domingo, 22 de maio de 2011

O Céu é Azul e Branco

Quando o FC Porto visitou o estádio do seu rival e garantiu a passagem à final da Taça com uma reviravolta a todos os títulos fantástica ficou desde logo claro que esta taça não iria escapar ao clube.

E se a confiança era nessa altura elevada, com a conquista da Liga Europa o FC Porto entrou hoje em campo, desgastado e sem alguns jogadores importantes, com muita vontade em assegurar o 69º título e assim ficar na história do futebol Português como o clube com mais títulos oficiais.
Apesar de 8 golos numa final o jogo ficou claramente associado à primeira parte, onde se viu 7 golos, indefinição no marcador, um penalti defendido por Beto e um ritmo de parada e resposta muito acima da média. É certo que o golo muito cedo motivou a equipa, mas há que realçar a resposta dos jogadores às duas igualdades do adversário e ter ido à procura de mais golos. Este foi sem dúvida um sinal de força, motivação e competência desta equipa.

Ainda que com alguns erros na zona defensiva o FC Porto conseguiu controlar o ímpeto do Vitória, sobretudo porque no ataque foi letal nas 5 oportunidades que teve na primeira parte.

Em grande na primeira parte esteve James Rodriguez, que viria na segunda parte a confirmar o estatuto de melhor em campo. Para além dos 2 golos ainda assistiu para o golo de Varela, tudo na primeira parte.

A segunda parte, e com um resultado tão desnivelado o jogo foi mais partido e lento, ainda assim, com mais oportunidades para o FC Porto chegar ao 6º, como viria a conseguir, do que o Vitória marcar o terceiro. A temperatura estava alta, a primeira parte tinha sido alucinante, logo de uma forma inteligente, Villas Boas optou claramente pelo controlo do jogo e esperar por uma ou outra jogada mais rápida para marcar mais golos.

Assim aconteceu, novamente Hulk a assistir James, tal como na primeira parte, mas poderiam ter acontecido mais alguns, ora não fosse alguma hesitação, egoísmo e falta de discernimento no momento do remate.

Mas a festa, que começou ainda antes do jogo, ora não fosse a final da Taça de Portugal, estava marcada para depois do apito final do árbitro e assim aconteceu, com o FC Porto a somar a sua 16ª Taça de Portugal e o seu 69º Título oficial.

Festa da Taça:



Pela primeira vez na história do FC Porto, somou a sua terceira final consecutiva e o terceiro título consecutivo. E ainda mais, foi o jogo onde marcou mais golos numa final e a nível individual, João Moutinho conquistou o 4º título na primeira época com a camisola do FC Porto, tantos quanto conquistou nos 5 anos de profissional no Sporting.

Este jogo mostrou claramente o potencial que o FC Porto tem. Sem Otamendi, Fucile e Falcão, o FC Porto, conseguiu neste jogo e em toda a época, ter outros jogadores com o mesmo potencial e rendimento. Hoje James fez o seu melhor jogo de Dragão ao peito e fez esquecer completamente o melhor avançado de área da actualidade.

É com grande esperança e satisfação que os adeptos olham para este FC Porto como uma equipa com muito futuro pela frente. Estando assegurada a permanência de Villas Boas e Hulk e a relutância em vender os melhores jogadores o FC Porto perspectiva outra grande época que se vai iniciar já no final de Junho e com provas oficiais em Agosto.

Para já é tempo de descansar e preparar o que falta da próxima época, para que não aconteça o que aconteceu no inicio desta época, com indefinições nas saídas e nas entradas.

Destacar as declarações de Hulk, que claramente fez questão de dizer que nunca tinha dito que tinha o sonho de jogar num outro clube, em resposta às declarações do seu empresário recentemente e destacar igualmente, mas pela negativa, as declarações de Fernando, que assumiu o interesse de clubes italianos e fez questão de afirmar, ainda que de forma infeliz que ambiciona jogar em melhores campeonatos e maiores clubes.

Declarações dos nossos heróis:





Num dia que o FC Porto atingiu o patamar de títulos, não deve ter caído muito bem nas hostes Portistas, sobretudo para um jogador que foi acarinhado muito novo e teve uma oportunidade com 21 anos de ser titular no FC Porto, colmatando a saída de Paulo Assunção.

Ultima nota para o fantástico ambiente à volta do jogo. De manhã já eram aos milhares no Jamor, Vitorianos e Portistas a circularem juntos, os piqueniques, um ambiente fantástico que passou para as bancadas, depois para o jogo e no final para os festejos.


É bom que as autoridades competentes olhem para o Jamor. Segurança apertada foi notada, contudo as condições do estádio estão ultrapassadas e este complexo merece um estádio renovado, com cobertura, onde possa ser a casa de todas as selecções e sim, receber a final da Taça de Portugal. Não existe mais nenhum estádio em todo o mundo com este potencial de aproveitamento da envolvência natural.

Foto por Ricardo Jorge

Este foi o nosso destino e foi cumprido na perfeição. A todos aqueles que contribuíram para este sucesso o nosso obrigado por nos terem feito sentir tão felizes durante esta época.

Ricardo Jorge

6 comentários:

Salta Pincha disse...

Antes mouro que galego!!!

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Na Galiza também havia mouros. Acho que a maioria imigrou lá para baixo, pois não tenho visto nenhum por aqui. Ou, então, estão encerrados em casa com vergonha de mostrar a cara...

Dragus Invictus disse...

Salta Pincha sei que estás com uma enorme tristeza e que só te apetece comer ameixas e chorar.

Nós aqui no norte temos identidade e orgulho em ser Galegos.

Aliás a o grande erro de "casting" do D. Afonso Henriques foi ter partido em conquista para sul e não para norte. Assim a esta hora eras mais feliz. Eras mouro a 100% e marravas com a cabeça no chão virado para Meca, 3 vezes ao dia.

Nós temos orgulho na história do Norte, Somos Tripeiros com Orgulho, não temos vergonha de cantar "quem bate palmas é tripeiro" ... aliás convido-te a quando fores à Luz, se é que já alguma vez lá foste, que cantes "quem bate palmas é mouro" ... seria bonito e uma afirmação de identidade.

Quanto ao resto aconselho-te a partilhares a tua opinião em blogues do teu clube, a ler o livro "Eu Carolina", a veres a RTP Memória para recordar as vitórias do Benfica ... ou melhor ainda ... se fores pequenino, num ambiente familiar no parque Eduardo VII, senta-te no colinho de um senhor mais velho e ele conta-te histórias do tempo em que o Benfica era grande, e da forma como um grupo de sócios corrompeu outros de um outro clube na génese do Benfica.

Um abraço

Paulo

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Época fantástica do FC Porto. Terminar a época com quatro títulos arrecadados em cinco provas é obra!

Ai se isso acontecesse com o clube do regime! Teríamos os panfletos do costume e as televisões a invadirem todo o espaço com adjectivos e louvores do outro mundo.

Assim, vamos azulando o país, cada vez mais, à nossa maneira (GANHANDO SEM FANFARRONICES)passeando a nossa classe e superioridade.

Somos agora o Clube português com mais títulos (69).

Não caibo em mim de tanta satisfação e orgulho.

Viva o FC Porto

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Mais um dia fantástico, numa época para a memória.

Depois de tantos sucessos, tantas festas, merecidas, poucos treinos e muitas viagens, conseguir ganhar assim, frente a uma boa equipa e que esteve uma semana em estágio, é extraordinário.

Grandíssimo PORTO!

Um abraço

Hugo Dias disse...

E se mais troféus houvessem, mais troféus o FC PORTO coleccionava.

Este foi o melhor jogo para terminar uma época absolutamente genial. Um grande espectáculo no Jamor, com muitos golos, emoção e um miúdo que termina a época a dizer que para o ano quer estar no 11 inicial: James.

Beto, mais uma vez, mostrou que tem qualidade e competência suficientes para continuar de Dragão ao Peito. Excelente jogo, embora mais uma vez tenha ido buscar a bola ao fundo das redes.

De João que rouba o Dragão nem me atrevo a falar. É o João "pode ser o João" Ferreira e por isso está tudo dito.

Mariano, muito provavelmente fez a sua despedida a erguer uma Taça de Portugal. Será mais um que leva o PORTO no coração. Obrigado Mariano: um exemplo de dedicação e profissionalismo que, infelizmente, nem sempre conseguiu mostrar a qualidade suficiente para convencer adeptos e sócios.

O FC Porto é o clube português com mais títulos, contudo não faz parte do nosso palmarés a importantíssima Taça Latina. Uma prova não oficial que funcionava por convite, mas que neste momento assume todo o interesse a pessoas desesperadas perante a onda triunfal do FC PORTO.

Já há muito tempo que qualitativamente o FC PORTO tem o palmarés mais rico da história do Futebol Português, no entanto para quem gosta de contar troféus ontem foi o dia em que os Dragões superaram os rivais também em quantidade de títulos.

Abraço

Hugo Dias

http://dragoesunidos.blogs.sapo.pt/