terça-feira, 4 de setembro de 2012

Obrigado Incrível Hulk!

A vinda e saída do Incrível tem tudo o que de incrível se possa pensar ... bem como o caminho que percorreu até ao sucesso ...

Em 2001, com 15 anos, Hulk saiu do Brasil para jogar nos juvenis do Vilanovense, de Vila Nova de Gaia, um clube da distrital do Porto. "Quando chegou trazia umas chuteiras rotas nos pés, tinha uma cara de morto de fome e dizia a toda a gente que um dia ainda ia jogar no FC Porto", lembra à Rogério Santos, presidente do Vilanovense. 

A infância de Hulk foi complicada.
De origens humildes, Givanildo levantava-se de madrugada, e ia com o pai, talhante de profissão, vender carne na feira. 
Aos 10 anos na escola de futebol de Luizinho "Bola Cheia", em Paraíba, fintava meia equipa, mas ninguém o queria por ser demasiado pequeno, magro e franzino.

Esteve quase a deixar o futebol, mas Luizinho não desistiu de Hulk: "Ninguém conseguia tirar-lhe a bola. Às vezes passava por três ou quatro jogadores." Além disso, os médicos diziam que o facto de ser pequeno seria passageiro. E um dirigente do Vitória da Baía acabou por se interessar por ele.

No Vilanovense, Hulk era introvertido e calado e chamavam-lhe Ruca e Pará (diminutivo de Paraíba). Dormia num T3 com mais seis jogadores e recebia 150 euros por mês, um subsídio para comprar produtos de higiene. Metade desse dinheiro ia para a família pobre em Campina Grande, no Brasil, onde o pai trabalhava como talhante na feira.
Hulk nem sempre tinha dinheiro para as refeições. "Uma vez, apareceu aqui a chorar porque não tinha o que comer e estava cheio de fome. O Edu Castigo, que vivia com ele no apartamento, tinha comido tudo o que havia no frigorífico lá de casa", contou à revista Sábado Artur, motorista do clube e dono do restaurante Cidade Nova.

Actualmente por vezes, Hulk pára o seu Mercedes branco à porta do restaurante e deixa alguns bilhetes para Artur ir ver o FC Porto. "Lembro-me que uma vez, quando ele ainda era miúdo, veio ter comigo e dizer: 'Quero ir ver o Porto. Leva-me contigo'. Arranjei bilhetes e lá fomos os dois. Ele ficou maluco quando viu 30 mil pessoas nas bancadas, o Vilanovense só tinha capacidade para 300. E veio o caminho todo a falar no FC Porto e que se um dia chegasse a jogar lá é que era bom."

Quando chegou a Portugal, em 2001, Hulk pediu para ser matriculado num colégio para poder continuar a estudar. Depois das aulas aparecia nos treinos do Vilanovense de havaianas, calções e bola nos pés. "Às vezes pedia dinheiro para comer", confidenciou à revista SÁBADO Joel Rebelo, que jogou com o avançado nos juvenis e que não o reconheceu quando ele foi para o FC Porto, em 2008. No Inverno, Hulk pedia a José Macedo, o roupeiro do Vilanovense, camisolas, casacos e vários pares de meias. A Edu Castigo pedia roupa nova para passear. O médio angolano acabou por lhe oferecer um blusão antes de se despedir do brasileiro no aeroporto. Hulk pediu ainda a Artur uma garrafa de vinho do Porto, para levar para o pai, que nunca tinha provado a bebida.

"Foi uma situação muito difícil, ofereci- -me para ficar com ele, dava-lhe cama e roupa lavada. Tinha um filho da idade dele e, por isso, não me custava nada. Mas sem tutor e sem família, a situação dele aqui complicava-se", lembra Rogério Santos, que garante que Hulk foi decisivo para que o clube não descesse de divisão naquele ano. "Ele já tinha um grande potencial e tinha um pontapé fortíssimo. O treinador ficava maluco porque ele não passava a bola a ninguém, fazia tudo sozinho".

Hulk, que nasceu Givanildo Vieira de Souza, é o quarto filho e único rapaz de Djovan e Maria do Socorro. Mimado pelas seis irmãs e pela mãe, que ainda hoje passa horas a rezar por ele, com 4 anos já era fã de Hulk, o monstro verde dos desenhos animados. "Ele já sabia em que canal passava e ficava parado, a ver. Depois, virava-se para mim a gritar que era o Hulk. Ele mamou até aos 3 anos e mais tarde pedia sempre mais um bife, que era para ficar forte como o Hulk. A avó dizia que ele ainda ia ficar com essa alcunha. E a verdade é que ficou mesmo", contou a mãe, Maria do Socorro, ao siteGloboesporte.com.

Devido à infância difícil, Hulk é muito contido com o dinheiro. "Só quando assinou pelo FC Porto é que comprou o seu primeiro carro, um jipe Ford, e é sobretudo a mulher dele que o usa", diz o empresário Teodoro Fonseca. O futebolista tem também um jipe Mercedes branco. "Ele é muito apegado à família. Nunca conheci um jogador que telefonasse todos os dias para os pais. Quando em 2004 ele recebeu o primeiro ordenado do Vitória da Baía, mil reais [425 euros], mandou tudo para a família e pediu-me uma tábua de madeira para o pai poder cortar carne", diz Teodoro Fonseca. O pai, Djovan, é que lhe ensinou os primeiros passes com a bola, aos fins da tarde, depois de voltarem da feira onde era talhante.

Com o dinheiro do contrato com o Vitória da Baía (30 mil euros), ofereceu aos pais e às irmãs uma casa - entretanto mudaram-se para outra maior onde vivem 20 pessoas -, e comprou para a família um Peugeot 207.
Em 2005, com 19 anos, foi para o Japão, onde esteve em três clubes diferentes: no Kawasaki Frontale, no Consadole Sapporo e no Tokyo Verdy - neste último foi determinante para a subida à I Divisão (em 42 jogos marcou 37 golos). Em Tóquio, onde teve aulas de japonês, porque sempre gostou de estudar, conheceu a mulher, Iran, de 32 anos.
Nunca guardou as camisolas ou as chuteiras dos clubes por onde passou. Pedia sempre a alguém que ia ao Brasil para as entregar aos miúdos mais novos do Vitória da Baía.

Hulk, que em 2001, no Vilanovense, passava fome, hoje come feijão com arroz e picanha sempre que lhe apetece. E já não vive num prédio sem luz nem água, mas num condomínio de luxo, na zona da Foz.

2008/2009 * Hulk cumpre sonho de menino e assina pelo FC Porto

Foi na época 2008/2009 que um desconhecido no futebol mundial é anunciado como contratação do FC Porto.
No jogo de apresentação diante do Celtic todos esperávamos um nome sonante, mas é Hulk a contratação surpresa  para a nova época.
O brasileiro provinha do modesto Tokyo Verdy do Japão, e o valor de 5,5 milhões de euros pagos pela transferência fizeram muitos de nós torcer o nariz, mas esta era uma aposta pessoal de Antero Henrique.
Hulk cumpria assim um sonho de adolescente, é que no Estádio das Antas, uns anos antes (ainda alinhava no Vilanovense de Gaia), o Incrível já vibrava com o nosso Porto e vaticinava "a toda a gente que um dia ainda ia jogar no FC Porto".

Foi num jogo da pré-época que o Incrível aponta o seu primeiro golo com a camisola azul e branca diante do clube que Jorge Jesus por incrível que pareça não consegue dizer o nome: Cagliari.




Logo na sua primeira época ao serviço do nosso Porto Hulk vence o triplete: Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.

Estatísticas de Hulk 2008/2009:




2009/2010 * Os ratos do Túnel da Luz

A época de 2009/2010 foi negra para Hulk e para o FC Porto.
Perdemos o campeonato para o rival Benfica, e vencemos a Taça de Portugal e Supertaça.
O episódio negro da passagem por Portugal sucedeu no carismático Túnel da Luz onde respondeu com uma agressão física a uma agressão verbal de um segurança encarnado.
Nessa época o FC Porto foi gravemente penalizado com a punição a Hulk
Esse campeonato foi viciado pela interpretação do Dr. Ricardo Costa, que deveria ter tido o bom senso de ouvir e recorrer a quem percebe da matéria para haver justiça. Aquando do caso apito dourado foram céleres ao solicitar a opinião do Prof.Dr. Freitas do Amaral, e ainda hoje não entendo porque nesse caso tão dúbio e de difícil enquadramento legal, não se recorreu a especialistas em Direito Desportivo, como o Prof. Dr. Meirim , por exemplo.
O campeonato deveria ter sido impugnado na altura para que os então dirigentes da Liga aprendessem a respeitar o FC Porto.
Gostamos de ganhar em campo, mas para tal têm de nos deixar fazê-lo de igual para igual!
Foi notória a diferença de qualidade do FC Porto nessa época com o regresso de Hulk.
Existia de facto um Porto com Hulk, e outro sem Hulk!
No regresso após castigo, o Incrível regressa em grande em Belém e em casa diante do Marítimo.Dois jogos, 2 golos, 3 assistências para golo, mais 1 assistência para um golo mal anulado a Falcao em Belém. Ou seja, nesses 2 jogos Hulk teve desempenho decisivo em 5 Golos!
FC Porto sem Hulk não era o mesmo, assim como Barcelona sem Messi não seria o mesmo,  e Real Madrid sem Ronaldo não é o mesmo!
São de facto jogadores como Hulk que marcam a diferença e dão a ganhar campeonatos!

Estatísticas de Hulk 2009/2010:

2010/2011 * A afirmação do Incrível!

Se em 2009/2010 foi castigado exageradamente, e sofreu com tal acto, em 2010/2011, o Incrível voltou mais forte que nunca e levou o seu FC Porto  a uma época de sonho.
Conquistamos todas as competições - Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa, sob o comando de André Villas-Boas.
Hulk afirmou-se definitivamente no FC Porto, conquistando os adeptos e os adversários. O seu grito de Ipiranga foi na humilhação a que sujeitou o Benfica no Dragão no histórico resultado de 5 a 0.




Em Maio de 2011 o FC Porto anunciou à CMVM a compra de mais 40 % do passe de Hulk, por 13,5 milhões de euros ao Atlético Rentistas, e o prolongamento do contrato com o brasileiro até 2016.
Desta forma, os dragões passaram a deter 90 % do passe do internacional brasileiro, que continuava com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Este negócio fez de Hulk o jogador mais caro de sempre do futebol português, uma vez que o FC Porto desembolsou 22 milhões de euros: 5,5 milhões de euros em 2008, quando chegou, 13,5 milhões em 2011 e 3 milhões de encargos adicionais.
Mais tarde o FC Porto cedeu 5% do passe à Martex (empresa ou agente?).
Assim o passe do Hulk ficou distribuído da seguinte forma: 85% FC Porto + 5 % Martex + 10% Atlético Rentistas.

Também nessa época começa a criticar-se a falta da presença de Hulk na convocatória da selecção brasileira. Na altura escrevi acerca do assunto. 
Numa votação levada a cabo pela "ESPN Brasil", Hulk viu premiada a excepcional temporada 2010/2011 que realizou ao serviço do FC Porto. Parecia que o único brasileiro que estava apostado em desprezar a carreira que Hulk vinha fazendo era Mano Menezes que excluiu o Incrível da lista de convocados para a Copa América, que decorreu na Argentina em Julho de 2011.



2011/2012 * Afinal não saiu ... Ufa!!!

Após o sucesso impar da época anterior, tudo indicava que as nossas jóias fossem cobiçadas, e nelas se incluía Hulk. Temíamos a sua saída, pois após a ida de AVB para o Chelsea o "maluco russo" podia bem pagar o que nós pedíamos.

Mas Hulk permaneceu entre nós, de corpo e alma e ajudou-nos, numa época difícil sob a égide de VP a conquistar o Campeonato Nacional e mais uma Supertaça.

Estatísticas de Hulk 2011/2012:


2012/2013 * "Levo o FC Porto no coração"
Quando já muitos de nós achávamos impensável a saída de Hulk, eis que ontem somos confrontados com a triste notícia da sua transferência para o Zenit, um clube rico, mas ainda modesto desportivamente. 
Hulk merecia melhor e nunca acreditei que aceitasse jogar no futebol russo. Mas os valores envolvidos foram galácticos e Hulk e o FC Porto cederam e assim o Incrível sai  com o seu FC Porto, em que sonhou jogar aos 15 anos, no coração.

Grande profissional, após o fecho do mercado dos principais campeonatos, sempre se pautou pelo respeito pelo nosso clube e adeptos, afirmando "Fico de corpo e alma, se não fosse assim nem teria vindo para este jogo. Tenho mais quatro anos de contrato, sou bicampeão e espero ser tricampeão pelo FC Porto. Quero dar títulos ao clube, dar muitas alegrias."

Hulk mostrou-se surpreso com o negócio, afirmando que não tinha intenção de deixar o Porto. “Não tinha nenhum motivo para sair e tinha mais quatro anos de contrato. Não esperava esta novidade. De repente, hoje, o meu empresário disse que o Zenit estava acertando com o Porto. Agora é pensar no outro clube. Estou feliz por ter conquistado vários títulos com o Porto. Vou levar o Porto sempre no meu coração”, revelou Hulk por intermédio da sua assessoria de imprensa.

Estatísticas de Hulk 2012/2013: 


Deveria ter sido um negócio mais rentável, face à valia do atleta, uma vez que já havíamos gasto 22 milhões na aquisição de Hulk em 2011. Mas vendemos 5 % à tal Martex. Ou seja, Hulk teve um custo de aquisição de 20,90 milhões.
Assim, do ponto de vista económico só tivemos uma mais valia de 19,10 milhões de euros (40-20,90), o que é muito pouco para um atleta que estava em valorização com as constantes chamadas à sua selecção.
Terá sido o negócio possível ou o aperto na garganta?!
Fica a questão, pois é de relembrar que Pinto da Costa afirmou não à muito tempo ao jornal britânico Daily Mail - «Não vamos vender o Hulk e se o Chelsea o quiser terá de pagar a cláusula de rescisão», ou seja 100 milhões de euros.
Do ponto de vista desportivo a perca de Hulk, nem que fosse por 100 milhões era irreparável. 

Pela sua modéstia, fairplay e história até ao sucesso, é um exemplo para todos os jovens que ambicionam singrar no futebol. 
Resta-nos agradecer a Hulk tudo o que o Incrível deu ao nosso clube, desejar-lhe as maiores felicidades, pois merece. Hulk encarnava o SER PORTO e envergou a braçadeira de capitão com devido merecimento.
Assim como abri com o primeiro golo ao serviço do nosso Porto ... fecho com o último golo do Incrível diante da Olhanense.



Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa
3 Campeonatos Nacionais
3 Taças de Portugal
3 Supertaças

Fontes: Revista Sábado; zerozero.pt

Entretanto ....

O Tarzan
Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica e administrador da SAD, pediu ontem no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias, que fosse tornado público o contrato de transferência de Hulk para o Zenit, porque o “presidente do FC Porto tinha dito que não venderia por menos de 50 milhões e afinal vendeu por 40”.
Os 40 milhões líquidos que o FC Porto encaixa correspondem a substancialmente mais, porque aí não estão incluídos os 15% que pertenciam a um investidor, como era conhecido através das contas da Sociedade, os cinco por cento de solidariedade ou a comissão de intermediação.
Mas, por uma questão de reciprocidade, fica o repto ao Benfica para tornar público o contrato de transferência de Witsel, para se saber se foi paga comissão de intermediação, quem paga o mecanismo de solidariedade e quanto pertencia a uma terceira parte, a título de mais-valias.
É também por sucessivos disparates como este que nos corredores da Luz já é conhecido como Rui Gomes da Selva.

Publicado em fcporto.pt

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

30 minutos à PORTO

Depois da agitação de um final de semana, onde inclusive, Vítor Pereira levou 19 jogadores para o Algarve uma vez que Moutinho estava em negociações com o Tottenham, o FC Porto acabou por puxar pelos galões, um pouco por força das circunstâncias, e vencer com naturalidade e justiça um Olhanense que o pouco que fez foi com as forças finais resultante da motivação de poder vir a empatar um jogo nos últimos minutos.

Com a ausência de Fernando, Vítor Pereira chamou Defour para o seu lugar, e ainda que o Olhanense não tenha justificado futebol para marcar 2 golos ao FC Porto, é certo que foi nesta posição que o FC Porto sentiu dificuldades. O meio campo não esteve tão ligado como nos últimos jogos, resultado, mais perdas de bola e menos pressão defensiva. As coisas só não correram pior pelo acerto de Maicon e Otamendi, sobretudo Maicon, um dos melhores em campo, e pela ineficácia do ataque do Olhanense.
A primeira parte fica claramente marcada pelo golo do Olhanense e pela reacção energética do FC Porto em busca do empate. Um pouco atabalhoado, o FC Porto lá foi construído oportunidades de golo, Hulk e fundamentalmente Moutinho tiveram o golo nos pés, mas muito pouco discernimento no momento da finalização.

O FC Porto não acertava no meio campo e nas alas, Atsu, estava fora de jogo, bem marcado não conseguiu nem desequilibrar pela técnica nem pela velocidade. Vítor Pereira percebeu muito bem este aspecto e lançou James para o lugar de Atsu.

O Colombiano não foi para a ala esquerda, voltou a descair para o centro do terreno, provavelmente com ordens de Vítor Pereira mas curiosamente foi do lado esquerdo que marcou um grande golo, de difícil execução técnica.

O FC Porto com justiça chegou ao intervalo empatado, ainda que tivesse produzido futebol suficiente para estar a ganhar.

Na segunda parte, assistiu-se a um FC Porto de grande qualidade. Cerca de 30 minutos onde marcou 2 golos, e poderia ter marcado mais outros 2 golos.

Primeiro logo a abrir Jackson rematou bem de cabeça com a bola a não querer entrar, mas passado uns minutos, numa excelente jogada, passou por Ricardo e marcou o segundo da noite. Estava consumada a reviravolta.

O FC Porto não abrandou, empolgado pelos adeptos que estiveram no Algarve, sempre a apoiar a equipa, e foi à procura do terceiro, que surgiu por intermédio do incrível, que marcou à HULK, num remate poderoso já dentro da área de Ricardo.

Vítor Pereira mexeu na equipa, primeiro colocando Varela no lugar de Lucho que permitiu a James instalar-se em definitivo no centro do meio campo, e mais tarde, trocando Defour por Castro.



O Olhanense, num lance de contra-ataque voltou a marcar e instalou-se algum nervosismo no seio da equipa do FC Porto. Castro não entrou bem na equipa, perdeu algumas bolas e foram os últimos 10 minutos os mais sofridos durante todo o jogo, com o Olhanense a criar algumas situações complicadas para a defensiva do FC Porto.
Mas seria uma injustiça muito grande o FC Porto não ganhar este jogo e no meio de tanta qualidade o sofrimento também esteve presente.

Destaques pela positiva, James, que veio revolucionar o jogo atacante, Jackson, que voltou a marcar, na melhor oportunidade que teve e Maicon, que fez mais um grande jogo, e é sem dúvida neste momento o melhor central do plantel do FC Porto.
Destacar ainda Vítor Pereira que mais uma vez soube mexer no jogo, muito cedo por sinal, mas que foi de forma assertiva e com bons resultados.

O mercado já fechou com excepção de alguns países no leste. As noticias continuam a circular, e é importante que o FC Porto resista ao assédio Russo por Moutinho e Hulk. No sábado sem Hulk e Moutinho, provavelmente o FC Porto não teria ganho o jogo e é isto que a SAD tem de perceber. As mais valias ainda necessárias deveriam ter sido antecipadas com outros jogadores, não se percebe como por exemplo o ano passado comprou-se 50% do passe de Sapunaru por 2.5M (total de 5M) e passado um ano rescindiu-se com o jogador.

As situações dos centrais continua por resolver, Rolando não saiu, Abdoulaye também não, e assim o FC Porto tem 5 centrais de qualidade no plantel. Faz sentido?
Como também é necessário pensar numa alternativa para jogadores como Kelvin e Iturbe, pois pelos vistos não têm espaço no plantel e tal como o novo jogador Quiñones, contratado no ultimo dia de mercado, faz sentido que actuem pela equipa B, ou então emprestados a clubes fora da Europa. São jovens jogadores, de qualidade que PRECISAM de jogar.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

O campeonato pára agora quase 3 semanas, quando mal começou, tempo para trabalhar e afinar a equipa já para o próximo compromisso que será curiosamente para a Champions.
Estamos no topo da classificação, mantivemos os nossos principais jogadores, temos tudo para fazer um campeonato de bom nível e uma Champions que nos permita seguir para os oitavos de final.

Última nota para a má organização do jogo no Algarve. Desviou-se o jogo para um estádio maior, mas nem 10 mil adeptos lá estiveram, é sem dúvida mais cómodo que o estádio no Olhão, tem sem dúvida um melhor tapete para jogar à bola, mas quando se espera 45 minutos para entrar no estádio, numa fila, onde o sector com mais adeptos apenas tinha uma porta com 2 torniquetes, é sem dúvida uma organização ao nível do futebol não profissional, ao ponto, de já com quase 15 minutos de jogo, terem aberto uma nova porta de entrada e nem revistavam as pessoas…

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Andebol * FC Porto perde e fica em 4º lugar na Supertaça

Publicado no jornal "O Jogo"

O Madeira SAD venceu o FC Porto por 28-25, no jogo de consolação da Supertaça de andebol, que vai reunir na final, em Fafe, o Benfica e Sporting. Os "dragões" venciam ao intervalo por 13-12, numa primeira parte em que chegaram a liderar por quatro, quando se registava 8-4, ainda antes dos 11 minutos.

Privado dos internacionais Ricardo Moreira (ponta direita) e Tiago Rocha (pivot), lesionados e ausentes da "final four", os portistas revelaram-se impotentes para travar o melhor jogo dos insulares na etapa complementar. Com o guarda-redes Telmo Ferreira em grande plano, os pupilos de Aleksander Donner colocaram-se no comando logo após o descanso e foram solidificando a vantagem, que no fim se cifrou em três golos (28-25).

Nélson Pina, do Madeira SAD, com oito golos, foi o melhor marcador do encontro, enquanto o companheiro Nuno Roque marcou menos um, tal como Gilberto Duarte, eleito melhor jogador do campeonato da época passada, com oito.

Pelos azuis e brancos, marcaram João Ramos (3), Gilberto Duarte (7), Filipe Mota (1), Pedro Spínola (5), Ricardo Moreira (2), Elias Nogueira (1), Sérgio Rola (2), Wilson Davyes (1) e Hugo Rosário (3).

sábado, 1 de setembro de 2012

Prova de Fogo no Algarve!

O mercado fechou (excepto em França e Rússia, ou seja, 4 e 6 de Setembro respectivamente), Moutinho e Hulk, pedras basilares da equipa permaneceram, e é este o plantel que VP tem à sua disposição para nos levar à conquista do Tri e bem longe na Champions.

Espero que Hulk e Moutinho tenham permanecido de alma e coração no clube, e que nos ajudem na conquista dos ambicionados títulos.

Uma palavra para o nosso Sapunaru, atleta que merecia permanecer junto de nós, mas que partiu para o Saragoça. Resta-nos agradecer-lhe tudo o que deu de Dragão ao peito e desejar-lhe sucesso. 

Quanto à partida de hoje,  depois da excelente exibição diante do Vitória de Guimarães, o FC Porto vai ao Algarve defrontar a Olhanense, uma equipa orientada pelo nosso Sérgio Conceição, que efectuou sob o seu comando um excelente término da época 2011/2012, e que tem surpreendido no início, tendo já uma vitória em casa e um empate no difícil reduto dos Estudantes de Coimbra.
Trata-se de uma Olhanense moralizada, que tem como principais características, as que Sérgio tinha enquanto jogador: Garra e Empenho do primeiro ao último minuto.
Tem um plantel equilibrado, que fechou com os reforços Bracalli para a baliza, Djaniny para o ataque e José Luís Fernadez para a ala esquerda do ataque.
Reforçou-se com os experientes Ricardo (guarda-redes internacional português) e Fernando Alexandre, com a eterna promessa Tiago Targino, e com os jovens Nuno Reis, Liban Abdi e François D’Onofrio que poderão ser revelações no nosso campeonato.

O FC Porto tem assim uma prova de fogo no Algarve, depois do jogo que muitos consideram ter sido o melhor desde que VP sentou o "cú no mocho".

Há que manter a atitude e empenho diante da Olhanense, respeitando o adversário, e lutando desde o apito inicial pela vitória.
Há que manter a mesma dinâmica e mobilidade, fazer circular a bola e não correr com ela. 
Se o nosso trio de meio-campo funcionar e se a nossa defesa se pautar pelas exibições recentes, iremos conquistar a vitória com maior ou menor dificuldade.

Lista de Convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.

Os bicampeões não vão poder contar com o nosso Eucalipto, Fernando, que tem uma lesão muscular na coxa direita, mas têm opções válidas para dar continuidade à exibição da anterior jornada.
Destaque para Rolando que volta a ficar fora dos convocados, depois de ter recusado algumas propostas para a sua saída do plantel.

Diante da Olhanense o FC Porto deverá alinhar com:
Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, Lucho Gonzalez e João Moutinho; Hulk, Jackson Martinez e Atsu.




Espera-se uma boa assistência no Estádio do Algarve, com muito apoio dos adeptos azuis e brancos do Sul do país, que não perderão a oportunidade de verem ao vivo os Bicampeões.

O jogo disputa-se às 20h30 de hoje e terá transmissão televisiva na SportTV 1.

Bom fim de semana

Força Porto!

FC Porto * Plantel 2012/2013


Guarda-Redes: Helton; Fabiano, Kadu

Defesa Esquerdo: Alex Sandro, Emídio Rafael, Quiñones

Defesa Direito: Miguel Lopes, Danilo

Defesa Central: Rolando, Otamendi, Maicon, Mangala, Abdoulaye

Médio Defensivo: Fernando

Médio Interior Direito: Lucho, Castro

Médio Interior Esquerdo: João Moutinho, Defour

Ala Direito: Iturbe, Kelvin, Varela

Ala Esquerdo: James, Atsu

Avançado Centro: Kléber, Jackson Martinez

O mercado fechou, Moutinho e Hulk, pedras basilares da equipa permaneceram, e é este o plantel que VP tem à sua disposição para nos levar à conquista do Tri e bem longe na Champions.
Espero que Hulk e Moutinho tenham permanecido de alma e coração no clube, e que nos ajudem na conquista dos ambicionados títulos.
Uma palavra para o nosso Sapunaru, atleta que merecia permanecer junto de nós, mas que partiu para o Saragoça. Resta-nos agradecer-lhe tudo o que deu de Dragão ao peito e desejar-lhe sucesso. 
Sapu serás sempre um dos nossos!


Entradas

















Contratado pelo Inter de Milão.

Término do contrato e assinou pelo Atlético de Madrid.

Rescindiu e assinou pelo Rio Ave.

Rescindiu e assinou pelo Vitória de Setúbal.

Contratado pelo AEL Limassol.

Contratado pelo Panathinaikos.

Contratado pelo Belenenses.

Contratado pelo Sporting da Covilhã.

Contratado pelo Belenenses.

Rescindiu e assinou pelo CFR Cluj.

Beto
Assinou pelo SC Braga.

Belluschi
Contratado pelo Bursaspor. 

Alvaro Pereira
Contratado pelo Inter de Milão.

Addy
Rescindiu e assinou pelo V.Guimarães.

Sapunaru
Rescindiu e assinou pelo Saragoça. 

Contratado pelo Trabzonspor.

Contratado pelo Zenit.

Empréstimos:

Grémio

Ukra, 24 anos (médio ala) 
Rio Ave

Jogadores que estavam emprestados e que vão para a Equipa B:

Sérgio Oliveira, 19 anos (médio) * Equipa B

Edu, 19 anos (médio) * Equipa B

David Bruno, 20 anos (defesa direito) * Equipa B  

Pedro Moreira, 23 anos (médio) * Equipa B

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Andebol * FC Porto fora da final da Supertaça

Benfica 28 - FC Porto 27

Jogo no Multiusos de Fafe


Sob a arbitragem da dupla constituída por Daniel Freitas e César Silva.

As equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:

Benfica: Vicente Álamo (gr), David Tavares (4), Inácio Carmo (1), Carlos Carneiro (9), Álvaro Rodrigues, Davor Cutura (5) e Dario Andrade (3). Jogaram ainda José Costa (4), Cláudio Pedroso, Tiago Pereira (2) e Ricardo Candeias (gr).
Treinador: Jorge Rito.

FC Porto: Hugo Laurentino (gr), Ricardo Moreira, Pedro Spínola (1), Gilberto Duarte (5), Daymaro Salina (3), Wilson Davyes (6) e Elias António. Jogaram ainda Filipe Mota (1), João Ferraz (10), João Ramos, Sérgio Rola, Hugo Rosário (1) e Alfredo Quintana (gr).
Treinador: Ljubomir Obradovic.

Marcha do marcador: 2-3 (5 minutos), 3-4 (10), 6-4 (15), 8-7 (20), 11-9 (25), 14-13 (intervalo), 15-14 (35), 18-19 (40), 21-22 (45), 22-22 (50), 26-25 (55) e 28-27 (resultado final).

O S.L. Benfica venceu esta noite o FC Porto Vitalis por 28-27, em jogo da segunda meia final da Supertaça de Andebol que está a decorrer no Multiusos de Fafe. Um excelente espectáculo, se atendermos a que estamos no início da época.

O clássico entre S.L. Benfica e F.C.Porto Vitalis, que decidia o segundo finalista da Supertaça 2012, começou por não iludir as expectativas. Os minutos iniciais mostraram duas equipas com um andebol rápido, dois bons guarda-redes que não evitaram que nos primeiros seis minutos se marcassem outros tantos golos (2-4, aos 6 m.). O FC Porto era o maior interessado em imprimir velocidade ao jogo, tentando desta forma impedir as duas substituições «defesa x ataque» que o F.C. Porto Vitalis – sem Tiago Rocha e com Daymara Salino na posição de pivô - tentava implementar. Depois de estar os primeiros minutos em desvantagem no marcador, o SL Benfica empatou a partida aos 11 minutos (4-4) para pouco depois, com dois golos de David Tavares, passar para a frente do marcador (6-4, aos 14 m.). João Ferraz, chamado à equipa, rapidamente mostrou serviço empatando de novo a partida. E foi já a perder por 9-7 que Obradovic pediu o primeiro ‘time-out’, numa altura em que o SL Benfica ameaçava fugir. O intervalo chegou com o SL Benfica a vencer por tangencial 14-13, fruto de uma iniciativa individual de Tiago Pereira.


O FC Porto Vitalis – já com Sérgio Rola na ponta direita e Alfredo Quintana na baliza - entrou melhor no segundo tempo e virou o resultado a seu favor e não foram precisos mais do que nove minutos para voltar a ver a turma de Obradovic com três golos de avanço (16-19) o que provavelmente motivou o pedido de ‘time-out’ por parte de Jorge Rito. Alguns erros do FC Porto ditaram novo empate (20-20) à passagem do minuto 43, prendendo cada vez mais a atenção do muito público que preenchia em excelente número as bancadas do Multiusos de Fafe. A meio do segundo tempo (20-21) Jorge Rito substituiu Vicente Alamo por Ricardo Candeias que entrou muito bem em jogo. O jogo conheceu então ainda maior emotividade e equilíbrio, com empates sucessivos até ao 26-26 verificado aos 55 minutos. Numa altura em que qualquer erro podia ditar o desfecho final, as equipas foram mais cautelosas, arriscaram menos e o primeiro erro aconteceu para o lado do FC Porto quando João Ferraz – a fazer uma exibição imaculada – desperdiçou um livre de sete metros.

Na resposta, o SL Benfica adiantou-se (27-26) mas Ferraz redimiu-se fazendo o empate a 27, a minuto e meio do fim. Carneiro, com um remate em apoio, voltou a colocar o Benfica na frente e, com um pouco menos de um minuto para jogar e a perder por um, Obradovic pediu ‘time-out’ e depois arriscou tudo, tirando o guarda-redes fazendo entrar mais um jogador para o ataque. A opção não teve os frutos que o técnico portista desejava e o SL Benfica garantiu o triunfo por 28-27 que lhe vale a entrada na final de domingo (17 h. – RTP 2) onde vai defrontar o Sporting CP.


 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Andebol * FC Porto vence Torneio Memorial Roger Schmit

Publicado no jornal "O Jogo"
O FC Porto venceu este domingo o HCB Karvina, da República Checa, por 35-21, e conquistou a segunda edição do Memorial Roger Schmit, torneio disputado no Luxemburgo. No dia anterior os dragões já haviam derrotado o Handball Esch - a equipa da casa -, por 28-22, e o franceses do Ivry, por concludentes 33-17.

O FC Porto na final marcou da seguinte forma: Gilberto Duarte (3), Wilson Davyes (2), Daymaro Salina (7), Pedro Spínola (5), Elias António (2), Ricardo Moreira (1), Filipe Mota (2), João Ferraz (1), Hugo Rosário (2), Jacob (6) e Sérgio Rola (4).

"Faz um mês que estamos a trabalhar, a nossa forma começa a aparecer e já com todos atletas a contribuir para o bom rendimento da equipa. Para o nosso principal objetivo, que é dia 8 (acesso à Liga dos Campeões) ainda faltam 15 dias, mas estamos no bom caminho", referiu Ricardo Costa, o treinador adjunto dos azuis e brancos.

Com a conquista de dois prémios individuais por parte do conjunto de Ljubomir Obradovic - Wilson Davyes foi considerado o melhor jogador e Hugo Laurentino o melhor guarda-redes - , Ricardo Costa admite que "melhor não podia ter sido" e salientou ainda um último facto: "Ninguém se lesionou, não houve nenhuma baixa e isso é importante".

Refira-se que na próxima semana, em Fafe, o FC Porto disputa a Supertaça, jogando o acesso à final no dia 31, sexta-feira, com o Benfica. Na outra meia final encontram-se Sporting e Madeira SAD.

Uma semana depois surge então a grande meta azul e branca deste princípio de temporada, com a disputa do acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Belgrado (Sérvia), os dragões começam por jogar com o Partizan. A outra meia-final opõe o HC Sloga (Bósnia) ao Lovcen Cetinge (Montenegro).

domingo, 26 de agosto de 2012

Dinâmica, Domínio e Lucho

O FC Porto presenteou os seus adeptos com uma exibição consistente, com domínio e controlo absoluto de um adversário impotente para travar a avalanche ofensiva, sob o comando de Lucho, com a classe de Hulk e a magia de Atsu.

Foram só quatro, mas o Vitória arriscou-se a ser humilhado no Dragão.

Desde de VP sentou o "cú no mocho", esta foi a melhor exibição da nossa equipa, e porquê?
Dinâmica, Domínio e Lucho ... e colocou as peças no lugar certo!

O nosso miolo foi dinâmico, ao contrário do jogo em Barcelos, fizemos circular a bola ao invés de correr com ela.
Tivemos dois verdadeiros laterais de qualidade, que subiram no corredor, que criaram desequilíbrios.
As constantes trocas de posição entre os médios e os extremos, com os laterais em apoio, é a dinâmica que nós portistas ansiávamos à muito.
Fernando secou tudo à volta, Moutinho fez uma exibição de grande inteligência táctica, e assim Helton, Maicon e Otamendi foram espectadores privilegiados da avalanche ofensiva da nossa equipa.

Atsu aqui e ali criou lances mágicos, deixando o capitão vimaranense envergonhado perante tal afronta.
Este diamante precisa ser lapidado, mas para tal tem de ter continuidade na titularidade.
Atsu é o verdadeiro extremo do plantel.
Ao contrário dos seus colegas de sector, não finta e foge para dentro, finta em progressão deixando o lateral adversário como uma barata tonta, pois nas suas costas aparecia Alex Sandro a explorar aquele espaço deixado pelo jovem ganês.
É no espaço entre o lateral e o central que se criam mais desequilíbrios numa defensiva contrária.
Uma palavra para Hulk que nos últimos dias tem visto o seu nome nos jornais, mas que tem grande tolinha e demonstrou mais uma vez ser um grande profissional.
Hulk a sair do nosso Porto merece um clube e um campeonato compatível com a sua qualidade.
Nós portistas temos a esperança que ele permaneça de dragão ao peito, mas entendemos que o futebol é mesmo assim, e se surgir um bom contrato para o Incrível, teremos de compreender e aceitar a sua decisão de mudança.

Voltando ao jogo, nem com um penalti roubado do tamanho da Torre dos Clérigos, caiu o Carmo e a Trindade, e a equipa ao contrário de outros jogos, continuou no seu caminho da procura incessante do golo.

Jackson está a evoluir na sua adaptação ao clube e cidade. 
Pediu a Hulk para marcar o penalti e o Incrível concedeu com humildade e como grande capitão que é, essa oportunidade.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Os adeptos nas bancadas mereceram esta boa exibição.
Esperámos pois que a equipa agora não caia na bipolaridade patenteada na época passada.
Temos um excelente plantel, e temos tudo para ser tri campeões, para tal basta humildade e Ser Porto dentro e fora do campo.
James teve uma pequena lição, ficou no banco e viu Atsu a dizer presente. Não se pode querer o céu rápido demais.

Faltam poucos dias para o fecho de mercado e para a definição do plantel. 
Iturbe parece ser carta fora do baralho, após mais uma semana de twi"tanso". Nem com o "tutor" Lucho, o jovem argentino aprendeu o que a casa gasta, por conseguinte será salutar o seu empréstimo para que desça à terra.

Bom domingo para todos e para a semana há mais!

sábado, 25 de agosto de 2012

Que Dragão no seu habitat?

Depois de um arranque algo frustrante, por não ter ganho um jogo simples e por não ter aproveitado o empate do principal rival, fica no ar que Dragão vamos ver hoje no seu habitat, junto dos adeptos, e perante um adversário um pouco mais forte do que o anterior.

Como se não bastasse esta estreia negativa, a semana que passou foi fértil em movimentações no mercado. Para além das saídas confirmadas de jogadores que estavam na lista de dispensas, houve fortes rumores, sobretudo depois das exibições e declarações no ultimo jogo, que Moutinho e Hulk querem mesmo sair do FC Porto, e que Tottenham e Zenit/Chelsea estão altamente interessados neles e estão a jogar com o tempo para baixar as exigências que a SAD impõe.

Até aqui, por muito negativo que seja a saída dos jogadores, é algo normal de acontecer, não a 1 semana de fechar o mercado obviamente, agora se esta movimentação mexeu num jogo com o Gil Vicente que consequências terá num jogo com o Vitória de Guimarães que até se bateu bem contra o Sporting?

O Vitória apresenta-se nesta época algo debilitado do ponto de vista financeiro,mas fez algo que merece elogio, não gastou muito e preocupou-se em vender e limpar o balneário. Não tem uma equipa mais forte do que na época passada, mas continua com um conjunto de jogadores que podem complicar a vida a um FC Porto que está muito debilitado do ponto de vista ofensivo e que parece que mesmo com Hulk não se viu grandes melhorias.

Se calhar o problema está mesmo na táctica que aparentemente é 4X3X3, mas com James a forçar o 4X4X2, sem que exista dois avançados centro!

Vítor Pereira entendeu manter a mesma convocatória do jogo em Barcelos. Talvez fizesse sentido a presença de Janko, Rolando e Iturbe, talvez, mas se no caso de Rolando é evidente que a SAD o quer vender, já no caso de Janko, não faz muito sentido quando até as noticias que surgem é de uma saída de Kléber, contudo, é bem provável que Lima chegue ao FC Porto no final da próxima semana e isso possa fazer com que Janko siga o percurso contrário, talvez, mas só assim é que faz sentido Vítor Pereira apostar em Kléber e não em Janko! Quanto a Iturbe, continua o mal amado, o tal que é disciplinado, ao contrário de outros que arrumam confusão para baixar o valor de mercado!

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



Neste momento o problema desta equipa é no ataque e algum reflexo no meio campo. O meio campo não funciona, não tanto porque Moutinho quer sair, mas sobretudo porque numa táctica de 4X3X3, James insiste, com ou sem o aval de Vítor Pereira de se colocar em zonas mais centrais do campo. Isso faz com que, não jogando com 2 avançados móveis, que nem o meio campo nem o ataque funcione!

Mas até pode ser uma táctica nova com a assinatura de Vítor Pereira, tudo para dar a posição 10 a James de 21 anos, o que me parece algo absurdo, mas entrando no absurdo da questão, era preciso para funcionar que o FC Porto jogasse com 2 avançados móveis e que os laterais subissem mais no relvado.

Se a ideia mais logo é colocar Hulk e James a apoiar Jackson, então se calhar teremos um 4X4X2 e não um 4X3X3. A questão é: A equipa tem treinado em 4X4X2?! É que pelo que se viu em Barcelos, Hulk apareceu à direita e à esquerda, como é habitual jogar, logo não parece que este ano tenhamos uma táctica diferente.

A indefinição do mercado também tem quota culpa nas escolhas de Vítor Pereira. Com Varela no banco, quando é a par de Hulk, um jogador para jogar na linha, só se percebe a ausência dele por estar catalogado para sair. Apostar em Atsu, para entrar em campo e resolver parece prematuro demais com possíveis consequências para um jovem com enorme potencial, ter o peso de mudar algo na equipa, quando lá estão jogadores como James, Hulk e Varela!

Sendo assim, é provável que Vítor Pereira mexa no onze inicial. Na defesa, Mangala deverá dar o lugar a Alex Sandro, enquanto que do lado direito ainda é provável que Miguel Lopes continue com a titularidade.

No meio campo, a dúvida só poderá ser Moutinho se tiver para sair do FC Porto, caso contrário manter-se-á o mesmo tridente de Barcelos.

No ataque, e se o mercado estivesse fechado ou Varela não estivesse na lista de cedências, o prudente seria colocar Hulk e Varela na equipa a apoiar o tal avançado 8.8M€.

Mas como a prudência nem sempre é encarada apenas no jogo de futebol, existe outros variáveis, é provável que James surja no onze no lugar de Varela.

Equipa provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Hulk e Jackson.

Estamos na 2ª jornada do campeonato, nada está hipotecado é certo, mas este jogo é fundamental para a equipa arrancar com o pé direito no mês de Setembro, mês que para além da Liga terá já jogos da Champions. Um resultado negativo logo à noite, para além das consequências na última semana de mercado aberto, poderá catapultar a equipa para um estado de nervosismo que, no caso da Champions, poderá resultar em consequências financeiras tão graves como o ano passado.

A equipa precisa de tranquilidade, não virá a tempo do jogo desta noite, mas Vítor Pereira tem de reunir as tropas e escolher aqueles que estão melhor fisicamente e psicologicamente, senão… senão teremos outro jogo amorfo e sem qualidade, e sem os 3 pontos que se exige.

O jogo tem início marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ataque Desnorteado…

Se na pré-época a ausência de Hulk justificava alguma incapacidade atacante, sobretudo nos últimos jogos com Valencia, Lyon e Académica, hoje, nem mesmo com Hulk a equipa deixou de aparentar desnorte no que diz respeito à forma de atacar.

Com Varela no banco, provavelmente a par com Hulk, aquele que melhor faz uma ala, mais uma vez viu-se James a jogar no meio do ataque. Se é estratégia de Vítor Pereira, então muito trabalho há pela frente, pois com James a actuar no meio a confusão é total no meio campo, nem Lucho nem Moutinho se entendem. Se não é estratégia, então Vítor Pereira tem de corrigir o jogador ou então no limite apostar em alguém que se fixe numa das alas, tal como Hulk fez!

E é aqui neste pequeno grande pormenor que acaba por justificar um empate frustrado, frente a um adversário que preocupou-se em não jogar futebol e com uma arbitragem simples mas como é óbvio tendenciosa contra o FC Porto, pois quem não vê duas placagens em bolas paradas como aquelas e viu por exemplo 3 penaltis em 20 minutos no estádio do clube do regime, na época passada, das duas uma, ou perdeu qualidade de visão, ou continua com a habilidade a roçar o ingénuo anjinho de preto!

É constrangedor como é que Vítor Pereira não consegue motivar a equipa e os jogadores sentirem uma motivação extra, quando sabem que o árbitro do jogo é Duarte Gomes, ou Bruno Paixão ou mesmo João Ferreira. O histórico é tão vasto, que de facto estes senhores já merecem um óscar de influenciar a nossa equipa a tornar-se apática, sem ideias e resignada ao apito!

O jogo só teve uma direcção, excepto em escassos 10, 15 minutos em que o Gil Vicente fez alguns remates perto da área, mas mesmo assim, sem necessidade de Helton defender qualquer bola. Mas o domínio não se traduziu em inúmeras situações de golo, provavelmente 2 ou 3 oportunidades claras, para um domínio de quase 60% de posse de bola!

E a questão que se coloca é: Como teria sido este jogo sem Hulk em campo?
Sim, porque Hulk foi um dos melhores em campo, foi o que mais desequilibrou, foi o que mais rematou, foi um dos que mais correu, sobretudo nos minutos finais onde fez um ou outro sprint deixando os defesas para trás. E convém lembrar que Hulk treinou pela primeira vez com o FC Porto na passada sexta-feira e sábado já estava na lista de convocados.

Quer isto também dizer que se existiam dúvidas, Hulk é mesmo imprescindível, ou será que alguém acredita que a SAD tem um jogador de qualidade para substituir Hulk na equipa, caso este seja vendido nestas duas últimas semanas de mercado?

Provavelmente teria no inicio da pré-época, mas a vontade de ter o tal ponta de lança que faltou durante a época passada fez com que a SAD investisse quase 9M€ num avançado, depois de em Janeiro ter investido 3M€ num jogador te ter feito um contrato de 3 anos!
Mas mesmo que Hulk fique, que é o mais provável, sobretudo depois de ouvir as declarações do próprio no final do jogo, é preciso dar orientação atacante a esta equipa. Defensivamente estamos muito seguros, mas ofensivamente está um desastre.

E nem mesmo com a atitude, positiva, de Vítor Pereira em mudar o sistema de jogo com a entrada de Kléber, ainda muito cedo, fez com que as coisas melhorassem. Ora, é problema de sistema ou de jogadores?

Eu diria que é sobretudo problema de sistema. O FC Porto nem jogou em 4X3X3 nem em 4X4X2, foi uma mistura de dois sistema que obviamente não deu frutos, salvo os remates com perigo de Hulk!

Foi também possivel observar um rendimento muito aquém de João Moutinho, desta vez titular, mas ao contrário dos minutos que jogou em Aveiro, esteve triste em campo, errou vários passes, andou muito desorientado em campo, vai-se lá saber porquê!
Curiosamente, Vítor Pereira deixou no banco Varela, provavelmente a par com Hulk, os dois jogadores que melhor jogam no sistema 4X3X3 e nem convocou Iturbe, que no jogo em questão provavelmente faria sentido alguma criatividade e rapidez, ainda que de forma egoísta.

A situação do mercado estar aberto até final do mês e com as provas já iniciadas de facto não ajuda, mas, não se percebe porque razão a SAD não faz o mesmo que a SAD do Sporting faz, colocar uma data limite para o accionamento do valor das cláusulas de rescisão. Nesta altura, quer Hulk, quer Moutinho já sabiam que só sairiam se batessem o valor da cláusula e provavelmente, os clubes interessados, não deixam para os últimos dias numa tentativa de pressão para comprar mais barato.

Vão ser duas semanas de muitas decisões e com mais um jogo pelo meio, a estreia no Dragão frente ao Vitória de Guimarães. Até lá, há que definir uma estratégia para esse jogo, e com tantas variáveis, o mais seguro é não inventar nada e colocar a equipa a jogar lá na frente como fazia o ano passado.

Nem tudo foi negativo, o resultado foi sem dúvida péssimo, mas a equipa não jogou mal, esteve mal do ponto de vista atacante, mas pelo menos não fizemos a figura da época passada.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Uma palavra final para os adeptos que preencheram o pequeno estádio de Barcelos e apoiaram a equipa até ao apito final de Duarte Gomes. Todos acreditaram que a bola iria entrar, mas infelizmente não entrou e assim se perdeu a oportunidade de estar 2 pontos á frente dos rivais de Lisboa.

Muito trabalho, Vítor, muito trabalho a fazer…

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sábado, 18 de agosto de 2012

Passado é passado, este é para ganhar!

Depois da abertura oficial da época com a conquista do 72º título oficial da história do clube, a 19º Supertaça, amanhã o FC Porto inicia a caminhada rumo ao tão ambicionado TRI.

Ditou o sorteio que nesta primeira jornada o FC Porto defrontará o Gil Vicente que cometeu a proeza de ter sido a única equipa a vencer para a Liga o FC Porto, na época passada. Mas passado é passado, e este jogo é para ganhar e colocar de lado quaisquer lembranças, ainda que o árbitro, curiosamente, vem da melhor elite dos quadros de árbitros, nada mais nada menos, Duarte Gomes!

O Gil Vicente não alterou muita coisa para esta época. O treinador é o mesmo, saíram alguns jogadores, entraram outros, mas a base da época passada está lá. E já se percebeu que estão motivadíssimos para voltar a fazer uma gracinha, o que pela nomeação de Duarte Gomes, as probabilidades de algo semelhante ao ano passado acontecer, aumentaram!

Do lado do FC Porto, Vítor Pereira teve uma semana agitada, com muitas ausências mas ontem conseguiu reunir praticamente todo o plantel, ainda mais extenso agora depois da chegada do trio Olímpico. Com Alvaro Pereira, limitado e com o futuro a ser negociado e Rafa em tratamento, todos os restantes treinaram sem limitações.

A inclusão de Danilo, Hulk e Alex Sandro não constituiu surpresa, uma vez que do lado esquerdo da defesa e no ataque, claramente o FC Porto está necessitado de opções de qualidade, como demonstrou os últimos jogos.

Ainda assim, nota de destaque a ausência de Rolando, preterido por Mangala e pela dupla que já se vem a afirmar desde o final da época passada, Iturbe, que jogou a titular na selecção su-20 da Argentina, mas que mesmo com a cedência de Djalma, continua sem ser opção nos convocados e Janko, que aparentemente recuperado, foi preterido por Kléber, que à semelhança do que fez a época passada, continua com o mesmo rendimento na equipa, provavelmente nos treinos não, mas a não ser que Janko esteja à procura de clube, não é compreensível esta opção de Vítor Pereira.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



Com apenas 2 dias de trabalho com o plantel, desde que arrancou a pré-epoca, o trio Olimpico deverá ser opção para o jogo de amanhã, sobretudo Alex Sandro e Hulk. Os jogadores estiveram integrados com a selecção Brasileira e no caso de Alex Sandro e Hulk até jogaram com alguma regularidade, pelo que a chamada de ambos ao onze não deverá constituir surpresa pelas lacunas existentes. Já no caso de Danilo, com Miguel Lopes já com algum ritmo competitivo e Danilo que jogou pouco na selecção é natural que Vitor Pereira aposte em Miguel Lopes de início.

Quanto a Hulk, muito se especulou desde o final da época passada, ainda mais com o fim dos jogos Olímpicos, mas o que é certo é que o jogador está convocado e irá jogar amanhã. Está no ar mais um caso Falcão esta época, que curiosamente também jogou na primeira jornada, mas depois forçou a saída. Esperam os Portistas que Hulk não repita a triste façanha. Já se percebeu que a prioridade da SAD é colocar jogadores que não contam no plantel, como são os casos de Sapunaru, Belluschi, Ukra, Addy, Bracalli e ceder em definitivo Alvaro Pereira, Rolando, Sereno e talvez até Janko. Estas são as prioridades da SAD, pelo que entendo que a estratégia de não ceder a valores abaixo dos 50M€ no caso de Hulk é uma estratégia correctíssima.
É então com alguma expectativa que se espera para ver se Hulk é titular, indicador claro se a SAD está a negociar ou não e qual será o desempenho dentro do campo com a camisola do FC Porto.

Outro dado a confirmar é a presença ou não de João Moutinho no onze. Esta semana Villas Boas, aparentemente, desistiu da contratação, mas o discurso poderá dizer precisamente o contrário.

Equipa Provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Hulk, James e Jackson.

Será igualmente interessante constatar se o rendimento de Jackson Martinez melhorará com a presença de Hulk em campo. À partida deveria melhorar, pelo que será mais um pormenor a estar atento, um jogador que na minha opinião não era a opção adequada para o FC Porto, mas que o golo solitário e da vitória na Supertaça e a possibilidade de ter Hulk a servi-lo poderá potenciar o rendimento deste jogador.

A equipa de Vítor Pereira tem vindo a demonstrar uma segurança defensiva muito aceitável para o início de época, mas uma fraca produção atacante. A entrada de Hulk pode ajudar e muito, mas é preciso rever o modelo de jogo, pois tem sido notório a presença de James no centro do ataque e uma clara deficiência no jogo pelas alas e a servir o avançado. Os laterais poderão este ano ter um papel mais atacante, mas é preciso depois compensar a nível do meio campo, o que não tem sido uma táctica explorada neste inicio de temporada.

Importante para já a conquista dos 3 pontos, pela vitória em si e pela moral que dá sempre a uma equipa começar com uma vitória a época desportiva.

Um apelo a todos os adeptos que possam ir a Barcelos apoiar o FC Porto e mostrar a nossa força junto da equipa.

O jogo está marcado para amanhã as 18:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Djalma emprestado ao Kasimpasa (Turquia)

O avançado angolano, que chegou ao FC Porto na época passada, foi emprestado do Kasimpasa da Turquia e já viajou para Istambul.

Apesar de ter jogado 14 encontros na época passada e ter sido utilizado com regularidade na pré-temporada, o serviço demonstrado por Djalma não foi suficiente para convencer Vítor Pereira e permanecer no plantel portista.

Depois do encontro de Angola com Moçambique, o extremo ainda regressou à cidade do Porto mas apenas para se despedir dos colegas e tratar de assuntos pessoais.

Djalma cumprirá, este sábado, os habituais exames médicos e será apresentado como reforço do Kasimpasa, que subiu ao escalão principal do campeonato turco em 2011 e terá como objectivo a manutenção para a nova época desportiva.

Vítor Pereira  “Não quero estar aqui a comentar saídas ou entradas de jogadores. Se fosse falar nisso sempre, não fazia mais nada… A único coisa que posso dizer é que Djalma vai ser cedido ao Kasimpasa, porque manifestou o desejo de jogar mais”.

O pai do jogador angolano está, contudo, confiante de que já na próxima temporada, a "qualidade" de Djalma o fará regressar ao Dragão, onde se poderá "afirmar": "Neste momento, o FC Porto está cheio de jogadores novos e as possibilidades de jogar eram poucas. Um internacional como o Djalma tem de estar sempre a jogar."

"Pensei que o Djalma tinha condições para continuar no FC Porto, mesmo com a necessidade de trocar de posição, mesmo sabendo que ele não é lateral direito. Actualmente, um jogador profissional joga em todas as posições", considerou, em declarações a Bola Branca.

O pai do atleta dos dragões acredita que o filho "se vai dar bem" na Turquia e entende que "o clube turco é uma boa escolha".

"Ele vai continuar ligado ao FC Porto. O Kasimpasa subiu de divisão, acredito que está a fazer uma aposta forte. Para quem quer jogar mais vezes este clube encaixa", concluiu.


Recorde-se que Djalma, proveniente do Marítimo tem contrato válido com os Dragões até 2016.

Pessoalmente, gosto de Djalma. O angolano é um jogador abnegado, é bom tácticamente, e renuncia ao individual em prol da equipa.
Compreendem-se os motivos da decisão de empréstimo. 
Djalma precisa jogar para evoluir.
Boa sorte Djalma, nesta nova etapa da tua carreira.

Andebol * FC Porto vence novamente Ademar Léon por 32-29

João Miguel Ferraz foi o melhor marcador com oito golos
Publicado em ojogo.pt

Ao segundo jogo com o Ademar Leon, terceiro classificado do campeonato espanhol do ano passado, o FC Porto somou a segunda vitória.

Se ontem, no Dragão Caixa, os portistas venceram por 28-26, este sábado, em Resende, derrotaram os espanhóis por 32-29.

João Miguel Ferraz, um dos dois reforços dos Dragões, foi o melhor marcador do FC Porto, com oito golos, tendo precisando de apenas dez remates (falhou um livre se sete metros e uma bola aos seis metros).

De resto, os homens de Obradovic, que chegaram a estar a ganhar por sete golos, marcaram da seguinte forma: Ferraz (8), Pedro Spinola (7), Gilberto Duarte (6), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (2), Hugo Rosário (2), Jacob (1), Filipe Mota (1) e Sérgio Rola (1).

O próximo jogo de preparação do FC Porto é na quarta-feira, com o ABC.

Andebol * Supertaça - FC Porto defronta Benfica nas meias-finais

Benfica e FC Porto defrontam-se a 31 de Agosto, sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Fafe, em partida das meias-finais da Supertaça de andebol, de acordo com o sorteio realizado no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

Além do escaldante dérbi entre águias e dragões, às 20 horas, Sporting e Madeira SAD discutirão a outra vaga na final, naquela que será a primeira partida do dia, às 18 horas.

Domingo, dia 2 de Agosto, às 17 horas, discute-se a final, enquanto às 14h30 será disputada a partida do 3.º e 4.º lugares.


Andebol * FC Porto 28 - Ademar León 26 *Pré-época 2012/2013

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto bateu esta sexta-feira os espanhóis do Ademar León por 28-26, num jogo de preparação da equipa de andebol. Os Dragões perdiam ao intervalo por 12-14, mas nos últimos minutos deram a volta.

Numa partida em que o guarda-redes da equipa mostrou grande inspiração, os Dragões tiveram na dupla Gilberto Duarte e Wilson Davyes a principal força atacante, com os dois jogadores a valerem 15 dos 28 golos portistas.

De resto, ambas as equipas cometeram vários erros técnicos, ou não estivéssemos em início de época.

As duas equipas voltam a encontrar-se este sábado, às 17h00.

FC Porto: Hugo Laurentino, Gilberto Duarte, Filipe Mota, Daymaro Amador, Ricardo Moreira, Elias António e Wilson Davyes.

Também jogaram: Alfredo Quintana, João Ferraz, Pedro Spínola, Sérgio Rola e Hugo Rosário.

Marcadores: Gilberto Duarte (8), João Ferraz (3), Pedro Spínola (2); Daymaro Amador (1), Ricardo Moreira (4), Elias António (2), Wilson Davyes (7), Sérgio Rola (1).

Esta foi a terceira partida de pré-época e a segunda vitória, depois de os homens de Ljubomir Obradovic terem perdido com o Pilotes Posada, em Vigo, e ganho ao Cangas, no Dragão Caixa