domingo, 1 de julho de 2012

FC Porto Plantel Hóquei em Patins 2012/2013

Plantel em constante actualização

Entradas:

Ricardo Barreiros assinou pelo FC Porto, tendo o clube anunciado um contrato válido por três anos, pelo que o jogador ficará no Dragão até 2014/15.
Este internacional A, de 30 anos, natural de Lisboa, jogou as últimas três épocas no Liceo da Corunha, onde se sagrou campeão europeu em Maio último, depois de em 2009/10 já ter conquistado a Taça CERS.
Formado no Paço de Arcos, Barreiros jogou cinco temporadas no Benfica, onde foi sempre um dos jogadores mais influentes da equipa, estando agora de malas feitas para o Dragão Caixa, onde o seu pensamento será ser campeão nacional, algo que nunca conseguiu.
Ricardo Barreiros "Vou para uma aventura nova e quero desfrutar dela tanto ou mais do que no Liceo. Vou para um clube que tem dominado o hóquei português, que me dá, desportivamente, garantias de condições de trabalho para poder chegar a títulos e era o que procurava. Surgiu a oportunidade, estou feliz pela decisão e já com ansiedade por começar a trabalhar." 


O avançado do Candelária está de regresso ao FC Porto. Em fim de contrato com a equipa do Pico, o jogador mostrou vontade de sair e depois de abordado por vários clubes, entre eles o FC Porto, optou por voltar a uma equipa que integrou de 2005/06 a 2009/10. 

Entrevista ao site oficial do clube:

Saiu do FC Porto com um pentacampeonato no currículo. Aos 28 anos, pode falar-se de um "regresso a casa"?
Vou tentar fazer com que este regresso não seja encarado dessa forma. Encaro-o mais como uma nova incursão, uma nova oportunidade. Saí daqui com cinco campeonatos e com os melhores momentos da minha carreira. A determinado momento, optei por outro clube e agora volto ao FC Porto com bastante satisfação pelo que fiz nos dois anos em que estive fora. Venho com coisas novas, venho melhor jogador. Sempre acreditei que poderia voltar e ainda bem que assim aconteceu. Estou muito feliz.

Quais são as diferenças entre este Jorge Silva e o que saiu do Dragão há dois anos?
É um jogador mais maduro. Estive dois anos numa equipa de topo como era o Candelária, com um papel importante, onde ajudei a cumprir os objectivos. Joguei muitos minutos... Era o que mais queria. Agora, chegar aos 28 anos e voltar ao FC Porto era o melhor que me poderia acontecer, porque é regressar ao nível mais alto numa idade em que os jogadores estão no seu melhor. Estou aqui para trazer algo de novo, se possível, mas os adeptos vão ver um Jorge Silva como sempre viram, alguém que dá tudo dentro de campo. Nunca escondi que sou portista e que sinto a camisola, o que é importante. Espero que ainda fiquem mais satisfeitos do que nos cinco anos em que estive aqui.

Saiu com tudo ganho, chegou sem títulos novos. Está com saudades de festejar?
Sim, tenho saudades de festejar, mas não penso muito nisso. É claro que queria ter ganho algo no clube onde estive, mas não foi possível. Regresso ao FC Porto para conquistar tudo. Quero repetir o que conquistei na passagem anterior e conquistar o que faltou nessa altura [ndr: a Liga Europeia].

Este FC Porto também é uma equipa diferente, com um técnico diferente do que conheceu quando cá esteve. Que expectativas tem em relação ao trabalho com Tó Neves?
Nunca trabalhei com o Tó Neves e estou bastante expectante para começar. Toda a gente sabe que os anos passam e vão-se fechando ciclos, mas o objectivo do FC Porto é sempre o mesmo, é o de vencer, e o importante é isso estar incutido no grupo. Acredito que com os reforços que chegaram vamos começar algo de bom para o clube.

 
Que tal é a sensação de voltar a entrar no rinque vestido à Dragão?
O pavilhão do FC Porto é um palco que me deixou imensas saudades! Por coincidência, o último jogo do campeonato que fiz pelo Candelária foi aqui. Agora, espero festejar muitas coisas boas na próxima temporada. 



O ex-avançado da Oliveirense foi contratado depois de uma excelente época.
Na equipa que está a ser montada, o FC Porto tem investido em avançados, sendo que alguns têm características para poderem jogar mais recuados, como é o caso de Ricardo Barreiros ou até o eclético Reinaldo Ventura.
Vítor Hugo, melhor marcador do campeonato em 2010/11 ( 64 golos), quando ainda vestia a camisola da Académica de Espinho, onde esteve dois anos (2009/10 e 2010/11), foi na temporada em curso aposta da Oliveirense, clube que nos últimos anos habituou os adeptos do hóquei em patins a juntar-se aos grandes nas lutas pelo título; antes com Tó Neves, agora com Nuno Resende, também jogador/treinador.
Formado em Gulpilhares, começou cedo a fazer a diferença nas camadas jovens, tendo integrado a seleção de juniores que se sagrou campeã europeia em 2003, em Vale de Cambra, e no mesmo ano campeã mundial, em Montevideo (Uruguai). Na Seleção Nacional A, apenas ganhou duas Taças das Nações (Torneio de Montreux), em 2005 e 2011.
No Gulpilhares jogou seis anos (três pelos juniores e três na equipa principal) de onde saiu rumo à Luz. Na passagem pelo Benfica (2006/07 a 2008/09), o avançado foi finalista da Taça de Portugal (2008/09) e duas vezes vice-campeão (2006/07 e 2007/08).

Entrevista ao site oficial do clube:

Com que expectativas chega ao FC Porto?
As expectativas são muito grandes. Chego a pensar em ganhar tudo, porque neste clube é assim que se pensa e eu revejo-me nos objectivos da casa. Dá para perceber que o FC Porto é um clube enorme, com grande envolvência e com grandes adeptos, mas só me consigo imaginar a festejar. Acima de tudo, quero é ganhar títulos.

Como é o Vítor Hugo, jogador de hóquei em patins?
Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora, humilde e que gosta de ganhar. Gosto muito deste clube. Cresci a ver o FC Porto jogar, cresci a vibrar com as vitórias. Como jogador, sou um jogador de área, de finalização, de criar espaços. Dou tudo o que tenho em cada jogo e gosto muito de marcar golos.

Já foi o melhor marcador do campeonato e já esteve na selecção nacional. Esta chegada ao Dragão é o atingir do topo?
Sim, este é o ponto mais alto da minha carreira desportiva. Sempre sonhei chegar aqui e felizmente o meu trabalho permitiu-o. Não posso esquecer o percurso que fiz na Académica de Espinho, que foi muito importante para o meu crescimento como jogador e para voltar a gostar do hóquei, nem posso esquecer a Oliveirense… mas agora estou onde sempre quis estar.

O FC Porto está habituado a ganhar e o Vítor Hugo chega aqui precisamente depois de conquistar a Taça de Portugal…
Esse foi o meu primeiro título e foi a melhor forma de acabar a época na Oliveirense. Na verdade, ganhar a Taça [ndr: frente ao Benfica] ainda me abriu mais o apetite para vir para o FC Porto, onde espero ganhar tudo. Sendo avançado quero é fazer golos e espero ser capaz de marcar muitos para ajudar o clube a conquistar troféus, mas se for preciso jogar a defesa ou a guarda-redes também me ofereço. Acima de tudo quero é ajudar a equipa.

Já conhece boa parte da equipa dos estágios na selecção. O que espera do trabalho com Tó Neves?
Já conheço a equipa toda, é verdade. O Jorge Silva, por exemplo, cresceu comigo, fizemos parte da formação juntos. Ainda não conheço o Tó Neves como treinador, mas tenho altas expectativas e estou com muita vontade de começar a trabalhar com ele.

Tó Neves e Vítor Hugo são dois dos maiores nomes do hóquei portista e foram ambos goleadores. Algum deles foi seu ídolo?
Eles foram dois “monstros” do hóquei em patins, sem dúvida. O Vítor Hugo, também por ter o mesmo nome, nunca me foi indiferente. Eu joguei na Académica de Espinho, onde ele começou, e aí criou-se logo uma ligação especial. Agora venho para o clube onde ele singrou e espero ser capaz de singrar da mesma forma. O Tó Neves também era avançado e era um jogador que eu admirava muito, foi talvez o melhor de sempre na minha posição. Espero poder aprender muito com ele.


Hélder Nunes (ex-HC Braga)
Hélder Nunes é a nova aposta do FC Porto para 2012/13. O médio do HC Braga, de 18 anos, é a quarta aquisição do emblema azul e branco.
O jogador deixa assim o HC Braga, clube que esta temporada ajudou a chegar à final da Taça CERS, além de garantir o 7º lugar no campeonato nacional de hóquei em patins. O jovem foi mesmo o melhor marcador da sua equipa com 26 golos no campeonato.

Entrevista ao site oficial do clube:

É o mais novo reforço do hóquei em patins do FC Porto e o atleta mais jovem do plantel. Isso gera algum tipo de pressão extra?
Não, o que me torna diferente dos meus colegas é o facto de ser mais novo e já jogar no campeonato principal há algum tempo. Não sei se isso aconteceu com eles, mas eu já jogo nos seniores desde que estive em Barcelos e tive uma época regular em Braga. Eu sou um bocado grande, comparando com o tamanho dos colegas da mesma idade, e isso sempre me ajudou a jogar um escalão acima e a evoluir mais rápido. Ao mesmo tempo, sempre vi muitos jogos de hóquei, vinha aqui ao Dragão Caixa e antes ia a Fânzeres muitas vezes. Jogar aqui é um sonho para mim e espero representar bem este grande clube.

Só tem 18 anos. Não é cedo para esta aventura?
Vamos ver, mas espero bem que não. Eu vou dar o meu melhor e com a ajuda dos meus colegas acho que vamos fazer um bom trabalho. Muita gente vai dizer que é arriscado e que pode correr mal, mas eu não posso ter medo de arriscar. Também não posso deixar de voltar atrás, se algo correr mal, e o importante é que tenho essa noção. Sei que vai correr tudo bem porque vou estar muito empenhado, a 100%, a 200%, o que me pedirem, e vou dar sempre o meu máximo para evoluir cada vez mais. Desde pequenino que sonhei jogar aqui e não me importo de ficar até ao final da carreira, se assim entenderem. Quero chegar ao topo do hóquei no FC Porto.

É encarado como uma das grandes promessas do hóquei em patins português e é vice-campeão mundial de Sub20. Esse estatuto pesa?
Pelo contrário, isso ajuda. Os adversários começam a ter mais algum respeito do que quando eu era mais novo. Anteriormente eu era só “o miúdo”. Agora com 18 anos e esses títulos importantes, que definem a carreira de um jogador, são capazes de me olhar com mais respeito e ajudarem-me a ganhar experiência para ainda me tornar melhor.

Já tem muitos treinos e muitos jogos entre os seniores. Essas experiências contribuíram para que despontasse tão rápido?
Sim, porque treinar bem facilita a entrada nos jogos e eu às vezes tinha tudo a dobrar ou a triplicar, nos seniores, juniores e juvenis, o que fez com que evoluísse mais cedo. Os meus treinadores também foram muito importantes, acompanharam-me muito bem desde pequeno. Agora estou num grande clube, com excelentes jogadores, um óptimo treinador, e só espero continuar a evoluir da mesma forma.

O que espera deste percurso no FC Porto?
Espero vencer muitos títulos e ir jogando... Quero continuar a crescer no meu jogo, quero aprender a ser um homem - que ainda não sou [risos] -, e espero honrar a camisola do FC Porto. Espero que o público puxe por mim, que me dê força, para me tirar os nervos que sei que vou ter no início. Espero merecer muita confiança da parte dos adeptos e dos meus colegas, para poder ajudar a conquistar muitos troféus.

Como se define enquanto jogador?
Jogo a defesa-médio mas costumo marcar muitos golos. Vejo-me mais como médio, para ser sincero. Tenho um bom remate, mas acima de tudo sou um jogador com muita atitude, que nunca desiste. Sou raçudo e dou tudo por todas as bolas, independentemente do resultado.

Saídas:
Filipe Santos (terminou carreira)
Pedro Gil (Valdagno)
Nélson Pereira (Oliveirense)
Gonçalo Suíssas (Candelária)
Telmo Pinto (Valongo)
Tomás Castanheira (HA Cambra)

Plantel 2012/2013

Edo Bosch (guarda-redes)
Nelson Filipe (guarda-redes)
Pedro Moreira (defesa/médio)
Hélder Nunes (defesa/médio)
Jorge Silva (avançado)
Ricardo Barreiros (avançado)
Vitor Hugo (avançado)
Reinaldo Ventura (avançado)
Tiago Santos (avançado)
Ricardo Oliveira "Caio" (avançado)**

** Caio avançado do Futebol Clube do Porto, foi suspenso por sete meses, na sequência do inquérito disciplinar que lhe foi instaurado por ter falhado a entrega do formulário de localização - uma obrigação trimestral dos atletas internacionais - pela terceira vez.
O avançado do FC Porto beneficiou de circunstância atenuante, uma vez que a moldura penal prevê penas entre dois a oito anos.
Sendo assim o internacional português será uma baixa na primeira metade da época da equipa azul e branca, só deverá voltar aos rinques em Janeiro e será também uma baixa na selecção nacional para o Campeonato da Europa a realizar no nosso país, em Paredes.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Última semana de férias…

Falta menos de 1 semana para o arranque da nova época 2012/2013. No próximo dia 2 de Julho, está marcado o regresso de férias dos jogadores e o inicio dos trabalhos, mais concretamente, os exames médicos e uma semana depois será a partida para o Estágio na Suíça.

Na prática, faltam 2 semanas para se saber quais os jogadores que vão integrar o estágio da Suíça e desse grupo quem vai ficar no plantel principal e equipa B. É provável que Danilo, Alex Sandro e Hulk, possam não integrar o estágio derivado à possível convocatória da selecção do Brasil para os jogos Olímpicos.
Há mais de 1 mês que parou a época 2011/2012, as novidades têm sido escassas, quer no que diz respeito a entradas, quer a saídas, quer sobretudo à composição da Equipa B.

Até ao momento, oficialmente, sabe-se que Maicon e Helton renovaram contratos, foram contratados 2 guarda-redes, Fabiano Freitas e Igor Stefanovic, provavelmente nenhum ficará no plantel principal, Guarin foi vendido por 11M€ ao Inter, e Cristian Rodriguez e André Teixeira saíram dos quadros do clube. Quanto a empréstimos, Soares vai rodar 1 ano no Rio Ave, Walter foi emprestado ao Goiás, depois do falhanço no Cruzeiro e ainda por confirmar oficialmente, Sebá chegará do Cruzeiro para integrar a equipa B, com uma opção de 5M€.

Mais de 1 mês, para isto tudo?!

Contabilizo 60 jogadores que terão que ter um destes destinos: Equipa Principal, Equipa B, Empréstimos, Vendidos ou Rescisão Contratual. São eles:

Guarda Redes: Helton, Beto, Bracali, Stefanovic, Fabiano, Kieszek, Hugo Ventura, Kadu e Eloi Silva;

Defesas: Danilo, Sapunaru, Miguel Lopes, David Addy, Emídio Rafael, Alex Sandro, Alvaro Pereira, Maicon, Nicolas Otamendi, Rolando, Mangala, Sereno, Abdoulaye Ba, David Bruno, André Pinto, Hugo Bastos, Gil Dias, Tiago Ferreira, Emmanuel Mbola;

Médios: Fernando, André Castro, João Moutinho, Lucho Gonzalez, Steven Defour, Kelvin, Fernando Belluschi, Sérgio Oliveira, Eduardo Silva, Pedro Moreira, Paulo Jorge, Mikel Agu, Enoch Andoh, Fabio Martins, Ricardo Alves, Tozé, Bruce Musakanya;

Avançados: James Rodriguez, Hulk, Silvestre Varela, Iturbe, Djalma, Kléber, Mark Janko, Christian Atsu, Lupeta, Ukra, Ricardo Catarino, Adriano Castanheira, Mickael Bernardo, Thibaut Vion, Sebá.

E a ser verdade que o FC Porto anda no mercado por um ponta de lança, será naturalmente mais 1 jogador a contabilizar, pois não será admissível que o próximo plantel tenha 3 avançados centro!

É normal que os internacionais Portugueses, Beto, Miguel Lopes, Rolando, João Moutinho e Varela, não tenham ainda certezas quanto ao futuro, uma vez que se tudo correr bem, estarão em competição até à véspera do arranque das oficinas do Dragão, mas estamos a falar de 5 jogadores, entre 60!

É certo que vão sair muitos jogadores, não terão lugar na equipa principal, nem na equipa B, nem tão pouco renovarão empréstimos, por opção da SAD, mas não deveria ser estes os casos a resolver primeiro? E há já muito tempo?

As atenções encontram-se voltadas quase na exclusividade para Hulk, o encaixe será novo recorde no Dragão, mas não deveria ser assim. A SAD, para além dos devedores que tem (hoje fala-se em perto de 40M€ a receber este ano e no próximo), tem um conjunto de jogadores, aparentemente dispensáveis, que poderão render perto de 50M€ (já contabilizado os 11M€ da venda de Guarin), valor mais que suficiente para não ter necessidade de vender Hulk e ainda ter a possibilidade de contratar 1 avançado centro de qualidade dos extremos que o FC Porto tem.

Convém ainda referir que a SAD está perto de garantir mais alguns milhões de Euros adicionais, caso se concretize as vendas de Cissokho (20%) e Hélder Barbosa (50%).
Vem aí 2 meses em que tudo se vai decidir, infelizmente, será mais um ano que vamos assistir até aos últimos dias do fecho de mercado e já com a competição a decorrer, a entradas e saídas!

Da análise do plantel do ano passado, mesmo tendo em conta as saídas de Alvaro Pereira e Rolando, o FC Porto apenas precisa de um avançado centro de qualidade. Quer Alex Sandro, quer Emidio Rafael, aparentemente recuperado, e Mangala mantém a qualidade nesses dois sectores.

Para já, parece existir uma proposta concreta do FC Porto por Jackson Martinez, o que a ser verdade, espero me enganar, será mais um avançado ao nível de Walter, Kléber e mesmo Janko, ou seja, mais um jogador com alguma qualidade, mas muito distante da qualidade de um conjunto de extremos e um meio campo.

É com expectativa que até final desta semana esperamos assistir a novidades, quer de entradas, quer sobretudo de saídas.

Ricardo Jorge

domingo, 24 de junho de 2012

Bilhar * Bicampeões Nacionais

A equipa de bilhar do FC Porto acabou a época desportiva na variante de três tabelas garantindo o bicampeonato. 
Os azuis brancos ganharam todas as partidas em disputa na final six, por claros 4-0. 
Dick Jaspers, Torbjörn Blomdahl, Rui Costa, Santos Oliveira, João Ferreira e Alípio Jorge foram os responsáveis por este feito.
Este sucesso surge depois das conquistas da Supertaça e da Taça de Portugal, ou seja, no bilhar às três tabelas o FC Porto ganhou todas as competições nacionais que disputou. A nível europeu, a equipa sagrou-se vice-campeã da Europa.
CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 1ª. Jornada
 
Sporting CP - A  0 - 4 FC Porto/Cin
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4António Maia Gonçalves33(44) - 50(44)João Ferreira
Jogo 3Rui Gil37(46) - 50(46)Rui Manuel Costa
Jogo 2Joaquim Alves25(26) - 50(26)Torbjorn Blomdahl
Jogo 1António Saramago32(38) - 50(38)Dick Jaspers
 

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 2ª. Jornada

FC Porto/Cin  4 - 0 CBA-A
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Santos Oliveira50(49) - 44(49)Carlos Tapadas
Jogo 3Rui Manuel Costa50(25) - 19(25)Rui Palhares
Jogo 2Torbjorn Blomdahl50(38) - 14(38)Fernando Gomes
Jogo 1Dick Jaspers50(41) - 14(41)António Pereira


CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 3ª. Jornada
FC Porto/Cin  4 - 0 Fenianos-A
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Santos Oliveira50(48) - 34(48)Adriano Lopes
Jogo 3Rui Manuel Costa50(30) - 18(30)Carlos Rocha
Jogo 2Torbjorn Blomdahl50(28) - 17(28)José Cardoso
Jogo 1Dick Jaspers50(33) - 23(33)Miguel Santos
 

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 4ª. Jornada
SL Benfica- A  0 - 4 FC Porto/Cin

DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Fernando Tomás29(60) - 50(60)Alípio Jorge Fernandes
Jogo 3João Silva30(45) - 50(45)Rui Manuel Costa
Jogo 2António Figueiredo19(37) - 50(37)Torbjorn Blomdahl
Jogo 1Vasco Gomes31(30) - 50(30)Dick Jaspers

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 4ª. Jornada

Leça FC- A  4 - 0 FC Porto/Cin 
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Pedro Martins44(51) - 50(51)Santos Oliveira
Jogo 3Américo Rui42(42) - 50(42)Rui Manuel Costa
Jogo 2Jozef Philipoom33(23) - 50(23)Torbjorn Blomdahl
Jogo 1Eddy Merckx33(25) - 50(25)Dick Jaspers
 
Eis a classificação final do Nacional de bilhar às três tabelas:








Recorde-se que a edição de 2011 do Mundial realizada em Lima (Peru), teve como vencedor o holandês Dick Jaspers, bilharista que representa a nível internacional o FC Porto, clube que tem sido o anfitrião português do bilhar ao mais alto nível.

Hóquei em Patins * FC Porto 10 - Candelária 4

30ª. Jornada do Campeonato Nacional

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança recebeu e venceu o Candelária, por 10-4, em encontro da 30.ª e última jornada do campeonato nacional. Este resultado e a vitória do Benfica no terreno dos Tigres de Almeirim (4-1) colocam os Dragões no segundo lugar, com menos um ponto do que os lisboetas, mas esta classificação carece de homologação.

Quanto ao encontro no Dragão Caixa, Pedro Gil despediu-se do pavilhão portista com um “hat-trick”, tendo ainda “bisado” Caio e Gonçalo Suíssas. O FC Porto foi nitidamente superior ao adversário, terceiro classificado do campeonato, tendo passado para a frente do marcador aos 10 minutos, com um tento de Caio. A partir daí, os Dragões apenas deixaram a situação de vantagem durante um minuto (2-2, aos 20 minutos).

Os tentos de Nelson Pereira (21 minutos) e Reinaldo Ventura (23, na recarga a um penálti) permitiram aos azuis e brancos chegar ao intervalo a vencer por 4-2. Na segunda parte, em que todos os jogadores portistas tiveram oportunidade de entrar em rinque, a vantagem foi progressivamente alargada. Os golos de Caio (35) e Pedro Gil (38, na marcação de um livre directo) puseram o resultado em 6-2 e percebeu-se aí que o vencedor estaria encontrado.

A equipa treinada por Tó Neves alinhou com: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Caio (2), Pedro Gil (3) e Reinaldo Ventura (1). Jogaram ainda: Gonçalo Suíssas (2), Nelson Pereira (1), Tiago Santos, Filipe Santos (cap., 1) e Nelson Filipe (g.r.).

Golos: Caio (1-0, 10m), Gonçalo Suíssas (2-0, 14m), Tiago Rafael (2-1, 17m), Jorge Silva (2-2, 20m), Nelson Pereira (3-2, 21m), Reinaldo Ventura (4-2, 23m, pen.), Caio (5-2, 35m), Pedro Gil (6-2, 38m), Jorge Silva (6-3, 45m), Filipe Santos (7-3, 47m, pen.), Mauro Fernandez (7-4, 48m), Pedro Gil (8-4, 49m), Pedro Gil (9-4, 50m) e Gonçalo Suíssas (10-4, 50m).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Costa Soares um "fazedor" de jogadores à Porto!

Eduardo Augusto Costa Soares faleceu esta quarta-feira. 
Treinador no FC Porto durante décadas, sendo o técnico com mais títulos de formação na história do futebol português, Costa Soares morreu aos 72 anos. Actualmente, fazia parte do gabinete de prospecção do clube.
O corpo estará em câmara ardente a partir das 16 horas de hoje na Igreja das Antas, realizando-se o funeral às 14h15 desta quinta-feira, para o cemitério do Prado Repouso.
Apresentamos as mais sentidas condolências à família do grande Homem e Portista.

Costa Soares estava ligado ao FC Porto desde 1974, tendo formado campeões durante 38 anos
.
Treinou os escalões de iniciados, juvenis e juniores do clube, e além de ter avalizado a contratação de Domingos Paciência e de Vítor Baía, "que eram quase como irmãos porque andavam sempre juntos", também esteve na génese da contratação de outros nomes que fizeram história nos dragões, entre eles Jorge Costa, Sérgio Conceição, Rui Filipe, Fernando Couto e Jorge Couto. 

Campeão Nacional de 1992/93, sob orientação de Costa Soares  - Foto longara.blogspot.pt
Costa Soares, o conselheiro de Domingos (artigo publicado no Jornal de Notícias em 09-09-2010)

Há 29 anos, Domingos era um adolescente carregado de sonhos. Jogava na Académica de Leça e ganhou o prémio de se transferir para o FC Porto. A sua contratação foi avalizada por Costa Soares.
Tudo começou no início da década de 80 do século passado, quando o então promissor futebolista tinha 13 anos e um mundo de sonhos a reluzir no olhar.
"Fui observá-lo e foi uma contratação muito simples, porque tinha qualidades únicas. Foi dos elementos mais técnicos que já treinei. Era um artista", conta Costa Soares, o primeiro técnico de Domingos Paciência na casa dos dragões, uma espécie de segundo pai e que procurou ajudá-lo a superar um quadro familiar carregado de dificuldades: "Chegou a estar em minha casa com os meus filhos. Procurei influenciá-lo no seu crescimento como homem para que a sua qualidade futebolística não se perdesse. Mas o clube também teve um papel importante".

Já nos iniciados do FC Porto, Domingos Paciência distinguia-se dos colegas. Não era só pela técnica apurada ao alcance de muito poucos, mas pela personalidade de um adolescente recatado e que já tinha metas bem definidas para singrar no mundo do futebol: "Não era uma criança muito expansiva, era muito atento, calmo e sabia ouvir. Mesmo nessa altura, notava-se que queria ir mais além". E foi, de facto, ao ponto de garantir um lugar no coração dos adeptos, quando subiu à categoria sénior, pela mão do treinador Artur Jorge.
Além de ter avalizado a contratação de Domingos Paciência e de ter sido o seu primeiro técnico no FC Porto, Costa Soares também foi seu professor no curso de treinador, quando o antigo avançado resolveu pendurar as chuteiras e traçar um novo rumo na carreira. "Muitos ex-jogadores famosos chegam às aulas pensando que são os melhores, mas ele não. Era muito inteligente, aplicado, atento e interessado. Colocava questões com qualidade. Por isso, a sua ascensão como treinador não me surpreende. É uma pessoa que quer aprender mais, continua a ser muito humilde e vai longe na profissão".

Adaptando a obra de Cressida Cowell “Como treinares o teu Dragão”....

Costa Soares, chefe, guerreiro, mestre, era reconhecido, por toda a nação azul e branca, o seu trajecto ímpar na formação do FC Porto, e em paralelismo com a obra de Cressida Cowell, seria igualmente denominado como "O Treinador de Dragões".
Costa Soares “pegava” num jovem dragão e acompanhado do bloco de notas, escrevia diariamente o que observava. A observação é essencial na formação de qualquer “jovem dragão”.
É preciso em parte ser um eterno aprendiz, munido de bloco de notas para fazer o registro dessas experiências... E conhecer os "cuspidores de fogo pelas ventas", para poder estabelecer uma efectiva comunicação.
Costa Soares percebendo os problemas de “voo dos jovens dragões”, pensava e criava estratégias para aprimorar o “voo dos jovens dragões” e formá-los enquanto homens.
Os jovens dragões, estabeleciam um contacto e contrato de confiança com Costa Soares - é preciso alimentar os sonhos e o conteúdo de quem convive connosco também para ambos alçarem voos longos...
Costa Soares voava junto com os seus jovens dragões, em equipa, e assim conquistava títulos e mais títulos.
Unindo o conhecimento adquirido, com o trabalho colectivo da equipa atinge-se o sucesso.
Costa Soares poderia bem ser a personagem principal da obra de Cressida Cowell “Como treinares o teu Dragão” pois tal como a verdadeira personagem da obra, Costa Soares foi um verdadeiro Treinador de Dragões.

Hóquei em Patins * FC Porto reclama a repetição do clássico

Segundo avançou ontem a agência Lusa,em documento enviado ao Conselho de Disciplina e Comissão Técnica da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), a que a agência Lusa teve acesso, os "dragões" expõem como argumentos três situações com "possível influência no resultado" final.

O Benfica-FC Porto, jogado no sábado, terminou empatado (5-5), desfecho que permitiu ao Benfica manter a liderança na classificação, somando mais um ponto que os rivais, a uma ronda do fim da prova.

O FC Porto descreve, na confirmação do protesto, "erros técnicos graves" dos árbitros Rui Torres e Paulo Rainha durante e após a marcação de uma grande penalidade a favor dos portistas, a menos de três minutos do final.

Os portistas referem que o árbitro Rui Torres interrompeu a marcação do penálti no momento em que Reinaldo Ventura se preparava para rematar, ao que se seguiu, alegam, a decisão de o repetir, ordenada por Paulo Rainha, o outro juiz do encontro.

A repetição acabou por não acontecer: "Inexplicavelmente, o referido árbitro 2 (Paulo Rainha), após conferenciar com o árbitro 1 (Rui Torres), decidiu alterar a sua decisão, não permitindo a repetição da execução do penálti que ele próprio havia ordenado segundos antes".

O FC Porto refere outro "erro técnico" quando sustenta que a contagem de tempo, interrompida aos 47.13 minutos para a marcação do penálti, se deveria ter mantido suspensa aquando do que alegam ser um sinal de repetição da grande penalidade.

Segundo o FC Porto, tal não aconteceu, pois o cronómetro "permaneceu indevidamente em modo de contagem de tempo de jogo durante 42 segundos, conforme se pode constatar pelas imagens televisivas relativas à transmissão do jogo efectuada pela Benfica TV".

Tal situação deu origem a que "o jogo se tivesse reiniciado, efectivamente, aos 47.55 minutos, após ter sido interrompido, como já referido, aos 47.13, ou seja, 42 segundos antes".

"É inegável que (...) a amputação de 42 segundos ao tempo total de jogo provocou um grave prejuízo (...), uma vez que o jogo se encontrava empatado e faltavam cerca de três minutos para o seu final", refere o documento.

Segundo os "dragões", o "capitão" Reinaldo Ventura deu conhecimento do sucedido à equipa de arbitragem, "que se devia ter dirigido à mesa oficial de jogo" e aí "proceder à correcção do tempo que faltava disputar".

Alegando que o mesmo não aconteceu, os portistas consideram a situação descrita como "um inegável e grave segundo erro técnico", uma vez que "os árbitros principais não cumpriram aquilo que se encontra estipulado nas regras de jogo".

O terceiro "erro técnico grave de arbitragem" aconteceu, conforme descrito, quando Reinaldo Ventura manifestou aos árbitros, "em tom de voz perfeitamente normal, a intenção de formular protesto técnico no boletim de jogo", sendo "surpreendido com a amostragem de um cartão azul".

A atitude de Reinaldo Ventura "não se enquadra, de modo algum, na definição de faltas graves", as que dão origem à referida punição.

E, por isso, os árbitros "cometeram um terceiro grave erro técnico de arbitragem, também ele com provável influência no resultado do jogo, já que a equipa se viu privada, durante dois minutos, do concurso de um seu jogador em fase crucial do jogo". 

De relembrar que aguarda-se punição para Sérgio Silva, que incentivou ao ódio e violência ao dizer para a bancada "É matá-los caralho", algo absolutamente lamentável e indigno de qualquer profissional. Depois de Carlos Lisboa no basquetebol foi vez de Sérgio Silva ter esta atitude indigna. Também se esperam castigos aos constantes lançamentos de tochas a Edo que fizeram com que o guarda-redes do FC Porto perdesse a cabeça por completo, o que implicou uma nítida desconcentração competitiva do mesmo em prejuízo do FC Porto.
O Ministério da Administração Interna deveria averiguar porque é que a polícia barrou a entrada no pavilhão de adeptos do FC Porto, cidadãos livres deste país supostamente democrático. 
A polícia não pode impedir um cidadão munido de bilhete de entrar num recinto desportivo, alegando falta de segurança. A polícia deve assegurar a segurança do cidadão para que possa assistir ao jogo, para o qual adquiriu bilhete.



terça-feira, 12 de junho de 2012

Bilhar * Dragões de Lisboa Campeões da II Divisão de Carambola

Os Dragões de Lisboa conquistaram o título nacional da II Divisão de carambola, ao alcançarem três vitórias na fase final, realizada em Leça da Palmeira.

A equipa da Casa do FC Porto em Lisboa alinhou com José Martinho, Paulo Palhares, Manuel Fernandes e Fernando Silva.
Os Dragões de Lisboa disputarão assim na próxima época o Campeonato Nacional de Carambola da 1ª Divisão - Zona Sul.



CAR * Campeonato Nacional da II Divisão * Fase Final Nacional * 1ª. Jornada

C. Norton de Matos 1 - 3 Dragões de Lisboa
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Jorge Sales32(54) - 40(54)José Martinho
Jogo 3Miguel Rocha40(58) - 36(58)Paulo Palhares
Jogo 2Mário Rui36(54) - 40(54)Manuel Fernandes
Jogo 1Paulo Andrade37(38) - 40(38)Fernando Silva

CAR * Campeonato Nacional da II Divisão * Fase Final Nacional * 2ª. Jornada

Clube Bilhar Eborense 0 - 4 Dragões de Lisboa
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Manuel Prates20(39) - 40(39)José Martinho
Jogo 3José Baião36(60) - 37(60)Paulo Palhares
Jogo 2Inácio Rosado30(60) - 40(60)Manuel Fernandes
Jogo 1Vítor Júnior23(60) - 39(60)Fernando Silva

CAR * Campeonato Nacional da II Divisão * Fase Final Nacional * 3ª. Jornada

Dragões de Lisboa 3 - 1 BC Porto / CP Trofa
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4José Martinho40(36) - 13(36)Manuel Ferreira
Jogo 3Paulo Palhares39(60) - 40(60)Artur Figueiredo
Jogo 2Manuel Fernandes40(42) - 26(42)Carlos Almeida
Jogo 1Fernando Silva40(58) - 35(58)Manuel Rio

O segundo lugar pertenceu ao Bilhar Clube do Porto e o terceiro ao Norton de Matos, de Coimbra.
O torneio contou ainda com a presença do Clube Bilhar Eborense.

Estas quatro equipas disputarão a I Divisão na próxima época.

domingo, 10 de junho de 2012

Bilhar * FC Porto derrotado na final da Taça da Europa de Clubes

O FC Porto perdeu a final da Taça de Europa de bilhar carambola frente ao AGIPI, equipa de Estrasburgo (França), que revalidou o título pela oitava vez, jogando em casa. 

A derrota dos campeões nacionais traduziu-se num 3-0, após Dick Jaspers, João Ferreira e Rui Manuel terem cedido perante os respectivos adversários.

Depois de uma campanha brilhante até à final, fomos incapazes de bater os franceses, que contam nas suas fileiras com dois grandes bilharistas franceses, um dos quais está no top dez dos melhores do mundo, um belga com grande experiência competitiva nas três tabelas, e um italiano com uma longa carreira de sucesso, e que assim o Agipi venceu pela oitava vez consecutiva a Taça da Europa de Clubes. 

Frederic Caudron efectuou uma partida brilhante “cilindrando” o portista Dick Jaspers por 40-14. Jérémy Bury e Christoph Roux derrotaram João Ferreira e Rui Costa por 40-29 e 40-34, respectivamente. Por sua vez Marco Zanetti empatou com Dani Sánchez por 25-25.

Classificação final da Taça da Europa de Clubes
FC Porto, Caseta Nova e Clichy-Montmartre, tentaram quebrar a hegemonia dos franceses nos últimos anos, mas o Agipi tem usado o factor casa (a final desta prova tem lugar na sala do campeão em título), e a sua equipa composta por excelente executantes, e conquista assim o oitavo título europeu consecutivo.
  
O FC Porto saiu desta competição a exigir às entidades internacionais que a final desta prova deixe de ter lugar na sala do campeão em título, facto que tem levado o AGIPI a ser o anfitrião nos últimos sete anos e a utilizar sistemas de organização que colidem com as normas internacionais.

Alípio Jorge "A Taça da Europa beneficia sempre a equipa da casa"

O segundo lugar na Taça da Europa não pode ser considerado um mau resultado para o bilhar do FC Porto, mas, ainda assim, deixa algo a desejar. Ser campeão europeu era um dos grandes objectivos da temporada, só que os franceses do AGIPI e as condições à volta da final não permitiram esse feito aos Dragões. Alípio Jorge, responsável pela secção, tece críticas à organização da prova.

Frustração e dificuldade enorme
"Ser vice-campeão europeu é muito, muito difícil. Só quem joga bilhar é que tem a noção do que representa esse segundo lugar, mas a frustração que sentimos por não termos sido campeões europeus é incompatível com esta dificuldade enorme. A verdade é que não ganhámos, ficámos pela terceira vez com a medalha de prata, e isso aconteceu apesar de uma excelente prestação desportiva. Foi talvez a melhor prestação desportiva do FC Porto a nível internacional."

Factores impeditivos
"O clube tem um currículo invejável a nível mundial e mantém o sonho de ganhar o campeonato da Europa, que vai conseguir certamente. O problema é que há vários factores a contribuir para que as dificuldades extra-jogo aumentem. Eu já disse e repito, de forma veemente, em nome do FC Porto, que estas condições de competição são desvantajosas para toda a gente menos para o clube da casa."

No pano usado cai a nódoa
"O bilhar é o único desporto no mundo em que o campeão em título tem logo acesso directo à final do ano seguinte e não joga qualificações. Está errado. Para além disso, as mesas não são seladas, como recomenda a Confederação Europeia de Bilhar. Jogar em pano usado altera a verdade desportiva, porque as mesas criam vícios, que dão vantagem a quem está há vários dias a treinar incessantemente – 10 horas por dia, segundo me disseram -, naquelas mesmas mesas."

Comportamento superior
"Enquanto nós vamos tentando essa adaptação às condições da mesa durante o jogo, os pontos vão passando e as dificuldades sobem de nível. Mesmo assim, há que dizer que a nossa equipa se portou de uma forma incrivelmente superior, com resultados técnicos invejáveis."

Prejudicados
"Só não ganhámos, primeiro por sortilégio de jogo, porque os outros também são bons – alguns adversários são dos melhores do mundo e eu não quero tirar o mérito a quem o tem -, mas também porque fomos altamente prejudicados pelas actuais condições em que se disputam estas finais. A verdade desportiva sai lesada e não podíamos deixar de dar voz a esta situação."

Mudanças urgentes
"O clube que ganha tem de ser sujeito ao crivo da qualificação no ano seguinte, como acontece em todos os desportos. Depois, o campeão não pode jogar sempre em casa, o local da final devia ser sorteado, e o pano das mesas tem de ser novo, a estrear, em todos os jogos, para que todos os competidores partam em igualdade de circunstâncias. São necessárias mudanças urgentes."

Somos Vice-Campeões Europeus, saímos de cabeça erguida pois a nossa equipa tudo fez para conquistar o ceptro europeu. 
Para o ano há mais!
Parabéns à equipa de bilhar do FC Porto, que honrou o emblema e a cidade.

sábado, 9 de junho de 2012

Hóquei em Patins * Benfica 5 - FC Porto 5

29ª. Jornada do Campeonato Nacional

Tudo começou mal. A polícia barrou a entrada no pavilhão de adeptos do FC Porto, cidadãos livres deste país supostamente democrático. Estamos de volta ao fascismo!

Quanto ao jogo foi uma vergonha.
Um penalti que dá golo ao 5lb e que ninguém entende, pois o Edo liberta a bola e o Reinaldo ganha posição sem qualquer contacto. 
Fumo das tochas na baliza do Edo. 
O Sérgio Silva agrediu com o stick o Reinaldo, e o palhaço do árbitro dá azul aos dois?! 
Suposto penalti de Pedro Moreira sobre o orc Sérgio Silva, que procurou nitidamente o contacto. 
O árbitro manda repetir um penalti e volta atrás na decisão?! 
Vergonhoso! 
Digno do terceiro mundo!



Absolutamente lamentável e indigno de qualquer profissional. Depois de Carlos Lisboa no basquetebol é a vez de Sérgio Silva ter esta atitude digna de um Orc!
Quanto ao jogo, fomos incapazes de segurar o 3-5 a pouco mais que 7 minutos do seu término.

O FC Porto apresentou um protesto à Federação Portuguesa de Patinagem alegando um erro técnico da equipa de arbitragem no decorrer do clássico com o Benfica, disputado este sábado no Pavilhão da Luz.
A equipa portista alega que já perto do fim do jogo, que acabou empatado a cinco golos, a equipa de arbitragem começou por mandar repetir um penálti falhado por Reinaldo Ventura, transformando depois a decisão num livre directo.
Recorde-se que por causa deste lance o jogo esteve interrompido longos minutos.

Tó Neves «As únicas palavras que tenho a dizer é que se esta é a verdade desportiva que o presidente do Benfica queria para o hóquei está muito mau. Esta dupla não teve categoria para participar num jogo tão importante, senão tivessem estavam na final eight. Houve um erro técnico e espero que não haja malabarismos. Faltas de critério que foram vergonhosas onde o hóquei não sai valorizado. Jogámos muito bem, batemo-nos muito bem e o campeonato ainda não acabou»

Na última ronda, agendada para 16 de Junho, o 5lb joga em Almeirim com Os Tigres, ao passo que o FC Porto recebe o Candelária.

Quanto ao campeonato, este foi perdido na 23ª. Jornada em Espinho, naquela derrota por 8-4. 

Hoje os nossos jogadores foram bravos, num ambiente hostil, podiam com uma equipa de arbitragem imparcial e com mais razão do que coração ter vencido o 5lb.

Agora resta-nos esperar que o 5lb perca ou empate, para conseguirmos o ambicionado décimo primeiro título consecutivo.

Bilhar * FC Porto na final da Taça da Europa de Clubes

Na tarde de hoje, o FC Porto apurou-se para a final da Taça da Europa de Clubes após cilindrar na meia-final o Billard Club d’Andernos por uns concludentes 4-0.
Rui Costa não deu qualquer hipótese a Francis Connesson, derrotando-o por 40-33.
João Ferreira de igual modo bateu sem apelo nem agrado Jérôme Barbeillon por 40-34.
Dani Sánchez derrotou Peter De Backer por 40-31 e Dick Jaspers derrotou Roland Forthomme por 40-23, selando a passagem do FC Porto à final.
O FC Porto cometeu assim a proeza de conseguir o acesso à final da Taça da Europa de três tabelas com uma vitória pelo resultado máximo. 
O resultado desta meia-final atribui máxima moral para o encontro de amanhã que vai definir o novo campeão europeu e em que terá como adversário o AGIPI, clube organizador e vencedor das últimas sete edições, que bateu o Clichy-Montmartre por 3-1 na outra meia-final.

O duelo entre Agipi e FC Porto começa às 14h00, com os jogos:
Jérémy Bury vs. João Ferreira
Rui Costa vs. Jean Christoph Roux.

Às 16h00 será a vez de
:
Frédéric Caudron vs. Dick Jaspers
Marco Zanetti vs. Dani Sánchez.

O resultado final é de antemão imprevisível pois, Caudron e Jaspers são ambos capazes de vencer, Rui Costa pode certamente bater Roux. O experiente Bury tem um ligeiro favoritismo perante o jovem João Ferreira, mas Sánchez quando está no seu melhor, pode ganhar a qualquer adversário, e Zanetti não será excepção.

O FC Porto irá tentar conquistar um título que anseia há vários anos. 
Já vencemos duas vezes medalha de prata e quatro vezes medalha de bronze, e este ano temos fortes expectativas de conquistar o ceptro europeu, pois conta-mos provavelmente com a melhor equipa de sempre.
    
Força rapazes tragam o caneco!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bilhar * FC Porto nas meias-finais da Taça da Europa de Clubes

FC Porto, Clichy-Montmartre, Agipi e Billard Club d’Andernos, asseguraram a passagem às meias-finais da Taça da Europa de Clubes, que se está a disputar entre os dias 7 a 10 de Junho em Schiltigheim (França). Estas meias-finais serão assim dominadas pela presença de três equipas francesas, e do FC Porto, que mais uma vez eleva bem alto o nome da sua cidade.

Amanhã às 9h00 os franceses do Agipi, actuais detentores do ceptro europeu vão defrontar os seus compatriotas do Clichy-Montmartre, e às 15h00 é a vez do FC Porto discutir a presença na final com os também franceses do Billard Club d’Andernos.

A partida disputada de manhã diante do Clichy-Montmartre terminou empatada.
Na primeira partida diante dos franceses, o portista Dick Jaspers derrotou o belga Eddy Merkx por 40-19.
Num jogo abaixo das suas potencialidades Dani Sánchez foi derrotado pelo belga Eddy Leppens por 22-40.
João Ferreira perdeu diante do francês Richard Bitalis por 35-40, mas Rui Costa acabou por empatar o confronto entre as duas formações, ao vencer o francês Jean Reverchon por 40-37.

Com o também empate verificado entre o Clichy-Montmartre e o BC Gruner Tisch, a decisão da passagem às meias-finais no grupo B ficou agendada para o confronto entre o FC Porto e o BC Grüner Tisch Buer.

No jogo disputado ao final da tarde o FC Porto demonstrou hoje ser um sério candidato ao título europeu, depois de uma magnífica performance que nos garantiu uma vitória diante dos alemães do BC Grüner Tisch Buer, e a liderança no grupo B.

João Ferreira e Rui Costa derrotaram os alemães Stefan Hetzel e Uwe Kerls por uns concludentes 40-26 e 40-18, respectivamente. 
Dick Jaspers efectuou uma excelente partida não dando qualquer hipótese a Jens Eggers, derrotando o alemão por 40-10.
Dani Sánchez também não teve  dificuldades em vencer o alemão Mark Galla, que até manteve o controlo do marcador até aos 24-18, mas que depois viu Dani Sánchez disparar para uma vitória sem espinhas por 40-30.

A primeira meia-final às 9h00, inicia-se com com as partidas entre os números três e quatro de Agipi e Clichy-Montmartre: Jeremi Bury vs Richard Bitalis, Christoph Roux vs Jean-Jean Reverchon. 
Por volta das 11h00, é a vez de Frédéric Caudron enfrentar Eddy Merckx e Marco Zanetti enfrentar Eddy Leppens.

A outra meia-final entre FC Porto e o Billard Club d’Andernos, disputa-se às 15h00, com Francis Connesson  a defrontar Rui Costa e João Ferreira a defrontar Jérôme Barbeillon.
Às 17h00 será a vez do portista Dick Jaspers enfrentar Roland Forthomme e de Dani Sánchez defrontar Peter De Backer.

Classificação dos Grupos:
Grupo A:
1 - Agipi, 3-10-1.622-16
2 - Billard Club d’Andernos, 3-10-1.369-18
3 - BC Deurne 3-4-1.147-8.

Grupo B:
1 - FC Porto, 3-12-1.291-10
2 - Clichy-Montmartre, 2-8-1.135-7
3 - BC Grüner Tisch Buer, 3-1-4-0.942-9.

As médias principais por jogador:
1 - Marco Zanetti 2,222
2 - Frédéric Caudron 2,147
3 - Dick Jaspers 2,051
4 - Roland Forthomme 1,617
5 - Jérémy Bury 1,433
6 - Eddy Leppens 1,300
7 - Dani Sánchez 1,291
8 - Eddy Merckx 1,229

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A RTP e o FC Porto

A RTP ao longo dos anos, tem discriminado sucessivamente o FC Porto, em inúmeras ocasiões, quer seja nas conquistas no desporto rei, quer nas modalidades.

Carlos Daniel, o benfiquista de Paredes, deambula entre os programas desportivos da RTP Informação, libertando o seu aziúme a cada conquista do FC Porto. É bem conhecida a sua ligação à estrutura encarnada, e os banquetes no Restaurante do famoso Barbas com Jorge Jesus e Hélder Conduto, sim o Hélder que fez à dias aquela entrevista ao Scolari, que pela forma que foi conduzida, era notória a preparação da mesma, no único sentido de denegrir o FC Porto, o seu Presidente e Vítor Baía, este último que nos passados dias tem sido alvo das atenções pela imprensa de retrete.

O conhecido benfiquista de Paredes convida os seus amigos de emblema, como João Gobern, que foi dispensado pela direcção de informação da RTP, depois de ter sido filmado a festejar um golo do Benfica no programa "Zona Mista" da RTP Informação, para os programas desportivos, sempre no intuito de vangloriar o seu clube de coração e mediante a cartilha do “Leitor”, mera palha, que não mata a fome a burros, mas que vai entretendo as hostes encarnadas, enquanto o FC Porto conquista títulos.

A RTP deve prestar um serviço destinado aos cidadãos enquanto cidadãos e menos enquanto consumidores. A televisão pública deve procurar a expectativa do cidadão, independentemente das audiências que são geradas.
Por conseguinte, apesar do FC Porto não gerar iguais audiências como o seu maior rival, deve ser tratado com igualdade, pois este é um principio constitucional sob o qual foi fundado a televisão pública portuguesa.
RTP é obrigada a pautar a sua programação, com respeito pelo interesse do público, por exigências de qualidade e de diversidade e contribuir para a informação público em geral, no respeito pela identidade dos portugueses que a financiam com taxas de contribuição audiovisual, com taxas à Sociedade Portuguesa de Autores e com transferências estatais para pagar os ordenados chorudos de Malatos e companhias LDA.

O FC Porto para suprir esta lacuna informativa nacional acerca do clube, comprou o Porto Canal, mantendo-o como um canal dedicado à região, com programas generalistas, e aliou a vertente desportiva através da criação de programas dedicados ao clube, que pouco espaço ocupam na grelha de programação semanal.
A gestão do Porto Canal assenta em dois princípios: a informação e programação não desportiva por um lado e a desportiva por outro, com Rui Cerqueira a assegurar esse campo, estando prevista uma maior cobertura de diversas modalidades desportivas do FC Porto.
Nestas condições de desigualdade, o FC Porto no âmbito da excelência da sua gestão estará a estudar a possibilidade de investir na RTP.

O grande desígnio da RTP Internacional, aquando da sua criação era a divulgação da nossa língua e cultura nos PALOP, na Europa e Américas.
Todavia no que respeita à divulgação dos acontecimentos desportivos, e mais em concretamente no que toca ao FC Porto, tem existido uma desigualdade de tratamento.

O FC Porto é o clube Português mais titulado e com maior dimensão internacional.
E em países de destino da nossa emigração, a falange de apoio ao FC Porto cresce dia após dia entre os mais jovens, que se revêem na mística azul e branca, e que rejubilam com as vitórias internacionais do FC Porto diante dos clubes onde são residentes.
Ora, a RTP não se pode alhear deste facto, deve respeitar o FC Porto, divulgando as suas conquistas aqui e além fronteiras.

Alguém viu nos blocos informativos da RTP 1 e RTP 2, por exemplo (clica nos textos a azul, para acesso aos conteúdos multimédia):






Etc, etc etc ...

Quem não viu e enjoou o tratamento jornalístico ao internamento de Eusébio?


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Temos muitos prá troca!

Faltam pouco mais de 3 semanas para o arranque da nova época e o mercado do FC Porto está claramente centrado em 2 sectores: Guarda Redes e Avançados.

Se no primeiro caso já havia excedente, as duas e únicas contratações feitas até ao momento faz crescer o número de excedentes para a baliza do FC Porto.

Na próxima época o FC Porto vai voltar a ter equipa B. Mas o objectivo da equipa B não é permitir que jovens com 18, 19 anos possam evoluir mais 1 ou 2 anos no clube, em vez de perderem o vínculo ou então serem emprestados a clubes sem grandes garantias de evolução?

Se contabilizarmos os jogadores de último ano Junior chegamos a 16 jogadores que, ou ficam na equipa B, ou são emprestados a outros clubes ou então perderam o vínculo contratual ao FC Porto. Se somarmos a este número 12 jogadores que estiveram emprestados pelo FC Porto, na última época, então chegamos ao número redondo de 28 jogadores que a SAD terá que tomar uma posição entre emprestar, equipa B, vender ou ceder a título definitivo.

E se pensarmos que a Equipa B até poderá acolher alguns jogadores juniores, que se destaquem, por forma a evoluir de forma mais rápida, então certamente este número aumentará.

Voltando aos Guarda-Redes, se acreditarmos nas noticias que dão conta que a SAD contratou Fabiano e Stefanovic, o primeiro para continuar emprestado ao Olhanense e o segundo para a equipa B, então as questões são ainda mais pertinentes.

Acreditando que Helton fica, e que o 3º guarda-redes do plantel será o 1º da Equipa B, ficamos sem saber o que vai acontecer a Beto (contrato até 2013), Bracali (contrato até 2013), Kieszek (contrato até 2014), Hugo Ventura (contrato até 2014) e Kadu.

Destes todos, provavelmente Hugo Ventura seguirá o caminho inverso de Stefanovic, mas Kadu fica aparentemente sem espaço, e ainda que tenha idade para jogar mais um ano nos juniores é claramente uma despromoção para um jogador que tem estado sempre um patamar acima da sua idade e foi já neste último ano, o 3º guarda-redes do plantel principal.
E por falar em excedente vamos para o extremo oposto do campo e percebemos que o SAD está a movimentar-se à procura de mais avançados. Quando se ouve com alguma insistência e consistência, nomes como Lima e Jackson Martinez, percebe-se que o FC Porto anda à procura de pelo menos mais 1 jogador de área.

E se isto é verdade significa que alguém do actual plantel vai sair, pois actualmente Janko e Kléber, ainda que não sejam, indiscutivelmente o homem de área, o homem golo, são jogadores que não podem coabitar com mais 1 ou 2 avançados de área.

Não estou a ver nem Janko nem Kléber na equipa B, não que no caso de Kléber não fizesse sentido, mas provavelmente o jogador não aceitaria tal cenário.

E nem o facto de estar iminente a saída de Hulk, faz com que se perceba que o FC Porto terá mais do que 2 avançados de área. Como tal, a entrar um avançado de área, ou Kléber ou Janko sairão, resta saber se por empréstimo ou a título definitivo.

Convém não esqueçer que não é um dado adquirido que o Cruzeiro exerça opção em Dezembro por Walter, pelo que, tendo em conta as ultimas noticias, é bem provável que Walter regresse ao Porto em Dezembro por falta de interessados!

Mas o que causa ainda maior perplexidade é o facto de os nomes que circulam, nenhum deles é de reconhecida mais valia e superioridade ao que o FC Porto tem actualmente. E nem mesmo o facto de estar iminente a saída de Hulk e consequentemente a entrada de pelo menos 45M, faz com que a SAD decida investir num jogador que possa fazer a diferença.

Com a saída de Hulk o FC Porto acumula dois problemas graves. O primeiro é que continua sem um avançado centro de qualidade (desde a saída de Falcão). O segundo é que ficará sem o principal municiador e desequilibrador, que este ano, foi só o melhor da Liga e o melhor marcador do FC Porto.

A ser verdade que Jackson Martinez está praticamente contratado, o FC Porto não só não resolve esses dois problemas como acumulará mais dois, que são investir muito dinheiro num jogador medíocre e aumentar o número de avançados centro sem qualidade.

Faltam pouco mais de 3 semanas para o arranque da nova época e o mercado do FC Porto continua muito pouco activo. Regista-se até à data a venda de Guarin (11M) e a saída em definitivo e sem contrapartidas de Cristian Rodriguez e do jovem André Teixeira, o defesa direito que fez grande parte dos jogos na equipa júnior. Fica por resolver os quase 60 jogadores com contrato com o FC Porto e mesmo excluindo os que ficam no plantel principal e na equipa B, serão muitos os casos que a SAD tem de resolver rapidamente, isto claro, não falando em potenciais reforços que hão de chegar.

Ricardo Jorge

Bilhar * Antevisão à fase final da Taça da Europa de Clubes


O FC Porto anseia este título há vários anos, tem fortes expectativas, pois conta provavelmente com a sua melhor equipa de sempre.
O FC Porto está inserido no grupo B juntamente com os alemães do BC Grüner Tisch Buer 1931 e os franceses do Clichy-Montmartre .


No Grupo A:
AGIPI, actuais campeões europeus
BC Deurne
Billard Club d’Andernos
 
No Grupo B:
FC Porto
Clichy-Montmartre
BC Grüner Tisch Buer 1931 

Dick Jaspers e Daniel Sanchez
Publicado em fcporto.pt 

Alípio Jorge, Rui Manuel Costa, João Ferreira e Santos Oliveira conquistaram este fim-de-semana mais um troféu para as vitrinas do FC Porto, após nova vitória sobre o Benfica. A quarta Taça de Portugal em carambola três tabelas consecutiva, que se juntou à Supertaça, já está em casa e fica agora à espera da "companhia" do troféu de campeão nacional e da Taça da Europa, que se decide este fim-de-semana.

Os homens do bilhar estão confiantes de que será este ano que o "ceptro maior" vem parar ao museu azul e branco e, em exclusivo ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt, dão conta das expectativas do grupo para a prova que decorre em Schiltigheim (França), de 7 a 10 de Junho. 



Dick Jaspers, Daniel Sanchez, Rui Manuel Costa e o jovem João Ferreira serão os titulares na prova, com Alípio Jorge, vice-presidente do clube e máximo responsável pela secção, e Rui Manuel Costa na segunda linha, prontos para qualquer eventualidade.

Alípio Jorge
"Este é o objectivo de sempre, visto que já ganhámos tudo o que tínhamos para ganhar e somos recordistas em tudo o que há para disputar. Falta-nos apenas o ceptro maior, que é a Taça da Europa. Já fomos duas vezes medalha de prata e quatro vezes medalha de bronze, mas por esta ou por aquela razão ainda não conseguimos ganhar. É evidente que estamos a jogar contra os melhores do mundo, mas não temos tido a estrelinha. Um dia vamos tê-la, posso garantir, e espero que possa ser já este ano, porque a nossa equipa é top, tem dos melhores do mundo. Queremos ganhar e vamos em busca da Taça da Europa, lutando à Dragão para a conseguir."

Rui Manuel Costa
"Desde 1990, quando o FC Porto entrou na terceira vaga da prova pela mão de Alípio Jorge, que é um sonho conquistar a Taça dos Campeões. Eu acredito que é possível ganhar, mas nada é garantido porque nem sempre a melhor equipa ganha. Os nossos estrangeiros portaram-se lindamente na qualificação, foram fantásticos, e isso vai fazer a diferença no desfecho final, se se mantiverem ao mesmo nível. Esperemos também que os portugueses estejam bem, eu e o João vamos dar o máximo."


João Ferreira
"É um orgulho enorme representar o FC Porto, uma das melhores equipas a nível mundial e estar a lutar pelo título. Mesmo sendo a minha estreia, vou fazer o melhor, esforçar-me ao máximo e estar concentrado para ganhar os jogos todos. Acredito que é possível trazer a Taça para a Invicta, porque temos bons jogadores. Os adversários são de alto nível, a maioria deles profissionais, e têm muita experiência. Será difícil, mas temo-nos esforçado e trabalhado para estar ao nível deles."




Tragam o caneco rapazes!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bilhar * CAR - Calendário da Fase Final do Campeonato Nacional

Campeões Nacionais de 2010/2011
A fase final do Campeonato Nacional da I Divisão de bilhar três tabelas  terá lugar de 14 a 17 de Junho.
A norte os apurados para a fase final são FC Porto, Leça e Fenianos.   
A sul os apurados para a fase final são o Sporting, Benfica e CB Amadora.
O FC Porto actual campeão nacional, parte com favoritismo para a disputa desta fase final.
Depois de neste fim-de-semana a nossa equipa ter conquistado a Taça de Portugal, derrotando o Benfica na final por 2-1, não vai querer perder a oportunidade de conquistar novamente a dobradinha à semelhança da época transacta.

Recorda aqui a vitória na época passada (clica para visualizar)

Final Six

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 1ª. Jornada

JogoRondaDataHorarioEquipa 1ResultadoEquipa 2
114/06/201214:00Sporting CP - A0 - 0FC Porto/Cin
214/06/201216:30CBA - A0 - 0Leça FC - A
314/06/201219:00SL Benfica - A0 - 0Fenianos - A

Ainda não encontrei informação do calendário das restantes jornadas. Assim que o possua, publicarei.

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 2ª. Jornada

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 3ª. Jornada

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 4ª. Jornada

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Fase Final Nacional * 5ª. Jornada

domingo, 3 de junho de 2012

Bilhar * Tetra na Taça de Portugal de bilhar em três tabelas

O FC Porto conquistou a Taça de Portugal de bilhar em carambola três tabelas, ao derrotar na final, disputada em Coimbra, o Benfica.
Este sucesso, que significa o "tetra" dos portistas na competição, foi alcançado por uma equipa formada por Rui Manuel, Santos Oliveira, Alípio Jorge e João Ferreira.
Os dois primeiros venceram os seus jogos e quando João Ferreira empatou o seu encontro, a 1-1, a vitória ficou consumada.

Alípio Jorge fez questão de a "dedicar ao presidente, um dirigente único no mundo, que colecciona indefinidamente troféus e mais troféus". "A vitória foi difícil, conforme o resultado atesta (2,5 – 1,5), mas ganhámos com mérito e foi uma vitória indiscutível. Hoje em dia o equilíbrio é cada vez mais notório, as equipas estão melhor apetrechadas e a levar o bilhar desportivo a sério. As dificuldades foram imensas, com a nossa prestação a ser a do costume, com uma grande garra", referiu ainda o vice-presidente do FC Porto.

Benfica  1 - 2 FC Porto/Cin
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Joaquim Torres3  -2 Alípio Jorge Fernandes
Jogo 3João Silva1 - 3Santos Oliveira
Jogo 2António Figueiredo1 - 1João Ferreira
Jogo 1Vasco Gomes0 - 3Rui Manuel Costa



Parabéns à nossa equipa de Bilhar!



Percurso do FC Porto até à Final:
Oitavos-de- Final
FC Porto/Cin 3 - Fenianos-A 0

Quartos-de-Final
FC Porto/Cin 2 - Leça FC-A 0

Meias-Finais
Sporting CP-A 0 - FC Porto/Cin 2

Natação * 6ª lugar no 30º. Meeting Internacional do Porto

O FC Porto obteve o 6ª lugar no 30º. Meeting Internacional do Porto com 427 pontos, e foi o décimo clube mais medalhado, arrebatando 6 medalhas.
A equipa Ile de France venceu coletivamente com 842 pontos, seguida dos italianos da Lombardia Rane Rosse com 596 pontos. O Sporting, com 448 pontos, foi terceiro com 448 pontos.

O FC Porto foi o décimo clube mais medalhado:
Paula Oliveira, Medalha de Prata nos 200m bruços.
Paula Oliveira, Medalha de Bronze nos 50m bruços.
Ana Neto, Medalha de Bronze nos 400m livres.
Equipa Feminina, Medalha de Bronze nos 4 X 50m medley.
Paulo Jorge Santos, Medalha de Ouro "Konica Minolta" nos 50m livres
Equipa Masculina, Medalha de Bronze "Konica Minolta" nos 4 X 50m livres

Diana Durães (Foca – Clube de Natação de Felgueiras) estabeleceu hoje um novo recorde nacional júnior nos 200 metros estilos que perdurava há 18 anos, no segundo dia de competição do 30.º Meeting Internacional do Porto, que se realizou na Piscina Municipal de Campanhã, onde não foram obtidos mínimos por nadadores portugueses para os Jogos Olímpicos de Londres e cuja vitória coletiva pertenceu à equipa Ile de France.

A atleta felgueirense, que confirmou os mínimos para os Campeonatos da Europa de juniores de Antuérpia (4 a 8 de julho), venceu os 200 metros estilos com 2:20.61, melhorando o anterior máximo (2:21.44) estabelecido por Petra Chaves (Algés) em 1994, no Restelo.

Depois de três novos recordes do meeting no sábado, no segundo dia registaram-se quatro novos máximos: o francês Hugues Duboscq (Team Grand Ouest), recordista europeu, nos 200 metros bruços (2:13.98); o luso-francês Jordan Coelho (Ile de France) nos 200 metros mariposa (1:58.88); a italiana Elisa Apostoli (Lombardia Rane Club) nos 50 metros costas (29.56); e o português Alexis Santos (Sporting) nos 50 metros costas (26.33), no primeiro percurso da estafeta de 4x50 metros estilos.

Destaque ainda para as vitórias nacionais de Diogo Carvalho (Galitos) nos 400 metros estilos (4:24.10), prova em que é detentor de mínimos B para os Jogos Olímpicos, e de Duarte Mourão (Amadora) nos 50 mariposa (25.57).

A checa Petra Chocova (Vodni Sporty), com 824 pontos nos 50 metros bruços (31.78), e Hugues Doboscq (Team Grand Ouest), com 857 pontos nos 200 metros bruços (2:13.98), foram os nadadores com melhor performance.

Antes do início das finais foi prestado um minuto de silêncio ao treinador de natação Clemente Cabral, que faleceu na passada semana.

Resultados completos