizer nove seguidos.” O espanhol Pedro Gil, melhor marcador do campeonato de hóquei em patins, ainda tem problemas com a palavra eneacampeão.
Pedro Gil, considerado por muitos como o melhor jogador do Mundo, foi o matador de serviço com 53 golos num conjunto em que Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Edo Bosch ou Emanuel Garcia estão associados a esta série de 9 títulos consecutivos desde 2001/2002.
Pedro Gil é figura de destaque na selecção espanhola, ao serviço da qual se sagrou campeão europeu ao bater Portugal na final na 49.ª edição da campeonato da Europa, por 8-2, tendo mesmo apontado 2 golos.

Futebol
Hulk (Avançado)
Aqui poderia figurar Falcao, e era se calhar mais que justo, mas Hulk pelo injustiça que sofreu, e pela importância que revela para a equipa, é na minha opinião o melhor de 2010.
É um jogador que faz a diferença e que além dos golos que aponta, tem sido o "rei das assistências" para Falcao.
É capaz de ter momentos mágicos de levantar bancadas ... na Turquia foi aplaudido de pé.
Num estágio da selecção brasileira Robinho, que se mostra seduzido com as qualidades do 'Incrível', afirmou que Hulk "joga muito, tem força na 'canhota', se o deixarmos chutar será meio golo na certa.".


Bilhar
Daniel Sanchez
O espanhol que representa o FC Porto, sagrou-se campeão mundial de três tabelas. O catalão fez o Tri na maior prova do mundo, que já vencera em 1998 e 2005, títulos que enriquecem um palmarés onde figuram três europeus e dois Jogos Mundiais ... mais palavras para quê!






Natação
Marta Marinho
Conquistou medalha de prata na Taça Latina, nos 100 metros costas, ao fazer a marca de 1:04.49, em Mar del Plata (Argentina).
Ganhou o ouro no Meeting de Maribor, que se disputou nessa cidade Eslovena, venceu os 50 e os 100m costas e ainda os 100m livres, sempre com tempos muito próximos do seu melhor.
Nos Campeonatos Nacionais de Piscina Curta, Marta Marinho conquistou 9 títulos (5 individuais e 4 em estafetas). As dez medalhas conquistadas, ainda por cima com nove de ouro (cinco individuais), fizeram dela a grande figura destes nacionais, ajudando o FC Porto a sagrar-se Campeão Nacional de Clubes no sector feminino.

Desporto Adaptado
Equipa de Ténis de Mesa
Orientada por Rui Vicente e Pedro Marques, e constituída por António Macedo, António Santos e Eduardo Silva, estes bravos conquistaram o Tri na Taça de Portugal de Ténis de Mesa, e o Tetra na Supertaça de Portugal de Ténis de Mesa.


Atletismo
Ineta Radevica
No Campeonato da Europa de Atletismo realizado em Barcelona, a saltadora, já conhecida como "musa do Dragão", Radevica "roubou" a medalha de ouro a Naide.
Na época transacta conquistamos o ceptro de Campeões nacionais de pista coberta e ao ar livre ao Sporting, e tínhamos assegurada a participação na Liga dos Campeões.
Após 15 anos de reinado completo, o FC Porto desafiou o poderio do campeoníssimo Sporting no sector feminino.
Consequência destas conquistas individuais e colectivas: Fernando Oliveira, responsável pela secção de atletismo no clube dirigido por Pinto da Costa, anunciou que a modalidade dentro do FC Porto será “suspensa na sequência da mudança dos regulamentos do atletismo na assembleia-geral de 24 de Julho, mas apenas comunicada oficialmente a 1 de Setembro”. “O presidente da FPA, Fernando Mota, disse-me que o FC Porto podia inscrever atletas comunitários mas que não podia participar nos campeonatos nacionais."
A secção deixa cerca de 100 atletas sem clube, entre os quais, quatro contratados já esta época para a nova temporada.
De recordar que a secção de atletismo é suspensa na sequência da mudança dos regulamentos do atletismo na assembleia geral de 24 de Julho, mas só comunicada oficialmente ao FC Porto em 1 de Setembro, que impede a participação de atletas comunitários masculinos e femininos nas competições nacionais, o que é absolutamente ridículo e ilegal, pois tal alteração dos regulamentos viola o artigo 39 do Tratado da CE relativamente aos princípios da livre circulação de trabalhadores dentro do espaço Europeu.
http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=458&langId=pt

Superleague Formula
Álvaro Parente
Conquistou 4 vitórias para o FC Porto na Superleague Fórmula, terceira do pecúlio pessoal do piloto portuense.
Álvaro Parente terminou o ano com 35 mil euros amealhados e o sétimo lugar da tabela de pontos.




Treinador do Ano
Ljubomir Obradovic (Andebol)
Este técnico croata, tem aspecto de General!
É incrível vê-lo no banco, não para, ele berra com os jogadores, substitui-os e abraça-os depois da reprimenda. Incutiu na equipa uma garra e fibra como já não via há muito no andebol do FC Porto. A sua experiência tem sido muito importante para a afirmação definitiva de Filipe Mota, e para a evolução de dos jovens Dario e Gilberto. Conseguiu conquistar o Bicampeonato, e o Tri por certo não o deixará escapar, falhamos por um milésimo de segundo a qualificação para a EHF Champions League, mas na Taça EHF esperámos ir longe com este croata "duro" a comandar as tropas.


Não podíamos terminar sem o golo do ano!




E sem a foto do ano!














Um próspero ano de 2011 com muita saúde, paz e felicidade, com muitos sucessos desportivos do nosso FC Porto nas diversas modalidades, são os votos dos membros do Blogue Pronuncia do Dragão

3 comentários:

Sérgio de Oliveira disse...

Bom Ano Novo e um forte abraço.

Curva Portugal disse...

Feliz ano novo ! Domingo lá estaremos :-)

Dragões Azuis

bLuE bOy disse...

pAULO,

um FELIZ ANO NOVO para ti, para os teus... mas tb para todos os visitantes/leitores deste teu espaço de eleição.

aKeLe aBrAçO.