O FC Porto regressou ontem às vitórias na Liga, depois do empate com sabor a derrota no anterior confronto no Dragão. Foi uma vitória simples, justa, a equipa cumpriu com o objectivo da vitória e irá seguramente manter-se no primeiro lugar.
Foi um jogo muito lento, do principio ao fim. O adversário entrou muito defensivo e assim terminou o jogo, até aqui nada de novo. Esperava-se uma entrada forte do FC Porto contudo a equipa, ainda que controlasse o jogo, não imprimiu velocidade e até ao primeiro golo, foram escassas as oportunidades claras de golo.
Mas foi muito importante o golo de Atsu ainda na primeira parte. O Beira Mar estava muito defensivo e a fechar bem os espaços o que caso conseguisse alcançar o objectivo de não sofrer golos na primeira parte poderia criar ansiedade na equipa para a segunda parte.
E de facto sentiu-se a equipa do FC Porto a querer no último quarto de hora procurar o golo com mais insistência, o que veio a conseguir por intermédio do estreante Atsu, que regressou da CAN directo para o onze e para além do golo marcado esteve em evidência por algumas jogadas que fez durante o tempo que esteve em campo.
Na segunda parte o FC Porto entrou claramente com vontade de chegar ao segundo golo. A equipa continuava a dominar o adversário e o Beira Mar praticamente não causava perigo. As boas jogadas do FC Porto sucediam-se e as oportunidades começaram a surgir, ainda que o ritmo se mantivesse lento.
O golo acabou por surgir numa jogada de contra ataque, curiosamente! O FC Porto aproveitou a vantagem numérica em campo e não facilitou numa excelente finalização de Jackson Martinez, que alcançou os 20 golos só na Liga e começa a ser um caso sério de eficácia e qualidade, quer a marcar, quer a jogar com os seus companheiros.
Vítor Pereira fez regressar ao onze James Rodriguez mas foi notório a falta de ritmo e sobretudo a preocupação de gerir essa condição fisica. Faz sentido, numa perspectiva de integrar o jogador aos poucos, mas também significa que James não será titular na próxima terça-feira para a Champions.
Aliás, o jogo da Champions influenciou também a exibição de ontem do FC Porto. Ao ter alcançado o golo na primeira parte, a equipa ficou mais tranquila e soube gerir o esforço para o tão aguardado confronto para a Champions. Mais, foi claramente perceptível até nas substituições de Vítor Pereira a preocupação de fazer descansar o meio campo, com as saídas de Lucho e Moutinho.
Aos poucos as opções de Vítor Pereira começam a crescer em número o que deixa antever boas perspectivas para os próximos jogos que serão ainda mais exigentes com o regresso da Champions. Do lote de indisponíveis continua Defour mas é esperado já para o próximo jogo da Liga.
Uma nota também para os adeptos que se deslocaram a Aveiro, claramente o FC Porto jogava em casa, ainda que o estádio parece-se meio ensombrado de cadeiras coloridas mas vazias.
Nota final para o árbitro da partida que conseguiu fazer mostrar cartões apenas aos dois jogadores do FC Porto que estavam em risco. Ainda que o primeiro amarelo seja discutido, já o segundo amarelo a Mangala é demonstração de falta de bom senso e má qualidade na observância dos lances. Mangala foi expulso não pela jogada que teve com Bura, mas porque tinha feito antes duas impulsões semelhantes. Á terceira o árbitro entendeu que ele tinha de parar de saltar mais alto e expulsou-o! Quanto a Alex Sandro, fez uma falta a meio campo e foi punido com amarelo. Critério apertadissimo que não foi seguido para outros jogadores.
Mas aqui convém também referir que Vítor Pereira não geriu bem os cartões de Mangala e Alex Sandro, as duas opções válidas para o lado esquerdo da defesa. Houve clara oportunidade de um deles ter cumprido o jogo de suspensão e o outro não, por exemplo, para o jogo do Olhanense no Dragão, mas assim não foi entendido pela equipa técnica, e no próximo jogo frente ao Rio Ave no Dragão, Vítor Pereira terá que optar ou por um defesa esquerdo da equipa B ou então por mais uma nova adaptação.
Até lá, a equipa está já concentrada para o jogo de terça-feira frentre ao Málaga. Será o regresso da Champions muito aguardado por todos os Portistas.
Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge


















