sábado, 12 de maio de 2012

Fim de Festa

Mais logo encerra a Liga 2011/2012e a temporada para o FC Porto, pois ao contrário dos últimos 3 anos, não conseguimos chegar à final da taça de Portugal.

Com os primeiros lugares definidos e no caso dos últimos apenas um lugar por definir, o FC Porto joga mais logo em Vila do Conde, frente a um Rio Ave que conseguiu o seu objectivo pelo que poderemos assistir a um bom jogo de futebol.

O Euro está a chegar, mas este jogo ainda pode definir alguns micro objectivos que o FC Porto pretende, nomeadamente assegurar o melhor ataque da Liga, no caso da melhor defesa está assegurado, e criar condições para Hulk chegar ao topo dos marcadores, tal como há uns anos atrás, Benny conseguiu na última jornada, com 3 golos.
Este jogo será também provavelmente o último para muitos jogadores do FC Porto, com esta camisola. No caso concreto de Hulk, já é um facto, que o empresário e provavelmente em sintonia com o jogador, vão forçar a saída, situação que poderá agradar e muito às finanças do FC Porto. Quem deverá estar na 1ª linha de saída é João Moutinho, que depois de 2 épocas fantásticas e decisivas no FC Porto, em ano de europeu, será difícil manter este jogador.

Mas este defeso do FC Porto irá exigir muito mais concentração e exigência do que o do ano passado. Existe um grande número de jogadores que estão com o aval de saída por parte da SAD, logo é preciso encontrar o equilíbrio das finanças não descurando a capacidade e a motivação para quem fica, de para o ano fazer muito melhor. Vítor Pereira convocou todos os disponíveis com excepção de Helton e Otamendi, por opção, enquanto que Sapunaru e Fernando, castigados, irão assistir ao jogo na bancada.

Lista de convocados: Danilo, Lucho, Maicon, Alvaro Pereira, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Mangala, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Bracali, Defour e Kadú.


Se por um lado será um jogo a feijões e com oportunidade de ver outros jogadores em acção, por outro, o objectivo de Hulk conseguiu marcar golos, poderá fazer com que a equipa se apresente forte e com dinâmica ofensiva.
Mas é provável que Vítor Pereira encontre aqui um equilíbrio entre as duas vontades. Hulk será titular, mas por exemplo Rolando, Varela e Moutinho deverão ficar no banco, resguardando-os já a pensar no Euro.

Quem deverá continuar de fora é Alvaro Pereira que parece mesmo destinado à saída, muito por causa do pós atitude na Madeira do que pela atitude em si, no calor do jogo. Não é por acaso que nos últimos dias têm saído noticias de suposto interesse do FC Porto em laterais esquerdos!
Última oportunidade para um jogador incompreendido que nos quase 60 jogos oficiais da época, jogou menos de 90 minutos!

Vítor Pereira chamou Iturbe e ainda que seja improvável a titularidade, era merecido pelas expectativas que todos os adeptos tinham e têm de ver este menino jogar à bola. Foi, a par com Kadu, os jogadores que menos jogaram, pelo que seria um merecido prémio e uma oportunidade para projectar a próxima época.

Equipa provável: Bracali, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Mangala, Defour, Lucho e James, Hulk, Iturbe, Janko.

Depois do jogo a festa nos aliados espera pelos jogadores. Será o encerrar de uma época difícil, mal jogada, irritante muitas vezes, mas que ainda assim, deu para ganhar o título de Campeão.


Uma época que sabe a muito pouco, depois de na época passada ter sido de sonho, mas o objectivo principal foi atingido e o equilíbrio necessário para preparar a próxima época foi conseguido. Agora há que não cometer os erros do passado e ser muito objectivo no que necessita este FC Porto para voltar a ganhar em Portugal e dar uma imagem totalmente diferente desta época, na Europa.

O jogo está marcado para as 18:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

Sem comentários: