domingo, 12 de agosto de 2012

Mais um pequeno momento de história…

Até parece fácil! Mas não, não foi nada fácil. Para quem viu o jogo com atenção, estarão contentes os Portistas, pela vitória, pelo recorde de 4 conquistas consecutivas, mas não foi um jogo brilhante ou demolidor do FC Porto.

É certo que estamos no principio da época, é certo que a Académica adoptou uma postura ultra defensiva, é certo que ainda não temos Hulk, Danilo e Alex Sandro, mas do outro lado estava um adversário igualmente abaixo da forma ideal.

Vítor Pereira não surpreendeu no onze inicial, apostou naquela equipa que todos já esperavam, aquela equipa que nos últimos jogos de preparação tinha vindo a ser testada.

Nada a apontar a Vítor Pereira até aqui. Agora o que não se percebe, e continua a teimosia, quer de Vítor Pereira quer da SAD é como é que não ninguém percebe que jogadores como Djalma e Kléber são opções para o FC Porto virar o resultado a seu favor!!!

Se a nível defensivo, Vítor Pereira foi lúcido ao achar que a equipa está bem, não se compreende que possa estar satisfeito com a produção atacante da equipa. É certo que o FC Porto poderia ter feito alguns golos, teve oportunidades, poucas mas teve, mas todos nós vimos a forma como foram finalizadas.

O FC Porto dominou do inicio ao fim do jogo, defensivamente a equipa esteve muito bem, aliás é um indicador que vem desde os primeiros jogos da pré-época e do final da época passada, desde que Vítor Pereira apostou na dupla Maicon e Otamendi. E mesmo com laterais novos, quer Miguel Lopes e Mangala estiveram igualmente bem, a defender e a procurar o ataque, com nota de destaque a Mangala, claramente com mais dificuldades de adaptação, mas que fez na minha perspectiva um jogo muito bom.

E se avançarmos para o meio campo, também podemos estar tranquilos, pois com a permanência de João Moutinho o FC Porto será no mínimo tão forte como foi o ano passado.

Já no ataque a situação é no mínimo preocupante!

Já se percebeu que Jackson Martinez, hoje herói aos 90 minutos, passou mais uma vez ao lado do jogo, apenas mais uma oportunidade de golo e rematou como todos viram, pouca movimentação inteligente na área e falta de explosão para seguir com a bola para a baliza, procura insistentemente as tabelinhas à entrada da área, o que para um jogador que se espera golos não é propriamente o caminho certo.

E quando se tem um jogador, muitos dizem em adaptação, como Jackson e se tem jogadores como Atsu, Djalma a tentar servi-lo é natural que ainda passe mais ao lado do jogo.

O FC Porto não está a conseguir colocar em campo o 4X3X3 da época passada. É certo que falta só o melhor jogador, Hulk, que Varela está, lentamente, a subir de forma e que James força outros terrenos mais centrais, mas também não será com Atsu, que precisa de jogar, e com Djalma que vamos a qualquer parte.

Iturbe não foi convocado, e por este andar, avizinha-se outro ano de calvário, talvez atenuado por existir uma equipa B, mas mesmo que jogue já se percebeu que não é colado a uma das alas que irá render o grande potencial que tem.

Mas esta conclusão já todos sabemos desde o ano passado, com excepção de Atsu, todos os restantes já lá estavam!

E se analisarmos as soluções para o centro do ataque, ainda que numerosas, 3 avançados centro no plantel, não se pode dizer que sejam boas soluções. Vítor Pereira ainda pensou perto do fim em colocar Kléber, mas felizmente voltou atrás e colocou Varela, medida que poderia ser duplamente negativa, primeiro porque Kléber, com culpa ou sem culpa, protagonizou um lance de indisciplina no treino, segundo porque não tem qualidade para jogar no FC Porto.

Foi um jogo dominado pelo FC Porto, fraquissimo do ponto de vista exibicional, mas temos de dar mérito aos jogadores, porque foram profissionais, dentro das suas capacidades, e lutaram até ao fim à procura da vitória.


FC Porto 1-0 Académica - Supertaça 2011/12 -... por dragaoazulcom


Mas muito trabalho tem Vítor Pereira pela frente. E quanto à SAD, fica o aviso, se Hulk sair, ficamos com um problema sério no ataque. Jogar com Kléber, Djalma, Jackson, Atsu e mesmo Iturbe, Varela e James não é suficiente para ganhar internamente quanto mais cumprir o objectivo internacional. Para além de ser necessário manter Hulk, o FC Porto ainda precisa de mais um jogador de qualidade, mas caso não seja possível, não faz sentido que Kléber e Djalma fiquem no plantel, não têm qualidade e também me parece que na equipa B não faça muito sentido jogarem.
A destacar pela positiva, para além do sector defensivo, Fernando e Moutinho no meio campo e claro, pelo golo marcado, Jackson.

Foi o 72º título oficial do FC Porto que conta agora com mais 3 títulos que o seu rival. Para o nosso Presidente foi o 58º título da sua carreira. Seria fantástico que este ano, no mínimo fosse atingido a marca dos 60 títulos do nosso Presidente, quem sabe a marca que pretende alcançar antes de sair do FC Porto!







Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

No próximo domingo começa a Liga e o FC Porto irá defrontar o Gil Vicente, a tal equipa que teve o mérito de ter sido a única a derrotar o FC Porto para a liga na época passada. Para esse jogo já teremos os internacionais Danilo, Alex Sandro e Hulk, isto caso não ocorram surpresas de saídas.

Força Porto!
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sem brilho, mas com justiça, conquistamos a 19ª Supertaça, 4ª consecutiva, um feito inédito. Nesta altura, sem alguns jogadores e com o mercado aberto, com tudo o que isso significa, o mais importante é ir ganhando. As próximas semanas dirão muito do que será o Porto em 2012/2013...

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem não fizemos um jogo brilhante e conseguido.

Tivemos a capacidade de controlar o adversário, que apenas teve bola junto da nossa área nos minutos finais do primeiro tempo, e que nada vez em termos atacantes, remetendo-se a defender atrás da linha da bola.

Dominamos o adversário sem contudo ser objectivos. O nosso trio de meio campo mostrou-se muito estático e sem ideias. James ia tentando encontrar espaços,e Atsu tentava desequilibrar sem sucesso.

Desta forma Jackson era obrigado a sair da área e procurar jogo sem sucesso, pois apesar de ter boa técnica e combinar bem, pela sua fisionomia não tem capacidade de explosão para a baliza.

Continuo sem perceber VP que coloca Lucho demasiado adiantado no miolo. Lucho é uma mais valia a partir uns metros à frente de Fernando e a construir e lançar longo.

Miguel Lopes ontem não foi o lateral que precisávamos, não deu profundidade ao corredor e quando deu resultou em golo. Tem de ganhar confiança e assumir o corredor.

Maicon, Otamendi e Helton foram seguros e tiveram bem.

Mangala na minha opinião foi o melhor em campo. Tinha Marinho pela frente e marcou-o bem, dobrou muitas vezes ao meio e ainda atacou.

A partir da entrada de Moutinho, a equipa ganhou mais ritmo e dinâmica e o golo surgiu justamente, pois não merecíamos o prolongamento.

Foi bonita a festa da família Portista nas bancadas e o fairplay dentro e fora de campo.

Foi o 72º. titulo para o melhor clube português, aqui e além mar.

Abraço e bom domingo

Paulo

Anónimo disse...

Um lindo final feliz, que é o que interessa. Começo em Grande e agora venha o campeonato!


19ª Supertaça para o F. C. Porto, com golo de estreia à Jackson…!

David Pereira disse...

Olá!

Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor?

O meu é: http://sistema-tactico.blogspot.com/

Muito Obrigado!

Depois passem pelo meu a confirmar a troca,
para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

100% Dragão disse...

Boas

Conseguimos o principal objectivo que era a vitória. Mas a exibição não foi brilhante, continuamos a jogar com pouco ritmo e pouca criatividade, a entrada do Moutinho disfarçou um pouco. Apesar disso fomos sempre a equipa com mais posse de bola e que procurou mais vezes o golo, a Académica nunca criou perigo, defensivamente o Porto esteve seguro. Temos plantel para fazer muito melhor, espero sinceramente não ter que levar com este nível de exibições durante a época. Temos muito trabalho pela frente.

Começamos a época com uma conquista o que é sempre positivo.

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/79159.html

Ana Andrade disse...

Boas,

E porque as finais são para se ganhar, o FC Porto ganhou mais uma e com ela mais um troféu. Foi o primeiro jogo da época, foi mais uma vitória e mais uma Taça, a 19ª da colecção portista e a quarta consecutiva. Tendo em conta que estamos no início da época, até não foi um mau jogo de futebol, lá mais para a frente há-de ser melhor. Foi o jogo de estreia de Jackson – estreia em jogos oficiais, estreia a marcar e estreia a vencer títulos em Portugal. E que dizer mais? Mais uma vez o FC Porto entra a ganhar na época, o que é importante para motivar a malta para o início de campeonato que não se adivinha que seja competição fácil.







Boas,

E porque as finais são para se ganhar, o FC Porto ganhou mais uma e com ela mais um troféu. Foi o primeiro jogo da época, foi mais uma vitória e mais uma Taça, a 19ª da colecção portista e a quarta consecutiva. Tendo em conta que estamos no início da época, até não foi um mau jogo de futebol, lá mais para a frente há-de ser melhor. Foi o jogo de estreia de Jackson – estreia em jogos oficiais, estreia a marcar e estreia a vencer títulos em Portugal. E que dizer mais? Mais uma vez o FC Porto entra a ganhar na época, o que é importante para motivar a malta para o início de campeonato que não se adivinha que seja competição fácil.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com