domingo, 9 de setembro de 2012

Bilhar * FC Porto afastado da Final do Campeonato do Mundo de Bilhar às 3 Tabelas

O 65.º Campeonato do Mundo de Bilhar às 3 Tabelas arrancou na quarta-feira, no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com a presença de 48 atletas e, entre eles, os 25 melhores bilharistas do planeta. Jean-Claude Dupont, presidente da União Mundial de Bilhar, foi uma das personalidades notadas na cerimónia de abertura.

Recorde-se que o evento é organizado pela UMB, conjuntamente com o FC Porto, a Confederação Europeia de Bilhar e a Federação Portuguesa da modalidade. Em nome dos Dragões falou Alípio Jorge Fernandes, vice-presidente do clube azul e branco.

“Já temos uma vasta experiência ao longo de grandes eventos internacionais e, portanto, estamos seguros de que este será mais um êxito desportivo para o bilhar português. É bom não esquecer que a mancha de jogadores de bilhar é enorme em todo o mundo e nós temos a garantia de que somos um exemplo a apontar, como óptimos organizadores e anfitriões. Estou certo de que vai tudo correr bem”, declarou. Relativamente ao torneio, Alípio Jorge não antevê grandes surpresas porque “há super-favoritos e estão cá todos”.
A ocasião foi também aproveitada para mencionar o apoio e agradecer a dedicação permanente do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. “Todo o grupo de trabalho aqui envolvido, que é muito grande, está com um único pensamento no nosso presidente. Tudo aquilo que fizemos de bem e aquilo que seguramente vamos fazer para honrar as cores do FC Porto e de Portugal será oferecido ao presidente, porque ele tem sido um dos grandes baluartes da expansão da modalidade em Portugal”, reforçou Alípio Jorge Fernandes.

Mário Fontemanha, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, não deixou de destacar a importância da realização deste Campeonato do Mundo. “É um orgulho para nós que as pessoas nos tenham procurado para fazer um evento desta natureza. É um prazer para a cidade receber o primeiro evento deste género realizado em Portugal. É algo extremamente importante para nós, para o Porto e para a região Norte do país”, afirmou.

O Mundial de Bilhar decorre entre quarta-feira e domingo, no Hotel Yeatman, com entrada gratuita. A final do torneio está marcada para as 17h30 de domingo.

Primeiro dia

O holandês Dick Jaspers e o espanhol Daniel Sánchez provaram o seu favoritismo no arranque do 65.º Campeonato do Mundo de bilhar às 3 tabelas, que decorre em Vila Nova de Gaia, vencendo os seus adversários.

O atual campeão mundial, Dick Jaspers, do FC Porto, enfrentou o egípcio Riad Nady, que venceu por 4-3, confirmando a boa forma e o favoritismo que lhe é atribuído à partida.

Daniel Sánchez, que é colega de equipa do holandês, mediu forças com o chileno Marco Sobarzo e triunfou por 5-2.

Destaque do dia para a superioridade de Manuel Santos Oliveira sobre o sueco e também "dragão" Torbjorn Blomdahl, tido como um dos nomes mais fortes da competição, mas que acabou por ver o bilharista português levar a melhor com um resultado de 6-4.

Antes deste encontro, Santos Oliveira tinha perdido com o colombiano Heriberto Aristizabal, também por 6-4. Rui Manuel Costa foi outro portista que atuou em dose dupla esta quarta-feira, tendo sido batido pelo turco Savas Bulut por 4-3 no primeiro encontro, mas saiu vitorioso ante o coreano Won-Sung Choi, por 5-4.

Alípio Jorge Fernandes, também do FC Porto, bateu o coreano Dong Koong Kang por 6-5, enquanto João Ferreira, que iniciou a partida com o japonês Ryuuji Umeda em bom nível, acabou por ceder e saiu derrotado por 7-2.


Campeão Jaspers e Sanchez eliminados nos "oitavos" do Mundial

Os oitavos-de-final do 65.º Campeonato do Mundo de Bilhar, que continua a decorrer no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ficaram marcados pelo equilíbrio. 

Quatro jogos foram decididos pela margem mínima, tendo dessa forma sido eliminado o portista Daniel Sanchez (39-40 face ao italiano Marco Zanetti). Dick Jaspers também do FC Porto, perdeu frente ao japonês Takeshima (32-40).


Os encontros decididos pela margem mínima, para além daquele em que participou Daniel Sanchez, favoreceram os sul-coreanos Choong-Bok Lee (que não era favorito) e Sung-Won Choi e o egípcio Sameh Sidhom, face a, respectivamente Tayfun Tasdemir (Egipto), Lütfi Cenet (Egipto) e Kyung-Roul Kim (Coreia do Sul).

O jogo mais desequilibrado foi disputado entre o belga Eddy Merckx e o alemão Martin Horn: venceu o primeiro por 40-15. As outras partidas foram as seguintes: Murat Naci Coklu-Heriberto Aristizabal (40-25) e Frédéric Caudron-Jeremy Bury (40-35).

No sábado, disputaram-se os quartos-de-final da competição, com os seguintes jogos: Murat Naci Coklu-Marco Zanetti (13h), Choong-Bok Lee-Sung-Won Choi (15h), Sameh Sidhom-Eddy Merckx (18h) e Frédéric Caudron-Takeshima (20h). As meias-finais e a final estão agendadas para domingo.

Dois belgas nas meias-finais

Os atletas oriundos da Bélgica estão a destacar-se no Mundial Individual de Bilhar, que está a decorrer no Hotel Yetman, em Gaia, numa organização do FC Porto.

Nos jogos dos quartos de final que se disputaram este sábado, os belgas Eddy Merckx e Frédéric Caudron eliminaram o egípcio Sameh Sidhom e o japonês Takeshima, respectivamente. Ambos os jogos foram completamente dominados pelos jogadores da magnífica escola belga.

Num jogo entre coreanos, Sung-Won Choi bateu o compatriota Choong-Bok Lee. No primeiro jogo do dia, o italiano Marco Zanetti desembaraçou-se do turco Murat Naci Coklu.


Eddy Merckx vence Mundial

Eddy Merckx é nome de campeão também no bilhar. O belga, com uma exibição seguríssima, venceu o Campeonato do Mundo de Bilhar às 3 Tabelas, que se disputou nos últimos dias no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, numa organização do FC Porto.

Merckx bateu o sul-coreano Sung-Won Choi por 40-24, numa final em que o bilhar do belga esteve sempre uns degraus acima do seu opositor.

Da parte da manhã disputaram-se as meias-finais, com Mercx a bater o compatriota Caudron por 40-30, enquanto Choi venceu o italiano Zanetti por 40-37, na partida mais equilibrada do último dia de competição.

Uma palavra final para a excelente organização da secção de bilhar do FC Porto, que fez valer a experiência de muitas provas de classe mundial que já protagonizou.

Resultados completos (clica para visualizar)



Galeria de imagens (clica para visualizar)

Sem comentários: