quarta-feira, 13 de abril de 2011

ECR onde está "a responsabilidade social e da ética da Benfica TV"!


Em Maio de 2010 efectuei uma participação juntamente com 6 pessoas contra a Benfica TV junto da ECR, devido às infelizes declarações do Dr. Pragal Colaço no programa “Em Linha” e “45 Minutos”, no qual afirmou que os benfiquistas deviam “pegar em armas e resolver isto de uma vez por todas”. 

A ECR notificou a Benfica TV, que apresentou a sua defesa alegando nomeadamente que sendo programas de debate em directo, as declarações eram da responsabilidade dos que as fazem e que “o contexto em que as afirmações em causa foram produzidas corresponde a um mero exercício hiperbólico, não retratando, seguramente, o pensamento e o desejo do seu autor.” Rídiculo!!!!

A ECR nada fez contra a Benfica TV, fazendo apenas um apelo que “à luz da responsabilidade social e da ética de antena, a Benfica TV devem procurar assegurar que não sejam tecidos comentários que possam ser entendidos pelos telespectadores como um apelo à violência ou à justiça popular.”


Contudo a Benfica TV e os seus responsáveis não tem emenda, e assistimos ao impensável: desejar a morte a um ser humano, neste caso Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto.



Sérgio L. Bordalo comentador do programa Debate, afirmou “Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este”. 

De recordar que o Presidente do FC Porto dedicou o título de campeão à memória do Dr. Pôncio Monteiro e a José Maria Pedroto já falecidos, e este comentador além de em directo ter desejado a morte de um ser humano, não respeitou os que partiram, o que revela uma pessoa desequilibrada mentalmente que se move pelo ódio aos outros.

Entretanto e contactado pela Agência Lusa, João Gabriel, director de comunicação do Benfica, esclareceu que o clube não ia reagir ao comunicado de indignação do FC do Porto: ”Não comentamos nem este nem nenhum comunicado do FC Porto, é-nos indiferente e não vamos alimentar polémicas”… bem isto é gravíssimo!

Comunicado do FC Porto, SAD

"Descer mais de nível é impossível

O desporto em geral e o futebol em particular suscitam paixões que muitas vezes são difíceis de controlar, mas tudo tem que ter um limite e o Benfica desceu ao nível mais baixo de sempre, através da Benfica TV, ao colocar um comentador do programa Debate, chamado Sérgio L. Bordalo, a desejar a morte do presidente do FC Porto.

O FC Porto só hoje tomou conhecimento que Sérgio L. Bordalo, desde há muito comentador do referido programa, proferiu a seguinte frase na emissão da passada semana: “Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este”.

Todos sabem que Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou o título de campeão a Pôncio Monteiro, falecido em Dezembro de 2010, e a José Maria Pedroto, falecido em 1985. Sérgio L. Bordalo, na Benfica TV, órgão oficial do Benfica, revelou um inaceitável e indesculpável mau gosto, ao não ter respeito pelos mortos e ao desejar a morte de outro ser humano.

São estes valores, ou a falta deles, a que a direcção do Sport Lisboa e Benfica dá antena no seu canal oficial de televisão. Já todos sabíamos que a Benfica TV destila ódio ao FC Porto e aos seus adeptos, o que não imaginávamos é que a Direcção de um clube centenário desse cobertura a desmandos deste tipo, isto a pouco mais de uma semana de o nosso clube jogar de novo no Estádio da Luz.

O FC Porto está seguro de que a maioria dos adeptos do Benfica não se revê nestes comportamentos, mas responsabiliza a sua Direcção. Uma coisa é a Direcção do Benfica fingir que não teve nada a ver com o apagão, outra coisa será fazer de conta que também não tem nada a ver com a Benfica TV. Que se saiba, o Benfica não está em auto-gestão.

O FC Porto questiona as autoridades, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Ministério Público e o Governo da República se é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?

O FC Porto aguarda um pedido de desculpas formal por parte da Direcção do Benfica."

Depois da Deliberação 35/CONT-TV/2010 acima citada, parece que a mesma não foi tomada em conta pelos responsáveis da Benfica TV.
Não venham mais uma vez defender-se alegando que a responsabilidade é do autor e que trata-se de "um mero exercício hiperbólico, não retratando, seguramente, o pensamento e o desejo do seu autor".
Espera-se que desta vez a ECR tome uma posição contra o referido canal, pois este tipo de declarações só geram violência e ódio que são totalmente inaceitáveis e intoleráveis.

 
O futebol não passa de um jogo!

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

É óbvio, que se fosse alguém ou uma televisão do F.C.Porto a fazer este tipo de declarações, já tinha caído o carmo e a trindade. Como é Benfica, não se passa nada. Eles, não se julgam acima da lei, estão acima da lei. Lamentavelmente para este país.

Um abraço

carlos disse...

voçes sao uma cambada de corruptos..e ja se eskeçem quando mourinho desejou a morte a rui jorge que por acaso jogou no vosso clube...alias voçes ate mandam bater em ex jogadores...ta tudo dito

Unknown disse...

@ Carlos

e aprender Português, antes de tentar escrever alarvidades como essa? isso é que a malta apreciava

Dragus Invictus disse...

@Carlos

Bom dia,

Tomando como ponto de partida que és uma pessoa mentalmente equilibrada, mesmo sem te conhecer, presumo que desaprovas os incitamentos à violência que tem sido feitos pela Benfica TV (Pragal Colaço) e este último desejo de morte a uma pessoa, que por muito que não se goste, revela que quem deseja a sua morte é desequilibrado mentalmente e movido pelo ódio ... alías como se diz cá no norte este sujeito é um pau de virar tripas quie nem pode com um estalo, e que quando aparecer aqui no Porto se levar uma porrada, que não se admire, porque aqui no norte há quem não admita faltas de respeito.

A Benfica TV podia dignificar o nome do Benfica, recordando os seus jogadores históricos, as suas conquistas etc, e não estar constantemente em programas de debate, que dão voz a anormais movidos pelo ódio, a incitar à violência, com comentários como "os de lá de cima", "os provincianos", "os das camisolas às riscas" etc.

Só tenho pena é que quem leve depois porrada, sejam adeptos comuns como tu sem culpa nenhuma e não estes incendiários.

A violência vindo de que clube seja é de repudiar. O futebol não passa de um jogo, e é triste que um benfiquista não possa vir tranquilo ao Dragão, e um portista não possa ira tranquilo à Luz.

Aqui não há quem não tenha telhados de vidro. Há que apaziguar os ânimos ... antes que isto termine mal.

Cumprimentos

Paulo

Penta disse...

@ Paulo

só para "dizer": Parabéns, Paulo! (pela tua iniciativa)

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel (penta1975) | Tomo I

Dragus Invictus disse...

Bom dia Miguel,

Obrigado pelas tuas palavras.

Já em em Maio de 2010 aquando das declarações do Pagral Colaço, enviei de imediato uma participação contra a Benfica TV, e obtive resposta, sinal que este organismo regulador está atento às nossas participações.
Quanto ao fazer justiça e agir contra quem participamos ... isso é outro assunto.

A ECR na altura entendeu não agir contra o referido canal, mas lançou um apelo ao canal que “à luz da responsabilidade social e da ética de antena, a Benfica TV devem procurar assegurar que não sejam tecidos comentários que possam ser entendidos pelos telespectadores como um apelo à violência ou à justiça popular;”.

Foi com base nesta deliberação, que também eu ontem apresentei nova participação, que sabendo agora do envio da tua, já são duas pelo menos a entrar ... e espero que muitos mais portistas o tenham feito, porque o que se tem passado nesse canal é inaceitável.

A Benfica TV podia dignificar o nome do Benfica, recordando os seus jogadores históricos, as suas conquistas etc, e não estar constantemente em programas de debate, que dão voz a anormais movidos pelo ódio, a incitar à violência, com comentários como "os de lá de cima", "os provincianos", "os das camisolas às riscas" etc.

Só tenho pena é que quem leve depois porrada, sejam adeptos comuns sem culpa nenhuma e não estes incendiários.

A violência vindo de que clube seja é de repudiar. O futebol não passa de um jogo, e é triste que um benfiquista não possa vir tranquilo ao Dragão, e um portista não possa ira tranquilo à Luz.

A ECR vai dar resposta às participações, e tomando como base a tal Deliberação 35/CONT-TV/2010 onde houve o apelo acima citado, parece que a ECR não tem alternativa senão punir o canal e os seus responsáveis.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/