quinta-feira, 24 de maio de 2012

Natação * Sara Oliveira 12.ª nos 100 mariposa

Sara Oliveira terminou em 12.º lugar os 100 metros mariposa do Europeu de Debrecen, perfazendo a distância em 59,79 segundos. A nadadora do FC Porto atingiu a meias-finais da competição, disputadas esta quinta-feira, mas o tempo obtido não lhe permitiu atingir a final. Sara Oliveira conseguiu assim, nos 100 metros mariposa, apagar a má imagem deixada nos 50 metros mariposa.

Já com “mínimos B” (59,35 segundos) para os Jogos Olímpicos de Londres, nos 100 metros, a recordista nacional de todas as distâncias do estilo tem agora como objectivo alcançar os mínimos nos 200 metros mariposa, que vão disputar-se este sábado.

Sara Oliveira, em declarações ao site da FPN, disse que pretendia melhorar a marca da manhã e “agora tem de ser assim, escadinha a escadinha, para recuperar a confiança”.

“Sinto que é só mesmo acreditar durante a prova e antes, em que tenho uma luta constante na minha cabeça. E só tenho é que ir melhorando para passar a acreditar e ter a certeza que as coisas vão correr bem. Fiquei satisfeita com a prova”, referiu a nadadora.

“Estou a treinar desde Janeiro a 100 por cento para obter os mínimos nos 200 metros e não é agora por as coisas estarem a correr mal que vou deixar de assumir os objectivos que tinha para estes Campeonatos. Vou tentar logo de manhã, embora saiba que não é complicado qualificar-me para a meia-final, mas vou arriscar tudo desde o início para à tarde corrigir alguma coisa se for caso disso", afirmou Sara Oliveira.

Site oficial do Europeu
Resultados em direto

Basquetebol * Mais coração que razão leva-nos à perca do título

Liga Portuguesa Basquetebol * Jogo 5 da Final dos Playoffs
 
FC Porto 53 - Benfica 56

Dragão Caixa
Assistência: 2.237 espectadores

Árbitro principal: Fernando Rocha
Árbitros auxiliares: Luís Lopes e Sérgio Silva

FC PORTO FERPINTA (53): Reggie Jackson (3), Carlos Andrade (3), João Santos (5), Greg Stempin (16) e Rob Johnson (10); Diogo Correia (4), João Soares (0), Miguel Miranda (3), José Costa (5), Nuno Marçal (4)
Treinador: Moncho López

BENFICA (56): Marcus Norris (2), Ted Scott (14), João Gomes (4), Seth Doliboa (5) e Élvis Évora (6); Heshimu Evans (7), Diogo Carreira (12), Fred Gentry (6), Tomás Barroso (0)
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 21-32
Por períodos: 17-19, 4-13, 18-13 e 14-11

 
Ontem, fizemos um jogo mais com coração de que com razão, e por esse motivo os turnovers, essencialmente no 2º. período, sucederam-se, não tivemos discernimento, falhamos cestos incríveis, o jogo colectivo e individual eficaz e eficiente foi inexistente, e com naturalidade o Benfica cavou um fosso de 11 pontos, com que partiu para o intervalo. 

Em meia parte do jogo fazer 21 pontos, é muito pouco para uma equipa que ambiciona o título. No 2º. período fizemos 4 pontos!!!

No 3º. período entramos agressivos e conseguimos aproximar-nos no marcador, com os visitantes a demonstrar nervosismo e também a cometer turnovers.

No 4º. período, ambas as equipas cometeram erros atrás de erros e quando nós com um triplo ficamos a um ponto, e a esperança da reviravolta veio à tona, eis que o Benfica na resposta tem a sorte do jogo e responde com outro triplo por Doliboa.

Até final do jogo foi mais do mesmo, com o triplo de João Santos a segundos do fim a colocar-nos a 1 ponto, mas o nervosismo e os erros infantis voltaram a suceder, e quando deveríamos cometer falta rápida, fomos impotentes e  permitimos ao Benfica selar o jogo com mais dois pontos. 

Foi um mau jogo de basquetebol, não pela derrota do FC Porto, mas pela qualidade. Venceu a equipa que teve mais discernimento e menos nervosismo.

De facto como disse uma ocasião o nosso ex treinador Alberto Babo, os norte-americanos é que marcam a diferença. 
Ora, o Benfica conta nas suas fileiras com norte-americanos de qualidade inegável, enquanto o FC Porto só tem um de qualidade, Stempin, e outro que escapa o Johnson, o que é muito pouco para se vencer campeonatos.
Na época passada Ogirri e Terrell eram de qualidade e por conseguinte o plantel tinha mais valor e sagrou-se justamente campeão nacional, este ano falhamos nas contratações dos norte-americanos e perdemos o campeonato.

Com 16 pontos e 12 ressaltos, o portista Greg Stempin distinguiu-se como o MVP da partida, cujo final foi estragado pela atitude irresponsável de Carlos Lisboa, o treinador do Benfica, que, com um gesto grosseiro e absurdo, provocou, desde o centro da arena, os adeptos portistas, que, até então, não tinham feito mais do que prestar um apoio fantástico à sua equipa. 


A polícia bateu indiscriminadamente, tendo uma actuação lamentável.




A derrota de ontem não apaga a excelente época da nossa equipa.  Um abraço de força.

Vencemos:

A Taça da Liga (clica para visualizar).

A Supertaça (clica para visualizar).

A Taça de Portugal (clica para visualizar).
  
E para o ano há mais!!!

Comunicado do FC Porto

O FC Porto requisita a polícia para garantir a segurança de todos os intervenientes e espectadores nos espectáculos desportivos que se disputam em nossa casa. Infelizmente, na noite desta quarta-feira, a polícia agrediu gratuitamente uma série de espectadores, entre os quais mulheres e crianças, que nenhum crime cometeram, apenas se deslocaram ao Dragão Caixa para assistir a um jogo de basquetebol.
Incompreensível e inaceitável que a polícia se esqueça da sua primeira missão é proteger os cidadãos e prefira bater indiscriminadamente.
Mas porque tudo tem uma origem, convém historiar. O treinador Carlos Lisboa, do Benfica, podia perfeitamente festejar a vitória de forma urbana e civilizada, mas preferiu fazê-lo provocando e insultando com palavrões os adeptos do FC Porto. Ao mesmo tempo, um roupeiro do mesmo clube arremessou objectos para a bancada, o que originou um clima de tensão que inviabilizou a entrega da Taça. Convém recordar que em momento algum houve invasão do terreno de jogo por um só adepto que fosse. A polícia de imediato deveria ter dado essa indicação, mas preferiu utilizar a força de forma despropositada e desproporcionada.
O FC Porto exige que se apurem responsabilidades e se encontrem o responsável ou os responsáveis por se ordenar a agressão à bastonada de cidadãos anónimos, como um grupo de jovens raparigas barbaramente agredidas pela polícia.

Moncho Lopez "Estive presente em fases finais de Campeonatos da Europa, em Jogos Olímpicos, competições internacionais de clubes, ganhei muitas finais, também perdi muitas, mas sempre vi o treinador campeão a levar a mão ao peito, ao coração, mostrar carinho aos seus adeptos, porque é aí que se sente o clube. Levar os dedos àquela parte... cada um sente o clube onde quer"
Carlos Lisboa tem uma dupla responsabilidade: "Estamos a falar de um treinador que é diretor das modalidades, e isso devia ser um motivo mais para saber o que se tem de fazer. Está a representar os directores-técnicos das modalidades, os treinadores do campeonato e, além disso, quem o viu jogar diz que tinha muito jeito, mas eu não imagino o melhor jogador de sempre em Portugal - Sérgio Ramos, que jogou em Espanha, em Itália e esteve num Europeu com a Selecção - a fazer algo semelhante se no futuro for treinador do Benfica."

terça-feira, 22 de maio de 2012

Boccia – Futebol Clube do Porto no Campeonato de Portugal em Viseu

Decorrerá no próximo fim de semana, de 26 e 27 de Maio em Viseu, no pavilhão do Inatel, aquela que será a ultima prova nacional da presente época.

Nesta competição, o Futebol Clube do Porto vai competir quer a nível individual, quer a nível colectivo: Pedro Clara, na classe BC4 e João Pereira, na classe BC2 tentarão discutir o título individual, enquanto que a Pares, a nossa equipa apresentar-se-á com o trio habitual constituído por Pedro Clara, Manuel Lopes e Carla Oliveira, com o principal objectivo de vencer a competição nesta vertente e garantir uma vez mais o topo da Hierarquia Nacional no final da época!



Boa sorte a todos!

Dr. Nélson Puga "Joguei pela seleção com a camisola do FC Porto por baixo"

A propósito da entrevista publicada na edição de hoje do jornal "O Jogo", pelo Dr. Nélson Puga, vamos aqui recordar a modalidade, na qual foi uma figura histórica e proeminente - O Voleibol.

O Voleibol portista foi já uma modalidade querida por uma boa franja dos associados e adeptos do Clube.

Modalidade instituída no clube em 1943, o Voleibol no FC Porto deixou de ser praticado em 1990, depois de ter disputado a primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus em 1989, na também extinta Checoslováquia, já depois de ter feito a dobradinha na época de 1987/1988, conquistando o campeonato nacional e a Taça de Portugal. Nesta equipa era atleta o Dr. Nelson Puga.

Grandes jogadores, grandes equipas, seccionistas e dirigentes dedicaram-se à modalidade, dos quais se destacam os atletas Carlos Marques, Mário Rui Cruz, Lima Teixeira, Nélson Puga, José Carlos Vilarinho, Lado Teixeira, Luís Silva e José Moreira, os treinadores Professores Manuel Puga e José Moreira e os seccionistas Eduardo Almeida e Rui Sá.

Equipa que fez a dobradinha na época de 87/88, na qual se destacava o Dr. Nelsón Puga
Em cima: José Martins (Director), Sá (Seccionista), José Carlos Vilarinho, Alexandre Mansur, Paulo Borges, Miguel Xisto, Nelson Puga, Valentin Nenov
Em baixo: Fernando (Roupeiro), Miguel Saúde, José Carlos Teixeira, Avelino Azevedo, António Rocha (Nita), Leonel (Massagista), Rui Silva


O FC Porto ainda hoje é um dos clubes mais titulados na modalidade em Portugal, quer em seniores, quer nos escalões de formação, sendo mesmo o mais titulado entre os chamados três grandes.

Palmarés:
Séniores
Campeonato Nacional de Voleibol: 9
1968/69; 1969/70; 1970/71; 1972/73; 1974/75; 1976/77; 1978/79; 1985/86; 1987/88
Taça de Portugal (voleibol): 6
1967/68; 1969/70; 1970/71; 1971/72; 1986/87; 1987/88

Juniores
Campeonato Nacional de Voleibol: 14
1965/66; 1967/68; 1968/69; 1969/70; 1970/71; 1976/77; 1977/78; 1978/79; 1979/80; 1981/82; 1983/84; 1984/85; 1985/86; 1986/87

Juvenis
Campeonato Nacional de Voleibol: 8
1965/66; 1966/67; 1967/68; 1968/69; 1969/70; 1975/76; 1976/77; 1977/78

Iniciados
Campeonato Nacional de Voleibol: 1
1978/79



O Dr. Nélson Puga, mantém uma ligação próxima com o FC Porto, agora na condição de membro do Departamento Médico do futebol do clube. 

A sua história azul e branca contempla, no entanto, uma bem sucedida carreira enquanto atleta de Voleibol, tendo conquistado vários títulos de campeão nacional, bem como assinado presenças regulares na selecção portuguesa da modalidade. Praticante de voleibol durante 20 anos, representou clubes como o CDUP, Leixões SC, AA S. Mamede e FC Porto, e vestiu a camisola da selecção nacional por 150 vezes.

O antigo jogador recorda com saudade os seus tempos de voleibolista e diz ainda que o voleibol é uma paixão e jogava sempre que tinha oportunidade.

É autor de uma frase que serve de exemplo a todos os praticantes desta modalidade que é a seguinte:
"Os adversários apenas existem do outro lado da rede."

Entrevista do Dr. Nélson Puga publicada hoje no Jornal "O Jogo"

Puga em 87
O futebol nem era um sonho

Nélson Puga tinha 27 anos em maio de 1987 e já conciliava a medicina com o voleibol e com as responsabilidades familiares. 
O resumo é do próprio: 
"Era médico, jogava voleibol no FC Porto e na selecção, e fui pai pela primeira vez." 

Múltiplas tarefas para alguém que não fazia, porém, grandes planos para o futuro.

"Queria apenas ter uma família bem-sucedida e poder ser um bom médico, ligado à Medicina Desportiva e ao FC Porto", revela hoje, acrescentando que, na altura, não conseguia perceber o percurso que estava a ser construído.

"Já era médico do clube nas modalidades, mas nunca pensei que isso viesse a acontecer no futebol. Foi ainda melhor do que algum dia sonhei", conclui. 

O que se seguiu é, seguramente, mais prolongado do que a narrativa contida nestas linhas, mas há já muitos anos que o nome de Nélson Puga está colado ao do FC Porto, multiplicando a sua projecção a partir do momento em que passou a fazer parte do corpo clínico da equipa profissional de futebol.

"Joguei pela seleção com a camisola do FC Porto por baixo"

Domingos Gomes, José Carlos Esteves, Nélson Puga. Os médicos do FC Porto dos últimos 25 anos vestem a camisola. No caso de Puga, a metáfora pode mesmo ser usada em sentido literal, pois foi isso que aconteceu na noite da final da Viena, em pleno pavilhão de Espinho.

Onde estava no 27 de maio?
Em estágio da selecção nacional de voleibol, em Espinho, e com jogo marcado contra o Luxemburgo nesse mesmo dia, para a mesma hora da final de Viena. Felizmente, por minha influência junto do Presidente da Federação de Voleibol, conseguiu-se alterar a hora do encontro para mais tarde. Vi o jogo com o meu colega de quarto, outro grande portista, o Humberto Silva, e no final fomos a pé pela rua em direcção ao pavilhão do Espinho, a comemorar a vitória com os muitos portistas da selecção e com todos os outros que começaram a aparecer na rua. Também ganhámos nessa noite, por 3-0, e fiz questão de jogar com a camisola do FC Porto por baixo da camisola da selecção. Além disso, a cada ponto que fazíamos, os vários portistas, comemorávamos com gritos de "Poortoo", como se estivéssemos a festejar na Baixa. No final, regressámos novamente a pé, a celebrar, agora com muito mais adeptos, e só não nos deixaram ir para a Baixa, como pretendíamos, porque tínhamos outro jogo no dia seguinte. O barulho da festa em Espinho ouviu-se, contudo, até altas horas.

Que tipo de contacto tinha, enquanto figura do clube, com a equipa de futebol? Que recorda dessa ligação?
Na altura, nenhum; era apenas sócio. Mas já não faltava a nenhum jogo do futebol sénior e jogava voleibol no clube. Aliás, nesse ano ganhámos o Campeonato e a Taça de Portugal de voleibol.

Tendo um conhecimento transversal do antes e do depois, que mudanças identifica?
Sobretudo de mentalidade. O presidente fez-nos acreditar que com mais trabalho e mais união poderíamos ultrapassar barreiras impensáveis.

Que tipo de loucuras cometia, nesses anos, pelo FC Porto?
Todas, como as de qualquer outro adepto muito crente. Nunca perdi um jogo do FC Porto por motivos profissionais (alterava as urgências nem que fosse com um colega a substituir-me umas horas), nem familiares, excepto quando casei, a 28 de Setembro de 1985. Mas nem por isso deixámos de festejar o triunfo por 3-0 sobre o Chaves. Já agora, acrescento que o meu primeiro filho nasceu no ano do FC Porto Campeão Europeu (1987) e o segundo num ano em que fomos Campeões Nacionais (1990). Aliás, enquanto assistia ao parto, que coincidiu com um jogo fora do FC Porto, a um domingo, estava a ouvir o relato… Tudo correu mais fácil quando o FC Porto marcou o segundo golo. Ganhámos por 2-1, em Santo Tirso, e meia hora depois nascia mais um dragão feliz.

Para quem passou pelas épocas em que o FC Porto pouco ganhava, como foi a inversão do ciclo e o que a sustentou?
À data, também acompanhava muito as outras modalidades do clube, e no vólei, por exemplo, que era treinado pelo meu pai, já via o FC Porto a ganhar e a ser mais forte do que os outros. Foi só esperar que no futebol isso também passasse a acontecer.

Qual é a sua primeira memória do FC Porto, do momento em que percebeu que era portista?
Lembro-me que ia muitas vezes às Antas com o meu pai, e ao futebol, aos domingos, com ele e com o meu avô materno. Aliás, tenho uma foto minha, com apenas três anos, em pleno relvado do Estádio das Antas.

Que características estão na base da afirmação do clube e são comuns a estes últimos 25 anos?
Humildade, trabalho, união, luta, competência e defesa intransigente das nossas causas.

Sendo atleta do clube, costumava ver os jogos no estádio? Guarda alguma memória da campanha para Viena?
Vi todos os jogos no nosso Estádio das Antas, excepto dois: o primeiro, porque não se realizou lá (jogámos em casa emprestada, no Estádio dos Arcos, onde fiz questão de marcar presença); e o segundo, a contar para as meias-finais, contra o Dínamo de Kiev, porque estava na Suíça com a selecção de voleibol. Tive a sorte de, pelo menos, poder ver o jogo em directo na televisão (recordo-me que em Portugal o jogo não foi transmitido; só pôde assistir quem esteve nas Antas).

O que diferenciou a campanha de 1987 da de Basileia, três anos antes?
Julgo que fomos mais realistas e acreditámos que podíamos vencer. Foi o primeiro grande salto internacional, o mais importante e simultaneamente o mais difícil.

Bilhar * FC Porto 4 - Leixões SC-A 0

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão * 13ª. Jornada

Ao vencer o Leões da Agra, que era o outro candidato, o Fenianos conseguiu apurar-se, a uma jornada do fim desta fase, para o torneio final do Nacional da I Divisão de três tabelas, juntando-se assim ao FC Porto e ao Leça na Zona Norte.

FC Porto/Cin  4 - 0 Leixões SC-A
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Fernando Cunha50(58) - 46(58)Jorge Neto
Jogo 3João Ferreira50(45) - 24(45)Pedro Brandão
Jogo 2Rui Manuel Costa50(57) - 41(57)Coriolano Santos
Jogo 1Pedro Pais50(54) - 42(54)Carlos Anastácio

Classificação:
PosEquipaClubeJogosVEDFCGanhasPerdidasMédiaPontos
FC Porto/CinFC Porto11101003680,92032
Leça FC - ALeça FC11641029150,79327
Fenianos - AFenianos12633026220,75127
Leões da Agra - ALeões da Agra11452024200,75324
A Portuguesa de Leça - AA Portuguesa de Leça11326020240,68619
Leixões SC - ALeixões SC11047012320,63015
Famalicense ACFamalicense AC11011009350,60512


CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão * 14ª. Jornada
No dia 28 de Maio pelas 21h30, na última jornada desta primeira fase, o FC Porto recebe os Leões da Agra-A.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bilhar * Rui Manuel Campeão Nacional da 1ª divisão de 3 tabelas

Publicado em fcporto.pt

Realizou-se, este fim-de-semana, no salão do Clube de Bilhar da Amadora, o Campeonato Nacional individual às três tabelas. Rui Manuel Costa e João Ferreira, atletas do FC Porto CIN sagraram-se, respectivamente, campeão e vice-campeão nacionais.

Na próxima época, Rui Manuel Costa vai participar no Campeonato da Europa e João Ferreira vai defender, no próximo dia 26 de Maio, o título de bicampeão de esperanças, que se revalidar, lhe dará acesso ao Campeonato da Europa de Juniores.

Natação * Sara Oliveira confiante na obtenção dos mínimos para os Jogos Olimpicos nos 200m mariposa

Publicado em fcporto.pt

Sara Oliveira já iniciou a participação no Campeonato da Europa de Natação, que decorre durante esta semana, na cidade húngara de Debrecen. 

Esta segunda-feira, a atleta nadou os 50 metros mariposa e conseguiu o tempo de 28.18s, que a colocou na 32.ª posição. 
Na quinta-feira, volta a competir, desta vez, nos 100 metros mariposa e no sábado, procura o tempo de acesso nos 200 metros.

Com os mínimos B garantidos para os Jogos Olímpicos nos 100 metros mariposa, o objectivo é alcançar o tempo de acesso nos 200 metros. "Os tempos são sempre o meu grande objectivo. Com os Jogos Olímpicos a chegar, vou tentar confirmar o meu tempo nos 100 metros mas estou mais focada em conseguir atingir o mínimo necessário nos 200 metros", revelou a nadadora.

Para Sara Oliveira, esta competição é muito importante e, acima de um bom lugar na classificação, a atleta procura atingir um tempo recorde. "O nosso grande objectivo é conseguir o mínimo para os Jogos Olímpicos, por isso, os tempos que conseguir são fundamentais. Quanto à classificação, se ficar acima do 16.º lugar, participo na meia-final, o que me dá outra oportunidade de conseguir melhorar o meu tempo", explicou.

A nadadora azul e branca perspectiva um campeonato muito competitivo mas garante que está focada nos seus objectivos. "Vai ser uma fase de avaliação. Vou ter muitos adversários à altura e a lutar pelos mesmos objectivos", afirmou. Sara está "100% confiante" nos resultados que poderá obter e garante que esteve ”totalmente disponível e concentrada nesta competição".

O treinador, José Alexandre Silva, confirma que a preparação foi muito rigorosa. "Neste momento, estamos no pico de forma máximo. Há que trabalhar e acreditar em tudo o que fizemos. Vamos tentar que a Sara ultrapasse todos os adversários, para conseguir um lugar no ranking de acesso aos Jogos Olímpicos", acrescentou.

Natação * 31.º Campeonato da Europa * Sara Oliveira já esta em Debrecen

fcpnatacao.com

A Selecção Nacional absoluta de natação já está em Debrecen, na Hungria, cidade onde vai disputar a partir de segunda-feira e até domingo o 31.º Campeonato da Europa. Sara Oliveira vai nadar amanhã os 50m mariposa e parte com o 19º tempo.

O Europeu representa também a última oportunidade para os nadadores alcançaram marcas de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Sara está acompanhada pelo seu treinador e Director Técnico da Natação Portista,  Prof. José Alexandre Silva.

A competição vai ter a presença recorde de 570 nadadores de 44 dos 51 países filiados na Liga Europeia de Natação (LEN).

Portugal apresenta-se em Debrecen com 12 nadadores: Alexandre Agostinho (Portinado), Alexis Santos (Sporting CP), Ana Rodrigues (Estamos Juntos), Carlos Almeida (Amadora/Universidade de Louisville), Diogo Carvalho (Galitos de Aveiro), Duarte Mourão (Amadora), Luís Vaz (Famalicão), Mário Pereira (Náutico de Coimbra), Pedro Oliveira (Individual/ Universidade de Louisville), Sara Oliveira (FC Porto), Simão Morgado (Amadora) e Tiago Venâncio (Naval Setubalense/Hamilton Aquatics).

Programa de 21 de maio:

50m Mariposa Femininos (50 Nadadoras)
Sara Oliveira – 19.º tempo – 27.27

 
100m Costas Masculinos (46 Nadadores)

Pedro Oliveira – 43.º – 57.81
 
100m Bruços Masculinos (62 Nadadores)

Carlos Almeida – 16.º tempo – 1:01.44

50m Mariposa Masculinos (47 Nadadores)
Simão Morgado – 20.º tempo – 24.19
Duarte Mourão – 26.º tempo – 24.54

Site Oficial do Europeu - Resultados em Directo

domingo, 20 de maio de 2012

Basquetebol * Jogo à Campeão trás decisão do título para o Dragão Caixa

Liga Portuguesa Basquetebol * Jogo 4 da Final dos Playoffs

Benfica 65 - FC Porto 74

BENFICA (65) – Marcus Norris (18), Ted Scott (8), Betinho (10), Heshimu Evans (9) e Elvis Évora (2).
Jogaram ainda: Diogo Carreira (3), Seth Doliboa (15), Frederick Gentry (0) e Tomás Barroso (0).
Treinador: Carlos Lisboa

FC PORTO (74) – José Costa (7), Carlos Andrade (9), João Santos (11), Gregory Stempin (4) e Miguel Miranda (14).
Jogaram ainda: Reginald Jackson (4), Robert Johnson (18), João Soares (7), Diogo Correia (0) e David Gomes (0).
Treinador: Moncho López

Parciais: 14-12, 16-20, 15-20 e 20-22

Publicado em fcporto.pt

A discussão do título regressa, quarta-feira, ao Dragão. Depois da vitória deste domingo, no Pavilhão da Luz, por 65-74, o FC Porto Ferpinta repôs o empate (2-2) na final dos Playoffs da Liga, adiando a decisão para o quinto e último jogo com o Benfica.

Num encontro que os azuis e brancos não podiam perder, o norte-americano Rob Johnson distinguiu-se como o MVP.

Pressionado pela urgência de vencer e pelo ambiente adverso, o campeão respondeu à altura do desafio e só não foi mais forte do que o adversário no primeiro período (14-12).

Com progressos significativos na linha de lances livres (88% de eficácia), que se revelaram absolutamente decisivos nos minutos finais, e dominador na proximidade das tabelas (40 ressaltos contra 33), os Dragões arrancaram para uma exibição determinada que lhes permitiu atingir o intervalo em vantagem (30-32) e ganhar os três últimos parciais (16-20, 15-20 e 20-22).

O desempenho de Rob Johnson, melhor marcador e MVP da partida, foi determinante no processo de inversão do resultado e de consolidação da vantagem portista, com o norte-americano a somar 18 pontos e 6 ressaltos, bem secundado por Miguel Miranda, com 14 pontos e 9 ressaltos.

Moncho López "Encostados às cordas"
A derrota deixou o FC Porto sem qualquer margem de erro na luta pelo título, como foi reconhecido por Moncho López. "Estamos encostados às cordas. Temos de jogar de forma mais inteligente, mais forte e com mais paciência. Houve alturas em que estivemos perto de igualar e não houve serenidade necessária para chegar ao empate", sublinhou o treinador do FC Porto, acreditando que é possível vencer hoje: "Ficou a sensação que podemos ganhar a este Benfica. Mas precisamos de um ataque mais fluído."

Com a final empatada (2-2), a atribuição do título decide-se na quarta-feira, no Dragão Caixa, no quinto e último jogo dos Playoffs, a partir das 21h00.

Todos ao Dragão Caixa para empurrar a equipa para a revalidação do título.

sábado, 19 de maio de 2012

Tetracampeões mágicos e sublimes no fecho do campeonato!

10ª. Jornada da Fase Final - Grupo A

FC Porto 36 - Sporting 26

Dragão Caixa
Assistência: 1.404 espectadores

Árbitros: Bruno Rodrigues e Carlos Capela

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.) e Alfredo Quintana (g.r.); Eduardo Filipe, Ricardo Costa, Tiago Rocha (2), Dario Andrade (1), Wilson Davyes (3), Nenad Malencic (5), Gilberto Duarte (9), Filipe Mota (5), Ricardo Moreira (cap., 5), Elias Nogueira (1), Daymaro Salina (4) e Vasco Santos (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING: Hugo Figueira (g.r.); Frankis Carol, Pedro Portela (2), Bruno Moreira (8), Ricardo Dias (1), João Pinto (6), Fábio Magalhães (2), Rui Silva (5), Hugo Rocha, João Paulo Pinto (2), Sérgio Barros e Yailan del Sol
Treinador: Branislav Pokrajac

Ao intervalo: 16-11

Publicado em fcporto.pt

Numa jornada de festa, em que o resultado apenas importava para a equipa forasteira, os Dragões não deixaram de mostrar a sua raça. Na última jornada daquela que será conhecida como a época do "tetra", o FC Porto Vitalis "esmagou" o Sporting, vencendo por 36-26. Entre a primeira fase e a fase final, os azuis e brancos apontaram 999 golos. Notável.

No "sete" inicial, sublinhe-se a inclusão simbólica de Eduardo Filipe e Ricardo Costa. Os dois atletas, que prestaram (e vão continuar a prestar, noutras funções) grandes serviços ao FC Porto, foram substituídos pouco depois de se ter cumprido um minuto de jogo, recebendo uma ovação em pé do público presente no Dragão Caixa.

O encontro começou a desequilibrar-se para os Dragões a partir dos 20 minutos. Os lisboetas, que até estiveram a vencer por três tentos aos dez minutos, perderam a carruagem do jogo e não mais foram capazes de a apanhar. Se, aos 20 minutos, o marcador assinalava um empate (9-9), ao intervalo a vantagem portista era já de cinco golos (16-11).

A eficácia na primeira linha (oito golos em 12 remates) e o elevado número de contra-ataques (nove, que resultaram em seis golos) levaram os portistas à liderança e, no segundo tempo, foi especialmente este segundo item a permitir aos Dragões aumentar a vantagem, que chegou a ser de 13 golos.

Na verdade, a segunda parte foi um autêntico festival de contra-ataque do FC Porto, perante um Sporting que baixou os braços. No total, os portistas fizeram 17 tentos desta forma, em 22 remates tentados. Houve ainda tempo para belas jogadas de andebol, nomeadamente lances aéreos e até uma fantástica “rosca” de Elias Nogueira, já perto do final da partida. Gilberto Duarte foi o melhor marcador, com nove golos.


Mesmo em festa, a superioridade portista foi inquestionável, como o foi ao longo de toda a prova. O andebol azul e branco não tem par em Portugal.




O FC Porto Vitalis terminou este sábado a fase final do campeonato de Andebol 1 sem derrotas. Os azuis e brancos festejaram o quarto título nacional consecutivo junto dos adeptos, no Dragão Caixa. Obradovic, Ricardo Moreira e Gilberto Duarte mostraram-se felizes e realizados com o percurso da equipa durante a época.

Depois das comemorações do tetracampeonato e da vitória frente ao Sporting, Obradovic era um treinador satisfeito. "Foi uma boa partida e um bom espectáculo que os jogadores proporcionaram aos adeptos. Jogaram muito à vontade e isso espelhou-se no resultado final", sublinhou.

O treinador azul e branco afirmou que, mesmo não sendo um jogo decisivo, a vitória era essencial e espelhou o trabalho realizado ao longo de toda a época. "Todos os jogos contam. É importante ganhar tudo e demostrar que a conquista do campeonato não foi por acaso", acrescentou.

No entanto, o treinador declarou que "ainda há muito a fazer pelos jogadores e pela equipa". "São jovens e bons amigos. Quando um marca golo, o outro festeja como se fosse dele", concluiu.

Também Ricardo Moreira, capitão da equipa, prestou declarações no final do encontro. "É muito bom festejar junto dos adepto que nunca nos deixaram ficar mal. O importante é termos toda a gente junta, mas o mais importante de tudo é ganhar o campeonato", observou.

Gilberto Duarte, eufórico entre comemorações, acrescentou: "É fantástico poder celebrar em casa o último encontro. Fizemos um bom jogo e festejámos com os nossos adeptos. Para o ano, queremos continuar a trabalhar para ganhar todas as taças em Portugal e a conquista do Penta é outro dos objectivos".

Antes do apito inicial, os jogadores do FC Porto Vitalis aqueceram com t-shirts alusivas ao Tetra e entregaram-nas aos adeptos presentes no pavilhão. 

Depois, Eduardo Filipe e Ricardo Costa, que terminam agora a carreira como andebolistas, fizeram descer o pendão do tetracampeonato. 
No final do encontro, os campeões foram distinguidos com a respectiva medalha e festejaram a conquista de mais um campeonato com os adeptos. Também a equipa técnica foi alvo de aplausos por parte do público, principalmente o treinador Ljubomir Obradovic.

A taça foi entregue à equipa pelo presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Ulisses Pereira. O capitão Ricardo Moreira ergueu o troféu de campeão nacional, que mais tarde passou pelas mãos de todos os elementos da equipa.

A festa terminou junto aos adeptos, depois de uma época recheada de vitórias. Os tetracampeões sonham agora com a conquista do pentacampeonato.

Basquetebol * Obrigados a ganhar a quarta partida

Liga Portuguesa Basquetebol * Jogo 3 da Final dos Playoffs

Benfica 67 - FC Porto 67

BENFICA (67) – Marcus Norris (15), Ted Scott (14), Betinho (7), Heshimu Evans (16) e Elvis Évora (5).
Jogaram ainda: Diogo Carreira (3), Seth Doliboa (7), Frederick Gentry (0) e António Monteiro (0).
Treinador: Carlos Lisboa

FC PORTO (66) – Reginald Jackson (6), Carlos Andrade (14), João Santos (4), Gregory Stempin (5) e Robert Johnson (6).
Jogaram ainda: José Costa (6), João Soares (8), Miguel Miranda (7), Harry Cadell (0), Nuno Marçal (0), David Gomes (4) e Diogo Correia (6) .
Treinador: Moncho López

Parciais: 20-17, 13-9, 14-15 e 20-25

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Ferpinta perdeu, este sábado, o terceiro jogo da final dos playoffs da Liga e o primeiro na Luz, por 67-66. Com o Benfica agora em vantagem (2-1), os Dragões, campeões e vencedores da fase regular, ficam obrigados a ganhar a quarta partida, que se disputa este domingo, às 17h30, novamente em Lisboa, para trazer a discussão do título para o Dragão.

Os azuis e brancos, que voltaram a revelar alguma desconcentração no ataque, factor que já havia ditado a derrota (80-82) no segundo jogo, disputado no Dragão, atingiram o intervalo a perder por 33-26 e só no último minuto do encontro ameaçaram seriamente dar a volta ao resultado, conseguindo um parcial favorável de 13-2, que, no entanto, seria insuficiente para garantir, pelo menos, a disputa de tempo extra.

Carlos Andrade, com um duplo-duplo de 14 pontos e 11 ressaltos, foi o melhor e o único dos Dragões a atingir uma pontuação de dois dígitos, seguido por João Soares, com 8 pontos e 6 ressaltos.

O FC Porto actual detentor do título de campeão nacional e pode passar o testemunho ao Benfica caso não vença amanhã no Pavilhão da Luz o quarto jogo do play-off.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Adeus ao campeão Ricardo Costa

Ricardo Costa depois de crescer como andebolista no FC Porto, impôs-se na equipa sénior entre 1997/1998 a 2002/2003, onde conquistou também o lugar na Selecção Nacional, transferiu-se para o Águas Santas onde as suas exibições não passaram despercebidas em Espanha. 
Assim em 2005, o andebol português viu sair para o andebol espanhol um dos maiores talentos da sua geração de ouro: Ricardo Costa.

O extremo-direito, um dos melhores do Mundo no seu posto específico, engrossou o número de emigrantes lusitanos em Espanha. O campeão da Divisão de Honra “B” e recém-promovido à Liga Asobal, Algeciras, foi destino do atleta na altura com 28 anos, onde se juntou a Eduardo Filipe.

Após uma excelente época 2005/2006 no Algericas, onde foi o melhor marcador da sua equipa com 128 golos (14º lugar entre os melhores marcadores do campeonato), Ricardo Costa deu um grande salto na sua carreira, ao assinar por um dos melhores clubes espanhóis. O Ademar Leon onde jogou nas temporadas de 2006/2007 e 2007/2008, tendo conquistado a Cup Winners' Cup.
Entre 2008/2009 até ao regresso ao FC Porto representou ainda o Real Ademar.

Ricardo Costa aos 34 anos, licenciado em Educação Física e com doutoramento em Ciências da Actividade Física, regressou no início da temporada ao seu clube do coração para as funções de treinador-adjunto.
Todavia após a lesão de Ricardo Moreira, o treinador adjunto Ricardo Costa voltou a dar o seu contributo à equipa, e esteve entre os eleitos para o jogo com o Estrela Vermelha, a contar para a primeira-mão da terceira eliminatória da Taça EHF.
Até final da temporada Ricardo Costa teve participações em várias jornadas, ajudando a equipa na conquista do tetracampeonato.



Ricardo Costa, vai vestir a camisola azul e branca pela última vez este sábado. "Nunca escondi que a minha ambição era acabar com a camisola do FC Porto vestida. Vai ser uma alegria poder acabar a época assim", afirmou, e será alvo de uma homenagem por parte do clube onde viveu alguns dos melhores momentos da carreira.

Há apenas um ano, o ponta-direita jogava em Espanha, no Ademar León, após várias temporadas de Dragão ao peito. Quando regressou ao FC Porto, as diferenças eram poucas. "Mudou o pavilhão, que agora tem outras condições, mas, no essencial, pouco mudou. Continuamos a vencer, que é o mais importante".

Para o encontro frente ao Sporting, este sábado, Ricardo Costa sublinha que, "mesmo em ambiente de festa, o importante é vencer". Terminar a fase final do campeonato sem derrotas "seria importante", acrescentou.

No futuro, não pensa voltar a jogar mas manter "as mesmas funções" como treinador-adjunto, ao lado de Obradovic, que define como uma pessoa "cinco estrelas", com quem tem "aprendido muito". "O FC Porto continua forte e essa é a nossa principal vitória", concluiu.

Antes do apito inicial, Ricardo Costa e Eduardo Filipe vão dar o mote para descer o pendão do "tetra". Segue-se a entrega de lembranças a Eduardo Filipe e Ricardo Costa, que terminam a carreira como andebolistas.

Ricardo Costa era um atleta completo, inteligente e de apurada técnica individual, cuja imagem de marca era o elevado índice de eficácia por jogo e a tenacidade que empregava nas tarefas defensivas – quer actua-se na ponta quer a “segundo.
Deu sempre o máximo pelo clube do coração e honrou o lema "Somos Porto".
São atletas como Ricardo Costa, que constroem a tal mística que nos torna num clube diferente e vencedor.

Obrigado Ricardo Costa por tudo o que deste ao FC Porto! 

Faz hoje um ano, lembraste de Dublin!


No dia 18 de Maio de 2011, há precisamente um ano, vivi mais uma enorme alegria. Foi o 7º. título internacional (5º. europeu) conquistado pelo nosso Porto.
Foi uma grande festa em Dublin, e uma grande festa por todo o País.




A confiança era muita, a fé enorme, o valor destes jogadores e equipa técnica inquestionável e assim terminou com Dublin pintado de azul e branco.

Foi o 7º título internacional, o 68º título oficial da história do FC Porto e o 4º título europeu nos últimos 8 anos.

O FC Porto destaca-se claramente da concorrência e quando Jorge Nuno Pinto da Costa disse o ano passado que o FC Porto ia voltar a ganhar a nível nacional e internacional assim o fez, mais do que uma promessa, foi uma garantia para os adeptos, daquele que é o único de todos que trabalham e trabalharam neste clube, que festejou todos os 7 títulos europeus.

E dentro de poucos dias o FC Porto poderá terminar esta época, a todos os títulos excepcional, com mais um troféu e colocar-se como o clube Português com mais títulos oficiais da história do futebol Português.

Foi bonito ver a festa dos adeptos Portugueses, que a certo momento gritavam alinhados pelos seus clubes como se de uma única claque estivesse presente. Momento histórico para o futebol Português, que viveu hoje algo inédito e sem que nenhuma das equipas fosse da capital, se bem que me arrisco a dizer que muitos benfiquistas não devem ter conseguido vender os bilhetes que já tinham comprado. A eles, dizer que guardem os bilhetes para um dia recordar, quem sabe, a única final europeia entre duas equipas do nosso País."


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Participação inglória do Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup

O FC Porto defrontou hoje o Besiktas, na última jornada do grupo B, tendo vencido por 4-1, com dois golos apontados por Vion e dois apontados por Frédéric Maciel.

Em quatro jogos disputados na fase de grupos, fizemos 7 pontos fruto das vitórias sobre o Young Boys por 2-0 e o Besiktas por 4-1, e do empate a 1-1 diante do Zenit. Na outra partida fomos derrotados por 1-0 pelo FC Zurique.

Após os resultados de ontem, o apuramento para a final, e consequente possibilidade de revalidação do troféu conquistado na época transacta avizinhava praticamente impossível, pois dependíamos dos resultados do Zenit e do FC Zurique.

Depois de apurado o nosso quarto lugar no grupo B, defrontamos e vencemos por 4-2, no desempate por marcação de grandes penalidades, o Panathinaikos quarto classificado do grupo A.
Assim a nossa classificação final no torneio foi o quinto posto.

A final do torneio colocou frente a frente o Grasshopper e o FC Zurique, sucedendo o FC  Zurique como vencedor do troféu.


A FIFA destacou na equipa do FC Porto a bela organização colectiva da equipa, quinta classificada, garantida pelo cabeludo Fábio Martins, dono de uma sobriedade decisiva no meio-campo ofensivo, e pelos médios-alas Frédéric Maciel e Adriano Castanheira.
Ao FC Porto foi atribuído o Prémio FIFA Fair Play.

Em jeito de balanço final, a participação serviu para rodar a equipa após o final de temporada, e dar aos atletas experiência competitiva ao defrontar clubes de outros campeonatos.


Crónica ao Torneio publicada em fifa.com

O Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars 2012 chegou ao fim em Zurique com o duelo entre dois grandes clubes locais na decisão desta quinta-feira. 

Debaixo de muito sol na maior cidade da Suíça, o FC Zurich venceu o Grasshopper por 2 a 0 e conquistou o título do evento pela quarta vez na sua história.

Depois da chuva que caiu no primeiro dia de competição, o clima de festa tomou conta do Complexo Esportivo Büchlern com muito calor, barraquinhas de salsichão, actividades para as crianças e um grande número de adeptos. 

Os dois clubes de Zurique já lideravam os seus grupos no final da primeira ronda disputada na quarta-feira, mas ambos os grupos permaneciam indefinidos. 
O Mazembe lutou até o último minuto, mas precisou se contentar com a segunda posição no Grupo A. 

Na decisão do terceiro lugar, o clube da República Democrática do Congo enfrentou o Zenit, segundo do Grupo B. Os russos mostraram um entrosamento impecável e contra-ataques velocíssimos, enquanto a equipa africana encantou pelo ataque criativo, dinâmico e imprevisível. A balança acabou pendendo para o lado europeu, com a vitória do Zenit por 1 a 0. O golo saiu dos pés de Alexey Panfilov, que já suscita comparações com o capitão da selecção russa Andrei Arshavin. 

Ragon, Moses e outras revelações
Também chamaram atenção as actuações de Ragon Pembele, Moses Siausmo e Hervé Kamba pelo Mazembe. Formados numa academia de reconhecida qualidade, eles têm tudo para garantirem um belo futuro ao clube e à selecção da República Democrática do Congo.

Vale destacar ainda a bela organização colectiva da equipa, quinta classificada, garantida pelo cabeludo Fábio Martins, dono de uma sobriedade decisiva no meio-campo ofensivo, e pelos médios-alas Frédéric Maciel e Adriano Castanheira.  

Já ao sexto colocado Panathinaikos não faltou virilidade, mas a equipa pecou pela pouca ousadia.

No Young Boys, que terminou na sétima posição, o desempenho de Michael Frey na goleada de 5 a 0 contra o Borussia Mönchengladbach foi motivo de muita satisfação.
O clube alemão decepcionou com o oitavo lugar, mas não tanto quanto os turcos do Besiktas, que ficaram na lanterna e conseguiram a proeza de cometer dois penaltis e levar um cartão vermelho em nove minutos contra o FC Porto. A única alegria do clube de Istambul foi a presença da sua fanática torcida, que animou as arquibancadas batucando e cantando sem parar.

Já o anfitrião Blue Stars terminou na nona posição. Mesmo assim, o clube mostrou bom futebol e personalidade na vitória sobre o Besiktas. O seu número10, Sheran Gunawardena, destacou-se pelo corte de cabelo à "la Neymar" e pelos passes sem olhar que lembraram os de Ronaldinho Gaúcho.

A final colocou frente a frente dois adversários que se conhecem bem e, por isso mesmo, a partida foi renhida desde o início. Mais técnico no meio-campo, com Ali Imren e Ramadan Morina, o FC Zurich controlou a posse de bola, mas sem criar oportunidades de golo. Aliás, a maior oportunidade foi do Grasshopper, num remate à queima-roupa que o guarda-redes Yanick Brecher defendeu de maneira soberba. No segundo tempo, o FC Zurich voltou a pressionar e abriu o marcador com Fabio Schmid, antes de selar o triunfo com Imren já nos últimos instantes do jogo. 

Classificação final:
1. FC Zurich
2. Grasshoppger
3. Zenit de São Petersburgo
4. Mazembe
5. FC Porto
6. Panathinaikos
7. Young Boys
8. Borussia Mönchengladbach
9. Blue Stars
10. Besiktas

Prémio FIFA Fair Play:
FC Porto

Bola de Ouro adidas:
Levent Gülen (Grasshopper)

Luva de Ouro adidas:
Yanick Brecher (Zurique)

Bilhar * Fenianos-A 1 - FC Porto 3

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão * 12ª. Jornada

Com a 12ª jornada do Nacional de bilhar de três tabelas, a discussão pelo acesso à fase final ficou mais quente. 
Na luta por um posto entre os três primeiros, tanto a norte como a sul, estão várias equipas. Metade já têm dono (FC Porto, Leça e Benfica), enquanto Fenianos, Leões da Agra, CBA, Sporting, Ginásio do Sul e ALAB ainda estão na luta.

Fenianos -A  1 - 3 FC Porto/Cin
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Adriano Lopes50(45) - 43(45)Alípio Jorge Fernandes
Jogo 3Carlos Rocha47(46) - 50(46)Santos Oliveira
Jogo 2Miguel Santos33(34) - 50(34)João Ferreira
Jogo 1Mário Aranha25(31) - 50(31)Rui Manuel Costa

Classificação:
PosEquipaClubeJogosVEDFCGanhasPerdidasMédiaPontos
FC Porto/CinFC Porto1091003280,91829
Leça FC - ALeça FC11641029150,79327
Fenianos - AFenianos11533024200,75524
Leões da Agra - ALeões da Agra10451023170,76423
A Portuguesa de Leça - AA Portuguesa de Leça10226016240,67716
Leixões SC - ALeixões SC10046012280,62314
Famalicense ACFamalicense AC1001909310,61011

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão * 12ª. Jornada
No dia 21 de Maio pelas 21h30, o FC Porto recebe o Leixões SC-A.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma derrota, um empate e uma vitória no 1º. dia do Troféu do Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup

Uma derrota, um empate e uma vitória, marcaram o primeiro dia da participação dos Sub-19 do FC Porto no Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup, colocando-nos no terceiro lugar com mais um jogo que os dois primeiros.

Amanhã pelas 11h40 jogamos com Besiktas.
O apuramento para a final, e consequente possibilidade de revalidação do troféu conquistado na época transacta é praticamente impossível. Dependemos do resultado de Zenit que vai defrontar o Young Boys e o FC Zurique, e do resultado do FC Zurique que vai jogar com o Zenit e com o Besiktas.
De recordar que só passam à final os primeiros classificados de cada grupo.


O primeiro dia do Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars 2012, que começou a ser disputado em Zurique nesta quarta-feira, 16 de maio, viu os dois representantes locais largarem em vantagem.

No Grupo A, o Grasshopper assumiu a liderança à frente do Mazembe, da República Democrática do Congo, enquanto o Zurique deixou o Zenit de São Petersburgo para trás no Grupo B.
Contudo, está tudo aberto quanto à definição dos finalistas.

No final desta primeira ronda, as semelhanças entre os dois grupos impressionam. Além de clubes suíços liderarem com duas vitórias em dois jogos (seis pontos), em ambos os grupos a concorrência permanece com quatro pontos. Mazembe e Panathinaikos estão nos calcanhares do Grasshopper, enquanto Zenit e FC Porto aparecem atrás do Zurique.

Já para Borussia Mönchengladbach, Blue Stars, Young Boys e Besiktas, o sonho do título fica cada vez mais distante, já que todos permanecem com um ponto. No caso de Blue Stars e Young Boys a situação é ainda mais dramática, pois ambos já disputaram três partidas.

Tudo é possível
Além das duas equipas de Zurique, que demonstraram muita seriedade, vale destacar o vigor e a criatividade ofensiva do Mazembe, o futebol de passes rápidos e contra-ataques do Zenit e a virilidade do FC Porto e Panathinaikos, qualidades com que esses clubes se mantêm colados ao pelotão da ponta.

Tudo será decidido na segunda ronda de competição. 
O dia começa com a partida crucial entre Mazembe e Grasshopper no Grupo A, enquanto o outro finalista pode sair no confronto entre Zurique e Zenit, marcado para o final da manhã.

O adeus do campeão Eduardo Filipe

Eduardo Filipe, que fez ontem 38 anos, vai colocar um ponto final definitivo na carreira de andebolista. Aquele que continua a ser o desportista português mais internacional de sempre (261 jogos pelos vários escalões das selecções nacionais), voltou este ano a jogar, depois de se ter despedido no final de 2008/09. Sai com mais um título de campeão nacional ao serviço do FC Porto.

Eduardo Filipe, teve uma brilhante carreira ao serviço do nosso FC Porto.

Natural de Santo Ildefonso, no Porto, Eduardo Filipe começou a jogar no Vilanovense com apenas 11 anos, passando depois por Colégio dos Carvalhos, FC Porto, ABC, Boavista, Teka Santander e Algeciras, estes dois últimos espanhóis.

Eduardo Filipe, campeão da Europa de juniores em 1992, na Suíça, medalha de bronze no Mundial de sub-21 (Argentina, 1993,) faz ainda parte do reduzido lote de atletas portugueses que jogou uma final da Liga dos Campeões, em 1993/94, quando o ABC defrontou o Teka de Santander.
Seis títulos nacionais (cinco pelo FC Porto e um pelo ABC), uma Taça de Portugal (ABC), duas Supertaças (FC Porto) e outras tantas Taças da Liga (FC Porto) fazem ainda parte do currículo de Eduardo Filipe, Dragão de Ouro, que tinha no poderoso remate de meia distância a sua imagem de marca.


Todavia Eduardo Filipe só regressou dois anos depois, o apelo do clube do coração e a vontade de ajudar a entrar na Liga dos Campeões (Gilberto Duarte estava lesionado), fizeram o meia-distância regressar aos pavilhões. Acabou, no entanto, por ser um regresso a meio-gás. Falhada, uma vez mais, a entrada dos dragões na Champions, Filipe ainda jogou as primeiras seis jornadas do campeonato, sentindo depois alguma dificuldade em conciliar a competição com a medicina, sua actividade profissional.

No entanto, manteve-se sempre junto da equipa, foi treinando e será agora convocado por Ljubomir Obradovic para a partida de sábado, marcada para as 15h05, no Dragão Caixa. Frente ao Sporting, na jornada que encerrará o campeonato, Filipe terá então oportunidade de jogar pela última vez oficialmente e será alvo de uma homenagem por parte do clube onde viveu alguns dos melhores momentos da carreira.

"É fantástico poder-me despedir-me com um título, num pavilhão que inaugurei com outro título. Poder acabar desta forma no meu clube do coração? Melhor seria impossível", confessou Eduardo Filipe

Eduardo Filipe ao longo da sua carreira, tornou-se um modelo a seguir por companheiros de equipa e jovens que ambicionavam singrar na modalidade.
Jogando a lateral esquerdo ou central, Eduardo Filipe, deu sempre o máximo pelo clube do coração e honrou o lema "Somos Porto".
São atletas como o Eduardo Filipe, que constroem a tal mística que nos torna num clube diferente e vencedor.

Obrigado Eduardo Filipe por tudo o que deste ao FC Porto!

Fonte  jornal "O Jogo"

Sub-19 em busca da revalidação do Troféu do Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup

A equipa de Sub-19 vai defender o título conquistado há um ano no Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup. 
A 74.ª edição está agendada para hoje e amanhã, em Zurique. 

Os portistas integram o Grupo B, juntamente com Besiktas (Turquia), Zenit (Rússia), Young Boys e FC Zurique (Suíça). 

Todos os jogos têm dois tempos de 20 minutos, excepto a final, que conta com dois tempos de 25 minutos. 

Calendário de jogos (clica para visualizar)


16 de Maio
15h00 * FC Porto vs FC Zurique
16h40 * Zenit vs FC Porto
19h10 * FC Porto vs Young Boys

17 de Maio
11h40 * FC Porto vs Besiktas

O ano de 2011 foi inesquecível para a equipa sub-19 do FC Porto. Poucos dias depois de ganhar o campeonato português de juniores, os Dragões foram à Suíça para participar no Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars de 2011 e acabaram por levantar o troféu. 


O técnico Rui Gomes recorda, em entrevista ao FIFA.com, a edição da época passada e antecipa as emoções da prova deste ano.

Rui Gomes "É um torneio muito bem organizado"

Que recordações guarda do Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars de 2011?
A recordação é óptima. Porque ganhámos, obviamente, e, além disso, porque foi um dos melhores e mais bem organizados torneios em que já participámos. Desde o primeiro momento, tivemos a noção que era uma prova muito bem pensada: pela forma como fomos recebidos, pela forma como os horários eram cumpridos e pelas condições que puseram à nossa disposição. É um torneio óptimo e vencê-lo depois de sermos campeões portugueses foi a cereja no topo do bolo.

O que pensa do formato do torneio, com muitos jogos em dois dias?
Os jogos são curtos, mas o torneio é extremamente intenso. Logo na primeira tarde disputamos três partidas, contra equipas com estilos diferentes e em campos com dimensões diferentes. Isso obriga a uma adaptação muito rápida, mas o formato parece-me muito bem.

Que importância têm estes torneios juvenis de final de temporada?
Pode ter várias valências. A de concretizar uma época, permitindo que um grupo que trabalhou um ano inteiro possa terminar a época a competir, de forma intensa, mas com menor carga emocional. Além disso, também pode ajudar a preparar a época seguinte, apostando em jogadores sub-18 que já integram as comitivas.

Zurich, Zenit, Young Boys e Besiktas são os adversários deste ano. Quais os objectivos do FC Porto?
Vai ser extremamente complicado. Na final do torneio do ano passado, defrontámos o Zurique, uma equipa fortíssima, que já disputava a segunda divisão suíça. Este ano abrimos o torneio precisamente com o Zurique e, se o nível das outras equipas for idêntico, vai ser um torneio muito, muito duro. É difícil traçar um objectivo concreto, porque com este formato tudo é possível até ao último momento. No ano passado, por exemplo, só nos apurámos para a final no último minuto do último jogo.

Da equipa que venceu o torneio do ano passado, alguns jogadores já estão a competir a nível profissional, jogando, inclusive, na Liga portuguesa. Prevê um futuro idêntico para os elementos da actual equipa?
Sem dúvida. Os melhores do nosso grupo vão ter grandes carreiras, como já têm alguns dos jogadores que faziam parte da equipa do ano passado. No fundo, é isso que valida o nosso trabalho: sentirmos que ajudamos à formação desses jogadores. O nosso objetivo é abrir-lhes as portas do futebol profissional.

Como analisa a evolução do futebol jovem português?
Na minha opinião tem evoluído imenso. Há 10 ou 20 clubes muito bons na formação em Portugal e isso tem reflexo nas selecções jovens. É verdade que muitos dos jogadores que terminam a formação não estão imediatamente preparados para jogar ao nível que os principais clubes portugueses exigem. Mas as grandes conquistas, como o título de vice-campeão na Copa do Mundo de Sub-20 da FIFA ajudam imenso.

História do Torneio publicada em fifa.com

Às vésperas do pontapé inicial da 73ª edição do Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars, que será disputada nos dias 16 e 17 de maio em Zurique, na Suíça, o FIFA.com conta um pouco sobre as mais de sete décadas de história da competição. Saiba quais foram os clubes que brilharam no alto do pódio e conheça equipas das quais talvez nunca tenha ouvido falar.

Supremacia inglesa
O Manchester United é o recordista absoluto em títulos da competição suíça. Foram 18 troféus desde 1939, incluindo um tetracampeonato entre 1959 e 1962 e cinco bicampeonatos (1968/1969, 1975/1976, 1978/1979, 1981/1982 e 2004/2005). Entre 1982 e 2004, porém, os Diabos Vermelhos passaram 22 anos sem gritar campeão.

O segundo clube mais vitorioso, ainda que com apenas seis títulos, é o Grasshopper. O sucesso da equipa de Zurique no torneio juvenil teve início com um triunfo já na primeira edição, em 1939, e invadiu o novo século com a mais recente conquista, em 2006.

Tradição suíça
Os donos da casa não venceram apenas com o Grasshopper. O Young Fellows também levou a bandeira suíça ao lugar mais alto do pódio em 1941, 1942 e 1953, antes de se fundir com outro clube em 1992. O FC Zurich também foi tricampeão (1946, 1949 e 2008), enquanto o Basel ergueu a taça em 1997 e 2009. Vale destacar ainda os títulos do Oerlikon, em 1945, e do Winthertur, em 1940, dois clubes que dificilmente tiveram alguma outra glória no cenário internacional.

São Paulo entre os bicampeões
Além do Manchester United, com os seus 18 títulos, a lista das equipas estrangeiras que já fizeram a festa em solo suíço é engrossada pelo Barcelona, tricampeão consecutivo em 1993, 1994 e 1995. Em seguida vem um pelotão de grandes clubes com duas vitórias cada: Boca Junios (2002 e 2010), Spartak de Moscou (1991 e 1992), Milan (1958 e 1977), Arsenal (1963 e 1964), São Paulo (1999 e 2000), Roma (1980 e 2003) e Áustria (1947 e 1948).

Maioria helvética
Quanto ao número de participações no Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars, os suíços levam evidente vantagem em relação ao resto do mundo. Nada menos que 71 equipas do futebol helvético já pisaram os relvados da tradicional competição, incluindo vários clubes verdadeiramente pequenos. Desta lista, podemos citar Nordstern, Töss, Wipkingen, Chênois, Solothurn e Seefeld.

Diversidade planetária
Uma das maiores virtudes da competição, no entanto, é abrir as portas a participantes de todos os cantos do mundo, costume que vem desde a criação do evento. O resultado é sempre uma interessante mistura entre clubes exóticos e clubes de renome. Dentre os mais incógnitos competidores, recordamos o chinês Guoan, o dinamarquês Nyköbing, o kosovar Flamurtari, o norueguês Vestfold, o israeltita Hapoel de Ramat Gan e o sérvio Radnicki de Kragujevac.

Países conhecidos, clubes excêntricos
Mesmo entre os países mais tradicionais do planeta bola encontramos um histórico de clubes extravagantes. A Alemanha, por exemplo, já enviou o Konstanz e o Spandau de Berlim, ao passo que a Itália foi representada por Mantova, Fedit de Roma, Alessandria, Virtus Bolzano e Triestina. Curioso ainda é o facto de que a cidade de Estrasburgo, na França, já esteve presente com três clubes diferentes: o Strasbourg, o Auswahl e o Racing.

Outros clubes desconhecidos no cenário internacional que tiveram a chance de participar do torneio foram o brasileiro Caxias, do Rio Grande do Sul, e o belga Daring. Já o prémio de nome mais engraçado vai para os ganeses do Mysterious Dwarfs, que significa "anões misteriosos". Este ano, a honra deve ficar com o Tout Puissant Mazembe ("Todo Poderoso Mazembe"), famoso clube da República Democrática do Congo.

Se quiser saber mais sobre o Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars, confira as seguintes listas:

Clubes participantes desde 1939
Resultados desde 1939
Astros do Blue Stars
Manchester United no Blue Stars (em alemão)