quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Champions regressa ao Dragão

Depois de na última época, o FC Porto ter fechado a sua prestação frustrante na Champions, no Dragão, frente ao Zenit, está marcado para hoje o regresso da Champions ao Dragão.

A vitória na primeira jornada frente ao Zagreb, por sinal, com uma boa exibição, abre boas perspectivas para mais logo. O adversário é muito mais forte, é o novo rico da Europa, as contratações que fez impõem respeito sem dúvida, mas tal como Vítor Pereira disse na antevisão do jogo, o FC Porto tem todas as condições para vençer mais logo e cimentar a liderança no grupo.

É um facto que a equipa vem de um jogo pobre, com pouca qualidade e com um resultado frustrante face à diferença das equipas, resultado que valeu perder a vantagem de 2 pontos que tinha sobre o segundo classificado na Liga.

Mas também a história tem mostrado que depois de um jogo menos conseguido a equipa supera-se no jogo seguinte. Por sinal, o jogo seguinte é com o PSG e para a Champions, competição que o ano passado ficou “entalada” na familia Portista.

O PSG fez uma boa pré-época e está a mostrar qualidade na Liga Francesa. Na primeira jornada da Champions despachou o Dinamo Kiev, com um futebol ofensivo e com boa segurança defensiva, ora não tivesse reforçado em qualidade esses dois sectores da equipa.

Não vai ser um jogo nada fácil. O PSG, face à qualidade que tem, vem certamente ao Dragão discutir o resultado, uma equipa que gastou o que gastou não pode vir ao Dragão e jogar para o empate.

Victor Pereira tem todo o plantel à sua disposição e acabou por convocar os mesmos 18 que estiveram em Vila do Conde. Uma critica a esta convocatória, claramente Iturbe tem qualidade para estar nos convocados, optar por 5 médios de raiz, quando se tem adicionalmente James e Danilo que podem jogar no meio campo, é limitar as opções ofensivas, sobretudo ao nível da criatividade e velocidade.

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

Ainda que sejam os mesmos convocados, são esperadas alterações na equipa que vai entrar em campo. A alternância do lateral direito deverá manter-se, com Danilo a ser titular, tal como se espera o regresso de Fernando à equipa. No ataque é esperada a titularidade de Varela em detrimento de Atsu, colocando mais experiência em campo.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Mas mais importante que as alterações é a postura da equipa em campo. È preciso um FC Porto muito mais forte do até agora que se tem visto. É certo que a motivação é maior no jogo de mais logo, mas o adversário é bem mais poderoso do que qualquer outro até ao momento.

Victor Pereira continua com um dilema na equipa. James parece render o melhor que tem quando joga no meio, mas com Lucho na equipa é empurrado para uma das alas, pois Vítor Pereira entende manter o esquema de 4X3X3. Para quando o FC Porto potenciar todos os seus jogadores e jogar a 4X4X2? Varela, já aqui foi dito, tem caracteristicas e condições para jogar ao lado ou um pouco recuado comparativamente a Jackson, tal como terá Iturbe ou mesmo James.

Agora fazer experiências, retirando Lucho e promovendo James, e insistir num esquema que limita um dos jogadores, por sinal, dos melhores, a não poderem jogar juntos no seu potencial máximo.

A vitória mais logo não só consolida o primeiro lugar como pode permitir, que na dupla jornada com o Dinamo Kiev, o FC Porto possa mesmo assegurar a passagem à próxima fase.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

A todos os que possam ir até ao Dragão, não percam a oportunidade de apoiar o nosso grande clube.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

4 comentários:

Azulibranco disse...

Eu não contesto o treinador, por enquanto, contesto sim os jogadores, podres de ricos, a chafurdar em euros e, depois, a ter desempenhos vergonhosos como o que tiveram na segunda parte do Rio Ave.
Não culpem o treinador, peçam contas aos jogadores, que deviam entrar em campo amanhã de braçadeira preta no braço.
Façam com eles contratos que permitam descontar-lhes no ordenado sempre que manifestem tal (des)profissionalismo.
Não volto a falar do Rio Ave, acreditam, a não ser no fim do campeonato, se o perdermos por dois pontos.

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje temos um jogo para ganhar no Dragão.

O adversário tem dinheiro, jogadores de calibre, mas nós somos o FC Porto. Bicampeões Europeus, Bicampeões do Mundo, uma das melhores equipas da Europa.

Jogámos em casa e temos por obrigação vencer.

Se jogarmos de pitões em riste venceremos.

Força Porto

Abraço

Paulo



dragao vila pouca disse...

Como o F.C.Porto tem provado por sucessivas vezes a nível internacional e o Rio Ave provou no sábado a nível interno, ter maiores orçamentos, melhor plantel, equipa, etc., nem sempre chega para ganhar. Se quem é mais forte, não entrar com a atitude e o espírito correcto, não colocar em campo a sua mais valia individual e colectiva, lá se vai o favoritismo, acontecem as surpresas. É assim, sempre foi assim e portanto, hoje, mesmo que do outro lado esteja o milionário PSG, cheio de grandes e pagos a peso de ouro, jogadores, podemos ganhar. Mas só ganharemos se formos rigorosos, concentrados, audazes e jogando no máximo das nossas potencialidades. Não podemos ter receio, olhá-los com subserviência, mas também não nos devemos deixar levar no canto de sereias ridículas que percebem tanto de futebol, como eu de pesca submarina. Temos de ser uma equipa unida, solidária, equilibrada, capaz de saber, se for o caso, sofrer. Vamos defrontar jogadores daqueles que só precisam de meia oportunidade para marcar, assim, nada de jogar em bicos dos pés, inventar, jogar para a nota artística. Se for preciso mandar para a bancada, mandemos, sem complexos. Quem joga bem, fica mais próximo de ganhar, mas com tanto em jogo se for a jogar mal, também serve.
Ajudará um apoio forte e entusiástico das bancadas que, acredito, não vai faltar. Seria o cúmulo, que alguns, só porque não gostam deste ou daquele, colocassem isso acima dos superiores do F.C.Porto e não funcionassem como o 12º jogador.
Força PORTO!

Abraço

Azulibranco disse...

Porto em 4x4x2, e vamos a eles.