sábado, 21 de abril de 2012

O dia está a chegar…

Depois de uma semana de pausa obrigatória para que todos os Portugueses pudessem observar a final da taça da Liga, a tal que curiosamente saudou os derrotados e assobiou os vitoriosos, eis que volta novamente as emoções da Liga.

Depois de um período em que se sentiu bem forte a possibilidade de o FC Porto perder o campeonato, hoje, e sobretudo depois da vitória em Braga, o FC Porto é o principal candidato ao título e uma vitória hoje com o Beira Mar, colocará a conquista deste campeonato ainda mais próximo de acontecer.

Para já as contas não se fazem, nem têm que se fazer. O jogo com o Beira Mar é para ganhar. Não vai ser fácil dada a actual classificação do adversário, mas não pode existir outro resultado que não a vitória.

O passado recente relembra-nos que depois da vitória decisiva em Lisboa, o FC Porto empatou em casa com a Académica, ou mesmo, depois da vitória sofrida na Madeira com o Nacional, também este FC Porto empatou em Paços de Ferreira. Ou seja, depois de duas vitórias fundamentais, o FC Porto escorregou quando menos se esperava, foram 4 pontos pela porta fora, que hoje, nos colocaria com possibilidade de conquistar já o título.

Mas o passado está escrito e não pode ser alterado. Tempo agora de pensar no presente e o presente diz-nos que é preciso vencer o Beira Mar, naquele que vai ser o penúltimo jogo no Dragão esta época.

O adversário melhorou ligeiramente nos últimos jogos o que fez com que tenha 7 pontos a mais do que o primeiro em zona de descida. Ainda com possibilidade de descer de divisão, o Beira Mar vai procurar conquistar o seu pontinho o que poderá tornar o jogo num grau superior de dificuldade. Se a nível atacante a equipa não apresenta um poder de fogo, já a nível defensivo, tem apenas menos 1 golo sofrido que o actual 5º classificado, o Marítimo, o que demonstra que é uma das seis melhores defesas da actual liga.

Do outro lado vai estar o FC Porto, que é a melhor defesa e o melhor ataque da Liga. E se as estatísticas demonstram a superioridade do FC Porto, é preciso que a equipa esteja ao seu melhor nível para conquistar os 3 pontos.

Vítor Pereira conseguiu nesta pausa ter todos os jogadores à sua disposição, ainda que Alvaro Pereira esteja indisponível para jogar devido a castigo. As recuperações de Fernando e Danilo foram sem dúvida as grandes novidades da semana. Pelo meio, algumas indisposições neste período, mas todos recuperados para o jogo de mais logo.

A par com Alvaro Pereira, Iturbe, por opção, ficou mais uma vez de fora, mais uma vez o elo mais fraco. Uma época frustrante para o jogador mas também para todos os adeptos, que, no ínicio da época, viam em Iturbe, o menino que ia explodir na equipa do FC Porto. Mas não, assim não aconteceu, por opção técnica, táctica, ou nenhuma destas, que só mesmo Vítor Pereira poderá explicar.



Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

Os regressos de Fernando e Danilo aos convocados não deverá significar a titularidade de ambos mais logo. No caso de Fernando, depois de ter contraído uma lesão pouco tempo depois de ter recuperado de outra, e face à competente exibição de Defour em Braga, Vítor Pereira deverá manter o trio do meio campo do jogo em Braga, tal como não deverá apostar em Danilo, que esteve 2 meses parados.

Esta paragem permitiu a recuperação dos índices físicos de muitos dos jogadores mas também quebrou o ritmo dos últimos dois jogos, com o Olhanense e com o Braga, onde o FC Porto exibiu-se em muito bom nível, para além das vitórias conquistadas.

Vítor Pereira apenas deverá mexer em duas unidades. Alex Sandro será o defesa esquerdo e Janko deverá voltar ao onze inicial, dando mais presença na área e uma opção de jogo aéreo que mais nenhum jogador do ataque portista consegue dar.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Defour, Moutinho e Lucho Gonzalez, Hulk, James e Janko.

A equipa está moralizada e sente que está próximo de conquistar o seu principal objectivo da época. Os adeptos estão confiantes e amanhã irão demonstrar nas bancadas o seu apoio incondicional à equipa. Serão muitos no Dragão, estará perto da lotação máxima, e todos juntos, vamos conquistar os 3 pontos que nos permitirá dar mais um passo rumo ao título.

É fundamental entrar forte e com um ritmo elevado de jogo, isto de forma a marcar o mais cedo possível, destronando a estratégia de um Beira Mar, que se espera que dificulte ao máximo as acções ofensivas do FC Porto. Mas é igualmente fundamental a equipa estar concentrada, não entrar ansiosa, por forma a colocar em campo toda a sua qualidade técnica e táctica.

O jogo está marcado para as 21:15 e terá transmissão na TVI.

Para aqueles que ainda não têm bilhete, deverão adquirir ingresso e estar presente mais logo no Dragão. A equipa precisa do nosso apoio, o nosso Presidente comemorou 30 anos de presidência, e nada melhor do que brindar na família Portista mais uma vitória do nosso clube.

O dia está a chegar…

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Faltam quatro jogos, quatro finais e as finais, como é norma no F.C.Porto, são para ganhar. A começar já frente ao Beira-Mar. Teoricamente a equipa aveirense é o adversário mais fácil dos jogos que faltam e digo teoricamente, porque, diz-nos o passado recente, é contra estas equipas que temos de ter mais cuidados, foi, todos nos lembramos, frente a equipas em que outro resultado, que não a vitória do F.C.Porto, seria o menos esperado, que vacilamos e não conseguimos a vitória esperada. Portanto, para que não aconteçam surpresas desagradáveis, possamos encarar o resto do campeonato com tranquilidade e sem a pressão de não poder ter qualquer deslize, é preciso fazer pela vida e conquistar os três pontos. Para isso precisamos de ser competentes desde o primeiro minuto e não, como às vezes tem acontecido, entrarmos apáticos, lentos, previsíveis, entrarmos à espera que as coisas aconteçam, não as façamos acontecer. Mas se por um lado espero que o conjunto de Vítor Pereira faça bem o seu trabalho, por outro, espero igualmente que os adeptos continuem a fazer bem o seu, acorram em força ao estádio e apoiem a equipa. O título está aí à mão de semear, todos juntos vamos agarrá-lo.
Nota final:
Somos Porto, não somos Barça ou Real. Prioridade à ida ao Dragão.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje diante do Beira-Mar não há margem para erros.
É um jogo importantíssimo, em que só a vitória interessa.
O Beira-Mar vai trazer o autocarro, e cabe-nos a nós equipa e adeptos paciência para ultrapassá-lo.
Não queremos ópera, queremos luta, garra, Porto para assim garantir a vitória.

O público do dragão será muito importante na motivação da equipa. Manobras externas estarão preparadas e teremos de as ultrapassar.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Ana Andrade disse...

Boas,
Com ou sem nota artística o importante é somar os três pontos.

Força FC Porto!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com