sábado, 6 de outubro de 2012

Andebol * Fafe 23 - FC Porto 38

5ª. Jornada * Campeonato Nacional 

O FC Porto Vitalis venceu no terreno do Fafe por 38-23, em encontro da quinta jornada do Andebol 1. Com este resultado, os Dragões seguem no terceiro lugar, com quatro triunfos e uma derrota. Gilberto Duarte foi o goleador de serviço, com nove tentos.

A goleada foi construída essencialmente na segunda parte, dado que ao intervalo os azuis e brancos lideravam por apenas 16-14. Pela equipa treinada por Ljubomir Obradovic marcaram João Ramos (2), Gilberto Duarte (9), João Ferraz (3), Filipe Mota (1), Belmiro Alves (2), Pedro Spínola (4), Daymaro Salina (4), Ricardo Moreira (8), Wilson Davyes (4) e Hugo Rosário (1).

Benfica e Sporting estão igualados na frente da classificação, com 15 pontos, seguindo-se o FC Porto com 13 pontos.

Na próxima jornada, dia 13 de Outubro pelas 18h00, o FC Porto vai a Avanca defrontar os locais.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Noite de Gala Europeia no Dragão!

Hoje o Estádio do Dragão voltou a receber uma noite de gala, de grande futebol por parte da nossa equipa, sob a batuta de João Moutinho e com um solo final de James!


O FC Porto encarou o jogo, como deveria encarar: Favorito!
O adversário, novo rico da Europa do futebol, levou um banho de bola perante um dos melhores clubes europeus.
Fomos agressivos, dominamos e controlamos perfeitamente o jogo, permitindo apenas por duas vezes que o PSG criasse real perigo.
O nosso trio do miolo, ritmou o jogo, foi inteligente tácticamente, pressionando na saída de bola a equipa francesa.

Foi neste sector da equipa que residiu o segredo para a vitória, com Moutinho sublime.

O resultado foi escasso face ao nosso domínio e oportunidades criadas.

Os franceses apresentaram-se no Dragão de forma sobranceira e só não foram humilhados por ineficácia na nossa finalização e mérito do seu guarda-redes.

Fernando foi novamente o Eucalipto, que secou tudo à sua volta, libertando Moutinho para uma exibição tácticamente magnifica.
Lucho faz jus ao cognome de "El Comandante", e tal como os verdadeiros que lideram as suas tropas, não precisa fazer muito, basta-lhe orientar, compensar e ritmar.

Com o trabalho magnifico do miolo, tudo fica mais fácil para os colegas da defensiva, que estiveram perfeitos na marcação à estrela sueca, sempre com Helton seguro e a comandar a defesa.
Os nossos defesas laterais foram inteligentes, souberam temporizar as subidas no corredor e amiúde criar desequilíbrios. Varela na primeira metade rubricou uma exibição a relembrar os seus velhos tempos.

VP esteve bem na substituição de Varela por Atsu, pois nos últimos 15 minutos, dava a ideia que a equipa já se havia conformado com o empate, e já começava a irritar o jogo da nossa equipa, pois nós somos melhores e sentíamos que se apertássemos venceríamos. 
O jovem africano foi o elemento que despertou o nosso jogo e nos empurrou para a frente, e eis que apareceu James no jogo, que até então estava encolhido, e até poderia ter sido alvo de substituição.

Moutinho o melhor em campo, numa excelente iniciativa proporcionou a El Bandido uma finalização sublime de primeira, garantindo-nos assim a justa vitória e um passo importantíssimo rumo aos oitavos-de-final.



Agora há que não embandeirar em arco, ser humildes, e encarar todos os jogos com a mesma atitude.
Temos de melhorar muito na finalização. Jackson aparece muitas vezes perdido, parecendo que a bola foge dele.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Excelente o ambiente nas bancadas, que empurrou a equipa para a frente nos momentos que parecia adormecer.


Força Porto!  
Boa semana

Champions regressa ao Dragão

Depois de na última época, o FC Porto ter fechado a sua prestação frustrante na Champions, no Dragão, frente ao Zenit, está marcado para hoje o regresso da Champions ao Dragão.

A vitória na primeira jornada frente ao Zagreb, por sinal, com uma boa exibição, abre boas perspectivas para mais logo. O adversário é muito mais forte, é o novo rico da Europa, as contratações que fez impõem respeito sem dúvida, mas tal como Vítor Pereira disse na antevisão do jogo, o FC Porto tem todas as condições para vençer mais logo e cimentar a liderança no grupo.

É um facto que a equipa vem de um jogo pobre, com pouca qualidade e com um resultado frustrante face à diferença das equipas, resultado que valeu perder a vantagem de 2 pontos que tinha sobre o segundo classificado na Liga.

Mas também a história tem mostrado que depois de um jogo menos conseguido a equipa supera-se no jogo seguinte. Por sinal, o jogo seguinte é com o PSG e para a Champions, competição que o ano passado ficou “entalada” na familia Portista.

O PSG fez uma boa pré-época e está a mostrar qualidade na Liga Francesa. Na primeira jornada da Champions despachou o Dinamo Kiev, com um futebol ofensivo e com boa segurança defensiva, ora não tivesse reforçado em qualidade esses dois sectores da equipa.

Não vai ser um jogo nada fácil. O PSG, face à qualidade que tem, vem certamente ao Dragão discutir o resultado, uma equipa que gastou o que gastou não pode vir ao Dragão e jogar para o empate.

Victor Pereira tem todo o plantel à sua disposição e acabou por convocar os mesmos 18 que estiveram em Vila do Conde. Uma critica a esta convocatória, claramente Iturbe tem qualidade para estar nos convocados, optar por 5 médios de raiz, quando se tem adicionalmente James e Danilo que podem jogar no meio campo, é limitar as opções ofensivas, sobretudo ao nível da criatividade e velocidade.

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

Ainda que sejam os mesmos convocados, são esperadas alterações na equipa que vai entrar em campo. A alternância do lateral direito deverá manter-se, com Danilo a ser titular, tal como se espera o regresso de Fernando à equipa. No ataque é esperada a titularidade de Varela em detrimento de Atsu, colocando mais experiência em campo.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Mas mais importante que as alterações é a postura da equipa em campo. È preciso um FC Porto muito mais forte do até agora que se tem visto. É certo que a motivação é maior no jogo de mais logo, mas o adversário é bem mais poderoso do que qualquer outro até ao momento.

Victor Pereira continua com um dilema na equipa. James parece render o melhor que tem quando joga no meio, mas com Lucho na equipa é empurrado para uma das alas, pois Vítor Pereira entende manter o esquema de 4X3X3. Para quando o FC Porto potenciar todos os seus jogadores e jogar a 4X4X2? Varela, já aqui foi dito, tem caracteristicas e condições para jogar ao lado ou um pouco recuado comparativamente a Jackson, tal como terá Iturbe ou mesmo James.

Agora fazer experiências, retirando Lucho e promovendo James, e insistir num esquema que limita um dos jogadores, por sinal, dos melhores, a não poderem jogar juntos no seu potencial máximo.

A vitória mais logo não só consolida o primeiro lugar como pode permitir, que na dupla jornada com o Dinamo Kiev, o FC Porto possa mesmo assegurar a passagem à próxima fase.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

A todos os que possam ir até ao Dragão, não percam a oportunidade de apoiar o nosso grande clube.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eusébio "É um rapaz esperto em ser do FC Porto (...)"






Andava eu a fazer aquelas arrumações às gavetas, que os homens geralmente fazem uma vez no ano, quando encontrei este recorte do Jornal de Noticias de Março de 2008, onde se transcrevem umas declarações do Pantera Negra aquando de uma visita a Maputo, mais concretamente à Escola Secundária Josina Machel. 

Há uns tempos um estudo revelou que Sporting e Benfica se valem das relações familiares para ganhar adeptos, o que é insuficiente, face ao crescimento evidente do FC Porto que ganha adeptos pela meritocracia, ou seja pelo mérito das suas conquistas e pela mentalidade vencedora instaurada. 

O FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor. 

Eis o exemplo perfeito retratado no recorte de jornal. 

Até nas ex-colónias é evidente o nosso crescimento. 



Meninos de São Tomé e Príncipe à esquerda, e meninos de Cabo Verde à direita.


domingo, 30 de setembro de 2012

Apatia quase resultou em escândalo…

Não é por acaso que se diz que são nestes jogos que se vencem os campeonatos. Quando se olha para trás, e à 5ª jornada, o FC Porto soma dois empates com Gil Vicente e Rio Ave, é caso para se sentir alguma frustração neste arranque de época.

O primeiro lugar já era nosso, continuamos no topo, a diferença de golos é irrelevante para uns, motivante para outros, compreende-se, falta 1 mês para as eleições, mas a apatia de ontem quase resultou em escândalo.

É certo que os dois golos do Rio Ave foram erros infantis e graves da defesa Portista, até então nesta época, quase imaculada, é certo que o árbitro foi habilidoso, não só pelo penalti não marcado, mais um, e novamente num jogo em que não ganhámos, mas também pela excelente visão de dar 3 minutos de compensação, contados ao minuto!

Mas mais uma vez, o FC Porto e Vítor Pereira tinham argumentos para ganhar ao Rio Ave e à equipa de arbitragem e até a quem estava por trás desta iniciativa, tal como devia ter acontecido em Barcelos.

Desta vez, Vítor Pereira pecou! Não soube estimular a equipa, não se apercebeu da apatia a tempo, não mudou o que devia ter mudado, entendeu que com 1-0, James deveria jogar a 10 e então tirou Lucho, se calhar seria interessante fazer experiências em jogos oficiais, quando o resultado esteja um pouco mais desequilibrado, certo?!

É um facto que o FC Porto sempre controlou o jogo, até ao golo do empate do Rio Ave. Ninguém fazia entender que o Rio Ave iria empatar e muito menos virar o resultado, mas todos nós percebemos que a equipa do FC Porto estava apática, adormecida, embalada no magro resultado. Vítor Pereira não percebeu!

A primeira parte só deu FC Porto. Com justiça o intervalo chegou com a vantagem no marcador, mas oportunidades de golo escassearam, pelo domínio do jogo justificava-se.
A segunda parte, naturalmente o Rio Ave avançou mais no terreno e se isso deveria ser uma vantagem para o FC Porto, matar o jogo, tornou-se num autêntico pesadelo. James ainda fez estremecer a barra, mas os dois erros defensivos virou de pernas para o ar o resultado. A imagem nas bancadas, dos adeptos do Porto, era de pessoas incrédulas!

E a maior frustração é que após o segundo golo do Rio Ave, e já com poucos minutos para jogar, o FC Porto puxou pelos galões, meteu velocidade, e conseguiu empatar. E se houvesse mais tempo, certamente ganharia o jogo, a questão é porque não o fez mais cedo?!

É certo que ainda estamos na 5ª jornada, mas temos que ser exigentes! Não se pode aceitar perder 4 pontos, com equipas como o Gil Vicente e o Rio Ave, num curto espaço de tempo.

Não se compreende a opção por não colocar Varela de inicio na equipa. Depois de ter jogado bem contra o Beira Mar e de ter marcado, ficou de fora. Também não se percebe, se existe um esquema para situações urgentes de inferioridade no resultado, porque razão, nos jogos com o Guimarães e Beira Mar, não se experimentou, já com o resultado a 3-0, ou 4-0, o esquema de 2 avançados centro. Sem rotinas, esta alternativa não produz efeitos a escassos minutos de terminar o jogo.

Destaque para Miguel Lopes e Jackson, que sobressaíram pelo facto de terem marcados os golos da equipa. No geral a equipa toda esteve apática, praticamente todos ao mesmo nível, incluindo Vítor Pereira, que curiosamente não festejou o primeiro golo, mostrando uma auto-confiança elevada, mas depois… adormeceu…
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)
Olha para a frente agora. Quarta-Feira o FC Porto pode dar um passo significativo na passagem aos oitavos de final, caso vença o PSG, pois terá o confronto directo com o Dínamo de Kiev que poderá selar essa passagem. O Sporting virá depois.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Andebol * FC Porto 32 - ABC 29

4ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt e banhadasandebol.blogspot.pt/

O FC Porto bateu o ABC por 32-29, em jogo a contar para a 4.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de andebol.

A fortaleza do Dragão Caixa voltou a ser decisiva num jogo em que os tetracampeões nacionais chegaram ao intervalo a perder por um golo (12-13), mas que não segunda parte conseguiram virar, apesar da réplica dos bracarenses, que nunca desistiram de procurar a surpresa.

O FC Porto com uma forte reacção nos segundos 30 minutos, assume o comando do marcador (16-15) aos 34 minutos, entrando-se num período de relativo equilíbrio, mas o ABC com um período “negro” entre os 43 e os 48 minutos permitiu ao FC Porto adquirir uma vantagem de 7 golos (28-21). 

A reacção que se verificou foi insuficiente e os Azuis do Norte continuam a registar um incrível número de vitórias no Dragão Caixa. 

A mudança verificada no marcador no segundo período de jogo deve-se na nossa opinião a uma forte alteração no rendimento dos Gr’s de ambas as equipas, com a equipa do ABC a passar de uma eficácia aos 30 minutos de 43%, para 27% no final. 


O trio de primeira linha Pedro Spínola (nove golos), Wilson Davyes (oito) e Gilberto Duarte (oito) foram decisivos nesta vitória.

Sporting e Benfica lideram a tabela classificativa com 12 pontos, seguem-se o FC Porto e o Águas Santas com 10 pontos.

Na 5.ª jornada, marcada para sábado, 6 de Outubro, o FC Porto desloca-se ao terreno do Fafe.


sábado, 29 de setembro de 2012

Recuperar a Liderança

O FC Porto tem hoje a possibilidade de recuperar a liderança na Liga, caso vença mais logo o Rio Ave no seu reduto. Tem sido um início de época muito positivo e com sinais de progresso, em 6 jogos oficiais a equipa conquistou 5 vitórias, em 3 provas distintas (Supertaça, Liga e Champions) e apenas fica uma pequena mancha que foi o empate na primeira jornada em Barcelos.

A equipa tem mostrado capacidade em marcar golos (14 em 6 jogos) e de não sofrer (2 em 6 jogos), o que acaba por justificar já, claramente, o primeiro lugar na Liga, no fim da última jornada, a conquista de mais um troféu e a entrada a ganhar na Champions.

O calendário é verdade que não tem tido ainda pontos de dificuldade acima da média, este jogo com o Rio Ave ainda se insere nos jogos de menor dificuldade, logo a seguir virão dois testes à capacidade actual da equipa, que serão os jogos com o PSG e Sporting.

Mas para já o foco tem de estar em Vila do Conde. Mais uma vez, são nestes jogos que se ganha e perde campeonatos e se a equipa está a evoluir, não pode ser nestes jogos que entre menos concentrada e vacile perante teóricas facilidades.

O Rio Ave não está a fazer um campeonato brilhante, mas também não tem mostrado ser, actualmente uma das equipas mais fracas, tem mantido o equilíbrio de uma equipa, que já o ano passado, focou-se em ficar na primeira Liga.

Curiosamente a única vitória da equipa foi precisamente em Alvalade, o que não deixa de ser surpreendentemente, pois perdeu com Marítimo e Braga e empatou com a Académica em sua casa.

Do lado do FC Porto, boas noticias para Victor Pereira, que viu Fernando e Lucho a integrarem-se no treino conjunto no inicio da semana e naturalmente voltaram aos convocados, tal como Otamendi. No sentido inverso, saíram Abdoulaye, Kelvin e Iturbe, este último com alguma injustiça, até porque com o regresso de Fernando e Lucho, Victor Pereira poderia abdicar de um 5º médio na convocatória e dar espaço a Iturbe, até porque cada vez mais James se posiciona numa posição mais recuada.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

A grande expectativa para mais logo é perceber como Victor Pereira vai encaixar Lucho e James na mesma equipa. Fazer recuar Moutinho para a posição de 6 não é muito lógica, até porque Moutinho tem a sua importância na posição onde joga. Caso a aposta, e faz sentido que assim seja, em ter James no centro, seria importante a equipa adaptar-se ao clássico 4X4X2, com um meio campo em losango, e com um jogador mais finalizador ao lado de Jackson, digo ao lado, pois este Colombiano começa a convencer os mais cépticos da sua qualidade, tem feito golos, alguns complicados, troca bem a bola, mas sobretudo tem feito golos que é o que se exige a um avançado.

A opção de ter Varela ao lado de Jackson não é descabida, até porque no ultimo jogo, Varela marcou numa posição mais central na área.

Sendo um jogo com um adversário, teoricamente, mais acessível, até poderá ser a oportunidade de Victor Pereira testar outro sistema de jogo. O risco não é muito grande, até porque com James e Varela no onze, facilmente a equipa se transforma em 4X3X3.

A vantagem poderá ser em potenciar James, que está muito motivado e que já provou com nota 20, que aquele lugar cabe-lhe na perfeição, quer em Olhão, na reviravolta do marcador, quer com o Beira Mar, na última jornada.

Este esquema pode também permitir que os alas mais defensivos possam subir um pouco mais no relvado, até porque o meio campo está mais povoado, e tornar a equipa, no limite, a atacar com 4 jogadores.

Curiosamente, Victor Pereira manteve na convocatória 5 médios mais James, e abdicou de Iturbe, o que poderá significar que irá mesmo apresentar-se em 4X4X2.

Se não for neste jogo, é importante Victor Pereira ter alternativas fortes ao esquema que tem sido nos últimos anos o modelo de jogo desta equipa, com sucesso é óbvio, mas com menos intérpretes de qualidade para esses lugares.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho, Lucho e James, Varela e Jackson.

Em caso de vitória, o FC Porto recupera a liderança numa altura em que o próximo jogo receberá o Sporting, no primeiro dérbi da época. Fundamental esta vitória, não só para as contas da Liga, como também para manter os níveis de confiança altos, na véspera de receber o PSG para a Champions.

A equipa está confiante, Victor Pereira está confiante, os adeptos estão a gostar, sobretudo da performance da equipa em ir à procura de mais golos, como foi frente ao Guimarães, Beira Mar e também em Zagreb.

Um apelo a todos os adeptos que se desloquem a Vila do Conde. É nestes jogos fora de casa que a equipa precisa de sentir a superioridade vinda das bancadas.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estremecimento

Dei voltas à cabeça tentando encontrar o vocábulo mais adequado aos muitos momentos de vibração que experimento no majestoso Estádio do Dragão sempre que lá entro.


 












Vibração já em si é um bom vocábulo, mas não é só isso que eu lá dentro vivo.

A vibração é um fenómeno físico, sinónimo de oscilação mecânica, muito rápida e mensurável.

Não, não é vibração aquilo que lá experimento. É vibração, mas uma vibração que me atira para níveis superiores de sensibilidade, exaltação e sublimidade.

Quando o FC Porto marca aquele golo ao Benfica, e também aos grandes clubes europeus, como o Real, o Liverpool, o Bayern, o United, o City e outros que são pares do FC Porto no nosso Continente, quando as bancadas fremem de emoção, porque ainda não estamos a ganhar, porque já estamos a ganhar, porque estamos a perder ou porque virámos o resultado, aquele sentimento é mais do que uma vibração, sem dúvida, é um estremecimento. Um estremecimento.

“Estremecimento” foi a palavra que encontrei, de todas as que analisei, para traduzir aquela devoção, paixão e aturdimento a que me entrego naqueles momentos.

Eu sei que “estremecimento” também pode ser utilizado como oscilação, num tremor de terra, ou no rebentamento de tiros de pedreira, por exemplo. Mas “estremecimento” tem um degrau superior de comoção e abanão interior.

Não “estremece” a mãe de amor pelo filhinho que tem ao colo? Não “estremece” de alegria, quando ele já gatinha, quando ele já diz “mamã”, quando ele já anda?

Pois bem, quando eu vejo o Porto no Dragão, basta a equipa a entrar, “estremeço” de emoção.

É curioso que o estremecimento de cada um, somado ao de cada um dos outros, provoca o estremecimento global da massa associativa, e o estremecimento global da massa associativa ainda potencia mais o de cada um.

As claques do Porto, abençoadas sejam, tanto os Super quanto a Curva Norte (Colectivo) contribuem muito para o estremecimento global.

Infelizmente a grande maioria dos associados presentes no Estádio é dum comodismo inaudito. Levanta-se e grita quando é golo, senta-se e come pipoca o resto do tempo.

Eu sei que tudo isto é Porto, mas custa-me ver o nosso estádio caladinho, durante os jogos – às vezes jogos muito importantes – silêncio apenas interrompido quando de um golo ou de um quase-golo.

Bem hajam as claques, repito, a dos Super e a do Colectivo, que tentam contrariar esta tendência para o quietismo.

Quando olhamos para os estádios do Liverpool, do Celtic, da Sampdória e doutros, tantos, pela Europa fora, em dias de jogo, e depois para o Dragão, vemos a diferença da adesão de toda a massa associativa aos cânticos, que não existe no Dragão.

As claques do FC Porto têm que se transformar, crescer, alargar, cativar o resto da massa associativa com o seu comportamento pacífico e festivo, com os seus cânticos renovados – porque não aproveitar canções do cancioneiro tradicional português adaptadas com letras alusivas ao FC Porto?

O Estádio do Dragão todo de pé, os cachecóis azuis e brancos no ar, os adeptos de camisola igual à dos jogadores, tudo a cantar o Porto Sentido de Rui Veloso, por exemplo, será que algum de nós perderia tempo a ouvir o “You’ll Never Walk Alone” do Liverpool?

Aí o meu “estremecimento” atingiria os píncaros da sensibilidade humanamente possível.

Largos dias tem ... 119 anos!

Parabéns ao nosso clube e a toda a família portista!  





Nasci em 23 de Dezembro de 1978, e já "vivi" 57 títulos!
21 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal, 19 Supertaças Cândido de Oliveira, 2 Taças dos Campeões Europeus, 2 Taças UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia.

Já festejei mais títulos que o "paineleiro" mouro Rui Gomes da Silva que é 20 anos mais velho!!!!!


E como disse Luís Vaz de Camões no canto VII d'Os Lusíadas:

"E se mais Mundo houvera lá chegara ... ".



Publicado em fcporto.pt

O FC Porto comemora hoje 119 anos. 
Criado a 28 de Setembro de 1893, sob a égide de António Nicolau de Almeida (1873-1948) e com o nome de Foot-ball Club do Porto, o clube haveria de tornar-se o mais bem-sucedido do futebol português, já com 72 títulos oficiais conquistados, e um sinónimo de sucesso na Europa e no Mundo.

A celebração dos 119 anos do clube iniciou-se às 10h00, defronte da porta principal do Estádio do Dragão, com a cerimónia do hastear da bandeira. O emblema do FC Porto subiu uma vez mais aos céus, na presença do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, Administração, funcionários e associados do clube, enquanto a Banda Musical de Melres entoava o hino azul e branco.

Seguiu-se a sessão de homenagem aos atletas, dirigentes e associados já falecidos, junto aos bustos de Pavão, Rui Filipe e José Maria Pedroto e a habitual missa na Igreja de Santo António das Antas .

À parte das acções solenes, as FC Porto Stores também vão celebrar o aniversário azul e branco com promoções especiais nos dias 28, 29 e 30: a estampagem nas camisolas para adultos e crianças compradas nestas datas será gratuita e haverá 119 produtos oficiais com descontos de 25 por cento.

Simultaneamente, o Estádio do Dragão estará aberto para visitas todo o fim-de-semana, com 119 dos troféus conquistados espalhados ao longo de todo o percurso. A entrada é livre para crianças com menos de 12 anos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Andebol * Benfica 28 - FC Porto 27

3ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis perdeu esta quarta-feira no pavilhão do Benfica, por 28-27, em encontro da terceira jornada do Andebol 1. O capitão Ricardo Moreira acertou na barra, a 15 segundos do fim, na conversão de um livre de sete metros que teria quase garantidamente valido o empate aos Dragões.

O tetracampeão nacional repetiu assim a derrota de há um ano na primeira jornada.

O encontro foi muito renhido (ao intervalo os Dragões perdiam por 17-16) e, ao longo da segunda parte, as equipas estiveram quase sempre empatadas ou separadas por apenas um golo. No FC Porto, notou-se a ausência de Tiago Rocha, o que enfraquece a segunda linha dos Dragões, que obteve apenas um golo. Por outro lado, o contra-ataque foi a grande arma dos azuis e brancos, que assim conseguiram nove tentos (90 por cento de eficácia).

A equipa de Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (8), Wilson Davyes (6), Daymaro Salina (2), Elias Nogueira (3), Ricardo Moreira (2) e Pedro Spínola. Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (5), Filipe Mota (1) e Hugo Rosário.

Com esta vitória, a liderança fica entregue ao Sporting, que soma nove pontos, os mesmos do Benfica, mas a equipa da Luz, devido ao goal average, fica em segundo. O FC Porto é agora terceiro classificado com sete pontos.

No FC Porto, continua ausente o pivô Tiago Rocha (a recuperar de lesão).

Na próxima jornada, dia 29 de Setembro pelas 18h00, o FC Porto recebe o ABC/U.Minho em jogo a contar para a 4ª. jornada do campeonato nacional.



Hóquei em Patins * FC Porto vence XI Torneio das Vindimas

Foto do site http://hoqueipatins.com
Publicado em fcporto.pt

O FC Porto conquistou o XI Torneio das Vindimas, que se disputou no Pavilhão do Candelária, na ilha açoriana do Pico. Na terceira jornada, do passado domingo, os Dragões bateram o Candelária por 7-2, terminando a prova só com vitórias e 18 golos marcados e apenas quatro sofridos.

A equipa da casa foi derrotada graças a golos de Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros, Jorge Silva, Tiago Santos, Hélder Nunes (2) e Vítor Hugo. Ao intervalo, os azuis e brancos já triunfavam por 4 - 0. Nas outras duas jornadas, o FC Porto tinha vencido o Paço de Arcos, por 3-2, e o Turquel, por 8-0.

Classificação Final:
SENIORESPtsJVEDGolosDif GolPts 
%
FC Porto93300184+140%
Candelária SC63201513+-80%
HC Turquel33102410-60%
CD Paço de Arcos0300349-50%
Fonte http://hoqueipatins.com

Edo Bosch foi eleito o melhor guarda-redes do torneio e Vítor Hugo e Tiago Santos foram os melhores marcadores, com quatro golos.

Todas a informações do torneio no site hoqueipatins.com (clica para visualizar).

Hóquei em Patins * FC Porto no grupo B da Liga Europeia 2012/13

Publicado em fcporto.pt

O sorteio da fase de grupos da Liga Europeia 2012/13, realizado no sábado na Casa da Cultura de Paredes, ditou que o FC Porto vai defrontar na “poule” B os italianos do Amatori Lodi e os franceses do Saint Omer. O terceiro adversário será espanhol, podendo ser o Noia ou o Blanes.

Esta indefinição deve-se ao processo disciplinar que corre contra o campeão europeu, o Liceo da Corunha. O Noia pode ser substituído pelo Blanes, caso se confirme a suspensão dos galegos das competições europeias por um ano.

A primeira jornada da fase de grupos está marcada para 10 de Novembro, com os dois primeiros de cada grupo a apurarem-se para os quartos de final (6 e 20 de Abril de 2013, com jogos em casa e fora). A habitual final oito será assim substituída por uma final a quatro (25 e 26 de Maio).

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entrevista exclusiva a Pedro Clara, atleta de Boccia do FC Porto

Pela primeira vez no Pronuncia do Dragão teremos o prazer de entrevistar um atleta do nosso FC Porto. 

E não é um atleta qualquer, trata-se de Pedro Clara, atleta de boccia, possuidor de um palmarés invejável, e que muito tem honrado, aqui e além fronteiras o FC Porto e o nosso País. 
Trata-se de uma entrevista pós Jogos Paralímpicos, nos quais apenas conquistamos 3 medalhas, e nada melhor que Pedro Clara para nos falar da actual situação da modalidade que pratica em particular, bem como do Desporto Adaptado. 

Honra-nos a nós portistas o ecletismo do nosso clube, e o brio com que os atletas do desporto adaptado azul e branco, disputam cada competição, mesmo em condições difíceis, e muitas vezes sem os apoios devidos. 

Iremos também abordar algo que muito se fala na altura dos Jogos Paralimpicos. 
O porquê da imprensa não dar a cobertura das competições ligadas ao desporto adaptado a nível de clubes, e só se lembrarem destes valorosos atletas quando vencem uma medalha, e o porquê do Estado Português, por intermédio dos seus ministros, só aparecer na altura de posar para a foto com o medalhado. 

Estes e muitos temas serão abordados nesta entrevista. 

Antes de mais, obrigado por ter aceite o convite para esta entrevista, onde iremos abordar o Desporto Adaptado, e em particular o Boccia, na qual é um atleta referência, conquistando inúmeros títulos para o nosso FC Porto.
Em primeiro lugar pedimos-lhe uma pequena apresentação pessoal, pois infelizmente para muitos dos leitores do Pronuncia do Dragão, é um desconhecido dada a pouca visibilidade que é dada ao boccia?
Sim, infelizmente a visibilidade é quase nenhuma. Chamo-me Pedro, tenho 29 anos, vivo na Maia e pratico boccia no FC Porto há 8 anos. 

Como surgiu a oportunidade de ser atleta na modalidade e no FC Porto? 
Em 2004 soube que o clube tinha desporto adaptado e na altura indicaram-me a natação. Mas depressa percebi que nessa modalidade, não tinha hipótese de competir contra pessoas que tinham condições físicas muito superiores a mim e, como sou uma pessoa que só gosto de desporto de alta competição e adoro jogar para ganhar, tive que descobrir se existia outra coisa. No início de 2005 surgiu-me a possibilidade de experimentar o boccia. Percebi logo que aquela era a minha modalidade e hoje isso confirma-se! 

Explique aos nossos leitores em que consiste o Boccia? 
O boccia é uma modalidade que qualquer pessoa, independentemente da lesão muscular ou cerebral pode praticar. Existem 4 tipos de classe: BC1 – atletas com paralisia cerebral que necessitam de um acompanhante para lançar a bola ou direcionar a cadeira. BC2 – atletas com paralisia cerebral, mas que conseguem ser independentes durante o jogo, quer a lançar as bolas, quer a direcionar a cadeira. BC3 – atletas com paralisia cerebral ou não (deficiências motoras incapacitantes ao ponto de não conseguirem lançar as bolas sozinhos) que necessitam não só de um acompanhante mas também de uma calha (rampa) para efetuarem o lançamento das bolas. BC4 – que é o meu caso – atletas apenas com deficiência motora ou física que são capazes de jogar sozinhos, quer para lançar as bolas quer para direcionar e movimentar a cadeira.                                         

José Carlos Macedo
Tem algum ídolo na modalidade? 
Pode-se dizer que sim ... O atleta do SC Braga José Carlos Macedo. 

Qual o momento mais marcante da sua carreira? 
Felizmente, já tive vários momentos marcantes, aquando das conquistas de alguns títulos, quer a nível individual quer em pares, mas o momento mais marcante foi sem dúvida quando decorria o ano de 2007, onde em Fátima fui Campeão de Portugal e no regresso fui convidado para ir ao Estádio do Dragão para ser homenageado, no último jogo do campeonato. Lembro-me que em muito jovem, um dos meus sonhos era sentir o calor de uma moldura humana a apoiar-me e a ovacionar-me. Nesse dia esse sonho foi concretizado e ainda hoje quando me recordo disso, me consigo sentir completamente “arrepiado” da emoção do momento indescritível e sem dúvida mais marcante da minha carreira! 

Que título lhe deu mais gozo vencer? 
Costuma-se dizer que o primeiro título é sempre o mais saboroso e ambicionado, comigo foi exatamente igual. Em 2007, e embora o título não tenha sido o mais importante, na altura fui campeão regional, mas teve um sabor ainda mais especial, porque na altura venci o Tri Campeão do Mundo e Vice - Campeão Paralímpico, Bruno Valentim. Para mim, nesse jogo da final esqueci o tipo de campeonato que era e só quis desfrutar do momento de defrontar um gigante como ele e claro, o facto de ter ganho o meu primeiro título dessa forma, foi sem dúvida o título que me deu mais gozo vencer. 

Na sua opinião qual o melhor jogador da actualidade português e estrangeiro? 
Falando apenas em atletas da minha classe, em Portugal há neste momento 3 excelentes atletas e penso que estamos mais ao menos ao mesmo nível e por isso, temos partilhado os títulos entre nós, nos últimos 2 anos. Estou a falar dos meus adversários mais diretos, Fernando Pereira (APPC do Porto) e Domingos Vieira (SC Braga). Quanto ao estrangeiro, a concorrência é elevadíssima e existem uns 10 atletas que poderemos dizer, estarem todos a um nível equiparado, onde muitas vezes é a sorte que decide quem vence. Mas posso dar alguns exemplos: do Brasil, existem dois que até agora continuam invencíveis já há 4 anos. Depois há os atletas de países como China, Canadá, Inglaterra, Espanha, Rep. Checa, Hong Kong, todos eles a um nível excecional! 

O SC Braga é uma referência na modalidade e tem fomentado imenso a mesma, pensa que o FC Porto está a perder caminho para o SC Braga? 
São duas realidades completamente diferentes uma da outra e a verdade é que não as podemos comparar da mesma forma os dois clubes e a maneira como estão no boccia. O SC Braga abriu a secção do boccia e consegue sustentá-la através de patrocínios que conseguem pagar as despesas dos atletas e seus acompanhantes. As pessoas envolvidas lutam para que a modalidade possa ser sustentada e conseguem. No FC Porto as coisas não acontecem da mesma forma. Há apenas um patrocínio de uma empresa quando muito, como por ex. a TMN ou o BANCO ESPIRITO SANTO mas essa verba não chega para quase nada, até porque o FC Porto não tem apenas o boccia, tem também a natação e o ténis de mesa. Nós atletas, achamos que o desporto adaptado não é apoiado como devia e não sei porque é que por exemplo, uma vez que cada vez é mais difícil suportar as despesas de tantos atletas, em deslocações e estadias, O FC Porto não admite que não tem as condições necessárias para o fazer e não pede ajuda às empresas para que nos patrocine, como faz por exemplo a equipa do SC Braga. Eu, que já estou no boccia há 8 anos sempre fui apoiado, quer com equipamentos, quer com despesas de deslocação a campeonatos, o ano passado vi a minha participação ao campeonato nacional no Seixal condicionada, porque fui eu que tive que pagar a deslocação. Facto que achei lamentável, uma vez que sempre representei o meu clube com todo o respeito e dedicação. Portanto, quando se fala do facto de o FC Porto “estar a perder terreno” para o SC Braga, a verdade é que o FC Porto na modalidade do boccia, nunca teve à frente do SC Braga, quer pela forma como sustentam o boccia, quer pela forma exemplar que lidam com os seus atletas e lhe dão o ânimo necessário e que qualquer atleta gosta de receber! 

Li há uns dias uma notícia de que o Boccia se encontra em crise, e que Portugal deixou de ser uma potência no boccia. Acha que o problema reside onde? 
A grande questão não será essa ... Não penso que o facto de já não sermos a potência que éramos se deve a uma crise no boccia, mas o principal reside na forma como os outros países se preparam. Portugal prepara-se da mesma forma de sempre, ao longo de vários anos, os outros países é que atualmente se preparam de uma forma muito superior e claro que os resultados têm que aparecer. Estou convencido de que se o Estado investisse no desporto adaptado como por exemplo, o Brasil, a China e a Inglaterra os resultados seriam bem melhores. 

O que pensa do actual panorama do Boccia e do desporto adaptado em geral em Portugal e do seu futuro? 
O atual panorama é o mesmo que referi na pergunta anterior ... o Estado Português não investe nem apoia os seus atletas e no futuro será muito difícil garantirmos a participação nos Jogos Paralímpicos de 2016 em algumas das classes. Sem condições os resultados não irão aparecer com certeza. 

Corrobora da opinião do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Humberto Santos, que existem falta de patrocínios e outros apoios do sector privado ao desporto adaptado? 
Sem dúvida que os patrocínios são praticamente nulos. Só quando temos uma alma “caridosa” a dar este ou aquele patrocínio, como por ex. em 2008 quando o futebolista Luís Figo e a Galp doaram uma verba para os Jogos Paralímpicos. Caso contrário, os apoios não existem. Mas ao falar de falta desses apoios, também não nos podemos esquecer que mais uma vez o Estado não dá o exemplo. Paga sempre mal, e como se não bastasse ainda paga atrasadíssimo. Só o mês passado me foi liquidado por ex. o valor de uma medalha ganha no campeonato da Europa que já foi no ano de 2009!! Quanto às bolsas, o atraso já vai em 7 meses! Isto já para não falar da grande descriminação que fazem em relação a atletas olímpicos e paralímpicos. Somos atletas portugueses todos mas pelos vistos não nos consideram como aos outros, e até no valor das medalhas e prémios fazem sentir essa diferença! 

"Gigantes somos nós. Uma pessoa que supera uma deficiência, vem aos Jogos Paralímpicos e vem dar o seu melhor não merece muito mais louvor que quem dá dois chutos numa bola" e “um atleta paralímpico merece muito mais reconhecimento do que quem dá dois chutos numa bola", afirmou Simone Fragoso nadadora paralímpica, lançando uma dura crítica a Cristiano Ronaldo, que poderia no entender dela ter dado apoiado a missão portuguesa. Que pensa desta declaração? 
Penso que todos os atletas com deficiência sentem essa revolta e nessas declarações não falou só por si mas por nós todos. E quanto ao facto de “pedir” apoio a um atleta tão conceituado, claro que não podemos exigir nada a ninguém, mas penso que ficaria bem, não só ao Cristiano Ronaldo como a tantos outros futebolistas portugueses que não ficariam pobres se nos apoiassem um pouquinho que fosse. 

Como comenta a prestação portuguesa dos seus colegas de boccia nas olimpíadas? 
Em geral, penso que foi uma prestação positiva dos meus colegas. As duas medalhas vieram do sítio onde eu pessoalmente mais esperava. São os 3 melhores atletas da classe em Portugal e por isso, os que melhores condições reuniam para o fazer. Mais uma vez, Parabéns!! 

Ficou surpreendido pelo facto de Portugal no conjunto de todas as modalidades, ter só obtido três medalhas, duas no boccia e uma na prova do salto em comprimento F20? 
 Sinceramente não me surpreendeu, uma vez que sabia a forma como os outros países se estavam a preparar. Investiram de uma forma monstruosa nas várias modalidades e por isso digo que apesar de tudo, 3 medalhas em geral foi bastante positivo. Em comparação com os olímpicos mais uma vez, o país foi melhor dignificado! 

Gostaria que na página oficial do FC Porto fosse dado o devido destaque, quer ao boccia como às restantes modalidades do desporto adaptado? 
Sim, infelizmente ainda aparece muito pouco do que realmente se passa. Penso que qualquer atleta gosta de ser tratado como um outro dito “normal”. Incomoda-me o facto de algumas vezes publicarem uma notícia sobre mim e nem uma fotografia colocarem. 

Sentem-se injustiçados, pelo facto da imprensa e poder político, só se lembrarem que existem na altura dos Paralímpicos? 
Sem dúvida. Durante o ciclo de 4 anos ninguém se lembra. Há provas muito importantes como os Campeonatos da Europa e do Mundo e a imprensa nada diz. E mesmo nos paralímpicos praticamente só passam as notícias em rodapé e acabam por não divulgar quase nada. Quanto à classe política, sinceramente enoja-me a hipocrisia dos nossos ministros. Na altura de receberem os nossos atletas, a forma como fingem importarem-se connosco e elogiar-nos para passar a boa imagem para Portugal, é absolutamente ridícula. Esquecem-se que não vivemos de palavras e que queríamos justiça, nada mais, e ser bem tratados como merecemos! 

Quais os objectivos colectivos da equipa de Boccia do FC Porto, e os seu individual? Quer numa categoria quer noutra, o objetivo será vencer sempre. Manter o 1º lugar do ranking a nível coletivo e recuperar o 1º lugar a nível individual são os grandes objetivos. 

Que dirigentes, companheiros de equipa e treinadores mais o marcaram na sua carreira, e em que medida? 
Há sempre um atleta que não posso deixar de falar, o qual me lançou neste desporto e com quem durante alguns anos fiz dupla no FC Porto e vencemos títulos atrás de títulos que é o Fernando Pereira. Inclusivamente, também venceram uma medalha de prata no Europeu 2009, o ponto mais alto a que cheguei até agora! O treinador também é uma pessoa importante, infelizmente no boccia o treinador é um voluntário e não pode passar tanto tempo como gostaria com os atletas, mas isso são fatores que não podemos contornar. É o mesmo treinador de há 8 anos, além de ser um treinador já é mais que isso, ensinou-me muitas das coisas que sei hoje e claro que não pode deixar de ser uma pessoa marcante para mim! 

Que pensa do papel dos blog’s na divulgação do deporto adaptado? 
Acho muito importante, sem dúvida! Será triste dizer isto, mas a verdade é que o facto de existir este blog e sentir que nos dão cobertura, compensa sempre a falta de apoio que de certa forma sinto por parte do meu clube. Mais uma vez digo que, se não for o trabalho voluntário das pessoas à volta dos atletas, não temos mais nada onde nos agarrar! 

Qual o conselho que quer deixar aqui, a todos os jovens que queiram ingressar no boccia, ou noutras modalidades do desporto adaptado do FC Porto, e como o podem fazer? 
Se quiserem praticar não pensem duas vezes e venham fazê-lo, porque apesar das críticas que há sempre para fazer, o desporto acima de tudo, faz bem e ajuda-nos também na nossa integração social. Posso dizer que o boccia foi um grande responsável para uma certa mudança na minha vida, quer a nível desportivo, quer social. Quem quiser é só deslocar-se ao Estádio do Dragão e pedir para falar com a D.ª Rosa Maria, que é uma excelente pessoa e faz muito para que o desporto adaptado continue. 

Três perguntas pessoais: Cidade predilecta? Hobbies? Sonho por cumprir? 
Cidade preferida: Dubai e Sidney; Hobbies: Internet, TV, Música, Ler…; Sonho: Ganhar um título internacional. 

Agradecemos a sua amabilidade para esta entrevista. Foi uma honra para o Pronuncia do Dragão e seus leitores. Quer deixar alguma mensagem aos nossos leitores? 
Felicitar pelo excelente trabalho que têm feito e agradecer a forma como têm divulgado o desporto adaptado. Tudo o que for preciso para continuar a divulgar eu também farei! 

Palmarés de Pedro Clara