sábado, 2 de março de 2013

Teste ao Campeão!

O FC Porto chegou ao final da tarde de ontem a Lisboa onde hoje tem pela frente mais um clássico. E sim, ainda que o Sporting esteja no lugar em que está, hoje vamos ter um clássico em Alvalade. E desenganem-se aqueles que acharem que o FC Porto vai ter um jogo fácil pela frente!

No jogo da primeira mão, já existia uma diferença grande entre as duas equipas, e constatou-se que a vitória não foi simples, é certo que o FC Porto geriu bem o jogo, mas foi o respeito pelo adversário, já meio debilitado, a chave da conquista dos 3 pontos. Mais logo terá que ser um FC Porto com respeito pela história do adversário.

Uma vitória em Alvalade é mais um grande passo rumo ao principal objetivo da época. Não só pelos 3 pontos, mas sobretudo pela motivação adicional que a equipa terá para futuros confrontos. O campeonato avança e com o regresso da Champions o FC Porto entra agora no trilho mais critico para a definição da época. Com o principal adversário colado no primeiro lugar e sabendo que o adversário terá um jogo teoricamente simples, uma vitória hoje é mais um passo importante.

O adversário está claramente debilitado, certamente apresentará uma equipa irreverente, tal como Jesualdo Ferreira apelidou, jovem, mas irreverente, capaz de criar dificuldades a um FC Porto que se apresentar-se no campo do adversário com excesso de confiança poderá sair de Alvalade com um sabor amargo.

Vítor Pereira já sabia há uns dias que não poderia contar com Mangala, mas a notícia de hoje que João Moutinho se lesionou não estava nos planos de ninguém. São duas baixas de relevo na equipa, mas felizmente são em sectores que o FC Porto tem outras soluções de grande qualidade, ainda assim, perde o Campeão, duas opções de grande qualidade para o clássico.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, Jackson, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi, Defour e Sebá.

Não será com as ausências de Moutinho e Mangala que Vítor Pereira irá apresentar um esquema diferente do habitual frente a este Sporting. O modelo de jogo irá manter-se e não resta dúvidas que substitutos da dupla que fica hoje de fora serão Defour e Maicon.

Provável também a titularidade de James, é certo que Izmaylov tem estado bem e Varela é de todos o jogador com características diferentes dos restantes nas alas, mas hoje Vítor Pereira deverá apostar na dupla James e Izmaylov para apoiar Jackson no ataque reforçando ao mesmo tempo o meio campo, pois são jogadores com características de mais posse de bola e com tendência para jogar no meio.

Esta opção de Vítor Pereira poderá permitir que Danilo e Alex Sandro tenham um pouco mais de liberdade nas acções ofensivas, mas tudo dependerá do adversário, pois previsivelmente colocará no ataque dois jogadores pelas alas.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Defour e Lucho, Izmaylov, James e Jackson.

Vai ser um teste importante, não decisivo, mas importante ao FC Porto. O mês de Março vai ser competitivo e será determinante para as contas da Liga.

O FC Porto tem tudo para impor o seu jogo e levar os 3 pontos para a invicta. E não será por falta de apoio que isso não acontecerá. São esperados muitos Portistas mais logo, naquela que é a última aparição da equipa em terras de Lisboa.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Sem comentários: