quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hóquei em Patins * FC Porto vence XI Torneio das Vindimas

Foto do site http://hoqueipatins.com
Publicado em fcporto.pt

O FC Porto conquistou o XI Torneio das Vindimas, que se disputou no Pavilhão do Candelária, na ilha açoriana do Pico. Na terceira jornada, do passado domingo, os Dragões bateram o Candelária por 7-2, terminando a prova só com vitórias e 18 golos marcados e apenas quatro sofridos.

A equipa da casa foi derrotada graças a golos de Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros, Jorge Silva, Tiago Santos, Hélder Nunes (2) e Vítor Hugo. Ao intervalo, os azuis e brancos já triunfavam por 4 - 0. Nas outras duas jornadas, o FC Porto tinha vencido o Paço de Arcos, por 3-2, e o Turquel, por 8-0.

Classificação Final:
SENIORESPtsJVEDGolosDif GolPts 
%
FC Porto93300184+140%
Candelária SC63201513+-80%
HC Turquel33102410-60%
CD Paço de Arcos0300349-50%
Fonte http://hoqueipatins.com

Edo Bosch foi eleito o melhor guarda-redes do torneio e Vítor Hugo e Tiago Santos foram os melhores marcadores, com quatro golos.

Todas a informações do torneio no site hoqueipatins.com (clica para visualizar).

Hóquei em Patins * FC Porto no grupo B da Liga Europeia 2012/13

Publicado em fcporto.pt

O sorteio da fase de grupos da Liga Europeia 2012/13, realizado no sábado na Casa da Cultura de Paredes, ditou que o FC Porto vai defrontar na “poule” B os italianos do Amatori Lodi e os franceses do Saint Omer. O terceiro adversário será espanhol, podendo ser o Noia ou o Blanes.

Esta indefinição deve-se ao processo disciplinar que corre contra o campeão europeu, o Liceo da Corunha. O Noia pode ser substituído pelo Blanes, caso se confirme a suspensão dos galegos das competições europeias por um ano.

A primeira jornada da fase de grupos está marcada para 10 de Novembro, com os dois primeiros de cada grupo a apurarem-se para os quartos de final (6 e 20 de Abril de 2013, com jogos em casa e fora). A habitual final oito será assim substituída por uma final a quatro (25 e 26 de Maio).

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entrevista exclusiva a Pedro Clara, atleta de Boccia do FC Porto

Pela primeira vez no Pronuncia do Dragão teremos o prazer de entrevistar um atleta do nosso FC Porto. 

E não é um atleta qualquer, trata-se de Pedro Clara, atleta de boccia, possuidor de um palmarés invejável, e que muito tem honrado, aqui e além fronteiras o FC Porto e o nosso País. 
Trata-se de uma entrevista pós Jogos Paralímpicos, nos quais apenas conquistamos 3 medalhas, e nada melhor que Pedro Clara para nos falar da actual situação da modalidade que pratica em particular, bem como do Desporto Adaptado. 

Honra-nos a nós portistas o ecletismo do nosso clube, e o brio com que os atletas do desporto adaptado azul e branco, disputam cada competição, mesmo em condições difíceis, e muitas vezes sem os apoios devidos. 

Iremos também abordar algo que muito se fala na altura dos Jogos Paralimpicos. 
O porquê da imprensa não dar a cobertura das competições ligadas ao desporto adaptado a nível de clubes, e só se lembrarem destes valorosos atletas quando vencem uma medalha, e o porquê do Estado Português, por intermédio dos seus ministros, só aparecer na altura de posar para a foto com o medalhado. 

Estes e muitos temas serão abordados nesta entrevista. 

Antes de mais, obrigado por ter aceite o convite para esta entrevista, onde iremos abordar o Desporto Adaptado, e em particular o Boccia, na qual é um atleta referência, conquistando inúmeros títulos para o nosso FC Porto.
Em primeiro lugar pedimos-lhe uma pequena apresentação pessoal, pois infelizmente para muitos dos leitores do Pronuncia do Dragão, é um desconhecido dada a pouca visibilidade que é dada ao boccia?
Sim, infelizmente a visibilidade é quase nenhuma. Chamo-me Pedro, tenho 29 anos, vivo na Maia e pratico boccia no FC Porto há 8 anos. 

Como surgiu a oportunidade de ser atleta na modalidade e no FC Porto? 
Em 2004 soube que o clube tinha desporto adaptado e na altura indicaram-me a natação. Mas depressa percebi que nessa modalidade, não tinha hipótese de competir contra pessoas que tinham condições físicas muito superiores a mim e, como sou uma pessoa que só gosto de desporto de alta competição e adoro jogar para ganhar, tive que descobrir se existia outra coisa. No início de 2005 surgiu-me a possibilidade de experimentar o boccia. Percebi logo que aquela era a minha modalidade e hoje isso confirma-se! 

Explique aos nossos leitores em que consiste o Boccia? 
O boccia é uma modalidade que qualquer pessoa, independentemente da lesão muscular ou cerebral pode praticar. Existem 4 tipos de classe: BC1 – atletas com paralisia cerebral que necessitam de um acompanhante para lançar a bola ou direcionar a cadeira. BC2 – atletas com paralisia cerebral, mas que conseguem ser independentes durante o jogo, quer a lançar as bolas, quer a direcionar a cadeira. BC3 – atletas com paralisia cerebral ou não (deficiências motoras incapacitantes ao ponto de não conseguirem lançar as bolas sozinhos) que necessitam não só de um acompanhante mas também de uma calha (rampa) para efetuarem o lançamento das bolas. BC4 – que é o meu caso – atletas apenas com deficiência motora ou física que são capazes de jogar sozinhos, quer para lançar as bolas quer para direcionar e movimentar a cadeira.                                         

José Carlos Macedo
Tem algum ídolo na modalidade? 
Pode-se dizer que sim ... O atleta do SC Braga José Carlos Macedo. 

Qual o momento mais marcante da sua carreira? 
Felizmente, já tive vários momentos marcantes, aquando das conquistas de alguns títulos, quer a nível individual quer em pares, mas o momento mais marcante foi sem dúvida quando decorria o ano de 2007, onde em Fátima fui Campeão de Portugal e no regresso fui convidado para ir ao Estádio do Dragão para ser homenageado, no último jogo do campeonato. Lembro-me que em muito jovem, um dos meus sonhos era sentir o calor de uma moldura humana a apoiar-me e a ovacionar-me. Nesse dia esse sonho foi concretizado e ainda hoje quando me recordo disso, me consigo sentir completamente “arrepiado” da emoção do momento indescritível e sem dúvida mais marcante da minha carreira! 

Que título lhe deu mais gozo vencer? 
Costuma-se dizer que o primeiro título é sempre o mais saboroso e ambicionado, comigo foi exatamente igual. Em 2007, e embora o título não tenha sido o mais importante, na altura fui campeão regional, mas teve um sabor ainda mais especial, porque na altura venci o Tri Campeão do Mundo e Vice - Campeão Paralímpico, Bruno Valentim. Para mim, nesse jogo da final esqueci o tipo de campeonato que era e só quis desfrutar do momento de defrontar um gigante como ele e claro, o facto de ter ganho o meu primeiro título dessa forma, foi sem dúvida o título que me deu mais gozo vencer. 

Na sua opinião qual o melhor jogador da actualidade português e estrangeiro? 
Falando apenas em atletas da minha classe, em Portugal há neste momento 3 excelentes atletas e penso que estamos mais ao menos ao mesmo nível e por isso, temos partilhado os títulos entre nós, nos últimos 2 anos. Estou a falar dos meus adversários mais diretos, Fernando Pereira (APPC do Porto) e Domingos Vieira (SC Braga). Quanto ao estrangeiro, a concorrência é elevadíssima e existem uns 10 atletas que poderemos dizer, estarem todos a um nível equiparado, onde muitas vezes é a sorte que decide quem vence. Mas posso dar alguns exemplos: do Brasil, existem dois que até agora continuam invencíveis já há 4 anos. Depois há os atletas de países como China, Canadá, Inglaterra, Espanha, Rep. Checa, Hong Kong, todos eles a um nível excecional! 

O SC Braga é uma referência na modalidade e tem fomentado imenso a mesma, pensa que o FC Porto está a perder caminho para o SC Braga? 
São duas realidades completamente diferentes uma da outra e a verdade é que não as podemos comparar da mesma forma os dois clubes e a maneira como estão no boccia. O SC Braga abriu a secção do boccia e consegue sustentá-la através de patrocínios que conseguem pagar as despesas dos atletas e seus acompanhantes. As pessoas envolvidas lutam para que a modalidade possa ser sustentada e conseguem. No FC Porto as coisas não acontecem da mesma forma. Há apenas um patrocínio de uma empresa quando muito, como por ex. a TMN ou o BANCO ESPIRITO SANTO mas essa verba não chega para quase nada, até porque o FC Porto não tem apenas o boccia, tem também a natação e o ténis de mesa. Nós atletas, achamos que o desporto adaptado não é apoiado como devia e não sei porque é que por exemplo, uma vez que cada vez é mais difícil suportar as despesas de tantos atletas, em deslocações e estadias, O FC Porto não admite que não tem as condições necessárias para o fazer e não pede ajuda às empresas para que nos patrocine, como faz por exemplo a equipa do SC Braga. Eu, que já estou no boccia há 8 anos sempre fui apoiado, quer com equipamentos, quer com despesas de deslocação a campeonatos, o ano passado vi a minha participação ao campeonato nacional no Seixal condicionada, porque fui eu que tive que pagar a deslocação. Facto que achei lamentável, uma vez que sempre representei o meu clube com todo o respeito e dedicação. Portanto, quando se fala do facto de o FC Porto “estar a perder terreno” para o SC Braga, a verdade é que o FC Porto na modalidade do boccia, nunca teve à frente do SC Braga, quer pela forma como sustentam o boccia, quer pela forma exemplar que lidam com os seus atletas e lhe dão o ânimo necessário e que qualquer atleta gosta de receber! 

Li há uns dias uma notícia de que o Boccia se encontra em crise, e que Portugal deixou de ser uma potência no boccia. Acha que o problema reside onde? 
A grande questão não será essa ... Não penso que o facto de já não sermos a potência que éramos se deve a uma crise no boccia, mas o principal reside na forma como os outros países se preparam. Portugal prepara-se da mesma forma de sempre, ao longo de vários anos, os outros países é que atualmente se preparam de uma forma muito superior e claro que os resultados têm que aparecer. Estou convencido de que se o Estado investisse no desporto adaptado como por exemplo, o Brasil, a China e a Inglaterra os resultados seriam bem melhores. 

O que pensa do actual panorama do Boccia e do desporto adaptado em geral em Portugal e do seu futuro? 
O atual panorama é o mesmo que referi na pergunta anterior ... o Estado Português não investe nem apoia os seus atletas e no futuro será muito difícil garantirmos a participação nos Jogos Paralímpicos de 2016 em algumas das classes. Sem condições os resultados não irão aparecer com certeza. 

Corrobora da opinião do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Humberto Santos, que existem falta de patrocínios e outros apoios do sector privado ao desporto adaptado? 
Sem dúvida que os patrocínios são praticamente nulos. Só quando temos uma alma “caridosa” a dar este ou aquele patrocínio, como por ex. em 2008 quando o futebolista Luís Figo e a Galp doaram uma verba para os Jogos Paralímpicos. Caso contrário, os apoios não existem. Mas ao falar de falta desses apoios, também não nos podemos esquecer que mais uma vez o Estado não dá o exemplo. Paga sempre mal, e como se não bastasse ainda paga atrasadíssimo. Só o mês passado me foi liquidado por ex. o valor de uma medalha ganha no campeonato da Europa que já foi no ano de 2009!! Quanto às bolsas, o atraso já vai em 7 meses! Isto já para não falar da grande descriminação que fazem em relação a atletas olímpicos e paralímpicos. Somos atletas portugueses todos mas pelos vistos não nos consideram como aos outros, e até no valor das medalhas e prémios fazem sentir essa diferença! 

"Gigantes somos nós. Uma pessoa que supera uma deficiência, vem aos Jogos Paralímpicos e vem dar o seu melhor não merece muito mais louvor que quem dá dois chutos numa bola" e “um atleta paralímpico merece muito mais reconhecimento do que quem dá dois chutos numa bola", afirmou Simone Fragoso nadadora paralímpica, lançando uma dura crítica a Cristiano Ronaldo, que poderia no entender dela ter dado apoiado a missão portuguesa. Que pensa desta declaração? 
Penso que todos os atletas com deficiência sentem essa revolta e nessas declarações não falou só por si mas por nós todos. E quanto ao facto de “pedir” apoio a um atleta tão conceituado, claro que não podemos exigir nada a ninguém, mas penso que ficaria bem, não só ao Cristiano Ronaldo como a tantos outros futebolistas portugueses que não ficariam pobres se nos apoiassem um pouquinho que fosse. 

Como comenta a prestação portuguesa dos seus colegas de boccia nas olimpíadas? 
Em geral, penso que foi uma prestação positiva dos meus colegas. As duas medalhas vieram do sítio onde eu pessoalmente mais esperava. São os 3 melhores atletas da classe em Portugal e por isso, os que melhores condições reuniam para o fazer. Mais uma vez, Parabéns!! 

Ficou surpreendido pelo facto de Portugal no conjunto de todas as modalidades, ter só obtido três medalhas, duas no boccia e uma na prova do salto em comprimento F20? 
 Sinceramente não me surpreendeu, uma vez que sabia a forma como os outros países se estavam a preparar. Investiram de uma forma monstruosa nas várias modalidades e por isso digo que apesar de tudo, 3 medalhas em geral foi bastante positivo. Em comparação com os olímpicos mais uma vez, o país foi melhor dignificado! 

Gostaria que na página oficial do FC Porto fosse dado o devido destaque, quer ao boccia como às restantes modalidades do desporto adaptado? 
Sim, infelizmente ainda aparece muito pouco do que realmente se passa. Penso que qualquer atleta gosta de ser tratado como um outro dito “normal”. Incomoda-me o facto de algumas vezes publicarem uma notícia sobre mim e nem uma fotografia colocarem. 

Sentem-se injustiçados, pelo facto da imprensa e poder político, só se lembrarem que existem na altura dos Paralímpicos? 
Sem dúvida. Durante o ciclo de 4 anos ninguém se lembra. Há provas muito importantes como os Campeonatos da Europa e do Mundo e a imprensa nada diz. E mesmo nos paralímpicos praticamente só passam as notícias em rodapé e acabam por não divulgar quase nada. Quanto à classe política, sinceramente enoja-me a hipocrisia dos nossos ministros. Na altura de receberem os nossos atletas, a forma como fingem importarem-se connosco e elogiar-nos para passar a boa imagem para Portugal, é absolutamente ridícula. Esquecem-se que não vivemos de palavras e que queríamos justiça, nada mais, e ser bem tratados como merecemos! 

Quais os objectivos colectivos da equipa de Boccia do FC Porto, e os seu individual? Quer numa categoria quer noutra, o objetivo será vencer sempre. Manter o 1º lugar do ranking a nível coletivo e recuperar o 1º lugar a nível individual são os grandes objetivos. 

Que dirigentes, companheiros de equipa e treinadores mais o marcaram na sua carreira, e em que medida? 
Há sempre um atleta que não posso deixar de falar, o qual me lançou neste desporto e com quem durante alguns anos fiz dupla no FC Porto e vencemos títulos atrás de títulos que é o Fernando Pereira. Inclusivamente, também venceram uma medalha de prata no Europeu 2009, o ponto mais alto a que cheguei até agora! O treinador também é uma pessoa importante, infelizmente no boccia o treinador é um voluntário e não pode passar tanto tempo como gostaria com os atletas, mas isso são fatores que não podemos contornar. É o mesmo treinador de há 8 anos, além de ser um treinador já é mais que isso, ensinou-me muitas das coisas que sei hoje e claro que não pode deixar de ser uma pessoa marcante para mim! 

Que pensa do papel dos blog’s na divulgação do deporto adaptado? 
Acho muito importante, sem dúvida! Será triste dizer isto, mas a verdade é que o facto de existir este blog e sentir que nos dão cobertura, compensa sempre a falta de apoio que de certa forma sinto por parte do meu clube. Mais uma vez digo que, se não for o trabalho voluntário das pessoas à volta dos atletas, não temos mais nada onde nos agarrar! 

Qual o conselho que quer deixar aqui, a todos os jovens que queiram ingressar no boccia, ou noutras modalidades do desporto adaptado do FC Porto, e como o podem fazer? 
Se quiserem praticar não pensem duas vezes e venham fazê-lo, porque apesar das críticas que há sempre para fazer, o desporto acima de tudo, faz bem e ajuda-nos também na nossa integração social. Posso dizer que o boccia foi um grande responsável para uma certa mudança na minha vida, quer a nível desportivo, quer social. Quem quiser é só deslocar-se ao Estádio do Dragão e pedir para falar com a D.ª Rosa Maria, que é uma excelente pessoa e faz muito para que o desporto adaptado continue. 

Três perguntas pessoais: Cidade predilecta? Hobbies? Sonho por cumprir? 
Cidade preferida: Dubai e Sidney; Hobbies: Internet, TV, Música, Ler…; Sonho: Ganhar um título internacional. 

Agradecemos a sua amabilidade para esta entrevista. Foi uma honra para o Pronuncia do Dragão e seus leitores. Quer deixar alguma mensagem aos nossos leitores? 
Felicitar pelo excelente trabalho que têm feito e agradecer a forma como têm divulgado o desporto adaptado. Tudo o que for preciso para continuar a divulgar eu também farei! 

Palmarés de Pedro Clara

domingo, 23 de setembro de 2012

Noite incrível d'el Bandido!

O FC Porto venceu e convenceu na vitória por quatro bolas a zero, na recepção ao Beira-Mar em jogo a contar para a 4ª. Jornada da Liga Zon Sagres, e já lá vão quatro anos sem perder no Estádio do Dragão. De recordar que a última derrota foi em 25 de Outubro de 2008 diante do Leixões, por 3-2. São 48 vitórias e 11 empates que marcam esta hegemonia, e que fazem do FC Porto uma equipa fortíssima na sua casa diante dos seus adeptos. 

A noite avizinhava-se complicada, sem Lucho e Fernando e com um Beira-Mar à procura do ponto, só mesmo um FC Porto criativo e dinâmico levaria de vencida os aveirenses, e assim foi. 

A equipa teve a atitude certa, e procurou a vitória desde o apito inicial, e sinónimo disso, é uma oportunidade de golo logo no minuto inicial. 
Com um Beira-Mar a fazer pela vida, o FC Porto assumiu o domínio e controlo de jogo, e Rui Rego ia aquecendo as mãos com excelentes intervenções. 

O Beira-Mar, bem organizado, teve o seu canto do cisne num curto espaço de tempo, em que por bola parada criou perigo, e foi aguentando durante meia hora o empate. 

Mas eis que surge El Bandido, que com uma assistência fantástica proporciona a Jackson um golo incrível de levantar um estádio. Pontapé à meia volta sem hipótese de defesa para o guardião aveirense. 

O pior estava feito, que era o escancarar das pernas dos aveirenses, e levar a que estes abrissem o jogo. A partir daqui, sob a batuta de James que actuou na posição 10, rubricou a segunda assistência para golo de varela, matando o jogo nesse momento. 

Os aveirenses, eram como um barco moliceiro à deriva na ria de Aveiro, e só Rui Rego ia adiando a goleada. 

No segundo tempo, foi mais do mesmo, apesar de Ulisse Morais ter colocado Camará na frente, o FC Porto em ritmo cruzeiro fez o 3-0 pelo homem do jogo - James "El Bandido" - a passe de Varela. 

Até ao apito final foi gerir inteligentemente o jogo, pois a jornada europeia deixa sempre marcas, e rodar os miúdos Castro e Iturbe. Castro tem uma identidade de raça e de entrega total, um jogador à Porto, quanto a Iturbe por vezes explode, outras o pavio apaga-se e nada. Muito tem de evoluir este pequeno argentino. Cabeçinha nos ombros ... olha pró James rapaz, soube esperar, cresceu e afirmou-se! 

A quinze minutos do fim surge o 4-0 por intermédio de Maicon, o melhor defesa central do plantel, numa grande tolada do segundo andar. 

Foi uma exibição conseguida, sem ópera, mas com um solista em destaque - El Bandido. 



Soubemos ser consistentes e ter qualidade sem El Comandante, soubemos ter segurança defensiva nas últimas partidas em o eucalipto Fernando, que seca tudo à volta. Pois é meus amigos, quando saiu Hulk, os portistas mais pessimistas vaticinavam o pior, mas o futebol é um jogo colectivo. 

Era evidente que Hulk era um atleta que resolvia jogos, com pontapés e arrancadas incríveis, todavia a equipa sem Hulk, soube dar a volta, VP arranjou soluções e por isso, tal como o criticamos tantas vezes, também fica bem dar-lhe os parabéns, pois soube com tranquilidade gerir a saída do Incrível da equipa. 
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

O público foi fantástico. Bonita e merecida a homenagem a Lucho nesta fase difícil da sua vida pessoal. 

Força Porto. 
Bom domingo.

Andebol * FC Porto 33 - Xico Andebol 28

2ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt 

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Xico por 33-28, em encontro da segunda jornada do Andebol 1. 

Os Dragões mantêm-se assim invictos e no topo da tabela. 

Gilberto Duarte, com oito tentos, foi o goleador de uma partida difícil para os azuis e brancos (sem Tiago Rocha e Ricardo Moreira), que apenas descolaram no marcador a meio da segunda parte (ao intervalo registava-se um empate a 15). 

Para além das boas exibições de Gilberto Duarte, Filipe Mota e João Ferraz, o encontro teve o interesse de pôr o FC Porto frente ao último adversário que tinha vencido no Dragão Caixa, o Xico Andebol. 

Na próxima quarta-feira, os azuis e brancos vão cumprir três anos e 60 jogos invictos no seu pavilhão. 

Ljubomir Obradovic fez alinhar a seguinte equipa: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (8), Wilson Davyes (3), Daymaro Salina (1), Elias Nogueira (4), Sérgio Rola (2) e Pedro Spínola (5). Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r.), João Ramos, João Ferraz (4), Filipe Mota (5), Belmiro Alves (1), Duarte Carregueiro e Hugo Rosário.

Ao cabo de duas jornadas, FC Porto, Sporting e Benfica partilham a liderança com seis pontos, fruto de duas vitórias.
 
No dia 26 de Setembro pelas 20h00, o FC Porto defronta o Benfica no Pavilhão da Luz, em jogo a contar para a 3ª. Jornada.


sábado, 22 de setembro de 2012

Ataque ao primeiro Lugar

Depois do bom início na Champions o FC Porto volta a competir na Liga, recebendo hoje no Dragão o Beira Mar. E esta vitória na Champions veio na melhor altura, não que o FC Porto passasse por uma crise de identidade, mas foi importante para a motivação de uma equipa que viu perder o seu melhor jogador e capitão durante este período de mini férias.

Não se pode dizer que foi um mau arranque de liga, com excepção do primeiro jogo, onde o FC Porto perdeu 2 pontos e não esteve bem a nível exibicional, mas depois desse jogo a equipa tem vindo a evoluir, primeiro goleando categoricamente o Vitória de Guimarães, depois vencendo o Olhanense depois de estar a perder.

Hoje o adversário é o Beira Mar, uma equipa que está no fundo da tabela, ainda não venceu e soma apenas 2 empates, curiosamente, com os mesmos pontos do outro candidato, ou não, ao título, o Sporting.

Não estamos a falar de uma equipa muito forte, nem muito bem organizada, o FC Porto tem todas as condições para vencer sem dificuldade este adversário e assim somar mais 3 pontos no ataque ao primeiro lugar, até porque são nestes jogos que não se podem perder pontos e que terão reflexo no final da época.

Do lado do FC Porto, algumas ausências importantes. Lucho está na Argentina, pelos motivos que já se sabe, Fernando continua a recuperar da lesão e Otamendi, sem constar no boletim médico, ficou de fora por opção, tal como Rolando, que continua de fora, ambos preteridos por Abdoulaye, sendo esta a nota de maior destaque na convocatória de Vítor Pereira.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Maicon, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kléber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Atsu, Kelvin e Defour.


< Com as ausências forçadas de Fernando e Lucho, Vítor Pereira vai ser obrigado a mexer no meio campo e no ataque, isto porque James deverá recuar para a posição que mais ambiciona jogar. Mas as alterações não deverão ficar por aqui. Muito provavelmente, o triangulo do meio campo será invertido, com Moutinho e Defour mais perto um do outro libertando James para o vértice da frente.

No ataque, deverá surgir Atsu no lugar de James, permitindo alinhar num claro 4X3X3, com Varela no lado esquerdo e Atsu no lado direito a apoiar Jackson.

Na defesa, com a ausência de Otamendi, será naturalmente Mangala a avançar para a titularidade, enquanto que é provável que Danilo volte à titularidade, para reforçar a ala direita no que diz respeito às acções ofensivas, isto querendo acreditar que a opção de Miguel Lopes em Zagreb foi precisamente para assegurar mais agressividade no sector defensivo.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Mangala, Defour, Moutinho e James, Varela, Atsu e Jackson.

Vítor Pereira afirmou há dias que a identidade da equipa continua a mesma, depois da saída de Hulk, contudo, é preciso criar uma alternativa a este esquema de jogo. Com Lucho na equipa, Vítor Pereira tem de pensar num esquema alternativo, baseado no 4X4X2, até porque os desiquilibrios deste 4X3X3 estão limitados e com equipas mais fortes poderá não ser suficiente para alcançar as vitórias.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv1.

A todos aqueles que possam estar no Dragão, não faltem, é nestes jogos que a equipa precisa mais de apoio.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ainda Luisão
















Para mim Luisão agrediu o árbitro, ponto final.

Dizem os entendidos que não senhor, que não agrediu, que escorreu e embateu no árbitro, de peito, sem querer.
O que eu vejo nas imagens é outra coisa, vejo Luisão a correr despropositadamente para o árbitro e a agredi-lo, repito, a agredi-lo terrivelmente com o ombro.
Fiquei pasmado, quando os principais comentadores televisivos de futebol vieram logo a lume branquear a atitude do jogador do Benfica.
Inclusive os comentadores afectos ao Porto.
Que escorregou, dizem eles, que foi sem querer.
Ora, na realidade Luisão não escorregou coisa nenhuma, embateu de ombro no queixo do árbitro que, consequentemente caiu para trás, batendo com a nuca no chão, donde ter ficado atordoado.


Não foi agressão?! Então, foi o quê?
Segundo o acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Luisão foi suspenso por dois meses, no âmbito do caso que o opôs ao árbitro alemão Christian Fischer. Luisão foi considerado culpado de agressão, mas sem caracter de especial gravidade, daí que a pena aplicada tenha sido de dois meses.
Sem caracter de especial gravidade?!

Mas será que pode haver agressões que não sejam graves? Pode haver agressões involuntárias?
Para mim não. Nem para ninguém que saiba falar Português. A agressão é o acto voluntário – desejado, querido, propositado – segundo o qual alguém ofende alguém, física ou espiritualmente.
Só dois meses?

E o Hulk? Dezoito jogos por nada?


Desta vez não foi o Ricardo Costa, pois não?

A vantagem de uma desvantagem

Eu sei que a minha opinião fará com que muitos dos meus leitores me recriminem. Muitos até me dirão que eu estou como a raposa da fábula de La Fontaine, que olhou para as uvas com desprezo, dizendo que estavam verdes, apenas porque não lhes podia chegar.

Vem isto a propósito de eu agora aqui afirmar que a recente saída de Hulk até poderá vir a ajudar a equipa. E os tais leitores se rirão de mim, e afirmarão que só digo tal disparate para conseguir ultrapassar a minha frustração de o ter visto sair.
O facto é que o Porto, na tradição que lhe deixou Pedroto, não apresenta jogadores do jaez de Hulk, corpulentos, detentores de uma energia avassaladora, a quem caiba o papel de carregar o resto da equipa atrás de si.
Em Basileia não estava Hulk. Também não esteve em Viena, Tóquio, Amsterdão, Sevilha e Gelsenkirschen. E, sem ele, o Porto brilhou como um cometa, fulgurante, em todas estas cidades.
Nas equipas da “Era Pedroto” – de 1976 para cá – os jogadores apagam-se na sua individualidade, para todos se realizarem num plano superior, que os transcende e plasma num espírito de corpo indómito e vencedor. Aí nenhum jogador sobressai, nenhum é responsável, sozinho, por coisa nenhuma. Aliás, a definição de “jogo de futebol” é mesmo essa, a de «um jogo em que participam duas equipas, cada uma delas constituída por onze jogadores que, combinadamente, tentam introduzir a bola na baliza da equipa adversária».
Não me parece pois que, no futebol moderno, seja adequado colocar um jogador, considerado de nível superior, a carregar uma equipa ao colo, ou colocar dez jogadores a jogar para um, que depois tenha que encontrar as soluções devidas ainda que sejam miraculosas.
Hulk, na sua pujança irrepetível, abria brechas em todas as defesas, como um cutelo, muitas vezes acompanhado de uma pirotecnia de efeitos e soluções que, só por si, empurrava as equipas do Porto para resultados históricos.
Hulk foi único, e ainda bem que passou pelo Porto, para que o pudéssemos ver de perto.
Mas agora que o Hulk saiu, e já não podemos contar com ele, aproveitemos essa desvantagem, para nela vermos a vantagem de podermos voltar a jogar como sempre, com uma defesa sólida, um meio campo assertivo, dois alas envolventes, um ponta de lança imparável, uma equipa só, feita de jogadores que se apagam para serem Porto, só Porto, sempre Porto, sempre ele, vencedor e altaneiro.

Boccia - Nova época começa este sábado!

No próximo dia 22 de Setembro (Sábado), começa oficialmente a nova temporada da modalidade de desporto adaptado, o boccia.

Os cinco atletas: Carla Oliveira (BC4), João Pereira (BC2), Manuel Lopes(BC4), Pedro Clara (BC4) e Teresa Barbosa (BC2) começam então a sua preparação para a época que se avizinha no ano de 2013, onde o ponto mais alto acontecerá na cidade de Guimarães, que vai levar a efeito o Campeonato da Europa. 

Até lá, os atletas portistas medirão forças com os adversários nacionais e todos eles vão querer estar ao seu melhor nível para vencer mais títulos para o clube, onde o voluntariado é a palavra de ordem!

Força Campeões! 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dois toques de classe…

O FC Porto entrou com o pé direito nesta edição da Champions, ao vencer no reduto do Dínamo de Zagreb e a carimbar na prática o que a teoria assim o exigia.

Com um grupo que pode ser complicado, apesar do Dínamo Kiev ter dado uma pálida imagem do seu valor frente ao novo rico PSG, o FC Porto cumpriu com o objectivo de vencer este Dínamo e assim não perder pontos com aquele que é o adversário mais fraco do grupo.

O FC Porto entrou forte em jogo sobressaindo uma pressão muito forte que impediu o Dínamo de Zagreb de fazer o seu jogo e de pressionar o FC Porto. Não foi uma primeira parte com grandes oportunidades de golo, apenas 2 situações e num espaço de 2 minutos, primeiro Jackson a não aproveitar um deslize do guarda redes e depois Lucho a facturar numa boa jogada de equipa.

Até esse momento o FC Porto dominava, mas não criava situações de golo, a equipa jogava pelos flancos e pelo meio, mas a equipa da casa estava concentrada o suficiente para algum desnorte dos homens mais avançados do FC Porto.

Vítor Pereira apenas surpreendeu com a titularidade de Miguel Lopes, mas a ver pelo jogo em Olhão, Danilo não esteve assim tão bem, e provavelmente o estado do terreno em Zagreb justificou a alteração. Outra expectativa era ver se a equipa manteria o 4X3X3 ou se sem Hulk, a equipa alterasse o esquema potenciando James no centro do meio campo e jogando com 2 avançados centro.

Podemos estar a falar de um jogo em que Vítor Pereira preferiu manter o esquema que a equipa está mais rotinada, dada a importância de entrar bem e vencer na Champions. Quem sabe de no futuro a equipa muda um pouco a estratégia de jogo e possa potenciar James e quem sabe colocar Varela mais central!

Na segunda parte, o FC Porto entrou novamente bem, mas aos poucos, foi recuando no terreno e pressionar menos o adversário. Ainda assim, as melhores oportunidades foram do FC Porto, com excepção de uma jogada do Zagreb que Helton segurou a vantagem no marcador.

Vítor Pereira fez entrar Atsu, mais tarde Kléber para os lugares de Varela e Jackson, no sentido de refrescar o ataque. Se com Atsu, conseguiu mais posse e jogadas perigosas, já com Kléber conseguiu que o avançado tivesse um falhanço ao nível de Jackson.

Já mais perto do fim do jogo, Vítor Pereira arriscou tudo, para defender o resultado, colocando Mangala no lugar de James e Alex Sandro a fechar o flanco esquerdo. O segundo golo surgiu, quando o Zagreb apostava tudo no empate, abrindo naturalmente mais espaços, e que carimbou a vitória do FC Porto em Zagreb.



Em resumo, foi um bom jogo do FC Porto em que se destacou a dupla de centrais, cada vez mais rotinados e seguros, Alex Sandro, que esteve bem defensivamente e apoiou o ataque com mais qualidade do que Miguel Lopes e claro Lucho, o seu toque de classe na equipa complementado com Moutinho confere ao meio campo do FC Porto qualidade e segurança.

O jovem Atsu, voltou a entrar na equipa, e voltou a mexer com o jogo. Desequilibrou, rematou e assistiu para o golo de Defour, para além de uma série de movimentos interessantes.

Pela negativa, os pontas de lança. Jackson falhou a melhor oportunidade que teve, excesso de lentidão a reagir a uma falha do guarda-redes e Kléber teve uma outra oportunidade mas nem direccionou o remate à baliza, quando ia isolada para a área.

É caso para dizer, o que seria desta equipa com um avançado de grande qualidade…


Uma última palavra para Lucho, o nosso "El Comandante", cujo pai faleceu na tarde de ontem. 

A "El Comandante" e família, as sentidas condolências da família portista. 

Não há dinheiro que pague o profissionalismo de Lucho.  
Lucho teve conhecimento horas antes do início do jogo que o seu pai tinha falecido, e mesmo assim quis jogar.
Num momento complicado, tal como um capitão que lidere o seu exército, Lucho não deixou de ir à batalha. Um exemplo para todos os que querem singrar no futebol!

Obrigado "El Comandante"!

Objectivo cumprido! Agora concentração na Liga Portuguesa e focar o trabalho do dia a dia na linha avançada, pois, arrisco-me a dizer, é a única lacuna desta equipa.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

domingo, 16 de setembro de 2012

Regresso ao som da Champions…

Depois de uma mini férias que o calendário em Portugal determinou, mal por sinal, 16 dias depois o FC Porto regressa à competição e com jogo marcado para Zagreb na estreia da Champions nesta época.

É com expectativa que todos os Portistas aguardam por esta época na Champions. No ano passado, depois de uma das melhores épocas de sempre na época anterior, senão mesmo a melhor, a participação na Champions foi constrangedora e muito frustrante para todos. A equipa não jogou bem e no último jogo, em pleno Dragão, falhou o apuramento e o primeiro lugar no grupo.

Este ano, para além de se impor uma prestação bem diferente, existe ainda o ingrediente adicional de já não contarmos com Hulk no plantel, tendo ido reforçar um adversário da mesma competição, o Zenit.

O sorteio não foi o mais favorável mas também não foi o mais complicado em teoria. Como segundo cabeça de série, o Dinamo Kiev, uma equipa mais ou menos ao mesmo nível do Zenit ou do Shakthar que o FC Porto defrontou o ano passado. Não tem tantas estrelas de renome, mas é uma equipa que joga bem e poderá complicar as contas das restantes equipas. Pela ordem do sorteio, surge o PSG, o novo rico da Europa, que se reforçou em qualidade e em quantidade e que poderá ser o carrasco Manchester City da época passada. Tem de facto um conjunto de grandes jogadores e este ano não se preocupou apenas com o ataque, reforçou-se bem no sector defensivo. A desvantagem é que ainda está a construir uma equipa, pelo que não estará certamente ao nível das suas individualidades. Por último, o Dínamo Zagreb, o adversário deste primeira jornada, uma equipa forte no seu País, mas que na Champions ainda é um desconhecido.
O FC Porto começa a fase de grupos fora do seu reduto, mas ainda assim, a vitória é o objectivo, primeiro porque começar a vencer e logo fora pode dar uma vantagem para o segundo jogo em casa, segundo, estamos a falar do adversário com menos cotação e que é fundamental conquistar duas vitórias no confronto entre as equipas.

Estas semanas de trabalho foram realizadas sem a totalidade do plantel e já sem Hulk. Se a ideia de Vítor Pereira era começar a criar rotinas sem Hulk, não foram nestas semanas que o conseguiu em pleno. A nota positiva é que os jogadores que estiveram ao serviço das selecções estiveram em bom nível, sobretudo os atacantes, com Atsu e James a brilhar nas suas selecções e Varela a ser decisivo nos dois jogos da selecção.

Boas perspectivas para este regresso à competição.

Vítor Pereira convocou 19 jogadores, todos os disponíveis para ir a jogo com excepção da contratação de última hora, Quinones e Abdoulaye Ba.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho González, Maicon, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez, James Rodríguez, Kléber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fabiano, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.

A grande dúvida para este regresso à competição do FC Porto é saber se Vítor Pereira vai manter o mesmo esquema de jogo, quando James cada vez mais se afirma como organizador de jogo e menos como extremo, ou se com a saída de Hulk, a equipa irá apresentar-se mais num 4X4X2?

A nível de opções, claramente a equipa está construída para o 4X3X3, se bem que para além de James, Atsu mostra condições de actuar mais no centro e menos encostado a uma das linhas e Iturbe, das poucas aparições, percebe-se que não é um extremo mas sim um jogador para jogar atrás de um avançado centro, mas com características mais atacantes do que propriamente de organizador de jogo. Apenas Varela apresenta-se com características naturais para jogar na alas, se bem que no inicio de carreira jogasse como avançado centro.

Em Zagreb Vítor Pereira poderá apostar mesmo no 4X4X2, voltando assim ao tempo em que Mourinho alinhava neste esquema na Champions e em 4X3X3 na Liga.

Este esquema poderá potenciar James no meio campo, como se observou no ultimo jogo com o Olhanense, mas fica a dúvida quem acompanhará Jackson no centro do ataque.

Varela poderá ser uma solução pois com ele em campo, a equipa poderá mudar de esquema durante o decorrer do jogo. Certo é, que com este esquema é preciso um jogador que desequilibre e crie espaços para Jackson, e de todas as opções, só mesmo Varela e talvez Iturbe possam fazer esse papel mais próximo do avançado Colombiano, que parece estar a convencer os Portistas, mesmo aqueles que como eu, estavam e estão ainda com algumas dúvidas do valor do atleta.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Defour, Moutinho, Lucho e James, Jackson e Varela.

Importante para este inicio de Champions a vitória, mesmo sem Hulk, o FC Porto tem qualidade suficiente para vencer o adversário e como tal, deve estar concentrado nesse objectivo e arrancar com atitude nesta nova aventura na Champions.

A partida terá transmissão televisiva na TVI pelas 19h45.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Andebol * A busca do Penta começa com goleada

1ª. Jornada * Campeonato Nacional

Camões 21 - FC Porto 37


A equipa de andebol do FC Porto começou o campeonato nacional com uma vitória sobre o estreante Camões por claros 37-21. Os dragões responderam da melhor forma à eliminação da Liga dos Campeões com uma exibição sólida frente ao conjunto lisboeta.

O Pavilhão Casal Vistoso vestiu-se a rigor para receber o tetracampeão no jogo da primeira jornada do campeonato nacional de andebol. Com mais de 500 adeptos nas bancadas, o Camões entrou determinado em equilibrar o jogo com o FC Porto e aos 15' minutos perdia por apenas dois pontos de diferença (7-9).

A máquina portista não tardou a engrenar e, aproveitando a ingenuidade do conjunto lisboeta no passe e nos processos ofensivos, foi controlando a marcha no marcador com o resultado ao intervalo a fixar-se nos 11-17.

O esforço de defrontar os campeões nacionais começou a pesar nos jogadores do Camões e na reta final os homens de Obradovic consolidaram a vantagem com o resultado final a ser fixado em 21-37.

Pelo FC Porto, marcaram João Ramos (3), Gilberto Duarte (2), João Ferraz (1), Filipe Mota (1), Belmiro Alves (1), Pedro Spínola (7), Daymaro Salina (5), Ricardo Moreira (10), Elias Nogueira (1), Sérgio Rola (2), Wilson Davyes (3) e Hugo Rosário (1).

A jornada já tinha arrancado ontem com três jogos e outras tantas vitórias caseiras: Madeira SAD-Belenenses, 28-20; Xico Andebol-AC Fafe, 30-27; e Sporting da Horta-Águas Santas, 27-26.

Benfica-ABC e Sporting-Artística de Avanca fecham a ronda na quarta-feira.

No dia 22 de Setembro pelas 18h00, o FC Porto recebe o Xico Andebol em jogo a contar para a 2ª. Jornada.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Natação * Apresentação das equipas de natação para 2012/13

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto já apresentou as equipas de natação para 2012/13, num evento que teve lugar nas piscinas de Campanhã, local dos treinos, onde o treinador José Alexandre Silva e os capitães Sara Oliveira e Paulo Santos traçaram ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal os objectivos para a nova época. Resumidamente, é para ganhar tudo o que for possível.

Para o responsável da modalidade, "os objectivos da natação do FC Porto para esta época passam pela obtenção do quinto título consecutivo de campeão nacional no sector feminino e pela obtenção de um pódio nessa mesma competição em masculinos, além de bons resultados na Taça de Portugal", troféu "que define um pouco a valia global do clube" e que desde há quatro anos tem vindo sempre parar ao Dragão.

Quanto às competições internacionais, José Silva aclara que os objectivos incluem "a participação nos Campeonatos da Europa e nos Campeonatos do Mundo de piscina curta, que se desenrolam até Dezembro, e depois, no final da época, a participação nos Campeonatos da Europa de piscina longa, que vão acontecer em Barcelona".

Para a equipa feminina, constituída pela capitã Sara Oliveira, Alexandra Oliveira, Ana Neto, Ana Rodrigues, Diana Durães, Joana Rodrigues, Maria Amorim, Marta Abreu, Marta Marinho e Paula Oliveira, alcançar a meta pode ser histórico. Vencer novamente o campeonato, chegando ao penta, é a motivação maior, mas Sara Oliveira alarga os votos de sucesso a todos os colegas de treino. "Temos três campeonatos nacionais individuais pela frente e depois o campeonato nacional de clubes, que é a competição mais importante, e na qual esperamos conseguir subir ao pódio com a equipa masculina e com a feminina", deseja.

Depois de mais uma presença nos Jogos Olímpicos, a nadadora mais experiente do FC Porto e recordista nacional de todas as distâncias no estilo mariposa antevê "um ano calmo, de recuperação de energias", o que lhe permitirá "fazer uma gestão da forma" sem nunca descurar as obrigações, pois os objectivos individuais interligam-se com os colectivos e "passam por ajudar a equipa a conquistar os títulos" em disputa.

Já quanto à equipa masculina, capitaneada por Paulo Santos e da qual fazem parte Carlos Santos, Fábio Figueira, Francisco Mangas, Gil Pinto, João Carvalho, Rui Vilar, Samuel Queirós, Sérgio Baptista Silva e Tiago Silva, "o grande objectivo é voltar a ganhar a Taça de Portugal e, depois, tentar alcançar o melhor lugar possível no campeonato nacional", diz Paulo Santos. Colectivamente, sonha-se "com o pódio, ou quem sabe mais", mas além disso "há ainda os objectivos pessoais de cada nadador, que passam pelos campeonatos individuais e pelos recordes nacionais", acrescenta o capitão.

Defendendo que as dificuldades para chegar ao título são maiores neste sector, pois "os níveis de competitividade nos masculinos são superiores e as equipas estão mais equilibradas", Paulo Santos acredita que "a equipa está este ano mais unida e, quando assim é, todos evoluem mais rapidamente", o que pode garantir aos Dragões "um grande resultado nos nacionais de clubes", projecta o nadador.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Basquetebol * Dragon Force FC vai disputar a Fase Distrital Norte

O FC Porto inscreveu na CNB2 da Associação de Basquetebol do Porto uma equipa de basquetebol sénior denominada Dragon Force FC, e jogará no Dragão Caixa.

A Dragon Force FC irá assim competir na I Fase Distrital Norte do XVII Campeonato Nacional Séniores/Sub 20 Masculinos (CNB2).

Esta I Fase é disputada ao longo de 10 jornadas, competindo as equipas distribuídas por três grupos a Norte e três grupos a Sul, seguindo-se uma II Fase que iniciará em Fevereiro de 2013.

A Fase final disputar-se-á entre 31 de Maio e 2 de Junho de 2013.



De recordar que o técnico espanhol  Moncho Lopez é  responsável pelas camadas jovens do clube e, em entrevista ao Jornal de Notícias no dia 20/08/2012 , assumiu que este é um novo começo que pode trazer frutos no futuro.
«O FC Porto, mais uma vez, está à frente no que diz respeito à gestão desportiva e estamos a adaptar-nos a uma nova era. A prática desportiva está a sofrer os efeitos da crise e vamos apostar forte na formação. Queremos explorar todos os recursos para, mais tarde, voltarmos a ter uma equipa sénior».

(Clique na imagem para visualizar)


A 12 de Outubro realiza-se a primeira jornada, que será disputada no Dragão Caixa diante do FC Gaia.

Calendário da competição (clica para visualizar)

Tendo como técnico João Tiago (ex-adjunto do espanhol Moncho López) o plantel do Dragon Force FC é constituído pelos seguintes atletas:
- Agenor Bonito
- Eduardo Guimarães
- Francisco Rothes
- Hugo Sotta
- Joaquim Barbosa
- João Alves
- João Gallina
- José Miranda
- Marcelo Júnior
- Miguel Soares
- Pedro Bastos
- Pedro Figueiredo

Orgânica da competição

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Andebol * FC Porto vence, e garante acesso à terceira eliminatória da Taça EHF

Lovcen Cetinje 25 - FC Porto 31


O FC Porto venceu os montenegrinos do Lovcen Cetinje, por 31-25, no Grupo 1 da qualificação para a Liga dos Campeões de andebol, acedendo assim à terceira eliminatória da Taça EHF.

Em Belgrado, os “dragões” já venciam o Cetinje ao intervalo, por 10-14, depois de já ter sido afastado da Liga dos Campeões pela quarta temporada seguida.

O FC Porto alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (gr), Gilberto Duarte (3), Wilson Davyes (1), Daymaro Salina (2), Elias Nogueira (1), Ricardo Moreira (7) e Pedro Spínola (4).
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (gr), João Ferraz (4), Filipe Mota (3) e Hugo Rosário.

No sábado, o FC Porto já fora derrotado pelos anfitriões do Partizan, por 25-27.

O FC Porto irá entrar na Terceira Eliminatória da Taça EHF que se disputará em 24/25 de Novembro de 2012 a 1:ª Mão e a 01/02 de Dezembro de 2012 a 2.ª Mão. O Sorteio será realizado em 23-10-12.

domingo, 9 de setembro de 2012

Bilhar * FC Porto afastado da Final do Campeonato do Mundo de Bilhar às 3 Tabelas

O 65.º Campeonato do Mundo de Bilhar às 3 Tabelas arrancou na quarta-feira, no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com a presença de 48 atletas e, entre eles, os 25 melhores bilharistas do planeta. Jean-Claude Dupont, presidente da União Mundial de Bilhar, foi uma das personalidades notadas na cerimónia de abertura.

Recorde-se que o evento é organizado pela UMB, conjuntamente com o FC Porto, a Confederação Europeia de Bilhar e a Federação Portuguesa da modalidade. Em nome dos Dragões falou Alípio Jorge Fernandes, vice-presidente do clube azul e branco.

“Já temos uma vasta experiência ao longo de grandes eventos internacionais e, portanto, estamos seguros de que este será mais um êxito desportivo para o bilhar português. É bom não esquecer que a mancha de jogadores de bilhar é enorme em todo o mundo e nós temos a garantia de que somos um exemplo a apontar, como óptimos organizadores e anfitriões. Estou certo de que vai tudo correr bem”, declarou. Relativamente ao torneio, Alípio Jorge não antevê grandes surpresas porque “há super-favoritos e estão cá todos”.
A ocasião foi também aproveitada para mencionar o apoio e agradecer a dedicação permanente do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. “Todo o grupo de trabalho aqui envolvido, que é muito grande, está com um único pensamento no nosso presidente. Tudo aquilo que fizemos de bem e aquilo que seguramente vamos fazer para honrar as cores do FC Porto e de Portugal será oferecido ao presidente, porque ele tem sido um dos grandes baluartes da expansão da modalidade em Portugal”, reforçou Alípio Jorge Fernandes.

Mário Fontemanha, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, não deixou de destacar a importância da realização deste Campeonato do Mundo. “É um orgulho para nós que as pessoas nos tenham procurado para fazer um evento desta natureza. É um prazer para a cidade receber o primeiro evento deste género realizado em Portugal. É algo extremamente importante para nós, para o Porto e para a região Norte do país”, afirmou.

O Mundial de Bilhar decorre entre quarta-feira e domingo, no Hotel Yeatman, com entrada gratuita. A final do torneio está marcada para as 17h30 de domingo.

Primeiro dia

O holandês Dick Jaspers e o espanhol Daniel Sánchez provaram o seu favoritismo no arranque do 65.º Campeonato do Mundo de bilhar às 3 tabelas, que decorre em Vila Nova de Gaia, vencendo os seus adversários.

O atual campeão mundial, Dick Jaspers, do FC Porto, enfrentou o egípcio Riad Nady, que venceu por 4-3, confirmando a boa forma e o favoritismo que lhe é atribuído à partida.

Daniel Sánchez, que é colega de equipa do holandês, mediu forças com o chileno Marco Sobarzo e triunfou por 5-2.

Destaque do dia para a superioridade de Manuel Santos Oliveira sobre o sueco e também "dragão" Torbjorn Blomdahl, tido como um dos nomes mais fortes da competição, mas que acabou por ver o bilharista português levar a melhor com um resultado de 6-4.

Antes deste encontro, Santos Oliveira tinha perdido com o colombiano Heriberto Aristizabal, também por 6-4. Rui Manuel Costa foi outro portista que atuou em dose dupla esta quarta-feira, tendo sido batido pelo turco Savas Bulut por 4-3 no primeiro encontro, mas saiu vitorioso ante o coreano Won-Sung Choi, por 5-4.

Alípio Jorge Fernandes, também do FC Porto, bateu o coreano Dong Koong Kang por 6-5, enquanto João Ferreira, que iniciou a partida com o japonês Ryuuji Umeda em bom nível, acabou por ceder e saiu derrotado por 7-2.


Campeão Jaspers e Sanchez eliminados nos "oitavos" do Mundial

Os oitavos-de-final do 65.º Campeonato do Mundo de Bilhar, que continua a decorrer no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ficaram marcados pelo equilíbrio. 

Quatro jogos foram decididos pela margem mínima, tendo dessa forma sido eliminado o portista Daniel Sanchez (39-40 face ao italiano Marco Zanetti). Dick Jaspers também do FC Porto, perdeu frente ao japonês Takeshima (32-40).


Os encontros decididos pela margem mínima, para além daquele em que participou Daniel Sanchez, favoreceram os sul-coreanos Choong-Bok Lee (que não era favorito) e Sung-Won Choi e o egípcio Sameh Sidhom, face a, respectivamente Tayfun Tasdemir (Egipto), Lütfi Cenet (Egipto) e Kyung-Roul Kim (Coreia do Sul).

O jogo mais desequilibrado foi disputado entre o belga Eddy Merckx e o alemão Martin Horn: venceu o primeiro por 40-15. As outras partidas foram as seguintes: Murat Naci Coklu-Heriberto Aristizabal (40-25) e Frédéric Caudron-Jeremy Bury (40-35).

No sábado, disputaram-se os quartos-de-final da competição, com os seguintes jogos: Murat Naci Coklu-Marco Zanetti (13h), Choong-Bok Lee-Sung-Won Choi (15h), Sameh Sidhom-Eddy Merckx (18h) e Frédéric Caudron-Takeshima (20h). As meias-finais e a final estão agendadas para domingo.

Dois belgas nas meias-finais

Os atletas oriundos da Bélgica estão a destacar-se no Mundial Individual de Bilhar, que está a decorrer no Hotel Yetman, em Gaia, numa organização do FC Porto.

Nos jogos dos quartos de final que se disputaram este sábado, os belgas Eddy Merckx e Frédéric Caudron eliminaram o egípcio Sameh Sidhom e o japonês Takeshima, respectivamente. Ambos os jogos foram completamente dominados pelos jogadores da magnífica escola belga.

Num jogo entre coreanos, Sung-Won Choi bateu o compatriota Choong-Bok Lee. No primeiro jogo do dia, o italiano Marco Zanetti desembaraçou-se do turco Murat Naci Coklu.


Eddy Merckx vence Mundial

Eddy Merckx é nome de campeão também no bilhar. O belga, com uma exibição seguríssima, venceu o Campeonato do Mundo de Bilhar às 3 Tabelas, que se disputou nos últimos dias no Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, numa organização do FC Porto.

Merckx bateu o sul-coreano Sung-Won Choi por 40-24, numa final em que o bilhar do belga esteve sempre uns degraus acima do seu opositor.

Da parte da manhã disputaram-se as meias-finais, com Mercx a bater o compatriota Caudron por 40-30, enquanto Choi venceu o italiano Zanetti por 40-37, na partida mais equilibrada do último dia de competição.

Uma palavra final para a excelente organização da secção de bilhar do FC Porto, que fez valer a experiência de muitas provas de classe mundial que já protagonizou.

Resultados completos (clica para visualizar)



Galeria de imagens (clica para visualizar)