sábado, 4 de agosto de 2012

Apresentação oficial do FC Porto vs Olympique Lyon

Publicado em fcporto.pt

O Estádio do Dragão dá este sábado as boas-vindas à versão 2012/13 do FC Porto, numa festa que promete eternizar-se na memória dos adeptos azuis e brancos. Jogadores e equipa técnica regressam a casa para um evento recheado de emoções fortes.

As portas do estádio abrem às 19h15 para acolher os sócios e simpatizantes do bicampeão nacional, dando tempo suficiente para que todos os seguidores se acomodem nos seus lugares. O pontapé de saída é dado com a já tradicional Dança do Dragão, de bom augúrio para os que vestem de azul e branco.

Segue-se, às 20h45, um dos pontos fortes da festa, com o jogo particular entre o FC Porto e os franceses do Olympique Lyon.

O puzzle não estará completo esta noite, já que os olímpicos estão ainda em Inglaterra, ou seja, Hulk, Danilo e Alex Sandro (Brasil) e Abdoulaye (Senegal).

Após a partida, a apoteose, com um momento Somos Porto: equipa e adeptos terão oportunidade de interagir numa simbiose que promete ser marcante.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Natação * Sara Oliveira despede-se de Londres'12

Lusa

A portuguesa Sara Oliveira despediu-se dos Jogos Olímpicos Londres2012 com o 24º lugar dos 200 metros mariposa entre 28 nadadoras, depois ter falhado também as meias-finais nos 100 metros, assumindo que a pressão é "muito grande".

Terceira numa série de quatro, a atleta do FC Porto nadou 1,40 segundos acima do seu recorde nacional (2.10,14), estabelecido nos Jogos Pequim 2008, e também foi incapaz de melhorar o seu tempo de entrada (2.10,96) em Londres.

"A pressão para nós aqui é muito grande. Andamos quatro anos a trabalhar e chegamos aqui e somos vistos por todos os portugueses. Ao longo desta época, alguns atletas bateram recordes nacionais noutras competições. É claro que não são os Jogos Olímpicos e a verdade é que aqui tudo muda", afirmou Sara Oliveira.

"Somos as mesmas pessoas, mas o próprio envolvimento transforma-nos. fs vezes pela positiva, outras pela negativa", confessou.

No seu caso, foi pela negativa, duplamente, uma vez que no domingo, Sara Oliveira tinha ficado no 36. lugar, entre 42 nadadoras, nos 100 metros mariposa, com 1.00,44 minutos.

"Eu não sou assim a nível competitivo, gosto de competir, gosto de ganhar, e aqui parece que me sinto um bocado mais pequena do que o normal. Sou pequena, mas costumo sentir-me muito grande a nadar", expressou a portuense, fazendo um balanço "pouco positivo" do seu desempenho em Londres.

Manifestando-se insatisfeita, Sara Oliveira afirmou que é necessário aprender com os erros e com a experiência.

"Portugal e os atletas de todas a modalidades têm de aprender coma experiência aqui, aprender com as suas falhas e com os êxitos dos outros, porque olhando para eles também conseguimos retirar alguma coisa, e é isso que vou tentar levar daqui", resumiu.

Bilhar * Vânia Franco vice-campeã nacional de Pool Feminino bola 9 e bola 10

Vânia Franco obteve o segundo posto no Campeonato Nacional Individual de Pool Feminino bola 9.
A campeã nacional foi Sara Rocha do Sport Lisboa e Benfica. 
Em terceiro e quarto lugares ficaram as atletas do FC Porto Luísa Leal e Mariana Marinho, respectivamente.

Classificação:
PosNomeJogosVDFCGanhasPerdidasPontos
Sara Rocha7700422014
Vânia Franco7520391612
Luísa Leal7430303211
Mariana Marinho7430363011
Teresa Queirós7340253410
Maria Moreira7340302910
Ana Oliveira725025339
Joana Nunes70709427

Vânia Franco também foi vice líder no Campeonato Nacional Individual de Pool Feminino bola 10.

A campeã nacional foi igualmente Sara Rocha do Sport Lisboa e Benfica.

Em sexto e sétimo lugares ficaram as atletas do FC Porto Mariana Marinho e Eliana Sousa, respectivamente.


Classificação:
PosNomeJogosVDFCGanhasPerdidasPontos
Sara Rocha7610321313
Vânia Franco7520322012
Lídia Moreira7430252611
Ana Oliveira7430282611
Teresa Queirós7430302711
Mariana Marinho7340262610
Eliana Sousa725019309
Joana Nunes707011357

Hóquei em Patins * Calendário Campeonato Nacional 2012/2013

Publicado em fcporto.pt

O sorteio do Campeonato nacional de hóquei em patins, que decorreu na segunda-feira, ditou que o FC Porto recebe na primeira jornada o Paço de Arcos. O encontro, que será o primeiro de carácter oficial da época portista, está agendado para 6 de Outubro.

À segunda ronda, o FC Porto e o regressado Sporting têm encontro marcado no Dragão Caixa, no primeiro clássico da temporada. Os Dragões medirão forças com o Benfica nas jornadas 13 (05/01/13) e 28 (18/05/13), sendo o clube de Lisboa o primeiro a alinhar em casa. Na 30.ª e última jornada, o FC Porto recebe o Candelária.

A última jornada da primeira volta do campeonato está agendada para 19 de Janeiro de 2013, enquanto a segunda parte do Nacional principia a 26 do mesmo mês. A prova termina a 1 de Junho de 2013.


Clica na imagem para ampliar.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Natação * Open de Portugal - Tetra na Taça de Portugal

No final da última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal que decorreram na piscina do Jamor, foi entregue a Taça de Portugal referente à época de 2011/2012 que agora termina. 

Esta competição premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.

A Taça de Portugal foi ganha pelo FC Porto, que somou 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886) e o Clube Natação da Amadora (1517). 

É a 4ª vez consecutiva que o FC Porto ganha esta competição.


Balanço final dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal:

Durante os quatro dias de competição na Piscina do Jamor, foram alcançados onze recordes nacionais, quatro absolutos, por intermédio de Angélica André (800 e 1500 livres), Victoria Kaminskaya (200 estilos) e Patrícia Conceição (50 livres), dois seniores (FC Porto nos 4x50 e 4x100 livres masculinos), um de juvenis (Sporting (4x200 livres femininos), dois do escalão juvenil A (Amorense, 4x100 e 4x200 livres masculinos) e dois de juvenis B (Sporting, 4x100 estilos masculinos e FC Porto, 4x100 livres masculinos).

A nível individual, o nadador mais medalhado foi o sueco Josefin Lindkvist, com um total de nove medalhas (sete de ouro e duas de prata), seguido do sportinguista Gustavo Santa, com oito (seis de ouro e duas de prata), da sueca Henrietta Stenkvist, também com oito (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze) e do sportinguista Alexis Santos, com nove (cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).

Em termos colectivos, a equipa vencedora foi a Selecção da Suécia, com um total de 17 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e três de bronze). No 2.º lugar ficou a equipa gaulesa Ile de France, com 16 pódios (oito de ouro, três de prata e cinco de bronze) e no 3.º o Sporting com 20 medalhas (sete de ouro, seis de prata e sete de bronze).

Galeria de imagens da competição.

domingo, 29 de julho de 2012

E os penalties Vítor!!!

Troféu Naranja

Valência 1 - FC Porto 1 * (2-0 nas g.p.)

28 de Julho de 2012
Estádio Mestalla, em Valência
Assistência: cerca 30 mil espectadores

Árbitro: Mateo Valero
Assistentes: Noval Font e Sergi Nizhelovskly
Quarto árbitro: Ruiz Garcia

VALÊNCIA: Diego Alves; João Pereira, Victor Ruiz, Ricardo Costa e Mathieu; Parejo, Tino Costa, Feghouli e Guardado; Soldado e Jonas.
Jogaram ainda: Bernard, Pablo Hernandez, Vieira, Gago, Barragán, Paco Alcacér
Treinador: Mauricio Pellegrino

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Sereno; Fernando, Defour e Lucho; James, Jackson Martínez e Atsu.
Jogaram ainda: João Moutinho, Rolando, Mangala, Addy, Castro, Djalma, Kelvin, Kléber, Varela e Iturbe
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho (57m), Jonas (63m)
Cartão amarelo: Sereno (77m)

E os penalties Vítor!!! Por a catraiada a marcar os primeiros pah, como é? Há que treinar a marcação de penalties ... sei que contavas vencer sem ter de ir ao castigo máximo, mas a defesa adormeceu naquele canto e pumba!

Na primeira parte os espanhóis, que contam nas suas fileiras com excelentes executantes, foram bem melhores, e dominaram a partida, e poderiam com justiça ter chegado ao intervalo a vencer. O FC Porto no primeiro tempo teve o canto do cisne no fantástico pontapé ao pau de Otamendi, e em alguns rasgos individuais de Lucho, Atsu ou James.

Na segunda parte entramos mais aguerridos e com naturalidade chegamos à vantagem num excelente pontapé de Lucho, um golo fantástico.
Lucho está em grande forma e espalha classe no relvado com pormenores deliciosos. Tácticamente perfeito e inteligente a armar jogo.

Miguel Lopes ontem demonstrou o porquê de não ser opção válida para o lado direito. Na primeira parte teve alguns erros que poderiam ter comprometido, não fosse Helton.

Jackson Martínez, ainda procura o entrosamento com a equipa. O futebol europeu é diferente e está à procura de adaptação. À parte disto o colombiano é batalhador na frente de ataque e sabe ocupar a posição.

A nossa defesa teve um momento que marcou o jogo. Seis minutos após termos chegado à vantagem, deixou-se "comer" num cruzamento ao segundo poste que deu o empate ao Valência.

Depois as substituições habituais dos jogos de pré época quebraram o ritmo ao jogo e até final foi um jogo enfadonho.
No castigo dos penalties, VP cometeu um erro.
Colocou a responsabilidade na moçarada e correu mal.
Há que treinar neste capitulo dos penalties.
Kelvin, que quis fazer um bonito à Panenka, deve ter ouvido das boas do nosso grande Paulinho Santos.

Foi mais uma etapa na preparação da nova época, sofremos o primeiro golo da pré-temporada. Existem muitos aspectos a melhorar e alguns ajustamentos no plantel de deverão surgir, se Moutinho e Hulk partirem.

Natação * Open de Portugal - FC Porto colecciona títulos e recordes

Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal


1ª. Jornada
O 1º dia dos Campeonatos Nacionais de Verão que decorrem até domingo no Jamor encerraram da melhor forma para o FC Porto com a obtenção de um recorde nacional. Os portistas Paulo Santos (23.42), Fábio Figueira (23.35), João Carvalho (23.14) e Israel Murat atingiram um novo recorde nacional do escalão sénior na prova de 4x50 livres, com a marca de 1:32.94. O anterior máximo já pertencia ao FC Porto desde 2010 e situava-se em 1:33.18. Pelo meio, excelentes resultados conseguidos pelos nossos nadadores, em especial no escalão juvenil.


2ª. Jornada
Enquanto Sara Oliveira ficou aquém das expectativas ao ficar fora das meias finais dos 100m mariposa, com um tempo longe do seu melhor, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos o FC Porto continua a colecionar vitórias e recordes nacionais. Além de 2 novos máximos no escalão sénior (4x50m e 4x100m livres), a estafeta juvenil B masculina (João Ascenção, Eduardo Ramos, Jorge Nunes, Ruben Lopes) bateu o recorde nacional deste escalão nos 4x100m livres. Ainda no primeiro ano do escalão juvenil, é a terceira vez esta época que estes jovens nadadores batem o recorde nacional da distancia.

3ª. Jornada  
Na 3.ª jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal que estão a decorrer na Piscina do Jamor foi estabelecido mais um recorde nacional absoluto, com Patrícia Conceição (Amadora) a mostrar que é a mais rápida de Portugal nos 50 metros livres.

A nadadora amadorense, que já detinha o anterior recorde desde 2009, retirou dez centésimos de segundo à sua marca, que datava de 2009 (25.83), ao terminar em 25.73. Patrícia Conceição é também jogadora de pólo aquático e na época passada sagrou-se campeã nacional pela Amadora.  


O outro destaque do dia foi para Victoria Kaminskaya, do Pimpões/Cimai que se sagrou campeã nacional dos 200 bruços com o tempo de 2:30.92, que corresponde à segunda melhor marca nacional de sempre, só superada pelo recorde nacional de Diana Gomes (2:29.51), e a mínimo B que lhe teria dado acesso aos Jogos Olímpicos de Londres. A nadadora de origem russa tinha como recorde pessoal 2:33.18, obtido em Agosto do ano passado, no Mundial de juniores disputado em Lima (Peru). 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bilhar * FC Porto vice-campeão de pool feminino

O Benfica venceu o campeonato Nacional de Pool Feminino após bater na final o FC Porto por 2-1, numa partida bastante disputada.
De recordar que o FC Porto era o actual campeão nacional de pool feminino por equipas, após ter vencido na época passada na final, o Benfica por 2-1.

Campeonato Nacional - Fase Final * 1ª. Jornada

SC Braga B 0 - FC Porto 3
DetalheJogadorResultadoJogador
Bola 10Joana Prudêncio4 - 5Vânia Franco
Bola 9Maria Moreira5 - 6Mariana Marinho
Bola 8Carla Jesus2 - 4Luísa Leal

Campeonato Nacional - Fase Final * 2ª. Jornada

Associação Académica de Coimbra 0 - FC Porto 3
DetalheJogadorResultadoJogador
Bola 10Joana Barreto Salgado0 - 5Vânia Franco
Bola 9Vanessa Simões0 - 6Mariana Marinho
Bola 8Teresa Queirós3 - 4Luísa Leal


Campeonato Nacional - Fase Final * 3ª. Jornada

FC Porto 1 - Benfica 2
DetalheJogadorResultadoJogador
Bola 10Luísa Leal3 - 5Ana Oliveira
Bola 9Vânia Franco6 - 4Marta Tavares
Bola 8Mariana Marinho2 - 4Ana Gradisnik

Classificação Final:
PosEquipaClubeJogosVEDFCGanhasPerdidasPMPSPontos
SL Benfica 1SL Benfica330007242216
FC Porto FC Porto320107241275
SC Braga BSC Braga310203630374
Associação Académica de CoimbraAA Coimbra300301816443

Bilhar * Sanchez conquista 15º. título de Campeão Espanhol de bilhar às 3 tabelas

Dois anos após seu último título espanhol, Dani Sánchez demonstrou novamente ser o melhor jogador de seu país.
O tricampeão mundial venceu a final do campeonato espanhol, na sede da federação espanhola, em Madrid, derrotando no jogo final, o surpreendentemente forte Rafael Garrido por 40-29 em 25 carambolas.

Na meia-final Sánchez superou o anterior campeão espanhol Antonio Ortiz numa partida soberba: 40-21 em 19 carambolas.
Rafael Garrido por sua vez venceu, na outra meia-final, Alfonso Legazpi 40-27 em 22 carambolas.

Dani Sánchez conquistou o seu 15º. título nacional espanhol em bilhar às 3 tabelas. O portista na meia-final diante de Ortiz, deu espetáculo e entreteve a plateia com um número espectacular de carambolas.

Alguns dos favoritos ao título, tais como Javier Palazón, Ruben Legazpi, José Maria Mas e Sergio Jimenez foram eliminados numa fase anterior da prova.

Participaram no campeonato espanhol 103 bilharistas.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jovens em destaque na conquista do Troféu Pauleta

Santa Clara 0 - FC Porto 3

Troféu Pedro Pauleta
25 de Julho de 2012
Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada
Assistência: cerca de 6.000 espectadores

Árbitro: André Almeida
Assistentes: Cristóvão Moniz e Nelson Moniz
Quarto árbitro: Luís Cabral

SANTA CLARA: Hélder Godinho; André Simões, Accioly, Paulo Monteiro e Serginho; Toni, Pedro Cervantes e Pacheco (cap.); Platini, Reguila e Hugo Santos
Jogaram ainda: Porcellis, Luiz Carlos, Godinho, Minhoca, Pipo, Marco Lança, Hugo Rego, Diogo Moniz, João Ventura e Vítor Hugo
Treinador: Luís Miguel

FC PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Iturbe
Jogaram ainda: Kadú, Kelvin, Castro, Sereno, Atsu, Kleber, Miguel Lopes, João Moutinho, Rolando, Varela e Addy
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lucho (38m, pen.), Atsu (80m) e Castro (92m)
Cartão amarelo: Pedro Cervantes (35m)


O FC Porto venceu o troféu Pauleta, batendo o Santa Clara por 3 bolas a 0.

Foi mais um jogo típico de pré-época com rodagem de atletas, sem contudo se notar a falta de entrosamento, o que denota que está a ser efectuado um bom trabalho de preparação por VP.
Os jovens estão empenhados e ontem, uma vez mais Kelvin e Atsu tiveram em plano de destaque, sendo que um deles agarrará a permanência no plantel.
Atsu neste capitulo parte em vantagem, pois é da formação e isso conta na inscrição na Champions. Kadú teve a sua oportunidade na baliza e brilhou numa excelente defesa.

Lucho, Atsu e Castro foram os marcadores dos golos da vitória, tendo Kelvin efectuado duas assistências para golo.

Fabiano foi titular na baliza, é um excelente GR, com margem de progressão.
Maicon e Otamendi estão seguros no centro da defesa, Djalma tem vindo a evoluir positivamente e poderá ser uma das surpresas deste plantel pela sua polivalência no corredor direito.
Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez parecem ser os preferidos para o tridente ofensivo, face às ausências de Hulk e de Varela, sendo que o português apesar de já estar integrado conta com poucos treinos.
No meio campo se Moutinho sair, Defour poderá agarrar o lugar, juntando-se a Fernando e Lucho.
Castro tem demasiada pressa na afirmação, precisa que lhe seja transmitida tranquilidade. É um jogador à Porto e espero que se mantenha no plantel.
Jackson mostra bons pormenores, sabe jogar de costas para a baliza e ontem demonstrou bons apontamentos no jogo aéreo. É um avançado com escola, e que só necessita de uma tranquila adaptação à cidade e clube.

Iturbe esteve um pouco individualista e por isso com uma exibição aquém da esperada.

Maicon está de pé quente nos livres. Remata em potência e jeito e ontem esteve perto de marcar.
Perante um adversário da Liga de Honra, o triunfo surgiu com naturalidade, sendo um óptimo teste de pré-época. Foi com uma boa moldura humana nas bancadas, que se fez uma bonita festa, dando oportunidade aos portistas da região ver o bicampeão nacional.

O capitão Rolando ergueu a Taça, que foi entregue por André Bradford, secretário regional da Presidência do Governo dos Açores. 
A próxima etapa da preparação portista é em Valência, já no sábado (20h30 de Portugal Continental), frente à formação da casa.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

III Troféu Pauleta * Santa Clara vs FC Porto

Hoje disputa-se a terceira edição do Troféu Pauleta, opondo o FC Porto ao Santa Clara, pelas 19h00 de Portugal continental, 18h00 nos Açores, com transmissão televisiva no Porto Canal e RTP Açores.

O FC Porto dez anos depois, volta à Ilha de São Miguel, possibilitando assim os portistas da região a oportunidade de verem os bicampeões nacionais, embora desfalcados de  Hulk, Alex Sandro e Danilo, ao serviço da selecção olímpica brasileira.

No aeroporto João Paulo II, a comitiva azul e branca foi recebida por mais de duas centenas de adeptos, num ambiente de muito entusiasmo e animação face à presença dos bicampeões nacionais em terras açorianas, o que já não acontecia há dez anos.

Vítor Pereira foi o mais ovacionado, juntamente com Helton e James Rodríguez.

Luís Miguel técnico dos encarnados de Ponta Delgada, quer proporcionar um bom espetáculo, frente aos bicampeões nacionais, orientados pelo seu cunhado, Vítor Pereira, que regressa aos Açores, onde esteve entre 2008 a 2010. O encontro vai servir de apresentação do Santa Clara aos seus associados.

Vítor Pereira convocou 23 atletas para esta partida, tendo deixado de fora  um dos quatro guarda-redes que integram o plantel.
Álvaro Pereira, que pode estar de saída do nosso clube, também  ficou de fora da convocatória, assim como os lesionados Janko e Rafa, já Addy regressou após lesão.
Os internacionais portugueses Miguel Lopes, Rolando, Moutinho e Varela foram também convocados, embora não seja expectável a sua utilização.

Em declarações ao Porto Canal, Vítor Pereira realçou que o principal objectivo da preparação do FC Porto é, neste momento, chegar em boas condições à Supertaça, a disputar com a Académica.
"Fundamentalmente espero que a equipa chegue em condições de discutir o jogo e ganhar. A pré-época serve única e exclusivamente para a equipa se apresentar bem no primeiro jogo e poder depois dar sequência a isso", sublinhou. "O objetivo é ter a equipa rapidamente a jogar num ritmo forte e com comportamentos defensivos agressivos", acrescentou.

Pedro Pauleta, ex-internacional português, adiantou hoje aos jornalistas que espera casa cheia na terceira edição do Troféu Pauleta 2012.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Natação * Infantis arrecadam 9 medalhas nos Campeonatos Nacionais

Decorreram durante este fim de semana em Rio Maior, os Campeonatos Nacionais de Infantis com bons resultados para os nossos nadadores que conseguiram 4 títulos nacionais, 4 pratas e 6 bronzes. Participaram 445 nadadores, 222 masculinos e 223 femininos, em representação de 85 clubes.



Medalhas de Ouro:
400 metros livres - Infantis B * Ana Rita Faria
200 metros costas - Infantis B * Maria Francisca Cabral
200 metros livres - Infantis B * Maria Francisca Cabral
4 x 100 metros femininos - Infantis B * FC Porto

Medalhas de Prata:
200 metros livres femininos - Infantis B * Ana Rita Faria
4 x 200 metros livres femininos - Infantis B * FC Porto
4 x 200 metros livres femininos - Infantis A * FC Porto 
4 x 200 metros livres masculinos - Infantis A * FC Porto

Medalhas de Bronze:
400 metros estilos femininos - Infantis B * Maria Francisca Cabral
800 metros livres femininos - Infantis B * Ana Rita Faria
100 metros livres femininos - Infantis A * Mariana Alexandre Oliveira
4 x 100 metros estilos femininos - Infantis B * FC Porto
200 metros livres femininos - Infantis A * Mariana Alexandre Oliveira4 x 100 metros livres femininos - Infantis A * FC Porto 


Campeonato Absoluto de Portugal 

O Campeonato Nacional de Juvenis/Campeonato Absoluto de Portugal/Open de Portugal vai realizar-se entre quinta-feira e domingo na Piscina do Jamor, com a participação de 590 nadadores (346M+244F) em representação de 94 clubes de Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Suécia.
A competição destina-se a nadadores dos escalões de juvenis, juniores e seniores e desenrola-se em sistema de eliminatórias (sessão da manhã) e finais (tarde).
O FC Porto é a equipa mais numerosa da competição com 36 nadadores (21M+15F), que no total vão nadar 117 provas individuais e 16 estafetas.

domingo, 22 de julho de 2012

O bombardeiro Maicon e a magia de Iturbe!

Por motivos pessoais não pude assistir à partida. Aqui fica a crónica desta excelente vitória, que aponta que estamos no caminho certo.

FC Porto 3 -Celta de Vigo 0

Jogo particular
21 de Julho de 2012
Estádio do Fontelo, em Viseu

Árbitro: Carlos Xistra
Assistentes: Tiago Gonçalves e Pedro Ribeiro
Quarto árbitro: Jorge Tavares

FC PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Kleber e Christian Atsu
Substituições: Fabiano por Bracali (45m), Christian Atsu por Kelvin (54m), Kleber por Jackson (54m), Djalma por Sereno (63m), Fernando por Castro (63m), James por Iturbe (70m), Lucho por Pedro Moreira (70m), Otamendi por Mikel (81 m) e Defour por David (81 m)
Não utilizado: Kadú
Treinador: Vítor Pereira

CELTA DE VIGO: Javi Varas; Tuñez, Jonathan Vila (cap.), Bellvis e Jonny; Cabral, Natxo Insa e Dani Abalo; Bermejo, De Lucas, David.
SUBSTITUICÕES: Javi Varas por Sergio (45m), Tuñez por Hugo Mallo (45m), Jonathan Vila por Roberto Lago (45m), Bellvis por Catalá (45m), Jonny por Samuel (45m), Cabral por Bustos (45m), Natxo Insa por Alex Lopez (45m), Dani Abalo por Toni (45m), Bermejo por Joan Tomas (45m), De Lucas por Toni (45m) e David por Jota (45m)
Treinador: Francisco Herrera Lorenzo

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho (66m), Maicon (76m) e Iturbe (77m)
Cartões amarelos: Poceiro (77m) e Kasunga (79m)

Crónica publicada no jornal "O Jogo"

Três golos fantásticos permitiram ao FC Porto somar a terceira vitória da pré-temporada na estreia de Jackson Martínez. Iturbe teve um momento à Messi.

Cada golo foi uma obra de arte à sua maneira.

O primeiro, de Lucho, um hino ao primeiro toque: El Comandante combinou com Jackson, que lhe devolveu a bola. Lucho tabelou depois com James, que o isolou de calcanhar para o toque de finalização.


A bola ainda bateu num defesa galego, mas isso não anula o efeito de uma jogada desenhada ao primeiro toque.

Havia mais para ver. Dez minutos depois, nascia outra obra de arte. A irreverência de Kelvin garantiu uma falta, ainda longe da baliza do Celta, mas não suficientemente distante para abalar a confiança de Maicon. O brasileiro está de pé quente nos livres: partiu para a bola com força, mas surpreendeu mais pelo jeito. Um arco improvável tornou esse pontapé num golpe certeiro, com a bola a entrar juntinho ao poste, de pouco valendo ao guarda-redes esticar-se. E, de repente, há especialista em livres no Dragão, coisa que não se via nos últimos anos...

Ainda os adeptos portistas recuperavam o fôlego desse lance e já os olhos se arregalavam outra vez. Um minuto depois do golo de Maicon, Iturbe roubou a cena. Mas, primeiro, roubou a bola. Arrancou com ela antes da linha do meio-campo, driblou um, dois, iludiu um terceiro e ainda um quarto adversário que procurava barrar-lhe a entrada na área. Tudo pela zona central do terreno. Deixados esses adversários para trás, bem ao jeito de Messi, Iturbe deu um toque subtil que tirou o guarda-redes do caminho.

Esses três momentos permitiram ao FC Porto somar a terceira vitória da pré-temporada, num jogo que até nem começou nada bem para os portistas. O relvado ajudava a explicar parte de um arraque discreto, mas não chegava para justificar tudo, porque o Celta, no mesmo relvado, conseguia criar algum perigo e, mais importante ainda, barrava as subidas de Mangala e sobretudo de Djalma, asfixiando o jogo dos dragões.

Vítor Pereira levantava-se e pedia um carrossel, que tinha movimentações de James, Atsu e também de Lucho e Defour, mas o jogo portista estava perro. Aos poucos, Djalma conseguiu libertar-se e, então sim, já na parte final da primeira parte, os dragões começaram a dar um ar da sua graça. Djalma e James tiveram as melhores oportunidades; Atsu justificava as razões da continuidade no onze e Fabiano também dava sinais de tranquilidade na baliza.

Pouco depois do intervalo, houve a estreia mais aguardada: Jackson substituiu um Kléber que estava algo perdido na área. O colombiano entrou a par de Kelvin e os dois começaram logo a agitar as coisas, com Jackson a participar, 12 minutos depois de entrar, no primeiro golo. Foi uma participação de raspão, é verdade, mas também conta. De Kelvin já se disse ter sido ele a arrancar o livre.

O Celta tinha mudado o onze todo, mas era o FC Porto, com menos alterações, quem mostrava frescura, dominando as operações.



Ainda sem parte do esqueleto principal (Hulk, Danilo, Moutinho...), este dragão dá sinais evidentes de ter alternativas de qualidade, o que também não deixa de ser animador para quem está sujeito aos movimentos de mercado. Há jovens com talento a pedir asas para voar...

"Eslalum" espectacular de Iturbe, dizem os espanhóis

Iturbe teve direito elogios na imprensa espanhola. Os sites do diário desportivo "As" e do jornal "La Voz de Galicia" coincidiram no adjetivo para qualificar o golo do argentino: "Espetacular", escrevem ambos. "Arrancou antes do meio-campo e desembaraçou-se de todos os que se lhe atravessaram pelo caminho", diz o "As", que regista o "domínio absoluto" dos portistas na segunda parte. O "La Voz de Galicia" regista também o "eslalum [vale a pena manter a expressão espanhola para slalom] espetacular" do argentino.



O golo chegou também ao Brasil. O Globoesporte dá destaque à jogada de Iturbe, com direito a vídeo. "Golaço do 'Novo Messi' do Porto", escrevem os brasileiros em título. "Nasceu na Argentina, é baixinho, canhoto e gosta de arrancadas driblando. Não demorou muito para que Juan Manuel Iturbe ser chamado de 'novo Messi' pelos hermanos. Neste sábado, o projeto de craque fez um golaço pelo Porto que vai render mais comparações com o camisa 10 do Barcelona", escreve o jornal brasileiro.





Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

FC Porto não participa na Liga Portuguesa de Basquetebol 2012/2013

Publicado em porto24.pt

O FC Porto falhou o prazo limite de inscrição na Liga portuguesa de basquetebol e vai ficar afastado da temporada 2012/2013, revelou esta quinta-feira fonte da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

O prazo de inscrição terminou esta quinta às 18h e nenhum pedido de inscrição por parte da equipa dos “dragões”, finalistas na última temporada e campeões em 2010/11, foi recebido nos serviços administrativos do organismo.

Segundo a mesma fonte, o FC Porto não deu, para já, qualquer justificação ou explicação à FPB por esta ausência do próximo campeonato nacional.

Nas últimas semanas, a imprensa desportiva avançou que o FC Porto iria extinguir a seção de basquetebol sénior, informação que foi sempre rejeitada oficialmente pelo clube nortenho.

Sem os “dragões”, a Liga vai ser disputada por 11 equipas.

Comunicado da Direcção do FC Porto


Face à actual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à actual situação económica, a direcção do FC Porto deliberou tomar as seguintes medidas:

1 – Suspender a sua equipa sénior de basquetebol;

2 – Proceder à liquidação e dissolução da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, S.A.D., iniciando desde já todas as “démarches” para tal desiderato, solicitando a convocatória da competente assembleia-geral para o efeito e transferindo a actividade da modalidade para o Futebol Clube do Porto;

3 – Convidar o treinador Moncho López para dirigir todo o basquetebol do clube;

4 – Utilizar a infraestrutura Dragão Caixa para a competição da sua equipa de juniores;

5 – Reunir as condições necessárias, no mais curto espaço de tempo, no sentido de retomar a actividade da equipa sénior de basquetebol;

6 – Reorganizar o projecto do basquetebol do FC Porto com o objectivo de contribuir para que a selecção nacional volte a ser um espaço privilegiado para os jogadores formados em Portugal.

Porto, 19 de Julho de 2012

A Direcção do Futebol Clube do Porto 

Entrevista de Alberto Babo ao jornal Record

O ex-treinador do FC Porto, Alberto Babo, disse que o final do basquetebol profissional no clube poderá representar "um passo atrás, para, mais tarde, dar dois em frente".

O técnico referiu ter acompanhado a evolução da situação "com alguma perplexidade", mas acredita que "se o projeto for gerido com qualidade, poderá ser o mais acertado".

"Com esta desistência, de uma equipa deste nível, perde claramente o basquetebol português. Espero que as pessoas que vão ficar ligadas ao basquetebol portista sejam capazes de seguir a história do clube. E, quando surgir novamente ao nível profissional, surjam com outra alma, outra pujança, com outra vontade de mostrar que efectivamente este passo atrás foi para dar dois em frente", afirmou.

Babo disse ainda que "o basquetebol nacional está mal de saúde" e aponta o dedo "a todos os intervenientes da modalidade".

"O basquetebol não está nada bem, tem tido grandes recuos em termos de competição. Há equipas a desistir, há equipas a falhar `playoffs' em pleno campeonato e há selecções a jogar com jogadores que não têm experiência a nível internacional para ombrear com grandes equipas", referiu.

O treinador foi mais longe: "Aponto o dedo a toda a gente. Desde a federação, aos treinadores, aos directores, toda a gente envolvida. Há quem goste muito de basquetebol, mas só quem tem paixão pela modalidade é que conseguirá transmitir aquilo que queremos que o basquetebol seja. São essas pessoas que são esquecidas e não são aproveitadas para as coisas que são importantes para o basquetebol".

Alberto Babo esteve, nos últimos três anos, no comando da equipa angolana do Petro de Luanda, conquistado, em 2011, o título nacional. O treinador português destacou-se no basquetebol ao serviço do FC Porto, como jogador e mais tarde como treinador principal, entre 2006 e 2009.


Bom dia amigos,

É de lamentar que o FC Porto não vá participar na Liga Portuguesa de Basquetebol 2012/2013.

As dificuldades financeiras evocadas, para mim não são justificação para esta decisão. Muito do dinheiro  esbanjado no futebol, em atletas de valor duvidoso, daria para financiar as modalidades. 
Sabemos que as receitas nas modalidades são escassas, e provêm dos patrocínios, televisões e das receitas de bilheteira.
Deveria-se ter acautelado esta situação, nomeadamente na parte para a qual o clube tem poder de decisão.
Bilhetes com preço um pouco mais elevado para público e sócios, acabar com os bilhetes de borla para as claques, que acaba por os vender antes dos jogos a preço de sócio ao comum dos portistas.
Quanto à medida de apostar na formação, o FC Porto sempre a teve e de referência. Não atirem com areia aos olhos dos adeptos.
Se Moncho Lopez  não aceitar o projecto, tragam Alberto Babo, portista de coração, treinador que conhece o clube como a sua palma das mãos, e que nos anos 90 formou talentos como Rui Santos, Paulo Pinto, Nuno Marçal, etc

Quanto ao palhaço do Mário Saldanha, ao qual o FC Porto exigiu um pedido de desculpas públicas pelas afirmações falsas de que na final dos playoffs de basquetebol houve invasão de campo, e desta forma havia sido inviabilizado a entrega do troféu ao Benfica, cá estaremos para ver o seu futuro, porque o nosso já sabemos para esta época.

Sempre me orgulhei do ecletismo do nosso clube, e cujo estatuto de Instituição de Utilidade Pública sempre honrou, substituindo-se ao Estado na função de proporcionar aos jovens a prática desportiva.

O Basquetebol é uma modalidade histórica e merece que sejam enveredados todos os esforços para que a equipa sénior volte a competir.

Depois do fim do atletismo por causa do idiota Fernando Santos, esta foi mais uma machadada.

domingo, 15 de julho de 2012

Natação * Sara Oliveira em entrevista antes de Londres'12

Publicada no jornal Record

A atleta do FC Porto, recordista nacional absoluta, apresta-se para voltar a marcar presença nuns Jogos Olímpicos, onde vai competir nos 100 e 200 metros mariposa
O que sentiu quando teve a confirmação que estava apurada para os Jogos Olímpicos?
Foi um processo de qualificação diferente do que sempre acontecera na natação. Por não ter sido um apuramento imediato, o facto de termos de esperar pelos rankings gerou alguma ansiedade. Quando finalmente recebi a notícia que estava qualificada foi um recarregar de energias para continuar a trabalhar e chegar aos Jogos na melhor forma.
Foi uma qualificação mais difícil?
Consegui o meu primeiro mínimo em Março deste ano, nos 100 metros mariposa, e desde aí tentei estabilizar a preparação e focar-me nos Jogos Olímpicos. Entretanto, as regras de qualificação foram ficando mais confusas e surgiu a necessidade de melhorar os tempos para ganhar um lugar no ranking. Felizmente consegui esse lugar e, dessa forma, a participação nos 100 e 200 metros mariposa foi alcançada.

Esta será a sua segunda presença em Jogos Olímpicos. O que mudou em quatro anos?
São quatro anos de experiências e aprendizagens que irão, seguramente, ajudar-me na hora de nadar nos Jogos. No entanto, por ser a minha segunda presença e por terem passado mais quatro anos, aumenta a pressão e a quase obrigação de me apresentar melhor e ao mais alto nível.

Que expectativas leva para Londres? Melhorar o resultado dos Jogos de Pequim?
Melhorar o que alcancei em Pequim é, sem dúvida, o grande objectivo, até porque o recorde nacional absoluto dos 200 metros mariposa foi obtido em Pequim [n.d.r.: 2.10.14 minutos, em piscina de 50 metros). Foram os meus primeiros Jogos Olímpicos e, por isso, são memoráveis. Não podia ter ficado mais feliz naquela altura. Se conseguir, em Londres, superar os resultados de Pequim, os Jogos de 2012 serão ainda mais memoráveis.

Está a fazer alguma preparação especial para Londres’2012 ?
Não. Até à partida para Londres faço os treinos habituais em piscina, no Porto. Não tenho nenhuma preparação especial.

Como surgiu a natação na sua vida?
Houve uma fase em que praticava várias atividades, desde a música à ginástica. A natação surgiu como atividade extracurricular. Tinha, então,6 anos. O processo de seleção das atividades foi natural, já que com a evolução em cada delas, as exigências em termos de horários também aumentaram. A natação foi sempre sobrevivendo nas minhas escolhas, feitas em sintonia com os meus pais. Passados 20 anos, a natação continua a ser a atividade de eleição.

É difícil conciliar a vida académica com a alta competição?
Fiz a licenciatura em Desporto e Educação Física na Universidade do Porto, terminando com 16 valores. Mais tarde, realizei o mestrado em Comunicação e Desporto na Faculdade de Letras, com 18 valores. Sempre consegui conciliar as duas atividades, com a compreensão dos professores. Este ano decidi adiar o início da vida profissional e concentrar-me na preparação e na carreira desportiva.

Espera estar nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro?
O futuro é incerto. Neste momento, estou apenas concentrada nos objetivos que estão cada vez mais próximos, os Jogos Olímpicos de Londres.

Nome: SARA Jesus Freitas OLIVEIRA
Nascimento: Porto, 12/7/1985, 27 anos
Altura e peso: 1,65 m e 53 kg
Clube: FC Porto

Recordes nacionais absolutos (mariposa): 50 m (26,78 s), 100 m (58,31 s), 200 m (2.08,54 m) – piscina de 25 metros; e 100 m (58,76 s) e 200 m (2.10,14 m) – piscina de 50 metros

Provas em Londres: 100 e 200 mariposa

Natação * Resumo dos Campeonatos da Europa de Juniores

Terminaram ontem os Campeonatos da Europa de Juniores que contaram com a participação dos dois nadadores do FC Porto, Paula Oliveira e Tomás Silva. Paula Oliveira conseguiu a melhor classificação da selecção nacional apurando-se para a final dos 50m bruços.

A nadadora portuguesa qualificou-se para as meias-finais nas três provas em que participou a nível individual – 50, 100 e 200 metros bruços – e foi à final na distância mais curta.



Resultados dos nadadores do FC Porto:

Paula Oliveira:
7ª nos 50B com 33.17 (6ª meia-final 32.56 / 13ª eliminatórias 33.05)
12ª nos 200B com 2:36.97 (11ª eliminatórias 2:36.70)
9ª nos 100B com 1:12.05 (14ª eliminatórias 1:12.37)

Tomás Silva:
20º nos 200E com 2:08.27
30º nos 400E com 4:41.35

sábado, 14 de julho de 2012

Vitória na despida da Suiça pintada a azul e branco pelos nossos emigrantes

Mais uma vez não pude assistir ao desafio ... isto de ser recém casado dá muita canseira :D

Apenas assisti à bonita festa dos nossos emigrantes no final da partida.
Tenho muito respeito e admiração pelos nossos emigrantes, e por conseguinte apreciei a decisão da estrutura técnica proporcionar à família portista da Suíça a confraternização com a equipa.

Cinco mil nas bancadas ... Lindo!

Quanto ao jogo pelo que rezam as crónicas, o adversário era mais forte, pelo que as dificuldades foram maiores.

Terminou o estágio na Suíça, que foi positivo.
Permitiu rodar jovens jogadores, que aproveitaram a ausência de muitos atletas.
Agora há que continuar a trabalhar, temos bastantes soluções, e só se sair Hulk ou Moutinho, teremos de recorrer ao mercado.

Nota final para o seguinte: A RTP vergonhosamente não apresentou o resumo da partida no Telejornal. Continua o facciosismo do canal público. Oh Carlinhos se te vejo em Paredes até te faço saltar os olhos das órbitas e cago-te nas buracas!

Cá fica a crónica ao jogo publicada no portal Mais Futebol

FC Porto 1 - Évian 0

14 de Julho de 2012
Stade Bout de Lac, em Le Bouveret, na Suíça
Assistência: 4869 espectadores

Árbitro: Sandro Schrarer (Suíça)
Árbitros assistentes: Jean-Yves Wicht e Michael Luthi
Quarto árbitro: Lionel Tschudi

EVIAN: Laquait; Mbarki, Angoula, Cambon, Ehret, Lacou, Sorlin, Thomasson, MMadi, Bugne e Sagbo.
Treinador: Pablo Correa

FC PORTO: Helton; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Lucho e Defour; Atsu, Kleber e James.
Jogaram ainda: Fabiano, Iturbe, Castro, David, Janko, Kelvin, Mikel, Pedro Moreira
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Maicon (87m)
Cartão amarelo: Sagbo (16m), James (45m), Mbarki (48m)

Maicon desfez o nulo no embate entre F.C. Porto e Évian. O brasileiro terminou a época como principal referência defensiva dos dragões e entra com o pé direito na nova temporada. Agora, até marca livres diretos. Golo ao cair do pano na despedida do estágio na Suíça (1-0).

O único tento do encontro surgiu apenas ao minuto 88. Até lá, a principal nota de destaque era Fabiano Freitas. Os adeptos que esperariam a estreia de Jackson Martínez contentaram-se com bons momentos de outro reforço dos dragões. Fabiano, contratado ao Olhanense como solução de médio prazo, abriu o apetite dos seguidores portistas.

Minuto 48. Fabiano entrara pouco antes para fazer a sua estreia com a camisola do F.C. Porto. Na primeira intervenção, evita um golo de forma milagrosa. Mmadi surgiu isolado na área, em posição duvidosa, e rematou para uma defesa soberba do brasileiro.



Jackson Martínez, chegado a meio da semana, ficou de fora. E, assim, Fabiano foi mesmo a única cara nova com direito a aparição no embate com o Évian. Pelo meio, alguns jovens com sede de protagonismo e alguma ansiedade a condicionar os movimentos. Oportunidade perdida para muitos deles.

Fórmula interessante para potenciar

Vítor Pereira manteve grande parte das apostas, em relação ao triunfo frente ao Servette. Adaptou Djalma e Mangala aos flancos da defesa. Christian Atsu mereceu novamente a confiança do técnico, repetindo a titularidade à esquerda. James Rodriguez passou o seu tempo entre a direita e o centro.

A fórmula, interessante e expetável ao longo da temporada 2012/13, assentava nos seguintes pressupostos: Mangala, central de raíz, subia menos que Djalma; o angolano explorava o seu flanco com regularidade e James aparecia no meio, jogando nas costas do ponta-de-lança Kléber. Pormenores de alguma qualidade neste plano, mas sem golos.

Atsu, o elemento mais empolgante no confronto com o Servette, teve uma bela oportunidade ao 21º minuto. O jovem ganês surgiu pela direita, recebeu de Fernando e rematou sem preparação, a centímetros do poste. No seu flanco, contudo, não causou grandes estragos.

O jogador, que deixara excelentes indicações com a camisola do Rio Ave na época passada, denotou alguma ansiedade (e cansaço, provavelmente), ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos. Vítor Pereira trocaria Atsu por Iturbe, ao intervalo. Dois jovens para compensar a ausência de Hulk.

O F.C. Porto esperava e desesperava por criatividade no setor ofensivo. Lucho González não alimentou o jogo com a qualidade habitual, Defour foi esforçado mas pouco mais, Kléber teve menos oportunidades que no embate com o Servette (bisou frente aos suíços).

Maicon aparece mais uma vez

Sem grande entusiasmo ou rasgos de génio, a partida foi correndo para o seu final. Ao intervalo. Vítor Pereira começou a mexer no onze. Quem entrou, contudo, não acrescentou qualidade. Iturbe ainda tentou agitar o jogo, mas a etapa complementar soou a oportunidade perdida para os jovens que tentar agarrar um lugar no plantel.

O Évian ainda causou alguns embaraços a Fabiano Freitas, o único reforço. O brasileiro fez por merecer a confiança.

Já depois de Janko se ressentir do problemas físicos que o tem perturbado nos últimos dias (Kléber teve de voltar ao relvado), Maicon desfez o nulo na cobrança exemplar de um livre direito. Confiança crescente do brasileiro, uma das esperadas referências para a próxima época.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Basquetebol, ainda há esperança para a sua continuidade no clube

Segundo avança o jornal "O Jogo" numa reunião, ontem à tarde, no Dragão Caixa, os responsáveis pela secção comunicaram à equipa técnica, que se fez representar pelo treinador principal, Moncho López, e o adjunto Diogo Gomes, e aos jogadores (o capitão Nuno Marçal, André Bessa e David Gomes estiveram presentes) que a equipa principal estava acabada e não iria competir, na próxima época.
Esta reunião aconteceu na sequência de uma outra, que terminou já na madrugada de ontem, entre altos responsáveis do clube e elementos da SAD. As dificuldades financeiras que os dragões atravessam foram a justificação apontada para esta decisão.
Os escalões de formação continuam em atividade, pelo que a modalidade não fecha portas no FC Porto.
Refira-se que o FC Porto ainda não anunciou qualquer posição oficial e poderá vir a reintegrar no clube a equipa que, nas últimas épocas, representou a SAD, e que teria, no futuro, o mesmo enquadramento do hóquei em patins e do andebol. Este seria um caminho para manter a equipa profissional de basquetebol portista.

As dificuldades financeiras para mim não são justificação para esta decisão, embora saiba das dificuldades de obtenção de receitas. 
Não me importo nada que o FC Porto compita só com atletas portugueses da sua formação, que tantos valorosos jogadores tem dado ao basquetebol nacional. Se Moncho Lopez fica caro, tragam Alberto Babo, portista de coração, treinador que conhece o clube como a sua palma das mãos.
O FC Porto não é só futebol, muito dinheiro se tem esbanjado na aquisição de futebolistas de qualidade duvidosa. Os empresários tomaram conta das SAD's e ditam muitas vezes as suas políticas de contratações, embora não com tanta veemência no nosso FC Porto, graças ao nosso Presidente.

Sempre me orgulhei do ecletismo do nosso clube, e cujo estatuto de Instituição de Utilidade Pública sempre honrou, substituindo-se ao Estado na função de proporcionar aos jovens a prática desportiva.

O Basquetebol é uma modalidade histórica e merece que Pinto da Costa lute pela sua manutenção.

Depois do fim do atletismo por causa do idiota Fernando Santos, não quero mais uma machadada.

Espero uma decisão oficial do clube para falar mais do assunto.

Até lá ...


NÃO AO FIM DO BASQUETEBOL DO NOSSO PORTO * SEGUNDA-FEIRA NO DRAGÃO CAIXA
(Clique na imagem para entrar)


quinta-feira, 12 de julho de 2012

FC Porto vence Servette com bis de Kleber

FC Porto 2 - Servette 0

11 de Julho de 2012
Stade de Genève, em Genebra
Assistência: 8.869 espectadores

Árbitro: Stephan Studer (Suíça)
Assistentes: Jean-Yves Wicht e Stéphane de Almeida
Quarto árbitro: Damien Carrel

SERVETTE: Barroca; Gomes, Kasunga, Poceiro e Rüfli; Grippo, Pont, Moutinho e Paratte; Ramizi e Chalali
Substituições: Chalali por Daniel Soares (58m), Paratte por Gissi (58m), Moutinho por Fargues (67m), Pont por Pomevor (67m) e Kasunga por De Matos (84m)
Não utilizados: Fábio Monteiro, Kevin Mbabu, Damier Hempler, Frédéric Torres, Alexandre Infante e Kevin Ben
Treinador: João Alves

FC PORTO: Helton; Sereno, Maicon, Otamendi, David; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Djalma, Kleber e Christian Atsu
Substituições: Helton por Bracali (46m), Djalma por James (58m), Defour por Castro (58m), Sereno por Mangala (58m), Fernando por Mikel (65m), Kleber por Iturbe (65m), Lucho por Pedro Moreira (65m) e Christian Atsu por Kelvin (65m)
Não utilizado: Kadú
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Kleber (29m e 61m)
Cartões amarelos: Poceiro (77m) e Kasunga (79m)

Publicado em fcporto.pt

Kleber terminou a época com um “hat-trick”, em Vila do Conde, mas a veia goleadora parece não se ter esbatido durante as férias. No primeiro encontro da pré-época, no terreno dos suíços do Servette, o avançado brasileiro “bisou” e deu aos Dragões uma vitória por 2-0. Num encontro que dominaram por completo, os azuis e brancos mostraram já algumas ideias sólidas.

As novidades em relação à época passada foram as inclusões do jovem David e Sereno, como defesas laterais, e de Christian Atsu, na frente de ataque. Frente ao quarto classificado do último campeonato suíço, o FC Porto aplicou desde o primeiro minuto uma pressão alta e intensa, que lhe permitiu recuperar muitas bolas no meio-campo adversário. Para além disso, tentou trocar a bola a preceito, num jogo de posse que já é conhecido de temporadas anteriores.

Os primeiros sinais de perigo foram dados por Djalma, com um remate às redes laterais, aos oito minutos, e Kleber, com um cabeceamento ao lado, aos 11. Aos 28, Fernando teve um remate de fora da área que quase surpreendia o guardião Barroca. Notava-se uma forte vontade dos portistas em pegar no jogo, mesmo com alguns passes falhados, o que constitui uma situação normal neste momento da época.

O primeiro golo surgiu aos 29 minutos, fruto de uma finalização fria de Kléber, após assistência de Atsu. Tratou-se de uma combinação simples e eficaz, que premiou também os esforços do ganês, muito activo durante os 65 minutos que esteve em campo.

Na segunda parte, manteve-se o mesmo registo, com David a passar para o lado direito da defesa e Mangala a assumir o flanco contrário, fruto das substituições operadas aos 58 minutos. Kleber “bisou” de cabeça aos 61, ao corresponder em voo a um cruzamento perfeito de Lucho, com o pé esquerdo. Até ao apito final, o suplente Iturbe ainda teve duas boas oportunidades para aumentar a contagem.



Os números finais são esclarecedores: 13 remates do FC Porto contra apenas três do adversário e 61 por cento da posse de bola. Quer Helton quer Bracali foram meros espectadores. 
Bons apontamentos de Atsu, Fernando, Lucho e Iturbe, num ensaio condicionado, que não permitiu grandes conclusões.
Quinta-feira é já um novo dia de trabalho no estágio dos Dragões em Prangins, com um novo encontro particular agendado para sábado (18h15 de Portugal Continental), frente aos franceses do Evian, no Complexo Desportivo Bout du Lac, em Le Bouveret.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

1º. Teste na Suíça * FC Porto vs Servette


Publicado em zerozero.pt

O FC Porto disputa o primeiro jogo particular no estágio que está a realizar na Suíça, embora o próximo encontro seja o segundo desta pré-temporada, depois da goleada sobre o Valadares no Olival.

Agora, o adversário é mais complicado. Trata-se do Servette, equipa suíça orientada pelo português João Alves e que na última temporada acabou a Liga do seu país no quarto lugar.

Será um teste exigente para os bicampeões nacionais, que têm um pouco mais de uma semana de trabalho. Pelo contrário, o Servette está bem mais adiantado na preparação, pois o campeonato na Suíça começa já este fim de semana e o primeiro adversário será o Basel, campeão em título.

No encontro desta quarta-feira, marcado para as 20 horas (hora de Portugal continental), Vítor Pereira poderá utilizar jogadores que não estiveram em campo frente ao Valadares.

São os casos de Fabiano Freitas, Eliaquim Mangala e James Rodríguez que começaram a pré-época mais tarde e por isso não participaram no primeiro exame da pré-temporada e que decorreu à porta fechada.

Jackson Martínez, que ainda não treinou com o restante grupo de trabalho e que apenas esta terça-feira chegou à localidade de Prangins, não deverá ser opção, embora possa ser utilizado no segundo teste a realizar no estágio, marcado para sábado, frente ao Évian.

Por fim, Emídio Rafael é certo que não jogará, enquanto David Addy e Marc Janko estão em dúvida após terem apresentado queixas físicas no último treino.
O jogo terá transmissão televisiva na SportTV 1 às 20h00.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Andebol FC Porto Plantel 2012/2013

Entradas:
João Ferraz (ex Madeira SAD)
Hugo Rosário (ex-Madeira SAD)

Publicado em modalidades.com.pt

Hugo Rosário e João Ferraz, dois jovens internacionais pela Selecção Portuguesa de Andebol vão reforçar o tetra campeão nacional de Portugal, FC Porto. 
A saída de ambos os atletas poderá estar ligada à crise financeira que existe na região da Madeira e foi conhecimento público as dificuldade pelas quais o Madeira SAD atravessou na época 2011-2012 mesmo que em termos desportivos de nada se reflectiu. 
João Ferraz é internacional sub-21 e na selecção A, natural da Madeira, onde iniciou a sua carreira ao serviço do Estreito, mudando-se mais tarde para o Madeira SAD. Passou depois pelo Marítimo, antes de ingressar no Desportivo Francisco de Holanda que mais tarde se tornou Xico Andebol, regressando ao Madeira SAD na última temporada onde marcou 180 golos em 31 jogos efectuados.
 
Hugo Rosário  de 21 anos, que após ter efectuado a sua formação no ABC de Braga, um clube mítico do andebol nacional, mudou-se para o Madeira SAD onde foi um elemento importante devido à ausência prolongada de Bosko Bjelanovic. No FC Porto terá a oportunidade de demonstrar todo o seu valor que é reconhecido pelos colegas e treinadores que se cruzaram com ele.
João Ferraz e Hugo Rosário são, assim, os primeiros reforços azuis-e-brancos para 2012-2013.


Saídas:
Eduardo Filipe (termina carreira)
Ricardo Costa (termina carreira)
Dario Andrade (Benfica)
Melancic


Plantel 2012/2013
Hugo Laurentino * guarda-redes
Alfredo Quintana * guarda-redes
Ricardo Moreira, 30 anos * ponta direita

Pedro Spinola, 28 anos * lateral direito
Filipe Mota, 28 anos * central
Gilberto Duarte, 22 anos * lateral esquerdo
Wilson Dayves, 23 anos * central
Sérgio Rola, 22 anos * ponta direita
Tiago Rocha, 26 anos * pivô
Daymaro Salina, 24 anos * pivô
Elias, 25 anos * ponta esquerda
João Ramos, 21 anos * ponta esquerda
Hugo Santos, 20 anos * ponta esquerda
José Silva, 19 anos * ponta esquerda (júnior)
Belmiro Alves, 18 anos * ponta esquerda (júnior)
Duarte Carregueiro, 19 anos * central (júnior)
João Ferraz, 22 anos * lateral direito
Hugo Rosário, 21 anos * lateral esquerdo

Equipa técnica:
Obradovic
Ricardo Costa - adjunto

Andebol * Sorteio da Fase de Grupos da EHF Champions League

O FC Porto vai disputar o acesso à Liga dos Campeões de andebol com o RK Sloga (Bósnia Herzegovina), RK Partizan (Sérvia) e HC Lovcen (Montenegro), de acordo com o sorteio realizado hoje em Viena.

O tetracampeão nacional ficou integrado no Grupo 1 do torneio de qualificação, que irá apurar o vencedor para a fase regular de grupos, que conta já com a presença de 19 equipas.

Tal como na época anterior, o FC Porto volta a defrontar os sérvios do RK Partizan, desta vez no Grupo 1 de qualificação para a segunda fase da Liga dos Campeões.
Caso os dragões se vinguem do desaire (26-33) de 2011 frente à turma de Belgrado, decidirão o apuramento frente ao vencedor do jogo entre os bósnios do RK Sloga (sem tradições nas provas europeias) e os montenegrinos do HC Lovcen, equipa que na temporada transacta perdeu as duas mãos (21-25 e 15-26) com o Benfica na Taça das Taças.

Os jogos serão disputados no sistema de meias-finais (8 de Setembro) e final (no dia seguinte) em fase concentrada, que poderá ser organizada por qualquer um dos clubes, mas o Partizan – na época 2011/2012 averbou apenas derrotas na fase de grupos da Liga dos Campeões – tem o direito de preferência, à frente dos outros dois clubes dos Balcãs e do FC Porto.



Natação * Paula Oliveira na final do Campeonato da Europa de juniores

Paula Oliveira qualificou-se esta tarde para a final do Campeonato da Europa de juniores que está a decorrer em Antuérpia, na Bélgica, na prova de 50 metros bruços.
A nadadora Portista fez a marca de 32.56, que corresponde a um novo recorde pessoal, apurando-se na 6.ª posição. O anterior máximo pessoal era de 33.05 e tinha sido conseguido nas eliminatórias disputadas hoje de manhã.
Na final já disputada hoje, Paula fez o tempo de 33.18, tendo obtido o 7º lugar da geral. 

Resultados