quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pequenos Ajustes ao Dragão

A época corre bem para os lados do Dragão! 
Na Liga, comparativamente com a época passada, a equipa soma mais 2 pontos (menos um empate registado). 
Na Champions, foi conseguido o apuramento para os oitavos de final, melhor do que o 3º lugar na época passada. 
A Supertaça foi conquistada, a Taça de Portugal já não tem o nome do FC Porto na próxima grelha de jogos, tal como a época passada, e na Taça da Liga, tal como a época passada, o FC Porto venceu o primeiro jogo.

Esta prestação mais positiva do que a época passada, até ao momento, é realçada sobretudo pela prestação na Champions. Não tem nada a ver o FC Porto desta época com a da época passada, ainda que os jogadores sejam praticamente todos os mesmos e o treinador seja o mesmo.

Na época passada, foi o mercado de inverno que colocou o FC Porto no rumo do exito. A contratação de Lucho, a custo zero, e a contratação de Janko, que prometeu algo no inicio, mas depois foi-se apagando, permitiu ao FC Porto focar-se no objectivo Liga.
Este ano, não temos o mesmo cenário do que a época passada, mas é necessário pelo menos 1 reforço da equipa. Uma vez que Vítor Pereira continua a rotinar a equipa no 4X3X3, são curtas as opções actuais do plantel. Com a saída de Hulk, Varela e James assumiram a titularidade, com Atsu a espreitar com alguma regularidade e Iturbe, mais uma vez, a não conseguir assumir-se como opção.

Neste último caso, não é tanto por falta de qualidade do jogador, mas sim, pela clara e evidente inadaptação de um jogador que precisa de espaço para jogar que é colocado numa das alas! Faz todo o sentido, que Iturbe permaneça na Argentina, não só para disputar o SudAmericado de Sub-20, mas também para poder jogar, pelo menos até Junho, com regularidade e assim abrir os olhos a quem de direito que é de facto um grande diamante, mas não para jogar como extremo.

Sem Iturbe, e sem Atsu durante parte do mês de Janeiro e talvez Fevereiro, a equipa fica reduzida a 2 opções: James e Varela.

É aqui que é preciso reforçar a equipa. E se dois reforços seriam o ideal, talvez faça sentido reforçar-se apenas com 1 e de qualidade para ser titular, aproveitando Sebá da equipa B para ser uma opção durante a ausência de Atsu.

Neste cenário, enquadra-se na perfeição Ricardo Quaresma, que muito se tem falado. Está tudo no segredo dos deuses, já se sabe que já rescindiu com o Besiktas, mas o facto do seu empresário ser Jorge Mendes, pode logo à partida impedir a chegado ao Dragão daquele que seria o reforço perfeito que reune a qualidade, o desiquilibrio e a experiência, isto tudo a custo zero.

Outro reforço que se tem falado é de um outro Ricardo. Centurion é Argentino, da mesma idade de Iturbe, mas com caracteristicas naturais de extremo. Aqui abre-se duas questões. Primeiro, ainda não se sabe se vai também participar no SudAmericano de Sub-20, a participar, só poderia vir em Fevereiro para o FC Porto.

Segundo, é um jogador muito jovem, que terá sempre a sua adaptação, logo não irá produzir no imediato numa equipa exigente como o FC Porto e com jogos complicados no mês de janeiro.

Outra estratégia poderia passar pela contratação de um outro ponta de lança, e a equipa, alinhar em 4X4X2, contudo, estar a mudar a estratégia, no mês de Janeiro, com confrontos importantes e às portas do confronto da Champions, é sem dúvida arriscado, para quem durante estes 20 jogos oficiais optou sempre pelo esquema de 4X3X3. Ainda assim, é estranho os ruidos da comunicação social, no que diz respeito à contratação do FC Porto de mais um médio. Fala-se numa proposta por Hector Herrera, mexicano de 22 anos, e fala-se insistentemente de uma troca com o Sporting, com Izmailov a rumar ao Dragão por troca por Miguel Lopes!

Quer isto dizer que o FC Porto vai jogar em 4X4X2, ou que existe um médio do meio campo que está prestes a sair?

Saídas não fazem sentido neste momento, por dois motivos. Primeiro o FC Porto encaixou os 50M€ de mais valias no verão, valor necessário para equilibrar as contas. Segundo, porque a saída de um jogador importante, quando se aposta forte na Liga e na Champions, pode desiquilibrar a equipa.

Faz sentido sim, a SAD fechar alguns processos pendentes que poderão render ainda um encaixe significativo,nomeadamente, Rolando, Fucile, Souza e Walter.

Para já, certo está a contratação do central mais promissor da actualidade. Aqui a SAD esteve atenta e agiu na altura certa. Diego Reyes, é um jogador fantástico e será sem dúvida um dos melhor centrais que o futebol viu passar. Fala-se em 7M€, se for verdade não é um valor alto para este jogador de 20 anos.

Outro jogador que se fala há algum tempo é Mauro Caballero. Neste caso, o jogador não está convocado para o SudAmericano Sub-20, o que poderá vir para o Dragão já em Janeiro. Tem 18 anos, mas é uma outra grande promessa. Se é verdade que tem tudo acertado com o FC Porto, então mais uma vez a SAD esteve atenta e fechou mais uma grande contratação para o futuro do FC Porto.

Outra curiosidade para estar atento nos próximos dias é a situação de Daniel Carriço. Tornou-se público que o jogador não vai renovar e que está disponivel para assinar por outro clube, isto poderá significar que a SAD do Sporting está a tentar encaixar ainda alguma verba já em Janeiro, ou então, a preparar os adeptos para a iminente transferência de um dos capitães de equipa para um dos rivais.

O jogador é interessante, tem espirito de liderança, não é um grande central, mas poderá ser um médio defensivo interessante. O FC Porto sabe muito bem gerir estes temas, e ter um internacional Português no plantel a custo zero, ou perto disso, não deverá passar despercebido à SAD azul e branca.

O FC Porto não tem falta de centrais, sobretudo com a contratação de Diego Reyes para a próxima época, contudo, convém lembrar que na próxima época, é ano de Mundial, e a jogar como estão a jogar, Maicon e Otamendi, é bem provável que a SAD tenha mais uma oportunidade de encaixar outra verba significativa por mais um central de qualidade.

E se até agora só se falou de entradas e saídas, convém referir a importância, e alguma admiração, pelo facto de Fernando ainda não ter renovado contrato com o FC Porto. É sem dúvida dos jogadores mais importantes do plantel, e é um facto que é dos mais mal pagos do plantel, incluindo alguns jogadores que nem titulares indiscutíveis são!

O contrato de Fernando termina em 2014, mas nem é esse o principal argumento. Fernando já provou o seu estatudo e merece claramente um contrato melhor e com a respectiva clausula aumentada (actualmente nos 30M). Será que é o jogador que não quer renovar?!

Outras situações que deveriam ser regularizadas são as de Atsu, pelas mesmas razões de Fernando, Miguel Lopes, que poderá estar perto de renovar (termina em Junho de 2013) e Rafa (termina em Junho de 2013), que agora que está recuperado, faz sentido ter mais uma oportunidade, ainda que o espaço seja curto com Alex Sandro.

O FC Porto disputa no próximo domingo o último jogo em 2012, dois dias depois entrará no novo ano, esperam todos os Portistas, com algumas novidades, boas, claro.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Natação * Pentacampeão Nacional Feminino

A equipa feminina do FC Porto conquistou o pentacampeonato nacional da 1.ª Divisão, na competição realizada na Piscina Municipal de Santo António dos Cavaleiros.

Na 1.ª Divisão feminina, o FC Porto alcançou o quinto título consecutivo ao somar 125 pontos, superiorizando-se ao Sporting (102) e à Amadora (86). O Fluvial Vilacondense, com 47 pontos, foi despromovido ao escalão secundário.

Pela primeira na sua história o FC Porto vence cinco campeonatos nacionais de natação consecutivos.
A equipa feminina, foi composta por Ana Neto, Diana Durães, Sara Oliveira, Maria Luís Amorim, Ana Rodrigues, Marta Marinho, Paula Oliveira, Joana Rodrigues e Marta Abreu.

Em masculinos, o FC Porto, com 90 pontos, foi terceiro classificado, atrás do Sporting, com 114, e da Amadora, também com 90. O Famalicão, com 75, mantêm-se no escalão principal. O Fluvial Vilacondense, com 52 pontos, desce ao segundo escalão.

Na 2.ª Divisão feminina, o Gespaços conquistou o título com 198 pontos e garantiu a subida ao escalão principal. Leixões (161), Vitória de Guimarães (161) e Famalicão (160), quarto, quinto e sexto classificados, respetivamente, mantêm-se neste escalão. O Foca – Clube de Natação de Felgueiras, com 114 pontos, desceu à 3.ª Divisão.

Em masculinos, o Gespacos, com 194 pontos, foi quarto classificado, enquanto Leixões (127) e Vitória de Guimarães (122) foram oitavo e 11.º classificados, respetivamente.


domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal e um própero ano de 2013!

Um Feliz natal, e um ano de 2013 de muita saúde, paz e felicidade, com muitos sucessos desportivos do nosso FC Porto nas diversas modalidades, são os votos dos membros do Blog Pronuncia do Dragão, para todos os nossos leitores e para a malta de toda a blogosfera portista. 

Obrigado por nos lerem e comentarem, sem vocês não existiríamos.



Hóquei em Patins * FC Porto 9 - Turquel 2

12ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt
 
O FC Porto Império Bonança goleou o Turquel por 9-2 .
No encontro disputado no Dragão Caixa e relativo à 12.ª jornada da prova, os azuis e brancos não deram hipóteses ao Turquel, que foi um rival duro de roer. 
Jorge Silva, Pedro Moreira e Ricardo Barreiros “bisaram”.

Jorge Silva foi responsável por abrir o marcador, aos seis minutos, com um remate de meia distância. Pedro Moreira, com um “tiro” cruzado, aos 11, ampliou a vantagem portista. O Turquel reduziu aos 15 minutos, por intermédio de Paulo Passos (com o auxílio involuntário da barriga de Tiago Losna), mas os Dragões ainda foram a tempo de conseguir uma vantagem confortável ao intervalo: Ricardo Barreiros, com um remate após passar por trás da baliza do Turquel, e Jorge Silva, na conversão de um livre directo, materializaram o 5-1.

O arranque da segunda parte foi menos movimentado, com o marcador a mexer apenas aos 43 minutos, com um tento do Turquel, uma equipa que nunca baixou os braços. Porém, Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura (numa grande jogada individual) e Vítor Hugo ampliaram a vantagem do FC Porto nos minutos finais.

Edo Bosch foi o MVP do encontro, tendo defendido 25 remates do Turquel e impedido assim que a equipa de Alcobaça aproveitasse melhor os lances de contra-ataque. Todos os jogadores de campo, excepto Tiago Losna, fizeram golos

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (2), Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros (2) e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Tiago Losna, Vítor Hugo (1) e Hélder Nunes (1).

O FC Porto segue na segunda posição com 31 pontos, menos um que o primeiro classificado Benfica.

Na próxima jornada, dia 5 de Janeiro, no Pavilhão da Luz discute-se a liderança diante o Benfica.

Andebol * FC Porto 37 - Fafe 25

16ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Fafe, por 37-25, em encontro da 16.ª jornada do Andebol 1, e garantiu assim a permanência no primeiro lugar da classificação. Gilberto Duarte e João Ferraz, com sete golos, foram os melhores marcadores portistas.

O Fafe apenas conseguiu acompanhar o FC Porto no marcador durante os primeiros minutos. Depois, a diferença entre dois adversários com armas bem diferentes foi naturalmente dilatando-se. Ao intervalo, os azuis e brancos já venciam por 20-13.

Ljubomir Obradovic fez alinhar de início alguns jogadores menos utilizados, como Hugo Rosário e João Ferraz e deu oportunidade a todos para somar minutos, inclusive a João Ramos, regressado de lesão, e aos ainda juniores Belmiro Alves e Nuno Carvalhais.

Gilberto Duarte foi considerado o MVP do encontro, em que houve oportunidade para alguns lances de belo efeito, como jogadas aéreas. No final, os números mostravam o elevado aproveitamento portista na segunda linha e no contra-ataque (75 por cento, nove golos em 12 remates).

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (7), Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (4), Elias Nogueira (1), Wilson Davyes e Hugo Rosário (1). Jogaram ainda Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Carvalhais (2), João Ramos (4), Gilberto Duarte (7), Filipe Mota (1), Belmiro Alves (1), Pedro Spínola (2), Daymaro Salina e Sérgio Rola (2).

Com este resultado, o FC Porto segue na liderança com 46 pontos, mais um que o segundo classificado, o Benfica. 

Na próxima jornada, dia 12 de Janeiro, pelas 19h30, o FC Porto recebe o Avanca.


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Andebol * ABC 21 - FC Porto 26

15ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt
 
O FC Porto Vitalis venceu esta quarta-feira no pavilhão do ABC, por 26-21, e "confirmou" a liderança no Andebol 1, conquistada após a vitória caseira sobre o Benfica. O jogo era um teste importante para os Dragões, já que os outros dois "grandes" empataram em Braga, e foi superado em boa medida graças a Tiago Rocha, autor de 12 golos.

O ABC ganhou uma vantagem inicial, graças a uma entrada forte e a uma defesa agressiva, mas o FC Porto recuperou e chegou a ter uma vantagem de três golos. Tirando partida da defesa 5-1 do adversário, os Dragões conseguiram proporcionar várias situações de finalização ao pivô Tiago Rocha, que chegou ao intervalo com 5 tentos.

Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, o ABC recuperou no marcador e regresso_ ao balneário com um empate (10-10). O resultado espelhava um encontro intenso, se bem que nem sempre bem disputado.

Os primeiros 10 minutos da segunda parte foram determinantes para o triunfo: graças a um parcial de 5-0, os portistas chegaram aos 40 minutos a vencer por 17-13. O contra-ataque passou finalmente a funcionar e a primeira linha tambem se libertou. Aos 50 minutos, os azuis e brancos venciam por 20-16 e controlaram o encontro até ao final.

A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Ricardo Moreira (3), Gilberto Duarte (4), Tiago Rocha (12), Wilson Davyes (3), Daymaro Salina e Elias Nogueira (2). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Pedro Spínola (2), Filipe Mota, João Ferraz e Hugo Rosário.

Na próxima jornada, dia 22 de Dezembro, pelas 18h00, o FC Porto recebe o AC Fafe.

Hóquei em Patins * Tigres 4 - FC Porto 7

11ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança venceu, esta quarta-feira, o Tigres, em Almeirim, por 7-4, em encontro da 11.ª jornada do Nacional da I Divisão. Pedro Moreira e Ricardo Barreiros bisaram e distinguiram-se como dois dos mais determinantes elementos dos Dragões, que mantêm a segunda posição, a apenas um ponto do Benfica.

Os restantes golos dos azuis e brancos, que tiveram a partida sempre controlada e ao intervalo já venciam por 6-1, foram apontados por Reinaldo Ventura, Tiago Losna e Hélder Nunes.
 

Na próxima jornada, dia 22 de Dezembro pelas 15h00, o FC Porto recebe o HC Turquel.


Consta que fizemos uma exibição de Lucho!

Ontem não pude acompanhar o jogo pois encontrava-me a trabalhar, e posteriormente em viagem de regresso ao lar.

Pelo que o irredutível portista, meu Pai, me disse, só não goleamos por mérito do guardião do Nacional. 
Ao que parece efectuamos uma excelente exibição.

O meu Pai, tal como muitos portistas, esperava ver o jogo na TV, mas tal não sucedeu, pelo que estava chateado. Teve de recolocar pilhas no velho rádio para acompanhar a partida.

Tirando tudo isto, o mais importante é que iniciamos com o pé direito a participação nesta edição da prova, e este ano vamos lutar por vencer este troféu.

Fica aqui uma pequena súmula ao sucedido retirada do jornal O Jogo.

Dois golos argentinos (Lucho e Otamendi) deram forma a uma grande exibição do campeão nacional. Vítor Pereira apresentou o melhor onze na Choupana e deixou a equipa com um pé nas meias-finais da Taça da Liga.
Depois de duas derrotas (Braga e Paris Saint-Germain) e um triunfo arrancado a ferros (Moreirense), o FC Porto tratou de acabar com as dúvidas na Choupana: o campeão nacional continua forte... muito forte, aliás. Ontem, a vitória chegou acompanhada de uma exibição de grande nível, das melhores nos últimos tempos. Houve dinâmica, inteligência, intensidade e uma enorme variedade de soluções para contornar a (boa) organização do Nacional.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Esta Taça também não interessa?

Começa hoje a participação do FC Porto na mal amada Taça da Liga.

A grande questão que se coloca é se será mais um ano em que o FC Porto irá menosprezar esta competição. É que mesmo o facto de já ter sido eliminado da Taça de Portugal não esclarece se este ano o objectivo é ganhar, até porque o ano passado nas meias finais, Vítor Pereira entendeu, em pleno campo do clube do regime, poupar jogadores, e já tinha sido eliminado da Taça de Portugal!

Estamos a falar de um título oficial. E se a história do FC Porto se conta de grandes conquistas nacionais e internacionais, um marco histórico sem dúvida, foi quando o FC Porto se tornou o clube Português com mais títulos oficiais.
Não faz sentido o menosprezo por esta competição. É mais um título oficial que a SAD deve lutar e engordar o número de títulos oficiais.

O adversário já recebeu recentemente o FC Porto, para a Taça de Portugal, não foi um jogo complicado, mesmo com algumas segundas linhas que Vítor Pereira apresentou. O Nacional começou mal o campeonato, mas nos ultimos jogos já conseguiu abandonar os lugares de despromoção.

O grupo do FC Porto não é complicado, mas também não é dos mais acessíveis. Só com equipas da 1ª Liga, o calendário definiu o último jogo no Dragão, frente ao Vitória de Setúbal, o que significa que os dois primeiros jogos definirão a qualificação para a próxima fase.

Pela convocatória, Vítor Pereira dá a entender que vai apostar na primeira equipa. Depois de não ter jogado em Setúbal, na última sexta-feira, é mais que natural que coloque a equipa mais forte e que lute pela vitória. De destacar o regresso de Maicon, um dos melhores jogadores neste inicio de época.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

O próximo jogo curiosamente é também para a Taça da Liga e irá ser jogado no ultimo fim de semana do ano. É então fundamental que hoje o FC Porto vença a partida para que defina no Estoril em definitivo a passagem à próxima fase, até porque o último jogo desta competição será em Janeiro, um jogo intercalado com a Liga e com o jogo em atraso da Liga, com o também Vitória de Setubal.

Para isso, Vitor Pereira terá de apostar no melhor onze. A titularidade de Maicon é a grande dúvida, mas se o jogador está convocado é porque está em condições plenas, até porque poderia ter sido convocado outro jogador para o lugar dele.

Na baliza, Fabiano vai assumir a titularidade e destaca-se também a ausência de Miguel Lopes, cujo nome anda a circular numa eventual troca com Izmailov.

Equipa Provável: Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

O jogo está marcado para as 18:00 e curiosamente não terá transmissão televisiva, A TVI ficou com os direitos e assim limita a transmissão de apenas 1 jogo hoje.

Estranho é a Sporrtv não transmitir nenhum jogo.

Ainda assim, os Portistas poderão acompanhar o jogo via rádio/internet.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Diego Reyes assina por 5 épocas

O FC Porto anunciou a contratação do campeão olímpico mexicano Diego Antonio Reyes, que integrará o plantel  a partir de Junho de 2013, no arranque da próxima época.

O defesa central do América do México, com 20 anos de idade, assinou um vínculo com a duração de cinco temporadas (até 2017/18).

Diego Reyes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, com a selecção mexicana, tem 1,89 metros e pode também jogar a médio defensivo.

O jovem mexicano faz parte de uma formada de talentos mexicanos que tem dominado as competições de jovens da FIFA. 
Em 2012 esteve em destaque ao serviço da sua selecção no prestigiado torneio jovem de Toulon, que acabou por conquistar.
Actualmente faz parte do plantel do América do México, clube que o formou e no qual é titular desde os 18 anos. 
Devido às boas exibições na cena internacional, estava associado a grandes clubes europeus.




Apesar de ser apologista da aposta na formação, este jovem parece ser um valor de futuro e por conseguinte uma boa aposta. 
É um central alto, mas não muito forte fisicamente, dotado de excelentes atributos técnicos na posição, tais como posicionamento, velocidade, e o bom jogo aéreo. 
Muito bom a sair a jogar com bola controlada, tem boa técnica, que lhe permite ocupar a posição 6, ou mesmo umas das laterais defensivas.
Para a sua idade, já demonstra muita classe e capacidade de liderança.

A próxima época será de adaptação ao futebol europeu, e a médio prazo irá com naturalidade impor-se, pois tem valor.

Hóquei em Patins * FC Porto 8 - Saint Omer 4

3ª. Jornada da Liga Europeia * Grupo B

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança venceu este sábado os franceses do Saint Omer, por 8-4, e mantém-se assim na liderança do grupo B da Liga Europeia, com nove pontos, resultantes de três vitórias em três jogos. Este resultado deixa os Dragões muito bem encaminhados para os quartos-de-final, sendo que podem selar o apuramento a 19 de Janeiro, em França.

No Dragão Caixa, foram os forasteiros a chegar primeiro ao golo, por intermédio de Cirilo Garcia, logo no primeiro minuto, num contra-ataque. Porém, os portistas reagiram da melhor maneira e, aos seis minutos, já venciam por 3-1: Reinaldo Ventura, num lance individual, Jorge Silva e Ricardo Barreiros foram os autores dos tentos. Pouco depois Jorge Silva "bisou" e Tiago Losna e Pedro Moreira marcaram ambos aos 19 minutos, ampliando a vantagem para 6-1 e praticamente resolvendo o desafio.

O segundo tempo iniciou-se com o marcador a assinalar 6-2, já que, na conversão de uma grande penalidade, Tiago Barbosa ainda marcou para os franceses nos primeiros 25 minutos. O FC Porto geriu o resultado sem dificuldades nesta etapa complementar, com a nota de maior destaque a ir para Ricardo Barreiros: apontou dois tentos e completou assim um "hat-trick".



A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros (3) e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Tiago Santos (1), Vítor Hugo e Hélder Nunes.

Andebol * FC Porto passa aos oitavos da Taça de Portugal

16 avos-de-final da Taça de Portugal

FC Porto 27 - Camões 19

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis apurou-se este sábado para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, ao vencer no pavilhão do primo-divisionário Camões, por 27-19.

Como era esperado, a equipa lisboeta não ofereceu grande resistência aos Dragões, que venciam ao intervalo por 15-7.

João Ferraz e Filipe Mota, com cinco golos cada, foram os melhores marcadores portistas.

Num encontro em que Ljubomir Obradovic pode "rodar" todos os convocados, o FC Porto Vitalis alinhou e marcou da seguinte forma: Alfredo Quintana (g.r.), Hugo Rosário (2), Filipe Mota (5), Daymaro Salina (3), Elias Nogueira, Sérgio Rola (2) e João Ferraz (5). Jogaram ainda Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Carvalhais (2), Gilberto Duarte (2), Belmiro Alves (1), Pedro Spínola (3), Ricardo Moreira (2) e Wilson Davyes.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Bonfim adiado para 23 de Janeiro de 2013

Publicado em maisfutebol.iol.pt

Jogo adiado para 23 de Janeiro de 2013

O V. Setúbal - FC Porto, jogo de abertura da 12ª jornada, foi adiado, à partida, para 23 de Janeiro, em virtude das péssimas condições atmosféricas que alagaram o relvado do Estádio do Bonfim. A decisão só foi oficializada à hora que o jogo era suposto começar, às 20h15, mas uma hora antes já havia indicações claras nesse sentido. Pedro Proença cumpriu os regulamentos, esteve no relvado e confirmou por mais do que uma vez que o estado do relvado não permitiria que a bola rolasse ou saltasse.

Pouco passava das 19h00, quando faltava mais de uma hora para o início da partida, quando Pedro Proença e a sua equipa subiram ao relvado para o primeiro teste da noite. Nessa altura chovia com intensidade, mas as linhas, que já tinham sido repintadas, estavam visíveis e a bola até pareceu rolar com facilidade. Para quem tinha visto, na quinta-feira anterior, o relvado de Alvalade, o do Bonfim parecia estar em condições.

O «teste» até parecia ter tido um resultado positivo, mas logo a seguir chegaram as primeiras indicações de que o jogo poderia ser adiado, quando foram removidos os pinos para o aquecimento de uma das equipas. A meia-hora do início da partida continuava a chover com intensidade e ainda não havia sinal das equipas. Ganhava força a ideia de que não ia haver jogo, reforçada com um segundo teste, realizado perante a presença dos delegados das equipas, que, desta vez, comprovou que a bola não saltava sobre o relvado.

Decisão oficializada, com jogadores do FC Porto no autocarro

Na mesma altura, chegava a notícia, pela boca de funcionários do Vitória, que a decisão estava tomada e que o jogo tinha sido definitivamente adiado, mas Pedro Proença, cumpriu os regulamentos e, às 20h15, voltou a subir ao relvado, numa altura em que os jogadores do FC Porto já estavam no autocarro, para um último teste. O árbitro de Lisboa atravessou o relvado com uma bola, deixou-a cair sobre o relvado e voltou para trás. Ao passar pelos jornalistas, confirmou o adiamento do jogo, com uma curta frase: «Não há condições», atirou.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Fernando Oliveira, presidente do V. Setúbal, anunciaram, pouco depois, um acordo, estabelecido pelos treinadores das duas equipas, para se jogar a 23 de Janeiro.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Manter a tradição em Terras do Sado

O FC Porto desloca-se hoje às Terras do Sado para defrontar o Vitória de Setúbal em jogo que abre a 12ª jornada. 

Depois da magra vitória diante do Moreirense, temos hoje um duro teste diante do Vitória de Setúbal, mas iremos lutar por manter a tradição em Terras do Sado. O FC Porto já não perde para o campeonato no Bonfim há 29 anos.

Temos efectuado um excelente início de época, e só em Braga para a Taça de Portugal e em Paris para a Champions perdemos fora do nosso habitat. 

No Bonfim, temos o favoritismo quer pela nossa valia, quer pela tradição de resultados. A equipa orientada por José Mota ocupa a nona posição, e é uma das piores defesas do campeonato, com duas dezenas de golos sofridos, todavia no seu reduto é sempre uma equipa complicada, que com o apoio da sua fervorosa massa associativa, este emblema histórico entrará em campo motivado para levar de vencida os bicampeões. 
Ricardo Silva e Zé Pedro são duas importantes baixas do lado Sadino.

O regresso de Fernando é a principal novidade nos convocados, após recuperação da lesão contraída em Paris. Castro também volta aos eleitos após cumprir um jogo de castigo, por expulsão em Braga no jogo a contar para a Taça de Portugal. 

Lista de convocados: Helton e Fabiano Freitas; Danilo, Miguel Lopes, Mangala, Abdoulaye Ba, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Steven Defour, João Moutinho, Lucho Gonzalez e Castro; James Rodríguez, Jackson Martinez, Varela, Christian Atsu e Kléber. 



Olhando para a lista de convocados, crê-se que não existirão grandes novidades no onze inicial, que voltará a contar com Fernando. 
Assim a equipa provável será constituída por Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Moutinho, James, Jackson e Varela. 

Com o forte temporal que assola Portugal Continental, e que se irá deslocar para Sul ao longo da tarde/noite, veremos em que estado estará o relvado. 
Poderá ser um jogo de muito músculo e os nossos atletas têm de estar preparados, e ter a capacidade de adaptação às circunstâncias do jogo. 
Espera-se que Pedro Proença, experiente árbitro e o mais consagrado, não ceda às pressões que vêm do clube encarnado.

Somos favoritos, e todos nós esperamos mais uma vitória. 
Será muito o apoio à equipa, como é tradição em Terras do Sado.

O jogo tem hora marcada para as 20h15, e terá transmissão televisiva na SportTv1.

Força Porto! 

Abraço e bom fim-de-semana 
Paulo

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bilhar * 1º. lugar no CAR * Torneio de Abertura-Zona Norte-Série 2

CAR * Torneio de Abertura-Zona Norte-Série 2 * 6ª. Jornada 

O FC Porto fechou a última jornada com mais uma vitória, e com o primeiro lugar da classificação no Torneio de Abertura-Zona Norte-Série 2.

Agora o FC Porto irá disputar a 1ª. Divisão do Campeonato Nacional - Zona Norte.

Os adversários serão:
BC Porto - A
C Norton de Matos/OP Centro Litoral de Pescas
A Portuguesa de Leça - A 
Fenianos - A
Leixões SC - A 
Leões da Agra - A
Leça FC - A    

Na primeira jornada a 7 de Janeiro de 2013, o FC Porto defronta os Fenianos - A no seu reduto.


FC Porto / CIN 4 - 0 Leixões SC - A
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Pedro Pais40(50) - 39(50)Fernando Maia
Jogo 3João Ferreira40(49) - 32(49)Pedro Brandão
Jogo 2Fernando Cunha40(36) - 24(36)Paulo Veloso
Jogo 1Rui Manuel Costa40(30) - 21(30)Coriolano Santos

Classificação:
PosEquipaClubeJogosVEDFCGanhasPerdidasMédiaPontos
FC Porto / CINFC Porto6600024018
Leixões SC - ALeixões SC62220121212
Académica De Leça Académica De Leça6213081611
Fenianos BFenianos601504207
 

E assim este espaço de tertúlia portista chegou, ao fim de 2 anos e 250 dias, ao seu post número 1.000!

E "se mais houvera lá chegara (...)".


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Boccia * Pares BC4 qualificados para a Fase Final!

Os nossos atletas começaram bem a época 2012/2013, atingindo o seu principal objetivo, a qualificação para o Campeonato Nacional, na vertente de Pares. A competição acontecerá em Abril de 2013 na cidade de Tomar. O trio portista teve um excelente desempenho nos 3 jogos, tendo perdido apenas contra a equipa da APPC do Porto por 2-3, num jogo dominado pela incerteza no resultado, que só ficou decidido nas últimas bolas.

Parabéns aos nossos atletas!

Resultados:
VS Mapadi / AFDA: 8 - 0
VS SC Braga: 8 - 0
VS APPC Porto: 2 - 3

Natação * 1º. Lugar nos Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta

Publicado em fpnatacao.pt


Os Campeonatos Absolutos de Portugal terminaram hoje na Piscina do Clube Fluvial Portuense com a obtenção de mais três recordes nacionais, dois absolutos e um do escalão júnior.

Angélica André bateu o recorde nacional absoluto dos 800 livres, o segundo mais antigo da natação portuguesa, ao fazer a marca de 8:41.65. A nadadora do Leixões retirou mais de quatro segundos ao anterior máximo (8:45.91), que tinha sido estabelecido pela sportinguista Marta Ferreira em Dezembro de 2002. Angélica André detém agora os recordes nacionais absolutos dos 800 e 1500 metros livres em piscina curta e longa.

Victoria Kaminskaya, do Pimpões/Cimai, alcançou mais um recorde nacional absoluto, o seu terceiro na competição, ao nadar os 100 estilos em 1:03.28, melhorando a marca que tinha sido fixada em 2009 pela amadorense Diana Gomes (1:03.32). A internacional portuguesa, de origem russa, estabeleceu novos máximos nacionais nos 100, 200 e 400 estilos.

A estafeta masculina do Naval Amorense, composta por João Carlos Santos (52.08), Miguel Alves (53.81), Rafael Gil (52.77) e Tiago Azevedo (50.76), obteve um novo recorde nacional do escalão júnior na prova de 4x100 metros livres, que nadou em 3:29.42. A melhor marca nacional anterior era de 3:30.51 e pertencia ao Futebol Clube do Porto desde 1998.

Victoria Kaminskaya (Pimpões/Cimai) foi a nadadora com mais títulos individuais, ao vencer cinco provas (100, 200 e 400 estilos, 50 mariposa e 200 bruços).  Miguel Nascimento, da Portinado, subiu por três vezes ao lugar mais alto do pódio e duas vezes ao 3.º posto. O amadorense João Gigante obteve um total de quatro medalhas (3 de ouro e 1 de bronze).

A nível coletivo, o FC Porto foi a equipa que totalizou mais medalhas, 22 (9 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze). O 2.º lugar do pódio foi ocupado pela Amadora, com 21 medalhas (9 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze) e no 3.º posto surge o Sporting, também com 21 títulos (6 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze).
 
No total, foram batidos ao longo dos três dias de competição seis recordes nacionais absolutos e cinco do escalão júnior.


Andebol * FC Porto 28 - Benfica 27

14ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt


Um golo de João Ferraz a três segundos do final garantiu uma saborosa vitória ao FC Porto sobre o Benfica, em jogo da 14.ª jornada do campeonato nacional. O 28-27 final permite aos Dragões ultrapassarem o adversário na classificação, liderando agora com um ponto de vantagem.

O andebol do FC Porto não pára de conseguir proezas e defender o nome do clube. Esta foi a 26.ª vitória consecutiva sobre o Benfica em casa, marca impensável em qualquer desporto e que ilustra a forma como os atletas do FC Porto encaram estes clássicos.

Não foi fácil a vitória, com o Benfica a aproveitar uma dupla exclusão para conseguir quatro golos de vantagem ainda na primeira parte (8-12). O FC Porto reagiu e com um jogo colectivo conseguiu recuperar e a igualdade ao intervalo ilustrava a competitividade das duas equipas.

Na segunda parte o jogo continuou muito igualado, mas o coração e a coragem dos jogadores do FC Porto foi imensa e garantiu uma vitória que parecia impossível depois do Benfica igualar a poucos segundos do final. Na última jogada, um remate de anca de João Ferraz a três segundos do final garantiu a vitória.


 

O FC Porto alinhou e marcou: Hugo Laurentino (gr), Gilberto Duarte (6), Wilson Davyes (8), Tiago Rocha (4), Elias António (3), Ricardo Moreira (3) e Pedro Spínola. Jogaram ainda: Alfredo Quintana (gr), João Ferraz (4), Filipe Mota e Daymaro Salina.


Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)


Na próxima jornada, dia 19 de Dezembro, o FC Porto defronta o ABC em Braga.


Hóquei em Patins * FC Porto 10 - HC Braga 2

10ª. Jornada do Campeonato Nacional 


Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança está de regresso aos triunfos e às goleadas, após bater o HC Braga por 10-2, em partida a contar para a décima jornada do campeonato nacional. Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (2), Jorge Silva (3), Pedro Moreira e Vítor Hugo (2) foram os goleadores de serviço.

Quase se poderia dizer que os Dragões entraram literalmente a ganhar, já que Reinaldo Ventura fez questão de abrir o marcador logo nos instantes iniciais da partida. O HC Braga tentou organizar-se e responder à formação portista, mas Edo Bosch não permitiu veleidades a Luís Filipe, o bracarense que mais perto esteve do golo nos primeiros minutos.

Do outro lado, no ataque azul e branco, a capacidade de criação de perigo esteve permanentemente presente, mas a pontaria parecia ter tirado folga: com 20 remates, o FC Porto ainda só tinha um golo (e uma grande penalidade falhada), até que Ricardo Barreiros, com um desvio no interior da área, lá conseguiu apontar o 2-0.

O HC Braga reduziu na jogada seguinte e esse “pormenor” só fez com que a pressão portista mais subisse de nível: primeiro foi Hélder Nunes, com uma “picadinha”, a ficar perto do 3-1 e depois foi Reinaldo Ventura a vê-lo negado pela trave. Na sequência, Jorge Silva não perdoou e devolveu finalmente os dois golos de vantagem aos Dragões.

Após o intervalo, a formação de Tó Neves entrou decidida a ampliar os números do placar e sucederam-se os lances complicados para a baliza de Filipe Miranda. Mesmo assim, só aos dez minutos do segundo tempo nasceu o 4-1, novamente anotado por Jorge Silva, através de uma enorme jogada individual que mereceu os aplausos de todo o pavilhão. Para não quebrar o ritmo, o quinto tento apareceu logo depois, desta vez com Hélder Nunes a servir Jorge Silva para o hattrick.

A equipa minhota não baixou os braços e conseguiu voltar a bater Edo Bosch para o 5-2, mas depois teve de lidar com um autêntico “rolo compressor”: seguiram-se o sexto, de Pedro Moreira, o sétimo, de Vítor Hugo, o oitavo, de Ricardo Barreiros, o nono, novamente por Vítor Hugo e o décimo, de penálti, por Reinaldo Ventura.

 


O FC Porto Império Bonança alinhou com Edo Bosch, Pedro Moreira, Jorge Silva, Ricardo Barreiros e Reinaldo Ventura. Jogaram ainda Tiago Losna, Hélder Nunes, Vítor Hugo e Pedro Costa.

Na próxima jornada, dia de 19 de Dezembro pelas 21h00, o FC Porto desloca-se a Almeirim para defrontar o HC Os Tigres .


domingo, 9 de dezembro de 2012

Jackson "fura" autocarro de Moreira de Cónegos!

Após duas derrotas seguidas, uma das quais que comprometeu a permanência na Taça de Portugal, o FC Porto regressava ao Dragão com a intenção de dar uma resposta positiva aos seus adeptos.

Destaques para a estreia do novo relvado e para a presença do nosso mágico Deco, que entregou troféu de melhor jogador de Outubro e Novembro a Jackson. 
Ambiente de festa nas bancadas, com o público a aplaudir Deco, que muitas alegrias nos proporcionou.

Destaque também para o carinho do público para com Helton, que teve um lance infeliz na partida em Paris.

O Moreirense, apesar de último classificado e já não vencer desde a segunda jornada,  é uma equipa organizada e disciplinada que tinha dado provas nas eliminatórias para a Taça de Portugal diante dos nossos rivais de Lisboa, que tinha argumentos para nos complicar a tarefa.

Era portanto um teste à nossa capacidade de aguentar a pressão após duas derrotas consecutivas, e com tranquilidade obter a vitória.

A única novidade no onze inicial foi a inclusão de Defour no lugar do lesionado Fernando.

O jogo inicia-se com o FC Porto a dar mostras de querer resolver cedo, e logo ao minuto 2, Jackson esteve perto de abrir o marcador. Passe longo, e o colombiano surge nas costas da defesa e remata com perigo a arrasar o poste da baliza de Ricardo.
Ao 5 minutos é James que fica muito perto do golo, mas Ricardo nega o golo a El Bandido.

Estes 5 minutos iniciais, foram o prenuncio do que estava para vir. 
Um FC Porto instalado no meio campo adversário, e o Moreirense a tentar numa transição rápida ou num erro defensivo nosso "molhar a pena". 
Ricardo, guardião dos visitantes começava a exibir-se a bom nível.

Teria de ser portanto um FC Porto de labor e com cabeça para alcançar a vitória.

Com uma pressão alta, o adversário só saiu uma vez com perigo ao minuto 22 por Pintassilgo, que já na área rematou por cima.
Numa primeira parte, com muita pressão do FC Porto, as jogadas de perigo sucediam-se, mas o golo ia sendo adiado. 
Ao minuto 28 Moutinho abre na esquerda e Varela centra rasteiro. Já se gritava golo, mas Jackson atira ao lado!
Ao minuto 34, grande remate de pé esquerdo de Moutinho à entrada da área, passados cinco minutos mais uma oportunidade para James.

Muitos remates, boas oportunidades, mas a falta de sorte e Ricardo impediram-nos de chegar ao final do primeiro tempo com o jogo resolvido.

Uma contrariedade para a segunda parte. Lucho sai lesionado e dá lugar ao jovem Kelvin.

À entrada da segunda parte, entre nós adeptos pressentia-se que o golo surgiria mais tarde ou mais cedo, mas também havia o temor que se instala-se intranquilidade na equipa com o passar dos minutos.

Recomeça a segunda parte, como termina a primeira, com James quase a marcar. Danilo cruza da direita rasteiro, Varela faz um túnel e deixa a bola passar por James, que remata em jeito, a bola desvia num adversário e sai por cima da barra!!


VP aposta em Kléber no lugar de Varela, para tentar aproveitar alguma bola perdida. Era uma avalanche ofensiva do FC Porto e era preciso presença na área no apoio a Jackson.

Aos 60 minutos Moutinho cruza, James cabeceia e Ricardo Ribeiro defende!!

Começava a instalar-se algum nervosismo, com o empate a teimar, e prova disso é o minuto 66 em que Otamendi quase faz auto-golo num atraso mal efectuado para Helton e James surge pela direita e remata uma vez mais para defesa de Ricardo Ribeiro.

Mas eis que aos 71 minutos e faz justiça e Jackson na sequência de um canto de James cabeceia para golo!!

Alivio para a equipa e para nós adeptos. Justiça no resultado. 

Muita pressão e remates desde o apito inicial, demoram setenta minutos a dar frutos.

Até ao apito final por três ocasiões podíamos ainda ter ampliado o resultado. Primeiro por Jackson após cruzamento de Danilo, segundo por  James de livre e terceiro por Danilo que recebeu na direita, entrou na área, fintou para dentro em busca do pé esquerdo e atirou ao lado.

Por sua vez o Moreirense apenas teve um remate por cima de Castro.

Final do jogo e vitória justa do FC Porto.

Destaques individuais para Jackson que fez a diferença e só não apontou mais golos por mérito do guardião visitante.  O colombiano procurou o golo de todas a formas e feitios, e teve tempo para participar na construção de lances ofensivos. É um grande avançado, e que nos irá dar muitas alegrias.

James foi uma seta apontada à baliza adversária, e um construtor de lances ofensivos. El Bandido rematou muito e bem merecia abanar as redes.

Defour no lugar de Fernando, fez um jogo assertivo, muito bem na combinação com Lucho e Moutinho. Tem um passe fácil e foi importante na primeira linha de construção do jogo ofensivo.

Na nossa defesa destaque para Alex Sandro e Danilo, dois internacionais brasileiros, que estão em fase de adaptação ao futebol europeu, e que têm muita classe e qualidade técnica. Irão impor-se  nos próximos anos como dois dos melhores laterais a actuar no futebol europeu.

Destaques pela negativa para o azar da lesão de Lucho e para o jogo ultra defensivo que o Moreirense apresentou. A equipa de Moreira, tem de ser mais afoita se quiser sair dos lugares de despromoção.

Foi um duro teste à nossa capacidade de aguentar a pressão.
O Moreirense foi feliz, teve um guarda-redes inspirado, e só assim não levou uma pesada goleada para Moreira de Cónegos.

Na segunda feira iremos assistir ao dérbi lisboeta, na expectativa de um Sporting que dê um pontapé na crise e obtenha uma vitória sobre os encarnados.

Força Porto!

Boa semana e abraço,

Paulo

sábado, 8 de dezembro de 2012

Confiança nos Limites?!

As declarações de Vítor Pereira fizeram capa de jornal, onde justifica de certa maneira as duas derrotas consecutivas, com o facto de ter cumprido com o objectivo na Champions e o primeiro lugar na Liga. Nunca até hoje Vítor Pereira teve necessidade de reforçar essa posição, sobretudo quanto à Liga, uma vez que está em primeiro sim, mas com a diferença de 1 golo!

Pode ler-se entre linhas que a equipa não está bem, e Vítor Pereira tremeu com estas duas derrotas, pode, mas ainda assim, não deveria ter sido exposto na opinião pública. Não é assim que funcionam as coisas... no FC Porto!

As derrotas são passado e se no caso na Taça de Portugal determinou o afastamento da prova, já no caso da Champions ditou que irá defrontar nos oitavos de final um dos primeiros classificados, que em teoria é mais complicado, mas que na prática pode, curiosamente, ser mais acessível.

Agora a competição é a Liga. Esta jornada o FC Porto defronta um dos últimos classificados e o seu rival directo defronta o Sporting, ainda que debilitado, fraco, cansado, é o Sporting e é em Alvalade pelo que uma escorregadela dos visitantes nunca será uma surpresa!

O facto do FC Porto jogar primeiro pode ser uma vantagem, mas o importante nesta jornada é mesmo a equipa de Vítor Pereira voltar às vitórias, com boa exibição e com muitos golos. Só assim poderá apagar a imagem de uma equipa derrotada, debilitada e desmotivada como surgiu em certos periodos em Paris.

Vítor Pereira fez apenas duas alterações na convocatória. Sairam Fernando e Castro e entraram Iturbe e Kelvin. As entradas dos dois jovens faz todo o sentido, se alguns mais graúdos não dão resposta, nem com equipas mais acessíveis, há que apostar nos jovens e esperar que evoluam. Não se pode esperar, jogando escassos minutos, que Iturbe ou Kelvin, façam logo grandes exibições. Há que dar rotina de equipa A ainda que joguem também pela equipa B.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Miguel Lopes, Alex Sandro, Otamendi, Abdoulaye, Mangala, Defour, Moutinho, Lucho, Kelvin, Iturbe, Varela, Atsu, James, Kléber e Jackson.



É claramente uma convocatória de ataque. Finalmente Vítor Pereira percebeu que convocar os 5 médios do plantel, sempre, para uma esquema de 4X3X3, quando James poder ser também um dos médios, não faz sentido. Mas desta vez, deixou de fora Fernando e Castro, o que poderá significar uma pequena surpresa no onze inicial, ficando Lucho inicialmente no banco, e avançando James para o vértice de um meio campo invertido, com Moutinho e Defour.

Quererá Vitor Pereira potenciar James no centro do terreno, onde estará um forte dispositivo defensivo do Moreirense, e manter 2 verdadeiros alas para rasgar a defesa?

Talvez, faz sentido… mas só mais logo teremos a certeza. Que este Moreirense vai fechar-se a 7 chaves cá atrás isso ninguém terá dúvidas pelo que é bom que Vítor Pereira aposte numa estratégia para rapidamente quebrar a muralha defensiva e não apresentar o tradicional e esperar que surja o tal golo, que, no caso da Liga, felizmente tem surgido.

É também provável que Miguel Lopes assuma a titularidade. Não só pelo momento menos bom de Danilo, mas sobretudo para dar frescura fisica às alas.

Equipa Provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Defour, Moutinho e James, Varela, Atsu e Jackson.

Vítor Pereira não tem dúvidas. Os adeptos também não têm. O FC Porto vai ganhar porque tem de ganhar, e tem de ganhar independentemente de vir de duas derrotas ou se viesse de duas vitórias.

O jogo está marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Boccia - Campeonato Regional de Pares 2012/2013


No próximo sábado, dia 8 de Dezembro, no Pavilhão Rosa Mota no Porto, terá lugar o Campeonato Regional da modalidade de Boccia, onde o Futebol Clube do Porto irá apresentar-se com o trio habitual, constituído pelos atletas: Carla Oliveira, Manuel Lopes e Pedro Clara.

A equipa vai jogar com o principal objetivo de se qualificar para a fase final da modalidade, que se vai realizar no próximo ano de 2013 na cidade de Tomar.

Os líderes do Ranking Nacional irão defrontar 3 equipas, numa competição que é disputada em formato de liga, ou seja, jogarão todos contra todos e no final a equipa que alcançar mais pontos será o Campeão Regional. De lembrar que para a fase final passam apenas os dois primeiros. No primeiro jogo, os portistas medem forças contra o Sporting de Braga, o segundo embate será contra a equipa mista MAPADI (póvoa de varzim) / AFDA (Feirense) e o terceiro e último jogo contra a equipa da APPC do Porto.
Boa sorte para os nossos atletas!


Bilhar * FC Porto 2 - Benfica 1 * POF * Campeonato Nacional

POF * Campeonato Nacional-Zona Norte * 3ª. Jornada

FC Porto 2 - 1 SL Benfica
DetalheJogadorResultadoJogador
Bola 10Vânia Franco5 - 2Sara Rocha
Bola 9Mariana Marinho6 - 1Sílvia Miranda
Bola 8Luísa Leal2 - 4Ana Oliveira

A equipa feminina do FC Porto, formada por Vânia Franco, Mariana Marino e Luísa Leal, venceu, nesta quarta-feira, o Benfica, por -2-1, em encontro da terceira jornada do Campeonato Nacional de Pool.

As bilharistas dos Dragões, que tinham ficado isentas na primeira ronda, já tinham derrotado o Braga, por 3-0, na segunda jornada.


Na 4ª. jornada, dia 14 de Dezembro pelas 21h30, o FC Porto defronta o Poolfiction no seu reduto.

Andebol * Xico Andebol 22 - FC Porto 36

13ª. Jornada * Campeonato Nacional 
 
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Vitalis venceu na terça-feira no pavilhão do Xico Andebol, por 36-22, em encontro da 13.ª jornada do Andebol 1. 

Ao intervalo, os azuis e brancos já comandavam por 19-9. Destaque-se a eficácia na primeira linha (60 por cento) e o elevado número de contra-ataques (16, sendo que 13 deles foram concretizados). Ljubomir Obradovic teve oportunidade de “rodar” os 14 convocados e, entre os jogadores de campo, apenas Elias Nogueira não marcou. O melhor marcador portista foi João Ferraz, com seis golos.

A equipa comandada por Ljubomir Obradovic, alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (4), Wilson Davyes (3), Tiago Rocha (5), Elias Nogueira, Ricardo Moreira (4) e Pedro Spínola (4). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (6), Filipe Mota (2), Daymaro Salina (2), Sérgio Rola (2), Duarte Carregueiro (1) e Hugo Rosário (3).

O Benfica segue invicto no campeonato, agora com 38 pontos, mais que o segundo classificado, o FC Porto.
Na próxima jornada, dia 8 de Dezembro, o FC Porto recebe o Benfica

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Colorido a Preto e Branco…

Em menos de 1 semana o FC Porto conheceu o sabor amargo da derrota por duas vezes. E para além do sabor da derrota, perdeu igualmente um troféu. Semana negra quando até então o FC Porto era a única equipa na Europa sem derrotas e com mais pontos nas competições europeias.

E tal como na primeira derrota, mais um autogolo e mais uma falha defensiva… coincidências a mais, numa equipa que acusou e muito o peso da derrota e da eliminação em Braga. E mais uma vez fala-se de Braga porque sem sombra de dúvidas, começou nesse jogo esta derrota de hoje.

A equipa, falo nos jogadores, não perceberam a estratégia em Braga e claramente entraram neste jogo com indices de confiança muito baixos e isso notou-se na primeira meia hora de jogo, onde não conseguiu controlar o jogo, mesmo sem dominar, uma equipa baralhada de ideias, quando apresentou o onze habitual e o esquema habitual.

O adversário de hoje era forte mas tal como se demonstrou nos 90 minutos não foi assim tão forte como o peso de alguns nomes que tinha em campo. Vítor Pereira não alterou nada, também não era espectável, mas onde falhou claramente foi na motivação da equipa. A equipa esteve triste em campo, sem motivação, sem rumo em grande parte do jogo. Apenas se encontrou quando se viu a perder por duas vezes.

E nem mesmo durante o jogo Vítor Pereira conseguiu mudar o rumo do jogo. O golo do PSG advinhava-se e o golo logo a seguir do FC Porto poderia ter sido o tónico para a reviravolta e ambição da equipa em conseguir um bom resultado, mas até ao intervalo o jogo voltou a ficar morno.

Na segunda parte, o jogo foi dividido, o FC Porto esteve um pouco melhor e equilibrou, deu por vezes a sensação que queria tentar mais do que o empate, mas novamente um autogolo gelou a defesa do FC Porto, dos adeptos, da equipa técnica, de todos… Se faltava motivação e concentração o lance infeliz de Helton quebrou por completo.
A partir daqui foi mais como coração do que com a cabeça. A equipa entrou em modo piloto automático, saiu Fernando, entrou Defour, saiu Varela entrou Atsu, nada de novo,mais uma vez, as substituições que qualquer adepto faria. Pode ter sido por questões fisicas, mas começa a ser padrão estas substituições, sobretudo a troca de Varela por Atsu!

E aqui se vê que o FC Porto tem uma boa equipa, mas não tem soluções para algumas posições na equipa, nomeadamente no ataque. Falta um outro avançado de qualidade e falta um extremo que desiquilibre com mais regularidade. Nem Varela, nem Atsu conseguem assumir um lugar na equipa com regularidade, o primeiro porque aparentemente não aguenta 90 minutos, o segundo, por falta de experiência nem sempre brilha.

Perante isto, restou ao FC Porto falhar 2 boas oportunidades para empatar, tal como aconteceu em Braga, quando estava a perder. Mais uma coincidência, Lucho falhou em boa posição o golo do empate! E no último lance do jogo, Otamendi, em boa posição não fez melhor.

O empate até nem era um resultado injusto para o PSG, mas este FC Porto estava destinado à derrota, aliás, entrou como saiu de campo, derrotado!

 

Há que rever imediatamente os níveis de motivação da equipa. E para isso é preciso mudar peças do onze inicial. Fisicamente, nem pode haver desculpas, até porque a gestão de Braga deveria ter servido para alguma coisa, pelos vistos apenas serviu para o FC Porto perder um troféu!

Não é o fim do mundo, mas foi uma semana negra para o FC Porto. O próximo jogo é com o Moreirense, no Dragão, aparentemente, um jogo simples para voltar às vitórias, mas é preciso sangue novo na equipa.

Quanto á Champions o facto de ser primeiro ou segundo é praticamente a mesma coisa, com sorte, até ser Segundo será melhor do que ser Primeiro, mas se este FC Porto quer tentar passar, pelo menos, os oitavos de final, então, o mercado de inverno exige um reforço do ataque da equipa.

Última nota para Vítor Pereira. Espero que tenha apreendido a lição, afinal não valeu de nada as poupanças…

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Crise? Venham de lá mais uns milhares…

Não é novidade para ninguém, até mesmo antes da triste estratégia frente ao SC Braga na Taça de Portugal, que amanhã, o que está em jogo é objectivamente uma questão de dinheiro!

Falar em vantagem por ficar em primeiro, face ao cenário já conhecido e que irá se concretizar, é mera utopia! Senão vejamos.

No lote dos 2ºs classificados já temos o Real Madrid que será o cabeça de série dos segundos, aquele que nenhum primeiro classificado quererá defrontar. E a juntar ao Real Madrid, está o Milão e ainda poderá surgir Juventus, Arsenal em detrimento dos primeiros classificados destas equipas: Schalke, Málaga, Dortmund e Shakhtar.

Se olharmos para o cenário do lote dos 1º classificados, para além de ninguém querer o Barcelona o Man Utd e o Bayern são os seguintes que nenhum 2º classificado quererá encontrar.

Em resumo, ser primeiro ou segundo é como escolher entre Barcelona ou Real Madrid!
Portanto, numa visão realista, a única vantagem segura em amanhã o FC Porto garantir o primeiro lugar, e assim justificar as poupanças que valeram e eliminação da Taça de Portugal, é sem dúvida a questão financeira e o prestigio.

Do lado do PSG, que está a realizar um campeonato aquém do esperado, tem sem dúvida que mostrar aos seus adeptos que querem melhorar e o primeiro lugar é sem dúvida o objectivo, por uma questão motivacional e nem tanto de dinheiro. Jogam em casa, têm a oportunidade de ficar em primeiro e certamente farão tudo para o conseguir.

Vítor Pereira manteve a convocatória do jogo com o SC Braga com excepção da troca de Kadu por Helton. Não eram esperadas mais alterações, sobretudo porque quem poderia e deveria estar na convocatória esteve ontem a jogar pela equipa B. E é bom que seja este o único motivo, pois existem jogadores que não mereciam estar nesta convocatória, depois de oportunidades atrás de oportunidades e não produzirem praticamente nada, nem em jogos fáceis nem em jogos dificeis.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Miguel Lopes, Alex Sandro, Mangala, Otamendi, Abdoulaye, Fernando, Castro, Moutinho, Defour, Lucho, James, Varela, Atsu, Kleber e Jackson.

A equipa para amanhã é mais ou menos esperada. Não se espera uma estratégia táctica diferente do normal 4X3X3. Se frente a adversários de outras divisões, Vítor Pereira insiste em não tentar outros esquemas alternativos seria no mínimo loucura ir a Paris com um modelo novo a estrear!

E para o esquema habitual, a equipa não deverá sofrer alterações. Com a recuperação de Alex Sandro, este será o defesa esquerdo e Mangala deverá opcupar a zona central da defesa ao lado de Otamendi. Do lado direito, se por um lado Danilo esteve desastrado em Braga, Miguel Lopes não esteve muito melhor. Fica a dúvida, mas Vítor Pereira deverá apostar em Danilo por forma a não criar uma frustração no jovem jogador.

No meio campo será o tridente normal e no ataque Varela deverá aparecer em vez de Atsu, que teve a titularidade em Braga e não convenceu em definitivo que merece ser titular.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Se a formação deverá manter o habitual, fica a dúvida da postura e da reacção da equipa à primeira derrota oficial da época. Uma vitória ou mesmo o empate garante dinheiro e o primeiro lugar, mas será que faz esqueçer a eliminação precoce e estúpida da Taça de Portugal?

A meu ver não faz esqueçer.

Como tal, resta a equipa jogar bem e dar uma alegria a todos os emigrantes que estarão em número recorde de assistência na Europa num jogo do FC Porto.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge