sexta-feira, 2 de março de 2012

Apaguem novamente a Luz!

Muito provavelmente esta semana foi a semana antes de clássico com menos preparação dos últimos anos. Apenas 4 dias separaram a última jornada do campeonato e a que amanhã se inicia. E estes 4 dias apenas foi para alguns jogadores, pois uma grande parte do plantel esteve ausente da preparação, chegando ao ridículo de um dos jogadores convocados apenas chegar durante a manhã do jogo.

Num campeonato com apenas 16 equipas não deixa de ser curioso que estas situações ocorram. Falta de atenção ou incompetência na gestão das competições, algo justificará este cenário que se criou, quando por outro lado, assistimos nos últimos anos a férias alargadas no período de Natal e Passagem de Ano!

Mas não será por esta razão que amanhã não assistiremos todos a um grande jogo da nossa equipa e motivados para conquistar os 3 pontos. O jogo de amanhã tem sido insistentemente catalogado como decisivo, muito importante, etc… mas o jogo de amanhã será apenas decisivo no que toca à vantagem em caso de igualdade pontual. E mesmo assim, na possibilidade de terminar com o mesmo resultado do Dragão, nem isso será decisivo.

Como se pode atribuir um grau de decisão de um título num jogo, que no limite, afastará uma equipa da outra em 3 pontos, quando ficará a faltar 9 jornadas, 27 pontos?

Não deverá ser motivo de inibição ou vontade de vencer o facto de o FC Porto ter voltado à liderança do campeonato e ter ganho 5 pontos nas últimas duas jornadas ao seu rival. Deverá ser sim uma motivação adicional e uma tranquilidade para se apresentar em campo com ambição de ganhar e consolidar a liderança.

Com algumas baixas por lesão, a mais recente foi Varela, Vítor Pereira convocou os 19 jogadores disponíveis do plantel para o jogo de amanhã, onde foi também incluído James que chega a Lisboa na primeira hora da manhã e que apenas terá tempo para recuperar minimamente da viagem antes de entrar no autocarro a caminho do jogo.

Lista de convocados: Helton, Lucho, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Rolando, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.



Vítor Pereira não deverá mudar radicalmente a estratégia de jogo. Será um FC Porto no habitual 4X3X3, ainda que a ausência de Varela e a condição física de James possa ser um motivo forte na alteração do sistema táctico, mas não é previsível que assim aconteça.

Se existe jogo em que a motivação por vezes se sobrepoe a questões fisicas é este, pelo que não deverá ocorrer grandes alterações no onze motivadas pelas ausências dos internacionais que estiveram ao serviço das selecções durante toda a semana.

No sector defensivo é provável que Maicon se mantenha na zona central da defesa, uma vez que Sapunaru tem estado a subir de rendimento e já apresenta condições suficientes para ser titular amanhã.

No meio campo, o trio Fernando, Moutinho e Lucho manterão as suas posições. Quanto ao ataque, certo é a presença de Janko e Hulk, ainda que este último atravesse uma das piores fases na sua carreira no FC Porto, com exibições fraquissimas e constrangedoras de um incrível que tem passado ao lado nos últimos jogos.

O lugar que resta, deverá ser ocupado por Cristian Rodriguez, uma vez que é um jogador que fecha melhor as alas e que nas tarefas defensivas poderá ser mais importante do que James.

Equipa Provável: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho e Lucho, Cristian Rodriguez, Hulk e Janko.

O ano passado foi glorioso para o FC Porto, no que diz respeito às visitas a este rival. Se num jogo nem era necessário ganhar e no outro era necessário reduzir a desvantagem de 2 golos, em ambos o FC Porto passou com nota máxima. O segredo foi sem dúvida a motivação, confiança e ambição.

Amanhã o espírito terá que ser o mesmo. Amanhã os jogadores terão que jogar no limite, tal como jogaram na fantástica exibição com o Vitória de Guimarães no Dragão. Não é um jogo decisivo, mas não pode existir outro pensamento na cabeça de cada jogador e na de Vítor Pereira que não seja a vitória e a conquista dos 3 pontos.

O rival vai entrar forte, joga em casa, perdeu 5 pontos nos últimos jogos, perdeu a liderança quando muitos pensavam que iriam somar aos 5 pontos mais 3, contudo não será com uma postura passiva e na expectativa que o FC Porto atingirá os seus objectivos. Temos condições de impor o nosso jogo.

Apaguem novamente a Luz, Campeões.

Força Porto
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje o FC Porto tem um grande desafio no que toca à luta pelo título.

Concordo que este clássico possa não decidir pontualmente o título, todavia quem o vencer saíra com os níveis de confiança reforçado para a parte final da época.

Se formos inteligentes, manhosos, eficazes e tivermos a estrelinha de campeão iremos vencer.

Do outro lado existirá um nervoso miudinho, pois os já pré-anunciados campeões para esta época perderam 5 pontos em 2 jogos e caíram na dura realidade.

O que lhes custa mais é saber que o FC Porto sem um avançado de categoria e sem brilho está em primeiro lugar e em condições de renovar o título de campeão nacional.

Tenho sido pessimista com a nossa equipa nesta época, mas hoje acredito que iremos vencer.

Que seja um bonito espectáculo dentro e fora de campo e que o nosso Porto apague novamente a luz.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Não há nenhum portista que exija uma vitória, ninguém tem esse direito, mas também não há nenhum portista que não espere que a sua equipa faça sempre tudo para ganhar. É essa a nossa marca, é isso que fazemos, com uma ou outra excepção, por todos os campos de Portugal e da Europa. Não é um jogo fácil, nada disso, mas é um jogo que tal como aconteceu e por duas vezes, na época passada, podemos ganhar. Para o conseguirmos temos de ser PORTO, isto é, uma equipa concentrada, organizada, unida, solidária, ambiciosa, ousada, com qualidade, confiança, mentalmente muito forte, tacticamente irrepreensível... durante os 90 minutos. Não podemos dar abébias, como em Manchester ou jogar apenas meio tempo, como fizemos frente ao Feirense. Tenhamos sempre presente que ganhar é importante e significará um grande passo em frente, mas temos de procurar a vitória com calma, matreirice, sem loucuras e não indo com demasiada sede ao pote. Não temos nada para provar. Importante também, controlar a ansiedade e passá-la para o outro lado, assim como não devemos cair em provocações ou discutir as decisões do árbitro. Pensemos apenas em jogar à bola e muita atenção aos lances de bola parada. É muita exigência, é pedir demasiado? Não, apenas o apelo a um PORTO à PORTO.
Não será por falta de apoio que não sairemos felizes da Luz...

Abraço