quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pequenos Ajustes ao Dragão

A época corre bem para os lados do Dragão! 
Na Liga, comparativamente com a época passada, a equipa soma mais 2 pontos (menos um empate registado). 
Na Champions, foi conseguido o apuramento para os oitavos de final, melhor do que o 3º lugar na época passada. 
A Supertaça foi conquistada, a Taça de Portugal já não tem o nome do FC Porto na próxima grelha de jogos, tal como a época passada, e na Taça da Liga, tal como a época passada, o FC Porto venceu o primeiro jogo.

Esta prestação mais positiva do que a época passada, até ao momento, é realçada sobretudo pela prestação na Champions. Não tem nada a ver o FC Porto desta época com a da época passada, ainda que os jogadores sejam praticamente todos os mesmos e o treinador seja o mesmo.

Na época passada, foi o mercado de inverno que colocou o FC Porto no rumo do exito. A contratação de Lucho, a custo zero, e a contratação de Janko, que prometeu algo no inicio, mas depois foi-se apagando, permitiu ao FC Porto focar-se no objectivo Liga.
Este ano, não temos o mesmo cenário do que a época passada, mas é necessário pelo menos 1 reforço da equipa. Uma vez que Vítor Pereira continua a rotinar a equipa no 4X3X3, são curtas as opções actuais do plantel. Com a saída de Hulk, Varela e James assumiram a titularidade, com Atsu a espreitar com alguma regularidade e Iturbe, mais uma vez, a não conseguir assumir-se como opção.

Neste último caso, não é tanto por falta de qualidade do jogador, mas sim, pela clara e evidente inadaptação de um jogador que precisa de espaço para jogar que é colocado numa das alas! Faz todo o sentido, que Iturbe permaneça na Argentina, não só para disputar o SudAmericado de Sub-20, mas também para poder jogar, pelo menos até Junho, com regularidade e assim abrir os olhos a quem de direito que é de facto um grande diamante, mas não para jogar como extremo.

Sem Iturbe, e sem Atsu durante parte do mês de Janeiro e talvez Fevereiro, a equipa fica reduzida a 2 opções: James e Varela.

É aqui que é preciso reforçar a equipa. E se dois reforços seriam o ideal, talvez faça sentido reforçar-se apenas com 1 e de qualidade para ser titular, aproveitando Sebá da equipa B para ser uma opção durante a ausência de Atsu.

Neste cenário, enquadra-se na perfeição Ricardo Quaresma, que muito se tem falado. Está tudo no segredo dos deuses, já se sabe que já rescindiu com o Besiktas, mas o facto do seu empresário ser Jorge Mendes, pode logo à partida impedir a chegado ao Dragão daquele que seria o reforço perfeito que reune a qualidade, o desiquilibrio e a experiência, isto tudo a custo zero.

Outro reforço que se tem falado é de um outro Ricardo. Centurion é Argentino, da mesma idade de Iturbe, mas com caracteristicas naturais de extremo. Aqui abre-se duas questões. Primeiro, ainda não se sabe se vai também participar no SudAmericano de Sub-20, a participar, só poderia vir em Fevereiro para o FC Porto.

Segundo, é um jogador muito jovem, que terá sempre a sua adaptação, logo não irá produzir no imediato numa equipa exigente como o FC Porto e com jogos complicados no mês de janeiro.

Outra estratégia poderia passar pela contratação de um outro ponta de lança, e a equipa, alinhar em 4X4X2, contudo, estar a mudar a estratégia, no mês de Janeiro, com confrontos importantes e às portas do confronto da Champions, é sem dúvida arriscado, para quem durante estes 20 jogos oficiais optou sempre pelo esquema de 4X3X3. Ainda assim, é estranho os ruidos da comunicação social, no que diz respeito à contratação do FC Porto de mais um médio. Fala-se numa proposta por Hector Herrera, mexicano de 22 anos, e fala-se insistentemente de uma troca com o Sporting, com Izmailov a rumar ao Dragão por troca por Miguel Lopes!

Quer isto dizer que o FC Porto vai jogar em 4X4X2, ou que existe um médio do meio campo que está prestes a sair?

Saídas não fazem sentido neste momento, por dois motivos. Primeiro o FC Porto encaixou os 50M€ de mais valias no verão, valor necessário para equilibrar as contas. Segundo, porque a saída de um jogador importante, quando se aposta forte na Liga e na Champions, pode desiquilibrar a equipa.

Faz sentido sim, a SAD fechar alguns processos pendentes que poderão render ainda um encaixe significativo,nomeadamente, Rolando, Fucile, Souza e Walter.

Para já, certo está a contratação do central mais promissor da actualidade. Aqui a SAD esteve atenta e agiu na altura certa. Diego Reyes, é um jogador fantástico e será sem dúvida um dos melhor centrais que o futebol viu passar. Fala-se em 7M€, se for verdade não é um valor alto para este jogador de 20 anos.

Outro jogador que se fala há algum tempo é Mauro Caballero. Neste caso, o jogador não está convocado para o SudAmericano Sub-20, o que poderá vir para o Dragão já em Janeiro. Tem 18 anos, mas é uma outra grande promessa. Se é verdade que tem tudo acertado com o FC Porto, então mais uma vez a SAD esteve atenta e fechou mais uma grande contratação para o futuro do FC Porto.

Outra curiosidade para estar atento nos próximos dias é a situação de Daniel Carriço. Tornou-se público que o jogador não vai renovar e que está disponivel para assinar por outro clube, isto poderá significar que a SAD do Sporting está a tentar encaixar ainda alguma verba já em Janeiro, ou então, a preparar os adeptos para a iminente transferência de um dos capitães de equipa para um dos rivais.

O jogador é interessante, tem espirito de liderança, não é um grande central, mas poderá ser um médio defensivo interessante. O FC Porto sabe muito bem gerir estes temas, e ter um internacional Português no plantel a custo zero, ou perto disso, não deverá passar despercebido à SAD azul e branca.

O FC Porto não tem falta de centrais, sobretudo com a contratação de Diego Reyes para a próxima época, contudo, convém lembrar que na próxima época, é ano de Mundial, e a jogar como estão a jogar, Maicon e Otamendi, é bem provável que a SAD tenha mais uma oportunidade de encaixar outra verba significativa por mais um central de qualidade.

E se até agora só se falou de entradas e saídas, convém referir a importância, e alguma admiração, pelo facto de Fernando ainda não ter renovado contrato com o FC Porto. É sem dúvida dos jogadores mais importantes do plantel, e é um facto que é dos mais mal pagos do plantel, incluindo alguns jogadores que nem titulares indiscutíveis são!

O contrato de Fernando termina em 2014, mas nem é esse o principal argumento. Fernando já provou o seu estatudo e merece claramente um contrato melhor e com a respectiva clausula aumentada (actualmente nos 30M). Será que é o jogador que não quer renovar?!

Outras situações que deveriam ser regularizadas são as de Atsu, pelas mesmas razões de Fernando, Miguel Lopes, que poderá estar perto de renovar (termina em Junho de 2013) e Rafa (termina em Junho de 2013), que agora que está recuperado, faz sentido ter mais uma oportunidade, ainda que o espaço seja curto com Alex Sandro.

O FC Porto disputa no próximo domingo o último jogo em 2012, dois dias depois entrará no novo ano, esperam todos os Portistas, com algumas novidades, boas, claro.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Excelente análise ao plantel e necessidades do mesmo.

De facto necessitamos de um extremo de qualidade para ser alternativa capaz.

Iturbe não se adaptou às alas, e necessita jogar. Também penso que a sua posição será ao meio.

Quanto aos rumores, Centurion, Izmailov e Quaresma, era com agrado que gostaria ver chegar já em Janeiro Quaresma.
Quanto a Centurion devia ser contratado já para reforçar a equipa na próxima época.
Izmailov na minha opinião não seria uma boa alternativa. Tem imensas limitações físicas e não acredito que se imporia no plantel.

Vamos aguardar serenamente que o nosso presidente e VP façam a melhor escolha para o grupo.

Abraço e boas entradas

Paulo