domingo, 5 de dezembro de 2010

Pressão para ganhar é de quem está em segundo...

Depois de mais uma noite histórica em Viena, 13 anos depois, o FC Porto regressa às competições internas defrontando já amanhã o Vitória de Setúbal para a 13ª jornada.

Já por várias vezes destaque na comunicação, mas no passado sábado com maior ênfase depois de mais uma vitória sofrida, um jogo muito mau jogado e novamente lances polémicos, o tema "pressão" associado ao FC Porto foi demais evidente, não como forma de pressão, mas sim como forma de motivação para o actual segundo classificado. E o mais hilariante desta história é o facto de se fazer noticia pelos escassos 5 pontos de atraso, quando a jornada vai a meio.

Pressão do FC Porto para ganhar? Ou será mais pressão para o actual segundo classificado continuar motivado para não perder mais pontos?

A pressão do FC Porto é saudável e natural. Neste clube todos os jogos são para ganhar, todas as competições são importantes e este ano, com a motivação, a alegria e o empenho que estes jogadores e equipa técnica colocam em cada jogo, não é pelo facto do actual segundo classificado, à entrada desta jornada com atraso de 8 pontos, ter ganho que irá fazer alterar alguma coisa.

O Vitória de Setúbal aparece na Dragão demonstrando alguma intranquilidade face aos últimos resultados que atiraram o clube para perto da linha de despromoção. Com o terceiro ataque pior da prova, esta equipa demonstra claras e sérias dificuldades na finalização e na forma como tenta alcançar as oportunidades de finalizar. Contudo este Vitória de Setúbal conta com um conjunto de jogadores muito experientes, alguns deles que até já passaram pelo FC Porto, que poderão desiquilibrar em qualquer momento.

O FC Porto, que já sabia que para este jogo Alvaro Pereira iria continuar de fora, viu na passada quinta-feira Beto, Fernando e Varela contraírem lesões que os impediram e condicionaram na partida contra o Rapid. Beto vai estar de fora algum tempo, provavelmente só regressará em 2011, enquanto que Fernando e Varela poderão regressar no próximo jogo da taça marcado para dia 11 deste mês. Maicon cumpre amanhã o jogo de castigo na sequência da expulsão em Alvalade.

Igualmente impedido para este jogo está Villas Boas que cumpre o castigo imposto pela Liga, castigo que vem do jogo com o Sporting onde curiosamente e já destacado por alguma comunicação social, o árbitro Jorge Sousa teve nota positiva, naquela que foi uma arbitragem que mudou claramente a direcção do jogo.

Como pouco tempo de preparação Villas Boas conta com os mecanismos já oleados desta equipa e não será certamente com estes impedimentos que o FC Porto não vencerá o jogo de amanhã.

Mas nem tudo foram más noticias. Souza, um jogador que estava ausente por lesão, foi confirmado com apto integrando os treinos sem limitação, contudo não foi opção para o jogo de amanhã.

Destaque para os regressos de Kieszek e Walter às convocatórias, este último após alguns jogos de fora por opção técnica e para a ausência de James Rodriguez, que mesmo na ausência de Varela continua a não ser opção e a ter uma possibilidade de demonstrar o seu valor.

Lista de convocados: Helton, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Rafa, Sereno, Walter, Sapunaru, Castro, Ukra, Rúben Micael, Otamendi e Pawel Kieszek.

Villas Boas não deverá ter dúvidas no onze a iniciar o jogo de amanhã. Duas grandes dúvidas se colocam, quem serão os laterais, Sapunaru, Fucile e Rafa, dois deles serão titulares e quem será o outro homem das alas, se Ukra ou Cristian Rodriguez.

Face à rotatividade de laterais, é espectável que Fucile e Rafa sejam os titulares, mas ao interpretar as declarações de Villas Boas, Sapunaru deverá ser titular e a dúvida é mesmo quem joga do lado esquerdo.

No ataque é para fazer companhia a Falcão e Hulk, a dúvida é igualmente colocada, pois nenhum dos jogadores têm merecido uma aposta de Villas Boas, apesar das várias oportunidades que têm tido, mas, possivelmente Ukra será o titular relegando para o banco Cristian Rodriguez, de quem se fala que poderá estar de saída.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rafa, Rolando e Maicon, Guarin, Moutinho e Belluschi, Hulk, Ukra e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas:



O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

A todos aqueles que tenham oportunidade de estar no Dragão apareçam, apesar da noite fria e chuvosa que se espera, a equipa precisa de apoio e sobretudo de um forte e caloroso apoio depois de um jogo sob condições adversas como foi em Viena.

Força Porto!

Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Logo espero que o FC Porto esteja bem fisicamente, pois depois de um jogo muito complicado no gelo de Viena, ficaram concerteza mazelas em alguns atletas, e outros ficaram mesmo lesionados, e por conseguinte nem foram convocados, como são os casos de Fernando e Varela.

Para a ala esquerda, daria uma oportunidade a Ukra. Penso que este jovem merece, depois dos azares que tem tido.

Pelo que vi este ano o Setúbal jogar, tem uma boa equipa, bem orientada, com jogadores de qualidade. Destaco o central Valdomiro que admiro muito. Tem a seu lado o experiente Ricardo Silva, ex-portista.
Andersson do Ó apesar de ser um jogador experiente, Hulk pode explorar o seu flanco defensivo.

No meio campo o Setúbal conta com a experiência de Neca e Hugo Leal e no ataque com o bom ponta de laça Henrique, e Pitbull que é um jogador bastante veloz, e que Manuel Fernandes deverá fazer caír no flanco de Rafa...há que ter cuidado.

Estou convicto que se jogarmos ao nosso melhor nível venceremos.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Jogar nas terríveis condições em que se desenrolou o Rapid 1 - F.C.Porto 3, sobre neve e com um frio de rachar, provoca um enorme desgaste e deixa sempre marcas. Mas e ainda por cima, se a isso juntarmos uma viagem longa que por culpa do temporal, terminou fora de horas, ficamos com uma ideia do estado físico em que se encontra a equipa do F.C.Porto. Tendo apenas 96 horas para recuperar e frente a um adversário que se apresentará fechado, curto, à procura do pontinho, tudo se conjuga para que o conjunto de A.Villas-Boas não tenha vida fácil. Para combater este cenário de dificuldades, tem o F.C.Porto o suporte psicológico de uma grande vitória, que moraliza e dá confiança, mais o apoio que se espera generoso e paciente do público do Dragão - mesmo a uma segunda-feira e com um tempo péssimo de vento e chuva, lá estarei com prazer... Temos de ganhar, repor distâncias, continuar neste rumo que nos orgulha e nos alimenta o ego. Se para o conseguirmos não for possível uma noite de gala, de Ópera, não faz mal, compreendemos as razões, tocaremos bombo ou música pimba, mas chegar ao Natal com mais três vitórias é um objectivo que temos de conseguir e vamos conseguir.


Um abraço