segunda-feira, 3 de setembro de 2012

30 minutos à PORTO

Depois da agitação de um final de semana, onde inclusive, Vítor Pereira levou 19 jogadores para o Algarve uma vez que Moutinho estava em negociações com o Tottenham, o FC Porto acabou por puxar pelos galões, um pouco por força das circunstâncias, e vencer com naturalidade e justiça um Olhanense que o pouco que fez foi com as forças finais resultante da motivação de poder vir a empatar um jogo nos últimos minutos.

Com a ausência de Fernando, Vítor Pereira chamou Defour para o seu lugar, e ainda que o Olhanense não tenha justificado futebol para marcar 2 golos ao FC Porto, é certo que foi nesta posição que o FC Porto sentiu dificuldades. O meio campo não esteve tão ligado como nos últimos jogos, resultado, mais perdas de bola e menos pressão defensiva. As coisas só não correram pior pelo acerto de Maicon e Otamendi, sobretudo Maicon, um dos melhores em campo, e pela ineficácia do ataque do Olhanense.
A primeira parte fica claramente marcada pelo golo do Olhanense e pela reacção energética do FC Porto em busca do empate. Um pouco atabalhoado, o FC Porto lá foi construído oportunidades de golo, Hulk e fundamentalmente Moutinho tiveram o golo nos pés, mas muito pouco discernimento no momento da finalização.

O FC Porto não acertava no meio campo e nas alas, Atsu, estava fora de jogo, bem marcado não conseguiu nem desequilibrar pela técnica nem pela velocidade. Vítor Pereira percebeu muito bem este aspecto e lançou James para o lugar de Atsu.

O Colombiano não foi para a ala esquerda, voltou a descair para o centro do terreno, provavelmente com ordens de Vítor Pereira mas curiosamente foi do lado esquerdo que marcou um grande golo, de difícil execução técnica.

O FC Porto com justiça chegou ao intervalo empatado, ainda que tivesse produzido futebol suficiente para estar a ganhar.

Na segunda parte, assistiu-se a um FC Porto de grande qualidade. Cerca de 30 minutos onde marcou 2 golos, e poderia ter marcado mais outros 2 golos.

Primeiro logo a abrir Jackson rematou bem de cabeça com a bola a não querer entrar, mas passado uns minutos, numa excelente jogada, passou por Ricardo e marcou o segundo da noite. Estava consumada a reviravolta.

O FC Porto não abrandou, empolgado pelos adeptos que estiveram no Algarve, sempre a apoiar a equipa, e foi à procura do terceiro, que surgiu por intermédio do incrível, que marcou à HULK, num remate poderoso já dentro da área de Ricardo.

Vítor Pereira mexeu na equipa, primeiro colocando Varela no lugar de Lucho que permitiu a James instalar-se em definitivo no centro do meio campo, e mais tarde, trocando Defour por Castro.



O Olhanense, num lance de contra-ataque voltou a marcar e instalou-se algum nervosismo no seio da equipa do FC Porto. Castro não entrou bem na equipa, perdeu algumas bolas e foram os últimos 10 minutos os mais sofridos durante todo o jogo, com o Olhanense a criar algumas situações complicadas para a defensiva do FC Porto.
Mas seria uma injustiça muito grande o FC Porto não ganhar este jogo e no meio de tanta qualidade o sofrimento também esteve presente.

Destaques pela positiva, James, que veio revolucionar o jogo atacante, Jackson, que voltou a marcar, na melhor oportunidade que teve e Maicon, que fez mais um grande jogo, e é sem dúvida neste momento o melhor central do plantel do FC Porto.
Destacar ainda Vítor Pereira que mais uma vez soube mexer no jogo, muito cedo por sinal, mas que foi de forma assertiva e com bons resultados.

O mercado já fechou com excepção de alguns países no leste. As noticias continuam a circular, e é importante que o FC Porto resista ao assédio Russo por Moutinho e Hulk. No sábado sem Hulk e Moutinho, provavelmente o FC Porto não teria ganho o jogo e é isto que a SAD tem de perceber. As mais valias ainda necessárias deveriam ter sido antecipadas com outros jogadores, não se percebe como por exemplo o ano passado comprou-se 50% do passe de Sapunaru por 2.5M (total de 5M) e passado um ano rescindiu-se com o jogador.

As situações dos centrais continua por resolver, Rolando não saiu, Abdoulaye também não, e assim o FC Porto tem 5 centrais de qualidade no plantel. Faz sentido?
Como também é necessário pensar numa alternativa para jogadores como Kelvin e Iturbe, pois pelos vistos não têm espaço no plantel e tal como o novo jogador Quiñones, contratado no ultimo dia de mercado, faz sentido que actuem pela equipa B, ou então emprestados a clubes fora da Europa. São jovens jogadores, de qualidade que PRECISAM de jogar.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

O campeonato pára agora quase 3 semanas, quando mal começou, tempo para trabalhar e afinar a equipa já para o próximo compromisso que será curiosamente para a Champions.
Estamos no topo da classificação, mantivemos os nossos principais jogadores, temos tudo para fazer um campeonato de bom nível e uma Champions que nos permita seguir para os oitavos de final.

Última nota para a má organização do jogo no Algarve. Desviou-se o jogo para um estádio maior, mas nem 10 mil adeptos lá estiveram, é sem dúvida mais cómodo que o estádio no Olhão, tem sem dúvida um melhor tapete para jogar à bola, mas quando se espera 45 minutos para entrar no estádio, numa fila, onde o sector com mais adeptos apenas tinha uma porta com 2 torniquetes, é sem dúvida uma organização ao nível do futebol não profissional, ao ponto, de já com quase 15 minutos de jogo, terem aberto uma nova porta de entrada e nem revistavam as pessoas…

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Andebol * FC Porto perde e fica em 4º lugar na Supertaça

Publicado no jornal "O Jogo"

O Madeira SAD venceu o FC Porto por 28-25, no jogo de consolação da Supertaça de andebol, que vai reunir na final, em Fafe, o Benfica e Sporting. Os "dragões" venciam ao intervalo por 13-12, numa primeira parte em que chegaram a liderar por quatro, quando se registava 8-4, ainda antes dos 11 minutos.

Privado dos internacionais Ricardo Moreira (ponta direita) e Tiago Rocha (pivot), lesionados e ausentes da "final four", os portistas revelaram-se impotentes para travar o melhor jogo dos insulares na etapa complementar. Com o guarda-redes Telmo Ferreira em grande plano, os pupilos de Aleksander Donner colocaram-se no comando logo após o descanso e foram solidificando a vantagem, que no fim se cifrou em três golos (28-25).

Nélson Pina, do Madeira SAD, com oito golos, foi o melhor marcador do encontro, enquanto o companheiro Nuno Roque marcou menos um, tal como Gilberto Duarte, eleito melhor jogador do campeonato da época passada, com oito.

Pelos azuis e brancos, marcaram João Ramos (3), Gilberto Duarte (7), Filipe Mota (1), Pedro Spínola (5), Ricardo Moreira (2), Elias Nogueira (1), Sérgio Rola (2), Wilson Davyes (1) e Hugo Rosário (3).

sábado, 1 de setembro de 2012

Prova de Fogo no Algarve!

O mercado fechou (excepto em França e Rússia, ou seja, 4 e 6 de Setembro respectivamente), Moutinho e Hulk, pedras basilares da equipa permaneceram, e é este o plantel que VP tem à sua disposição para nos levar à conquista do Tri e bem longe na Champions.

Espero que Hulk e Moutinho tenham permanecido de alma e coração no clube, e que nos ajudem na conquista dos ambicionados títulos.

Uma palavra para o nosso Sapunaru, atleta que merecia permanecer junto de nós, mas que partiu para o Saragoça. Resta-nos agradecer-lhe tudo o que deu de Dragão ao peito e desejar-lhe sucesso. 

Quanto à partida de hoje,  depois da excelente exibição diante do Vitória de Guimarães, o FC Porto vai ao Algarve defrontar a Olhanense, uma equipa orientada pelo nosso Sérgio Conceição, que efectuou sob o seu comando um excelente término da época 2011/2012, e que tem surpreendido no início, tendo já uma vitória em casa e um empate no difícil reduto dos Estudantes de Coimbra.
Trata-se de uma Olhanense moralizada, que tem como principais características, as que Sérgio tinha enquanto jogador: Garra e Empenho do primeiro ao último minuto.
Tem um plantel equilibrado, que fechou com os reforços Bracalli para a baliza, Djaniny para o ataque e José Luís Fernadez para a ala esquerda do ataque.
Reforçou-se com os experientes Ricardo (guarda-redes internacional português) e Fernando Alexandre, com a eterna promessa Tiago Targino, e com os jovens Nuno Reis, Liban Abdi e François D’Onofrio que poderão ser revelações no nosso campeonato.

O FC Porto tem assim uma prova de fogo no Algarve, depois do jogo que muitos consideram ter sido o melhor desde que VP sentou o "cú no mocho".

Há que manter a atitude e empenho diante da Olhanense, respeitando o adversário, e lutando desde o apito inicial pela vitória.
Há que manter a mesma dinâmica e mobilidade, fazer circular a bola e não correr com ela. 
Se o nosso trio de meio-campo funcionar e se a nossa defesa se pautar pelas exibições recentes, iremos conquistar a vitória com maior ou menor dificuldade.

Lista de Convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.

Os bicampeões não vão poder contar com o nosso Eucalipto, Fernando, que tem uma lesão muscular na coxa direita, mas têm opções válidas para dar continuidade à exibição da anterior jornada.
Destaque para Rolando que volta a ficar fora dos convocados, depois de ter recusado algumas propostas para a sua saída do plantel.

Diante da Olhanense o FC Porto deverá alinhar com:
Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, Lucho Gonzalez e João Moutinho; Hulk, Jackson Martinez e Atsu.




Espera-se uma boa assistência no Estádio do Algarve, com muito apoio dos adeptos azuis e brancos do Sul do país, que não perderão a oportunidade de verem ao vivo os Bicampeões.

O jogo disputa-se às 20h30 de hoje e terá transmissão televisiva na SportTV 1.

Bom fim de semana

Força Porto!

FC Porto * Plantel 2012/2013


Guarda-Redes: Helton; Fabiano, Kadu

Defesa Esquerdo: Alex Sandro, Emídio Rafael, Quiñones

Defesa Direito: Miguel Lopes, Danilo

Defesa Central: Rolando, Otamendi, Maicon, Mangala, Abdoulaye

Médio Defensivo: Fernando

Médio Interior Direito: Lucho, Castro

Médio Interior Esquerdo: João Moutinho, Defour

Ala Direito: Iturbe, Kelvin, Varela

Ala Esquerdo: James, Atsu

Avançado Centro: Kléber, Jackson Martinez

O mercado fechou, Moutinho e Hulk, pedras basilares da equipa permaneceram, e é este o plantel que VP tem à sua disposição para nos levar à conquista do Tri e bem longe na Champions.
Espero que Hulk e Moutinho tenham permanecido de alma e coração no clube, e que nos ajudem na conquista dos ambicionados títulos.
Uma palavra para o nosso Sapunaru, atleta que merecia permanecer junto de nós, mas que partiu para o Saragoça. Resta-nos agradecer-lhe tudo o que deu de Dragão ao peito e desejar-lhe sucesso. 
Sapu serás sempre um dos nossos!


Entradas

















Contratado pelo Inter de Milão.

Término do contrato e assinou pelo Atlético de Madrid.

Rescindiu e assinou pelo Rio Ave.

Rescindiu e assinou pelo Vitória de Setúbal.

Contratado pelo AEL Limassol.

Contratado pelo Panathinaikos.

Contratado pelo Belenenses.

Contratado pelo Sporting da Covilhã.

Contratado pelo Belenenses.

Rescindiu e assinou pelo CFR Cluj.

Beto
Assinou pelo SC Braga.

Belluschi
Contratado pelo Bursaspor. 

Alvaro Pereira
Contratado pelo Inter de Milão.

Addy
Rescindiu e assinou pelo V.Guimarães.

Sapunaru
Rescindiu e assinou pelo Saragoça. 

Contratado pelo Trabzonspor.

Contratado pelo Zenit.

Empréstimos:

Grémio

Ukra, 24 anos (médio ala) 
Rio Ave

Jogadores que estavam emprestados e que vão para a Equipa B:

Sérgio Oliveira, 19 anos (médio) * Equipa B

Edu, 19 anos (médio) * Equipa B

David Bruno, 20 anos (defesa direito) * Equipa B  

Pedro Moreira, 23 anos (médio) * Equipa B

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Andebol * FC Porto fora da final da Supertaça

Benfica 28 - FC Porto 27

Jogo no Multiusos de Fafe


Sob a arbitragem da dupla constituída por Daniel Freitas e César Silva.

As equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:

Benfica: Vicente Álamo (gr), David Tavares (4), Inácio Carmo (1), Carlos Carneiro (9), Álvaro Rodrigues, Davor Cutura (5) e Dario Andrade (3). Jogaram ainda José Costa (4), Cláudio Pedroso, Tiago Pereira (2) e Ricardo Candeias (gr).
Treinador: Jorge Rito.

FC Porto: Hugo Laurentino (gr), Ricardo Moreira, Pedro Spínola (1), Gilberto Duarte (5), Daymaro Salina (3), Wilson Davyes (6) e Elias António. Jogaram ainda Filipe Mota (1), João Ferraz (10), João Ramos, Sérgio Rola, Hugo Rosário (1) e Alfredo Quintana (gr).
Treinador: Ljubomir Obradovic.

Marcha do marcador: 2-3 (5 minutos), 3-4 (10), 6-4 (15), 8-7 (20), 11-9 (25), 14-13 (intervalo), 15-14 (35), 18-19 (40), 21-22 (45), 22-22 (50), 26-25 (55) e 28-27 (resultado final).

O S.L. Benfica venceu esta noite o FC Porto Vitalis por 28-27, em jogo da segunda meia final da Supertaça de Andebol que está a decorrer no Multiusos de Fafe. Um excelente espectáculo, se atendermos a que estamos no início da época.

O clássico entre S.L. Benfica e F.C.Porto Vitalis, que decidia o segundo finalista da Supertaça 2012, começou por não iludir as expectativas. Os minutos iniciais mostraram duas equipas com um andebol rápido, dois bons guarda-redes que não evitaram que nos primeiros seis minutos se marcassem outros tantos golos (2-4, aos 6 m.). O FC Porto era o maior interessado em imprimir velocidade ao jogo, tentando desta forma impedir as duas substituições «defesa x ataque» que o F.C. Porto Vitalis – sem Tiago Rocha e com Daymara Salino na posição de pivô - tentava implementar. Depois de estar os primeiros minutos em desvantagem no marcador, o SL Benfica empatou a partida aos 11 minutos (4-4) para pouco depois, com dois golos de David Tavares, passar para a frente do marcador (6-4, aos 14 m.). João Ferraz, chamado à equipa, rapidamente mostrou serviço empatando de novo a partida. E foi já a perder por 9-7 que Obradovic pediu o primeiro ‘time-out’, numa altura em que o SL Benfica ameaçava fugir. O intervalo chegou com o SL Benfica a vencer por tangencial 14-13, fruto de uma iniciativa individual de Tiago Pereira.


O FC Porto Vitalis – já com Sérgio Rola na ponta direita e Alfredo Quintana na baliza - entrou melhor no segundo tempo e virou o resultado a seu favor e não foram precisos mais do que nove minutos para voltar a ver a turma de Obradovic com três golos de avanço (16-19) o que provavelmente motivou o pedido de ‘time-out’ por parte de Jorge Rito. Alguns erros do FC Porto ditaram novo empate (20-20) à passagem do minuto 43, prendendo cada vez mais a atenção do muito público que preenchia em excelente número as bancadas do Multiusos de Fafe. A meio do segundo tempo (20-21) Jorge Rito substituiu Vicente Alamo por Ricardo Candeias que entrou muito bem em jogo. O jogo conheceu então ainda maior emotividade e equilíbrio, com empates sucessivos até ao 26-26 verificado aos 55 minutos. Numa altura em que qualquer erro podia ditar o desfecho final, as equipas foram mais cautelosas, arriscaram menos e o primeiro erro aconteceu para o lado do FC Porto quando João Ferraz – a fazer uma exibição imaculada – desperdiçou um livre de sete metros.

Na resposta, o SL Benfica adiantou-se (27-26) mas Ferraz redimiu-se fazendo o empate a 27, a minuto e meio do fim. Carneiro, com um remate em apoio, voltou a colocar o Benfica na frente e, com um pouco menos de um minuto para jogar e a perder por um, Obradovic pediu ‘time-out’ e depois arriscou tudo, tirando o guarda-redes fazendo entrar mais um jogador para o ataque. A opção não teve os frutos que o técnico portista desejava e o SL Benfica garantiu o triunfo por 28-27 que lhe vale a entrada na final de domingo (17 h. – RTP 2) onde vai defrontar o Sporting CP.


 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Andebol * FC Porto vence Torneio Memorial Roger Schmit

Publicado no jornal "O Jogo"
O FC Porto venceu este domingo o HCB Karvina, da República Checa, por 35-21, e conquistou a segunda edição do Memorial Roger Schmit, torneio disputado no Luxemburgo. No dia anterior os dragões já haviam derrotado o Handball Esch - a equipa da casa -, por 28-22, e o franceses do Ivry, por concludentes 33-17.

O FC Porto na final marcou da seguinte forma: Gilberto Duarte (3), Wilson Davyes (2), Daymaro Salina (7), Pedro Spínola (5), Elias António (2), Ricardo Moreira (1), Filipe Mota (2), João Ferraz (1), Hugo Rosário (2), Jacob (6) e Sérgio Rola (4).

"Faz um mês que estamos a trabalhar, a nossa forma começa a aparecer e já com todos atletas a contribuir para o bom rendimento da equipa. Para o nosso principal objetivo, que é dia 8 (acesso à Liga dos Campeões) ainda faltam 15 dias, mas estamos no bom caminho", referiu Ricardo Costa, o treinador adjunto dos azuis e brancos.

Com a conquista de dois prémios individuais por parte do conjunto de Ljubomir Obradovic - Wilson Davyes foi considerado o melhor jogador e Hugo Laurentino o melhor guarda-redes - , Ricardo Costa admite que "melhor não podia ter sido" e salientou ainda um último facto: "Ninguém se lesionou, não houve nenhuma baixa e isso é importante".

Refira-se que na próxima semana, em Fafe, o FC Porto disputa a Supertaça, jogando o acesso à final no dia 31, sexta-feira, com o Benfica. Na outra meia final encontram-se Sporting e Madeira SAD.

Uma semana depois surge então a grande meta azul e branca deste princípio de temporada, com a disputa do acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Belgrado (Sérvia), os dragões começam por jogar com o Partizan. A outra meia-final opõe o HC Sloga (Bósnia) ao Lovcen Cetinge (Montenegro).

domingo, 26 de agosto de 2012

Dinâmica, Domínio e Lucho

O FC Porto presenteou os seus adeptos com uma exibição consistente, com domínio e controlo absoluto de um adversário impotente para travar a avalanche ofensiva, sob o comando de Lucho, com a classe de Hulk e a magia de Atsu.

Foram só quatro, mas o Vitória arriscou-se a ser humilhado no Dragão.

Desde de VP sentou o "cú no mocho", esta foi a melhor exibição da nossa equipa, e porquê?
Dinâmica, Domínio e Lucho ... e colocou as peças no lugar certo!

O nosso miolo foi dinâmico, ao contrário do jogo em Barcelos, fizemos circular a bola ao invés de correr com ela.
Tivemos dois verdadeiros laterais de qualidade, que subiram no corredor, que criaram desequilíbrios.
As constantes trocas de posição entre os médios e os extremos, com os laterais em apoio, é a dinâmica que nós portistas ansiávamos à muito.
Fernando secou tudo à volta, Moutinho fez uma exibição de grande inteligência táctica, e assim Helton, Maicon e Otamendi foram espectadores privilegiados da avalanche ofensiva da nossa equipa.

Atsu aqui e ali criou lances mágicos, deixando o capitão vimaranense envergonhado perante tal afronta.
Este diamante precisa ser lapidado, mas para tal tem de ter continuidade na titularidade.
Atsu é o verdadeiro extremo do plantel.
Ao contrário dos seus colegas de sector, não finta e foge para dentro, finta em progressão deixando o lateral adversário como uma barata tonta, pois nas suas costas aparecia Alex Sandro a explorar aquele espaço deixado pelo jovem ganês.
É no espaço entre o lateral e o central que se criam mais desequilíbrios numa defensiva contrária.
Uma palavra para Hulk que nos últimos dias tem visto o seu nome nos jornais, mas que tem grande tolinha e demonstrou mais uma vez ser um grande profissional.
Hulk a sair do nosso Porto merece um clube e um campeonato compatível com a sua qualidade.
Nós portistas temos a esperança que ele permaneça de dragão ao peito, mas entendemos que o futebol é mesmo assim, e se surgir um bom contrato para o Incrível, teremos de compreender e aceitar a sua decisão de mudança.

Voltando ao jogo, nem com um penalti roubado do tamanho da Torre dos Clérigos, caiu o Carmo e a Trindade, e a equipa ao contrário de outros jogos, continuou no seu caminho da procura incessante do golo.

Jackson está a evoluir na sua adaptação ao clube e cidade. 
Pediu a Hulk para marcar o penalti e o Incrível concedeu com humildade e como grande capitão que é, essa oportunidade.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Os adeptos nas bancadas mereceram esta boa exibição.
Esperámos pois que a equipa agora não caia na bipolaridade patenteada na época passada.
Temos um excelente plantel, e temos tudo para ser tri campeões, para tal basta humildade e Ser Porto dentro e fora do campo.
James teve uma pequena lição, ficou no banco e viu Atsu a dizer presente. Não se pode querer o céu rápido demais.

Faltam poucos dias para o fecho de mercado e para a definição do plantel. 
Iturbe parece ser carta fora do baralho, após mais uma semana de twi"tanso". Nem com o "tutor" Lucho, o jovem argentino aprendeu o que a casa gasta, por conseguinte será salutar o seu empréstimo para que desça à terra.

Bom domingo para todos e para a semana há mais!

sábado, 25 de agosto de 2012

Que Dragão no seu habitat?

Depois de um arranque algo frustrante, por não ter ganho um jogo simples e por não ter aproveitado o empate do principal rival, fica no ar que Dragão vamos ver hoje no seu habitat, junto dos adeptos, e perante um adversário um pouco mais forte do que o anterior.

Como se não bastasse esta estreia negativa, a semana que passou foi fértil em movimentações no mercado. Para além das saídas confirmadas de jogadores que estavam na lista de dispensas, houve fortes rumores, sobretudo depois das exibições e declarações no ultimo jogo, que Moutinho e Hulk querem mesmo sair do FC Porto, e que Tottenham e Zenit/Chelsea estão altamente interessados neles e estão a jogar com o tempo para baixar as exigências que a SAD impõe.

Até aqui, por muito negativo que seja a saída dos jogadores, é algo normal de acontecer, não a 1 semana de fechar o mercado obviamente, agora se esta movimentação mexeu num jogo com o Gil Vicente que consequências terá num jogo com o Vitória de Guimarães que até se bateu bem contra o Sporting?

O Vitória apresenta-se nesta época algo debilitado do ponto de vista financeiro,mas fez algo que merece elogio, não gastou muito e preocupou-se em vender e limpar o balneário. Não tem uma equipa mais forte do que na época passada, mas continua com um conjunto de jogadores que podem complicar a vida a um FC Porto que está muito debilitado do ponto de vista ofensivo e que parece que mesmo com Hulk não se viu grandes melhorias.

Se calhar o problema está mesmo na táctica que aparentemente é 4X3X3, mas com James a forçar o 4X4X2, sem que exista dois avançados centro!

Vítor Pereira entendeu manter a mesma convocatória do jogo em Barcelos. Talvez fizesse sentido a presença de Janko, Rolando e Iturbe, talvez, mas se no caso de Rolando é evidente que a SAD o quer vender, já no caso de Janko, não faz muito sentido quando até as noticias que surgem é de uma saída de Kléber, contudo, é bem provável que Lima chegue ao FC Porto no final da próxima semana e isso possa fazer com que Janko siga o percurso contrário, talvez, mas só assim é que faz sentido Vítor Pereira apostar em Kléber e não em Janko! Quanto a Iturbe, continua o mal amado, o tal que é disciplinado, ao contrário de outros que arrumam confusão para baixar o valor de mercado!

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



Neste momento o problema desta equipa é no ataque e algum reflexo no meio campo. O meio campo não funciona, não tanto porque Moutinho quer sair, mas sobretudo porque numa táctica de 4X3X3, James insiste, com ou sem o aval de Vítor Pereira de se colocar em zonas mais centrais do campo. Isso faz com que, não jogando com 2 avançados móveis, que nem o meio campo nem o ataque funcione!

Mas até pode ser uma táctica nova com a assinatura de Vítor Pereira, tudo para dar a posição 10 a James de 21 anos, o que me parece algo absurdo, mas entrando no absurdo da questão, era preciso para funcionar que o FC Porto jogasse com 2 avançados móveis e que os laterais subissem mais no relvado.

Se a ideia mais logo é colocar Hulk e James a apoiar Jackson, então se calhar teremos um 4X4X2 e não um 4X3X3. A questão é: A equipa tem treinado em 4X4X2?! É que pelo que se viu em Barcelos, Hulk apareceu à direita e à esquerda, como é habitual jogar, logo não parece que este ano tenhamos uma táctica diferente.

A indefinição do mercado também tem quota culpa nas escolhas de Vítor Pereira. Com Varela no banco, quando é a par de Hulk, um jogador para jogar na linha, só se percebe a ausência dele por estar catalogado para sair. Apostar em Atsu, para entrar em campo e resolver parece prematuro demais com possíveis consequências para um jovem com enorme potencial, ter o peso de mudar algo na equipa, quando lá estão jogadores como James, Hulk e Varela!

Sendo assim, é provável que Vítor Pereira mexa no onze inicial. Na defesa, Mangala deverá dar o lugar a Alex Sandro, enquanto que do lado direito ainda é provável que Miguel Lopes continue com a titularidade.

No meio campo, a dúvida só poderá ser Moutinho se tiver para sair do FC Porto, caso contrário manter-se-á o mesmo tridente de Barcelos.

No ataque, e se o mercado estivesse fechado ou Varela não estivesse na lista de cedências, o prudente seria colocar Hulk e Varela na equipa a apoiar o tal avançado 8.8M€.

Mas como a prudência nem sempre é encarada apenas no jogo de futebol, existe outros variáveis, é provável que James surja no onze no lugar de Varela.

Equipa provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Hulk e Jackson.

Estamos na 2ª jornada do campeonato, nada está hipotecado é certo, mas este jogo é fundamental para a equipa arrancar com o pé direito no mês de Setembro, mês que para além da Liga terá já jogos da Champions. Um resultado negativo logo à noite, para além das consequências na última semana de mercado aberto, poderá catapultar a equipa para um estado de nervosismo que, no caso da Champions, poderá resultar em consequências financeiras tão graves como o ano passado.

A equipa precisa de tranquilidade, não virá a tempo do jogo desta noite, mas Vítor Pereira tem de reunir as tropas e escolher aqueles que estão melhor fisicamente e psicologicamente, senão… senão teremos outro jogo amorfo e sem qualidade, e sem os 3 pontos que se exige.

O jogo tem início marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ataque Desnorteado…

Se na pré-época a ausência de Hulk justificava alguma incapacidade atacante, sobretudo nos últimos jogos com Valencia, Lyon e Académica, hoje, nem mesmo com Hulk a equipa deixou de aparentar desnorte no que diz respeito à forma de atacar.

Com Varela no banco, provavelmente a par com Hulk, aquele que melhor faz uma ala, mais uma vez viu-se James a jogar no meio do ataque. Se é estratégia de Vítor Pereira, então muito trabalho há pela frente, pois com James a actuar no meio a confusão é total no meio campo, nem Lucho nem Moutinho se entendem. Se não é estratégia, então Vítor Pereira tem de corrigir o jogador ou então no limite apostar em alguém que se fixe numa das alas, tal como Hulk fez!

E é aqui neste pequeno grande pormenor que acaba por justificar um empate frustrado, frente a um adversário que preocupou-se em não jogar futebol e com uma arbitragem simples mas como é óbvio tendenciosa contra o FC Porto, pois quem não vê duas placagens em bolas paradas como aquelas e viu por exemplo 3 penaltis em 20 minutos no estádio do clube do regime, na época passada, das duas uma, ou perdeu qualidade de visão, ou continua com a habilidade a roçar o ingénuo anjinho de preto!

É constrangedor como é que Vítor Pereira não consegue motivar a equipa e os jogadores sentirem uma motivação extra, quando sabem que o árbitro do jogo é Duarte Gomes, ou Bruno Paixão ou mesmo João Ferreira. O histórico é tão vasto, que de facto estes senhores já merecem um óscar de influenciar a nossa equipa a tornar-se apática, sem ideias e resignada ao apito!

O jogo só teve uma direcção, excepto em escassos 10, 15 minutos em que o Gil Vicente fez alguns remates perto da área, mas mesmo assim, sem necessidade de Helton defender qualquer bola. Mas o domínio não se traduziu em inúmeras situações de golo, provavelmente 2 ou 3 oportunidades claras, para um domínio de quase 60% de posse de bola!

E a questão que se coloca é: Como teria sido este jogo sem Hulk em campo?
Sim, porque Hulk foi um dos melhores em campo, foi o que mais desequilibrou, foi o que mais rematou, foi um dos que mais correu, sobretudo nos minutos finais onde fez um ou outro sprint deixando os defesas para trás. E convém lembrar que Hulk treinou pela primeira vez com o FC Porto na passada sexta-feira e sábado já estava na lista de convocados.

Quer isto também dizer que se existiam dúvidas, Hulk é mesmo imprescindível, ou será que alguém acredita que a SAD tem um jogador de qualidade para substituir Hulk na equipa, caso este seja vendido nestas duas últimas semanas de mercado?

Provavelmente teria no inicio da pré-época, mas a vontade de ter o tal ponta de lança que faltou durante a época passada fez com que a SAD investisse quase 9M€ num avançado, depois de em Janeiro ter investido 3M€ num jogador te ter feito um contrato de 3 anos!
Mas mesmo que Hulk fique, que é o mais provável, sobretudo depois de ouvir as declarações do próprio no final do jogo, é preciso dar orientação atacante a esta equipa. Defensivamente estamos muito seguros, mas ofensivamente está um desastre.

E nem mesmo com a atitude, positiva, de Vítor Pereira em mudar o sistema de jogo com a entrada de Kléber, ainda muito cedo, fez com que as coisas melhorassem. Ora, é problema de sistema ou de jogadores?

Eu diria que é sobretudo problema de sistema. O FC Porto nem jogou em 4X3X3 nem em 4X4X2, foi uma mistura de dois sistema que obviamente não deu frutos, salvo os remates com perigo de Hulk!

Foi também possivel observar um rendimento muito aquém de João Moutinho, desta vez titular, mas ao contrário dos minutos que jogou em Aveiro, esteve triste em campo, errou vários passes, andou muito desorientado em campo, vai-se lá saber porquê!
Curiosamente, Vítor Pereira deixou no banco Varela, provavelmente a par com Hulk, os dois jogadores que melhor jogam no sistema 4X3X3 e nem convocou Iturbe, que no jogo em questão provavelmente faria sentido alguma criatividade e rapidez, ainda que de forma egoísta.

A situação do mercado estar aberto até final do mês e com as provas já iniciadas de facto não ajuda, mas, não se percebe porque razão a SAD não faz o mesmo que a SAD do Sporting faz, colocar uma data limite para o accionamento do valor das cláusulas de rescisão. Nesta altura, quer Hulk, quer Moutinho já sabiam que só sairiam se batessem o valor da cláusula e provavelmente, os clubes interessados, não deixam para os últimos dias numa tentativa de pressão para comprar mais barato.

Vão ser duas semanas de muitas decisões e com mais um jogo pelo meio, a estreia no Dragão frente ao Vitória de Guimarães. Até lá, há que definir uma estratégia para esse jogo, e com tantas variáveis, o mais seguro é não inventar nada e colocar a equipa a jogar lá na frente como fazia o ano passado.

Nem tudo foi negativo, o resultado foi sem dúvida péssimo, mas a equipa não jogou mal, esteve mal do ponto de vista atacante, mas pelo menos não fizemos a figura da época passada.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Uma palavra final para os adeptos que preencheram o pequeno estádio de Barcelos e apoiaram a equipa até ao apito final de Duarte Gomes. Todos acreditaram que a bola iria entrar, mas infelizmente não entrou e assim se perdeu a oportunidade de estar 2 pontos á frente dos rivais de Lisboa.

Muito trabalho, Vítor, muito trabalho a fazer…

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sábado, 18 de agosto de 2012

Passado é passado, este é para ganhar!

Depois da abertura oficial da época com a conquista do 72º título oficial da história do clube, a 19º Supertaça, amanhã o FC Porto inicia a caminhada rumo ao tão ambicionado TRI.

Ditou o sorteio que nesta primeira jornada o FC Porto defrontará o Gil Vicente que cometeu a proeza de ter sido a única equipa a vencer para a Liga o FC Porto, na época passada. Mas passado é passado, e este jogo é para ganhar e colocar de lado quaisquer lembranças, ainda que o árbitro, curiosamente, vem da melhor elite dos quadros de árbitros, nada mais nada menos, Duarte Gomes!

O Gil Vicente não alterou muita coisa para esta época. O treinador é o mesmo, saíram alguns jogadores, entraram outros, mas a base da época passada está lá. E já se percebeu que estão motivadíssimos para voltar a fazer uma gracinha, o que pela nomeação de Duarte Gomes, as probabilidades de algo semelhante ao ano passado acontecer, aumentaram!

Do lado do FC Porto, Vítor Pereira teve uma semana agitada, com muitas ausências mas ontem conseguiu reunir praticamente todo o plantel, ainda mais extenso agora depois da chegada do trio Olímpico. Com Alvaro Pereira, limitado e com o futuro a ser negociado e Rafa em tratamento, todos os restantes treinaram sem limitações.

A inclusão de Danilo, Hulk e Alex Sandro não constituiu surpresa, uma vez que do lado esquerdo da defesa e no ataque, claramente o FC Porto está necessitado de opções de qualidade, como demonstrou os últimos jogos.

Ainda assim, nota de destaque a ausência de Rolando, preterido por Mangala e pela dupla que já se vem a afirmar desde o final da época passada, Iturbe, que jogou a titular na selecção su-20 da Argentina, mas que mesmo com a cedência de Djalma, continua sem ser opção nos convocados e Janko, que aparentemente recuperado, foi preterido por Kléber, que à semelhança do que fez a época passada, continua com o mesmo rendimento na equipa, provavelmente nos treinos não, mas a não ser que Janko esteja à procura de clube, não é compreensível esta opção de Vítor Pereira.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



Com apenas 2 dias de trabalho com o plantel, desde que arrancou a pré-epoca, o trio Olimpico deverá ser opção para o jogo de amanhã, sobretudo Alex Sandro e Hulk. Os jogadores estiveram integrados com a selecção Brasileira e no caso de Alex Sandro e Hulk até jogaram com alguma regularidade, pelo que a chamada de ambos ao onze não deverá constituir surpresa pelas lacunas existentes. Já no caso de Danilo, com Miguel Lopes já com algum ritmo competitivo e Danilo que jogou pouco na selecção é natural que Vitor Pereira aposte em Miguel Lopes de início.

Quanto a Hulk, muito se especulou desde o final da época passada, ainda mais com o fim dos jogos Olímpicos, mas o que é certo é que o jogador está convocado e irá jogar amanhã. Está no ar mais um caso Falcão esta época, que curiosamente também jogou na primeira jornada, mas depois forçou a saída. Esperam os Portistas que Hulk não repita a triste façanha. Já se percebeu que a prioridade da SAD é colocar jogadores que não contam no plantel, como são os casos de Sapunaru, Belluschi, Ukra, Addy, Bracalli e ceder em definitivo Alvaro Pereira, Rolando, Sereno e talvez até Janko. Estas são as prioridades da SAD, pelo que entendo que a estratégia de não ceder a valores abaixo dos 50M€ no caso de Hulk é uma estratégia correctíssima.
É então com alguma expectativa que se espera para ver se Hulk é titular, indicador claro se a SAD está a negociar ou não e qual será o desempenho dentro do campo com a camisola do FC Porto.

Outro dado a confirmar é a presença ou não de João Moutinho no onze. Esta semana Villas Boas, aparentemente, desistiu da contratação, mas o discurso poderá dizer precisamente o contrário.

Equipa Provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Hulk, James e Jackson.

Será igualmente interessante constatar se o rendimento de Jackson Martinez melhorará com a presença de Hulk em campo. À partida deveria melhorar, pelo que será mais um pormenor a estar atento, um jogador que na minha opinião não era a opção adequada para o FC Porto, mas que o golo solitário e da vitória na Supertaça e a possibilidade de ter Hulk a servi-lo poderá potenciar o rendimento deste jogador.

A equipa de Vítor Pereira tem vindo a demonstrar uma segurança defensiva muito aceitável para o início de época, mas uma fraca produção atacante. A entrada de Hulk pode ajudar e muito, mas é preciso rever o modelo de jogo, pois tem sido notório a presença de James no centro do ataque e uma clara deficiência no jogo pelas alas e a servir o avançado. Os laterais poderão este ano ter um papel mais atacante, mas é preciso depois compensar a nível do meio campo, o que não tem sido uma táctica explorada neste inicio de temporada.

Importante para já a conquista dos 3 pontos, pela vitória em si e pela moral que dá sempre a uma equipa começar com uma vitória a época desportiva.

Um apelo a todos os adeptos que possam ir a Barcelos apoiar o FC Porto e mostrar a nossa força junto da equipa.

O jogo está marcado para amanhã as 18:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Djalma emprestado ao Kasimpasa (Turquia)

O avançado angolano, que chegou ao FC Porto na época passada, foi emprestado do Kasimpasa da Turquia e já viajou para Istambul.

Apesar de ter jogado 14 encontros na época passada e ter sido utilizado com regularidade na pré-temporada, o serviço demonstrado por Djalma não foi suficiente para convencer Vítor Pereira e permanecer no plantel portista.

Depois do encontro de Angola com Moçambique, o extremo ainda regressou à cidade do Porto mas apenas para se despedir dos colegas e tratar de assuntos pessoais.

Djalma cumprirá, este sábado, os habituais exames médicos e será apresentado como reforço do Kasimpasa, que subiu ao escalão principal do campeonato turco em 2011 e terá como objectivo a manutenção para a nova época desportiva.

Vítor Pereira  “Não quero estar aqui a comentar saídas ou entradas de jogadores. Se fosse falar nisso sempre, não fazia mais nada… A único coisa que posso dizer é que Djalma vai ser cedido ao Kasimpasa, porque manifestou o desejo de jogar mais”.

O pai do jogador angolano está, contudo, confiante de que já na próxima temporada, a "qualidade" de Djalma o fará regressar ao Dragão, onde se poderá "afirmar": "Neste momento, o FC Porto está cheio de jogadores novos e as possibilidades de jogar eram poucas. Um internacional como o Djalma tem de estar sempre a jogar."

"Pensei que o Djalma tinha condições para continuar no FC Porto, mesmo com a necessidade de trocar de posição, mesmo sabendo que ele não é lateral direito. Actualmente, um jogador profissional joga em todas as posições", considerou, em declarações a Bola Branca.

O pai do atleta dos dragões acredita que o filho "se vai dar bem" na Turquia e entende que "o clube turco é uma boa escolha".

"Ele vai continuar ligado ao FC Porto. O Kasimpasa subiu de divisão, acredito que está a fazer uma aposta forte. Para quem quer jogar mais vezes este clube encaixa", concluiu.


Recorde-se que Djalma, proveniente do Marítimo tem contrato válido com os Dragões até 2016.

Pessoalmente, gosto de Djalma. O angolano é um jogador abnegado, é bom tácticamente, e renuncia ao individual em prol da equipa.
Compreendem-se os motivos da decisão de empréstimo. 
Djalma precisa jogar para evoluir.
Boa sorte Djalma, nesta nova etapa da tua carreira.

Andebol * FC Porto vence novamente Ademar Léon por 32-29

João Miguel Ferraz foi o melhor marcador com oito golos
Publicado em ojogo.pt

Ao segundo jogo com o Ademar Leon, terceiro classificado do campeonato espanhol do ano passado, o FC Porto somou a segunda vitória.

Se ontem, no Dragão Caixa, os portistas venceram por 28-26, este sábado, em Resende, derrotaram os espanhóis por 32-29.

João Miguel Ferraz, um dos dois reforços dos Dragões, foi o melhor marcador do FC Porto, com oito golos, tendo precisando de apenas dez remates (falhou um livre se sete metros e uma bola aos seis metros).

De resto, os homens de Obradovic, que chegaram a estar a ganhar por sete golos, marcaram da seguinte forma: Ferraz (8), Pedro Spinola (7), Gilberto Duarte (6), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (2), Hugo Rosário (2), Jacob (1), Filipe Mota (1) e Sérgio Rola (1).

O próximo jogo de preparação do FC Porto é na quarta-feira, com o ABC.

Andebol * Supertaça - FC Porto defronta Benfica nas meias-finais

Benfica e FC Porto defrontam-se a 31 de Agosto, sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Fafe, em partida das meias-finais da Supertaça de andebol, de acordo com o sorteio realizado no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

Além do escaldante dérbi entre águias e dragões, às 20 horas, Sporting e Madeira SAD discutirão a outra vaga na final, naquela que será a primeira partida do dia, às 18 horas.

Domingo, dia 2 de Agosto, às 17 horas, discute-se a final, enquanto às 14h30 será disputada a partida do 3.º e 4.º lugares.


Andebol * FC Porto 28 - Ademar León 26 *Pré-época 2012/2013

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto bateu esta sexta-feira os espanhóis do Ademar León por 28-26, num jogo de preparação da equipa de andebol. Os Dragões perdiam ao intervalo por 12-14, mas nos últimos minutos deram a volta.

Numa partida em que o guarda-redes da equipa mostrou grande inspiração, os Dragões tiveram na dupla Gilberto Duarte e Wilson Davyes a principal força atacante, com os dois jogadores a valerem 15 dos 28 golos portistas.

De resto, ambas as equipas cometeram vários erros técnicos, ou não estivéssemos em início de época.

As duas equipas voltam a encontrar-se este sábado, às 17h00.

FC Porto: Hugo Laurentino, Gilberto Duarte, Filipe Mota, Daymaro Amador, Ricardo Moreira, Elias António e Wilson Davyes.

Também jogaram: Alfredo Quintana, João Ferraz, Pedro Spínola, Sérgio Rola e Hugo Rosário.

Marcadores: Gilberto Duarte (8), João Ferraz (3), Pedro Spínola (2); Daymaro Amador (1), Ricardo Moreira (4), Elias António (2), Wilson Davyes (7), Sérgio Rola (1).

Esta foi a terceira partida de pré-época e a segunda vitória, depois de os homens de Ljubomir Obradovic terem perdido com o Pilotes Posada, em Vigo, e ganho ao Cangas, no Dragão Caixa

Andebol * Tetra Campeão estagia em Resende

A equipa sénior do FC Porto de Andebol, tetracampeã nacional de andebol, vai realizar o estágio de preparação para a próxima época em Resende.

Plantel 2012/2013 (clica para visualizar)

Os portistas vão estar no concelho entre os dias 18 e 21 de Agosto, onde para além de cumprirem um programa de treinos bi-diários, no Pavilhão Municipal de Anreade, vão também disputar um jogo amigável com a equipa espanhola do Ademar Léon, no dia 18 de Agosto, sábado, pelas 17h00. O estágio prevê, ainda, diversas actividades sociais e de lazer.

O FC do Porto vai aproveitar este estágio para testar as novas contratações e preparar a jornada inaugural que irá decorrer em Lisboa, no dia 15 de Setembro, frente ao Camões que subiu à 1.ª Divisão Nacional na última temporada, ingressando no escalão principal do andebol português.

Recorde-se que o FC Porto Vitalis terminou a fase final do último campeonato de Andebol 1 sem derrotas, sendo que os azuis e brancos festejaram o quarto título nacional consecutivo junto dos adeptos. 
Os jogadores Gilberto Duarte e Hugo Laurentino foram considerados o melhor jogador e o melhor guarda-redes, respectivamente, na época 2011/2012, com base nas estatísticas oficiais.



A Universidade de León Ademar (ULE Ademar) é a equipa filial do Real Ademar León, uma das mais importantes equipas do campeonato do andebol espanhol.

A escolha de Resende como local de pré-temporada tem já duas épocas de experiência, o que demonstra que o Município tem boas instalações e equipamentos capazes para as grandes equipas prepararem os campeonatos e jogarem no concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal, António Borges “estes eventos desportivos introduzem alguma lógica de animação num concelho como o de Resende, e introduzem sinais que são muito importantes transmitir: o FC Porto é um exemplo de patamar de desempenho e níveis de competitividade que são muito importantes transmitir aos nossos jovens”.

Publicado em fcporto.pt

Penta e Liga dos Campeões como objectivos maiores



Ljubomir Obradovic e Ricardo Moreira foram os primeiros representantes do FC Porto Vitalis a apresentar-se perante a comunicação social nesta época 2012/13. Técnico e capitão do andebol portista partilham o discurso e reforçam objectivos para o novo ano: alcançar o Penta e entrar na Liga dos Campeões são as motivações maiores de um grupo já habituado a vencer.

Para o treinador do FC Porto Vitalis “as expectativas são iguais às dos últimos anos” e passam por “ganhar campeonato, tentar ganhar a Taça de Portugal e entrar na Liga dos Campeões”. O tópico competições europeias é colocado em evidência pelo mister, porque os Dragões têm ”uma boa equipa”, mas “para crescer mais, clube e jogadores, é preciso chegar à Liga dos Campeões”. Diz Obradovic que, para ele, para os jogadores e para a direcção “não chega jogar só aqui em Portugal”, já que as provas internacionais dão “outro sabor ao trabalho” de todos.

“O grupo da Liga dos Campeões não é mais fácil do que os anteriores”, alerta o técnico, apesar do conhecimento que já existe entre FC Porto e Partizan, adversário novamente colocado no caminho dos azuis e brancos. “O ano passado tentámos ganhar e fizemos um grande jogo contra eles, fisicamente e tacticamente, em tudo, mas no outro encontro eles jogaram melhor, estavam mais descansados, e ainda tivemos o azar com o Tiago [Rocha] e o Wilson [Davyes], que se lesionaram, e as coisas correram da forma que correram”, recorda um Obradovic esperançado de que a história mude já na próxima eliminatória.

“O FC Porto é sempre favorito”


Em termos internos, “o FC Porto é sempre favorito”, embora o selo de tetracampeão nada garanta. O facto de manter a base do plantel é que pode dar alguma vantagem aos Dragões. “Só entraram dois jogadores no grupo e estão a integrar-se. Vamos continuar a trabalhar da mesma forma, pois esta equipa ainda tem muito por evoluir”, assegura o treinador sérvio, destacando como exemplos o crescimento de Gilberto Duarte, que “com 22 anos, é MVP, está melhor jogador e tem mais resistência que todos os outros”, Wilson Davyes, Pedro Spínola ou Alfredo Quintana.

Ljubomir Obradovic considera que o FC Porto Vitalis vai “seguramente fazer uma boa época” e já aponta baterias à Supertaça, mas desvaloriza o facto do primeiro jogo ser contra o rival Benfica. “Já se conhece a grande rivalidade que há entre os dois clubes, mas acho que vai ser um jogo normal. Não espero nada de especial”, previu o mister no primeiro contacto com os jornalistas.

“Queremos ganhar todas as competições”

O capitão Ricardo Moreira assinou por baixo o discurso do treinador. “De uma vez por todas, a nível externo, queremos entrar na Liga dos Campeões. É o objectivo de todos! Não conseguimos chegar lá nos últimos anos, infelizmente, e queremos mudar esta história. A nível interno, é o mesmo de sempre. Queremos ganhar todas as competições: a Supertaça, o campeonato e a Taça de Portugal. É isso que nos passa pela cabeça”, começa por dizer.

Avesso a favoritismos, porque isso “pouco interessa” para Moreira, o facto é que o FC Porto Vitalis “é a equipa que tem vindo a mostrar-se mais forte nos últimos anos”. “E esperamos que no esta época seja igual”, atira.
A crença do número 19 tem razão de ser. “Sabemos que as equipas são feitas à base de vários anos de trabalho, não só de um ano, e isso pode ser um bom prenúncio para nós. O facto de mantermos parte da equipa não quer dizer obrigatoriamente que temos o sucesso alcançado, mas vamos trabalhar para lá chegar”, assegura.

Lembrando que “já o Tetra foi um feito para o clube”, Ricardo Moreira aponta às evidências: os Dragões desejam muito o Penta. “Esperamos sinceramente cumprir esse objectivo e fazer história a nível nacional, mas queremos também, de uma vez por todas, afirmarmo-nos a nível externo. Neste momento, nem a nível de clubes nem a nível de selecções temos tido a felicidade de irmos longe nas competições internacionais e queremos conseguir isso”, projecta o capitão.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sapunaru, um dos nossos!

Sinceramente de todos os jogadores que vão sair esta época, continuo sem entender a dispensa de Sapunaru.

É um dos melhores defesas direitos que passou pelo FC Porto, pós o eterno capitão João Pinto.

Sou suspeito, por ser admirador da sua forma de jogar e estar em campo. Sempre gostei de jogadores que põe os adeptos dos clubes adversários a pensar “foda-se este gajo é tinhoso”.

Grande parte da passada época VP, adaptou Maicon na lateral direita, deixando-o de fora vezes sem conta.
Todavia o romeno, por ser um jogador que “mais vale resistir do que desistir”, no final da época encontrou o seu espaço e agarrou a titularidade, sendo determinante na conquista do bicampeonato.

Sapunaru, é um defesa seguro, concentrado, fecha bem ao meio, talvez por ter jogado algumas vezes a central na Roménia, não é rápido, mas sabe bem os timimg’s para subir no corredor, aparecendo por vezes em zonas de finalização.
Nas bolas paradas atacantes e defensivas é nitidamente uma mais valia.

Sapunaru passou um calvário aquando do incidente no túnel da luz. 
Não fez mais do que faria qualquer jogador que sente o clube e que os tem no sítio.

É daqueles jogadores com garra, mística e que tem as características de jogador à Porto.



Espero que a SAD volte atrás na decisão, pois Sapunaru é e será sempre um dos nossos!
Basta de "guetização" do plantel do FC Porto ... 
Sapunaru in “Prosport” 4 de Janeiro de 2012 “Aquilo que mais sinto falta da Roménia é dos meus amigos. O Porto é uma cidade bonita, mas para quem vem para cá jogar é mais difícil. O plantel do FC Porto, por exemplo, é composto na sua maioria por jogadores sul-americanos e, normalmente, eles preferem sair com um colega que fale a mesma língua do que com um romeno.”

domingo, 12 de agosto de 2012

Mais um pequeno momento de história…

Até parece fácil! Mas não, não foi nada fácil. Para quem viu o jogo com atenção, estarão contentes os Portistas, pela vitória, pelo recorde de 4 conquistas consecutivas, mas não foi um jogo brilhante ou demolidor do FC Porto.

É certo que estamos no principio da época, é certo que a Académica adoptou uma postura ultra defensiva, é certo que ainda não temos Hulk, Danilo e Alex Sandro, mas do outro lado estava um adversário igualmente abaixo da forma ideal.

Vítor Pereira não surpreendeu no onze inicial, apostou naquela equipa que todos já esperavam, aquela equipa que nos últimos jogos de preparação tinha vindo a ser testada.

Nada a apontar a Vítor Pereira até aqui. Agora o que não se percebe, e continua a teimosia, quer de Vítor Pereira quer da SAD é como é que não ninguém percebe que jogadores como Djalma e Kléber são opções para o FC Porto virar o resultado a seu favor!!!

Se a nível defensivo, Vítor Pereira foi lúcido ao achar que a equipa está bem, não se compreende que possa estar satisfeito com a produção atacante da equipa. É certo que o FC Porto poderia ter feito alguns golos, teve oportunidades, poucas mas teve, mas todos nós vimos a forma como foram finalizadas.

O FC Porto dominou do inicio ao fim do jogo, defensivamente a equipa esteve muito bem, aliás é um indicador que vem desde os primeiros jogos da pré-época e do final da época passada, desde que Vítor Pereira apostou na dupla Maicon e Otamendi. E mesmo com laterais novos, quer Miguel Lopes e Mangala estiveram igualmente bem, a defender e a procurar o ataque, com nota de destaque a Mangala, claramente com mais dificuldades de adaptação, mas que fez na minha perspectiva um jogo muito bom.

E se avançarmos para o meio campo, também podemos estar tranquilos, pois com a permanência de João Moutinho o FC Porto será no mínimo tão forte como foi o ano passado.

Já no ataque a situação é no mínimo preocupante!

Já se percebeu que Jackson Martinez, hoje herói aos 90 minutos, passou mais uma vez ao lado do jogo, apenas mais uma oportunidade de golo e rematou como todos viram, pouca movimentação inteligente na área e falta de explosão para seguir com a bola para a baliza, procura insistentemente as tabelinhas à entrada da área, o que para um jogador que se espera golos não é propriamente o caminho certo.

E quando se tem um jogador, muitos dizem em adaptação, como Jackson e se tem jogadores como Atsu, Djalma a tentar servi-lo é natural que ainda passe mais ao lado do jogo.

O FC Porto não está a conseguir colocar em campo o 4X3X3 da época passada. É certo que falta só o melhor jogador, Hulk, que Varela está, lentamente, a subir de forma e que James força outros terrenos mais centrais, mas também não será com Atsu, que precisa de jogar, e com Djalma que vamos a qualquer parte.

Iturbe não foi convocado, e por este andar, avizinha-se outro ano de calvário, talvez atenuado por existir uma equipa B, mas mesmo que jogue já se percebeu que não é colado a uma das alas que irá render o grande potencial que tem.

Mas esta conclusão já todos sabemos desde o ano passado, com excepção de Atsu, todos os restantes já lá estavam!

E se analisarmos as soluções para o centro do ataque, ainda que numerosas, 3 avançados centro no plantel, não se pode dizer que sejam boas soluções. Vítor Pereira ainda pensou perto do fim em colocar Kléber, mas felizmente voltou atrás e colocou Varela, medida que poderia ser duplamente negativa, primeiro porque Kléber, com culpa ou sem culpa, protagonizou um lance de indisciplina no treino, segundo porque não tem qualidade para jogar no FC Porto.

Foi um jogo dominado pelo FC Porto, fraquissimo do ponto de vista exibicional, mas temos de dar mérito aos jogadores, porque foram profissionais, dentro das suas capacidades, e lutaram até ao fim à procura da vitória.


FC Porto 1-0 Académica - Supertaça 2011/12 -... por dragaoazulcom


Mas muito trabalho tem Vítor Pereira pela frente. E quanto à SAD, fica o aviso, se Hulk sair, ficamos com um problema sério no ataque. Jogar com Kléber, Djalma, Jackson, Atsu e mesmo Iturbe, Varela e James não é suficiente para ganhar internamente quanto mais cumprir o objectivo internacional. Para além de ser necessário manter Hulk, o FC Porto ainda precisa de mais um jogador de qualidade, mas caso não seja possível, não faz sentido que Kléber e Djalma fiquem no plantel, não têm qualidade e também me parece que na equipa B não faça muito sentido jogarem.
A destacar pela positiva, para além do sector defensivo, Fernando e Moutinho no meio campo e claro, pelo golo marcado, Jackson.

Foi o 72º título oficial do FC Porto que conta agora com mais 3 títulos que o seu rival. Para o nosso Presidente foi o 58º título da sua carreira. Seria fantástico que este ano, no mínimo fosse atingido a marca dos 60 títulos do nosso Presidente, quem sabe a marca que pretende alcançar antes de sair do FC Porto!







Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

No próximo domingo começa a Liga e o FC Porto irá defrontar o Gil Vicente, a tal equipa que teve o mérito de ter sido a única a derrotar o FC Porto para a liga na época passada. Para esse jogo já teremos os internacionais Danilo, Alex Sandro e Hulk, isto caso não ocorram surpresas de saídas.

Força Porto!
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sábado, 11 de agosto de 2012

Benfica arrasa na Europa "É uma equipa sem vergonha e com falta de respeito"

O episódio do empurrão de Luisão ao árbitro do amigável com o Fortuna promete dar que falar. O presidente dos alemães não ficou contente com os acontecimentos, afirmando que o Benfica "é uma equipa sem vergonha e com falta de respeito".

Peter Frymuth garantiu, em declarações à "Sport 1", que fará queixa à UEFA: "Vamos pedir ajuda à federação alemã e falar com a UEFA sobre o que Luisão e os outros jogadores do Benfica fizeram. Espero que sejam severamente punidos."

"Estou chocado, estou há muitos anos no futebol e nunca vi nada assim. Não compreendo como os jogadores de uma equipa com a reputação do Benfica, que joga a Liga dos Campeões, tenham um comportamento destes", acrescentou o dirigente.



Inacreditáveis e vergonhosos os comentários dos jornalistas da SportTV.
A querer branquear esta pouca vergonha, típica do clube do regime. 
Depois da agressão do capitão do Benfica, o árbitro caiu para o chão e depois deixou o terreno para ser tratado. Os jogadores mantiveram-se no campo, mas, cerca de dez minutos depois, o árbitro Fischer comunicou aos representantes do Fortuna que o jogo não seria prosseguido.
O mais absurdo foi ver Javi Garcia e Jorge Jesus a rirem-se de uma situação grave, ao invés de tentarem resolver a situação, através de um pedido de desculpas ao árbitro etc 

Regulamento Disciplinar da LPFP
Artigo 145.º, Agressões
1. São punidas nos termos das alíneas seguintes as agressões praticadas pelos jogadores contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, observadores, delegados da Liga, dirigentes ou delegados ao jogo de outros clubes, agentes de segurança pública, e treinadores:
a. No caso de agressão que determine lesão de especial gravidade, com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de três meses e o máximo de três anos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 50 UC e o máximo de 250 UC;
b. Noutros casos de agressão, com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de dois meses e o máximo de dois anos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 125 UC.

E assim como vaticinou muitas vezes o Kadafi dos Pneus, o 5lb vai arrasando na Europa!