sábado, 31 de março de 2012

Ufa! De novo na liderança!

O FC Porto recebeu esta noite o Olhanense, que na última jornada roubou pontos ao Benfica, em jogo referente à 25ª jornada da Liga Zon Sagres, levando de vencida a equipa algarvia com dois golos sem resposta.

Dada a classificação a esta altura, a equipa via-se obrigada a ganhar para não perder as suas aspirações ao título de campeão nacional, e assim aconteceu da melhor maneira possível.

Sem grandes surpresas no onze inicial, à excepção da defesa, na qual Rolando ficou remetido para o banco, a equipa comandada por Vítor Pereira, ao contrário do que tem acontecido ao longo desta época, entrou em campo com vontade de ganhar, e isso reflectiu-se na qualidade de jogo. 
Em vez do habitual jogo lento e denunciado, viram-se boas movimentações e uma boa dinâmica. Esta mudança de atitude começou a dar frutos...bem, aos 20 segundos...mas foi a partir do minuto 15, que a pressão exercida sobre a defesa do Olhanense levou a que as oportunidades surgissem umas atrás das outras, e começassem a revelar aquele que foi um dos grandes protagonistas da noite: Fabiano - Tirou o golo a Hulk, outro a Maicon, mas não foi capaz de travar um remate de Lucho mesmo à Lucho da entrada da área que resultou no 1-0. No entanto, pode dizer-se que foi ele o grande responsável (ele e o poste que travou o livre cobrado por James) por evitar que o Olhanense levasse uma goleada para o balneário no intervalo.

Já na 2ª parte, e até ao 2º tento portistas, o guarda-redes algarvio defendeu mais do que uma mão cheia de remates, até que numa jogada soberba do ataque portista, James marca um golo fantástico, de dentro da grande área, após bom trabalho de Defour e Hulk, e após ter tirado da sua frente, com uma simulação, o defesa adversário.

Até ao final do jogo, embora não com o mesmo ritmo, só deu Porto e Fabiano, mas o marcador não voltou a sofrer alterações.

O grande destaque da noite vai para João Moutinho, que fez um jogo soberbo, carregado de pormenores que destilam classe, tendo sido muito importante quer no sector mais recuado, recuperando inúmeras bolas, quer no mais adiantado, tendo sido decisivo em todo o caudal ofensivo que a equipa criou.

Hulk e James também estiveram a um nível muito superior do que aquele a que nos têm habituado nos últimos tempos, e internacional brasileiro disputou uma competição individual frente a Fabiano, da qual saiu vencido, pois não conseguiu facturar nenhum golo para a sua conta pessoal. Uma nota também para Lucho, que melhorou o seu rendimento e marcou um golo como aqueles a que sempre nos habitou...

Pela negativa não há muito a apontar, talvez apenas uma nota para Álvaro Pereira que tem vindo a perder visibilidade.





Com esta vitória e esta exibição, e face à derrota do Braga frente ao Benfica, os azuis e brancos voltam ao seu lugar natural: a liderança do campeonato. E agora só dependemos mesmo de nós para revalidarmos o título.A próxima jornada irá ser crucial.


Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Força Porto, continua assim! A jogar bem, as vitórias tornam-se fáceis!

Saudações portistas,
Carla Correia

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Boa exibição, vitória justíssima, mas escassa.

Houve atitude, competência, qualidade que durou quase os 90 minutos, mas atenção, não podemos, sobe risco de voltarmos a pagar por isso, ser tão perdulários.

Somos líderes, temos de nos agarrar à liderança com unhas e dentes, com a alma e o espírito do Dragão.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem efectuamos um bom jogo, tivemos atitude, o nosso meio campo foi dinâmico, e foi com naturalidade que vencemos.
A Olhanense não sai goleada por mérito do seu guarda-redes e por ineficácia nossa na finalização.

Agora que conquistamos o primeiro lugar, há que lutar por mantê-lo e ir a Braga com a mesma atitude de ontem, pois assim as vitórias surgem naturalmente.

Abraço e bom domingo

Paulo

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Vitória importante e saborosa num jogo de domínio absoluto mas com um desperdício exagerado de oportunidades de golo, que poderiam levar o resultado para números pouco habituais.

Vamos ver se a liderança, agora conquistada, nos catapulta para um final condizente com a história do Clube. Queremos ser campeões? Então vamos lá fazer um último esforço, com classe e convicção.

Um abraço