quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Andebol * Sporting Horta 27 - FC Porto 34

10ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis venceu esta terça-feira no pavilhão do Sporting da Horta, por 34-27, em encontro da décima jornada do Andebol 1. Os Dragões deram expressão a uma já esperada superioridade, liderando o marcador desde o primeiro minuto, e comandam agora o campeonato, com 28 pontos (mais um do que o Benfica, que tem menos um jogo).

Ao intervalo, os azuis e brancos comandavam por 15-13. Destaque-se a boa prestação dos guarda-redes portistas, com 41 por cento de eficácia. O melhor marcador do encontro foi Tiago Rocha, com nove golos.

A equipa comandada por Ljubomir Obradovic, alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (2), Wilson Davyes (3), Tiago Rocha (9), Elias Nogueira (4), Ricardo Moreira (7) e Pedro Spínola (7). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota, Daymaro Salina (1), Hugo Rosário, José Silva e Sérgio Rola (1).

Na próxima jornada, dia 17 de Novembro, pelas 18h00, o FC Porto recebe o Madeira SAD.



Deixo-vos aqui uma mensagem que Wilson Dayves postou no mural da sua página de facebook.
Infelizmente continuam a existir seres humanos acéfalos, e ontem um deles atleta do Sporting da Horta, demonstrou o seu primitivismo básico e dirigiu um insulto racista a Wilson e tentou confrontá-lo fisicamente.
Vamos esperar que a Federação haja conforme, e puna severamente este atleta.
Força Wilson! 
O insulto é o argumento dos fracos!


Caros amigos,

É com um misto de determinação e de profunda consternação que partilho convosco o que me vai na alma. Determinado a quê? Difícil especificar.Porém,estou seguro de que é minha obrigação denunciar a situação que hoje vivi.
Jogo andebol desde os onze anos. Já ganhei e já perdi bastantes vezes, como é normal num desporto. Muitos foram e, felizmente, continuam a ser os dias em que o and
ebol me faz sentir realizado, pois considero-me um privilegiado por ter a possibilidade de me dedicar a 100% ao que mais gosto e de ainda ser pago para isso. No entanto, considero que apesar de toda a competitividade que é inerente ao jogo, há um conjunto de princípios e de valores que são imprescindíveis, para mim pelo menos.
Defendo que a vontade de ser melhor do que o adversário, não me dá o direito de humilhá-lo. Aceito que o jogo, imprevisível, leve a determinados estados de espírito, quer de euforia em caso de vitória, quer de frustração em caso de derrota, sendo que independentemente do resultado final, o respeito pelo adversário deva ser imperativo! Contudo, há determinados comportamentos que ultrapassam o campo desportivo, revelando o real carácter e, infelizmente em alguns casos, a (pouca) formação cívica de alguns atletas/homens.
Passando à situação em concreto, ela aconteceu durante o SC Horta x Porto de ontem, dia 13, no decorrer da segunda parte. Num lance em que me encontro a lateral esquerdo, na tentiva de ganhar superioridade para o ponta do mesmo lado, sou placado, sim, placado, pelo ponta direita da equipa da casa cujo nome é Afonso Almeida, indo de seguida os dois para o chão. Confesso que fiquei estupefacto pela acção, digna de um jogador de râguebi, pelo que olhei fixamente para a pessoa em questão para demonstrar a minha reprovação. Num acto que não só revela o elevado respeito que o dito "jogador" tem por uma etnia diferente da sua, como também a elevada formação cívica que possui, sou confrontado com um, passo a citar, «o que queres,preto?». Seguidamente, levantámo-nos simultâneamente e num acto de "justiça" salomónica, somos ambos sancionados com 2 minutos. Sem perceber esta noção de "justiça", dirijo-me para o banco de suplentes onde constato que o "jogador" igualmente sancionado me dirige um "convite" para me aproximar do local onde ele se encontra- um claro convite a uma cena de pancadaria- ao que respondo, cito, «vem cá tu!». Mais uma vez, sou alvo da dita "justiça", que me volta a sancionar com 2 minutos, fazendo assim um total de 4 minutos em que apenas eu estaria impedido de participar no jogo. Admito que possam ser feitas várias leituras da situação. Não pretendo ser nem "o bom", nem "a vítima". Pode haver quem defenda , como infelizmente já ouvi, «então mas tu ficas ofendido?Tu és preto.» Imaginam uma sociedade onde tratamos os nossos pares consoante as suas características físicas e não pelos nomes?
Obviamente que não tenho qualquer complexo em relação à minha cor, vivo bem com a minha condição e aceito-me como sou, assim como aceitaria caso fosse outra a minha cor/etnia. O que não entendo é como não estão previstas sanções para os que incorrem neste tipo de atitudes, como acontece por exemplo em Inglaterra, onde ao capitão da selecção inglesa, John Terry, foi retirada a braçadeira de capitão de equipa depois de ter dirigido insultos racistas a um adversário. Considero triste haver quem ainda recorra a este tipo de repertório, a meu ver, ultrapassado!
Para concluir, deixo um apelo. Um apelo a todos os que, como eu, se sentem privilegiados por fazerem disto a sua vida. Respeitemo-nos uns aos outros. Quando nos respeitarmos uns aos outros, estaremos em condições de exigir que respeitem a nossa classe e que nos sejam dadas as condições que merecemos.

Grato,
Wilson Davyes

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bilhar * Vânia Franco vence 1º open da 1ª divisão de Braga/Viana Castelo


Vânia Franco do FC Porto, venceu o 1º open de 1ª divisão de Braga/Viana Castelo, ao bater na final Hugo Oliveira do Bolas Virtuais.


Percurso até à final:

Ronda Inicial:
Paulo Sequeira (SC Braga) 5 - Vânia Franco (FC Porto) 7

Vencedores 1: 
Vânia Franco (FC Porto) 4 - Hugo Oliveira (Bolas Virtuais) 7

Perdedores 2:
Manuel Rocha ( Dynamic Pool Academy) 6 -  Vânia Franco (FC Porto) 7

Meia-Final:
Jorge Alves (Dynamic Poll Academy) 5 - Vânia Franco (FC Porto) 7

Final:
Hugo Oliveira (Bolas Virtuais) 0 - Vânia Franco (FC Porto) 7
 

domingo, 11 de novembro de 2012

Prova superada com um Moutinho de Lucho!

Tal como se previa, o FC Porto teve uma difícil prova de superar diante da Briosa, e só com um Moutinho de Lucho a superamos.

Após o apuramento para os oitavos-de-final da champions e a fantástica exibição diante do Marítimo, os adeptos esperavam mais brilhantismo na vitória de hoje, o que não foi possível muito por mérito de uma Académica muito bem escalonada, concentrada, disciplinada e rigorosa na marcação aos nossos homens do tridente ofensivo, e sempre sem descurar as transições rápidas por intermédio de Cissé, Marinho e Wilson Eduardo.
Os homens de Pedro Emanuel estavam motivados após a vitória diante do Atlético de Madrid, e com o passar dos minutos, não conseguindo o FC Porto abrir o activo, ainda mais confiança angariavam.

Foi necessária portanto muita cabeça e paciência para encontrar o caminho certo para o golo.
Os adeptos foram excelentes no apoio à equipa, pois noutros tempos os assobios soariam bem cedo.
A equipa está confiante e segura a defender, e VP tem bem delineado o modelo de jogo da equipa, com James a ser uma espécie de híbrido que tanto é 7 como 10.
Apesar das lesões de Maicon, Fernando e Alex Sandro, três pedras que até à lesão eram titulares indiscutíveis, VP soube encontrar alternativas, e Mangala, Defour e Abdoulaye têm cumprido bem os seus papeis.
Durante a primeira parte, fomos previsíveis nas acções ofensivas, o que facilitou a tarefa defensiva da Briosa.
Só em erros individuais do adversário, ou recuperações rápidas de bola, conseguimos criar perigo. 
Numa dessas ocasiões, logo aos nove minutos Jackson Martínez apareceu isolado, e o guarda redes adversário ao sair da área tropeçou, mas o chapéu do colombiano saiu ligeiramente ao lado da baliza. Foi uma excelente oportunidade desperdiçada.
Numa outra aos dezanove minutos, Jackson recupera a bola a meio campo, dá para Danilo que abre em James na área, mas El Bandido no movimento interior na busca do espaço para o remate perde imenso tempo, e permite o corte de um defesa forasteiro.

Até ao apito para intervalo nota de realce para um remate de Jackson por cima do alvo. Todavia o colombiano foi egoísta pois tinha James ao seu lado sem oposição ao remate. Pesou aqui o objectivo individual de conseguir a marca de Jardel e Pena.

Tivemos na primeira parte muita posse de bola, mas o nosso jogo não era objectivo, criativo, e quase sempre terminava sem tiro à baliza à guarda de Ricardo.

Com James escondido do jogo, Varela apagado e Jackson sem bolas na área, VP tinha de encontrar soluções para desmanchar a estratégia da Briosa na segunda parte.
E assim foi. No segundo tempo a equipa entrou com mais velocidade de circulação de bola, e surgiram no jogo Lucho e Moutinho.

Aos cinquenta minutos após uma recuperação de bola a meio campo de Varela, El Comandante com um excelente passe abre para James na direita, que em velocidade entra na área e abre o activo.
Foi um golo justo, que surgiu numa boa altura do jogo, logo na reabertura do segundo tempo.
A equipa foi paciente e num erro adversário, com uma recuperação de bola, numa transição rápida conseguiu finalmente encontrar o caminho para o golo.

Pensava-se que a Académica fosse abrir o seu jogo, mas não, manteve-se concentrada e a complicar a nossa tarefa.

Mas eis que aos sessenta minutos surge um dos homens do jogo a apontar um golo de levantar um estádio - João Moutinho, que após passe atrasado de Lucho enche o pé e remata do meio da rua sem hipóteses de defesa para Ricardo. Grande golo!

VP aproveita o segundo golo, e faz descansar Varela, colocando no seu lugar Atsu.
O jovem ganês poucos minutos depois de entrar podia ter apontado o terceiro golo.
Após jogada de Jackson que de calcanhar passa a Moutinho que isola o ganês, mas Ricardo com uma excelente defesa nega o golo a Atsu.

Sentia-se no estádio que o jogo estaria decidido, mas a cínica Académica não desmoronou as linhas, e Wilson Eduardo reduziu num remate de primeira para 1-2 num lance em que a bola bate à frente de Helton, traindo-o por completo.

Com o golo academista, o FC Porto manteve a tranquilidade e geriu os ímpetos adversários com muita posse de bola. VP aproveitou para descansar Moutinho.

Até final só mesmo Helton numa saída dos poste colocou o coração na mão dos adeptos. O brasileiro saiu da baliza para chegar à bola, mas o rápido Cissé atrapalhou e gerou-se uma situação de perigo, que o próprio Helton resolveu saindo a jogar com os pés.

Poucos minutos depois deu-se o apito final com o FC Porto a conquistar merecidamente, mas sem brilho, os três pontos.


Destaque na partida para João Moutinho e Lucho, que na segunda parte souberam pautar o nosso jogo, e foram o cérebro para delinear as jogadas que abriram a muralha defensiva adversária.
Moutinho e Lucho com passes rasgados para as costas dos defesas adversários, foram tentando servir ora Jackson, Varela ou James.
El Comandante fez duas assistências para golo. Moutinho apontou o golo da noite. 
Excelente dupla esta que pauta o nosso jogo.

Nota de realce também para James que após uma primeira parte em que apareceu, tal como a equipa, apático e sem criatividade, na segunda parte entrou mais solto e após assistência de Lucho fez um excelente golo.

Na defesa Otamendi e Abdoulaye tem feito uma excelente dupla, com o argentino a assumir o comando da defensiva, e a transmitir tranquilidade para a evolução segura de Abdoulaye.
Mangala fez um bom jogo, ofuscando por completo Marinho.
Danilo do outro lado da defesa, fez um jogo apático tal como a equipa. O brasileiro tem de ser mais acutilante no corredor.
Varela fez um jogo esforçado, batalhou, mas ao contrário dos últimos jogos não foi um elemento desiquilibrador.

Defour cumpriu bem o seu papel, fechando bem os espaços.

Jackson Martínez falhou o objectivo de bater o recorde de Pena e Jardel, mas foi sempre uma carga de trabalhos para os defesas adversários. Foi muito bem marcado por João Real.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Valeram os três pontos conquistados, que nos permitem manter a liderança.

Última nota para o mau estado do relvado, que aqui e ali complicou o nosso jogo.

Excelente o número de adeptos presentes no Dragão, que ultrapassou os trinta mil.

Agora segue-se o jogo para a Taça de Portugal diante do Nacional, uma partida complicada, que tentaremos vencer para seguir em frente na prova.

Abraço e boa semana.

Força Porto!

Paulo

Andebol * FC Porto 33 - Sporting 31

9ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt 

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Sporting, por 33-31, em encontro da nona jornada do Andebol 1, disputado no Dragão Caixa. 

Gilberto Duarte foi o MVP e o “bombardeiro” de serviço, com 12 tentos, num jogo em que os Dragões nunca estiveram em desvantagem. No entanto, a partida passou por diferentes fases: o FC Porto começou melhor e atingiu os 11-6, aos 20 minutos. 

O Sporting recuperou e chegou a estar a perder por apenas um tento. Ao intervalo a equipa da casa vencia por 13-11. Um parcial de 5-0 no arranque do segundo tempo marcou o melhor período dos azuis e brancos, que chegaram ao último quarto do jogo com o marcador controlado (lideravam por 27-20 aos 45 minutos). Na fase final, o Sporting atenuou o desequilíbrio no resultado. 



 A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (12), Wilson Davyes (6), Tiago Rocha (3), Elias Nogueira (4), Ricardo Moreira (4) e Pedro Spínola (2). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota (2), Daymaro Salina e Hugo Rosário.

Com este resultado, os Dragões mantêm-se no segundo lugar da prova, com 25 pontos, menos dois do que o Benfica.

Na próxima jornada, dia 13 de Novembro, o FC Porto desloca-se aos Açores para defrontar o Sporting da Horta.




Hóquei em Patins * Amatori Lodi 2 - FC Porto 4


1ª. Jornada da Liga Europeia * Grupo B

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança entrou a ganhar na actual edição da Liga Europeia. 

Os Dragões foram a Itália vencer o Amatori Lodi, por 4-2, em encontro da primeira jornada da competição disputado este sábado, no PalaCastellotti de Lodi. 

Com este resultado, os azuis e brancos colocaram-se no primeiro lugar do Grupo B, beneficiando do empate (2-2) entre Noia e St. Omer.

A equipa de Tó Neves, que só por uma vez esteve em desvantagem, marcou por intermédio de Ricardo Barreiros (2), Tiago Losna e Jorge Silva, numa partida que atingiu o intervalo sem o registo de qualquer golo.

O FC Porto Império Bonança, a única equipa a conseguir vencer na condição de visitante na ronda inaugural da competição, alinhou em Lodi com Edo Bosch, Pedro Moreira, Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros e Jorge Silva. Jogaram ainda Tiago Losna e Vítor Hugo.

No dia 24 de Novembro o FC Porto recebe o Noia em jogo da segunda jornada.

sábado, 10 de novembro de 2012

Líder de volta ao Dragão…

O FC Porto entra amanhã no Dragão como líder da Liga e é nessa condição que vai querer manter no final do jogo. Para isso basta vencer, independentemente dos golos marcados ou sofridos, no mínimo, em caso de vitória, o FC Porto ficará sempre com os mesmos do primeiro classificado e isso, é o que conta!

Depois da goleada frente ao Marítimo no último jogo para a Liga e do apuramento para os oitavos de final da Champions, a equipa não pode estar mais motivada e confiante para o jogo de amanhã. Com o rótulo de equipa embatível na Europa, ainda não perdeu nenhum jogo oficial esta época, tem sido visivel nos ultimos jogos, uma qualidade de jogo pautada pela tranquilidade e assertividade dos sectores da equipa. Bem a defender, bem a atacar, muitos golos, muitos deles de grande qualidade técnica.

Mas mais importante tem sido mesmo os resultados. O FC Porto é líder na Liga, avançou na Taça de Portugal, já concretizou o primeiro e mais importante objectivo europeu, isto depois de já ter conquistado o primeiro troféu da época, a Supertaça.

Vítor Pereira está confiante. A Equipa está alegre dentro do campo, não temos visto nem entrevistas nem jogadores amuados, o público tem apoiado a equipa e o treinador, o nosso Presidente vibra com os jogos e alguns golos, portanto, tudo corre bem no seio do Dragão.

Amanhã o adversário é a Académica que até ao momento, o facto mais relevante foi mesmo a vitória na última jornada da Liga Europa ao 2º classificado da Liga Espanhola, o Atlético de Madrid!

Na Liga, a equipa não tem estado bem, está a 2 pontos da linha de água, mas mesmo sabendo que tem mais 1 ponto que o Sporting, nem isso permite concluir que a equipa está bem. Não tem a mesma qualidade da época passada, a nível atacante não produz tanto e tão bem e defensivamente, não é das equipas mais seguras do meio da tabela para baixo.

A juntar a esta irregularidade, vai estar privada de alguns jogadores importantes.
Mas tem um ponto forte, aliás sempre teve e provávelmente sempre terá, que é a história deste clube que o torna sempre especial e complicado de defrontar, quer quando está bem, quer quando está menos bem.

Vítor Pereira continua sem poder contar com alguns jogadores que têm sido muito importantes na equipa. Alex Sandro, Fernando e Maicon continuam indisponíveis e Kléber acabou por se juntar a Rafa no lote dos indisponiveis.

Mas se o grande desafio às ausências de Alex Sandro, Fernando e Maicon foi ultrapassado com sucesso, não será amanhã que o FC Porto se ressentirá destas ausências, até porque Abdoulaye, Defour e Mangala têm cumprido com qualidade e segurança.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



Vítor Pereira poderá fazer algumas alterações à equipa. No final do jogo de Kiev foi divulgado pelo próprio que Helton e Lucho jogaram com limitações, limitações que já vinham do jogo com o Marítimo. Não será de estranhar que ambos possam começar o jogo no banco, dando lugar a Fabiano e James, aliás, seria até prudente dar algum descanso a estes jogadores quando se sabe que quer Fabiano, quer James dão garantias de manter a qualidade da equipa.

Caso se confirme estas alterações, abre-e uma vaga no ataque. Atsu ou Iturbe poderão ser chamados à equipa. Á partida a escolha recairá por Atsu, mas Iturbe merecia uma oportunidade a titular.

Quem poderá também surgir no onze inicial é Miguel Lopes em detrimento de Danilo que tem feito muitos jogos a titular.

Equipa provável: Fabiano, Miguel Lopes, Otamendi, Abdoulaye e Mangala, Defour, Moutinho e James, Iturbe, Varela e Jackson.

A todos aqueles que possam estar no Dragão, não faltem. Vamos apoiar o nosso clube, são nestes jogos que o clube precisa de mais apoio.

O jogo está marcado para as 18:00 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Dragon Force Basquetebol, 3 jogos ... 3 vitórias!

Tendo como técnico João Tiago (ex-adjunto do espanhol Moncho López) o plantel do Dragon Force FC é constituído pelos seguintes atletas:

- Agenor Bonito
- Eduardo Guimarães
- Francisco Rothes
- Hugo Sotta
- Joaquim Barbosa
- João Alves
- João Gallina
- José Miranda
- Marcelo Júnior
- Miguel Soares
- Pedro Bastos
- Pedro Figueiredo

1ª. Jornada
Dragon Force 105 - FC Gaia 44

Estatísticas da partida no blog Bibó Porto, Júnior (clica para visualizar). 

2ª. jornada
CDC Juv. Pacense 40 - Dragon Force 73

Estatísticas da partida no blog Bibó Porto, Júnior (clica para visualizar).

3ª. Jornada
Gondobasket 37 - Dragon Force 96

Estatísticas da partida no blog Bibó Porto, Júnior (clica para visualizar). 

No próximo dia 21 de Novembro, a Dragon Force desloca-se a Ovar para defrontar os locais.



Classificação até segunda jornada:

# Equipa J V D FC PM PS Dif Pontos
Dragon Force 2 2 0 0 178 84 94 4
Ovarense 2 2 0 0 168 93 75 4
F.C. Gaia 2 1 1 0 129 148 -19 3
CDC Juv. Pacense 3 0 3 0 107 202 -95 3
Vasco da Gama 1 1 0 0 57 36 21 2
Fides Gondobasket 2 0 2 0 105 181 -76 2

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Marcar o ponto para os oitavos-de-final!

Hoje, o FC Porto marcou o ponto e garantiu matematicamente a passagem aos oitavos-de-final da prova rainha das competições europeias.
Nada de surpreendente, face à tradição do nosso clube na competição, que confirmou assim o seu favoritismo.

Havia a expectativa de compreender como iria VP solucionar as ausências por lesão de Maicon e mais em concreto de Fernando, peça fulcral no equilibrio defensivo da equipa.
Os escolhidos para substituir Maicon e Fernando, foram respectivamente Abdoulaye Ba e Defour. 
Se a entrada do belga na equipa não constitui surpresa, já a ausência de Rolando em detrimento de Ba, é um indício de que o luso-cabo-verdiano é uma carta fora do baralho deste plantel.

O FC Porto era o favorito para a partida de hoje. Em 3 jogos tinha obtido outras tantas vitórias, todavia não se avizinhavam facilidades, como de facto sucedeu.

O Dínamo de Kiev como era de esperar entrou forte no jogo, e durante cerca de 15 minutos foi presionante e teve uma boa oportunidade aos seis minutos, valendo o corte de Mangala na hora H.

A partir do quarto de hora, James entrou no jogo, a equipa subiu as linhas, e começamos a controlar as acções dos ucranianos e a dominar a posse de bola.
Aos 35 minutos poderiamos ter marcado.
El Bandido cruza da esquerda para o compatriota Jackson, mesmo a ser puxado, a cabecear para uma grande defesa do guarda-redes do Kiev. 
Ficou grande penalidade por assinalar.

Chega ao intervalo com a sensação que podíamos ter partido em vantagem para o descanso. Fizemos uma última meia-hora de excelente nível, com domínio e controlo absoluto de todas a vertentes do jogo, e merecíamos ter inaugurado o marcador.

No início da segunda parte tivemos mais uma grande oportunidade de golo, desta vez por intermédio de Varela, que a passe de James, remata cruzado com o pé esquerdo, com a bola a arrasar o poste.

Até aos 60 minutos só deu Porto, com a equipa bem estendida no terreno, a criar boas jogadas de entendimento e a cheirar a golo.

É então que o Dínamo de Kiev faz entrar Haruna e Brown, fica mais rápido e agressivo, e como mais vale um ponto na mão que três a voar, o FC Porto inteligentemente começou a gerir a bola e a controlar os ímpetos ofensivos do adversário.
O Dínamo de Kiev não consegue criar perigo de maior e a partida termina com a divisão de pontos.
O FC Porto foi a equipa que criou as oportunidades claras de golo, pelo que a vitória poderia ter pendido a nosso favor, todavia o empate acaba por se ajustar pois os ucranianos durante os primeiros quinze minutos e última meia hora conseguiram pressionar a nossa defensiva obrigando-nos a jogar em contra golpe.


Quanto aos destaques individuais, são de realçar as boas prestações de Abdoulaye e Mangala.
O jovem Ba, não comprometeu, e na estreia europeia não tremeu e efectuou uma exibição prometedora. 
Mangala teve pela frente Yarmolenko, o jogador mais perigoso do Dinamo de Kiev, e marcou bem o ucraniano.
Helton perante uma defensiva pouco rotinada, teve um papel fulcral no seu comando, estando muito bem nas saídas dos postes, agindo muitas vezes como um autêntico libero.

James fez um excelente jogo, assim como Varela, que se encontra em grande forma.

Jackson,  Moutinho e Danilo foram outros elementos em destaque.

Otamendi foi nitidamente o melhor do onze portista.
Marcou com primazia Milevsky, que deveria ter sido expulso por agressão ao argentino, e foi importante no equilíbrio e comando defensivo, varrendo bem a sua zona de acção, e saiu com qualidade a jogar.


Esta passagem aos oitavos garantiu 3,5 milhões mais 0,5 milhões pelo empate, que acrescem aos 11,6 milhões de euros já arrecadados, uma quantia muito importante para equilibrar as contas do clube.

As lesões continuam a atacar o nosso plantel, hoje foi Defour teve de ser substituído, e soubemos por VP que além de Helton, Lucho também jogou condicionado.

Há que recuperar os jogadores nos próximos dias.

Garantido o apuramento, agora o objectivo passa pela obtenção do primeiro lugar do grupo. 
Vamos a Paris lutar pelo primeiro lugar do grupo como salientou El Comandante.

Abraço e boa semana

Força Porto!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Qualificação aqui tão perto…

O FC Porto já está em Kiev onde defronta amanhã o Dínamo, naquele que pode ser o jogo da qualificação matemática para a segunda fase da Champions.

As contas são simples. Em caso de empate ou vitória o FC Porto apura-se matemáticamente para a segunda fase, o principal objectivo da equipa no que diz respeito às competições europeias.

A caminhada até agora tem sido imaculada e com toda a justiça. O FC Porto tem demonstrado superioridade e qualidade de jogo nos três primeiros confrontos, pelo que amanhã entrará em campo motivado para conquistar não só a qualificação mas a vitória que permitirá não só a qualificação directa mas também a manutenção do primeiro lugar no grupo e com boas perspectivas de garantir no final esse lugar que colocará o FC Porto na segunda fase como cabeça de série.

A tarefa não será fácil. Primeiro o desafio da sempre complicada viagem e jogo na Russia, depois o proprio adversário, tem qualidade e em caso de derrota ou mesmo empate fica praticamente afastado da Champions, isto em caso do PSG tb vencer amanhã, e por último, a equipa vai apresentar-se com algumas limitações, umas por lesões outras por excesso de minutos nas pernas fruto dos ultimos jogos em que Vítor Pereira não conseguiu rodar a equipa como provavelmente tinha planeado.

A juntar á baixa já esperada de Alex Sandro, Maicon e Fernando também não viajaram e não é certo que Lucho esteja recuperado, razão pela qual, viajaram 19 jogadores para Kiev.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Quiño, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Otamendi e Defour.



Olhando para a convocatória, a equipa inicial não deverá ser dificil de encontrar. As duas grandes dúvidas prendem-se com a utilização de Rolando e Lucho. No caso de Rolando, em condições normais, seria titular, mas continua no ar a possibilidade de não ser utilizado na Champions pelo que não será surpresa se amanhã Abdoulaye assuma a titularidade ao lado de Otamedi. No caso de Lucho, a questão é física, pelo que caso esteja em condições de jogar será titular. Caso não recupere, a opção poderá cair pela utilização de James no vértice invertido do meio campo, com Defour e Moutinho a jogar mais lado a lado.

A restante equipa deverá manter-se intacta, apesar dos muitos minutos que levam nas pernas.

Na defesa, Danilo, Mangala e Otamendi deverão manter a titularidade. No meio campo, Defour será titular no lugar de Fernando e fará companhia a Moutinho e Lucho ou James.

No ataque, Varela e Jackson, que têm vindo a marcar nos ultimos 3 jogos oficiais, deverão manter a titularidade, dado o excelente momento que atravessam.

Equipa provável: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi e Abdoulaye, Defour, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Mesmo com a utilização de Lucho, o FC Porto poderá apresentar-se num esquema diferente, ou seja, em 4X4X2 em vez do tradicional 4X3X3, com James a jogar no centro do meio campo e Moutinho e Lucho a jogarem um pouco mais descaídos no meio campo. Com este esquema Vítor Pereira poderá povoar o meio campo e libertar Varela e Jackson para acções mais ofensivas, surpreendendo o Dinamo de Kiev que deverá estar à espera de um FC Porto no 4X3X3.

Mas mais importante do que o factor surpresa é a atitude da equipa amanhã. Ainda que o empate seja um resultado positivo, é um risco tremendo pensar nesse resultado como objectivo. O FC Porto tem qualidade para vencer amanhã o Dinamo de Kiev, será dificil pelas razões acima descritas, mas se a equipa tiver atitude e mentalidade ganhadora, então a vitória estará perto de ser alcançada.

As ausências de Maicon e Fernando são baixas importantes, mas Abdoulaye ou Rolando e principalmente Defour, mostraram qualidade para jogar e garantir solidez defensiva ao FC Porto.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Natação * FC Porto conquista XIII Troféu Speedo

Publicado em fcpnatacao.com

O FC Porto conquistou o XXIII Torneio Speedo, que se disputou na Piscina Municipal de Paços de Ferreira. Os Dragões venceram sete das 10 provas de estafetas de absolutos, somando 84 pontos, contra 75 pontos do Sporting e 42 do Gespaços.

A estafeta de 20 minutos a nadar para cadetes foi ganha pelo Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão com o FC Porto a conseguir a segunda posição. A prova de 30 minutos para infantis teve como vencedor o Sporting logo seguido do FC Porto.


O XXIII Troféu Speedo contou com a participação do Clube Fluvial Portuense, Clube Fluvial Vilacondense, Clube Náutico Académico de Coimbra, Gespaços, Famalicão, Sporting Clube de Braga, Sporting Clube de Portugal e FC Porto (organizador).
 

domingo, 4 de novembro de 2012

Bilhar * João Ferreira em 5º lugar no VIII Campeonato do Mundo de Juniores

O jovem Joao Ferreira terminou em 5º lugar no ranking oficial final da UMB, consequencia de tres vitorias consecutivas na fase de grupos e a melhor media dos jogos dos quartos-finais, registando 1.421 de media contra KIM HAENG JIK, o coreano que se sagrou tetra-campeão do mundo.
 
Parabéns a João Ferreira por esta fantástica classificação.

Hóquei em Patins * Limianos 2 - FC Porto 3

5ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt 


Um golo de Reinaldo Ventura, a um minuto e 35 segundos do fim do encontro, permitiu ao FC Porto Império Bonança triunfar em Ponte de Lima, por 3-2, em encontro da quinta jornada do Campeonato nacional. O Limianos nunca esteve em vantagem, mas chegou por duas vezes ao empate e obrigou os portistas a empregar-se a fundo.

Vítor Hugo deu vantagem aos Dragões, na primeira parte, mas Diogo Sá concretizou o empate. Já no segundo tempo, Jorge Silva fez o 1-2, mas Carlos André respondeu, deixando tudo empatado. Valeu então o referido golo de Reinaldo Ventura, que permite ao FC Porto manter-se no topo da classificação, com 13 pontos, os mesmos do Benfica, mas com mais golos marcados (34) e menos sofridos (9).

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (1). Jogaram ainda Tiago Santos e Vítor Hugo (1).

O FC Porto mantém-se na liderança do campeonato, em igualdade pontual com o Benfica (13 pontos).

Na próxima jornada, dia 14 de Novembro, o FC Porto recebe o Valongo pelas 21h00.


Calendário (clica para visualizar).

Classificação (clica para visualizar).

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ópera não ... foi cha-cha-cha ao ritmo d’El Bandido e sob a batuta de Moutinho!



Não foi ópera mas foi cha-cha cha ao ritmo d’El Bandido e sob a batuta de Moutinho.

Jogo colectivo, jogadas de envolvimento, solos individuais de magia, foram os condimentos para uma grande noite no Dragão.

O FC Porto já não perde no Dragão para o campeonato há 20 partidas. É mesmo preciso recuar à época 2008/09, para encontrar a última derrota dos dragões em casa.

Depois do jogo da Amoreira, onde a equipa foi capaz da reviravolta no resultado, hoje adivinhavam-se dificuldades. Os madeirenses apesar de não estarem a efectuar um início de época regular, contam com uma estrutura sólida e uma base de jogo consolidada, e vinham ao Dragão com a intenção de definitivamente voltarem aos excelentes momentos da época passada.

Vítor Pereira apostou no mesmo onze que venceu o Estoril.
Desde cedo se apercebeu que o FC Porto entrou com o intuito de resolver o mais rápido possível a partida.
Entramos fortes no jogo, dinâmicos e criativos no miolo e logo aos cinco minutos Jackson abriu o marcador, numa belíssima jogada ao primeiro toque. Que delicia esta jogada!
Sétimo jogo consecutivo a marcar para Jackson. Ultrapassou a marca de Hulk (seis jogos consecutivos a marcar), e tem agora como objectivo ultrapassar na marca estabelecida por Jardel e Pena (nove jogos a marcar).

A partir daqui sucederam-se os lances de envolvimento ofensivo, com a equipa a mostrar futebol de qualidade aos seus adeptos, sempre ao ritmo d’El Bandido e sob a batuta de Moutinho.

Todavia nem tudo corria bem, Fernando e Maicon são obrigados a sair por lesão, dando lugar a Abdoulaye e Defour.

Apesar destas duas contrariedades, a equipa não desligou a ficha e continuou na senda do ataque e do golo que desse a tranquilidade.

Assim, aos 35 minutos surge o momento da noite. Golaço de Varela, com o português a fintar dois da esquerda para o centro e disparar, sem hipótese de defesa para o guardião insular que ficou pregado ao relvado.
Varela atravessa um excelente momento de forma, e com James e Jackson forma um tridente ofensivo de respeito.

Grande primeira parte. Absoluto domínio e controlo do desafio, não obstante as contrariedades das lesões.

Para a segunda parte, Pedro Martins mexe na equipa, e o Marítimo entra mais agressivo, dinâmico e consegue o derradeiro canto do cisne, numa jogada de perigo criada por Olberdam pelo corredor esquerdo, que cruza para Danilo Dias.

O FC porto baixa o ritmo de jogo, já a pensar em Kiev, mas as oportunidades continuam a suceder, e Moutinho com um excelente passe coloca a bola, nas costas dos centrais, em Jackson que contorna Ricardo e aponta o terceiro golo. É o oitavo golo do ponta-de-lança colombiano.

A 20 minutos do fim do jogo, El Bandido abre o livro!
Após mais uma fantástica assistência de Moutinho, James chuta cruzado, debaixo das pernas do guardião insular, para o quarto golo da noite e para o seu quarto golo na liga.

É então que surge a terceira substituição por lesão. Desta vez é Helton que dá lugar a Fabiano. Noite de azar no que toca a lesões, antes da importante partida na Ucrânia.

A 13 minutos do fim El Bandido sela o resultado final numa concludente chapa cinco, após excelente passe de Defour, que culmina com um grande remate do colombiano que aponta o quinto golo no campeonato.

Até ao apito final poderíamos ter dilatado o marcador, o que era justo face à impotência dos insulares para travar o nosso jogo ofensivo.
 
O objectivo era vencer, e o facto de termos dois jogos em casa, o próximo diante da Académica, pode permitir-nos isolar-nos na liderança, uma vez que os adversários mais próximos vão ter jogos complicados nestas duas jornadas. Benfica recebe o Guimarães e vai a Vila do Conde, enquanto o Braga recebe no dérbi minhoto o Gil Vicente e desloca-se a Alvalade.



Destaque para James, que rubricou uma grande exibição. Marcou e deu a marcar, e conjuntamente com Varela e Jackson foram o furacão que varreu os insulares.

Jackson “cha-cha-cha” Martinez, cada vez mais confirma os predicados que levaram o FC Porto a apostar num avançado que jogava no desconhecido campeonato mexicano. Bisou na partida, e ficou a dever ainda mais golos.
Está confiante, e é com uma frieza incrível que fura as redes adversárias. Sete jogos seguidos a marcar, e oitavo golo na conta pessoal para o campeonato.



Varela, surge num grande momento de forma, dinâmico no corredor, rematador, fez o golo da noite! Fantástico!
Por último nota de destaque para o maestro Moutinho. Duas grandes assistências para golo e um trabalho muito sólido no meio campo, num jogo em que a responsabilidade do jogo ofensivo passou sempre pelos seus pés.

Nota negativa para as lesões que foram demasiadas.
Nos próximos dias vai ser importante recuperar os lesionados, que já abundam. Alex Sandro, Fernando, Helton e Maicon, estão sob a observação do departamento médico.

Importante a vitória, que moraliza a equipa antes da deslocação a Kiev.
Há que manter a dinâmica e atitude, evoluir tranquilamente, pois não podemos adormecer e conceder aos adversários golos fruto de azelhices, como as que sucederam nas anteriores jornadas.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

É pena que o frio meteorológico aliado ao frio nos bolsos, tenha afastado do jogo de hoje muitos adeptos, que perderam um excelente jogo de futebol por parte da nossa equipa.

Força Porto!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dupla Jornada no Dragão

Amanhã o FC Porto regressa ao Dragão onde irá efectuar os dois próximos jogos da Liga, uma dupla jornada no Dragão. Amanhã é o Marítimo, depois da viagem a Kiev, será com a Académica.

O objectivo é o mesmo. Vencer. E esta oportunidade de jogar duas vezes em casa pode permitir ao FC Porto isolar-se no comando até porque os adversários mais próximos vão ter jogos complicados nas duas próximas jornadas.

A equipa está confiante e forte. A reviravolta no Estoril foi prova disso, ao contrário do que tinha acontecido em Vila do Conde, e mesmo em Barcelos. Esta confiança deriva também da imaculada participação na Champions.

O Marítimo começou bem esta época, mas com a participação na Liga Europa a equipa tem vindo a perder pontos e qualidade. Actualmente está no oitavo lugar, com 8 pontos, com equipas como o Paços Ferreira, Gil Vicente e Rio Ave à sua frente.

Contudo, será muito provavelmente um Marítimo forte o que se vai apresentar no Dragão amanhã. Os jogadores e equipa técnica até podem não estar bem, mas a direcção do clube, facilmente injectará uma forte motivação em todos para roubar pontos no Dragão!

Curiosamente, o Marítimo é o pior ataque da Liga, defensivamente é uma equipa equlibrada mas ofensivamente é sem dúvida a pior equipa até ao momento. Até ao momento nunca conseguiu marcar mais de 1 golo numa partida, o que denota muita falta de qualidade neste sector.

Vítor Pereira sabe disto mas não será por estes dados estatisticos que a equipa amanhã apresente-se mais ofensiva do que é normal.

Foi hoje divulgada a lista de convocados e com alguma surpresa constatou-se a saída de Rolando e Iturbe da equipa. As entradas de Kléber e Abdoulaye Ba não se entende para este jogo especifico. No caso de Kléber até pode fazer algum sentido, pois no Estoril o FC Porto não tinha uma alternativa para a zona central do ataque, mas nos outros jogos que teve não produziu efeito! No caso de Abdoulaye ainda é mais estranho, pois Rolando apareceu na Taça de Portugal e foi opção no Estoril para equilibrar a defesa, logo não se percebe a ausência agora, até porque com Abdoulaye convocado, dificilmente será opção para a equipa B.

Continua muito povoado o sector do meio campo, sobretudo quando Miguel Lopes foi convocado e quando existe a possibilidade de Danilo ser opção no meio campo, limitando claramente as opções ofensivas.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Atsu, Otamendi e Defour.



Vítor Pereira não deverá realizar muitas alterações na equipa. Ainda que exista jogo da Champions na próxima terça-feira, o FC Porto deverá apresentar uma equipa forte para derrotar este Marítimo que irá criar muitas dificuldades.

Mesmo com as fragilidades no sector ofensivo, o Marítimo irá claramente povoar o seu meio campo e colocar duas unidades ofensivas rápidas para surpreender a defensiva do FC Porto.

Se o FC Porto conseguir dominar o meio campo, for mais pressionante e rápida nos processos então o jogo será simples e a vitória não escapará. Uma entrada forte no jogo é importante para que o Marítimo não tenha tempo para colocar em prática a estratégia que passa claramente por defender, defender e depois defender!

Vítor Pereira, perante estes dados poderá amanhã efectuar uma alteração que passe por dar mais velocidade nos flancos, que pode passar por colocar Varela e Atsu nas linhas, sendo que nesse caso, James apareceria no meio campo como mais apoio a Jackson. Mas isto implicava que Fernando ou Lucho não fossem titulares.

No caso de Fernando, seria uma aposta muito ofensiva não apostar num trinco, mas poderia ser compensada com Moutinho. No caso de Lucho, obrigaria a que Moutinho e Fernando jogassem mais lado a lado. Quer uma quer outra são alterações possiveis, mas perante este Marítimo, fica no ar que Vítor Pereira irá mexer pouco na equipa mas de forma estrutural por forma a surpreender o adversário.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e James, Varela, Atsu e Jackson.

Importante amanhã a vitória para que a equipa possa viajar para Kiev ainda mais motivada e confiante. O FC Porto tem tudo para conquistar mais 3 pontos e não será por falta de apoio dos seus adeptos no Dragão que não o conseguirá.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Acelerou, Ganhou!

Tal como aconteceu em Olhão e Vila do Conde, o FC Porto viu-se ontem a perder pela terceira vez esta época, mais uma vez fora de casa, mais uma vez contra uma equipa teoricamente muito mais fraca.

Uma primeira parte que até não jogou mal, com excepção de alguma lentidão nos processos ofensivos, o Estoril marcou muito cedo, de bola parada e pouco mais fez durante toda a primeira parte, com excepção de um remate perigoso de Lica. O FC Porto controlou, criou algumas oportunidades, teve 2 bolas nos ferros, mas os processos continuavam algo lentos, com muita atrapalhação na zona central, e o flanco mais utilizado pela equipa era o esquerdo com Mangala e Varela.

Defensivamente a equipa estava segura, mas o meio campo e o sector ofensivo teve sempre muito pouco inspirado frente a um Estoril que mal marcou o golo remeteu-se muito na sua area defensiva, cortando quase todos os espaços possiveis para o FC Porto atacar. Só mesmo com velocidade de processos a equipa poderia criar perigo, mas essa velocidade foi muito curta durante toda a primeira parte.
Vítor Pereira não alterou a equipa ao intervalo, mas a equipa veio muito diferente para a segunda parte!

E nem foi pelo facto de ter marcado 2 golos e virado o resultado nos primeiros quinze minutos da segunda parte. Foi sobretudo pela velocidade e pressão que colocou nestes primeiros quinze minutos que sufucou o Estoril, que estaria à espera de um FC Porto forte, mas não contava com um FC Porto tão forte como aquele que entrou para a segunda parte.

Cara nova para a segunda parte que deu resultados práticos e que decidiu um jogo que parecia complicado.

Depois da reviravolta, o FC Porto ainda tentou chegar ao terceiro, mas o discernimento e a velocidade aos poucos começaram a diminuir e nem mesmo com o Estoril a arriscar um pouco mais fez com que o FC Porto conseguisse alcançar mais um golo que desse a tranquilidade na garantia da vitória.

O Estoril arriscou tudo e Vítor Pereira respondeu às alterações ofensivas do adversário com a entrada de Rolando para o lugar de James. Não é muito normal ver este tipo de substituições no FC Porto, sobretudo quando tinha o jogo controlado e quando o adversário estava mais subido no terreno, mas sem criar muito perigo ou sufoco. Mas Vítor Pereira entendeu segurar o resultado e face ao resultado final, correu bem a opção, arriscada, mas correu bem.


Destaques óbvios para Varela e Jackson, mais uma vez, e pelo segundo jogo consecutivo voltaram a ser os marcadores dos golos, foi assim com o Dinamo de Kiev, repetiram frente ao Estoril.

É caso para se pensar, porque não a opção de os ver lado a lado no ataque do FC Porto com James a jogar no centro?

Quem também esteve em bom plano foi Lucho, Moutinho e James, não tão decisivos, mas estiveram em muitos bons momentos do jogo, com as recuperações de bola e muito boas assistências para os adversário.

De saudar o regresso de Rolando aos jogos, foram os primeiros minutos na Liga, e depois da boa exibição no jogo da Taça, fazia e faz todo o sentido que permaneça nos convocados para a Liga. Percebe-se que na Europa a opção é não jogar para não hipotecar uma transferência para um clube que jogue na Champions, mas nas competições internas, pelo seu valor, tem qualidade para estar nos convocados.


Última nota para os adeptos que estiveram no campo do Estoril. O total da assistência não chegou aos 5 mil adeptos, mas perto de 3500 eram Portistas. A bancada superior era praticamente 100% Portista e a bancada central dos sócios muito bem composta de Portistas em família. Ambiente muito bom, seguro, tudo correu bem.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Próximo jogo é no Dragão e já esta sexta-feira. Continuamos no topo da classificação e queremos continuar por lá.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Hóquei em Patins * FC Porto 10 - A.Espinho 1

4ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt 

O FC Porto Império Bonança venceu este domingo a Académica de Espinho, por claros 10-1, em jogo a contar para a quarta jornada do campeonato nacional. 

Tiago Losna assinou um “hat-trick” e Reinaldo Ventura, Jorge Silva e Vítor Hugo bisaram. O FC Porto este sempre no comando das operações e houve até oportunidade para os jovens Diogo Seixas e Miguel Costa se estrearem. Realce ainda para o grande golo de Pedro Moreira, na conversão de um livre directo, com um remate por trás das costas, fazendo então o 6-0.

A equipa comandada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Diogo Seixas, Miguel Costa, Tiago Santos (3) e Vítor Hugo (2).


Com este resultado, os azuis e brancos assumem a liderança da prova, com os mesmos 10 pontos de Benfica e Oliveirense, mas mais golos marcados (31) e menos sofridos (sete).

Na próxima jornada, dia 3 de Novembro, o FC Porto defronta em Ponte de Lima os locais pelas 18h00.


Calendário (clica para visualizar).

Classificação (clica para visualizar).

sábado, 27 de outubro de 2012

Consolidar o Topo da Liga

Depois da terceira vitória consecutiva na Champions, o FC Porto não podia estar com mais moral e motivação. Elogiado a nível internacional e nacional, a comunicação social sem poder elogiar outros acaba por se render ao evidente, o FC Porto continua com uma prestação bastante boa, a equipa tem mostrado muita tranquilidade, muitos bons momentos de futebol, golos espectaculares e sobretudo resultados, com excepção dos dois empates para a Liga, que deixaram no ar muita frustração na exibição realizada.

Por esse motivo, Vítor Pereira terá que estar atento e saber motivar a equipa, nestes jogos que aparentemente a vitória está perfeitamente ao alcançe e no final acaba por escapar num piscar de olhos. Aconteceu com o Gil Vicente, aconteceu com o Rio Ave, amanhã é preciso um FC Porto concentrado e forte para que não volte a acontecer a mesma coisa.

Com o principal e provavelmente único rival esta época, a mostrar toda a sua falta de qualidade na Europa, é espectável que irá colocar todas as suas forças e objectivos na conquista da Liga.

O Estoril tem sido uma agradável surpresa. Pratica um futebol simples, mas tem debilidades, sobretudo no sector defensivo e no meio campo. É uma equipa que gosta de jogar no contra ataque, fê-lo muito bem em Guimarães e Alvalade, onde apenas nos ultimos minutos deixou escapar o que parecia mais que óbvio, a conquista da vitória. E se apenas estes dois jogos tivessem seguido a ordem natural do que foi o jogo, o Estoril estaria neste momento em lugar da Europa e com todo o mérito.

Curiosamente ou não, tem sido em casa e sobretudo quando necessita de ter o comando do jogo, que a equipa tem se sentido algo bloqueada.

Vítor Pereira fez 3 alterações á ultima convocatória com o Dinamo de Kiev. Sairam por opção Abdoulaye, Miguel Lopes e Kléber. Ainda indisponível continua Alex Sandro, sendo provável que regresse no próximo jogo frente ao Dinamo de Kiev para a Champions. Regressaram Rolando, Iturbe, o que não deixa de ser mais que justo, caso não seja por limitação fisica dos que saiem agora da convocatória. No caso de Rolando, esteve bem para a Taça de Portugal e ainda que se perceba que não se pretende a utilização na Champions para não inviabilizar uma boa transferência em Janeiro, é uma opção que se deveria ter em conta para as competições internas. No caso de Iturbe, comparativamente com Kléber, fez muito mais no jogo da Taça de Portugal e só por isso merece constar da convocatória, se bem que, continua a existir excesso de médios e escassez de opções para o ataque, faria sentido um dos jogadores do meio campo sairem da convocatória.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Rolando, Varela, Mangala, Fabiano, Fernando, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



É preciso então um FC Porto, concentrado, pressionante, ofensivo mas atento às acções ofensivas do Estoril. O Estoril vai jogar em contra ataque e se o FC Porto estiver atento os golos e a vitória surgirá naturalmente.

Vítor Pereira não deverá mexer na equipa que entrou em campo frente ao Dinamo de Kiev, a não ser por alguma limitação fisica de algum dos jogadores. E face à convocatória, onde não consta Miguel Lopes, que tem alternado com Danilo, é muito provável que a equipa seja rigorosamente a mesma que actuou no ultimo jogo no Dragão.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Esta é a primeira deslocação a Lisboa. Oportunidade para os Portistas da zona de Lisboa poderem estar com a comitiva e assistir a um jogo ao vivo.

É esperada casa cheia no Estoril, o campo tem uma assistência muito reduzida pelo que falta de apoio dos adeptos Portistas vindos de toda a parte não faltará.

O jogo está marcado para as 20:15 de Domingo e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Andebol * FC Porto disputa acesso à fase de grupos da Taça EHF com RK Cimos Koper

Publicado em fcporto.pt 

O RK Cimos Koper é o adversário do FC Porto Vitalis na terceira eliminatória da Taça EHF, como ficou definido no sorteio realizado esta terça-feira. 

Os encontros estão agendados para 24 de Novembro (18h de Portugal continental), na Eslovénia, e 1 ou 2 de Dezembro, no Dragão Caixa. 

Para atingir esta fase da prova, o clube de Koper, segundo classificado da última Liga eslovena, teve de eliminar os holandeses do HV Kras/Volendam, com vitórias por 32-31 e 27-25, na segunda eliminatória. 

Os tetracampeões portugueses apuraram-se para esta ronda após terem garantido o terceiro lugar do torneio 1 de qualificação para a Liga dos Campeões, ao bater os montenegrinos do Lovcen, por 31-25, em Setembro. 

O Cimos Koper, que se sagrou campeão nacional em 2010/11, pela primeira e até agora única vez, é um adversário poderoso. Já se qualificou por duas vezes para a Liga dos Campeões, a última das quais na temporada transacta. Apenas “caiu” nos quartos-de-final, derrotado pelos espanhóis do Atlético de Madrid, que seria finalista vencido. 
Em 2010/11 venceram a Taça Challenge, derrotando na final o Benfica, em dois jogos. 

Se ultrapassarem o Cimos Koper, os azuis e brancos entram numa nova fase da competição: serão integrados num de quatro grupos, com quatro clubes. Os dois primeiros de cada grupo deverão ser apurados para os quartos-de-final e depois realizar-se-á uma “final four”, concentrada num fim-de-semana.

Andebol * Águas Santas 26 - FC Porto 35

8ª. Jornada * Campeonato Nacional 

O FC Porto Vitalis venceu o Águas Santas, na Maia, com a facilidade esta quarta-feira, como exemplifica a diferença final de nove golos (35-26), em jogo da 8ª jornada do campeonato nacional de andebol. 



Ao intervalo o FC Porto já vencia por 9-19, tendo o encontro praticamente resolvido. 
No segundo período, o FC Porto  limitou-se a gerir resultado e plantel, onde se assinala o regresso à competição de Tiago Rocha (6 golos). 

A excelente prestação defensiva do FC Porto permitiu-lhe o uso de uma das principais armas, o contra ataque, onde mais uma vez foi exímio (92% de eficácia – 12 golos em 13 acções).
Hugo Laurentino com uma eficácia de 56% foi o suporte da sua equipa e Ricardo Moreira (7 golos) foi o marcador de serviço. No Águas Santas tudo correu mal, e apenas Eduardo Salgado com 9 golos esteve próximo do seu valor.

Os golos da equipa orientada por Ljubomir Obradovic, foram apontados por Gilberto Duarte (4), João Ferraz (3), Filipe Mota (4), Pedro Spínola (5), Daymaro Salina (2), Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (7), Elias António (1), Wilson Davyes (1) e Hugo Rosário (2).

O Benfica comanda isolado com 24 pontos, seguindo-se o FC Porto que tem apenas uma derrota no campeonato diante do Benfica, somando sete vitórias nos restantes encontros.

A jornada nove, agendada para 10 de Novembro às 18h30, reserva o clássico FC Porto-Sporting.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os OITAVOS aqui tão perto…

O FC Porto deu um passo de gigante rumo aos oitavos de final, o primeiro objectivo para esta prova. Nunca até hoje uma equipa que ganhou os 3 primeiros jogos ficou fora da próxima fase, e parece mesmo que não é uma questão de estatística, a conjugação de resultados do outros adversários, permite, até em caso de empate em Kiev o apuramento automático para a próxima fase.

Foi um jogo em que o FC Porto dominou em grande parte do tempo mas que também permitiu em determinada fase do jogo o adversário crescesse, igualasse o marcador e criasse algum perigo junto da baliza de Helton.

A primeira parte ficou marcada sobretudo pelos golos. Não houve muitas mais oportunidades de golo, e foi claramente controlada pelo FC Porto. Um lapso defensivo permitiu ao adversário empatar o jogo, depois de Varela ter aberto o marcador com um bom golo, mas o FC Porto estava forte e conseguiu colocar-se em vantagem antes do intervalo, mais uma vez, Jackson decidiu e começa e mostrar que é o melhor reforço da época.

Na segunda parte a equipa adormeceu e o Dinamo cresceu em campo. O FC Porto começou a perder o meio campo e nem mesmo a entrada de Atsu para refrescar o ataque fez com que o FC Porto segurasse o jogo lá na frente.

O Dinamo começou a aparecer perto de Helton e conseguiu novamente chegar à igualdade, perto dos 75m. E quando se poderia pensar que o FC Porto iria tremer, eis que a equipa conseguiu manter alguma tranquilidade, jogar com o tempo e voltou a dominar o jogo nos minutos finais.

Ainda que sem sufocar, finalmente uma boa jogada permitiu a Lucho cruzar para Jackson bisar na Champions e neste jogo e assim aniquilar com qualquer tentativa do adversário em levar pontos do Dragão.

Pouco tempo depois terminava o jogo e o FC Porto conquistava mais 3 pontos, 9 no total do grupo, a manutenção do primeiro lugar e um passo de gigante rumo aos oitavos de final.

Destaque para Jackson, que bisou e foi decisivo na vitória, todos os restantes estiveram em bom plano, mas Jackson esteve muito decisivo nos poucos lances que teve para marcar.



A fadiga física e a interrupção que houve para as seleções tornou o jogo não tão bom ao nível da qualidade como tinha sido frente ao PSG. Ainda assim, objectivo cumprido e com sucesso.

Este ano a participação da Champions é quase o oposto do que foi na época passada o que permite que a equipa ganhe niveis de confiança muito altos que irá reflectir-se quer na Champions quer nas competições internas.

O objectivo está próximo de se concretizar, e esta vitória frente ao Dinamo tem ainda o condimento adicional de colocar muita pressão ao adversário no próximo jogo, pois terá que obrigatóriamente vencer (é previsivel que o PSG ganhe ao Dinamo de Zagreb) para não ficar já arredado da próxima fase da Champions.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Mas para já há que pensar no próximo jogo que é para o campeonato frente ao Estoril. A Champions virá depois, e é importante a equipa mantenha o caminho das vitórias na Liga.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge