sexta-feira, 4 de abril de 2014

Entrevista de Manuel Costa à Rádio Voz Desportiva



Manuel Costa é um adepto especial, que exprime facilmente a paixão pelo seu clube.

O Futebol Clube do Porto é algo muito importante na sua vida, vivente, apaixonado e dedicado ao clube, coloca o seu talento nas redes sociais partilhando criações alusivas ao clube do dragão.
É um grande exemplo, direi mesmo, uma inspiração, é uma honra contar com o seu testemunho na Voz do Adepto da Voz Desportiva. Muito obrigado senhor Manuel Costa.

Voz do Adepto – Defina….. Futebol Clube do Porto?

Manuel Costa – Futebol Clube do Porto é a minha grande paixão. É o clube, ao qual, dedico a minha vida. É muito mais do que 90 minutos de futebol. É uma fonte de inspiração que absorvo como referência para me empenhar ao máximo em todo o meu trabalho, em todas as lutas e barreiras a enfrentar numa cadeira de rodas… E são muitas. Para mim, FC Porto é a minha vida, simplesmente.

VA – Consegue descrever a sensação de ser aplaudido no Estádio do Dragão?

MC – Difícil! Num repente, tenho ali o meu momento, o melhor em 37 anos! Senti-me o Madjer, o Gomes, o Futre, Jardel, Deco, Falcão… Senti as mesmas palmas que abençoam Helton. Naqueles instantes, incorporei o minuto 92 de Kelvin. Fui herói no melhor lugar do mundo.

VA – Gostava que junta-se à sua criatividade as seguintes palavras: voz desportiva, voz do adepto, desporto e leitores, e que escreve-se um poema dedicado aos leitores da Voz Desportiva.

MC – A vida torna-se, abruptamente, agressiva,
Com um tempo em que se vão perdendo os reais valores.
Tento não os perder, aliado a uma voz desportiva,
Voz minha, de adepto portista poeta que chega a leitores.
Com música, fantasia, sonhador como um desporto,
Terei sempre o amor ao Futebol Clube do Porto.

VA – Já imaginou o que seria a sua vida sem Futebol Clube do Porto?

MC – Uma pauta sem notas. Um amanhecer sem luz, um mundo sem emoções, uma vida sem paz e amor. A minha cadeira sem rodas para andar. O Céu incolor sem nuvens brancas. O arco-íris cinzento. Florestas de cimento…

VA – Depois de todas as surpresas no Cadeira de Sonho do Porto Canal, o sonho foi concretizado, ou tem mais sonhos azuis e brancos por concretizar?

MC – Tenho o meu Grande Sonho: Trabalhar no clube! Só lá estão os melhores, eu sei, mas ninguém me pode impedir de sonhar.

VA – O que é ser PORTO?

MC – Ser PORTO é ir ao Youtube recordar Viena, Tóquio, Sevilha, Gelsenkirshen, Dublin… Ser PORTO é amar e viver a cidade e a região. Ser PORTO é imortalizar o Estádio das Antas, Pavão, Zé Beto e Rui Filipe. É saber na ponta da língua o nosso Hino e a nossa Marcha… e os Filhos do Dragão! É vestir a camisola mesmo que o Porto não jogue. É saborear as vitórias e aceitar as derrotas. É ir para a rua festejar títulos. É não ter uma única peça de roupa vermelha. É ter orgulho nas paredes decoradas no meu quarto. É ter esperança que, no futuro, irei ver todos os jogos na nossa casa como em 2003-2004. É ter nascido, viver e vir a ter a honra de morrer PORTISTA.

VA – Gostou de participar na Voz do Adepto? Qualifique a entrevista, esteja à vontade para nos deixar a sua opinião.

MC – Adorei o convite e foi uma honra! A entrevista foi muito bem estruturada e espero que as minhas respostas sejam do agrado dos leitores.


Rui Cardoso

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Grande portista amigo!
Agora como administrador deste blog irás reaviva-lo e lhe dar o rumo certo.
Lamento não ter prosseguido este projecto que lancei em abril de 2010, ao qual se junto o ricardo, carla e pedro rage, e mais tarde augusto, pedro e tu manel. Obrigado a todos pelo vosso contributo. Por motivos profissionais e pessoais, deixei de ter disponibilidade para trabalhar neste espaço. Um aspecto fundamental de um blog é a sua actualização e eu não seria capaz de o manter actualizado.

Tu Manuel, grande portista, com a tua dedicação irás neste espaço extravasar o teu amor ao nosso clube.

Somos Porto.

Abraço

Paulo - dragus