O FC Porto regressou hoje às vitórias, depois do dissabor do resultado obtido em Alvalade.
Por vezes em 15 minutos consegue-se aquilo que em 90, amiúde, é muito complicado.
Uma entrada forte no jogo, com velocidade de circulação de bola e pressão alta, permitiu-nos resolver cedo uma partida que se avizinhava complicada.
O Estoril é uma turma bem orientada, com bons executantes, bom toque de bola, que está a efectuar uma excelente campanha, e que nas últimas duas jornadas, obteve outras tantas vitórias.
Ao FC Porto cabia o favoritismo, mas havia a expectativa de ver como reagia a equipa à perda da liderança da liga.
Relativamente ao onze de Alvalade, VP só mexeu nas alas, colocando Atsu no lugar de Izmaylov, e James no lugar de Varela.
Logo aos 4 minutos, Maicon abriu o marcador numa finalização oportuna de cabeça, após pontapé de canto bem cobrado por James.
A equipa continuou na senda do segundo golo, que acabou por acontecer aos 14 minutos, após mão clara de Mano que deu lugar à marcação de um penalti convertido por Jackson.
A partir do dois a zero, pesou no subconsciente dos jogadores a partida da Champions na La Rosaleda, e o jogo tornou-se maçudo, entediante, com um Porto a gerir as operações, e um Estoril sem capacidade para importunar a baliza à guarda de Helton.
O pouco público do Dragão queria um jogo na mesma toada do primeiro quarto de hora, contudo tal não sucedeu, e os assobiadores saudaram a equipa aqui e ali.
O FC Porto nem uma dezena de remates efectuou, e esteve longe de ser um rolo compressor de futebol atacante.
Na segunda metade podíamos ter marcado mais um golo, e estou me a lembrar do lance de Danilo que culminou com um remate a centimetros do golo.
VP aos 57 minutos iniciou a gestão do plantel, retirando James e Lucho.
Até final, foi o tic-tac do relógio e do nosso bem conhecido jogo, em contagem decrescente para a última apitadela do árbitro.
A figura do jogo foi Jackson, que marcou o seu 23 golo na liga, não vacilou no penalti, trabalhou imenso e teve alguns pormenores fantásticos.
Destaque também para Maicon que voltou aos golos, e que conseguiu uma exibição tranquila.
O brasileiro bem merece, após uma lesão que lhe tirou a titularidade e depois de injustamente ter estado à mercê de alguns assobiadores.
Destaque para El Bandido que hoje demonstrou mais confiança, e que uma vez mais demonstrou a sua influência na cobrança de bolas paradas. James apesar de ter tido duas perdas de bola disparatadas, apareceu mais solto na partida e mais influente no nosso jogo ofensivo.
É muito importante que James regresse ao bom nível que vinha demonstrando antes da lesão.
Por último, destaque para um jogador que muito aprecio, que tem o Paulinho Santos "style", estou a falar de Castro.
Este rapaz disputa cada bola como se não houvesse amanhã, leva a equipa para a frente, e deixa envergonhados os colegas que estejam a pensar "pastar a burra".
É um jogador com raça, que tem genes portistas e que devemos acarinhar.
Agora venha daí a Champions, e que na La Rosaleda consigamos a qualificação para os quartos de final.
Somos melhores, mas os espanhóis tem um colectivo forte, e há que ser sérios e concentrados.
Força Porto!
Bom fim de semana
Paulo






















