João Miguel Ferraz foi o melhor marcador com oito golos
Publicado em ojogo.pt
Ao segundo jogo com o Ademar Leon, terceiro classificado do campeonato espanhol do ano passado, o FC Porto somou a segunda vitória.
Se ontem, no Dragão Caixa, os portistas venceram por 28-26, este sábado, em Resende, derrotaram os espanhóis por 32-29.
João Miguel Ferraz, um dos dois reforços dos Dragões, foi o melhor marcador do FC Porto, com oito golos, tendo precisando de apenas dez remates (falhou um livre se sete metros e uma bola aos seis metros).
De resto, os homens de Obradovic, que chegaram a estar a ganhar por sete golos, marcaram da seguinte forma: Ferraz (8), Pedro Spinola (7), Gilberto Duarte (6), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (2), Hugo Rosário (2), Jacob (1), Filipe Mota (1) e Sérgio Rola (1).
O próximo jogo de preparação do FC Porto é na quarta-feira, com o ABC.
Benfica e FC Porto defrontam-se a 31 de Agosto, sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Fafe, em partida das meias-finais da Supertaça de andebol, de acordo com o sorteio realizado no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.
Além do escaldante dérbi entre águias e dragões, às 20 horas, Sporting e Madeira SAD discutirão a outra vaga na final, naquela que será a primeira partida do dia, às 18 horas.
Domingo, dia 2 de Agosto, às 17 horas, discute-se a final, enquanto às 14h30 será disputada a partida do 3.º e 4.º lugares.
O FC Porto bateu esta sexta-feira os espanhóis do Ademar León por 28-26, num jogo de preparação da equipa de andebol. Os Dragões perdiam ao intervalo por 12-14, mas nos últimos minutos deram a volta.
Numa partida em que o guarda-redes da equipa mostrou grande inspiração, os Dragões tiveram na dupla Gilberto Duarte e Wilson Davyes a principal força atacante, com os dois jogadores a valerem 15 dos 28 golos portistas.
De resto, ambas as equipas cometeram vários erros técnicos, ou não estivéssemos em início de época.
As duas equipas voltam a encontrar-se este sábado, às 17h00.
FC Porto: Hugo Laurentino, Gilberto Duarte, Filipe Mota, Daymaro Amador, Ricardo Moreira, Elias António e Wilson Davyes.
Também jogaram: Alfredo Quintana, João Ferraz, Pedro Spínola, Sérgio Rola e Hugo Rosário.
Marcadores: Gilberto Duarte (8), João Ferraz (3), Pedro Spínola (2); Daymaro Amador (1), Ricardo Moreira (4), Elias António (2), Wilson Davyes (7), Sérgio Rola (1).
Esta foi a terceira partida de pré-época e a segunda vitória, depois de os homens de Ljubomir Obradovic terem perdido com o Pilotes Posada, em Vigo, e ganho ao Cangas, no Dragão Caixa
Os portistas vão estar no concelho entre os dias 18 e 21 de Agosto, onde para além de cumprirem um programa de treinos bi-diários, no Pavilhão Municipal de Anreade, vão também disputar um jogo amigável com a equipa espanhola do Ademar Léon, no dia 18 de Agosto, sábado, pelas 17h00. O estágio prevê, ainda, diversas actividades sociais e de lazer.
O FC do Porto vai aproveitar este estágio para testar as novas contratações e preparar a jornada inaugural que irá decorrer em Lisboa, no dia 15 de Setembro, frente ao Camões que subiu à 1.ª Divisão Nacional na última temporada, ingressando no escalão principal do andebol português.
Recorde-se que o FC Porto Vitalis terminou a fase final do último campeonato de Andebol 1 sem derrotas, sendo que os azuis e brancos festejaram o quarto título nacional consecutivo junto dos adeptos.
Os jogadores Gilberto Duarte e Hugo Laurentino foram considerados o melhor jogador e o melhor guarda-redes, respectivamente, na época 2011/2012, com base nas estatísticas oficiais.
A Universidade de León Ademar (ULE Ademar) é a equipa filial do Real Ademar León, uma das mais importantes equipas do campeonato do andebol espanhol.
A escolha de Resende como local de pré-temporada tem já duas épocas de experiência, o que demonstra que o Município tem boas instalações e equipamentos capazes para as grandes equipas prepararem os campeonatos e jogarem no concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal, António Borges“estes eventos desportivos introduzem alguma lógica de animação num concelho como o de Resende, e introduzem sinais que são muito importantes transmitir: o FC Porto é um exemplo de patamar de desempenho e níveis de competitividade que são muito importantes transmitir aos nossos jovens”.
Ljubomir Obradovic e Ricardo Moreira foram os primeiros representantes do FC Porto Vitalis a apresentar-se perante a comunicação social nesta época 2012/13. Técnico e capitão do andebol portista partilham o discurso e reforçam objectivos para o novo ano: alcançar o Penta e entrar na Liga dos Campeões são as motivações maiores de um grupo já habituado a vencer.
Para o treinador do FC Porto Vitalis “as expectativas são iguais às dos últimos anos” e passam por “ganhar campeonato, tentar ganhar a Taça de Portugal e entrar na Liga dos Campeões”. O tópico competições europeias é colocado em evidência pelo mister, porque os Dragões têm ”uma boa equipa”, mas “para crescer mais, clube e jogadores, é preciso chegar à Liga dos Campeões”. Diz Obradovic que, para ele, para os jogadores e para a direcção “não chega jogar só aqui em Portugal”, já que as provas internacionais dão “outro sabor ao trabalho” de todos.
“O grupo da Liga dos Campeões não é mais fácil do que os anteriores”, alerta o técnico, apesar do conhecimento que já existe entre FC Porto e Partizan, adversário novamente colocado no caminho dos azuis e brancos. “O ano passado tentámos ganhar e fizemos um grande jogo contra eles, fisicamente e tacticamente, em tudo, mas no outro encontro eles jogaram melhor, estavam mais descansados, e ainda tivemos o azar com o Tiago [Rocha] e o Wilson [Davyes], que se lesionaram, e as coisas correram da forma que correram”, recorda um Obradovic esperançado de que a história mude já na próxima eliminatória. “O FC Porto é sempre favorito”
Em termos internos, “o FC Porto é sempre favorito”, embora o selo de tetracampeão nada garanta. O facto de manter a base do plantel é que pode dar alguma vantagem aos Dragões. “Só entraram dois jogadores no grupo e estão a integrar-se. Vamos continuar a trabalhar da mesma forma, pois esta equipa ainda tem muito por evoluir”, assegura o treinador sérvio, destacando como exemplos o crescimento de Gilberto Duarte, que “com 22 anos, é MVP, está melhor jogador e tem mais resistência que todos os outros”, Wilson Davyes, Pedro Spínola ou Alfredo Quintana.
Ljubomir Obradovic considera que o FC Porto Vitalis vai “seguramente fazer uma boa época” e já aponta baterias à Supertaça, mas desvaloriza o facto do primeiro jogo ser contra o rival Benfica. “Já se conhece a grande rivalidade que há entre os dois clubes, mas acho que vai ser um jogo normal. Não espero nada de especial”, previu o mister no primeiro contacto com os jornalistas.
“Queremos ganhar todas as competições”
O capitão Ricardo Moreira assinou por baixo o discurso do treinador. “De uma vez por todas, a nível externo, queremos entrar na Liga dos Campeões. É o objectivo de todos! Não conseguimos chegar lá nos últimos anos, infelizmente, e queremos mudar esta história. A nível interno, é o mesmo de sempre. Queremos ganhar todas as competições: a Supertaça, o campeonato e a Taça de Portugal. É isso que nos passa pela cabeça”, começa por dizer.
Avesso a favoritismos, porque isso “pouco interessa” para Moreira, o facto é que o FC Porto Vitalis “é a equipa que tem vindo a mostrar-se mais forte nos últimos anos”. “E esperamos que no esta época seja igual”, atira. A crença do número 19 tem razão de ser. “Sabemos que as equipas são feitas à base de vários anos de trabalho, não só de um ano, e isso pode ser um bom prenúncio para nós. O facto de mantermos parte da equipa não quer dizer obrigatoriamente que temos o sucesso alcançado, mas vamos trabalhar para lá chegar”, assegura.
Lembrando que “já o Tetra foi um feito para o clube”, Ricardo Moreira aponta às evidências: os Dragões desejam muito o Penta. “Esperamos sinceramente cumprir esse objectivo e fazer história a nível nacional, mas queremos também, de uma vez por todas, afirmarmo-nos a nível externo. Neste momento, nem a nível de clubes nem a nível de selecções temos tido a felicidade de irmos longe nas competições internacionais e queremos conseguir isso”, projecta o capitão.
Sinceramente de todos os jogadores que vão sair esta época, continuo sem entender a dispensa de Sapunaru.
É um dos melhores defesas direitos que passou pelo FC Porto, pós o eterno capitão João Pinto.
Sou suspeito, por ser admirador da sua forma de jogar e estar em campo. Sempre gostei de jogadores que põe os adeptos dos clubes adversários a pensar “foda-se este gajo é tinhoso”.
Grande parte da passada época VP, adaptou Maicon na lateral direita, deixando-o de fora vezes sem conta.
Todavia o romeno, por ser um jogador que “mais vale resistir do que desistir”, no final da época encontrou o seu espaço e agarrou a titularidade, sendo determinante na conquista do bicampeonato.
Sapunaru, é um defesa seguro, concentrado, fecha bem ao meio, talvez por ter jogado algumas vezes a central na Roménia, não é rápido, mas sabe bem os timimg’s para subir no corredor, aparecendo por vezes em zonas de finalização.
Nas bolas paradas atacantes e defensivas é nitidamente uma mais valia.
Sapunaru passou um calvário aquando do incidente no túnel da luz.
Não fez mais do que faria qualquer jogador que sente o clube e que os tem no sítio.
É daqueles jogadores com garra, mística e que tem as características de jogador à Porto.
Espero que a SAD volte atrás na decisão, pois Sapunaru é e será sempre um dos nossos!
Basta de "guetização" do plantel do FC Porto ...
Sapunaru in “Prosport” 4 de Janeiro de 2012 “Aquilo que mais sinto falta da Roménia é dos meus amigos. O Porto é uma cidade bonita, mas para quem vem para cá jogar é mais difícil. O plantel do FC Porto, por exemplo, é composto na sua maioria por jogadores sul-americanos e, normalmente, eles preferem sair com um colega que fale a mesma língua do que com um romeno.”
Até parece fácil! Mas não, não foi nada fácil. Para quem viu o jogo com atenção, estarão contentes os Portistas, pela vitória, pelo recorde de 4 conquistas consecutivas, mas não foi um jogo brilhante ou demolidor do FC Porto.
É certo que estamos no principio da época, é certo que a Académica adoptou uma postura ultra defensiva, é certo que ainda não temos Hulk, Danilo e Alex Sandro, mas do outro lado estava um adversário igualmente abaixo da forma ideal.
Vítor Pereira não surpreendeu no onze inicial, apostou naquela equipa que todos já esperavam, aquela equipa que nos últimos jogos de preparação tinha vindo a ser testada.
Nada a apontar a Vítor Pereira até aqui. Agora o que não se percebe, e continua a teimosia, quer de Vítor Pereira quer da SAD é como é que não ninguém percebe que jogadores como Djalma e Kléber são opções para o FC Porto virar o resultado a seu favor!!!
Se a nível defensivo, Vítor Pereira foi lúcido ao achar que a equipa está bem, não se compreende que possa estar satisfeito com a produção atacante da equipa. É certo que o FC Porto poderia ter feito alguns golos, teve oportunidades, poucas mas teve, mas todos nós vimos a forma como foram finalizadas.
O FC Porto dominou do inicio ao fim do jogo, defensivamente a equipa esteve muito bem, aliás é um indicador que vem desde os primeiros jogos da pré-época e do final da época passada, desde que Vítor Pereira apostou na dupla Maicon e Otamendi. E mesmo com laterais novos, quer Miguel Lopes e Mangala estiveram igualmente bem, a defender e a procurar o ataque, com nota de destaque a Mangala, claramente com mais dificuldades de adaptação, mas que fez na minha perspectiva um jogo muito bom.
E se avançarmos para o meio campo, também podemos estar tranquilos, pois com a permanência de João Moutinho o FC Porto será no mínimo tão forte como foi o ano passado.
Já no ataque a situação é no mínimo preocupante!
Já se percebeu que Jackson Martinez, hoje herói aos 90 minutos, passou mais uma vez ao lado do jogo, apenas mais uma oportunidade de golo e rematou como todos viram, pouca movimentação inteligente na área e falta de explosão para seguir com a bola para a baliza, procura insistentemente as tabelinhas à entrada da área, o que para um jogador que se espera golos não é propriamente o caminho certo.
E quando se tem um jogador, muitos dizem em adaptação, como Jackson e se tem jogadores como Atsu, Djalma a tentar servi-lo é natural que ainda passe mais ao lado do jogo.
O FC Porto não está a conseguir colocar em campo o 4X3X3 da época passada. É certo que falta só o melhor jogador, Hulk, que Varela está, lentamente, a subir de forma e que James força outros terrenos mais centrais, mas também não será com Atsu, que precisa de jogar, e com Djalma que vamos a qualquer parte.
Iturbe não foi convocado, e por este andar, avizinha-se outro ano de calvário, talvez atenuado por existir uma equipa B, mas mesmo que jogue já se percebeu que não é colado a uma das alas que irá render o grande potencial que tem.
Mas esta conclusão já todos sabemos desde o ano passado, com excepção de Atsu, todos os restantes já lá estavam!
E se analisarmos as soluções para o centro do ataque, ainda que numerosas, 3 avançados centro no plantel, não se pode dizer que sejam boas soluções. Vítor Pereira ainda pensou perto do fim em colocar Kléber, mas felizmente voltou atrás e colocou Varela, medida que poderia ser duplamente negativa, primeiro porque Kléber, com culpa ou sem culpa, protagonizou um lance de indisciplina no treino, segundo porque não tem qualidade para jogar no FC Porto.
Foi um jogo dominado pelo FC Porto, fraquissimo do ponto de vista exibicional, mas temos de dar mérito aos jogadores, porque foram profissionais, dentro das suas capacidades, e lutaram até ao fim à procura da vitória.
Mas muito trabalho tem Vítor Pereira pela frente. E quanto à SAD, fica o aviso, se Hulk sair, ficamos com um problema sério no ataque. Jogar com Kléber, Djalma, Jackson, Atsu e mesmo Iturbe, Varela e James não é suficiente para ganhar internamente quanto mais cumprir o objectivo internacional. Para além de ser necessário manter Hulk, o FC Porto ainda precisa de mais um jogador de qualidade, mas caso não seja possível, não faz sentido que Kléber e Djalma fiquem no plantel, não têm qualidade e também me parece que na equipa B não faça muito sentido jogarem.
A destacar pela positiva, para além do sector defensivo, Fernando e Moutinho no meio campo e claro, pelo golo marcado, Jackson.
Foi o 72º título oficial do FC Porto que conta agora com mais 3 títulos que o seu rival. Para o nosso Presidente foi o 58º título da sua carreira. Seria fantástico que este ano, no mínimo fosse atingido a marca dos 60 títulos do nosso Presidente, quem sabe a marca que pretende alcançar antes de sair do FC Porto!
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)
No próximo domingo começa a Liga e o FC Porto irá defrontar o Gil Vicente, a tal equipa que teve o mérito de ter sido a única a derrotar o FC Porto para a liga na época passada. Para esse jogo já teremos os internacionais Danilo, Alex Sandro e Hulk, isto caso não ocorram surpresas de saídas.
O episódio do empurrão de Luisão ao árbitro do amigável com o Fortuna promete dar que falar. O presidente dos alemães não ficou contente com os acontecimentos, afirmando que o Benfica "é uma equipa sem vergonha e com falta de respeito".
Peter Frymuth garantiu, em declarações à "Sport 1", que fará queixa à UEFA: "Vamos pedir ajuda à federação alemã e falar com a UEFA sobre o que Luisão e os outros jogadores do Benfica fizeram. Espero que sejam severamente punidos."
"Estou chocado, estou há muitos anos no futebol e nunca vi nada assim. Não compreendo como os jogadores de uma equipa com a reputação do Benfica, que joga a Liga dos Campeões, tenham um comportamento destes", acrescentou o dirigente.
Inacreditáveis e vergonhosos os comentários dos jornalistas da SportTV.
A querer branquear esta pouca vergonha, típica do clube do regime.
1. São punidas nos termos das alíneas seguintes as agressões praticadas pelos jogadores contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, observadores, delegados da Liga, dirigentes ou delegados ao jogo de outros clubes, agentes de segurança pública, e treinadores: a. No caso de agressão que determine lesão de especial gravidade, com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de três meses e o máximo de três anos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 50 UC e o máximo de 250 UC; b. Noutros casos de agressão, com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de dois meses e o máximo de dois anos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 125 UC.
E assim como vaticinou muitas vezes o Kadafi dos Pneus, o 5lb vai arrasando na Europa!
Arranca hoje a época 2012/2013, com o FC Porto pela sétima vez consecutiva, a disputar o troféu da Supertaça, um registo que em caso de vitória será mais um recorde batido de conquistas consecutivas deste troféu, a 4ª.
Desvalorizado por alguns, certo é que tal como Vítor Pereira disse, iniciar uma época com um troféu conquistado é muito motivante para o clube, equipa, adeptos, etc… no caso do FC Porto, em caso de vitória mais logo, será o 72º título oficial da história do clube, mais três do que o rival que vem logo abaixo.
A pré-época teve saldo positivo, apesar de nos últimos dois jogos e com adversários mais complicados o FC Porto não ter conseguido ganhar. Ainda assim, salta a vista a segurança defensiva mas também a pouca produção atacante, quer em oportunidades claras de golo e consequentemente na finalização das mesmas.
Até ao momento, a solução encontrada pela SAD, de nome, Jackson Martinez, continua adormecida, talvez ainda a libertar-se do peso chamado Falcão, talvez sim, talvez não!
Mas esta pré-época fica ainda marcada pela pouca movimentação no mercado. Até ao momento apenas 2 reforços, Fabiano Freitas, que tinha o empréstimo como destino, mas afinal, bastou alguns minutos para todos perceberem que era o nº 2 e Jackson Martinez, num total de 10M€. Um investimento controlado mas que não teve ainda a devida, esperada e necessária compensação a nível de receitas de venda de jogadores, ainda que a lista de dispensas seja extensa e conhecida há muito tempo.
Mais uma vez, chegamos a meados de Agosto e continuam inumeras indefinições no plantel. O facto do mercado fechar apenas no último dia de Agosto não é desculpa, existem cláusulas que se podem colocar nos contratos (o rival Sporting fá-lo e bem) que atenua a incerteza até ao último dia. No FC Porto não se faz isso, ficamos sem saber porquê!
O adversário é a Académica, que apesar da última época muito sofrida, no que diz respeito à Liga, terminou em grande estilo ao conquistar a Taça de Portugal, diga-se com muito mérito.
Se no caso do treinador, Pedro Emanuel dará continuidado ao trabalho da época passada, já no que diz respeito aos jogadores, algumas mudanças, que até ao momento ainda não é conclusivo dizer que está mais ou menos forte do que na época passada. Certo é que alguns bons jogadores já não estão lá, como são o caso de Adrien, Abdoulaye, Diogo Valente, Eder, entre outros.
No caso do FC Porto com um plantel que totaliza 28 jogadores, actualmente, Vítor Pereira, apesar de alguns dos jogadores estarem indisponíveis, ou nos jogos Olímpicos ou lesionados, fez a primeira selecção daqueles que, aparentemente lhes dá mais garantias. Sem grandes surpresas, Alvaro Pereira ficou de fora, Iturbe, que prometeu em alguns jogos voltou ao seu estado normal de não convocado e Kléber que protagonizou o episódio lamentável com Álvaro Pereira, foi reconhecido e está nos convocados!
Lista de convocados: Helton, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Djalma, Mangala, Fabiano, Fernando, Atsu, Otamendi e Defour.
Não mudou muito o estilo de jogo do FC Porto da época passada para esta. Aparentemente o meio campo está mais pressionante, mas também menos disponível para apoiar o ataque. E lá na frente, sem Hulk e Varela, que chegou mais tarde, e com James Rodriguez com muita liberdade para estar no centro, fez com que a produção ofensiva esteja menos activa.
Ainda assim, Vítor Pereira tem o onze praticamente definido, não se esperando novidades de última hora. Uma única dúvida, se João Moutinho será já titular ou se Defour avançará de inicio, uma vez que tem a vantagem de estar a trabalhar desde o inicio. Por outro lado, quem já viu Moutinho jogar não nota assim uma diferença tão grande para com o companheiro.
Equipa provável: Helton, Miguel Lopes, Mangala, Otamendi e Maicon, Fernando, João Moutinho e Lucho, James, Atsu e Jackson.
Se defensivamente a equipa está bem, fica a espectactiva como a equipa reagirá a nível atacante neste primeiro desafio onde para ganhar certamente será necessário marcar golos.
É precisamente nas alas que o FC Porto está mais deficitário. Na defensiva, Miguel Lopes recupera o tempo de atraso relativamente aos restantes colegas e Mangala procura ganhar rotinas de subir no terreno. Já no meio campo, James continua a descair para a sua posição natural, o miolo do terreno enquanto que Atsu é o que ainda consegue criar alguns desequilíbrios.
Será fundamental mais logo que jogadores como Lucho, Moutinho ou Defour, possam ter um papel mais ofensivo criando os devidos espaços para os companheiros. Sem este apoio do meio campo, será complicado o FC Porto penetrar na defensiva da Académica, que certamente, irá apresentar-se em Aveiro com muitas cautelas ofensivas.
Ainda assim, o FC Porto é favorito, tem de assumir o favoritismo dentro de campo. Não será por falta de apoio que sentirá dificuldades uma vez que os bilhetes esgotaram e muito provavelmente alguns destinados ao adversário passarão para as mãos de muitos Portistas.
O futebol voltou! Nós queremos o 72º título da história do clube.
O jogo está marcado para as 20:45 e terá transmissão na RTP.
A época ainda nem começou e já há noticia de um caso de indisciplina entre jogadores ....
Belluschi, Alvaro Pereira, Sapunaru, Cebola, Walter, Souza, Guarin (e pelo que tenho visto Iturbe vai pelo mesmo caminho) são todos jogadores que não servem para jogar no FC Porto....será?
Depois de muitos deles terem ganho tudo ao serviço do nosso clube deixaram de ter respeito pela instituição?
Num caso de indisciplina entre dois jogadores só um é castigado? O prémio para o Kleber ainda vai ser o de alinhar de início na Supertaça ...
A famosa "mística" do nosso balneário estará a desaparecer? Lucho e Paulinho Santos tem de se impor e mostrar o que é ser Porto!!
Um aparte no contexto deste assunto, excerto de uma entrevista de Yuran ao jornal i: "No FC Porto, o Paulinho Santos e eu também estávamos sempre às turras. Depois, no balneário, os mais velhos, como o João Pinto, juntavam-nos, abraçavam-nos e serenavam os ânimos. Costumavam chamar-nos o Mike Tyson I e o Mike Tyson II. Íamos almoçar em grupo, ali para os lados de Vila do Conde, de onde era natural o Paulinho Santos, ou então ia só almoçar com o Mourinho e tudo ficava resolvido."
Estes casos não podem acontecer num balneário unido que luta sempre para ganhar todos os jogos, nem pode ser este o exemplo que fica para os jogadores que entretanto chegam.
Cumprimentos
Pedro (rage)
fonte: site oficial rádio renascença
Tudo começou no treino de segunda-feira, segundo noticia, hoje, o jornal "O Jogo". Na primeira sessão da semana, o plantel do FC Porto realizou uma partida que encerrou o trabalho diário dos dragões, em que Álvaro Pereira ficou na equipa goleada por 10-0 frente à outra parte, onde estava o Kléber.
O brasileiro marcou alguns golos, festejando-os de uma forma que não agradou aos companheiros e, em particular, a Álvaro Pereira. O uruguaio, sentindo-se gozado e decidiu atacar: "No jogo não te vejo portar assim."
"No jogo também não fazes coisas que fazes aqui no treino", respondeu Kléber, citado pela publicação. Álvaro não gostou e quis partir para o confronto físico, chegando mesmo a haver empurrões e alguma confusão. A situação só acabou com a intervenção dos restantes jogadores e equipa técnica.
Isolados no balneário, com a presença de um segurança, os ânimos não acalmaram, acabando mesmo a situação por piorar, levando à intervenção da SAD portista.
O uruguaio ficou afastado do plantel desde esse dia. A saída do Dragão ainda não é certa, mas a porta está aberta para Álvaro Pereira. Ainda assim, a medida aplicada ao atleta é provisória e estará prevista a sua reintegração.
FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Fernando por João Moutinho (46m), James por Varela (67m), Atsu por Djalma (67m), Defour por Castro (67m), Otamendi por Rolando (78m), Helton por Fabiano (78m), Jackson Martínez por Klebler (78m), Lucho por Kelvin (78m), Miguel Lopes por Sereno (78m), Sereno por Iturbe (89m)
Não utilizados: Kadú e Alvaro
Treinador: Vítor Pereira
LYON: Lloris; Réveillère, Cris, Koné e Cissokho; Fofana, Gonalons (cap.) e Gourcuff; Briand, Gomis e Lacazette
Substituições: Gomis por Benzia (56m), Fofona por Malbranque (56m), Cris por Untiti (72m), Réveillère por Dabo (72m), Lacazette por Pied (79m), Briand por Grenier (79m)
Não utilizados: Vercoutre
Treinador: Rémi Garde
Cartão amarelo: Koné (89m)
Numa bonita festa de apresentação do FC Porto aos seus adeptos e associados, só faltaram mesmo os golos para encher de alegria a massa adepta que acorreu em grande número ao Dragão. Não houve ópera, mas também não há motivos para começar já a deitar abaixo o treinador, como já li em alguns espaços.
O adversário francês, velho conhecido, está numa fase mais adiantada da preparação, já tendo mesmo disputado e vencido a Supertaça Francesa.
É uma equipa em renovação e regeneração após a hegemonia no futebol francês durante anos a fio.
Quanto ao nosso FC Porto, a equipa foi competitiva, teve bons momentos colectivos e individuais, e gostei do que vi.
Na segunda metade tivemos a melhor oportunidade do desafio, após excelente jogada de Atsu que assistiu Lucho para grande defesa de Lloris. Depois as habituais substituições quebraram o ritmo de jogo, acabando por se verificar o nulo no marcador.
Atsu um menino que com humildade vai ganhando o seu espaço no plantel, e quiçá no onze, encanta as bancadas com pormenores deliciosos. É um desequilibrador, drible curto e rápido, muito difícil de travar pelos adversários.
Iturbe não está a ser queimado. O FC Porto não é um crematório.
Iturbe tem de lidar menos com as redes sociais e pré-assumir protagonismo sem o conquistar dentro de campo. Um profissional de futebol tem de estar antes de um jogo 100% concentrado. Isto equivale ao mesmo que estares numa sala de aula ou no trabalho de telemóvel em punho. Se calhar sou antiquado, mas penso assim.
Marcou um grande golo na pré-época e a imprensa elevou-o ao céu, e o menino não soube lidar com tal e en'galou-se nas entrevistas.
Na véspera da apresentação manda postas de pescada para o facebook e no dia para o twiter.
Jackson Martínez apesar de ainda não ter marcado, é um avançado que não engana. Apesar da sua imponente estampa atlética, tem uma gama de recursos técnicos invejáveis, sabe ocupar o espaço, sendo inteligente na forma como procura as costas dos defesas. Espero que a sua adaptação decorra com tranquilidade, pois este será o nosso número 9. Tem algumas semelhanças com Benni McCarthy, daí a claque já ter adaptado o cântico. Janko e Kléber serão as alternativas, um mais experiente, o outro à procura da evolução para patamares superiores.
Lucho Gonzalez espalha magia pelo miolo, tem pormenores de classe e pauta o nosso jogo de forma inteligente. Será o nosso El Comandante na busca do Tri.
Fernando é um eucalipto, seca tudo à volta, mais palavras para quê.
James no meio, a jogar por trás do ponta de lança é um desequilibrador e jogar entre linhas seria a sua posição ideal.
Defour disputará com Castro o lugar de primeiro suplente a Moutinho e Lucho.
Danilo na minha opinião se Moutinho partir deverá ser ele a ocupar o lugar no miolo. Essa é a sua posição natural, e onde mais se expurgam as suas qualidades.
Miguel Lopes tem que crescer tácticamente no jogo. Não entendo a dispensa de Sapunaru, mas isso é outra história. Sereno pela sua versatilidade poderá ganhar um espaço no plantel. Blasfemando mesmo penso que Djalma bem trabalhado daria um bom lateral direito.
Mangala foi uma adaptação segura na lateral esquerda pela sua rapidez e poder físico.
Com a chegada de Alex Sandro será este o titular indiscutível.
Addy será dispensado. Emídio Rafael continuará a efectuar a sua recuperação à grave lesão.
Alvaro Pereira espera serenamente que alguém o queira, aprendendo assim uma grande lição face à triste figura com que nos presenteou na época transacta.
No centro da defesa Maicon e Otamendi complementam-se muito bem, e o seu entrosamento abre-lhes o caminho para a titularidade. Abdoulaye ira manter-se sendo uma aposta de futuro.
Rolando, João Moutinho, Varela ainda estão em fase de preparação pelo que a sua inclusão tem sido faseada.
Helton é o patrão da baliza mas este ano tem o jovem Fabiano, que não o vai deixar adormecer à sombra da titularidade. Bracali parece ser um dos dispensáveis do plantel.
Kelvin ainda é muito verdinho, dotado de muita técnica e rápido no drible, falta-lhe a maturidade táctica que Atsu já começa a possuir. O empréstimo será salutar para o seu crescimento.
Se Hulk se mantiver no plantel, VP vai ter boas dores de cabeça, pois as soluções são bastas e de qualidade.
No actual plantel, a posição que mais me preocupa é a lateral direita. Não consigo ter confiança em Miguel Lopes, por muito esforçado e aguerrido que o jogador seja.
O Estádio do Dragão dá este sábado as boas-vindas à versão 2012/13 do FC Porto, numa festa que promete eternizar-se na memória dos adeptos azuis e brancos. Jogadores e equipa técnica regressam a casa para um evento recheado de emoções fortes.
As portas do estádio abrem às 19h15 para acolher os sócios e simpatizantes do bicampeão nacional, dando tempo suficiente para que todos os seguidores se acomodem nos seus lugares. O pontapé de saída é dado com a já tradicional Dança do Dragão, de bom augúrio para os que vestem de azul e branco.
Segue-se, às 20h45, um dos pontos fortes da festa, com o jogo particular entre o FC Porto e os franceses do Olympique Lyon.
O puzzle não estará completo esta noite, já que os olímpicos estão ainda em Inglaterra, ou seja, Hulk, Danilo e Alex Sandro (Brasil) e Abdoulaye (Senegal).
Após a partida, a apoteose, com um momento Somos Porto: equipa e adeptos terão oportunidade de interagir numa simbiose que promete ser marcante.
A portuguesa Sara Oliveira despediu-se dos Jogos Olímpicos Londres2012 com o 24º lugar dos 200 metros mariposa entre 28 nadadoras, depois ter falhado também as meias-finais nos 100 metros, assumindo que a pressão é "muito grande".
Terceira numa série de quatro, a atleta do FC Porto nadou 1,40 segundos acima do seu recorde nacional (2.10,14), estabelecido nos Jogos Pequim 2008, e também foi incapaz de melhorar o seu tempo de entrada (2.10,96) em Londres.
"A pressão para nós aqui é muito grande. Andamos quatro anos a trabalhar e chegamos aqui e somos vistos por todos os portugueses. Ao longo desta época, alguns atletas bateram recordes nacionais noutras competições. É claro que não são os Jogos Olímpicos e a verdade é que aqui tudo muda", afirmou Sara Oliveira.
"Somos as mesmas pessoas, mas o próprio envolvimento transforma-nos. fs vezes pela positiva, outras pela negativa", confessou.
No seu caso, foi pela negativa, duplamente, uma vez que no domingo, Sara Oliveira tinha ficado no 36. lugar, entre 42 nadadoras, nos 100 metros mariposa, com 1.00,44 minutos.
"Eu não sou assim a nível competitivo, gosto de competir, gosto de ganhar, e aqui parece que me sinto um bocado mais pequena do que o normal. Sou pequena, mas costumo sentir-me muito grande a nadar", expressou a portuense, fazendo um balanço "pouco positivo" do seu desempenho em Londres.
Manifestando-se insatisfeita, Sara Oliveira afirmou que é necessário aprender com os erros e com a experiência.
"Portugal e os atletas de todas a modalidades têm de aprender coma experiência aqui, aprender com as suas falhas e com os êxitos dos outros, porque olhando para eles também conseguimos retirar alguma coisa, e é isso que vou tentar levar daqui", resumiu.
O sorteio do Campeonato nacional de hóquei em patins, que decorreu na segunda-feira, ditou que o FC Porto recebe na primeira jornada o Paço de Arcos. O encontro, que será o primeiro de carácter oficial da época portista, está agendado para 6 de Outubro.
À segunda ronda, o FC Porto e o regressado Sporting têm encontro marcado no Dragão Caixa, no primeiro clássico da temporada. Os Dragões medirão forças com o Benfica nas jornadas 13 (05/01/13) e 28 (18/05/13), sendo o clube de Lisboa o primeiro a alinhar em casa. Na 30.ª e última jornada, o FC Porto recebe o Candelária.
A última jornada da primeira volta do campeonato está agendada para 19 de Janeiro de 2013, enquanto a segunda parte do Nacional principia a 26 do mesmo mês. A prova termina a 1 de Junho de 2013.
No final da última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal que decorreram na piscina do Jamor, foi entregue a Taça de Portugal referente à época de 2011/2012 que agora termina.
Esta competição premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.
A Taça de Portugal foi ganha pelo FC Porto, que somou 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886) e o Clube Natação da Amadora (1517).
É a 4ª vez consecutiva que o FC Porto ganha esta competição.
Balanço final dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal:
Durante os quatro dias de competição na Piscina do Jamor, foram alcançados onze recordes nacionais, quatro absolutos, por intermédio de Angélica André (800 e 1500 livres), Victoria Kaminskaya (200 estilos) e Patrícia Conceição (50 livres), dois seniores (FC Porto nos 4x50 e 4x100 livres masculinos), um de juvenis (Sporting (4x200 livres femininos), dois do escalão juvenil A (Amorense, 4x100 e 4x200 livres masculinos) e dois de juvenis B (Sporting, 4x100 estilos masculinos e FC Porto, 4x100 livres masculinos).
A nível individual, o nadador mais medalhado foi o sueco Josefin Lindkvist, com um total de nove medalhas (sete de ouro e duas de prata), seguido do sportinguista Gustavo Santa, com oito (seis de ouro e duas de prata), da sueca Henrietta Stenkvist, também com oito (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze) e do sportinguista Alexis Santos, com nove (cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).
Em termos colectivos, a equipa vencedora foi a Selecção da Suécia, com um total de 17 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e três de bronze). No 2.º lugar ficou a equipa gaulesa Ile de France, com 16 pódios (oito de ouro, três de prata e cinco de bronze) e no 3.º o Sporting com 20 medalhas (sete de ouro, seis de prata e sete de bronze).
VALÊNCIA: Diego Alves; João Pereira, Victor Ruiz, Ricardo Costa e Mathieu; Parejo, Tino Costa, Feghouli e Guardado; Soldado e Jonas.
Jogaram ainda: Bernard, Pablo Hernandez, Vieira, Gago, Barragán, Paco Alcacér
Treinador: Mauricio Pellegrino
FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Sereno; Fernando, Defour e Lucho; James, Jackson Martínez e Atsu.
Jogaram ainda: João Moutinho, Rolando, Mangala, Addy, Castro, Djalma, Kelvin, Kléber, Varela e Iturbe
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho (57m), Jonas (63m)
Cartão amarelo: Sereno (77m)
E os penalties Vítor!!! Por a catraiada a marcar os primeiros pah, como é? Há que treinar a marcação de penalties ... sei que contavas vencer sem ter de ir ao castigo máximo, mas a defesa adormeceu naquele canto e pumba!
Na primeira parte os espanhóis, que contam nas suas fileiras com excelentes executantes, foram bem melhores, e dominaram a partida, e poderiam com justiça ter chegado ao intervalo a vencer. O FC Porto no primeiro tempo teve o canto do cisne no fantástico pontapé ao pau de Otamendi, e em alguns rasgos individuais de Lucho, Atsu ou James.
Na segunda parte entramos mais aguerridos e com naturalidade chegamos à vantagem num excelente pontapé de Lucho, um golo fantástico.
Lucho está em grande forma e espalha classe no relvado com pormenores deliciosos. Tácticamente perfeito e inteligente a armar jogo.
Miguel Lopes ontem demonstrou o porquê de não ser opção válida para o lado direito. Na primeira parte teve alguns erros que poderiam ter comprometido, não fosse Helton.
Jackson Martínez, ainda procura o entrosamento com a equipa. O futebol europeu é diferente e está à procura de adaptação. À parte disto o colombiano é batalhador na frente de ataque e sabe ocupar a posição.
A nossa defesa teve um momento que marcou o jogo. Seis minutos após termos chegado à vantagem, deixou-se "comer" num cruzamento ao segundo poste que deu o empate ao Valência.
Depois as substituições habituais dos jogos de pré época quebraram o ritmo ao jogo e até final foi um jogo enfadonho.
Colocou a responsabilidade na moçarada e correu mal.
Há que treinar neste capitulo dos penalties.
Kelvin, que quis fazer um bonito à Panenka, deve ter ouvido das boas do nosso grande Paulinho Santos.
Foi mais uma etapa na preparação da nova época, sofremos o primeiro golo da pré-temporada. Existem muitos aspectos a melhorar e alguns ajustamentos no plantel de deverão surgir, se Moutinho e Hulk partirem.
Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal
1ª. Jornada
O 1º dia dos Campeonatos Nacionais de Verão que decorrem até domingo no Jamor encerraram da melhor forma para o FC Porto com a obtenção de um recorde nacional. Os portistas Paulo Santos (23.42), Fábio Figueira (23.35), João Carvalho (23.14) e Israel Murat atingiram um novo recorde nacional do escalão sénior na prova de 4x50 livres, com a marca de 1:32.94. O anterior máximo já pertencia ao FC Porto desde 2010 e situava-se em 1:33.18. Pelo meio, excelentes resultados conseguidos pelos nossos nadadores, em especial no escalão juvenil.
2ª. Jornada
Enquanto Sara Oliveira ficou aquém das expectativas ao ficar fora das meias finais dos 100m mariposa, com um tempo longe do seu melhor, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos o FC Porto continua a colecionar vitórias e recordes nacionais. Além de 2 novos máximos no escalão sénior (4x50m e 4x100m livres), a estafeta juvenil B masculina (João Ascenção, Eduardo Ramos, Jorge Nunes, Ruben Lopes) bateu o recorde nacional deste escalão nos 4x100m livres. Ainda no primeiro ano do escalão juvenil, é a terceira vez esta época que estes jovens nadadores batem o recorde nacional da distancia.
3ª. Jornada Na 3.ª jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal que estão a decorrer na Piscina do Jamor foi estabelecido mais um recorde nacional absoluto, com Patrícia Conceição (Amadora) a mostrar que é a mais rápida de Portugal nos 50 metros livres.
A nadadora amadorense, que já detinha o anterior recorde desde 2009, retirou dez centésimos de segundo à sua marca, que datava de 2009 (25.83), ao terminar em 25.73. Patrícia Conceição é também jogadora de pólo aquático e na época passada sagrou-se campeã nacional pela Amadora.
O outro destaque do dia foi para Victoria Kaminskaya, do Pimpões/Cimai que se sagrou campeã nacional dos 200 bruços com o tempo de 2:30.92, que corresponde à segunda melhor marca nacional de sempre, só superada pelo recorde nacional de Diana Gomes (2:29.51), e a mínimo B que lhe teria dado acesso aos Jogos Olímpicos de Londres. A nadadora de origem russa tinha como recorde pessoal 2:33.18, obtido em Agosto do ano passado, no Mundial de juniores disputado em Lima (Peru).
Dois anos após seu último título espanhol, Dani Sánchez demonstrou novamente ser o melhor jogador de seu país.
O tricampeão mundial venceu a final do campeonato espanhol, na sede da federação espanhola, em Madrid, derrotando no jogo final, o surpreendentemente forte Rafael Garrido por 40-29 em 25 carambolas.
Na meia-final Sánchez superou o anterior campeão espanhol Antonio Ortiz numa partida soberba: 40-21 em 19 carambolas.
Rafael Garrido por sua vez venceu, na outra meia-final, Alfonso Legazpi 40-27 em 22 carambolas.
Dani Sánchez conquistou o seu 15º. título nacional espanhol em bilhar às 3 tabelas. O portista na meia-final diante de Ortiz, deu espetáculo e entreteve a plateia com um número espectacular de carambolas.
Alguns dos favoritos ao título, tais como Javier Palazón, Ruben Legazpi, José Maria Mas e Sergio Jimenez foram eliminados numa fase anterior da prova.
Participaram no campeonato espanhol 103 bilharistas.
SANTA CLARA: Hélder Godinho; André Simões, Accioly, Paulo Monteiro e Serginho; Toni, Pedro Cervantes e Pacheco (cap.); Platini, Reguila e Hugo Santos
Jogaram ainda: Porcellis, Luiz Carlos, Godinho, Minhoca, Pipo, Marco Lança, Hugo Rego, Diogo Moniz, João Ventura e Vítor Hugo
Treinador: Luís Miguel
FC PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Iturbe
Jogaram ainda: Kadú, Kelvin, Castro, Sereno, Atsu, Kleber, Miguel Lopes, João Moutinho, Rolando, Varela e Addy
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lucho (38m, pen.), Atsu (80m) e Castro (92m)
Cartão amarelo: Pedro Cervantes (35m)
O FC Porto venceu o troféu Pauleta, batendo o Santa Clara por 3 bolas a 0.
Foi mais um jogo típico de pré-época com rodagem de atletas, sem contudo se notar a falta de entrosamento, o que denota que está a ser efectuado um bom trabalho de preparação por VP.
Os jovens estão empenhados e ontem, uma vez mais Kelvin e Atsu tiveram em plano de destaque, sendo que um deles agarrará a permanência no plantel.
Atsu neste capitulo parte em vantagem, pois é da formação e isso conta na inscrição na Champions. Kadú teve a sua oportunidade na baliza e brilhou numa excelente defesa.
Lucho, Atsu e Castro foram os marcadores dos golos da vitória, tendo Kelvin efectuado duas assistências para golo.
Fabiano foi titular na baliza, é um excelente GR, com margem de progressão.
Maicon e Otamendi estão seguros no centro da defesa, Djalma tem vindo a evoluir positivamente e poderá ser uma das surpresas deste plantel pela sua polivalência no corredor direito.
Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez parecem ser os preferidos para o tridente ofensivo, face às ausências de Hulk e de Varela, sendo que o português apesar de já estar integrado conta com poucos treinos.
No meio campo se Moutinho sair, Defour poderá agarrar o lugar, juntando-se a Fernando e Lucho.
Castro tem demasiada pressa na afirmação, precisa que lhe seja transmitida tranquilidade. É um jogador à Porto e espero que se mantenha no plantel.
Jackson mostra bons pormenores, sabe jogar de costas para a baliza e ontem demonstrou bons apontamentos no jogo aéreo. É um avançado com escola, e que só necessita de uma tranquila adaptação à cidade e clube.
Iturbe esteve um pouco individualista e por isso com uma exibição aquém da esperada.
Maicon está de pé quente nos livres. Remata em potência e jeito e ontem esteve perto de marcar.
Perante um adversário da Liga de Honra, o triunfo surgiu com naturalidade, sendo um óptimo teste de pré-época. Foi com uma boa moldura humana nas bancadas, que se fez uma bonita festa, dando oportunidade aos portistas da região ver o bicampeão nacional.
O capitão Rolando ergueu a Taça, que foi entregue por André Bradford, secretário regional da Presidência do Governo dos Açores.
A próxima etapa da preparação portista é em Valência, já no sábado (20h30 de Portugal Continental), frente à formação da casa.
Hoje disputa-se a terceira edição do Troféu Pauleta, opondo o FC Porto ao Santa Clara, pelas 19h00 de Portugal continental, 18h00 nos Açores, com transmissão televisiva no Porto Canal e RTP Açores.
O FC Porto dez anos depois, volta à Ilha de São Miguel, possibilitando assim os portistas da região a oportunidade de verem os bicampeões nacionais, embora desfalcados de Hulk, Alex Sandro e Danilo, ao serviço da selecção olímpica brasileira.
No aeroporto João Paulo II, a comitiva azul e branca foi recebida por mais de duas centenas de adeptos, num ambiente de muito entusiasmo e animação face à presença dos bicampeões nacionais em terras açorianas, o que já não acontecia há dez anos.
Vítor Pereira foi o mais ovacionado, juntamente com Helton e James Rodríguez.
Luís Miguel técnico dos encarnados de Ponta Delgada, quer proporcionar um bom espetáculo, frente aos bicampeões nacionais, orientados pelo seu cunhado, Vítor Pereira, que regressa aos Açores, onde esteve entre 2008 a 2010. O encontro vai servir de apresentação do Santa Clara aos seus associados.
Vítor Pereira convocou 23 atletas para esta partida, tendo deixado de fora um dos quatro guarda-redes que integram o plantel.
Álvaro Pereira, que pode estar de saída do nosso clube, também ficou de fora da convocatória, assim como os lesionados Janko e Rafa, já Addy regressou após lesão.
Os internacionais portugueses Miguel Lopes, Rolando, Moutinho e Varela foram também convocados, embora não seja expectável a sua utilização.
Em declarações ao Porto Canal, Vítor Pereira realçou que o principal objectivo da preparação do FC Porto é, neste momento, chegar em boas condições à Supertaça, a disputar com a Académica.
"Fundamentalmente espero que a equipa chegue em condições de discutir o jogo e ganhar. A pré-época serve única e exclusivamente para a equipa se apresentar bem no primeiro jogo e poder depois dar sequência a isso", sublinhou. "O objetivo é ter a equipa rapidamente a jogar num ritmo forte e com comportamentos defensivos agressivos", acrescentou.
Pedro Pauleta, ex-internacional português, adiantou hoje aos jornalistas que espera casa cheia na terceira edição do Troféu Pauleta 2012.
Decorreram durante este fim de semana em Rio Maior, os Campeonatos Nacionais de Infantis com bons resultados para os nossos nadadores que conseguiram 4 títulos nacionais, 4 pratas e 6 bronzes. Participaram 445 nadadores, 222 masculinos e 223 femininos, em representação de 85 clubes.
Medalhas de Ouro:
400 metros livres - Infantis B * Ana Rita Faria
200 metros costas - Infantis B * Maria Francisca Cabral
200 metros livres - Infantis B * Maria Francisca Cabral
4 x 100 metros femininos - Infantis B * FC Porto
Medalhas de Prata:
200 metros livres femininos - Infantis B * Ana Rita Faria
4 x 200 metros livres femininos - Infantis B * FC Porto
4 x 200 metros livres femininos - Infantis A * FC Porto
4 x 200 metros livres masculinos - Infantis A * FC Porto
Medalhas de Bronze:
400 metros estilos femininos - Infantis B * Maria Francisca Cabral
800 metros livres femininos - Infantis B * Ana Rita Faria
100 metros livres femininos - Infantis A * Mariana Alexandre Oliveira
4 x 100 metros estilos femininos - Infantis B * FC Porto
200 metros livres femininos - Infantis A * Mariana Alexandre Oliveira4 x 100 metros livres femininos - Infantis A * FC Porto
O Campeonato Nacional de Juvenis/Campeonato Absoluto de Portugal/Open de Portugal vai realizar-se entre quinta-feira e domingo na Piscina do Jamor, com a participação de 590 nadadores (346M+244F) em representação de 94 clubes de Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Suécia.
A competição destina-se a nadadores dos escalões de juvenis, juniores e seniores e desenrola-se em sistema de eliminatórias (sessão da manhã) e finais (tarde).
O FC Porto é a equipa mais numerosa da competição com 36 nadadores (21M+15F), que no total vão nadar 117 provas individuais e 16 estafetas.