sábado, 19 de janeiro de 2013

Justiça imperou no Dragão

Foi com inteira justiça que o FC Porto obteve um importante triunfo diante do Paços de Ferreira, que nos permite colocar pressão nos encarnados, que tem uma difícil deslocação a Moreira de Cónegos. 
O golo de Alex Sandro abriu o caminho para uma vitória que foi sentenciada por Izmaylov. 

O Paços de Ferreira chegou ao Dragão numa brilhante quarta posição, fruto de um futebol de qualidade que vem praticando. Trata-se de uma equipa muito bem organizada, que conta nas suas fileiras com jogadores talentosos, tais como os ex-portistas Josué e André Leão, e que vem ao Dragão na tentativa de pontuar. 

VP não fez alterações relativamente ao onze que defrontou o Benfica, mantendo a aposta em Defour na ala direita. Já o técnico do Paços de Ferreira apostou na velocidade de Caetano para surpreender a nossa defensiva, relegando para o banco Hurtado. 

Nota negativa para o estado do relvado, que com o mau tempo que assolou a cidade do Porto, não se encontra nas melhores condições. 

Desde início se percebeu que o FC Porto queria resolver bem cedo a contenda. Entramos a pressionar bem alto, com as linhas subidas, com os laterais muito envolvidos no futebol ofensivo, e sob a batuta de Moutinho fomos delineando bons lances ofensivos que por falta de sorte ou ineficácia não resultaram em golo. 

Nos dez minutos iniciais, primeiro por intermédio de Defour que cabeceou por cima após bela jogada de envolvimento entre Moutinho, Lucho e Alex Sandro e depois por Moutinho que disparou ao lado após surgir isolado em posição regular, o FC Porto esteve perto de inaugurar o marcador. 

Era uma pressão intensa da nossa equipa, com Fernando a jogar bem subido e a aventurar-se no ataque. As oportunidades desperdiçadas sucediam-se, e aos 21 minutos Moutinho esteve perto de marcar após remate a rasar o poste esquerdo da baliza de Cássio. 

Os castores relegados à sua defensiva, só aos 39 minutos chegaram com perigo à nossa baliza. Grande corte de Mangala na área, quando Cícero se preparava para rematar. 

Antes do apito para intervalo mais uma grande oportunidade para o FC Porto, desta vez por intermédio de Jackson. 

Em cima do minuto 45, primeiro remate do Paços. Cícero, de fora da área, remata com força mas por cima. 

Termina a primeira parte com absoluto domínio azul e branco, e só a ineficácia na finalização e falta de sorte não nos permitiram chegar à justa vantagem no marcador. Adivinhavam-se dificuldades para a segunda metade. 
Era importante marcar cedo, pois com o passar dos minutos a ansiedade poderia instalar-se, e o Paços era uma equipa com qualidade técnica e de posse capaz de nos dar dissabores. 

E eis que logo a abrir o segundo tempo, no lance menos provável o FC Porto chega à justa vantagem após tento de Alex Sandro. 
Foi com tenacidade que o brasileiro rompeu na área e viu o seu cruzamento entrar na baliza de Cássio. Pode-se dizer que Alex Sandro marcou num lance com alguma sorte à mistura, mas também não se pode negar, que a sorte premeia quem trabalha para a ter. Foi feita justiça depois de tantos minutos em que os jogadores do FC Porto procuraram o golo de todas a formas e feitios. 

Aberto o marcador, esperava-se um Paços mais afoito, mas assim não sucedeu. 

O FC Porto continuou a dominar e a controlar o jogo, a conquistar inúmeros cantos, e foi já com Izmaylov em campo, que havia substituído Varela, que sentenciou a partida. 
Após boa iniciativa de Kelvin que havia substituído Defour, o jovem brasileiro coloca na área em Izmailov que num remate de belo recorte técnico à meia volta bate Cássio. Primeiro golo do russo com a camisola azul e branca. 

Até final foi gerir o esforço e ainda houve tempo para Lucho em dia de aniversário, aquando da substituição por Castro, ser saudado pelos adeptos azuis e brancos. 
Antes de terminar Fernando viu o quinto cartão amarelo e vai falhar o próximo jogo do FC Porto para o campeonato, neste caso o encontro em atraso com o V. Setúbal, no Bonfim, quarta-feira.

  

Destaques neste jogo para as excelentes prestações de Alex Sandro, que à semelhança dos jogos anteriores, foi um dos melhores elementos da turma azul e branca. Muito bem o brasileiro a aventurar-se no ataque, a causar desequilíbrios, e ontem nem o amarelo madrugador o intimidou. Marcou um golo fruto da sua tenacidade e entrega, e apenas precisa de dar mais comprimento aos seus cruzamentos que em geral ficam no primeiro poste. 

João Moutinho, o melhor em campo, uma vez mais foi o pêndulo da equipa. Foi sob sua batuta que o jogo da nossa equipa se construiu. Excelente tacticamente, Moutinho assume-se como o patrão da equipa e espalha classe sobre o relvado, e ontem merecia um golo a coroar a sua boa exibição. 

Jackson uma vez mais não se limitou a pisar os terrenos do ponta de lança. O colombiano foi um criador de oportunidades de golo e um desequilibrador. Trata-se de um jogador dotado de boa técnica, com força física, e essas características permitem-se ser um número 9 muito completo. 

Fernando um dos melhores em campo, encontra-se num bom momento. É um jogador fundamental nos equilíbrios defensivos, e ontem procurou apoiar a equipa no ataque, baralhando a defensiva pacense. 

Mangala uma vez mais foi o patrão na defesa efectuando cortes fundamentais. Exemplo disto foi o corte fantástico aos 39 minutos, que tirou o pão da boca de Cícero. O jovem francês ganhou a merecida titularidade, e Maicon e Otamendi terão de lutar pelo posto restante. 

Por último, destaque para o primeiro tento de Izmaylov. Tal como é seu timbre, o russo com grande capacidade técnica e de finalização, apontou um excelente golo. Izmaylov poderá ser importante para esta segunda volta, e para tal basta que melhore os índices físicos como aliás afirmou na flash interview. 

Missão cumprida e uma vitória muito importante, diante da equipa revelação do campeonato. Agora no acerto do calendário quarta-feira diante do Setúbal, é importante vencer para terminar a primeira volta na liderança do campeonato. 

Abraço e boa semana 

Paulo

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Campeão volta ao Dragão

Depois do teste positivo no campo do principal adversário na luta pelo título, o FC Porto regressa ao Dragão onde vai defrontar uma das equipas sensação deste campeonato, o Paços de Ferreira.

Para além da excelente campanha na Liga, esta equipa tem pautado pelo bom futebol em todas as frentes. Recentemente eliminado da taça da Liga, por uma questão de golos (quando até venceu o primeiro classificado), esta equipa, apurou-se esta semana para as meias finais da taça de Portugal, o que claramente é um sinónimo de qualidade de jogo.

Jogo dificil amanhã no Dragão, é que para além da qualidade do adversário, o FC Porto continua com muitas lacunas no sector atacante. James ainda não recuperou, Atsu e Iturbe continuam nas selecções, no caso do Ganês, começa este fds a CAN 2013, Kléber continua lesionado mas a saída está iminente, pelo que resta as opções Jackson, Varela, Izmailov, Kelvin e Sebá.

Mas estas lacunas quase que passaram despercebidas no último jogo, com o FC Porto a realizar uma boa exibição, bem sustentada com um sector defensivo e um meio campo muito forte e muito concentrado. A qualidade de jogo e de passe, mesmo sem soluções ofensivas, poderá criar as necessárias oportunidades de golo. Contudo, face a uma equipa perigosa como o Paços de Ferreira é preciso redobrar a atenção no sector defensivo, pois um golo do adversário poderá criar dificuldades e ansiedade a uma equipa que não tem, de facto, soluções de qualidade idêntica aos que vão entrar de ínicio, no banco para lançar em jogo.

A semana de trabalho trouxe de volta Maicon aos convocados. Neste periodo que esteve fora da equipa mal se notou a ausência, do até então, melhor defesa do FC Porto, sinal que quer Otamendi quer Mangala são igualmente centrais de muita qualidade.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.



Vítor Pereira não deverá mudar a equipa que apresentou em Lisboa, no fim de semana passado. A grande dúvida é se irá manter Defour no onze, ou irá arriscar um pouco mais colocando Kelvin ou mesmo Sebá.

Jogando no Dragão, e uma vez que já foram dadas oportunidades a Kelvin, penso que é o jogo ideal para apostar em Sebá no onze inicial e na posição onde mais gosta de jogar, numa das alas, preferencialmente do lado direito. A juventure e a motivação de andar nas ultimas semanas com a equipa A, poderá ser sinónimo de um grande jogo por parte do jovem Brasileiro que parece estar a convencer Vítor Pereira.

O regresso de Maicon aos convocados é de saudar, contudo, a dupla rotinada e com ritmo de jogo deverá manter-se frente ao Paços de Ferreira.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, Sebá, Varela e Jackson.

O tempo não vai ajudar mas aqui fica o apelo a todos que possam estar no Dragão a apoiar o nosso FC Porto naquele que é o jogo que fecha a primera volta do campeonato, até então imaculada no que diz respeito a derrotas.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bilhar * CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Zona Norte

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Zona Norte * 1ª. Jornada

Fenianos - A 2 - 2 FC Porto / CIN
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4António Barbosa47(60) - 44(60)Pedro Pais
Jogo 3Adriano Lopes42(50) - 50(50)João Ferreira
Jogo 2José Cardoso38(60) - 40(60)Santos Oliveira
Jogo 1Mário Aranha50(34) - 40(34)Rui Manuel Costa

CAR * Campeonato Nacional da 1ª Divisão - Zona Norte * 2ª. Jornada

FC Porto / CIN 4 - 0 BC Porto - A
DetalheJogadorResultadoJogador
Jogo 4Alípio Jorge Fernandes50(52) - 33(52)Artur Pinto
Jogo 3João Ferreira50(41) - 35(41)Manuel Ferreira
Jogo 2Santos Oliveira50(55) - 39(55)Carlos Almeida
Jogo 1Rui Manuel Costa50(56) - 41(56)Manuel Rio

Classificação: 
PosEquipaClubeJogosVEDFCGanhasPerdidasMédiaPontos
FC Porto / CINFC Porto2110062 5
A Portuguesa de Leça - AA Portuguesa de Leça2101053 4
BC Porto - ABC Porto2101035 4
Leça FC - ALeça FC1100031 3
Leões da Agra - ALeões da Agra2011026 3
Fenianos - AFenianos1010022 2
C Norton de Matos/OP Centro Litoral de PescasC Norton de Matos1010022 2
Leixões SC - ALeixões SC1001013 1


Na 3ª. jornada, dia 21 de Janeiro pelas 21h30, o FC Porto recebe o Leça FC-A.
 

Bilhar * Poolfiction 1 - FC Porto 2 * POF * Campeonato Nacional

POF * Campeonato Nacional-Zona Norte * 4ª. Jornada

Poolfiction 1 - 2 FC Porto
DetalheJogadorResultadoJogador
Bola 10Tania Ferreira3 - 5Eliana Sousa
Bola 9Vanessa Pinto6 - 3Andreia Sá
Bola 8Vânia Oliveira0 - 4Cristina Costa

Na 5ª. jornada, dia 11 de Janeiro pelas 21h30, o FC Porto recebe o Braga-B

Hóquei em Patins * FC Porto 9 - Oliveirense 8

14ª. Jornada do Campeonato Nacional

Publicado em fcporto.pt 

O FC Porto Império Bonança venceu este sábado a Oliveirense, no Dragão Caixa, por 9-8, em encontro da 14.ª jornada do Campeonato nacional, que continua assim a liderar. O encontro teve um ritmo verdadeiramente diabólico, com destaque para a primeira parte, que finalizou com o marcador em 7-5, depois dos Dragões estarem a perder por 0-3.

A Oliveirense ganhou nos primeiros oito minutos uma vantagem de 0-3, com golos de André Azevedo e Gonçalo Alves, que “bisou”. Porém, o primeiro dos tentos de Gonçalo Alves nasce na recarga a um penalti mal assinalado, visto que Reinaldo Ventura toca a bola com a luva fora da grande área portista. A equipa azul e branca nunca desanimou e foi atrás do “prejuízo”: em pouco mais de seis minutos, Tiago Losna, Ricardo Barreiros e Pedro Moreira igualaram a partida.

Francisco Silva voltou a colocar os forasteiros em vantagem (3-4), mas Ricardo Barreiros e Pedro Moreira deram o primeiro avanço no marcador aos portistas, aos 18 minutos (5-4). André Azevedo ainda fez o 5-5, mas a partir do 6-5 (um tento de Tiago Losna, aos 21 minutos, no desvio a um remate de Hélder Nunes) não mais o FC Porto deixou de estar à frente do marcador. O intervalo chegou com 7-5 para a equipa da casa, graças a um golo do jovem Hélder Nunes.

Perante uma boa assistência de 1426 espectadores, a segunda parte foi mais pausada, mas Ricardo Barreiros não perdeu a oportunidade para completar um “hat-trick” logo no primeiro minuto, com um “tiro” de meia-distância. A equipa da Oliveirense nunca baixou os braços e, depois do 9-6 de Reinaldo Ventura, conseguiu reduzir para a margem mínima (9-8). Nos últimos segundos ainda houve algum suspense, com os forasteiros a jogarem com um guarda-redes avançado em busca do empate, que nunca surgiu.

Qualquer outro resultado seria injusto para o FC Porto, que efectuou 78 remates contra 38 da Oliveirense, que teve bastante felicidade em alguma situações do encontro, nomeadamente na finalização. 




O FC Porto, orientado por Tó Neves, alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (guarda-redes), Ricardo Barreiros (3), Jorge Silva, Pedro Moreira (2) e Reinaldo Ventura (1). Jogaram ainda Tiago Losna (2), Hélder Nunes (1) e Vítor Hugo.


Com esta vitória, os Dragões dão continuidade ao triunfo na Luz e somam agora 37 pontos.

Na próxima jornada, dia 23 de Janeiro pelas 21h00, o FC Porto desloca-se ao ringue do Candelária.

Andebol * FC Porto 33 - Avanca 24

17ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Avanca, por 33-24, em encontro da 17.ª jornada da primeira fase do Andebol 1, que regressou após a paragem de Natal e Ano Novo. Gilberto Duarte, com sete golos, e João Ferraz, que apontou seis e foi eleito o jogador mais valioso, destacaram-se num encontro em que a vitória portista nunca esteve em causa.

A superioridade dos Dragões face ao penúltimo classificado da prova era mais do que esperada e não foi por isso surpreendente que a equipa da casa dobrasse o número de golos do Avanca (12-6) aos 17 minutos. Ao intervalo, o marcador registava 19-12. A partida foi disputada a um ritmo morno e Ljubomir Obradovic pôde dar minutos a todos os jogadores, inclusive a Nuno Carvalhais e Belmiro Alves, das camadas jovens portistas. De resto, apenas estes dois jogadores e os dois guarda-redes não marcaram qualquer golo.

Na baliza, destaque-se a exibição do cubano Alfredo Quintana, que actuou durante toda a segunda parte e deteve 16 remates do Avanca, obtendo assim uma eficácia de 57 por cento. Hugo Rosário, Tiago Rocha e Yoel Morales, lesionados, não puderam dar o seu contributo ao FC Porto, que mantêm a liderança do Andebol 1, com 49 pontos, mais um do que o Benfica, segundo classificado. 




A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (7), Wilson Davyes (2), Daymaro Salina (2), Elias Nogueira (1), Ricardo Moreira (6) e Pedro Spínola (4). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (6), Filipe Mota (3), João Ramos (1), Nuno Carvalhais, Belmiro Alves e Sérgio Rola (1).


Na próxima jornada, o FC Porto recebe no Dragão Caixa o Águas Santas (sábado, 18h).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Vitória ali tão perto…

O FC Porto realizou mais uma boa exibição no salão de festas e só não ganhou porque Vítor Pereira preferiu segurar um empate do que arriscar a vitória, que ainda que o major tivesse feito tudo para não acontecer, a qualidade do FC Porto foi tão evidente, que a vitória esteve ali tão perto…

Inicio de jogo alucinante, o FC Porto a marcar e o clube do regime a responder, mas a nível de jogo jogado foi o FC Porto a tomar conta de um jogo, que por momentos, muitos Portistas teriam pensado que estavam no Dragão, face à qualidade da troca da bola contra o adversário, que a comunicação apelidou, como o melhor clube em Portugal a jogar futebol!!!

Para além dos primeiros e talvez melhores 20 minutos de um clássico dos ultimos anos, o major não quis passar despercebido. Maxi foi o objecto que o major mais apreciou neste jogo e quanto a isto, nem o FC Porto nem nenhum outro clube pode impedir tal cumplicidade!

A primeira parte chegava ao fim, com um saldo muito positivo e com todos os Portistas esperançados que na segunda parte surgisse um FC Porto a dar a última estocada aos quase 55000 adeptos que deliravam com uma primeira parte onde viram a sua equipa a jogar em casa e a limitar-se a aproveitar as duas oportunidades que teve.

Mas afinal não foi assim que aconteceu. Vítor Pereira fez a leitura do jogo e de facto a equipa melhorou na segunda parte, mas foi a defender! Sacrificou as acções ofensivas para garantir que não sofreria mais nenhum golo como os que sofreu. E aí tem todo o mérito!

Só não se percebe, é porquê esta necessidade. O FC Porto jogou livre na primeira parte, marcou dois golos, é certo que sofreu também dois golos, mas dominava o jogo.

O terceiro golo não era uma miragem, o adversário não se deu bem com o nosso jogo, mas Vítor Pereira, entendeu assegurar o empate, quando não tinha matéria prima para alterar o esquema de ataque sustentado pelo meio campo, por um sistema de contra-ataque.

E assim aconteceu. O FC Porto controlou o adversário, segurou o empate, mas praticamente não criou perigo na baliza adversária, em 45 minutos de jogo muito táctico. O adversário teve a melhor oportunidade da segunda parte, mas o mérito é de um guarda-redes que curiosamente não cometeu os erros de outros!

É caso para dizer, que na outra baliza, ontem teria sido necessario dois guarda-redes para evitar os golos que o FC Porto marcou!


A luz não se apagou, a rega não surgiu, mas o FC Porto voltou a marcar pontos no campo do clube do regime, perante os tais 55 mil adeptos, que ou muito me engano, sairam felizes, pois já basta de tantas derrotas na própria casa!

Destaque do lado do FC Porto, para Mangala e Alex Sandro, estiveram os dois em grande, dois jovens de 21 anos, com muita qualidade e que vão dar muitas alegrias ao FC Porto.

Quanto às contas, tudo na mesma. Aguardemos pelo confronto no Dragão. Até lá, resta ao FC Porto fazer aquilo que lhe exige, vencer os seus jogos. O resto surgirá com naturalidade.

Por último fica a questão pertinente, porque razão a Vítor Pereira (o dos árbitros) não entendeu que para este jogo, tinha que colocar um grande árbitro em campo. Pedro Proença estava lesionado? É que não apitou nenhum jogo este fds…

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sábado, 12 de janeiro de 2013

O dia está a chegar…

Não foi uma entrada em grande no novo ano para o FC Porto! É certo que vencemos o primeiro jogo para a Liga, é certo que nos apurámos para as meias finais da Taça da Liga, mas a onda de lesões agravou-se nos primeiros dias do ano.

A grande baixa é sem dúvida James. E como se não fosse por si só uma perda grande para a equipa, o facto de não estar no Dragão, Atsu e Iturbe, ainda mais contribui para uma fragilidade atacante no reino do Dragão.

Os reforços estão a chegar, Izmaylov (com y), e Caballero são para já os reforços de Janeiro. O primeiro já está convocado para amanhã, o segundo, deverá começar a rodar na equipa B, mas ou muito me engano, ou até final da época, vamos ver golos desta jovem promessa, na equipa A.

As alterações não devem ficar por aqui. Está iminente a saída de Kléber, pelo que deverá estar eminente a entrada de um novo avançado, pois não é de acreditar que a SAD entenda que não é necessário uma alternativa a Jackson, que não seja vindo da equipa B.

Amanhã, não é apenas mais jogo de campeonato. Está em jogo apenas os 3 pontos, é verdade, mas está sempre em jogo muito mais do que uma simples vitória. O FC Porto está ferido no sector atacante, mas continua a ser a melhor equipa a defender.

Vítor Pereira arriscou tudo nos ultimo jogo a pensar no jogo de amanhã, e as coisas correram bem. A gestão foi arriscada mas permitiu ao FC Porto ter a garantia que o sector defensivo e do meio campo está em perfeitas condições e resguardou Jackson.

O adversário está confiante, mas o FC Porto tem tudo para conseguir,no minimo, um resultado que permita manter-se com os mesmos pontos no primero lugar. Não será a ausência de James que irá quebrar a organização e a motivação para a equipa realizar um grande jogo amanha.

E se analisarmos de forma racional, a grande preocupação para amanhã é sem dúvida João Ferreira, a escolha do conselho de arbitragem, para um jogo de alto risco, onde se vão defrontar as duas primeiras classificadas da Liga. Face ao histórico deste árbitro, face à importância deste jogo, só pode ser provocação, a irresponsabilidade de nomear um árbitro, fraco, tendencioso e que não inspira confiança a nenhuma equipa, muito menos ao principal rival do clube que, publicamente, já manifestou ser simpatizante!

As equipas chegam empatadas nesta fase (o FC Porto tem um jogo a menos), o equilibrio na Liga tem sido um facto, mas se compararmos as campanhas nacionais e internacionais, o desiquilibrio é evidente. Apenas o FC Porto conseguiu manter o mesmo nível na Liga que teve na Champions!

Vítor Pereira não teve grande dificuldade na escolha dos convocados e a entrada de Izmaylov veio atenuar um pouco a ausência de James. Não são jogadores com as mesmas caracteristicas, nem tão pouco conhecemos a forma fisica de Izmaylov, mas se está convocado é porque está em condições de ajudar a sua nova equipa. Não era a contratação que o FC Porto necessitava, mas a partir do momento que está connosco, há que o tornar Campeão!

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Sebá e Tozé.



E se na lista de convocados Vítor Pereira não teve dificuldade em decidir, também no onze que vai entrar em campo não terá!

O FC Porto irá jogar num falso 4X3X3, mais colado ao tradicional 4X4X2, isto porque Defour deverá ocupar a vaga de James, jogando mais no meio campo, fechando uma das linhas e assim reforçando o meio campo e as alas, sector que todos nós sabemos que o adversário utiliza de forma preferencial para o seu jogo.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho, Lucho e Defour, Varela e Jackson.

Não há muito mais para dizer. É um clássico, com todas as paixões que movimenta. O apoio à equipa vai ser grande, cada vez é maior por terras de Lisboa, a equipa está confiante e tem tido sucesso (com excepção da taça de Portugal).

Estão reunidas todas as condições para o FC Porto regressar ao Dragão no primeiro lugar, ou na pior das hipóteses, depois de realizado o jogo em atraso, colar novamente no primeiro lugar.

A equipa parte hoje para Lisboa e deverá chegar ao final da tarde. O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

A todos os Dragões de Lisboa, esta é mais uma oportunidade de saudarmos e apoiármos a equipa, nem que seja, nas imediações da unidade hoteleira.

Vamos ganhar! Força Porto.

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vitória justa carimba passagem às meias-finais da Taça da Liga

Por motivos profissionais não pode assistir à partida que ditou a nossa passagem às meias-finais da Taça da Liga, após vitória por uma bola a zero diante do Setúbal.

Um golo de João Moutinho, aos 45 minutos, na marcação de uma grande penalidade, após falta sobre Seba, foi suficiente para nos apurarmos para as meias-finais, onde iremos defrontar o Rio Ave, vencedor do Grupo C, no dia 27 de Fevereiro no Estádio do Dragão.

Fica aqui a crónica ao jogo publicada em rtp.pt
Vitória justa do FC Porto, esta noite no Estádio do Dragão frente ao Vitória de Setúbal, já que foi a equipa da casa que mais fez para conquistar os três pontos. Apesar da vantagem mínima, os azuis e brancos dominaram quase desde o início ao fim, e só não conseguiram um resultado mais avolumado por causa das boas intervenções de Kieszek.

Ainda assim, o Vitória de Setúbal ainda conseguiu criar algumas oportunidades de golo, principalmente durante a primeira parte, mas Fabiano ou a falta de pontaria não perimitiram que a bola entrasse na baliza dos dragões.

Aos 44 minutos, mesmo antes do intervalo, Sebá cai na área após encosto de Nélson Pedroso e João Capela assinala grande penalidade. João Moutinho é chamado a cobrar e não perdoou.

No segundo tempo, a superioridade azul e branca foi ainda mais evidente, e só Kieszek evitou que o Porto fizesse mais golos.



Com este resultado, o Porto confirmou a liderança do grupo A da Taça da Liga e garantiu a presença nas meias-finais da prova, onde vai encontrar o Rio Ave, que esta noite venceu o Marítimo e aproveitou a derrota do Paços de Ferreira em Alvalade.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ataque parco para assegurar meias-finais da Taça da Liga


O FC Porto defronta hoje o Vitória de Setúbal no Dragão pelas 17h30, e só a vitória interessa para carimbar a passagem às meias finais da Taça da Liga sem ter de andar a fazer contas em caso de igualdade pontual.
FC Porto e V. Setúbal são os lideres do Grupo A com 4 pontos, sendo que o FC Porto tem uma diferença positiva de dois golos tal como o Vitória, no entanto por ter mais golos marcados lidera o grupo.

VP poupa para este jogo Helton e Jackson, e  face às ausências de James, Kleber, Atsu e Iturbe,  é com um ataque parco de soluções que vai lutar pela vitória.

Lista de convocados:Kadu e Fabiano, Danilo, Mangala, Abdoulaye, Maicon, Otamendi, Alex Sandro e Quiñonez; Lucho Gonzalez, Castro, João Moutinho, Fernando, Defour e Tozé; Varela, Kelvin e Sebá.

Vai ser um jogo complicado, diante de um adversário com tradição nesta prova, que vem ao Dragão lutar pela vitória.
Apesar de desfalcados somos favoritos e devemos encarar o jogo com ambição.

O jogo terá transmissão televisiva na TVI 24 pelas 17h30.

Força Porto!

Izmaylov e Caballero reforçam ataque

Marat Izmaylov e Mauro Caballero reforçam o plantel nesta reabertura do mercado.

O russo de 30 anos é por nós bem conhecido, tendo no seu palmarés um vasto reportório de lesões, nomeadamente no joelho direito. 
Izmaylov tem protagonizado inúmeras novelas, com amuos e indisciplina talvez.
O seu joelho direito já foi à faca 3 vezes, e há quem afirme que mais parece um chapéu de um pobre.
Trata-se de um jogador com múltiplos recursos técnicos, que imprime velocidade e criatividade ao jogo ofensivo de uma equipa.
Tem capacidade de drible e facilidade de remate acima da média, e mesmo com o joelho estourado, era inquestionavelmente o melhor jogador do Sporting. 
Agora que muda para o Dragão, vamos saber se era a manha ou mesmo lesões que impediram o mais promissor jogador russo da sua geração afirmar-se no futebol europeu.



Em sentido inverso ao russo seguem Miguel Lopes a titulo definitivo e Ventura por empréstimo até final da época, com opção de compra dos leoninos.
Ambos os atletas nunca conseguiram impor-se no plantel, e podem assim relançar as suas carreiras. 
Boa sorte a ambos.

Outra atleta que chega em Janeiro, é o jovem avançado paraguaio de 18 anos - Mauro Caballero - contratado por 5 épocas ao Libertad por 365 mil euros. 
Jovem revelação do Paraguai, é desconhecido para a maioria dos adeptos portistas, trata-se de uma aposta para o futuro e poderá jogar na equipa B e ser alternativa para a equipa principal.
Desejamos que o seu processo de adaptação corra melhor que o de Iturbe, e que assim nos dê muitas alegrias.

Estas duas contratações podem revelar-se importantes para o ataque ao título, isto se Izmaylov superar os alegados problemas físicos que não foram impedimento ao departamento médico avalizar a sua contratação.



Com Iturbe de saída e Kleber talvez na mesma rota, asseguramos o reforço do sector ofensivo, todavia este reforço pode não ficar por aqui.
Vamos aguardar com serenidade o fecho do mercado.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hóquei em Patins * Benfica 4 - FC Porto 6

13ª. Jornada do Campeonato Nacional

Pavilhão da Luz, em Lisboa

Assistência: cerca de 2.400 espectadores

Sob a arbitragem de Rui Torres e Rego Lamela, as equipas alinharam:

Benfica: Ricardo Silva (gr), Valter Neves, Cacau, Tuco e Carlos López. Jogaram ainda: João Rodrigues, Digo Rafael, Luis Viana e Marc Coy.
Treinador: Luis Sénica

FC Porto: Edo Bosch (gr), Pedro Moreira, Jorge Silva, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros. Jogaram ainda: Tiago Losna e Hélder Nunes
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 2-3

Marcadores: 0-1, Jorge Silva, 06 minutos. 0-2, Jorge Silva, 07. 1-2, Carlos López, 08. 2-2, Luis Viana, 17. 2-3, Jorge Silva, 24. 3-3, Carlos López, 28. 3-4, Ricardo Barreiros, 32. 3-5, Hélder Nunes, 42. 3-6, Hélder Nunes, 45. 4-6, Diogo Rafael, 49.


Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança é o novo líder do Campeonato nacional, com 34 pontos, mais dois do que o Benfica, adversário que os Dragões bateram na Luz por 6-4, este sábado. Como desejava o capitão Reinaldo Ventura, na antevisão da partida, não ocorreram surpresas: os portistas estão habituados a vencer no pavilhão lisboeta, onde já não perdem desde Janeiro de 2009.

No jogo grande desta 13.ª jornada, os Dragões arrancaram uma vantagem de dois golos logo no arranque: Jorge Silva marcou aos seis e sete minutos, na recarga a remates de Pedro Moreira e Reinaldo Ventura. O Benfica chegou ao 2-2, com tentos de Carlos López e Luís Viana, mas Jorge Silva completou um “hat-trick” em cima do intervalo, aos 24, na recarga a um livre directo.

Na segunda parte, em que Edo Bosch esteve em grande na baliza (defendeu dois livres diretos e um penálti), os lisboetas ainda fizeram o 3-3, por Carlos López, mas depois o FC Porto marcou três golos consecutivos e decidiu o destino da partida: Ricardo Barreiros fez o 4-3, aos 32 minutos, na conversão de um livre directo e Hélder Nunes apontou dois (aos 42 e 45), o segundo dos quais de livre directo.

O aproveitamento dos lances de bola parada, que tem sido um problema ao longo da época, foi desta vez muito eficaz. O golo de Diogo Rafael, que estabeleceu o resultado final em 6-4, não foi mais do que o último estrebuchar das “águias”.

Na próxima jornada, dia 12 de Janeiro pelas 16h30, o FC Porto recebe a Oliveirense.




Na minha opinião, grande parte da responsabilidade pelo sucedido recai sobre os organizadores do jogo que não deveriam ter permitido o recolher ao balneário até que estivessem reunidas condições de segurança.
O jogo terminou sem incidentes entre atletas e restante staff, e foi a reacção dos adeptos benfiquistas desgostosos com o resultado, que levaram Edo, após cuspidelas e insultos, a dirigir o stick a um adepto.
Depois é aquilo que se sabe, entraram os "bate e foge", e levou tudo o que mexia.  
Começa a ser preocupante o clima de tensão vivido nos jogos entre Benfica e FC Porto. Só quando acontecer uma tragédia, os responsáveis abrirão os olhos.
Agora Edo pode enfrentar uma dura punição, mediante seja provada a tentativa ou concretização da agressão. 
Quem mais prejudicado sai desta situação é uma vez mais um atleta, que reagiu da forma que muitos na situação dele reagiriam.
Também hoje se sabe que Tiago Losna do FC Porto e Ricardo Silva do Benfica, podem enfrentar um castigo após desentendimento que levou a agressões físicas mutuas.

Nota positiva para o grupo de 12 bravos adeptos portistas, que se deslocaram ao pavilhão da luz para apoiar a equipa. Eles mais do que ninguém mereceram a vitória.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Vitória escassa mas merecida!

Antes do grande duelo da próxima jornada diante do Benfica, o FC Porto obteve uma importante vitória diante do Nacional da Madeira.

O jogo do próximo fim-de-semana pesou no subconsciente dos jogadores, e como é apanágio antes dos clássicos, os atletas imprimiram pouca agressividade ao jogo.

Ninguém se quer lesionar e estar ausente do grande duelo.

Não obstante esta falta de agressividade, o FC Porto jogou o suficiente para vencer e convencer, e só o guarda-redes insular impediu outro resultado mais avolumado.

O Nacional da Madeira entrou em campo muito bem organizado, colocando Moreno e Revson na marcação a Moutinho e Lucho, dois elementos fundamentais na construção do nosso jogo ofensivo.
Os insulares conseguiram durante 20 minutos afastar o perigo da sua baliza, tendo até criado uma excelente oportunidade aos 18 minutos, mas após canto cobrado por João Moutinho apareceu o oportuno e letal Jackson a abrir o marcador.
O colombiano continua a ser a peça fundamental do nosso ataque, e mais uma vez apontou um importante e decisivo golo.  
O golo abriu a partida, e até ao intervalo a equipa foi criativa, delineando excelentes lances de futebol ofensivo, com os laterais Danilo e Alex Sandro envolvidos, e que mereciam ser concretizados em golos.
São exemplo, o remate de Lucho aos 34 minutos, após uma recepção perfeita no peito, e a tentativa de golo do miolo, por Jackson com Vladam fora da baliza que corrigiu a posição a tempo de ser desfeiteado.

Mas eis que surge outro momento que virou o jogo, a lesão muscular de James, que poderá impedir El Bandido de participar no clássico.
Com as ausências de Atsu (CAN), Iturbe (de saída) e de Kléber por lesão, as opções no ataque escasseiam, e ontem a lesão de James complicou ainda mais a gestão do plantel.

VP ontem, encontrou a solução para a ala em Defour. O belga uma vez mais demonstrou a sua versatilidade e competência táctica, e na segunda parte jogando na ala, cumpriu foi dinâmico e um dos melhores no terreno.

Na segunda parte os atletas do FC Porto foram pouco agressivos, quiçá com receio de lhes bater à porta o sucedido a James.

Desta forma, o Nacional aproveitou e de forma corajosa repartiu o jogo, sem terem no entanto conseguido criar reais chances de empatar a partida. Helton e o sector defensivo resolveram todos os problemas criados.


Destaques na partida para Jackson, que uma vez mais foi fundamental, não só pelo golo que garantiu o triunfo, mas também pelo labor em campo.
O colombiano é um guerreiro, sendo uma dor de cabeça para as defensivas contrárias. Merecia ter marcado na tentativa do miolo, com Vladan a negar o golo.

Destaques também para Danilo que fez uma excelente primeira parte, envolvido nos lances de ataque, sem descurar a rectaguarda. Alex Sandro também esteve bem ofensivamente, mas ao contrário do compatriota, por vezes é distraído e efectua passes para nenhures.

Defour fez um excelente jogo numa posição que lhe era estranha, efectuando boas incursões pelo flanco, e ousou mesmo almejar a baliza adversária.

Fernando foi peça fulcral na segunda parte, dando o equilibrio defensivo à equipa como é seu timbre.

João Moutinho uma vez mais revelou-se um dos melhores em campo. Foi o maestro, e sob a sua batuta se delinearam grande parte dos lances de perigo criados.

Última nota para mais um penalti que ficou por assinalar na primeira parte, após falta sobre João Moutinho.

Foi uma importante vitória antes do clássico, pena foi a lesão de James, que esperamos não ser impeditiva da sua utilização.

Bom domingo e uma boa semana.
Paulo

sábado, 5 de janeiro de 2013

Novo Ano, o mesmo Destino

Mais logo o FC Porto regressa à competição no novo ano. A estreia é no Dragão, o adversário é o Nacional, será o terceiro confronto esta época, e não se antevê um jogo simples.

Ainda que o FC Porto tenha vencido já por duas vezes esta equipa no seu reduto, as dificuldades foram evidentes, sobretudo no jogo para a Taça de Portugal. Mais logo, o FC Porto poderá ter mais um contratempo que é as limitações de soluções ofensivas.

O Nacional deverá apresentar-se no Dragão cauteloso e sabendo das debilidades ofensivas do FC Porto, com James e Jackson limitados fisicamente e com Vítor Pereira a ser obrigado a gerir a condição fisica destes dois jogadores, é provável que a equipa da Madeira, opte, por um jogo mais defensivo, evitando que o FC Porto chegue com perigo à sua área, e tentando sair para o contra-ataque, com os seus jogadores velozes que tem no sector ofensivo.

A lesão de Kléber não era possivel antever, agora, as ausências de Iturbe e Atsu, o FC Porto já sabia que certamente iriam acontecer. Ainda assim, a SAD entrou no novo ano e no mercado de inverno, sem uma solução para este facto! Será Izmailov? Se sim, então ainda é mais estranho, pois as negociações deveriam ter sido iniciadas mais cedo! Mas segundo as noticias de hoje, Izmailov, se não estiver lesionado, poderá ser opção já no próximo jogo do FC Porto.

A opção pela equipa B é interessante, mas seria necessário o FC Porto ter na equipa B jogadores que fossem opção mais vezes na equipa A e não o contrário, ter jogadores da equipa A a rodar na equipa B.

Nada de alarmes, mas quando falta 1 semana para o confonto com o clube do regime, e as limitações são tantas, fica no ar alguma preocupação para este jogo e para o próximo que poderá apurar a equipa para as meias finais da Taça da Liga, que já se percebeu, que o FC Porto quer ganhar!

Vítor Pereira não teve muitas opções para o jogo de logo e convocou quem estava disponivel, com excepção de Rafa, Miguel Lopes e Rolando. Rafa já se treina sem limitações mas pode ser justificado pelo facto de estar a ganhar ritmo (porque não jogar na equipa B) ou então, estar de saída, uma vez que termina contrato em Junho. Rolando tem a porta da saída aberta, pelo que já não é novidade não estar convocado. Quanto a Miguel Lopes, pelas noticias de hoje vai mesmo para o Sporting.

Destaque sim para a integração de Sebá e Delatorre, jovens da equipa B, que poderão ter a sua estreia para a Liga na equipa A.

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Abdoulaye, Mangala e Otamendi, Fernando, Defour, Castro, Moutinho, Lucho e Kelvin, James, Sebá, Varela, Jackson e Dellatorre.

Face à lista de convocados, fica a grande dúvida se James está de facto a 100%. Creio que não, pelo que deverá ficar no banco. Vítor Pereira não deverá arriscar e deverá apostar em Kelvin ou Sebá para a frente do ataque, provavelmente em Sebá, uma vez que Kelvin não correspondeu no último jogo e dar uma oportunidade a Sebá, no Dragão, poderá ser motivadora para o jogador.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, Varela, Sebá e Jackson.

Importantissimo este jogo. Não só pelos 3 pontos mas também para, no minimo, manter a diferença para o primeiro lugar, isto na jornada de véspera de se deslocar a Lisboa.

O jogo tem inicio marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Espremido até à ultima gota…

Não se pode dizer que o FC Porto não lutou pela vitória. Não se pode criticar a decisão de Vítor Pereira em retirar Jackson ao intervalo. Agora há duas coisas que não se entende, da gestão de Vítor Pereira neste jogo.

Primeiro, porque razão, ao retirar Jackson, não apostou logo em Atsu e manter o esquema táctico que, na primeira parte, impediu o Estoril de chegar com perigo à baliza de Hélton?

Segundo, porque razão, não apostou de inicio em Atsu, em detrimento de Kelvin? Pelos vistos, constatou-se que Atsu estava operacional para jogar, senão não teria sido logo a primeira opção após o 2º golo do Estoril!

Aqui talvez se perceba uma gestão de esforço dos extremos por parte de Vítor Pereira. Sem James, entendeu manter Varela e resguardar Atsu, mas como é obvio, que não foi suficiente, este Porto conseguiu hoje empatar, com justiça, mas foi espremido até à última gota, mais do que conseguiu não iria conseguir, sobretudo com as opções que tinha.

As contas do grupo poderiam ser melhores, em caso de vitória, o FC Porto só precisava de um empate em casa com o Setúbal, assim, o empate pode não ser suficiente, em caso de vitória expressiva do Estoril na Madeira.

E este jogo era importante garantir a vitória, pois o último jogo desta competição é a meio de uma semana onde o FC Porto joga com o Nacional e depois viaja até Lisboa. E face à onda de lesões, a ausencia de Iturbe e provavelmente, Atsu, só estará com a equipa no jogo frente ao Nacional, antes de partir para a CAN, começam a ficar muito limitadas as opções de Vítor Pereira.

O FC Porto precisa, espero eu que a SAD já tenha identificado isso há mais tempo, de reforços para o ataque. Deixar partir Iturbe, sabendo que Atsu vai estar fora mais de 3 semanas, só pode ser porque vem aí um reforço para as alas. Esperam todos os portistas, que já no dia 1, no primeiro treino de 2013, possamos saber quem é esse reforço. O jovem Sebá tem mostrado valor, mas não pode ser a solução para esta lacuna, que já existia, com Iturbe e Atsu!

Hoje ficou também provado, que sem James, a equipa perde criatividade. Lucho e Moutinho trabalharam muito, mas faltou criatividade no ultimo passe e jogo ofensivo. E estamos a falar de um confronto frente ao Estoril, actual 6º classificado é verdade, mas uma equipa claramente acessivel.

A primeira parte o FC Porto esteve bem, apesar de ter voltado a sofrer um golo cedo do Estoril e de bola parada, tal como tinha acontecido no confronto para a Liga. A diferença é que ainda na primeira parte o FC Porto conseguiu empatar e teve ainda um lance duvidoso junto à area que o árbitro, lamentávelmente, não viu derivado ao foco de luz que era projectado por um dos holofotes do campo da Amoreira!

Na segunda parte, o FC Porto entrou mal, porque Vítor Pereira entendeu mudar o esquema. A equipa não se organizou, o Estoril encontrou espaço no meio da desorientação do Porto e assim criou uma verdadeira oportunidade de golo de bola corrida e mais tarde lá conseguiu marcar, num lance, que o árbitro viu e bem, não que tenha boa visão, mas porque os holofotes da primeira parte estavam agora a apontar para o lado oposto!

Até final, foi jogar com o coração, pois as opções eram limitadas no ataque e se não fosse Moutinho a fazer aquele golo de raiva, provavelmente mais ninguem o faria.
Foi com grande orgulho que assisti da bancada de frente para Moutinho aos festejos pelo golo marcado. É de facto um grande profissional e tem orgulho na camisola que veste. Se assim não fosse, não festejaria daquela maneira.

Quem foi o melhor em campo? Moutinho, claro.

Ano fechado. Até ao momento a carreira do FC Porto tem sido muito positiva, mas há que reforçar a equipa para os últimos 5 meses de competição e esse reforço é bom que chegue logo no inicio do novo ano.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

sábado, 29 de dezembro de 2012

Aparentemente é para Ganhar…

Depois da jornada inaugural o FC Porto ter ido vencer ao campo do Nacional, de forma clara, e apostando nos melhores, aparentemente este troféu é para ganhar!

O Nacional, em teoria, não é o adversário mais complicado, mas na prática, não me parece que Estoril e Vitória de Setúbal sejam mais complicados, isto apesar do Estoril estar a fazer um bom campeonato, facto que comprova o actual 6º lugar na classificação. Mas convém relembrar que recentemente o Nacional derrotou este Estoril, portanto, teorias à parte, o jogo de amanhã, é um jogo claramente ao alcançe do FC Porto e se a equipa está focada em vencer este troféu, o jogo de amanhã, poderá até selar o apuramento para a próxima fase, isto em caso de vitória
do FC Porto e empate ou vitória do Nacional no confronto com o Vitória de Setúbal.

Este jogo tem de ser levado mesmo a sério. Não só porque faz todo o sentido tentar vencer mais um troféu oficial, como em caso de vitória, o FC Porto poderá sim “descansar” no último confronto, já no Dragão, com o Vitória de Setúbal, jogo que será realizado entre os confrontos para a Liga com o Nacional e o rival de Lisboa.

O FC Porto inicia amanhã o primeiro de 7 jogos em menos de 1 mês, tem já para o inicio do ano duas baixas confirmadas, Iturbe e Atsu, e mesmo que cheguem reforços, vai ser um mês de Janeiro duro e importantissimo. Primeiro, pela número e exigência dos jogos, onde se destaca a visita a Lisboa para defrontar o clube do regime, segundo, porque é o mês que antecipa o regresso às competições europeias, e onde é importante que até lá o FC Porto mantenha o nível vitorioso na Liga, pois a partir de Fevereiro, esperamos todos, que a exigência aumente com duas frentes onde o FC Porto quer avançar o máximo possivel.

Sendo assim, parece óbvio que Vítor Pereira aposte na equipa mais forte para o jogo de amanhã. Baixas de última hora, são os casos de James, Maicon e Kléber. Miguel Lopes por opção ficou de fora, o que esperamos todos que não signifique que se vai cruzar na A1 com Izmailov! A ausência de James é sem dúvida a nota de destaque pela negativa, mas ainda assim, o FC Porto não perde favoritismo.

A destacar as chamadas de Quino e Sebá para completar a lista de 18.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Quiño, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.

De notar nesta lista que o plantel está um pouco desiquilibrado a nível de opções. Não temos para amanhã James, mas depois vamos deixar de ter Atsu! E no ataque, Jackson, com ou sem Kléber, continua a ser a única opção válida para o centro de ataque. Não é a altura indicada para falar de reforços, mas depois do jogo de amanhã é preciso reformular o plantel para os ultimos 5 meses de competição, sobretudo no que diz respeito ao sector atacante.

O FC Porto esteve recentemente na Amoreira, onde venceu este Estoril pela margem minima, mas claramente foi superior, ainda que tenha sofrido um pouco na primeira parte do jogo.

Amanhã é preciso um FC Porto mais agressivo logo desde o ínicio e que não permita ao Estoril ter tranquilidade nos primeiros minutos por forma a ser organizar e neutralizar os jogadores do FC Porto. Foi isto que aconteceu no jogo para a Liga, e foi preciso um FC Porto muito forte na segunda parte para virar o resultado e assegurar a vitória.

Vítor Pereira deverá apostar nos habituais e assim apresentar a melhor e mais forte equipa logo desde o ínicio. Na defesa, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi deverão ser titulares, no meio campo, a tripla deverá ser composta por Fernando, Moutinho e Lucho e no ataque, sem grandes escolhas, Varela, Atsu e Jackson serão as opções para procurar os golos.

Fica a única dúvida no que respeita ao meio campo, e no caso concreto de Fernando, pois nos ultimos dias tem havido muito ruido à volta do jogador com o próprio a comentar esse ruido, pelo que, caso Defour avançe para a titularidade, poderá significar que algo está a ser tratado pela SAD. Esperam todos os portistas que não se cometa os mesmos erros que se cometeu com Alvaro Pereira, Guarin e mesmo Quaresma, quando foram contratados pelo Inter, e a saturação das negociações levou a que os jogadores fossem cedidos a valores muito abaixo do valor real dos mesmos. Fernando está bem cotado e o que faz sentido mesmo, é renovar contrato, que termina em 2014!

A equipa parte hoje para Lisboa. Mais uma oportunidade para todos os Dragões de Lisboa, muitos de férias, para verem e acompanharem a equipa. No último confronto na Amoreira, praticamente enchemos o campo de Portistas, amanhã, é para repetir.

O jogo, desta vez, será transmitido pela TVI, com inicio marcado para as 18:15.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pequenos Ajustes ao Dragão

A época corre bem para os lados do Dragão! 
Na Liga, comparativamente com a época passada, a equipa soma mais 2 pontos (menos um empate registado). 
Na Champions, foi conseguido o apuramento para os oitavos de final, melhor do que o 3º lugar na época passada. 
A Supertaça foi conquistada, a Taça de Portugal já não tem o nome do FC Porto na próxima grelha de jogos, tal como a época passada, e na Taça da Liga, tal como a época passada, o FC Porto venceu o primeiro jogo.

Esta prestação mais positiva do que a época passada, até ao momento, é realçada sobretudo pela prestação na Champions. Não tem nada a ver o FC Porto desta época com a da época passada, ainda que os jogadores sejam praticamente todos os mesmos e o treinador seja o mesmo.

Na época passada, foi o mercado de inverno que colocou o FC Porto no rumo do exito. A contratação de Lucho, a custo zero, e a contratação de Janko, que prometeu algo no inicio, mas depois foi-se apagando, permitiu ao FC Porto focar-se no objectivo Liga.
Este ano, não temos o mesmo cenário do que a época passada, mas é necessário pelo menos 1 reforço da equipa. Uma vez que Vítor Pereira continua a rotinar a equipa no 4X3X3, são curtas as opções actuais do plantel. Com a saída de Hulk, Varela e James assumiram a titularidade, com Atsu a espreitar com alguma regularidade e Iturbe, mais uma vez, a não conseguir assumir-se como opção.

Neste último caso, não é tanto por falta de qualidade do jogador, mas sim, pela clara e evidente inadaptação de um jogador que precisa de espaço para jogar que é colocado numa das alas! Faz todo o sentido, que Iturbe permaneça na Argentina, não só para disputar o SudAmericado de Sub-20, mas também para poder jogar, pelo menos até Junho, com regularidade e assim abrir os olhos a quem de direito que é de facto um grande diamante, mas não para jogar como extremo.

Sem Iturbe, e sem Atsu durante parte do mês de Janeiro e talvez Fevereiro, a equipa fica reduzida a 2 opções: James e Varela.

É aqui que é preciso reforçar a equipa. E se dois reforços seriam o ideal, talvez faça sentido reforçar-se apenas com 1 e de qualidade para ser titular, aproveitando Sebá da equipa B para ser uma opção durante a ausência de Atsu.

Neste cenário, enquadra-se na perfeição Ricardo Quaresma, que muito se tem falado. Está tudo no segredo dos deuses, já se sabe que já rescindiu com o Besiktas, mas o facto do seu empresário ser Jorge Mendes, pode logo à partida impedir a chegado ao Dragão daquele que seria o reforço perfeito que reune a qualidade, o desiquilibrio e a experiência, isto tudo a custo zero.

Outro reforço que se tem falado é de um outro Ricardo. Centurion é Argentino, da mesma idade de Iturbe, mas com caracteristicas naturais de extremo. Aqui abre-se duas questões. Primeiro, ainda não se sabe se vai também participar no SudAmericano de Sub-20, a participar, só poderia vir em Fevereiro para o FC Porto.

Segundo, é um jogador muito jovem, que terá sempre a sua adaptação, logo não irá produzir no imediato numa equipa exigente como o FC Porto e com jogos complicados no mês de janeiro.

Outra estratégia poderia passar pela contratação de um outro ponta de lança, e a equipa, alinhar em 4X4X2, contudo, estar a mudar a estratégia, no mês de Janeiro, com confrontos importantes e às portas do confronto da Champions, é sem dúvida arriscado, para quem durante estes 20 jogos oficiais optou sempre pelo esquema de 4X3X3. Ainda assim, é estranho os ruidos da comunicação social, no que diz respeito à contratação do FC Porto de mais um médio. Fala-se numa proposta por Hector Herrera, mexicano de 22 anos, e fala-se insistentemente de uma troca com o Sporting, com Izmailov a rumar ao Dragão por troca por Miguel Lopes!

Quer isto dizer que o FC Porto vai jogar em 4X4X2, ou que existe um médio do meio campo que está prestes a sair?

Saídas não fazem sentido neste momento, por dois motivos. Primeiro o FC Porto encaixou os 50M€ de mais valias no verão, valor necessário para equilibrar as contas. Segundo, porque a saída de um jogador importante, quando se aposta forte na Liga e na Champions, pode desiquilibrar a equipa.

Faz sentido sim, a SAD fechar alguns processos pendentes que poderão render ainda um encaixe significativo,nomeadamente, Rolando, Fucile, Souza e Walter.

Para já, certo está a contratação do central mais promissor da actualidade. Aqui a SAD esteve atenta e agiu na altura certa. Diego Reyes, é um jogador fantástico e será sem dúvida um dos melhor centrais que o futebol viu passar. Fala-se em 7M€, se for verdade não é um valor alto para este jogador de 20 anos.

Outro jogador que se fala há algum tempo é Mauro Caballero. Neste caso, o jogador não está convocado para o SudAmericano Sub-20, o que poderá vir para o Dragão já em Janeiro. Tem 18 anos, mas é uma outra grande promessa. Se é verdade que tem tudo acertado com o FC Porto, então mais uma vez a SAD esteve atenta e fechou mais uma grande contratação para o futuro do FC Porto.

Outra curiosidade para estar atento nos próximos dias é a situação de Daniel Carriço. Tornou-se público que o jogador não vai renovar e que está disponivel para assinar por outro clube, isto poderá significar que a SAD do Sporting está a tentar encaixar ainda alguma verba já em Janeiro, ou então, a preparar os adeptos para a iminente transferência de um dos capitães de equipa para um dos rivais.

O jogador é interessante, tem espirito de liderança, não é um grande central, mas poderá ser um médio defensivo interessante. O FC Porto sabe muito bem gerir estes temas, e ter um internacional Português no plantel a custo zero, ou perto disso, não deverá passar despercebido à SAD azul e branca.

O FC Porto não tem falta de centrais, sobretudo com a contratação de Diego Reyes para a próxima época, contudo, convém lembrar que na próxima época, é ano de Mundial, e a jogar como estão a jogar, Maicon e Otamendi, é bem provável que a SAD tenha mais uma oportunidade de encaixar outra verba significativa por mais um central de qualidade.

E se até agora só se falou de entradas e saídas, convém referir a importância, e alguma admiração, pelo facto de Fernando ainda não ter renovado contrato com o FC Porto. É sem dúvida dos jogadores mais importantes do plantel, e é um facto que é dos mais mal pagos do plantel, incluindo alguns jogadores que nem titulares indiscutíveis são!

O contrato de Fernando termina em 2014, mas nem é esse o principal argumento. Fernando já provou o seu estatudo e merece claramente um contrato melhor e com a respectiva clausula aumentada (actualmente nos 30M). Será que é o jogador que não quer renovar?!

Outras situações que deveriam ser regularizadas são as de Atsu, pelas mesmas razões de Fernando, Miguel Lopes, que poderá estar perto de renovar (termina em Junho de 2013) e Rafa (termina em Junho de 2013), que agora que está recuperado, faz sentido ter mais uma oportunidade, ainda que o espaço seja curto com Alex Sandro.

O FC Porto disputa no próximo domingo o último jogo em 2012, dois dias depois entrará no novo ano, esperam todos os Portistas, com algumas novidades, boas, claro.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Natação * Pentacampeão Nacional Feminino

A equipa feminina do FC Porto conquistou o pentacampeonato nacional da 1.ª Divisão, na competição realizada na Piscina Municipal de Santo António dos Cavaleiros.

Na 1.ª Divisão feminina, o FC Porto alcançou o quinto título consecutivo ao somar 125 pontos, superiorizando-se ao Sporting (102) e à Amadora (86). O Fluvial Vilacondense, com 47 pontos, foi despromovido ao escalão secundário.

Pela primeira na sua história o FC Porto vence cinco campeonatos nacionais de natação consecutivos.
A equipa feminina, foi composta por Ana Neto, Diana Durães, Sara Oliveira, Maria Luís Amorim, Ana Rodrigues, Marta Marinho, Paula Oliveira, Joana Rodrigues e Marta Abreu.

Em masculinos, o FC Porto, com 90 pontos, foi terceiro classificado, atrás do Sporting, com 114, e da Amadora, também com 90. O Famalicão, com 75, mantêm-se no escalão principal. O Fluvial Vilacondense, com 52 pontos, desce ao segundo escalão.

Na 2.ª Divisão feminina, o Gespaços conquistou o título com 198 pontos e garantiu a subida ao escalão principal. Leixões (161), Vitória de Guimarães (161) e Famalicão (160), quarto, quinto e sexto classificados, respetivamente, mantêm-se neste escalão. O Foca – Clube de Natação de Felgueiras, com 114 pontos, desceu à 3.ª Divisão.

Em masculinos, o Gespacos, com 194 pontos, foi quarto classificado, enquanto Leixões (127) e Vitória de Guimarães (122) foram oitavo e 11.º classificados, respetivamente.


domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal e um própero ano de 2013!

Um Feliz natal, e um ano de 2013 de muita saúde, paz e felicidade, com muitos sucessos desportivos do nosso FC Porto nas diversas modalidades, são os votos dos membros do Blog Pronuncia do Dragão, para todos os nossos leitores e para a malta de toda a blogosfera portista. 

Obrigado por nos lerem e comentarem, sem vocês não existiríamos.



Hóquei em Patins * FC Porto 9 - Turquel 2

12ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt
 
O FC Porto Império Bonança goleou o Turquel por 9-2 .
No encontro disputado no Dragão Caixa e relativo à 12.ª jornada da prova, os azuis e brancos não deram hipóteses ao Turquel, que foi um rival duro de roer. 
Jorge Silva, Pedro Moreira e Ricardo Barreiros “bisaram”.

Jorge Silva foi responsável por abrir o marcador, aos seis minutos, com um remate de meia distância. Pedro Moreira, com um “tiro” cruzado, aos 11, ampliou a vantagem portista. O Turquel reduziu aos 15 minutos, por intermédio de Paulo Passos (com o auxílio involuntário da barriga de Tiago Losna), mas os Dragões ainda foram a tempo de conseguir uma vantagem confortável ao intervalo: Ricardo Barreiros, com um remate após passar por trás da baliza do Turquel, e Jorge Silva, na conversão de um livre directo, materializaram o 5-1.

O arranque da segunda parte foi menos movimentado, com o marcador a mexer apenas aos 43 minutos, com um tento do Turquel, uma equipa que nunca baixou os braços. Porém, Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura (numa grande jogada individual) e Vítor Hugo ampliaram a vantagem do FC Porto nos minutos finais.

Edo Bosch foi o MVP do encontro, tendo defendido 25 remates do Turquel e impedido assim que a equipa de Alcobaça aproveitasse melhor os lances de contra-ataque. Todos os jogadores de campo, excepto Tiago Losna, fizeram golos

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (2), Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros (2) e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Tiago Losna, Vítor Hugo (1) e Hélder Nunes (1).

O FC Porto segue na segunda posição com 31 pontos, menos um que o primeiro classificado Benfica.

Na próxima jornada, dia 5 de Janeiro, no Pavilhão da Luz discute-se a liderança diante o Benfica.

Andebol * FC Porto 37 - Fafe 25

16ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Fafe, por 37-25, em encontro da 16.ª jornada do Andebol 1, e garantiu assim a permanência no primeiro lugar da classificação. Gilberto Duarte e João Ferraz, com sete golos, foram os melhores marcadores portistas.

O Fafe apenas conseguiu acompanhar o FC Porto no marcador durante os primeiros minutos. Depois, a diferença entre dois adversários com armas bem diferentes foi naturalmente dilatando-se. Ao intervalo, os azuis e brancos já venciam por 20-13.

Ljubomir Obradovic fez alinhar de início alguns jogadores menos utilizados, como Hugo Rosário e João Ferraz e deu oportunidade a todos para somar minutos, inclusive a João Ramos, regressado de lesão, e aos ainda juniores Belmiro Alves e Nuno Carvalhais.

Gilberto Duarte foi considerado o MVP do encontro, em que houve oportunidade para alguns lances de belo efeito, como jogadas aéreas. No final, os números mostravam o elevado aproveitamento portista na segunda linha e no contra-ataque (75 por cento, nove golos em 12 remates).

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz (7), Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (4), Elias Nogueira (1), Wilson Davyes e Hugo Rosário (1). Jogaram ainda Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Carvalhais (2), João Ramos (4), Gilberto Duarte (7), Filipe Mota (1), Belmiro Alves (1), Pedro Spínola (2), Daymaro Salina e Sérgio Rola (2).

Com este resultado, o FC Porto segue na liderança com 46 pontos, mais um que o segundo classificado, o Benfica. 

Na próxima jornada, dia 12 de Janeiro, pelas 19h30, o FC Porto recebe o Avanca.


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Andebol * ABC 21 - FC Porto 26

15ª. Jornada * Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt
 
O FC Porto Vitalis venceu esta quarta-feira no pavilhão do ABC, por 26-21, e "confirmou" a liderança no Andebol 1, conquistada após a vitória caseira sobre o Benfica. O jogo era um teste importante para os Dragões, já que os outros dois "grandes" empataram em Braga, e foi superado em boa medida graças a Tiago Rocha, autor de 12 golos.

O ABC ganhou uma vantagem inicial, graças a uma entrada forte e a uma defesa agressiva, mas o FC Porto recuperou e chegou a ter uma vantagem de três golos. Tirando partida da defesa 5-1 do adversário, os Dragões conseguiram proporcionar várias situações de finalização ao pivô Tiago Rocha, que chegou ao intervalo com 5 tentos.

Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, o ABC recuperou no marcador e regresso_ ao balneário com um empate (10-10). O resultado espelhava um encontro intenso, se bem que nem sempre bem disputado.

Os primeiros 10 minutos da segunda parte foram determinantes para o triunfo: graças a um parcial de 5-0, os portistas chegaram aos 40 minutos a vencer por 17-13. O contra-ataque passou finalmente a funcionar e a primeira linha tambem se libertou. Aos 50 minutos, os azuis e brancos venciam por 20-16 e controlaram o encontro até ao final.

A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Ricardo Moreira (3), Gilberto Duarte (4), Tiago Rocha (12), Wilson Davyes (3), Daymaro Salina e Elias Nogueira (2). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Pedro Spínola (2), Filipe Mota, João Ferraz e Hugo Rosário.

Na próxima jornada, dia 22 de Dezembro, pelas 18h00, o FC Porto recebe o AC Fafe.

Hóquei em Patins * Tigres 4 - FC Porto 7

11ª. Jornada do Campeonato Nacional 

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança venceu, esta quarta-feira, o Tigres, em Almeirim, por 7-4, em encontro da 11.ª jornada do Nacional da I Divisão. Pedro Moreira e Ricardo Barreiros bisaram e distinguiram-se como dois dos mais determinantes elementos dos Dragões, que mantêm a segunda posição, a apenas um ponto do Benfica.

Os restantes golos dos azuis e brancos, que tiveram a partida sempre controlada e ao intervalo já venciam por 6-1, foram apontados por Reinaldo Ventura, Tiago Losna e Hélder Nunes.
 

Na próxima jornada, dia 22 de Dezembro pelas 15h00, o FC Porto recebe o HC Turquel.