Mostrar mensagens com a etiqueta pré-época. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pré-época. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Torneio Internacional de Paris * transmissão televisiva * live streams


     
   
   PSG     Vs.   FC Porto

Dia: 31 de Julho de 2010
Hora: 18h00
Estádio: Parc des Princes (Paris, França)
Transmissão: Sport TV 1



    
Bordéus   Vs.  FC Porto

Dia: 1 de Agosto de 2010
Hora: 15h45
Estádio: Parc des Princes (Paris, França)
Transmissão: Sport TV 1

in zerozero.pt

Apesar dos rumores dos últimos dias, que davam conta da saída de Bruno Alves e Raúl Meireles, os dois jogadores integraram a comitiva azul e branca que partiu esta sexta-feira da invicta para Paris. O recém-chegado Walter também segue no grupo. Os dragões defrontam o Paris Saint Germain este sábado, a partir das 18h00 e pode acompanhar este jogo em directo aqui.


Cinco jogos, quatro vitórias e um empate é o balanço positivo da pré-época dos dragões, que tem na estreia de André Villas-Boas no comando técnico da equipa o principal destaque. Logo a seguir a coqueluche é João Moutinho, a sensação deste defeso, que largou Alvalade para se mudar para o Dragão.


Há ainda muita curiosidade no ar relativamente a este Porto 2010/2011 versão Villas-Boas 2010, tal como há em relação a dois dos reforços dos dragões, James Rodríguez, o «puto-maravilha» que chegou da Colômbia e preferiu o Porto ao Benfica e Walter, o mais recente reforço dos dragões, chegado oficialmente esta semana ao clube, mas na cidade já há vários dias. Apesar de já se ter treinado com a equipa, o Bigorna, que usará a camisola número 18 dos dragões, não tem grande probabilidade de jogar nas duas partidas agendadas para Paris, uma vez que ainda não está totalmente integrado.


Tendo em conta que o primeiro compromisso oficial dos azuis e brancos desta época está marcado já para a próxima semana, dia 7, contra o Benfica, no jogo da Supertaça, é mais do que provável que este fim-de-semana, nas duas partidas que o Porto disputa no Torneio de Paris, se comece a perceber o novo estilo de jogo dos portistas bem como as escolhas de André Villas-Boas no que diz respeito à equipa base. Para Paris seguiu uma comitiva composta por 28 atletas, estando apenas Mariano indisponível, devido a lesão.


Porto e Paris Saint Germain já se encontraram duas vezes, na fase de grupos da Liga dos Campeões 2004/2005. Na primeira-mão, em França, os parisienses venceram por 2-0 e no segundo jogo, no Dragão, a partida terminou empatada a zero.


Convocados:


Hélton, Kieszek, Beto, A. Pereira, Fucile, Sereno, Sapunaru, Emídio Rafael, M. Lopes, B. Alves, Rolando, Maicon, Souza, J. Rodriguez, R. Micael, Tomás Costa, Fernando, J. Moutinho, R. Meireles, Belluschi, Guarín, Castro, C. Rodriguez, Ukra, Falcao, Varela, Hulk e Walter.

Live streams:

http://www.atdhe.net/

http://www.amtv.pt.vu/

http://www.tugagolo.com/home/?page_id=44

http://www.desportotuga.tk/

http://eurorivals.net/live-streams.html

http://www.asiaplatetv.com/football.php

http://livetv.ru/pt/allupcoming/

http://watchliveonline.co.uk/

Alguns sites poderão pedir para instalar o http://d1.veetle.com/download/veetle-0.9.17.exe que é um plugin. 

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 2 - Sampdoria 1*



Melhores momentos da festa de apresentação!

http://videos.sapo.pt/9fKN9cweY7nKVwyRDY5T



HULK À BOMBA!

Helton (Beto, 45'); Miguel Lopes (Sapunaru, 64') , Maicon, Rolando (Sereno, 45') e Emídio Rafael; Fernando (Castro, 73'), João Moutinho (Belluschi, 45') e Rúben Micael (Souza, 64'); Hulk (Varela, 64'), Falcao (Ukra, 80') e Rodríguez (James, 45').



Este FC Porto de Villas Boas, é claramente uma equipa de pressão alta, linha defensiva subida e que privilegia a posse de bola. Não se aventura em ataques despropositados, para depois perder a bola.

O FC Porto do Prof. Jesualdo era mais de futebol directo, transições rápidas e recuava muita mais as linhas, em processo defensivo.

Gosto mais deste tipo de futebol implementado por Villas Boas, de posse e pressão alta.

Na baliza Helton, o melhor guarda-redes a actuar em Portugal, vai ser o titular indiscutível. Neste sistema em que a linha defensiva joga alto, um guarda-redes a jogar bem com os pés é uma mais valia.

Beto, 45 minutos para uma defesa para canto, este bem fora e dentro dos postes.

Espero sinceramente que Fucile fique no plantel, uma vez que Miguel Lopes é capaz do melhor e do pior. Penso que Sapunaru está muita abaixo da sua real valia. É a nossa fraqueza da equipa, esta posição.

Sereno, é mesmo sereno ... muito rápido na antecipação, bom tecnicamente, apenas tem de ser um pouco mais agressivo, embora tenha ganho a maior parte dos confrontos directos.

Maicon, fez uma grande exibição, dominou de cabeça o jogo defensivo, saindo sempre a jogar ou entregando a bola com classe. Merece o mítico número 4 de Aloísio na camisola. Se Bruno Alves sair, temos aqui o homem que fará dupla com Rolando.

Rolando, não se chama Sereno mas é sempre sereno ... 45 minutos de um Rolando que já conhecemos!

Emídio Rafael ou a partir de ontem Rafa, está a ser uma surpresa nesta pré-época, confirmando as qualidades que havia evidenciado na Académica. Precisa melhorar alguns aspectos, ... mas temos alternativa a Alvaro. Esteve bem a defender e a atacar, actuou os 90 minutos e nem o penalti que deu o golo dos italianos mancha a sua prestação.

No nosso meio campo está segredo deste novo sistema de Villas Boas!

Não existe necessáriamente naquele triângulo de meio-campo um cabeça de área fixo, como era o Fernando e o Paulo Assunção em épocas passadas. 
Com isto ganhamos médios que aparecem mais em zonas de finalização como o caso de Fernando que até marcou, e que quase marcava um outro.

Souza é um jogador muito mais box to box , e melhor tecnicamente que Fernando, e se a adaptação for bem sucedida, vai ser uma luta renhida por um lugar.

Fernando apareceu em zonas mais adiantadas e participou na construção de jogo com recepções e passes de boa qualidade. Fazendo sempre pressão sobre os adversários.

Ruben ainda esta abaixo da sua forma ideal, mas já demonstra um excelente entendimento com Moutinho, e vão ser eles os motores da construção de jogo desta equipa.

João Moutinho, foi o pêndulo da equipa. Ele e Ruben, trocavam várias vezes de posição no meio campo, dando uma dinâmica que a equipa não tinha em épocas passadas. É um médio box to box, que faz excelentes passes de ruptura, e é muito importante neste processo de pressão alta. É o marcador de cantos e de livres na esquerda, e foi através de um lance de bola parada que colocou a bola na cabeça de Fernando para este marcar o primeiro golo.

Belluschi,excelente segunda parte, sempre a jogar de primeira, rápido na circulação, e a tentar sempre alvejar a baliza adversária. Vai ser muito útil nos jogos contra equipas mais "fechadas".

Cristian Rodriguez, está em baixo de forma, tentou arrancar alguns lances individuais mas sempre sem grande sucesso. Avizinha-se uma luta por um lugar na equipa com Varela.

Varela entrou muito bem, nem parecia que veio de uma grave lesão. Este é o Varela que parte para cima dos adversários, que roda, que desmarca e que aparece em zonas de finalização. Excelente.

James, jogou a segunda parte e mostrou a sua qualidade técnica, é um jogador que em posse é dificil de ser travado sem ser com recurso à falta. Apareceu bem colado à ponta esquerda, deambulando para o meio e sempre bem na tentativa de recuperção também de bola.
Atirou duas vezes à baliza, primeiro com um remate por cima e depois com um excelente remate defendido pelo guardião italiano. Está em fase de adaptação este jovem, e podemos esperar bastante dele.

Castro e Ukra estiveram poucos minutos em campo, evidenciando-se mais Castro pela forma empenhada com que disputa cada lance, como se não houvesse amanhã. Um futuro Paulinho Santos... quem sabe!

Hulk ... mas que bomba!!!!! Ainda rebenta a Jabulani! Foi um pesadelo para a defesa italiana, sendo ele o principal desequilibrador da equipa. É o Hulk que todos nós conhecemos que apenas baixou o ritmo na segunda parte, fruto do cansaço natural.

Falcao, ainda está muito longe da sua forma ideal, mas está sempre no faro no golo, e podia ter ontem ter feito o gosto à cabeça com duas cabeçadas portentosas.


Estamos a evoluir bem, e notaram-se francas melhorias face aos jogos transactos.

A SAD tem de decidir rapidamente se Bruno, Meireles e Fucile, ficam ou vão, para que o grupo fique definido.

in ojogo.pt


André Villas-Boas
"Não somos obcecados por conseguir goleadas"



A exibição do FC Porto deixou Villas-Boas optimista. O técnico destacou o crescimento da equipa, não se mostrou preocupado com a ausência de mais reforços para o ataque, mas deu a entender que Bruno Alves e Meireles poderão não ficar. "Continuamos um percurso em crescendo. Convém não entrar em entusiasmo excessivo, mas foi uma exibição brilhante. Pena não termos chegado a um resultado mais volumoso. O Tomás Costa não entrou, o João fez 45 minutos, o Maicon 90', a ideia é dar equilíbrio para que todos se sintam prontos quando entrarmos nas competições. Vamos continuar a apostar neste futebol, ganhar hábitos novos é sempre difícil, mas hoje os jogadores já estiveram mais confiantes ", considerou.

O FC Porto venceu pela margem mínima, mas o técnico não se mostrou preocupado. "Andámos a cheirar o golo, mas não facturámos. Há jogos assim. Há uma evolução porque marcámos dois golos e andámos constantemente à procura do golo. Procuramos viver da transição com uma cultura de posse e velocidade", explicou. Esta procura incessante do golo, no entanto, não significa que o FC Porto vá golear os adversários. "Interessa gerar o maior número de oportunidades e conseguir evitar as do adversário. Claro que quanto mais volumoso for o resultado melhor, a equipa fica mais confiante, mas não somos obcecados com a goleada. Sim com a implementação de um novo método", referiu, desvalorizando, mas não negando, o facto de ter apenas Falcao para o ataque ser curto. "Não vou fugir ao que tem sido dito: o plantel está em construção. Basta olhar e fazer contas para perceber o que falta. Vamos dialogar com as estruturas para resolver os dossiês. Escusam de vasculhar muito porque as coisas estão à vista. Estamos em construção, temos jogadores a chegar, como os uruguaios, e continuamos a adicionar qualidade", frisou.

Os adeptos esperavam por caras novas na apresentação, mas Walter e Kléber ainda não são jogadores do FC Porto. "O mercado está aberto até 31 de Agosto. O FC Porto espreita as melhores oportunidades, como aconteceu com quem já chegou. Somos fortes no mercado e é uma questão de tempo até chegarem", admitiu.

Entre os reforços, Souza mereceu elogios do técnico. "Na selecção jogou mais a 6 e no Vasco da Gama mais a 8. Contra o Ajax e esta noite deu nas vistas a 8, mas também dá máximas garantias a 6 porque divide bem o jogo. Serve para o que queremos de um 6, conforme a Imprensa tem feito questão de falar bastante, ajudando os nossos adversários. Estamos satisfeitos com as suas prestações. Quanto mais competitividade tivermos no meio-campo melhor", considerou.

A hipótese de Bruno Alves e Raul Meireles saírem também foi abordada pelo treinador. "Hoje, não jogaram por gestão. Regressam agora, tarde ou cedo, consoante a perspectiva que virmos. São jogadores de qualidade inegável, estiveram no Mundial, e enquanto os tivermos aqui farão parte do plantel", garantiu. Perante a insistência em relação ao central, cobiçado pelo Zenit, Villas-Boas manteve o discurso, mas deu a entender que o central pode mesmo sair. "É jogador do FC Porto e enquanto assim for será tratado como jogador do FC Porto e não como um marginal. Mais tarde ou mais cedo entrará na lógica de distribuição de minutos", assegurou.

domingo, 25 de julho de 2010

A pior festa de apresentação que me lembro...

Triste, muito pobre, esta festa de apresentação aos sócios... para quem já viu espectáculos multimédia, musicais, pirotécnicos, etc... hoje certamente ficou surpreendido pela negativa.

Começa logo pela promoção do evento. Não foi por acaso que Bruno Alves, Raul Meireles e Fucile, mas sobretudo os dois primeiros, não figuravam no cartaz. Conclusão? Curiosamente, este jogo, que tinha o extra da apresentação, teve menos adeptos do que a semana passada, frente ao Ajax.

Gosto imenso de ver jogos com a luz natural, podia ficar o fogo de artificio de fora, mas assim tão pobre? Não deveriam ter um breve espectáculo musical, tantos são os músicos adeptos e residentes na cidade do Porto?

Expectativa grande residia no momento da apresentação dos jogadores. Mas até aqui, as coisas não correram bem. Agora a frio, sei que a apresentação de Fucile, Bruno Alves e Raul Meireles, faz todo o sentido, no momento em que se anda em negociações, seria uma desvalorização dos atletas, mas critico o facto de chegarmos ao dia da apresentação e estar estes dossiers, como Villas Boas chama, por resolver. E mais, por causa deste dossiers, o FC Porto apresentou 28 jogadores e ainda falta pelo menos 1 ou 2 avançados, o que, caso não se confirme as saídas, irá criar um novo problema de excedentários, que com o passar do tempo, mais complicado será arranjar clube para os colocar. Temo em especial, por André Castro e Ukra, que precisam de jogar.

Mais caricato, são os dossiers dos avançados Walter e Kléber. É certo que nas ultimas semanas, não houve uma posição oficial do FC Porto, apenas o Presidente afirmou que Walter era um negócio complicado e que não estava interessado no Kléber. Mas eu vi Walter no Dragão, há uma semana, no jogo frente ao Ajax, e pelos vistos teve o resto da semana no Porto, onde na passada sexta-feira juntou-se na cidade Kléber. Se no caso de Kléber, o presidente do Marítimo conseguiu o que queria, ou seja, que Kléber não fosse apresentado, já o caso de Walter é do mais bizarro que conheci no meu clube e no futebol nacional, recordo-me apenas de algo semelhante, com Jardel, que aterrou no Porto e no dia seguinte assinou pelo Sporting.

Peço à SAD do FC Porto, a bem da equipa e da preparação, que oficialmente, desista destes 2 jogadores. Penso que os 2 vai criar mais um excedente de avançados, e julgo que a opção por um jovem jogador quando temos Orlando Sá e Rabiola, emprestados, não seja a melhor. Com o avançar do tempo, cada vez torna-se mais complicado arranjar alternativas, pelo que na minha opinião, o FC Porto deveria já procurar 1 ponta de lança, pelo esquema fixo de 4X3X3 de Villas Boas, sugiro um jogador que jogue bem de cabeça.

Ultima nota, a transmissão do jogo pelo site oficial. Pois bem, entupiu, grande novidade... alternativas? Sim, encontrei 2, uma sem som, outra apenas com o som das bancadas. É muito triste, que a festa de apresentação não tenha sido transmitida pela televisão. Entendo, que por de trás está o facto da renovação dos direitos televisivos e o valor que foi ou irá ser pago ao SLB.

Quanto a isso dizer à SAD o seguinte: 2-0 para o SLB. 1-0, quando montou o esquema que montou, no ano passado, e nem com os recursos todos favoráveis ao FC Porto e promessa de pedidos de indemnização, o facto é que nada foi feito. 2-0, porque já com a vantagem de 1-0, continua a puxar dos galões, agora os direitos televisivos, e o FC Porto, a ver navios... Como adepto portista, não fico, nem estou satisfeito por ter "desviado" mais um jogador do SLB, este ano.

Fico contente, quando a SAD colocar os pedidos de indemnização, impugnação, o que for juridicamente possível, para que não fique esquecido a vergonha da época passada. Quanto ao jogo, melhorámos relativamente ao jogo anterior, o que denota evolução no trabalho e temos já alguns jogadores como Helton, Maicon, Fernando, Moutinho e Hulk em excelente condições.

Ricardo Jorge

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Apresentação do plantel 2010/2011 em directo no site do FC Porto


O site oficial do FC Porto vai transmitir em directo a Apresentação Oficial do plantel, agendada para este domingo, a partir das 18h00, no Estádio do Dragão. 

Para além da apresentação individual dos atletas, o evento prevê ainda um jogo com a Sampdoria.
Se não puder vir ao Palco de Emoções, não perca as emoções online!


www.fcporto.pt 


Para todos os que se encontram no estrangeiro, aqui estão alguns possíveis streams para ver FC Porto - Sampdoria

ESTE FUNCIONA PERFEITAMENTE!

http://atdhe.net/21550/watch-fc-porto-vs-sampdoria


http://www.amtv.pt.vu/


http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/futseniores_transmissaodirecto.asp

http://eurorivals.net/fc-porto~sampdoria-live-stream.html

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 1 - Ajax 0*

Crónica publicada no jornal "O Jogo"

Vinte minutos à Villas-Boas

Galeria de fotos in fotosdacurva.blogspot.com



JORGE MAIA * TOMAZ ANDRADE * PEDRO MARQUES COSTA

Estádio do Dragão

Árbitro Artur Soares Dias, auxiliado por Bertino Miranda e Bruno Rodrigues

FC Porto

Treinador André Villas-Boas

Helton (Kieszek, 45'); Sapunaru (Miguel Lopes, 45' e depois André Pinto, 85'), Sereno (Stepanov, 75'), Maicon (Castro, 90') e Emídio Rafael; Tomás Costa (Fernando, 45'), Belluschi (Rúben Micael, 45')e João Moutinho (Souza, 75'); Hulk (Ukra, 75'), Falcao (Farías, 85') e James (Rodríguez, 45').

Ajax

Treinador Martin Jol

Vermeer; Oleguer (Hyun Jun Suk, 81'), Alderweireld, Vertonghen e Anita; Enoh e Lindgren (Blind, 70'); Sarpong (Donald, 81'), Eriksen e Emanuelson (Ozbiliz, 89'); De Jong.

ao intervalo 1-0

Golos 12' James

CARTÕES AMARELOS 86' Vertonghen



Um pouco mais de quarenta mil portistas fizeram a difícil opção de trocar a praia numa das melhores tardes do Verão portuense pela oportunidade de verem a primeira amostra do novo FC Porto que André Villas-Boas andou a cozinhar durante a última semana na Alemanha. E o facto é que tiveram direito a uns bons vinte minutos de um FC Porto novo, mais rápido, mais pressionante, mais agressivo e mais positivo do que aquele a que se habituaram nos últimos quatro anos. De resto, viram o FC Porto ganhar ao Ajax, o que é sempre de assinalar, ainda que marcando apenas um golo, uma espécie de rendimento mínimo garantido durante esta pré-época. E, ainda no capítulo das notícias, desta vez não foi Hulk a marcar, embora o golo lhe tenha pertencido quase todo. Há que descontar o excelente passe de Belluschi a solicitar a explosão em velocidade do brasileiro que, apesar da pressão do guarda-redes Vermeer, nunca desistiu do lance. E também é preciso descontar o toque final para a baliza, de James, que se estreou a marcar pelo FC Porto. Mas o resto, quase tudo, voltou a ser de Hulk. Aliás, o brasileiro foi quase sempre a principal preocupação dos holandeses durante esses 20 minutos iniciais em que também foi possível perceber as parcerias que se começam a criar lá na frente entre Moutinho e Falcao ou entre Belluschi e Hulk, ele próprio. De resto, percebeu-se a consolidação de uma coluna dorsal que corresponde ao onze inicial com uma excepção evidente: Tomás Costa começou a trinco, mas a posição é mesmo de Fernando que, para além da eficácia defensiva de sempre, já cumpre as funções exigidas por Villas-Boas, assegurando o transporte de bola para o ataque. E se o jogo mudou de cara depois desses 20 minutos iniciais, foi em grande parte porque o Ajax leva mais 11 dias de trabalho e um jogo de preparação nas pernas, detalhes que nesta fase da pré-época fazem toda a diferença ao nível do ritmo e da capacidade física.

Curiosamente, mesmo sem ter sofrido golos, continuam a perceber-se problemas genéricos de entendimento na defesa. Passes falhados em zonas de risco, atrasos às cegas para zonas sob pressão e descoordenações na marcação à zona com que se enfrentam os lances de bola parada recordam amiúde a ausência dos quatro titulares da época passada (Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira) que ainda não integraram os trabalhos. Ainda assim, fica o registo de mais um teste positivo a uma equipa ainda em fase de construção.

André Villas-Boas não muda de sistema

Como começou
4x3x3

Com um onze onde, com excepção de Tomás Costa no lugar de trinco, André Villas-Boas parece ter escolhido os jogadores em melhor forma para cada posição, o FC Porto foi uma equipa pressionante e agressiva enquanto as pernas deixaram. Destaque para a capacidade de explosão de Hulk, decisiva no golo.

Como acabou
4X3X3

As substituições descaracterizaram a equipa, mas não lhe conseguiram roubar a identidade nem mexeram com o sistema de jogo: o 4x3x3 é a base de trabalho de André Villas-Boas. Destaque para Fernando, o melhor candidato à sua própria sucessão no lugar de trinco, posição que desempenha à Villas-Boas

Velocidade de Hulk foi decisiva no lance do golo

Hulk voltou a ser o grande dinamizador do futebol ofensivo do FC Porto. O brasileiro foi o único que não acusou o cansaço acumulado pela semana de estágio em Marienfeld e também não pareceu afectado pela viagem desde a Alemanha na sexta-feira, mantendo intacta toda a sua capacidade explosiva. Foi graças a ela que o FC Porto chegou à vantagem, num lance em que a velocidade do brasileiro foi crucial. Lançado por Belluschi e apesar da pressão do guarda-redes do Ajax, Hulk não desistiu do lance e fez o cruzamento na queima. Os holandeses reclamaram que a bola estava fora...

Os antigos um a um

Helton

Novamente seguro entre os postes e nas saídas aos cruzamentos. Boa defesa a um remate de longe. Continua sem sofrer golos.

Sapunaru

Tal como Emídio Rafael, surgiu poucas vezes no ataque no tempo em que esteve em campo. Cumpriu com as obrigações defensivas.

Maicon

Melhor do que Sereno, teve clarividência para sair a jogar quando foi preciso. Quando não teve espaço, tentou também o passe longo com medidas quase certas.

Tomás Costa

Foi o trinco titular. Bem posicionado, recuperou bolas e destacou-se naquilo que melhor sabe, ou seja, os passes. Muitas vezes defendeu à frente, pressionando o adversário e anulando as linhas de passe. Também foi verdade que em algumas situações perdeu o sentido de espaço e abriu brechas na zona defensiva.

Belluschi

Voltou a destacar-se em 45 minutos de jogo. Fez o passe para Hulk no lance do único golo e fez girar a equipa. Também pressionou o adversário.

Hulk

Foi a unidade mais perigosa do FC Porto e também a mais interventiva. O golo foi praticamente seu, porque acreditou que a bola não ia sair e depois cruzou para James. Com pujança física, rebentou com a defesa holandesa, mas, claro, também perdeu bolas, uma inevitabilidade derivada do risco na aposta em jogadas individuais.

Falcao

Continua sem marcar golos. Muitas vezes longe da baliza, quando esteve na área foi servido de forma deficiente.

Miguel Lopes

Atacou mais do que Sapunaru e, não fosse Hulk a tirar-lhe a bola, podia ter tentado o golo em plena área holandesa. Seguro a defender.

Fernando

Mais uma boa exibição do brasileiro. Cumprindo o desejo do treinador, saiu a jogar e distribuiu jogo com bons passes. E rematou à baliza uma vez.

Rúben Micael

Entrou com João Moutinho ao lado e acabou com Souza, tentando ter o controlo das operações. Na parte final ainda serviu Falcao na área, mas o lance perdeu-se.

Rodríguez

Mais solto, lutou com os adversários e disputou as jogadas até à exaustão.

Stepanov

Não foi colocado à prova no pouco tempo de utilização.

Farías

Escassos minutos em campo.

Os novos um a um

Moutinho por todo o lado

Sereno

Pareceu intranquilo na hora de decidir o tempo de entrada à bola e também hesitou em alguns passes. Tentou entender-se da melhor forma com Maicon e conseguiu subir de rendimento após o intervalo. Mas, é um facto, precisa de melhorar os níveis de concentração.

Emídio Rafael

Foi o único a completar os 90' e aguentou o ritmo. Apesar de um ou outro corte mais atrapalhado, não criou calafrios à defesa. A atacar, raras vezes passou da linha de meio-campo na primeira parte. Melhorou na segunda metade, mas decidiu mal nas duas vezes em que surgiu na área do Ajax.

João Moutinho

Dividiu o meio-campo com Belluschi, ora à esquerda, onde começou, ora à direita, tentando combinar com os extremos e servir o ataque, quase sempre de primeira. Melhorou na qualidade do passe na segunda parte, já com Rúben Micael ao lado, e quase sempre na direita. Também se evidenciou na pressão sobre o adversário e conseguiu mesmo algumas recuperações. Saiu debaixo de uma grande ovação.

James

Marcou o primeiro golo da época em casa. Encostado à esquerda, tem a tendência de flectir para o meio e surgir na zona de finalização. No entanto, apesar da excelente técnica, ainda não consegue ganhar metros com a bola nos pés.

Kieszek

Num livre e num canto optou da mesma forma, ou seja, socou a bola em vez de a agarrar.

Souza

Com Fernando em campo, ocupou uma zona mais adiantada do relvado e tentou construir jogo. Tem boa técnica.

Ukra

Sem tempo para mostrar o que mais sabe fazer: ir para cima dos adversários e alimentar o ponta-de-lança.

André Pinto

Uma desatenção na defesa.

Castro

Também sem tempo.

André Villas-Boas
"Parece difícil de acreditar que o Moutinho está aqui"



Galeria de fotos site oficial

http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_fcpajax_180710.asp

sábado, 17 de julho de 2010

Programa do FC Porto - Ajax

in fcporto.pt 

Domingo preenchido no Estádio do Dragão

O dia de amanhã promete e as emoções vão concentrar-se todas no Estádio do Dragão. Além do jogo particular entre as equipas principais do FC Porto e Ajax, os associados poderão assistir a uma partida entre os sub-14 Portistas e holandeses e à cerimónia de entrega do troféu de Campeão de sub-17, referente à época 2009/10.

As portas do Estádio do Dragão abrem às 15h30, estando a partida entre os sub-14 do FC Porto e Ajax marcada para as 16h30.

Mais tarde, às 18h00, é a vez das formações seniores de ambos os clubes entrarem em campo, para protagonizarem aquele que se adivinha um grande espectáculo de futebol.

Destaque ainda para a entrega do troféu de Campeão Nacional de sub-17, referente à época 2009/10, à equipa orientada na altura por Pedro Emanuel, agora adjunto de André Villas-Boas no plantel principal.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 1 - Trabzonspor 0 *

Crónica publicada no jornal "O Jogo"



Pé quente de Hulk decide


PEDRO MARQUES COSTA/TOMAZ ANDRADE
enviados especiais a Marienfeld (Alemanha)

Kieszek (Helton, 46'); Sapunaru (Sereno, 73'), Sereno (Stepanov, 46'), Maicon (André Pinto, 46')e Emídio Rafael (Addy, 61'); Fernando (Tomás Costa, 46), Belluschi (Rúben Micael, 31', depois Castro, 61') e João Moutinho (Souza, 46'); Hulk (Rodríguez, 46'), Ukra (James, 46') e Falcao (Farías, 46').

Ao intervalo 1-0

Golo | 33' Hulk

Um excelente golo de Hulk na primeira parte bastou para o FC Porto vencer o Trabzonspor. Depois do confrangedor empate com os alemães do Preussen, da IV Divisão, a equipa de André Villas-Boas apresentou-se bem melhor em Witten e bateu com relativa facilidade um adversário turco sem grandes argumentos qualitativos. Houve menos calor e viu-se melhor futebol. E, claro, a equipa portista respirou de alívio com a primeira vitória em solo alemão.

O FC Porto voltou a utilizar o 4x3x3 ao longo de todo o jogo, embora com protagonistas diferentes consoante o desenrolar da partida e, também, com níveis de futebol desiguais. Melhor na primeira parte, pior na segunda, mas sempre com o controlo do jogo. Na primeira parte, a pressão sobre os turcos foi mesmo asfixiante e durante esse período assistiram-se a boas jogadas de entendimento, com uma defesa capaz de ajudar o meio-campo a roubar a bola ao adversário e criatividade na organização do ataque, a partir do meio-campo. João Moutinho voltou a mostrar qualidade e serenidade, fazendo uma boa dupla com Rúben Micael a partir da meia hora, quando o madeirense substituiu o argentino Belluschi (teve o golo nos pés aos 26', mas um turco salvou em cima da linha). Com a ajuda de Fernando, estes intérpretes permitiram libertar Hulk e o brasileiro, a partir da direita, enquadrou-se com a baliza e marcou um grande golo (mais um) aos 33 minutos. Dez minutos antes, havia sido Ukra a ter a melhor oportunidade de golo. Antes do intervalo, Falcao ainda teve a hipótese de aumentar a vantagem.

Na segunda parte, André Villas-Boas apresentou praticamente outra equipa, que pareceu menos oleada do que a inicial. A frente de ataque, composta por Rodríguez, James e Farías revelou-se menos agressiva, mas foi sobretudo no meio-campo que se verificou a grande diferença. Souza, Tomás Costa e Castro formaram um sector de combate, embora menos criativo. O Trabzonspor lá foi conseguindo atacar mais vezes, mas só em duas ocasiões esteve perto do golo. Helton negou-os, com uma grande defesa para canto e depois a afastar o perigo com os pés. A defesa portista, comandada por Stepanov, conseguiu anular o adversário. Depois de ter feito dupla com Maicon na primeira parte, Sereno voltou a entrar no jogo para o quarto de hora final, mas para jogar a defesa-direito (no lugar de Sapunaru).

André Villas-Boas mantém sistema

4x3x3 | Pressão total

Quanto a equipa não tinha a bola, a defesa e, sobretudo, o meio-campo fez uma pressão imensa sobre o adversário. Isto resultou numa enorme percentagem de posse de bola e largos minutos a atacar o último reduto turco. Aos 30 minutos Belluschi deu o lugar a Rúben Micael e pouco depois Hulk marcou.

4x3x3 | Menos ideias

A segunda parte mostrou uma equipa menos pressionante e com menos ideias na construção do jogo. A qualidade do passe diminuiu e o ataque ressentiu-se. Tanto mais que Rodríguez mostrou não estar na melhor forma física, dada a paragem. Mas a defesa esteve segura e Helton mostrou a habitual classe.

João Moutinho dá-lhes ritmo

Os novos um a um

Kieszek

Voltou a ser utilizado na primeira parte, altura em que o Trabzonspor não realizou nenhum remate à baliza. Sem trabalho de relevo, limitou-se a segurar as poucas bolas que foram caindo na área.

Emídio Rafael

Uma agradável surpresa. Integrou-se bem nas acções ofensivas, tendo oferecido um golo a Falcao depois de um cruzamento tenso (39'). Para além disso, ocupou sempre bem os espaços, com a excepção de um lance, quando se deixou bater em velocidade por Yattara (18').

Sereno

Acusou algum nervosismo inicial que foi desaparecendo. Controlou os movimentos dos adversários, quer no centro, onde começou, quer na direita, onde jogou a meio da segunda parte.

Moutinho

Surgiu na equipa titular e voltou a ser um dos principais responsáveis pela boa primeira parte da equipa. Pressionou sempre alto, recuperou algumas bolas no meio-campo adversário e ainda emprestou qualidade à equipa para uma boa circulação de bola. É ele que marca os ritmos da equipa.

Ukra

André Villas-Boas ofereceu-lhe uma oportunidade na equipa titular e o extremo português não desiludiu. Começou com uma iniciativa individual (6'), depois rematou à figura após mais um bom trabalho (9') e ainda lhe sobrou tempo para isolar Hulk com um passe de excelência (23').

André Pinto

Juventude e muita qualidade. Na retina ficou um excelente corte em carrinho perante o perigo do adversário. Muito promissor e a merecer uma aposta continuada.

Souza

Começou a médio-interior e terminou a trinco mas esteve sempre ausente e demasiado cauteloso nos passes. Continua a integrar-se a uma nova realidade.

James

Não teve culpa no menor fulgor ofensivo da segunda parte. Revelou uma boa técnica e uma enorme coragem para assumir duelos individuais. Sofreu algumas faltas, porque parece não haver outra forma de o travar.

Os antigos um a um

Helton

Duas grandes defesas voltam a reforçar-lhe o estatuto de titular indiscutível. Surgiu em grande forma no estágio e parece não haver forma de perder o lugar.

Maicon

Está a aproveitar a ausência dos dois titulares da época passada. Forte no ar e intransponível pelo chão.

Stepanov

Não comprometeu, o que não deixa de ser uma boa notícia.

Sapunaru

Seguro a defender e pouco activo no ataque. Registo para uma desatenção, já no final da primeira parte, quando deixou a bola cair nas costas depois de um cruzamento vindo da esquerda.

Fernando

Ocupa um dos lugares mais importantes no esquema de Villas-Boas e revelou que não está na disposição de dar grandes hipóteses à concorrência. Esteve perfeito em termos tácticos e ainda conseguiu acrescentar qualidade nas movimentações ofensivas.

Belluschi

Arrancou mal, com alguns passes falhados, mas melhorou com o passar do tempo. Destacou-se pelos dois remates perigosos que executou de fora-da-área.

Falcao

Três oportunidades, zero golos. O colombiano ficou novamente sem marcar, apesar de se ter movimentado sempre bem, sobretudo dentro da área. Só falta afinar a pontaria.

Hulk

Mais um grande golo. Desta vez, partiu da direita, flectiu para o centro e rematou ao poste mais distante em arco (33'). Antes disso, já tinha estado perto de marcar duas vezes: na primeira rematou forte para uma boa defesa e depois obrigou o guarda-redes do Trabzonspor a bilhar (23').

Rúben Micael
Foi o primeiro a entrar (31') para se juntar no meio-campo a João Moutinho. Ainda está longe da boa forma evidenciada na época passada, mas com as qualidades do costume: entrega e perfeição no passe.

Tomás Costa

Começou por ser trinco, antes de subir para o meio-campo; está com vontade de conquistar um lugar no plantel às ordens de André Villas-Boas e sai do estágio com o estatuto reforçado.

Rodríguez

Surgiu muito preso de movimentos e incapaz de imprimir mudanças de velocidade.

Farías

Apatia incrível e 45 minutos de puro desperdício.

Castro

O mesmo jogador raçudo de sempre.

Addy

Alguns minutos no último jogo com a camisola do FC Porto.

Villas-Boas saltou para o relvado

Um pequeno desentendimento entre os jogadores das duas equipas, ainda na primeira parte, revelou um treinador com vontade de saltar para o relvado. André Villas-Boas abandonou momentaneamente o banco de suplentes para acalmar os jogadores, sobretudo Hulk, Fernando e Maicon, que foram aqueles que responderam com maior energia às provocações dos adversários. Tudo aconteceu depois de uma falta aparentemente normal de Fernando, que, pelos vistos, os turcos não gostaram. O treinador do Trabzonspor, Senol Guns, imitou Villas-Boas e também tratou de anular o desentendimento.

Pedro Emanuel do lado oposto

O adjunto Pedro Emanuel não ficou no banco de suplentes. Escolheu o outro lado do campo e, a partir da bancada, não se cansou de tirar notas. A ideia era ficar num plano superior em relação ao relvado, de maneira a apreciar melhor o desenvolvimento da equipa e a colocação dos jogadores, só que no pequeno Estádio do Witten não havia grandes sítios para o fazer. Pedro Emanuel lá conseguiu dividir um pequeno palanque com um operador de câmara e fartou-se de escrever.

Turcos retidos no trânsito

O jogo entre o FC Porto e o Trabzonspor, disputado na cidade de Witten, começou mais tarde do que o previsto. Isto porque a comitiva turca, a estagiar na Holanda, ficou presa na auto-estrada devido ao intenso trânsito que se verificava. Comunicado o atraso, o FC Porto, que já se encontrava no estádio, aceitou retardar. Começou 45 minutos depois do previsto.

Miguel Lopes poupado

Mariano, Guarín, Varela, Ventura e Miguel Lopes assistiram ao jogo na bancada. Se havia expectativas quanto a uma possível utilização de Varela, regressado aos treinos esta semana, já a ausência de Miguel Lopes foi a maior surpresa. O defesa não jogou devido a gestão de esforço. Mariano, Guarín e Ventura estão lesionados.

Gustavo Colman ausente

Gustavo Colman, o argentino que tem sido apontado ao FC Porto nos últimos tempos, não participou no jogo de ontem e nem sequer viajou com a equipa até à cidade de Witten. Segundo os responsáveis do Trabzonspor, o médio está a recuperar de uma lesão, razão pela qual ficou na Holanda, onde a equipa turca se encontra a estagiar.

Declarações

Belluschi
"Agora pressionamos mais do que era habitual"



André Villas-Boas
"Estamos no bom caminho"

O FC Porto encerrou o estágio com uma vitória sobre o Trabzonspor e encerrou também a primeira etapa da pré-temporada, percebendo-se que a partir de agora a concorrência vai apertar, porque André Villas-Boas anunciou que vai começar a fazer opções, para os jogos que se seguem. Ontem a preocupação era dar minutos a todos. "Mantivemos a lógica do que estávamos a fazer com uma equipa em cada parte. Continuámos a dar minutos a toda a gente e a preparar-nos. A partir de agora vamos começar a definir opções", frisou. Sobre o jogo, disse que os objectivos foram cumpridos, ainda que tivesse sublinhado algum desperdício no ataque: "Na primeira parte falhámos muitas oportunidades, como contra o Preussun. Mas o esforço de todos deixa-me satisfeito porque conseguimos transferir para o jogo o que fazemos nos treinos."

Ao fim das duas primeiras semanas de trabalho, o colectivo da equipa está longe daquilo que pretende, mas Villas-Boas disse que está no bom caminho: "Tudo passa por uma mudança de hábitos e, como sabem, há uma nova forma de treinar e de jogar, mas construir uma organização nova demora o seu tempo. Passo-a-passo chegaremos lá. Ainda não é isto que queremos, mas estamos no bom caminho." Aliás, a atitude dos jogadores tem deixado o técnico satisfeito: "Sinto vontade de aprenderem o que temos feito nos treinos. Também é um facto que gerir excesso de informação nova é difícil. Mas sinto a equipa com vontade de assimilar. O jogo de hoje [ontem] e o resultado foram bons, porque ajudam a consolidar."

Pela frente, surge a necessidade de fazer opções, com a chegada dos internacionais e de mais alguns reforços: "Disse que queria 25 jogadores, 22 de campo e três guarda-redes, mas podemos, ou não, adicionar mais algum a esse número. Será uma decisão a tomar. Temos vários internacionais que brilharam e que regressam e vão trazer qualidade ao plantel. Mas estamos conscientes de que depois do jogo com o Ajax, na semana de preparação para a Sampdória, teremos um plantel mais rico, que vai levar a equipa para outros patamares."

Com o mercado aberto, Raul Meireles, Bruno Alves nas bocas do Mundo e Fucile a revelar o sonho de jogar em Itália, Villas-Boas não perde a tranquilidade. "Esse tipo de declarações são de um jogador ambicioso, mas que sente a causa do FC Porto, tal como Bruno e Raul Meireles. Dentro da nossa realidade são coisas a que estamos habituados e não há que penalizar um jogador que sonha, porque outros também sonham e têm problemas por causa disso", declarou, numa clara alusão às dificuldades de Kléber. "Fucile é um homem feliz e quando regressar seguramente que estará disponível para a causa do FC Porto, tal como sempre esteve", frisou.

NOTA PARA A RTP, QUE PERDEU A VERGONHA, E HOJE DE MANHÃ NAS NOTÍCIAS, JÁ MOSTROU IMAGENS PRÓPRIAS DO JOGO .... COM UM ENVIADO ESPECIAL !!!!

JÁ VÃO TARDE !!!! E NÓS PORTISTAS NÃO ESQUECEREMOS O CENTRALISMO FUNDAMENTALISTA DESTE CANAL, QUE DISCRIMINOU O NOSSO CLUBE, PRIVANDO ASSIM EMIGRANTES E PORTISTAS EM FÉRIAS DE TER NOTICIAS DO SEU AMADO CLUBE!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TV Streams para ver FC Porto - Trabzonspor



Já que nenhuma televisão transmite o jogo do nosso FC Porto, fica uma lista de links de Live Streams que poderão transmitir o jogo, às 18h00 de Portugal.


http://www.ligtvdevu.net (USTREAM/FREEDOCAST)

http://www.ligtvdevi.net
(USTREAM)

http://www.freesoccerlive.com (USTREAM)

http://www.kululu17tvs.blogspot.com (USTREAM)



A fonte destes links é o fórum:

http://www.asiaplate.com/forum/viewtopic.php?t=5423

Alguns sites poderão pedir para instalar o http://d1.veetle.com/download/veetle-0.9.17.exe que é um plugin.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 1 - SC Preussen 1*



Crónica publicada no jornal "O Jogo"
PEDRO MARQUES COSTA/TOMAZ ANDRADE, enviados a Marienfeld (Alemanha)
Crónica de TOMAZ ANDRADE

Moutinho aponta Falcao à barra



Kieszek(Helton, 31' e depois Ventura, 61'); Miguel Lopes (Sapunaru, 46'), Stepanov, (André Pinto, 46') Sereno (Maicon, 46') e Addy (Emídio Rafael, 46'); Souza (Tomás Costa, 31' e depois Fernando, 61'), Belluschi (João Moutinho, 46') e Rúben Micael (Castro, 46'); Hulk (Ukra, 46'), Farías (Falcao, 46') e e James (Pipo, 61')

ao intervalo 1-1; Golos 4' Hulk ; 23' Bourgalt
Partindo do princípio que o jogo-treino com o Tourizense não contou, porque se realizou à porta fechada, o primeiro teste do FC Porto de André Villas-Boas terminou com um empate a um golo. O SC Preussen joga na IV Divisão alemã e, por isso, o resultado só pode ser considerado fraco. Mas, claro, há muitas condicionantes, a começar pelas elevadas temperaturas (a rondar os 35 graus) e o cansaço dos jogadores, passando pela deficiente, e compreensível, falta de entrosamento entre sectores e terminando na utilização de duas dúzias de jogadores ao longo da partida. O resultado, numa justificação simplista, explica-se também com os erros defensivos que permitiram o golo dos alemães e uma pontaria demasiado afinada de Falcao, que rematou duas vezes à barra na segunda parte. Certeza também há uma: Villas-Boas tem muito trabalho pela frente. Mas também há coisas boas para contar. James Rodríguez deu boas indicações e João Moutinho já se entende com Falcao.

Às 15 horas, Munster era um forno, mas os jogadores entregaram-se à luta como puderam. Com o ex-internacional alemão Pierre Littbarski a ver o jogo na bancada, Hulk, equipado com uns calções térmicos para queimar mais gorduras, começou logo a fazer diabruras. E à segunda conseguiu um grande golo. A partir da direita, e com a Jabulani no pé, flectiu para o meio e rematou forte, ao ângulo direito da baliza alemã. Animado, pouco depois rematou mais uma vez e a bola rasou o poste direito. Parecia que Hulk era capaz de ganhar o jogo sozinho ou ligeiramente acompanhado, porque James, do outro lado, também colava a bola ao pé e tentava o golo (esteve perto, perto), se bem que lhe tenha faltado capacidade de explosão.

Depois vieram os erros defensivos do FC Porto. Sereno não conseguiu o corte sobre a direita (compensava Addy), Stepanov aliviou mal e Souza não conseguiu tirar a bola da defesa. Apareceu Bourgalt, solto, a rematar sem hipóteses para Kieszek. Empate aos 23 minutos com um golo com culpas tripartidas.

Na segunda parte jogou outra equipa, composta também por muitos reforços e até um jogador da formação, e a verdade é que o FC Porto dominou o jogo, embora sem conseguir chegar à vitória. João Moutinho esteve bem a alimentar o ataque e, por duas vezes, serviu Falcao. A barra devolveu os remates (primeiro de cabeça e depois com o pé) do colombiano. O resultado também se explica por isto.


Rodríguez lesionado

Nem todos os jogadores foram utilizados por Villas-Boas no jogo de ontem. De fora ficaram os lesionados Mariano, Varela e Guarín. O guarda-redes Samir também não foi utilizado, ficando a nota de maior destaque para a ausência de Rodríguez com uma contusão no joelho direito. Apesar do jogo, ontem de manhã houve treino em Marienfeld.


Moutinho ovacionado

Um a um, os jogadores do FC Porto foram anunciados ao público por uma emigrante portuguesa. Com certa dificuldade na pronúncia de alguns nomes, como o do guarda-redes polaco Kieszek, a "speaker" não vacilou quando anunciou jogadores como João Moutinho ou Hulk, o ex-leão foi mesmo o mais aplaudido pela assistência.


Três mil nas bancadas

Duas de quatro bancadas do Estádio do Preussen encheram-se para ver os jogadores do FC Porto. Os bilhetes custaram 12 euros, preço único, e os emigrantes portugueses da região apareceram em bom número. Digamos que metade da assistência era alemã e a outra portuguesa, chegando aos três mil espectadores. No fim do amigável houve festa.


André Villas-Boas mantém sistema

4x3x3
Defesa à zona

O esquema táctico escolhido, o 4x3x3, não surpreendeu ninguém. O trinco (Souza e depois Tomás Costa) tentou dar rapidez ao jogo, jogando sempre para a frente. Sem bola, toda a equipa tinha de defender e fazer muita pressão sobre o adversário. A marcação foi feita à zona.

4x3x3
Moutinho à solta

A pouca distância entre os sectores foi uma preocupação, de forma a encurtar espaço e poupar no desgaste. Com Fernando a tentar alguns passes longos (uma novidade), Moutinho aproveitou o estilo de combate de Castro para pisar várias zonas do meio-campo e servir o ataque.

Os novos um a um

James Rodríguez deu nas vistas e reclama um lugar no ataque


Kieszek

Estreia infeliz com a camisola do FC Porto. Sofreu um golo - sem que tivesse grandes possibilidades de defesa - no único remate que a equipa do Preussen fez durante o tempo em que esteve em campo.

Sereno

Dois erros graves mancharam-lhe a exibição. No primeiro, não conseguiu impedir Guvensik de cruzar para a área, na jogada que daria o golo do Preussen (23'); mais tarde, um mau domínio de bola permitiu que a equipa alemã dispusesse de uma grande oportunidade para marcar (35').

Souza

Surgiu na equipa titular à frente da defesa, mas o jogo de ontem deu para perceber que é diferente de Fernando. Mais alto, melhor toque de bola, mas aparentemente menos rápido e agressivo do que o compatriota. Com a bola nos pés, decidiu sempre bem, embora não tenha arriscado muito ao nível do passe.

James

Demonstrou capacidades capazes de o transformar, a curto prazo, numa das surpresas desta equipa. Tem uma técnica excelente, atrevimento para arriscar nas jogadas individuais e uma enorme vontade de se mostrar - andou quase sempre de braço no ar a pedir a bola. Ainda teve duas oportunidades para marcar, mas acabou por ver o guarda-redes adversário negar-lhe o golo. Uma nota menos positiva: faltou-lhe alguma explosão no arranque, provavelmente provocada pelo desgaste dos treinos.

Emídio Rafael

Menos de 24 horas depois de chegar à Alemanha, entrou no primeiro jogo pelo FC Porto nervoso e acumulou pequenos erros técnicos que com o passar do tempo desapareceram. Preocupou-se em emprestar profundidade ao ataque, sem grandes efeitos práticos.

Moutinho

Três grandes passes para Falcao finalizar são o melhor exemplo daquilo que o médio pode acrescentar a esta equipa. Apareceu entrosado com os companheiros, sobretudo o colombiano, e sem problemas para assumir o jogo da equipa, tendo acabado por ser um dos melhores em campo.

André Pinto

Fez uma boa dupla com Maicon.

Castro

Excelente atitude competitiva. Mostrou raça e vontade de agarrar o jogo a meio-campo.

Ukra

Assumiu as iniciativas individuais sem problemas, mas preferiu jogar mais para a equipa. 


Os antigos um a um

Miguel Lopes

Grande disponibilidade física para percorrer todo o corredor direito. Apareceu bem e integrou-se com facilidade nas acções ofensivas.

Stepanov

No golo do Preussen, não conseguiu resolver da melhor forma um cruzamento que caiu no seu raio de acção.

Addy

Exibição muito discreta. Eficaz a defender, mas pouco atrevido em termos ofensivos.

Belluschi

O argentino surgiu na equipa titular, mas voltou a cometer os mesmos erros do passado: conseguiu alternar pormenores interessantes com alguns erros infantis.

Rúben Micael

Envergou pela primeira vez a braçadeira de capitão mas esteve ausente do jogo. Nunca conseguiu pegar na equipa a meio-campo.

Hulk

Abriu o jogo com um grande golo: arranque da direita, dois passos para dentro e remate indefensável ao ângulo mais distante. Foi o mais perigoso da equipa.

Farías

Poucos minutos depois do início do jogo denotou grandes dificuldades físicas para ir buscar uma bola relativamente acessível.

Helton

Fez a defesa da tarde já em cima do intervalo, numa intervenção por instinto a interceptar um remate à entrada da pequena área.

Tomás Costa

Voltou a jogar a trinco, longe da posição que mais gosta, e teve a preocupação de sair a jogar.

Sapunaru

Podia ter acrescentado um golo à tranquilidade defensiva que demonstrou, mas o remate saiu por cima.

Maicon

Trouxe à equipa a serenidade defensiva que faltou na primeira parte.

Falcao

Três oportunidades para marcar redundaram em dois remates à barra. O instinto goleador continua intacto.

Ventura

Trinta minutos em campo sem trabalho digno de registo.

Fernando

Trouxe maior estabilidade ao sector defensivo e acrescentou-lhe ainda uma enorme vontade de corresponder às novas exigências do treinador.

Pipo

Encostou-se à esquerda e sobressaiu pela vontade que emprestou a todos os lances.


André Villas-Boas: «No caminho certo»

Após o jogo com o SC Preussen, o treinador André Villas-Boas falou sobre o primeiro ensaio neste estágio e acerca da progressão da equipa do FC Porto.

Calor condicionou

«Sim, mas sem desculpas, acho que também houve alguma passividade e um ritmo um pouco lento. Mas acho que caminhamos para boas dinâmicas. Obviamente que o calor não ajuda, mas não é desculpa para o que se fez. Houve alguns progressos na segunda parte, mas sobretudo o importante é ganhar dinâmicas e o mais rápido possível. Temos de tentar encontrá-la em breves momentos e foi isso que fizemos a espaços. Tivemos algumas oportunidades de golo. Passo a passo, continuar a afinar a máquina para chegar à Supertaça em condições máximas de disputar o troféu.»

Colectivo é que satisfaz

«Espero enquadramento da parte de todos. Não me satisfaz apenas o entrosamento de dois jogadores, mas sim o de um todo, de um colectivo. E acho que isso não ficou ainda demonstrado. Pequenos passos, pequenas arestas a limar, mas no caminho certo, sem dúvida»


Passo a passo

«Há uma diferença notória que vocês também têm testemunhado. Esta equipa tem quatro anos de hábitos ganhadores, queremos continuar com esses hábitos, mas imprimir um estilo novo. Todos esses passos são passos que demoram, porque são hábitos que estiveram implementados muito tempo. Resta encontrar um equilíbrio entre o que pretendemos no futuro e o que temos de positivo desses quatro anos. Esse enquadramento não é fácil para os jogadores, que são confrontados com uma realidade nova, uma realidade nova de treino e de jogo, e demorará sempre um pouco a atingir. Penso que, lentamente, até ao jogo com o Ajax e depois com a Sampdória já possamos fazer coisas mais positivas. Mas o que importa é ganhar ritmo, sempre desta lógica de 45 minutos para cada equipa. Portanto, também vêem essa preocupação nossa de dar minutos a toda a gente.»

Fotos e declarações de AVB retiradas do site oficial do clube

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 4 - Tourizense 1 *


Crónica publicada no jornal "O Jogo"

James com licença para marcar
CARLOS GOUVEIA
TOMAZ ANDRADE

André Villas-Boas estreou-se com uma goleada (4-1) ao Tourizense no comando técnico do FC Porto, apostando num onze com quatro reforços - Sereno, Souza, João Moutinho e Ukra - e, para começar, usou o mesmo sistema táctico dos últimos tempos: o 4x3x3. A partida foi disputada à porta fechada, como tem sido habitual nos últimos anos, mas O JOGO sabe que Falcao, Castro, James Rodríguez e Hulk foram os autores dos golos azuis e brancos, tendo o adversário reduzido a contagem já perto do apito final, por intermédio de Hugo, numa altura em que Ventura defendia as redes. Ao intervalo o resultado era de 1-0. Villas-Boas mudou a equipa na segunda-parte, usando todos os jogadores disponíveis, alguns juniores incluídos, e não deixou de testar uma variação táctica próxima do 4x4x2.

O FC Porto dominou de princípio ao fim e podia ter marcado mais golos, tantas foram as oportunidades criadas. Sapunaru, por exemplo, teve um cabeceamento perigosíssimo, a cruzamento de João Moutinho. Pipo, avançado dos sub-19, também dispôs de um par de ocasiões flagrantes.

Ao fim de sete dias de intensos treinos no Olival, o FC Porto defrontou um adversário acessível e já velho conhecido destas andanças para que André Villas-Boas medisse o pulso à equipa. Como é evidente, o resultado é o que menos importa ao novo treinador. Contudo, não deixa de ser interessante constatar que Falcao não perdeu o vício de marcar durante as férias (ele que fez 34 golos em jogos oficiais em 2009/10), que Hulk continua a fazer assistências - ofereceu um golo a Castro - e que o reforço James Rodríguez, em quem os responsáveis portistas depositam grandes esperanças, se apresentou com vontade de conquistar espaço. Além do golo, com o pé esquerdo, ainda apontou um livre directo que o guarda-redes contrário defendeu com dificuldade. Castro não se intimidou com a concorrência interna e também tratou de mostrar serviço ao técnico.

Tendo sido disputado à porta fechada, não foi possível ver João Moutinho estrear-se com a camisola do FC Porto. Em todo o caso, fica o registo da confiança depositada por Villas-Boas no ex-jogador do Sporting, oferecendo-lhe a titularidade ao lado de Belluschi, e com Souza, outro dos reforços, como médio mais defensivo. Curiosa, também, a opção por Bacar no lado esquerdo da defesa. Em todo o caso, sendo este apenas o primeiro esboço do dragão, não se pode concluir que Addy - o outro lateral-esquerdo disponível - tenha perdido relevância no plantel. Recorde-se que Álvaro Pereira e Fucile ainda estão no Mundial.

Rúben Micael foi considerado apto e fez os primeiros minutos desde a lesão. De fora ficaram apenas os lesionados: Guarín, Varela (ambos em treino condicionado), Mariano (tratamento) e, ainda, Farías que manteve o trabalho de ginásio. Samir, o quarto guarda-redes também não se equipou, mas por opção técnica.


Souza e Moutinho juntos no meio no primeiro esboço de Villas-Boas

O primeiro esboço de André Villas-Boas ficou, obviamente, limitado devido às lesões e às ausências de muitos internacionais, considerados jogadores-chave do FC Porto. Ainda assim, deu para retirar algumas ideias: o 4x3x3 foi o desenho inicial. Este é o sistema táctico preferido do treinador, que já confessou ser um romântico do futebol e um admirador do Barcelona, a equipa que ninguém detesta ver jogar.

Outra ideia importante foi a titularidade do brasileiro Souza na posição de médio-defensivo. Melhor fisicamente do que Fernando (porque estava a jogar até há pouco tempo), Villas-Boas quis ver em acção o reforço, dando-lhe indicações para a importância do passe e saída do seu espaço com a bola controlada. Um pouco mais à frente jogou outro reforço, João Moutinho, que ficou com Belluschi ao seu lado. Ou seja, dois médios pequenos, mas cheios de raça e técnica. O trio do meio-campo alimentou um ataque com duas caras conhecidas (Falcao ao meio e Rodríguez à esquerda) e o regressado Ukra. Na segunda parte, o treinador portista rodou o plantel disponível e usou também alguns juniores.

Centrais a rotinar

Sem Fucile, Álvaro Pereira, Rolando ou Bruno Alves, ainda de férias, Villas-Boas improvisou na defesa, sobretudo à esquerda. No centro, Sereno e Maicon vão ganhando rotinas, e não é descabido considerar essa como dupla possível para a Supertaça. Rolando pode ainda intrometer-se, mas começa a época mais tarde. Bruno Alves, mesmo que não seja transferido, cumprirá castigo nesse jogo. Villas-Boas mudou a equipa na segunda parte, misturando novatos com opções seguras, como Hulk ou Rúben Micael.

Golos em detalhe

1

Falcao a encostar

Cristian Rodríguez - sempre muito activo na ala, mostrando vontade para apagar de vez a última época - avança sem grandes obstáculos e assiste Falcao. O colombiano só tem de encostar o pé e confirmar os dotes do costume.

2

Castro pela baliza dentro

Assistência de Hulk apanha Castro embalado. O médio desmarca-se com facilidade, passa o guarda-redes com serenidade e acompanha a bola até dentro da baliza. Castro vai marcando golos...e pontos

3

James: peito e pé

FC Porto insiste no ataque, numa sucessão de ressaltos que lhe são favoráveis. Num deles, James pára a bola de peito e atira em jeito, de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa.

4

Hulk, de penálti

Um defesa do Tourizense corta a bola com a mão. O penálti foi assinalado e Hulk foi o escolhido para o marcar, num sinal de que poderá também fazê-lo ao longo da época. O Tourizense viria a reduzir a desvantagem pouco depois.