sábado, 16 de março de 2013

Depois da tempestade vem a bonança?

Muito provavelmente amanhã o FC Porto terá um jogo que poderá ser decisivo para o futuro da equipa na Liga.

Depois da tempestade em Malaga, onde a equipa não foi equipa, jogaram pessimamente mal, cometeram erros infantis, por momentos a deixar no ar que o importante era o jogo com a Maritimo e não aquele, o FC Porto defronta amanhã o Marítimo, na Madeira. Vai ser um jogo decisivo, pela dificuldade do adversário, pelo momento pós derrota em Malaga e pelo facto da equipa estar a olhar para cima no que toca à classificação.

E se a equipa está forte e quer continuar a demonstrar que a Liga é o principal objectivo, então tem amanhã um teste à sua capacidade fisica e psicológica.

Na primeira volta o FC Porto goleou o adversário de amanhã, em pleno Dragão, despachou o Marítimo com 5 golos sem resposta. Contudo o Marítimo não se apresenta amanhã como se apresentou na primeira volta no Dragão. A equipa, ainda que persista na irregularidade, está a lutar por um lugar na Europa e face ao histórico de animosidade com o FC Porto, tudo fará para roubar pontos ao Dragão.

Mas também é verdade que a equipa de Vítor Pereira tem mais que condições para vencer o jogo, aliás, assim o tinha também em Malaga, assim o tinha em outros jogos, mas quando a postura é apática ou com excesso de confiança, então não é preciso o adversário ser muito forte para conseguir impedir que a vitória sorria ao FC Porto.

Mas o problema não está apenas centrado nos jogadores. É certo que falham dentro de campo, mas também é certo que Vítor Pereira não soube, em Malaga, e não tem sabido em outros jogos agitar a equipa para que não entre num caminho que depois não consiga voltar atrás.

Importante o treino diário, mas é muito mais importante a atenção ao jogo e ter a atitude de mudar no momento certo. Não se podia ir para Malaga a pensar que com o tempo, o jogo chegaria ao fim e que a passagem aos quartos de final surgeria naturalmente. Amanhã, há que meter na cabeça que vão ter de correr e estar concentrados se quiserem trazer os 3 pontos para o Dragão.

Vítor Pereira não poderá contar com João Moutinho, a recuperar de uma lesão, isto segundo o site oficial, de resto contará com os restantes que viajaram para Malaga a meio da semana.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Maicon, Castro, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

Vítor Pereira deverá voltar a mexer na equipa novamente. Foram poucos aqueles que estiveram em bom plano e face à ausência de Moutinho, voltará a apresentar a equipa no claro 4X3X3, com 3 avançados de raiz.

No sector defensivo não deverá haver mexidas. No meio campo, Defour deverá surgir no lugar de Moutinho e James deverá avançar para o ataque. Resta saber se Vítor Pereira irá apostar em Atsu, Varela ou Izmaylov para fazer companhia a Jackson. Tudo aponta que seja ou Atsu ou Izmaylov, Varela não esteve bem e certamente apresentar-se-á mais debilitado fisicamente. Face à muralha defensiva que o Marítimo vai apresentar não será surpresa se Vítor Pereira volte a apostar em Izmaylov para conseguir abrir espaços.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Defour e Lucho, James, Izmaylov e Jackson.

Dado positivo para amanhã é que o FC Porto joga primeiro do que o seu adversário directo. Em caso de vitória, que esperam todos os Portistas, poderá colocar pressão para o jogo em Guimarães. Mas primeiro e mais importante é conseguir os 3 pontos amanhã.

O jogo está marcado para as 18:00 e tem transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Há jogos marcantes, definidores e que influenciam decisões. Málaga foi um deles. Mas a vida continua e há um título que queremos muito conquistar. Acredito que os profissionais do F.C.Porto, ambiciosos e que já ganharam quase tudo, tivessem a legítima vontade de vencer a prova de clubes mais importante do Mundo. Só lhes ficou bem. Falhamos, fomos eliminados, mas não podemos ficar a chorar sobre o leite derramado, temos de reagir com carácter, orgulho Dragão e sentido das responsabilidades, canalizar toda a frustração e "raiva" para o jogo frente ao Marítimo e conseguir a vitória. Não há mais tempo para ter tempo, qualquer margem de manobra, só nos resta ganhar, ganhar e ganhar. Dar uma resposta à Porto. É a hora da verdade e seria muito mau que ficasse a imagem que não demos tudo no Caldeirão dos Barreiros. Acredito que vamos dar a resposta que se espera, mas atenção, sem sofreguidão, sem querer fazer tudo depressa, sem organização. É isso que eles esperam e é para essa ansiedade, nervoso miudinho, alguma precipitação, que se prepararam.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após a grande desilusão que constituiu a eliminação da champions, esperamos uma resposta cabal desta equipa, que passa inevitavelmente por uma vitória.

Não podemos deixar fugir o campeonato.
Temos o plantel mais valioso do campeonato, e será uma vergonha deixar fugir o título.

Hoje defrontamos um adversário historicamente complicado no seu reduto, mas há que jogar com arreganho, meter o pé onde os adversários não metem, lutar na busca da vitória.

Abraço e bom domingo

Paulo