domingo, 7 de abril de 2013

Ganhar ou então Ganhar!

No início desta segunda volta poucas pessoas iriam imaginar que o FC Porto fosse perder pontos com equipas como o Olhanense no Dragão e mesmo o Marítimo na Madeira e que amanhã o FC Porto fosse defrontar o actual 4º classificado atrás de um Paços de Ferreira, que iniciou este defeso com o objetivo de assegurar a manutenção!

Mas é verdade! O FC Porto defronta amanhã um SC Braga que este ano, curiosamente, apenas conseguiu empatar frente a um dos grandes, completando amanhã o ciclo dos jogos com os grandes, onde regista até ao momento 4 derrotas e 1 empate! O SC Braga, é um facto, que não está tão forte como na época passada, mas é bom que não se pense que a vitória amanhã está assegurada, com maior ou menor dificuldade.

O SC Braga vem de uma derrota, que poucos acreditavam, frente ao Sporting em casa, e sobretudo da forma como ocorreu, e este fim de semana, o Paços de Ferreira aumentou para 3 pontos a vantagem sobre este mesmo SC Braga. Isto significa que em caso de derrota, o SC Braga fica a 3 pontos do apuramento da Champions, isto quando ficará a faltar apenas 5 jogos até final da época.

Mas se a vitória é fundamental para o SC Braga, também é fundamental para o FC Porto. Só a vitória interessa, Ganhar ou então Ganhar! O adversário directo cumpriu, como era de esperar, com a sua obrigação, logo, o FC Porto, se pretende manter a esperança de conquistar o Tri-Campeonato, vai ter que vencer amanhã o SC Braga.

Será o terceiro confronto entre as duas equipas. Para o campeonato o FC Porto venceu com toda a justiça em Braga, no entanto, para a Taça de Portugal, perdeu igualmente em Braga, num jogo, em que a responsabilidade vai direitinha para Victor Pereira que entendeu colocar várias segundas opções frente a um adversário complicado.

Amanhã, Victor Pereira não vai repetir a graçinha, até porque estamos a falar do primeiro objectivo da época. Mas também não irá ter todos os jogadores disponíveis. Com os castigos de Mangala e Izmaylov, Victor Pereira vai mexer novamente no onze que derrotou a Académica e o Rio Ave nos dois últimos jogos. Alterações forçadas pelos castigos que se juntam a ainda lesão de Varela, que é a 3ª grande baixa para o jogo de amanhã. De regresso estão Quino e Atsu, recuperados das lesões.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Quiñones, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Liedson, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alez Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



Aparentemente as saídas de Mangala e Izmaylov das opções para o onze já têm substitutos. Na defesa, Maicon irá avançar para o eixo da defesa, enquanto que Alex Sandro regressará ao lado esquerdo. No ataque, fica a dúvida se Atsu estará em condições de jogar de inicio ou se Victor Pereira será mais prudente e colocará Defour, o bombeiro do Dragão, no ataque juntamente com James a apoiar Jackson. Em principio será mesmo Defour, até porque Atsu vem de uma paragem de algumas semanas e não deverá ter o ritmo necessário para ser já opção inicial.

Certo é que Liedson não será opção. Não o foi frente ao Rio Ave, e os escassos minutos que esteve em campo não foram suficientes para mostrar confiança para assumir a titularidade num jogo complicado como será o de amanhã.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Defour, James e Jackson.

Independentemente do resultado do rival, hoje, o FC Porto tem de entrar com a mesma vontade e motivação como se o rival ainda não tivesse jogado. Só a vitória interessa ao FC Porto até final da época. Só assim é que poderemos ser Campeões. Não há mais contas a fazer, é vencer os jogos até final da época e esperar que o adversário, pelo menos não vença 1 dos jogos que tem até final da época.

Amanhã será dificil, mas o FC Porto tem qualidade para o fazer. O adversário é forte e precisa de pontuar, mas o jogo é no Dragão, e no passado recente, com um SC Braga mais forte do que está, o FC Porto tem demonstrado força e tem vencido sem qualquer dúvida este adversário. Amanhã é para repetir.

O jogo está marcado para as 20:00 e tem transmissão na Sporttv.

Importante a presença dos adeptos amanhã no Dragão, pelo que, todos que puderem estar presentes, estejam a apoiar o nosso clube.

Eu acredito…

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje a palavra de ordem é vencer, pois é o único caminho para nos mantermos na luta pelo título.

A equipa tem de entrar consciente da importância do desafio, e evitar os erros dos últimos jogos.

Se formos rigorosos, venceremos concerteza.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Como disse antes do jogo de Coimbra, só resta ao F.C.Porto ganhar e continuar a ganhar. Mas para ser possível conquistar os 3 pontos frente à boa equipa do S.C.Braga, não podemos ter o Porto dos últimos jogos. Não, para vencer o conjunto orientado por José Peseiro, tem de ser um Porto muito melhor na atitude e qualidade exibicional. Portanto, cara alegre e espírito positivo, que tristezas não pagam dívidas, nem ganham jogos, muito menos títulos. E vamos a eles com toda a chama do Dragão. Sim, porque eu acredito que o Dragão 2012/2013 ainda tem chama, não desistiu e quer muito o tri. Ou ganhamos ou vemos o título por um canudo.

Abraço

P. Ungaro disse...

Boa tarde,

Antes de mais espero ver um bom jogo de futebol. O Braga certamente não vai trazer um autocarro, porque tambem tem que jogar para ganhar, por isso espero assistir a um bom espectáculo.
Quanto á nossa equipa só tem uma saida ... a vitoria e de preferencia com uma exibição melhor do que tem acontecido nos ultimos tempos.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

Penta disse...



caríssimas(os),

é tão mais fácil criticar e/ou assobiar, não é? :D

já demonstrar que estamos de corpo e alma com a nossa equipa do coração, custa um pouco mais...

felizmente que, entre nós, ainda há quem não se resigne e não faça como o Miguel Sousa Tavares, na NORTADA, estenda uma «passadeira vermelha» e deite a toalha ao chão...

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II