sábado, 28 de abril de 2012

Primeiro MatchPoint

O FC Porto tem amanhã a primeira oportunidade de se sagrar Campeão Nacional da presente época.
Para isso acontecer é imperativo ganhar no reduto do Marítimo e esperar que o Rio Ave não perca o jogo no domingo frente ao clube do regime.

O cenário até nem é descabido de todo, mas mais importante da festa se realizar pela noite de Domingo, é sem dúvida o FC Porto conquistar mais uma vitória que até poderá ser a última esta época, garantindo na mesma a conquista do campeonato, pois ficará a escassos 2 pontos de assim alcançar. Depois das vitórias forasteiras em Lisboa e em Braga, o FC Porto vai ter mais uma difícil deslocação onde será necessário um FC Porto ao nível desses grandes jogos que realizou e que conquistou 2 vitórias fundamentais para a actual classificação.

A Liga vive momentos conturbados e resultados inesperados que só poderão passar ao lado do FC Porto em caso de vitória na Madeira. Por um lado, a derrota do Braga em casa frente ao Olhanense, abriu as portas ao Sporting de poder alcançar o 3º lugar, sendo o jogo no Dragão, na próxima jornada, bem mais importante para o Sporting do que se pensaria há umas semanas atrás. Ainda que a desilusão seja enorme, após a eliminação da Liga Europa, a motivação do 3º lugar, da possibilidade Champions League, deverá alterar significativamente o estado de espírito dos jogadores do Sporting. Por outro lado, a rescisão dos contratos por parte dos jogadores do União de Leiria faz com que na próxima jornada, em que o FC Porto recebe o Sporting, o clube do regime some 3 pontos sem jogar. Portugal, a LPFP e a FPF no auge da verdade desportiva, a 3 jornadas do final da prova!

Mas tudo isto poderá passar ao lado da caminhada do FC Porto, caso a equipa conquiste os 3 pontos na Madeira.
Uma vitória colocará o FC Porto com possibilidades matemáticas de ser já campeão nacional neste fim de semana ou na melhor das hipóteses, na próxima jornada, em pleno Dragão.
Contas e contas, certo é que o próximo adversário do FC Porto não será tão tenrinho como no último jogo em Lisboa e irá fazer tudo para não permitir que o FC Porto conquiste os 3 pontos em jogo. Ganhar ao FC Porto já é uma motivação enorme, permitir que o clube do Regime se aproxime do FC Porto é dose adicional de motivação! Depois de 2 derrotas consecutivas, o Marítimo perdeu o 4º lugar e em caso de não vencer poderá mesmo ficar matematicamente afastado do 4º lugar e com o 5º lugar em risco e consequente participação na Liga Europa no próximo ano. Pelos vistos, no último jogo em Lisboa, a equipa não pareceu preocupada com essa possibilidade, mas sabemos todos que frente do FC Porto não será assim.

Vítor Pereira teve mais uma semana de trabalho com todos os jogadores disponíveis. Não será por limitações físicas ou castigos que o FC Porto não se apresentará no seu melhor. Mesmo com Alvaro Pereira disponível para o jogo, depois de ter cumprido castigo frente ao Beira Mar, Vítor Pereira não o convocou, deixando claramente no ar, que a atitude do jogador em Braga não foi desculpada pela equipa técnica e SAD. Não se sabe se Alvaro Pereira pediu desculpas ao grupo, como se conheceu mais tarde com a situação de Rolando (curiosamente, foi titular e capitão no jogo seguinte a ter tido uma atitude similar à de Alvaro Pereira), mas admite-se que possa existir uma ruptura entre jogador/treinador/clube, pois num jogo decisivo como é este, não se pode deixar de fora um dos melhores jogadores do plantel, ainda que Alex Sandro dê garantias de qualidade.

Lista de convocados: Helton e Bracali,Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Fernando, Alex Sandro, Janko, Otamendi e Steven Defour.



Vítor Pereira não tem motivos para alterar o onze inicial. A equipa esteve bem em Braga, esteve igualmente bem no Dragão frente ao Beira Mar. Muito possivelmente, Vítor Pereira fará apenas uma alteração ao onze, chamando Fernando para o lugar de Defour. A equipa poderá ficar mais forte do ponto de vista defensivo e permitir a Moutinho e Lucho abrirem o seu jogo ofensivo na sua plenitude.

De resto a equipa será a mesma, mesmo sabendo que Sapunaru e Otamendi estão em risco de não jogarem no Dragão frente ao Sporting na próxima jornada. O FC Porto tem alternativas, Danilo e Rolando ou mesmo Mangala têm condições para actuarem a titulares, pelo que o mais importante é mesmo este jogo e nesse caso faz todo o sentido Vítor Pereira manter as actuais rotinas da equipa, com Sapunaru e Otamendi, que nos ultimos três jogos ajudaram a equipa a não sofrer golos.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Hulk, James e Janko.

Se o FC Porto se apresentar com o rigor defensivo que teve em Braga e com a velocidade de acção ofensiva dos últimos jogos no Dragão, conquistará certamente os 3 pontos neste jogo. O Marítimo é o 5º melhor ataque da prova, mas é também uma das oito piores defesas da prova, sinal que a equipa é perigosa no ataque mas vulnerável na defesa.

Deverá ser neste sector que o FC Porto deverá apostar forte e os desequilíbrios de Hulk e James poderão ser decisivos. Para isso Vítor Pereira terá que dar dinâmica à equipa por forma a não cair na marcação directa que muito provavelmente o Marítimo irá fazer, até porque não é admissível que o Marítimo se apresente com carácter ofensivo.

É o primeiro MatchPoint da época que não podemos desperdiçar até porque na próxima jornada a recepção é ao Sporting que, depois da desilusão europeia, teve hoje uma motivação extra que é a possibilidade de chegar ao 3º lugar e assim poder aspirar a Champions League na próxima época. A todos os Portistas da Madeira, um apelo forte para irem apoiar a equipa, neste jogo difícil mas que pode ser decisivo.

O jogo terá transmissão televisiva na SportTV1 às 20h15.

O dia está a chegar…
Força Porto

Ricardo Jorge

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Basta ver, ouvir e ler, para ficarmos com a certeza: é num desaire do F.C.Porto no jogo dos Barreiros, frente ao Marítimo, que o nosso rival deposita a réstia de esperança de ainda alcançar o título. É ali, na casa do clube presidido pelo amigo - deles - Carlos Pereira, vulgo, "Guardanapo", que os benfiquista jogam todas as fichas para continuarem ligados à máquina. Eles sabem que um F.C.Porto vitorioso na Madeira será campeão. Portanto, todo o cuidado é pouco - a forma como o clube preparou a ida à ilha que é um jardim, fretando um avião para e criar as melhores condições aos seus profissionais, diz tudo... - toda a vontade é precisa, toda a determinação é necessária, toda a atenção é fundamental. Não podemos ser precipitados, reagir a provocações, más decisões. Temos apenas de jogar à bola e colocar em campo a nossa qualidade, o nosso espírito guerreiro, a nossa raça de dragões. Sem medo, com confiança, mas com humildade, respeito pelo adversário e pela importância do jogo. Se fizermos isso, vamos ganhar e o título ficará à vista.

Nota final:
Meus amigos, nunca se esqueçam que o cemitério do futebol português está cheio de campeões antecipados, fanfarrões, bazófias, canas de foguetes deitados antes do tempo. É a hora da verdade, é a hora de fazer acontecer. Vamos Porto!

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Mais logo teremos um teste difícil na Madeira contra o clube presidido por um energúmeno lambe-botas.

O Marítimo é a equipa sensação do campeonato, é bem orientada, aguerrida e que nos irá colocar dificuldades.

Terá de ser um Porto guerreiro, voluntarioso, de sacrifício, e inteligente o que terá de entrar logo em campo.

Acredito na vitória pois somos melhores e vamos demonstrá-lo.

Atenção aos nossos atletas para as manobras que irão suceder. Há que ter frieza e abster-se das provocações.

Na Madeira teremos a nossa falange de apoio que será importante no empurrar da equipa para a conquista de mais uma vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Só por desporto disse...

Vai ser um jogo muito importante para o fc poto, que vencendo põe a pressão toda nos outros e com jeitinho é campeão no sofá.

Para ver o jogo tb podem ver em http://sopordesporto.blogspot.pt/p/sport-tv1.html com emissão em flash e em veetle!

(se estiverem interessados em troca de links deixem comentário num post do blog)

Abraço

Dragus Invictus disse...

Obrigado pelo link amigo. Já adicionado.

Abraço e bom fim de semana

paulo

Ana Andrade disse...

Boas,
Com ou sem nota artística o importante é o FC Porto somar os três pontos.

PS. Conto lá estar a apoiar!

Força FC Porto!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com