domingo, 25 de novembro de 2012

"A sorte de ter talento não basta, é preciso, também, ter talento para a sorte."

Hector Berlioz, compositor francês, no século XIX disse "A sorte de ter talento não basta, é preciso, também, ter talento para a sorte", e foi o talento de El Bandido que definiu a sorte que nos levou à vitória na Batalha da Pedreira.

À partida para este desafio, adivinhavam-se dificuldades, o adversário é de qualidade evidente, tem excelentes executantes, e tratava-se portanto do primeiro grande desafio na Liga para a nossa equipa.

O adversário vinha de uma derrota europeia pesada, da humilhação de não ter conseguido o apuramento para os oitavos da champions num grupo acessível, e por conseguinte iria querer dar uma resposta positiva aos seus adeptos, que passava naturalmente por tentar levar de vencida o campeão nacional.

O FC Porto por sua vez é uma equipa confiante, que joga com alegria e que iria querer manter a fasquia de qualidade dos últimos desafios.
Com a vitória dos encarnados ontem, o FC Porto entrava na Pedreira com a intenção de vencer e reocupar o lugar que é seu por mérito.

Vítor Pereira apostou nos regressos de Alex Sandro e Fernando, relegando Abdoulaye e Defour para o banco, e colocou Mangala no centro da defesa ao lado de Otamendi.

O FC Porto entrou bem no jogo, com pressão alta, e rapidez nas trocas de bola, encostou o Braga às cordas por 20 minutos, e podia mesmo aos quatro minutos ter aberto o marcador por duas ocasiões que tiveram o mesmo protagonista, Otamendi, que num canto desviou de cabeça para o poste e logo depois após passe fantástico de El Comandante, isolado pela meia direita remata desastrado para fora.

Os primeiros vinte minutos foram assim marcados pelo domínio do FC Porto, com muita posse e com o Braga a tentar sair mas sem sucesso.

Mas a partir dos vinte minutos, o Braga conseguir achar o antídoto para o equilíbrio do jogo. Subiu as linhas, acertou nas marcações no miolo, e o jogo ficou repartido, numa toada de bola lá bola cá.

Ao minuto vinte e três, os arsenalistas numa jogada perigosa pela direita reclamam penalti por mão de Alex Sandro após cruzamento de Alan, o que na minha modesta opinião, apesar da bola ter batido no braço, não é penalti, pois o cruzamento é muito em cima, e o defesa portista tem o movimento típico para tentar opor-se ao cruzamento, e não se configura  portanto intenção de cortar a bola com a mão.

O Braga empolga-se e surge o seu melhor período no jogo, em resposta ao período inicial forte do FC Porto.

Nesta fase de pressão arsenalista, Helton faz duas excelentes defesas, uma a remate de Mossoró, e outra numa tentativa de canto directo de Hugo Viana, que obriga o guardião portista a voar e impedir a bola de entrar na baliza.

O jogo parte para intervalo após uma falta dura de Alan sobre Varela, que não é punida com cartão amarelo, e o mais ridículo, Xistra depois das equipas se posicionarem para a cobrança da falta, apita e manda recolher aos balneários.
Foi assim uma primeira parte repartida, com o resultado a ajustar-se ao futebol produzido.
Uma primeira parte de muita luta e jogo de parada e resposta, com o FC Porto a ter mais posse de bola, e o Braga a privilegiar mais o contra-ataque.
As defesas levaram vantagem sobre os ataques.


A segunda parte trouxe mais do mesmo, muito equilíbrio e luta, sem que os ataques conseguissem produzir oportunidades de golo “cantado”.

Realce para um cabeceamento perigoso de Jackson após canto, e para dois remates de Éder entre o minuto 86 e 88.

O resultado parecia predestinado para o empate e repartição de pontos, mas eis que em cima do minuto noventa, a sorte sorriu ao audaz El Bandido, que num fantástico remate a bola ganha altura, passa por cima de Beto, vai à barra e entra!

Golaço de El Bandido, e muita alegria nos festejos entre jogadores e adeptos na bancada.

Bola ao centro e o 0-2 surge por Jackson Martínez. Uma bomba!
Salino perde a bola para o colombiano, que de pé esquerdo à entrada da área fuzila Beto.

Apito final e vitória sofrida do FC Porto, e rude castigo para o Braga.



Realces individuais para Helton, que transmitiu segurança à defensiva, Otamendi que fez mais um excelente jogo e que com Mangala foram uns esteios na defesa, para James, o homem do jogo, que apontou o golo que nos abriu o caminho para a vitória, e por último para Jackson que apontou mais um fantástico golo.

Muito apagados na partida de hoje Lucho e Moutinho, estando bem VP nas substituições.

De saudar os regressos de Fernando e Alex Sandro que estiveram bem na partida após pausa prolongada.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)
Na sexta-feira, nova Batalha na Pedreira, desta vez para a Taça de Portugal.

Espera-se mais um jogo disputado e que poderá ser tal como o de hoje, definido por um momento de magia de um jogador.

Última nota para o fantástico apoio dos nossos adeptos à equipa.

Força Porto!
Boa semana.

Paulo

sábado, 24 de novembro de 2012

Não vamos ficar com apenas 3 pontos de vantagem…

O treinador do SC Braga disse que não iam ficar a 9 pontos do FC Porto. Eu digo que não vamos ficar com apenas 3 pontos de vantagem.

Não sei se é confiança de José Peseiro ou os chamados Mind Games, mas do lado do FC Porto é sem dúvida confiança, justificada por ser lider na Liga e na Champions, é porque tem ganho a jogar muito bem, a jogar bem e a jogar menos bem, é porque tem marcado golos de belo efeito e porque a sensação que os adeptos têm tido, é que o golo vai aparecer e aparece.

E não é pelo facto do SC Braga ter sido eliminado da Champions e da Liga Europa ao mesmo tempo, que torna o jogo mais acessível. Não. O jogo será muito complicado porque o SC Braga tem uma boa equipa, uma equipa que tem sido regular, mas que nos jogos de grau de dificuldade maior, este ano, não tem vencido. Foi assim em Lisboa com o 2º classificado, foi assim em Lisboa com o actual 10º classificado.

Se Vítor Pereira estudou bem o SC Braga deve ter percebido os pontos fracos desta equipa, que tem um conjunto de individualidades e um colectivo forte e experiente, mas é um facto que nos confrontos com grandes equipas não tem conseguido vencer. E um dos pontos fracos é sem dúvida o sector defensivo. Se a equipa marcou até ao momento quase tantos golos como o FC Porto, já no que diz respeito aos golos sofridos, foi precisamente o dobro daqueles que o FC Porto sofreu.

Aos poucos Vítor Pereira tem vindo a recuperar alguns jogadores que estavam lesionados, com excepção de Maicon, que continua de fora, e irá permanecer ainda mais algum tempo, mas já se percebeu também que Abdoulaye ou Mangala ou mesmo Rolando, que não foi convocado, são opções igualmente fortes para manter a boa prestação defensiva do FC Porto.

Nada de novo nos convocados, Vítor Pereira manteve os mesmos do último jogo com o Zagreb como era esperado.

Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.




E se na lista de convocados nada de novo, no onze inicial Vítor Pereira também não deverá mudar. Com minutos e ritmo dado a Fernando e Alex Sandro é possivel que Fernando avançe mesmo para o onze inicial, uma vez que é um jogador mais rotinado e teve menos tempo parado do que Alex Sandro. A titularidade de Alex Sandro, para este jogo, dependerá mais da condição fisica de Mangala do que propriamente da de Alex Sandro. Neste caso é provável que, estando bem, Vítor Pereira opte por Mangala, pois Alex Sandro esteve muito tempo parado.

O grau de dificuldade do jogo e o próprio adversário não deverão mudar o esquema de jogo e a estratégia de Vítor Pereira, que deverá apostar no mesmo esquema, procurando a vitória como tem feito em todos os outros jogos. Com uma pequena diferença, uma atenção especial no sector do meio campo, que será determinante no resultado final do jogo, daí a consistência táctica de Fernando em detrimento da de Defour, menos rotinado nessa posição, mas que curiosamente, no ano passado, desempenhou o papel de Fernando na perfeição.

A outra dúvida prende-se com a titularidade de Varela ou Atsu. O jovem Ganês tem estado muito bem, mas Varela continua a fazer valer a experiência e já leva 5 golos oficiais esta época, pelo que a aposta deverá manter-se em Varela.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi e Abdoulaye, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

São esperados muitos adeptos do FC Porto em Braga. O tempo não vai ajudar, é verdade, mas o jogo é fundamental para reforçar a posição do FC Porto como principal candidato ao título, as estatísticas já o dizem, mas também como forma de pressionar o novo confronto menos de uma semana depois, para a Taça de Portugal.

Para já é o jogo para a Liga, e ainda que o adversário mereça cautelas, o FC Porto tem todas as condições para vencer.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv1.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mais um passo rumo ao primeiro lugar…


Não foi um jogo bonito, não foi um jogo bem conseguido, mas foi mais uma vitória, por sinal, expressiva, mais um passo rumo ao primeiro lugar.

Este FC Porto tem demonstrado este ano que tem conseguido vencer, jogando muito bem, jogando bem e jogando menos bem, o que faz da equipa uma equipa forte mentalmente e muito confiante.

O jogo com o Zagreb foi muito semelhante ao realizado com a Académica e Nacional, ou seja, o FC Porto não foi brilhante nem espectacular, mas foi seguro, tranquilo, esperou pelo momento certo para marcar e acabar com o jogo, soube sofrer em alguns momentos, mas manteve sempre a confiança que iria ganhar o jogo e assim aconteceu.

Foi uma primeira parte muito aquém das melhores expectativas, mas perante o onze inicial que Vítor Pereira escolheu até nem causou grande surpresa, pois insistiu praticamente nos mesmos jogadores, alguns deles que vinham jogando muito tempo e com sinais de pequenas mazelas.

Perante a boa resposta do Zagreb e incomodou e muito na primeira parte, ainda que Lucho tivesse desbloqueado o jogo com o primeiro golo, Vítor Pereira viu-se obrigado a falar com a equipa no sentido de mudar a atitude em campo.

De facto, foi um FC Porto diferente para melhor aquele que entrou em campo na segunda parte. Com o golo de Moutinho, a equipa deu a estocada final ao adversário e a partir daí libertou-se para manter a tranquilidade e poder desenvolver as suas jogadas no tempo exacto que deviam ocorrer.

A gestão veio logo a seguir. Com as entradas de Alex Sandro e Fernando, esperadas para dar ritmo aos jogadores para o duplo confronto frente ao SC Braga, a equipa ganhou mais fescura fisica, ainda que o ritmo não tenha aumentado. Mais tarde, a substituição que devia ter ocorrido na Madeira e que no limite, nem devia ter sido opção neste jogo, Lucho foi rendido por Atsu, fazendo recuar James para o vértice do meio campo.

Perto do final, Varela, que não esteve muito bem em campo, acabou por finalizar bem uma boa jogada da equipa, após o último toque de classe de Moutinho e poucos minutos depois teve a oportunidade de bisar, num lance aparentemente de dificuldade reduzida.


Destaques neste jogo para os 27 mil espectadores que estiveram no Dragão, muito perto da média dos 30 mil espectadores por jogo, e destaque individual para Moutinho, o melhor em campo, não só porque assistiu para dois golos e marcou o outro, mas pela dinâmica e qualidade que coloca em campo.

Falta um jogo para terminar a fase de grupos. Com a vitória do PSG, o primeiro lugar ficará decidido em Paris. Falta de apoio não será desculpa para o FC Porto conseguir assegurar o primeiro lugar, que resultará na obtenção de um de dois dos três resultados possiveis num jogo de futebol.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Fica ainda, para além do primeiro lugar, a possibilidade do FC Porto somar 16 pontos nesta fase de grupos e assim atingir um novo recorde de pontos nesta fase. Ou seja, motivação não faltará para a equipa de Vítor Pereira apresentar-se em Paris com vontade de ganhar.

Antes, vem aí o duplo confronto com o SC Braga, que será muito provavelmente os jogos mais complicados até ao momento.

Serão 3 jogos de grau de dificuldade elevada, por sinal consecutivos, que em caso de vitórias, conduzirão a equipa para o caminho do sucesso nesta época.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Depois do Brasil, Dragon Force aposta em Moçambique

A Primeira-dama moçambicana Maria da Luz Guebuza, esteve de visita à cidade de Vila Nova de Gaia e do Porto, a convite de Luís Filipe Menezes.

Maria da Luz Guebuza visitou as instalações da Escola de formação de jogadores de futebol “Dragon Force” do Futebol Clube do Porto, onde se inteirou do funcionamento desta instituição, que gostaria de ver replicada em Moçambique. 

Assim com a assinatura do protocolo com o Clube Ferroviário de Maputo, está assim cumprido o desejo da Primeira-dama moçambicana Maria da Luz Guebuza. 

O Clube Ferroviário de Maputo, foi fundado em 1924, joga no Estádio da Machava com lotação de 30.000 espectadores e conta no palmarés com 20 títulos (8 Campeonatos Coloniais de Moçambique, 9 Ligas de Moçambique e 3 Supertaças de Moçambique).

Até 1976 era designado como Ferroviário de Lourenço Marques e jogava no Estádio Salazar.

O jogador mais famoso da sua história foi Costa Pereira, guarda-redes bicampeão europeu do Benfica entre 1954 e 1967.

O jogador actualmente mais conhecido e que saiu das escolas do clube moçambicano é Simão Júnior que depois de representar o Panathinaikos, joga na China ao serviço do Shandong Luneng.

De recordar que o Dragon Force tem vindo a reforçar a sua presença no mundo lusófono.


O FC Porto vai assinar, na sexta-feira, um protocolo de cooperação com o Clube Ferroviário de Maputo (Moçambique), que prevê a abertura de uma escola de futebol “Dragon Force”, anunciou hoje o clube português.
A escola de formação vai funcionar no Campo da Baixa, onde treinam os atletas do emblema moçambicano, e o acordo será firmado entre o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o vice-presidente do Ferroviário, Aníbal Aleluia, num ato que será apadrinhado pela primeira dama de Moçambique, Maria da Liz Guebuza, no Estádio do Dragão.

O acordo, que prevê a abertura de uma escola de futebol Dragon Force no Campo da Baixa, onde treinam os atletas do emblema moçambicano, será firmado no Estádio do Dragão, pelas 11h30, em conferência de imprensa a realizar na Tribuna VIP, com as presenças do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, de Maria da Luz Guebuza, primeira dama de Moçambique, e do arquitecto Aníbal Aleluia, primeiro vice-presidente do Clube Ferroviário de Maputo.

Esta parceria visa promover o desenvolvimento de um trabalho sustentado, não só em termos desportivos, mas sobretudo no plano social. A ideia é transportar os valores azuis e brancos para a nova escola e para os escalões de Formação do Ferroviário, havendo desde já a intenção de alargar o âmbito desta cooperação a outras províncias de Moçambique, estreitando cada vez mais as relações entre o FC Porto e aquele país.

O projecto agora a iniciar-se, que contribuirá também para vincar, de forma ainda mais expressiva, a marca do Dragão no continente africano, prevê ainda a revitalização das infra-estruturas do Clube Ferroviário. A este propósito, a comitiva moçambicana aproveitou esta quinta-feira de manhã para conhecer uma das infra-estruturas portistas, nomeadamente o Vitalis Park, casa-mãe da escola de futebol Dragon Force.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Venha de lá o primeiro lugar...

Depois do apuramento para os oitavos carimbado em Kiev, o FC Porto tem como objectivo agora conquistar o primeiro lugar, lugar que permitirá olhar para os oitavos de final com uma perspectiva, em teoria claro, mais positiva, pois não encontrará as equipas mais fortes dos restantes grupos.

Mas esta época de Champions pode ainda, em caso da equipa conquistar amanhã os 3 pontos, permitir, no final da fase de grupos, não só o primeiro lugar, mas também a melhor classificação de sempre na fase de grupos. Consequentemente, os pontos ganhos convertem-se em milhões que são muito bem vindos aos cofres do Dragão, mesmo, tendo conseguido atingir o objectivo dos 50M€ de mais valias no passado verão.

O Dinamo de Zagreb pode amanhã despedir-se das competições europeias. Só não o fará se conseguir pontuar no Dragão e se o Dinamo de Kiev perder com o PSG. Combinações possiveis, mas que não se deverão verificar. A equipa de Zagreb mostrou em todos os jogos que está claramente num nível de Liga Europa. Ainda assim, não se espera uma equipa derrotada e até poderá ter um efeito positivo de se apresentar desinibida no Dragão à procura da esperança da Liga Europa e de arrecadar alguns milhões adicionais à participação.

Mas é uma equipa com desinibição que o FC Porto pretende defrontar. Uma equipa remetida à sua defesa poderia dificultar as pretensões da equipa de Vítor Pereira, mas não é esperado tal cenário e amanhã o FC Porto tem todas as condições para vencer o jogo e no limite até garantir o primeiro lugar, isto se o PSG perder em Kiev.

Mas como esse cenário também não é muito provável, talvez o empate seja o resultado mais provável, caso não seja a vitória do PSG, como tal, resta ao FC Porto ser competente e sério e fazer tudo para conquistar os 3 pontos e levar a decisão do primeiro lugar para o parque dos Principes, naquele que poderá ser o jogo da fase de gupos, onde certamente não faltará apoio de muitos Portugueses.

Vítor Pereira já pode contar com dois reforços para a equipa. Fernando e Alex Sandro regressam aos convocados, mesmo não se sabendo se serão titulares amanhã. No caso Alex Sandro a paragem foi mais longa, mas também continua a dúvida de Mangala estará em condições para amanhã ser novamente titular. No caso de Fernando, a paragem foi mais curta, mas nesse sector as opções são em maior número, sobretudo depois da boa exibição de Castro no último jogo para a Taça de Portugal, na posição de médio mais defensivo.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.


Quem também tem jogado nos limites, e no último jogo até pediu a substituição mas a lesão de Mangala alterou o esquema, é Lucho. É também uma forte possibilidade, até porque no próximo fim de semana, o jogo ainda é mais complicado do que o de amanhã, Lucho começar o jogo no banco, avançando James para o vértice invertido do meio campo, tornando a equipa um pouco mais ofensiva do que o actual esquema, com Varela e Atsu na frente de ataque fazendo companhia a Jackson.

Dúvidas que serão desfeitas amanhã, até porque só mesmo Vítor Pereira é que conheçe a condição fisica dos seus jogadores, mas uma coisa é certa, amanhã, teremos uma equipa com dedo de gestão para o jogo com o SC Braga, e faz todo o sentido que assim seja.

Equipa provável: Helton, Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro, Defour, Moutinho e James, Atsu, Varela e Jackson.

É uma fase importante para a equipa do FC Porto, ultrapassou no passado sábado mais um obstáculo na Taça de Portugal, tem amanhã a oportunidade de se posicionar muito bem no primeiro lugar da Champions e tem já no próximo fim de semana, o mais dificil confronto para a Liga Portuguesa até ao momento.

A equipa atravessa um excelente momento, com vitórias atrás de vitórias, como lideres quer na Champions quer na Liga, pelo que estes confrontos veêm na melhor altura e em caso de novas conquistas, a equipa poderá mesmo ganhar a confiança necessária para reforçar e posicionar-se em definitivo com o principal candidato à conquista do Tri.

A todos que possam deslocar-se ao Dragão, aqui fica o apelo para apoiar o nosso clube na conquista de mais uma vitória.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Cresci a ouvir os relatos do nosso Porto pela voz do Gomes Amaro!

Gomes Amaro foi um dos relatadores mais famosos das décadas de 70 e 80, natural de Celorico da Beira, aos 3 anos foi para o Brasil, que onde herdou aquele sotaque com que encantou a geração dessas décadas, que ao Domingo à tarde passavam a ouvir os seus relatos. Sempre acompanhou o F.C.Porto e a selecção portuguesa, relatou durante muitos anos em várias estações de Rádio como a Rádio Porto, Rádio Press e terminou a carreira na Rádio Festival, sempre para o Quadrante Norte, empresa responsável pelo programa.
A sua voz era a voz dos deuses: quando o Porto clube deu o seu grito de Ipiranga, este homem de sotaque brasileiro era a voz da independência face aos radialistas lisboetas. "E que gooolllll

Era eu menino, e ainda era o futebol aos domingos à tarde, sem transmissões televisivas, quando eu ouvia o Quadrante Norte num pequeno rádio sharp juntamente com meu pai.
Mesmo quando o Porto por vezes não estava a jogar tão bem, ouvir um relato do Gomes Amaro, e a sua peculiar maneira de relatar, parecia que cheirava sempre a golo do nosso Porto. 
Quem não se recorda de expressões como:
"Cáááátáááá Firme… Mlynarczik!"
"Lá vai Paulo Futre… camisa 10... pega na direita, bota na canhota... passa por um... dois... três... requetou... fuzilou... e é GOOOLL! E quiiii Goool!"
"Lá está ela… no Fundinho do Barbante!"
"Está lá dentro Tibi… e agora... não adianta chorar!"

 E as melodias que acompanhavam os golos?

 

 “Que bonito é,
As bandeiras tremulando,
A torcida delirando,
Vendo a rede balançar”
 “É gol!
Que felicidade!
É gol!
O meu time é alegria da cidade!”
O relato do jogo na voz inconfundível de Gomes Amaro:





Entrevista a Gomes Amaro e Tibi ao jornal i, por Rui Miguel Tovar, em 9 de Abril de 2010 .

Vai buscar, Tibi. A expressão portuguesa mais popular Gomes Amaro foi um radialista que trouxe jingles do Brasil. 
O "vai buscar" era um deles. E pegou. Mas só com Tibi. O i falou com os dois, que são amigos ... 

Há expressões que nos ficam no ouvido, como "este gajo é um cromo". E os cromos são como os chapéus de Vasco Santana no filme "Canção de Lisboa": há muitos. A começar pelos da Panini, que ocuparam o tempo de todos nós há anos e anos, com bolsos cheios de repetidos, presos por um elástico já gasto e sem a força de outrora, carteirinhas mal rasgadas no meio da rua e dinheiro bem investido em todas as papelarias das redondezas. 

Voltando às expressões - porque isto foi só um pretexto para dizer que a colecção do Mundial-2010 está aí à porta e tem Ronaldinho Gaúcho nos 23 do Brasil -, há uma que já atravessa gerações e gerações: "Vai buscar, Tibi." E o i reuniu o autor da frase (Gomes Amaro) e o guarda-redes Tibi, que numa determinada colecção (a de 80-81) foi o meu último cromo. Os dois são amigos e convivem com esta expressão desde os anos 70, quando Gomes Amaro veio do Brasil (São Paulo) para Portugal (Porto), a convite da Emissora Nacional, com o intuito de relatar os jogos do campeonato nacional para a comunidade portuguesa na cidade paulista. 

O resto fica a cargo dos intervenientes, que muito se divertem a contar a história, dos tempos em que a rádio era o único veículo informativo do desporto nacional (ao vivo, claro está). Tem a palavra Gomes Amaro, nascido numa aldeia beirã no concelho de Celorico da Beira. "Fui para o Brasil aos três anos e formei-me em Electrónica de Comunicações. Comecei a fazer rádio. Dava apoio logístico a uma rádio de São Paulo, onde vivia, que retransmitia os jogos do campeonato português, até que um produtor me aliciou com a proposta de transmitir os jogos em directo, desde Portugal, para a imensa colónia de portugueses em São Paulo. Como dizia aquele anúncio da Toyota, vim para ficar." 

Do Brasil Gomes Amaro trouxe alguns jingles. "Que ainda hoje estão na cabeça de muita gente, e o 'vai buscar' é um deles." Como o "não adianta chorar" quando era um golo, a bola de couro quando se referia ao esférico, o guarda--balas que era o guarda-redes ou o barbante que era a baliza. "Como fazia todos os jogos do FC Porto, em casa e fora, no campeonato, na Taça e até nas competições europeias, o Tibi estava sempre na ponta da língua. Ora pelas defesas espectaculares que fazia, e recordo-me de uma exibição fabulosa que fez em Nápoles [segunda eliminatória da Taça UEFA 1974-75], ou pelos golos que sofria, e eu juntava sempre Tibi ao jingle do 'vai buscar'. Assim ficava 'vai buscar, Tibi', embora dissesse 'vai buscar' a todos os guarda-redes que sofriam golos, mas o pobre do Tibi é que ficou marcado com essa história." 

Do lado de Tibi, o desabafo do radialista Gomes Amaro nunca o incomodou. E tem argumentos inatacáveis, entre gargalhadas que se confundem com o som das chávenas a bater umas nas outras no seu café, em Matosinhos. "Primeiro, esse 'vai buscar, Tibi' é injusto, porque essa expressão nasceu na época 1972-73, quando fui o guarda-redes menos batido de Portugal, com 17 golos. Depois porque sou muito amigo dele [Gomes Amaro]. Às vezes vou ao programa dele no Porto Canal", desabafa aquele que foi guarda-redes do FC Porto por seis épocas (1972-77 e 1980-81), com 117 golos sofridos em 129 jogos. Lá, Tibi ganhou uma Taça de Portugal e foi internacional português em duas ocasiões. 

Do futebol do seu tempo, Tibi realça que "havia mais amor à camisola", pois "muitas vezes nem sabíamos o valor dos prémios de jogo". Ou seja, antes era um espectáculo, com muito amadorismo no profissionalismo, e agora é um negócio, lucrativo para todos. "No meu tempo do FC Porto ganhava 20 contos por mês, que era um salário razoável, mas só consegui comprar carro e casa ao fim de três anos de contrato." 

Da rádio do seu tempo, Gomes Amaro lembra-se sobretudo do relato emocionado na final da Taça dos Campeões-87, entre FC Porto e Bayern, com o calcanhar de Madjer, mas também de assistir a outro momento histórico, o do capitão João Pinto dizer que "Prognósticos? Só no fim do jogo." Vai buscar.


Até arrepiava ….. um momento de glória relatado pelo grande Gomes Amaro!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Andebol * FC Porto 41 - CDE Camões 14

12ª. Jornada * Campeonato Nacional 


Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Vitalis venceu este domingo o Camões por 41-14, em encontro antecipado da 12.ª jornada do Andebol 1. A diferença de 27 golos entre as duas formações é a mais alargada desta temporada na prova e vale aos azuis e brancos a ascensão ao primeiro lugar, com 34 pontos (mais um do que o Benfica, que tem menos um jogo).

O encontro foi completamente dominado pelos Dragões, apesar do Camões ter sido a primeira a equipa a marcar. Um parcial de 8-0, entre os 16 e os 23 minutos da primeira parte (que colocou o resultado em 18-6), permitiu desde logo antecipar uma goleada. Todos os atletas portistas foram utilizados e todos os jogadores de campo marcaram. O melhor goleador portista foi João Ferraz, com seis tentos.

O FC Porto apontou 17 golos em contra-ataque e os guarda-redes Hugo Laurentino e Alfredo Quintana atingiram uma eficácia de 66 por cento, parando 27 remates dos lisboetas. 

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Alfredo Quintana (g.r.), Hugo Rosário (1), Filipe Mota (3), Daymaro Salina (4), Elias Nogueira (2), Sérgio Rola (5) e João Ferraz (6). Jogaram ainda Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (4), Pedro Spínola (5), Tiago Rocha (4), José Silva (1), Ricardo Moreira (2) e Wilson Davyes (4).


Os portistas completaram assim a jornada dupla deste fim-de-semana (derrotaram no sábado o Madeira SAD, por 31-18), com o espectacular número de 72 golos marcados. Em nove dias, realizaram quatro jogos oficiais, batendo em casa Sporting, Madeira SAD e Camões e, nos Açores, o Sporting da Horta. 
O próximo desafio é para a Taça EHF, no pavilhão dos eslovenos do Cimos Koper, no sábado. 

Para o campeonato só voltamos a  jogar a 4 de Dezembro no reduto do Xico Andebol.

Andebol * FC Porto 31 - Madeira Sad 18

11ª. Jornada * Campeonato Nacional 


Publicado em fcporto.pt
 
O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Madeira SAD por 31-18, em encontro da 11.ª jornada do Andebol 1. Os insulares apenas equilibraram a partida durante os primeiros 25 minutos e depois os Dragões embalaram para uma vitória confortável, fazendo uso das habituais armas, entre as quais o contra-ataque. Com esta vitória, os portistas mantêm-se a dois pontos do líder Benfica.

Aos 25 minutos, o resultado era favorável aos Dragões por apenas 12-10, mas depois foi ampliado decisivamente graças a um parcial de 4-0. Ao intervalo, o marcador apresentava 16-10 e o FC Porto foi ainda capaz de o alargar até aos 19-10, no arranque do segundo tempo. A partir daí, bastou gerir esforços, mas mantendo o ritmo, visto que todos os jogadores foram utilizados). Recorde-se que o Madeira SAD é vice-campeão e foi um adversário tradicionalmente complicado nas últimas épocas para os azuis e brancos.

Destaque para os oito golos de Gilberto Duarte (melhor marcador do encontro) e para a prestação dos guarda-redes, que atingiram uma eficácia de 55 por cento. O FC Porto marcou oito golos em contra-ataque e teve bom rendimento na primeira (50 por cento, 14/28) e segunda linha (78 por cento, 7/9).

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (8), Wilson Davyes, Tiago Rocha (4), Elias Nogueira (1), Ricardo Moreira (2) e Pedro Spínola (3). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (2), Filipe Mota (5), Daymaro Salina (2), José Silva, Sérgio Rola (1) e Hugo Rosário (3).

Hóquei em Patins * Óquei Barcelos 4 - FC Porto 8

7ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança defrontou este sábado o Óquei Clube de Barcelos no pavilhão local e deu uma autêntica lição ao adversário: 8-4 foi o resultado final da partida referente à sétima jornada do Nacional da I Divisão. Ricardo Barreiros, com quatro golos apontados, foi o homem do jogo.

Na verdade, os Dragões já tinham avisado que o objectivo passava por prolongar a senda de vitórias e não foi preciso esperar muito para vê-los passar da teoria à prática. Reinaldo Ventura inaugurou o marcador e viu o Óquei empatar, mas Tiago Losna rapidamente repôs a vantagem e Hélder Nunes ampliou para 3-1 ainda antes do intervalo.

O segundo tempo começou com mais uma demonstração do querer e vontade dos comandados de Tó Neves, com Ricardo Barreiros a apontar o 4-1, Reinaldo a bisar para o 5-1 e, de novo, o camisola 77 a atirar para o 6-1. O Óquei tentou reagir e conseguiu mais um golo, até que Ricardo Barreiros completou o seu poker e elevou as contas para 8-2. 
A fechar, com uma postura mais relaxada, os azuis e brancos ainda permitiram mais dois golos ao adversário, mas seguraram a vitória e a liderança do campeonato.

Na próxima jornada, dia de 28 de Novembro, o FC Porto recebe o Gulpilhares.

Calendário (clica para visualizar).

Classificação (clica para visualizar).

domingo, 18 de novembro de 2012

Dificil era mesmo não ganhar…

Vítor Pereira arriscou e muito provavelmente não sabia que iria ser assim tão fácil derrotar o Nacional, e logo por um claro e expressivo 3-0!

A argumento “gestão” é discutível. Se calhar no jogo com a Académica, no Dragão, justificava-se essa mesma gestão, pois constatou-se um jogo a baixo ritmo, sem grande qualidade, onde se destacou o individual e não o colectivo.

Neste jogo, esperava-se algum sacrificio para alguns jogadores, mas Vítor Pereira entendeu que não e agora no final é fácil dizer que teve a atitude correcta, mas… podia ter corrido mal!

A equipa foi renovada no sector atacante e na primeira parte foram poucas as acções ofensivas de qualidade. Kléber teve logo aos 6 minutos uma oportunidade clara de golo, mas obviamente falhou!

O Nacional não causava grande perigo, com excepção de um livre que Manuel da Costa esteve perto de marcar. Do outro lado o FC Porto tentava controlar o jogo e aos poucos, com o acerto do meio campo e uma defesa sólida conseguiu esse tal controlo.

E numa boa jogada de Atsu pela direita, acabou por efectuar um cruzamento perfeito para um gesto técnico perfeito de Lucho que marcou com o pé esquerdo um bom golo que veio dar tranquilidade à equipa e aumentar a pressão sobre o Nacional, que até então tinha feito muito pouco.

Foi uma primeira parte sem grande interesse, pouca velocidade, poucas oportunidades de golo, sem grandes destaques a evidenciar parte a parte.

A segunda parte foi diferente para melhor. O Nacional abriu mais as suas linhas e com isso causou mais perigo junto da baliza de Fabiano, mas também permitiu ao FC Porto chegar mais vezes e com mais perigo no ataque.

E foi nesta segunda parte que se destacaram em definitivo 3 jogadores. Fabiano, que fez duas defesas dificeis e que demostram que temos um grande guarda-redes, poucas vezes teve que intervir, mas quando o fez foi com qualidade. Otamedi, que continua num nível de qualidade como nunca visto desde que chegou ao Dragão, e se antes podiamos associar ao facto de estar com Maicon ao lado, mesmo com um jovem como Abdoulaye, Otamendi mantém o nível e a segurança defensiva. E por fim, Atsu, que mesmo tendo jogado a meio da semana, cresceu na segunda parte, provocou desiquilibrios, e assistiu novamente para o segundo golo do Porto, marcado por Mangala.

Antes do golo, já Vítor Pereira tinha percebido que era preciso dar alguma qualidade à equipa, e fez entrar Moutinho e James. Rapidamente a equipa começou a circular melhor a bola, ainda que o golo de Mangala não tenha tido ainda muita influência das entradas de Moutinho e James.

Com a lesão de Mangala, que tem sido titular em todos os últimos jogos, aqui Vítor Pereira não tem feito a devida gestão, não foi possivel fazer descansar Lucho ou mesmo Atsu, que estavam já nos limites.

Com o segundo golo o Nacional assumiu-se como derrotado e até final, foi ver o FC Porto a circular a bola entre os jogadores e o Nacional a tentar nos cruzamentos para a área, conseguir reduzir a vantagem.

Mas quem marcou foi novamente o FC Porto e por intermédio de Kléber, que numa boa desmarcação foi por ali fora, e conseguiu marcar. Regista-se o primeiro golo oficial de Kléber esta época, muito pouco, para quem até têm tido algumas oportunidades para jogar e bastantes oportunidades para marcar!

Objectivo cumprido. O FC Porto também está nos Oitavos de Final da Taça de Portugal.

Na próxima quarta-feira novo jogo, desta vez para a Champions. Motivação e ambição para ganhar não irá faltar, até porque, em caso de vitória, e caso o PSG perca o jogo em Kiev, o FC Porto alcança matematicamente o primeiro lugar no grupo. E logo depois vem o primeiro grande embate para a Liga, com a deslocação a Braga.

Vítor Pereira deverá ter estes dados em conta, e face às lesões e cansanço de alguns jogadores, é admissivel que este Porto para a Champions não seja o FC Porto na sua máxima força.

A ver vamos…

Força Porto.

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sábado, 17 de novembro de 2012

Taça com sabor a Liga

Voltam as emoções da Taça de Portugal mas desta vez com sabor a Liga. O sorteio ditou que o FC Porto visite amanhã o Nacional da Madeira, tal como na época passada, assim aconteceu na segunda eliminatória que o FC Porto teve nesta competição.

Esperam todos os Portistas que amanhã o FC Porto consiga seguir em frente para a próxima eliminatória ao contrário do que aconteceu a época passada, onde na segunda eliminatória que disputou a equipa caiu aos pés da Académica.

Mas ao contrário do passado, o FC Porto está forte em todas as competições, com destaque para a Liga, que é líder, e na Champions, que também é lider e tem já o apuramento para os oitavos de final garantido.

O Nacional tem sido até ao momento uma das grandes desilusões da Liga. Aparentemente com um plantel com qualidade, não tem conseguido demonstrar essa qualidade individual que detém e só nesta última jornada, é que conseguiu abandonar os lugares de despromoção.

Mas amanhã poderá este Nacional apresentar-se mais forte do que tem mostrado. Primeiro porque vem de uma vitória moralizadora em Guimarães para a Liga. Segundo, a competição é diferente, e defronta em sua casa o FC Porto, adversário ideal para manter a confiança e motivação da última vitória.

Estamos a falar da festa da Taça, mas amanhã, será mais um jogo com sabor a Liga do que propriamente a festa da Taça, com apenas uma diferença, ambas as equipas vão querer ganhar, pois o empate aqui nesta competição não permite marcar pontos!

Vítor Pereira continua sem poder contar com Rafa, Alex Sandro, Fernando e Maicon. A meio da semana “perdeu” para as selecções alguns jogadores, o que tornou a semana de preparação, mais uma semana de muitas ausências.

A polémica das selecções já foi respondida, e bem, pela SAD, lamenta-se que Portugal, tenha mais um seleccionador que parece que nunca treinou clubes que dispensava jogadores à selecção Nacional! Muda-se as caras, muda-se as instalações da FPF, mas parece que os vicios continuam os mesmos! É certo que a FPF arrecadou perto de 1 Milhão de Euros (a Espanha arrecadou 3 Milhões por ir ao Panamá), mas não se percebe porque razão, estes jogos não são encarados como preparação e observação de outros jogadores, mas sim, de pura exibição dos craques que até parece que fica escrito no acordo entre as Selecções que assim tem de ser…

E os clubes onde ficam no meio disto tudo? Só falta mesmo, a FPF, como bom exemplo do sector Público em Portugal, um dia, vir exigir uma percentagem dos lucros dos clubes Portugueses, pela utilização de jogadores que representam Portugal!!!

Vítor Pereira fez apenas uma alteração aos convocados. Voltou Kléber, saiu Kelvin. A única boa noticia desta alteração é que Iturbe manteve-se na convocatória. Para quando uma oportunidade para este jovem?

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kléber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Otamendi e Defour.

Ainda que na próxima quarta-feira o FC Porto volte a jogar para a Champions, não é admissível que Vítor Pereira faça poupanças no jogo de amanhã. É esperado que Fabiano seja o guarda redes titular e que Miguel Lopes possa ter uma oportunidade amanhã.

Jogadores como Mangala, Otamendi, Moutinho, Lucho e James, têm vindo a jogar sistemáticamente, mas face ao grau de dificuldade do jogo, e às ausências de Maicon e Fernando, Vítor Pereira deverá manter as opções mais fortes para o jogo de amanhã.

Equipa Provável: Fabiano, Miguel Lopes, Mangala, Otamendi e Abdoulaye, Defour, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Esta competição é para ganhar. Depois da tripla conquista consecutiva, o ano passado o FC Porto foi prematuramente afastado da competição, pelo que existe a motivação e ambição de voltar ao estádio do Jamor para disputar mais um troféu oficial.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Hóquei em Patins * FC Porto 4 - AD Valongo 2

6ª. Jornada do Campeonato Nacional

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança venceu esta quarta-feira o Valongo, por 4-2, em encontro da sexta jornada do campeonato nacional. Os azuis e brancos realizaram uma excelente exibição, com um arranque demolidor, chegando aos 3-0 aos nove minutos.

Frente a uma equipa a realizar um belo campeonato, com apenas menos dois pontos do que o FC Porto, o Dragão Caixa registou uma excelente moldura humana, com mais de 1.500 espectadores e uma significativa presença de adeptos visitantes. Aos nove minutos, os portistas já venciam por 3-0, com tentos de Jorge Silva (aos seis, a passe de Ricardo Barreiros) e Reinaldo Ventura, que marcou dois golos no minuto nove.

No segundo tempo, o FC Porto chegou ao 4-0, aos 33 minutos, na sequência de um lance colectivo finalizado por Tiago Losna. O Valongo ainda reduziu para 4-2, graças a golos de Nuno Araújo e Poca, e pressionou a equipa da casa, que teve de gerir as exclusões de Ricardo Barreiros e Jorge Silva. No entanto, os azuis e bancos controlam bem a vantagem, tendo Reinaldo Ventura até perdido um livre directo, aos 46 minutos, ao atirar ao ferro.

A equipa treinada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (1). Jogaram ainda: Tiago Losna (1), Vítor Hugo e Hélder Nunes.

Com este resultado, os Dragões mantêm-se no primeiro lugar da prova, com 16 pontos (os mesmos do Benfica, mas com vantagem nos golos marcados e sofridos).

Na próxima jornada, dia de 17 de Novembro, o FC Porto desloca-se a Barcelos para defrontar os locais pelas 21h30.

Calendário (clica para visualizar).

Classificação (clica para visualizar).
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Andebol * Sporting Horta 27 - FC Porto 34

10ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis venceu esta terça-feira no pavilhão do Sporting da Horta, por 34-27, em encontro da décima jornada do Andebol 1. Os Dragões deram expressão a uma já esperada superioridade, liderando o marcador desde o primeiro minuto, e comandam agora o campeonato, com 28 pontos (mais um do que o Benfica, que tem menos um jogo).

Ao intervalo, os azuis e brancos comandavam por 15-13. Destaque-se a boa prestação dos guarda-redes portistas, com 41 por cento de eficácia. O melhor marcador do encontro foi Tiago Rocha, com nove golos.

A equipa comandada por Ljubomir Obradovic, alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (2), Wilson Davyes (3), Tiago Rocha (9), Elias Nogueira (4), Ricardo Moreira (7) e Pedro Spínola (7). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota, Daymaro Salina (1), Hugo Rosário, José Silva e Sérgio Rola (1).

Na próxima jornada, dia 17 de Novembro, pelas 18h00, o FC Porto recebe o Madeira SAD.



Deixo-vos aqui uma mensagem que Wilson Dayves postou no mural da sua página de facebook.
Infelizmente continuam a existir seres humanos acéfalos, e ontem um deles atleta do Sporting da Horta, demonstrou o seu primitivismo básico e dirigiu um insulto racista a Wilson e tentou confrontá-lo fisicamente.
Vamos esperar que a Federação haja conforme, e puna severamente este atleta.
Força Wilson! 
O insulto é o argumento dos fracos!


Caros amigos,

É com um misto de determinação e de profunda consternação que partilho convosco o que me vai na alma. Determinado a quê? Difícil especificar.Porém,estou seguro de que é minha obrigação denunciar a situação que hoje vivi.
Jogo andebol desde os onze anos. Já ganhei e já perdi bastantes vezes, como é normal num desporto. Muitos foram e, felizmente, continuam a ser os dias em que o and
ebol me faz sentir realizado, pois considero-me um privilegiado por ter a possibilidade de me dedicar a 100% ao que mais gosto e de ainda ser pago para isso. No entanto, considero que apesar de toda a competitividade que é inerente ao jogo, há um conjunto de princípios e de valores que são imprescindíveis, para mim pelo menos.
Defendo que a vontade de ser melhor do que o adversário, não me dá o direito de humilhá-lo. Aceito que o jogo, imprevisível, leve a determinados estados de espírito, quer de euforia em caso de vitória, quer de frustração em caso de derrota, sendo que independentemente do resultado final, o respeito pelo adversário deva ser imperativo! Contudo, há determinados comportamentos que ultrapassam o campo desportivo, revelando o real carácter e, infelizmente em alguns casos, a (pouca) formação cívica de alguns atletas/homens.
Passando à situação em concreto, ela aconteceu durante o SC Horta x Porto de ontem, dia 13, no decorrer da segunda parte. Num lance em que me encontro a lateral esquerdo, na tentiva de ganhar superioridade para o ponta do mesmo lado, sou placado, sim, placado, pelo ponta direita da equipa da casa cujo nome é Afonso Almeida, indo de seguida os dois para o chão. Confesso que fiquei estupefacto pela acção, digna de um jogador de râguebi, pelo que olhei fixamente para a pessoa em questão para demonstrar a minha reprovação. Num acto que não só revela o elevado respeito que o dito "jogador" tem por uma etnia diferente da sua, como também a elevada formação cívica que possui, sou confrontado com um, passo a citar, «o que queres,preto?». Seguidamente, levantámo-nos simultâneamente e num acto de "justiça" salomónica, somos ambos sancionados com 2 minutos. Sem perceber esta noção de "justiça", dirijo-me para o banco de suplentes onde constato que o "jogador" igualmente sancionado me dirige um "convite" para me aproximar do local onde ele se encontra- um claro convite a uma cena de pancadaria- ao que respondo, cito, «vem cá tu!». Mais uma vez, sou alvo da dita "justiça", que me volta a sancionar com 2 minutos, fazendo assim um total de 4 minutos em que apenas eu estaria impedido de participar no jogo. Admito que possam ser feitas várias leituras da situação. Não pretendo ser nem "o bom", nem "a vítima". Pode haver quem defenda , como infelizmente já ouvi, «então mas tu ficas ofendido?Tu és preto.» Imaginam uma sociedade onde tratamos os nossos pares consoante as suas características físicas e não pelos nomes?
Obviamente que não tenho qualquer complexo em relação à minha cor, vivo bem com a minha condição e aceito-me como sou, assim como aceitaria caso fosse outra a minha cor/etnia. O que não entendo é como não estão previstas sanções para os que incorrem neste tipo de atitudes, como acontece por exemplo em Inglaterra, onde ao capitão da selecção inglesa, John Terry, foi retirada a braçadeira de capitão de equipa depois de ter dirigido insultos racistas a um adversário. Considero triste haver quem ainda recorra a este tipo de repertório, a meu ver, ultrapassado!
Para concluir, deixo um apelo. Um apelo a todos os que, como eu, se sentem privilegiados por fazerem disto a sua vida. Respeitemo-nos uns aos outros. Quando nos respeitarmos uns aos outros, estaremos em condições de exigir que respeitem a nossa classe e que nos sejam dadas as condições que merecemos.

Grato,
Wilson Davyes

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bilhar * Vânia Franco vence 1º open da 1ª divisão de Braga/Viana Castelo


Vânia Franco do FC Porto, venceu o 1º open de 1ª divisão de Braga/Viana Castelo, ao bater na final Hugo Oliveira do Bolas Virtuais.


Percurso até à final:

Ronda Inicial:
Paulo Sequeira (SC Braga) 5 - Vânia Franco (FC Porto) 7

Vencedores 1: 
Vânia Franco (FC Porto) 4 - Hugo Oliveira (Bolas Virtuais) 7

Perdedores 2:
Manuel Rocha ( Dynamic Pool Academy) 6 -  Vânia Franco (FC Porto) 7

Meia-Final:
Jorge Alves (Dynamic Poll Academy) 5 - Vânia Franco (FC Porto) 7

Final:
Hugo Oliveira (Bolas Virtuais) 0 - Vânia Franco (FC Porto) 7
 

domingo, 11 de novembro de 2012

Prova superada com um Moutinho de Lucho!

Tal como se previa, o FC Porto teve uma difícil prova de superar diante da Briosa, e só com um Moutinho de Lucho a superamos.

Após o apuramento para os oitavos-de-final da champions e a fantástica exibição diante do Marítimo, os adeptos esperavam mais brilhantismo na vitória de hoje, o que não foi possível muito por mérito de uma Académica muito bem escalonada, concentrada, disciplinada e rigorosa na marcação aos nossos homens do tridente ofensivo, e sempre sem descurar as transições rápidas por intermédio de Cissé, Marinho e Wilson Eduardo.
Os homens de Pedro Emanuel estavam motivados após a vitória diante do Atlético de Madrid, e com o passar dos minutos, não conseguindo o FC Porto abrir o activo, ainda mais confiança angariavam.

Foi necessária portanto muita cabeça e paciência para encontrar o caminho certo para o golo.
Os adeptos foram excelentes no apoio à equipa, pois noutros tempos os assobios soariam bem cedo.
A equipa está confiante e segura a defender, e VP tem bem delineado o modelo de jogo da equipa, com James a ser uma espécie de híbrido que tanto é 7 como 10.
Apesar das lesões de Maicon, Fernando e Alex Sandro, três pedras que até à lesão eram titulares indiscutíveis, VP soube encontrar alternativas, e Mangala, Defour e Abdoulaye têm cumprido bem os seus papeis.
Durante a primeira parte, fomos previsíveis nas acções ofensivas, o que facilitou a tarefa defensiva da Briosa.
Só em erros individuais do adversário, ou recuperações rápidas de bola, conseguimos criar perigo. 
Numa dessas ocasiões, logo aos nove minutos Jackson Martínez apareceu isolado, e o guarda redes adversário ao sair da área tropeçou, mas o chapéu do colombiano saiu ligeiramente ao lado da baliza. Foi uma excelente oportunidade desperdiçada.
Numa outra aos dezanove minutos, Jackson recupera a bola a meio campo, dá para Danilo que abre em James na área, mas El Bandido no movimento interior na busca do espaço para o remate perde imenso tempo, e permite o corte de um defesa forasteiro.

Até ao apito para intervalo nota de realce para um remate de Jackson por cima do alvo. Todavia o colombiano foi egoísta pois tinha James ao seu lado sem oposição ao remate. Pesou aqui o objectivo individual de conseguir a marca de Jardel e Pena.

Tivemos na primeira parte muita posse de bola, mas o nosso jogo não era objectivo, criativo, e quase sempre terminava sem tiro à baliza à guarda de Ricardo.

Com James escondido do jogo, Varela apagado e Jackson sem bolas na área, VP tinha de encontrar soluções para desmanchar a estratégia da Briosa na segunda parte.
E assim foi. No segundo tempo a equipa entrou com mais velocidade de circulação de bola, e surgiram no jogo Lucho e Moutinho.

Aos cinquenta minutos após uma recuperação de bola a meio campo de Varela, El Comandante com um excelente passe abre para James na direita, que em velocidade entra na área e abre o activo.
Foi um golo justo, que surgiu numa boa altura do jogo, logo na reabertura do segundo tempo.
A equipa foi paciente e num erro adversário, com uma recuperação de bola, numa transição rápida conseguiu finalmente encontrar o caminho para o golo.

Pensava-se que a Académica fosse abrir o seu jogo, mas não, manteve-se concentrada e a complicar a nossa tarefa.

Mas eis que aos sessenta minutos surge um dos homens do jogo a apontar um golo de levantar um estádio - João Moutinho, que após passe atrasado de Lucho enche o pé e remata do meio da rua sem hipóteses de defesa para Ricardo. Grande golo!

VP aproveita o segundo golo, e faz descansar Varela, colocando no seu lugar Atsu.
O jovem ganês poucos minutos depois de entrar podia ter apontado o terceiro golo.
Após jogada de Jackson que de calcanhar passa a Moutinho que isola o ganês, mas Ricardo com uma excelente defesa nega o golo a Atsu.

Sentia-se no estádio que o jogo estaria decidido, mas a cínica Académica não desmoronou as linhas, e Wilson Eduardo reduziu num remate de primeira para 1-2 num lance em que a bola bate à frente de Helton, traindo-o por completo.

Com o golo academista, o FC Porto manteve a tranquilidade e geriu os ímpetos adversários com muita posse de bola. VP aproveitou para descansar Moutinho.

Até final só mesmo Helton numa saída dos poste colocou o coração na mão dos adeptos. O brasileiro saiu da baliza para chegar à bola, mas o rápido Cissé atrapalhou e gerou-se uma situação de perigo, que o próprio Helton resolveu saindo a jogar com os pés.

Poucos minutos depois deu-se o apito final com o FC Porto a conquistar merecidamente, mas sem brilho, os três pontos.


Destaque na partida para João Moutinho e Lucho, que na segunda parte souberam pautar o nosso jogo, e foram o cérebro para delinear as jogadas que abriram a muralha defensiva adversária.
Moutinho e Lucho com passes rasgados para as costas dos defesas adversários, foram tentando servir ora Jackson, Varela ou James.
El Comandante fez duas assistências para golo. Moutinho apontou o golo da noite. 
Excelente dupla esta que pauta o nosso jogo.

Nota de realce também para James que após uma primeira parte em que apareceu, tal como a equipa, apático e sem criatividade, na segunda parte entrou mais solto e após assistência de Lucho fez um excelente golo.

Na defesa Otamendi e Abdoulaye tem feito uma excelente dupla, com o argentino a assumir o comando da defensiva, e a transmitir tranquilidade para a evolução segura de Abdoulaye.
Mangala fez um bom jogo, ofuscando por completo Marinho.
Danilo do outro lado da defesa, fez um jogo apático tal como a equipa. O brasileiro tem de ser mais acutilante no corredor.
Varela fez um jogo esforçado, batalhou, mas ao contrário dos últimos jogos não foi um elemento desiquilibrador.

Defour cumpriu bem o seu papel, fechando bem os espaços.

Jackson Martínez falhou o objectivo de bater o recorde de Pena e Jardel, mas foi sempre uma carga de trabalhos para os defesas adversários. Foi muito bem marcado por João Real.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Valeram os três pontos conquistados, que nos permitem manter a liderança.

Última nota para o mau estado do relvado, que aqui e ali complicou o nosso jogo.

Excelente o número de adeptos presentes no Dragão, que ultrapassou os trinta mil.

Agora segue-se o jogo para a Taça de Portugal diante do Nacional, uma partida complicada, que tentaremos vencer para seguir em frente na prova.

Abraço e boa semana.

Força Porto!

Paulo

Andebol * FC Porto 33 - Sporting 31

9ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt 

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Sporting, por 33-31, em encontro da nona jornada do Andebol 1, disputado no Dragão Caixa. 

Gilberto Duarte foi o MVP e o “bombardeiro” de serviço, com 12 tentos, num jogo em que os Dragões nunca estiveram em desvantagem. No entanto, a partida passou por diferentes fases: o FC Porto começou melhor e atingiu os 11-6, aos 20 minutos. 

O Sporting recuperou e chegou a estar a perder por apenas um tento. Ao intervalo a equipa da casa vencia por 13-11. Um parcial de 5-0 no arranque do segundo tempo marcou o melhor período dos azuis e brancos, que chegaram ao último quarto do jogo com o marcador controlado (lideravam por 27-20 aos 45 minutos). Na fase final, o Sporting atenuou o desequilíbrio no resultado. 



 A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (12), Wilson Davyes (6), Tiago Rocha (3), Elias Nogueira (4), Ricardo Moreira (4) e Pedro Spínola (2). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota (2), Daymaro Salina e Hugo Rosário.

Com este resultado, os Dragões mantêm-se no segundo lugar da prova, com 25 pontos, menos dois do que o Benfica.

Na próxima jornada, dia 13 de Novembro, o FC Porto desloca-se aos Açores para defrontar o Sporting da Horta.




Hóquei em Patins * Amatori Lodi 2 - FC Porto 4


1ª. Jornada da Liga Europeia * Grupo B

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança entrou a ganhar na actual edição da Liga Europeia. 

Os Dragões foram a Itália vencer o Amatori Lodi, por 4-2, em encontro da primeira jornada da competição disputado este sábado, no PalaCastellotti de Lodi. 

Com este resultado, os azuis e brancos colocaram-se no primeiro lugar do Grupo B, beneficiando do empate (2-2) entre Noia e St. Omer.

A equipa de Tó Neves, que só por uma vez esteve em desvantagem, marcou por intermédio de Ricardo Barreiros (2), Tiago Losna e Jorge Silva, numa partida que atingiu o intervalo sem o registo de qualquer golo.

O FC Porto Império Bonança, a única equipa a conseguir vencer na condição de visitante na ronda inaugural da competição, alinhou em Lodi com Edo Bosch, Pedro Moreira, Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros e Jorge Silva. Jogaram ainda Tiago Losna e Vítor Hugo.

No dia 24 de Novembro o FC Porto recebe o Noia em jogo da segunda jornada.

sábado, 10 de novembro de 2012

Líder de volta ao Dragão…

O FC Porto entra amanhã no Dragão como líder da Liga e é nessa condição que vai querer manter no final do jogo. Para isso basta vencer, independentemente dos golos marcados ou sofridos, no mínimo, em caso de vitória, o FC Porto ficará sempre com os mesmos do primeiro classificado e isso, é o que conta!

Depois da goleada frente ao Marítimo no último jogo para a Liga e do apuramento para os oitavos de final da Champions, a equipa não pode estar mais motivada e confiante para o jogo de amanhã. Com o rótulo de equipa embatível na Europa, ainda não perdeu nenhum jogo oficial esta época, tem sido visivel nos ultimos jogos, uma qualidade de jogo pautada pela tranquilidade e assertividade dos sectores da equipa. Bem a defender, bem a atacar, muitos golos, muitos deles de grande qualidade técnica.

Mas mais importante tem sido mesmo os resultados. O FC Porto é líder na Liga, avançou na Taça de Portugal, já concretizou o primeiro e mais importante objectivo europeu, isto depois de já ter conquistado o primeiro troféu da época, a Supertaça.

Vítor Pereira está confiante. A Equipa está alegre dentro do campo, não temos visto nem entrevistas nem jogadores amuados, o público tem apoiado a equipa e o treinador, o nosso Presidente vibra com os jogos e alguns golos, portanto, tudo corre bem no seio do Dragão.

Amanhã o adversário é a Académica que até ao momento, o facto mais relevante foi mesmo a vitória na última jornada da Liga Europa ao 2º classificado da Liga Espanhola, o Atlético de Madrid!

Na Liga, a equipa não tem estado bem, está a 2 pontos da linha de água, mas mesmo sabendo que tem mais 1 ponto que o Sporting, nem isso permite concluir que a equipa está bem. Não tem a mesma qualidade da época passada, a nível atacante não produz tanto e tão bem e defensivamente, não é das equipas mais seguras do meio da tabela para baixo.

A juntar a esta irregularidade, vai estar privada de alguns jogadores importantes.
Mas tem um ponto forte, aliás sempre teve e provávelmente sempre terá, que é a história deste clube que o torna sempre especial e complicado de defrontar, quer quando está bem, quer quando está menos bem.

Vítor Pereira continua sem poder contar com alguns jogadores que têm sido muito importantes na equipa. Alex Sandro, Fernando e Maicon continuam indisponíveis e Kléber acabou por se juntar a Rafa no lote dos indisponiveis.

Mas se o grande desafio às ausências de Alex Sandro, Fernando e Maicon foi ultrapassado com sucesso, não será amanhã que o FC Porto se ressentirá destas ausências, até porque Abdoulaye, Defour e Mangala têm cumprido com qualidade e segurança.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



Vítor Pereira poderá fazer algumas alterações à equipa. No final do jogo de Kiev foi divulgado pelo próprio que Helton e Lucho jogaram com limitações, limitações que já vinham do jogo com o Marítimo. Não será de estranhar que ambos possam começar o jogo no banco, dando lugar a Fabiano e James, aliás, seria até prudente dar algum descanso a estes jogadores quando se sabe que quer Fabiano, quer James dão garantias de manter a qualidade da equipa.

Caso se confirme estas alterações, abre-e uma vaga no ataque. Atsu ou Iturbe poderão ser chamados à equipa. Á partida a escolha recairá por Atsu, mas Iturbe merecia uma oportunidade a titular.

Quem poderá também surgir no onze inicial é Miguel Lopes em detrimento de Danilo que tem feito muitos jogos a titular.

Equipa provável: Fabiano, Miguel Lopes, Otamendi, Abdoulaye e Mangala, Defour, Moutinho e James, Iturbe, Varela e Jackson.

A todos aqueles que possam estar no Dragão, não faltem. Vamos apoiar o nosso clube, são nestes jogos que o clube precisa de mais apoio.

O jogo está marcado para as 18:00 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge