quarta-feira, 6 de junho de 2012

Temos muitos prá troca!

Faltam pouco mais de 3 semanas para o arranque da nova época e o mercado do FC Porto está claramente centrado em 2 sectores: Guarda Redes e Avançados.

Se no primeiro caso já havia excedente, as duas e únicas contratações feitas até ao momento faz crescer o número de excedentes para a baliza do FC Porto.

Na próxima época o FC Porto vai voltar a ter equipa B. Mas o objectivo da equipa B não é permitir que jovens com 18, 19 anos possam evoluir mais 1 ou 2 anos no clube, em vez de perderem o vínculo ou então serem emprestados a clubes sem grandes garantias de evolução?

Se contabilizarmos os jogadores de último ano Junior chegamos a 16 jogadores que, ou ficam na equipa B, ou são emprestados a outros clubes ou então perderam o vínculo contratual ao FC Porto. Se somarmos a este número 12 jogadores que estiveram emprestados pelo FC Porto, na última época, então chegamos ao número redondo de 28 jogadores que a SAD terá que tomar uma posição entre emprestar, equipa B, vender ou ceder a título definitivo.

E se pensarmos que a Equipa B até poderá acolher alguns jogadores juniores, que se destaquem, por forma a evoluir de forma mais rápida, então certamente este número aumentará.

Voltando aos Guarda-Redes, se acreditarmos nas noticias que dão conta que a SAD contratou Fabiano e Stefanovic, o primeiro para continuar emprestado ao Olhanense e o segundo para a equipa B, então as questões são ainda mais pertinentes.

Acreditando que Helton fica, e que o 3º guarda-redes do plantel será o 1º da Equipa B, ficamos sem saber o que vai acontecer a Beto (contrato até 2013), Bracali (contrato até 2013), Kieszek (contrato até 2014), Hugo Ventura (contrato até 2014) e Kadu.

Destes todos, provavelmente Hugo Ventura seguirá o caminho inverso de Stefanovic, mas Kadu fica aparentemente sem espaço, e ainda que tenha idade para jogar mais um ano nos juniores é claramente uma despromoção para um jogador que tem estado sempre um patamar acima da sua idade e foi já neste último ano, o 3º guarda-redes do plantel principal.
E por falar em excedente vamos para o extremo oposto do campo e percebemos que o SAD está a movimentar-se à procura de mais avançados. Quando se ouve com alguma insistência e consistência, nomes como Lima e Jackson Martinez, percebe-se que o FC Porto anda à procura de pelo menos mais 1 jogador de área.

E se isto é verdade significa que alguém do actual plantel vai sair, pois actualmente Janko e Kléber, ainda que não sejam, indiscutivelmente o homem de área, o homem golo, são jogadores que não podem coabitar com mais 1 ou 2 avançados de área.

Não estou a ver nem Janko nem Kléber na equipa B, não que no caso de Kléber não fizesse sentido, mas provavelmente o jogador não aceitaria tal cenário.

E nem o facto de estar iminente a saída de Hulk, faz com que se perceba que o FC Porto terá mais do que 2 avançados de área. Como tal, a entrar um avançado de área, ou Kléber ou Janko sairão, resta saber se por empréstimo ou a título definitivo.

Convém não esqueçer que não é um dado adquirido que o Cruzeiro exerça opção em Dezembro por Walter, pelo que, tendo em conta as ultimas noticias, é bem provável que Walter regresse ao Porto em Dezembro por falta de interessados!

Mas o que causa ainda maior perplexidade é o facto de os nomes que circulam, nenhum deles é de reconhecida mais valia e superioridade ao que o FC Porto tem actualmente. E nem mesmo o facto de estar iminente a saída de Hulk e consequentemente a entrada de pelo menos 45M, faz com que a SAD decida investir num jogador que possa fazer a diferença.

Com a saída de Hulk o FC Porto acumula dois problemas graves. O primeiro é que continua sem um avançado centro de qualidade (desde a saída de Falcão). O segundo é que ficará sem o principal municiador e desequilibrador, que este ano, foi só o melhor da Liga e o melhor marcador do FC Porto.

A ser verdade que Jackson Martinez está praticamente contratado, o FC Porto não só não resolve esses dois problemas como acumulará mais dois, que são investir muito dinheiro num jogador medíocre e aumentar o número de avançados centro sem qualidade.

Faltam pouco mais de 3 semanas para o arranque da nova época e o mercado do FC Porto continua muito pouco activo. Regista-se até à data a venda de Guarin (11M) e a saída em definitivo e sem contrapartidas de Cristian Rodriguez e do jovem André Teixeira, o defesa direito que fez grande parte dos jogos na equipa júnior. Fica por resolver os quase 60 jogadores com contrato com o FC Porto e mesmo excluindo os que ficam no plantel principal e na equipa B, serão muitos os casos que a SAD tem de resolver rapidamente, isto claro, não falando em potenciais reforços que hão de chegar.

Ricardo Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Das duas contratações que efectuamos, apenas conheço o Fabiano, e penso que se trata de um guarda-redes promissor, que irá rodar.

Nesta posição temos um excedente. Beto, Kieszek e Ventura deverão sair a título definitivo.
Na minha opinião, o trio de GR será Helton, Bracali e Stefanovic (que jogara tb pela equipa B). Kadu fará a sua evolução natural nos júniores e equipa B e será o terceiro GR para a champions em detrimento do sérvio.

Penso que precisamos de um ponta de lança de qualidade, e um outro com experiência de campeonato português, como por exemplo Lima.

Preocupa-me o facto de não apostarmos em jogadores da formação e portugueses.

Na minha modesta opinião seria salutar o regresso de Castro para o meio campo.

Jogadores portugueses a actuar no nosso campeonato, existem três portugueses que acho interessantes. Neto, central do Nacional, Joãozinho, lateral esquerdo do Beira-Mar e Ruben Ferreira, lateral esquerdo do Marítimo.

Dos emprestados, Sérgio Oliveira tem imenso talento e daria-lhe uma oportunidade na pré-época.
Também Atsu e Ivo Pinto mereciam uma oportunidade da pré-época.

Se sair Fernando vai ser um problema sério. Em Portugal, não vejo melhor que ele. Cauê da Olhanense agrada, mas é uma incógnita.

Vamos aguardar pelos próximos dias que irão haver desenvolvimentos.

Abraço e bom feriado

Paulo

Post scriptum:
Meu plantel, se fosse eu a escolher;)

GR: Helton, Kadu e Bracali

DD: Sapo e Danilo (colocaria no tridente de meio campo com Fernando/Moutinho e Danilo)

DE: Alex Sandro e Joãozinho (se o Palito sair)

DC: Otamendi, Mangala, Neto, Maicon ----> vendia o Rolando

MD: Fernando, Castro

MID: Lucho, Moutinho

MIE: Defour, Sérgio Oliveira

AD: Varela e Djalma
AE: James e Hulk ---> se sair Hulk faria regressar Quaresma e ficava com Atsu no plantel.
PL: Lima, Kleber, Iturbe e o tal ponta de lança de qualidade

6 Portugueses no Plantel (2 da nossa formação)
1 angolano da formação