quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aí está o FC Porto 2011/2012

Publicado em maisfutebol.iol.pt

O campeão FC Porto está de volta ao trabalho. Kelvin e Bracali foram os únicos reforços presentes, esta quinta-feira, no centro de estágios do Olival, e Pawel Kieszek a ausência mais notada.

O contrato de Djalma, aquisição já confirmada pelo presidente Pinto da Costa, com o Marítimo apenas expira hoje, pelo que deverá apenas apresentar-se amanhã no clube. Iturbe, ao serviço da selecção argentina sub-20, que participa no Mundial da categoria, só deverá viajar para Portugal em Agosto.

Alvaro Pereira e Cristián Rodríguez (Uruguai), Falcao e Guarín (Colômbia) integram os trabalhos das respectivas selecções que vão participar na Copa América. Os internacionais João Moutinho, Rolando, Varela e Fucile (Uruguai) têm autorização para se apresentarem para a semana. Rúben Micael também esteve ao serviço da selecção, mas, por iniciativa própria, apresentou-se mais cedo.

Os juniores Kadu (guarda-redes), David (lateral), Tiago Ferreira (central) e Christian (avançado) começaram a época junto da equipa principal. O mesmo aconteceu com Castro e Addy, que regressam de empréstimo.


Belluschi e Emídio Rafael também se apresentaram, mas encontram-se a recuperar de lesões.

O treino no Olival foi apenas aberto durante 15 minutos. O presidente Pinto da Costa, bem como vários elementos da estrutura directiva, fizeram questão de assistir ao arranque dos trabalhos. Cerca de 30 adeptos também quiseram ver de perto os craques à chegada ao centro de estágio.




Os 22 jogadores que se apresentaram:

Guarda-Redes: Helton, Beto, Bracali e Kadú

Defesas: Maicon, Otamendi, Sereno, Sapunaru, Emídio Rafael, David Addy, David e Tiago Ferreira.

Médios: Fernando, Belluschi, Rúben Micael, Souza e Castro.

Avançados: Hulk, James, Walter, Kelvin e Christian Atsu.

Novo preparador liderou treino com bola

Filipe Almeida em destaque no primeiro ensaio portista. Semedo e Rui Quinta mais discretos, com Vítor Pereira a assistir a tudo. Como começa a ser regra: houve bola no primeiro ensaio...

O primeiro ensaio do FC Porto versão 2011/12 já teve bola. O facto começa a deixar de ser uma novidade no futebol moderno, com novos conceitos e formas de ministrar os treinos. Daí que não tenha sido uma surpresa que os primeiros exercícios realizados pelos dragões, no Olival, tenham sido de descompressão com bola.

Vítor Pereira, que nos 15 minutos abertos à comunicação social, esteve mais distante, a observar o grupo, pôde notar a boa disposição reinante nos primeiros toques na bola. Filipe Almeida, o preparador físico recrutado no Santa Clara, acabou por ser a grande figura da equipa técnica no primeiro apronto. O novo técnico liderou os trabalhos no período aberto aos jornalistas com várias palavras de incentivo e pedindo aplicação em todos os exercícios. Rui Quinta e Semedo, as outras caras novas da equipa técnica, foram mais discretos.

Os campeões nacionais vão, agora, realizar exames médicos da parte da tarde. Na sexta-feira o programa mantém-se: treino matinal com 15 minutos abertos aos jornalistas e testes médicos de tarde.

Depois do treino da parte da manhã no Olival, o FC Porto irá dedicar as tardes dos dois primeiros dias (quinta e sexta-feira) para realizar exames médicos aos jogadores do plantel.



A partir de sábado, os aprontos passam a ser bi-diários (10 e 17 horas) e iniciam os contactos de jogadores do grupo com os jornalistas. Este será um plano a manter-se até ao dia 6 de Julho, quarta-feira, véspera da partida para Marienfeld. Aí, o treino da tarde será substituído pelo primeiro particular da época, frente ao Tourizense, que vai decorrer à porta fechada, no Olival.

Kieszek engrossa lista de excedentários

Dragões têm vários jogadores para colocar até ao fecho do mercado. Plantel que iniciou os trabalhos também será, necessariamente, encurtado.

A ausência de Pawel Kieszek foi uma das novidades do F.C. Porto no regresso aos trabalhos, esta quinta-feira, no Olival. O guarda-redes contratado ao Sp. Braga na temporada passada é um dos dois jogadores com saída garantida do grupo, de entre aqueles que fizeram parte do plantel de André Villas-Boas, na época passada. O outro é Mariano González, que terminou o contrato.

Mesmo sendo um facto a reter, não se pode considerar que seja uma total surpresa a ausência do polaco. O espaço de manobra do guardião já era pouco e ficou menor com a chegada de Rafael Bracali, mais uma opção para a baliza.

O nome de Kieszek é, desta forma, mais um a somar a uma longa lista de excedentários que os dragões tratarão de colocar nos próximos tempos. As situações são bastante díspares.

Galeria de fotos do primeiro dia de trabalho (clica para visualizar).


Lê também os seguintes post's:

Em defesa do Título…

Vão-se os anéis, ficam as mãos…

Sem comentários: