domingo, 20 de novembro de 2011

União faz a força!

Sem dúvida que hoje teve impacto a união de um grupo de trabalho em arrasar com um treinador.

A eliminação de uma prova, a próxima é já na quarta-feira, colocou a SAD do FC Porto numa posição delicada ainda que a SAD tenha dado mais um sinal de apoio ao treinador ao saírem para o autocarro juntos.

Mas afinal qual é o problema para a SAD? Será o treinador ou um grupo significativo de jogadores chave?

Por um lado, treinadores disponíveis não há muitos de qualidade, mas por outro lado, a janela de transferências para treinadores está aberta ao contrário dos jogadores.

Se depois do jogo de hoje e da eliminação de uma prova que o FC Porto tinha justificadas expectativas em ganhar, se a SAD não tomar uma decisão na próxima segunda-feira, será um sinal inequívoco que o problema está mesmo no indisciplina dos jogadores e nem tanto no treinador.

Compreendo alguma contenção na SAD, pois estamos a falar de activos valiosos, que há 2 meses atrás não foram vendidos por valores acima dos 15M€ e que hoje provavelmente não terão o mesmo valor. Contudo tem de existir o equilíbrio, e não podemos continuar com o cenário identificado e sem reacções. O mercado de Janeiro ainda está longe, mas não se compreende a insistência em alguns jogadores, nomeadamente, casos como Hulk, Guarin, Varela, entre outros. Vítor Pereira tem tido oportunidades para lançar outros jogadores e entendeu que por exemplo Iturbe, que teve quase 2 meses à espera que o tempo contabilizasse o período de incubação de jovens jogadores, deveria surgir mais tarde na equipa.

Sobre o jogo desta noite, pouco a dizer, aliás, o primeiro remate do FC Porto foi aos 50 minutos de jogo, o que torna esta exibição num dado histórico e num recorde que dificilmente será batido no futuro.

Vítor Pereira não apresentou novidades nem invenções na equipa. Na defesa fez regressar Otamendi que esteve muito bem, no meio campo apresentou os jogadores em melhor forma e no ataque apostou nos jogadores que estavam fisicamente melhor.

Não inventou. Os jogadores não querem e conseguiram inverter a profissão que exercem ao não jogar futebol. O melhor exemplo foi Hulk, que já demonstrou que é um grande jogador e nos últimos tempos tem demonstrado que é um excelente actor, ora não corresse no sangue a capacidade artística de representar, em mostrar suor e pouca qualidade.

Mas o problema não é só Hulk, até porque a equipa já esteve sem Hulk e ganhava, corria, criava oportunidades, marcava golos. A questão que se coloca é o que Hulk está a fazer na equipa?

Vítor Pereira não tem o dom de conseguir colocar uma equipa em campo que não corra, falhe consecutivamente passes, abra espaços nas costas, falhe penaltis, marque mal os pontapés de canto, livres, etc… Vítor Pereira não tem qualidade nem autoridade e muito menos iria conseguir colocar uma equipa que o ano passado ganhou tudo a jogar assim.

Os jogadores estão unidos, não gostam do treinador, sentem que a SAD tem dado cobertura à equipa técnica então resolveram eles próprios tratar do assunto.

Numa análise objectiva, se os jogadores têm qualidade e assumem estes comportamentos estão no clube errado. Se o treinador não teve capacidade de segurar o balneário então, por muita conspiração que possa existir, não pode refugiar-se na SAD e no passado, deverá colocar o lugar à disposição.

Nem mesmo a paragem de 2 semanas fez com que o discurso fosse entendido de forma diferente. O FC Porto volta a acumular 3 jogos sem ganhar consecutivamente e em todos eles, uma exibição miserável, constrangedora e a roçar a falta de profissionalismo ao ponto de começar a sentir verdadeiramente que o fazem propositadamente.

Esquecem-se todos que existe uma instituição chamada FC Porto, que é apenas o clube Português com mais títulos da história do futebol Português, que lhes paga, que lhes proporcionou a fama e muitos títulos colectivos e individuais.

E é por isto que neste momento todos os portistas devem virar-se para a SAD e exigir medidas extremas pois a actual cenários assim o exige.
Faço o apelo que todos os Portistas demonstrem no próximo jogo do Dragão, dia 27 frente ao SC Braga, a força e a revolta pela falta de profissionalismo e respeito pela instituição FC Porto, não comparecendo nesse jogo.

Não defendo a violência ou a intimidação, defendo a revolta e a manifestação de repudio exigindo que algo mude e depressa. A SAD tem de perceber que hoje em dia não basta ganhar, perante o cenário de dificuldades financeiras que o País vive, só conseguirá receitas se tiver uma equipa competitiva que, tal como em outro tipo de espectáculos, os seus intervenientes proporcionem jogos de qualidade.

Chamem alguns juniores e coloquem alguns destes jogadores como espectadores.

Assim não…

Ricardo Jorge

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Contra factos não há argumentos

Uma primeira-parte muito fraca, igual ao que temos produzido nos últimos jogos. Não tivemos dinâmica, não houve velocidade, não existiu criatividade, nenhuma ruptura, ninguém pega na batuta, joga, já não digo a um nível alto, mas a um nível médio, a equipa erra passes atrás de passes, tem a bola e não sabe o que fazer com ela, não fizemos um remate à baliza. Absolutamente confrangedora, a exibição do Campeão, nos primeiros 45 minutos.

Na segunda-parte e no primeiro quarto de hora, o F.C.Porto estava melhor, bem melhor, diga-se. Mais forte, mais dominador, mais rápido, mais criativo, mais perigoso. Mas no melhor período da equipa, Vítor Pereira resolveu mexer, só que mexeu muito mal. Se queria meter James, bastava fazer o óbvio: tirar Varela. Não foi por aí, resolveu inventar e tirou Belluschi. Desorganizou e desequilibrou completamente a equipa. Não ganhou nada em termos de meio-campo, perdeu-o; em termos atacantes, nada melhorou; e a defesa, principalmente os laterais, continuaram a subir de qualquer maneira, esquecendo que com um sector intermediário mais fragilizado, já não tinham quem fizesse as compensações. Foi assim, principalmente pelo lado de Maicon, que a Académica, explorando muito bem as fragilidades, marcou três golos. Bem depois, foram só asneiras e nem vale a pena dizer mais nada. Acabamos o jogo com os jogadores completamente desorientados. A culpa não é só de Vítor Pereira, mas o treinador do F.C.Porto, hoje, errou de mais e pagou caro. Já não perdíamos em Coimbra há 41 anos e perdemos, pior ficamos fora da Taça que era um objectivo da época. Isto, não é Porto, é uma caricatura do Porto. Contra factos, não há argumentos.

Nota Final:
Não sou eu que vou pedir a saída de Vítor Pereira. Quem tem de avaliar e decidir é quem está na SAD e em primeiro lugar o Presidente. Para mim, no F.C.Porto, não é Pinto da Costa que ganha e o treinador que perde.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O que se passou ontem foi mau demais para ser verdade.

Fomos uma equipa amorfa, sem garra, e sem profissionalismo que nada fez para vencer.

A juntar a tudo isto tivemos novamente VP muito mal nas substituições, e muito mal ao colocar novamente Maicon na direita. De relembrar que Otamendi tem alguma rotina de posição.

Cada passe efectuado é uma pedrada ao colega de equipa. Às vezes parece que nem treinam juntos.

Enfim, vamos aguardar que a SAD faça algo, pois esta época está em risco de se tornar um ano zero tal como a de 2004/2005.

O nosso clube não pode continuar neste clima de tensão entre adeptos e equipa.

Há que mudar.

Valeu-nos as modalidades que nos deram uma enorme alegria na tarde de ontem.

Abraço

Paulo

Carlos Costa Ribeiro disse...

Não é necessário ser um expert na matéria para se aperceber que algo vai mal na equipa sénior de futebol da SAD do Futebol Clube do Porto,e não,como alguns querem fazer crer no FUTEBOL CLUBE do PORTO,do qual eu sou adepto incondicional.Pago as minhas quotas de sócio ao CLUBE e o meu lugar no Dragão à SAD para ver futebol de primeira água,mas esta época por vezes nem de segunda,por isso os meus reparos vão direitinhos para quem de direito (SAD)os tem que resolver.Não sou apologista de soluções pontuais(demissão do treinador,chicotada psicológica,etc)penso que o problema é mais profundo e, é nesse sentido que tem de ser encarado e resolvido,logo pela raiz.Por isso discordo dos pseudo-portistas que querem resolver tudo na praça pública.Já vos dei os meus parabéns pelo artigo na minha página do Facebook.

Fernando Teixeira disse...

Eu do Armada tenho uma liga virtual no XpertEleven.
O vosso blogue quer ser representado tendo tambem uma equipa?
Pensem na proposta. É bastante dinamico e podem atrair leitores

TertúliaPortista disse...

Oi amigo. Tem de ser feita alguma coisa para o nosso clube voltar a ganhar.
Saudações Portistas
Muito sucesso!

Melhores cumprimentos


http://tertuliaportista.blogspot.com/

Espertinho disse...

A solução é simples: põe-se a gaja do Pinto da Costa a treinar e os atletas de Basquetebol, Andebol e Hoquei a jogar, que esses sim, orgulham o símbolo que têm ao peito!