O FC Porto Vitalis perdeu no
terreno do Benfica, por 30-28, em encontro da quarta jornada da fase
final do Andebol 1. Os Dragões apenas caíram nos últimos minutos, tendo
entrado nos últimos dez na frente do marcador. Ao intervalo o resultado
era de 14-14.
O encontro ficou ainda marcado pela actuação da
dupla Duarte Santos e Ricardo Vieira, que penalizou por diversas os
azuis e brancos com exclusões, em momentos decisivos da partida,
utilizando um critério muito discutível.
A equipa orientada por
Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino
(g.r.), Gilberto Duarte (7), Wilson Davyes (8), Tiago Rocha (8), Elias
Nogueira (2), Ricardo Moreira e Pedro Spínola (1). Jogaram ainda Alfredo
Quintana (g.r.), João Ferraz (2), Filipe Mota, Daymaro Salina e Sérgio
Rola.
Com este triunfo, o Benfica isolou-se assim na liderança da tabela com 44 pontos, mais 2 que os dragões que estão no 2.º posto.
Amanhã o FC Porto estará a disputar a 2º final da Taça da Liga, apenas a 2ª, muito pouco para o clube Português com mais títulos oficiais, mas se tivermos a falar da Taça mal amada, provavelmente justifica alguma coisa!
Numa época de extremos, na Champions boa caminhada na fase de grupos e o desastre nos oitavos de final, na Liga, quase sempre em primeiro lugar, recentemente deixou escapar 4 pontos para o adversário directo, na Taça de Portugal a eliminação consentida e na Supertaça o título já conquistado, é natural que amanhã seja importante, mais do que mais um título, o engrossar da lista de conquistas este ano, pois o outro título ainda possivel não está dependente da equipa do FC Porto.
Mas este ano, e independentemente da actual situação, o FC Porto mostrou sempre uma atitude diferente dos outros anos, sobretudo no 2º jogo da fase de grupos frente ao Estoril, onde a equipa apresentou-se com atitude para vencer.
Curiosamente, e pela segunda vez na história desta prova, a Liga, levantou questões acerca da irregular utilização de jogadores por parte do FC Porto. Tal como da primeira vez, esta nova investida da Liga, mais forte do que a anterior, voltou a esbarrar na FPF. Se calhar era pertinente a Liga rever/alterar os actuais regulamentos ou então acabar com uma competição, que de interesse tem muito pouco e cuja configuração de equipas, sorteio e datas, não acrescenta nada de mais valia ao futebol Português!
Mas as finais são para Vencer! E o FC Porto tem amanhã a oportunidade de vir a colocar no seu futuro Museu o único troféu oficial nacional que não detém.
O adversário de amanhã surge no caminho do FC Porto pela 4º vez esta época. Para o campeonato, 2 jogos, 2 vitórias para o FC Porto, enquanto que na Taça de Portugal, quem levou a melhor foi o SC Braga, ainda que tenha ficado pelo caminho na jornada seguinte.
Vítor Pereira já poderá contar com os ausentes do último jogo no Dragão, Mangala, Izmaylov e Varela, mas terá como baixa Maicon. De resto o FC Porto estará na máxima força.
Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.
Vítor Pereira não deverá realizar muitas alterações na equipa. Á partida Mangala deverá ocupar o lugar de Maicon e deverá ficar por aí as alterações. Izmaylov e Defour são candidatos ao onze, mas a permanência de Defour tem mais força. Na baliza, fica a dúvida se Fabiano será o titular, a ideia dos guarda-redes trocarem em diferentes competições faz algum sentido, mas nas finais é para apresentar a melhor equipa, e aí, Helton é o nº1.
Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Moutinho, Lucho, Defour, James e Jackson.
Não será o mesmo SC Braga do último jogo do Dragão aquele que se irá apresentar amanhã. O SC Braga do último jogo existiu nesse jogo, mas não é o verdadeiro SC Braga. Amanhã teremos um adversário com mais vontade de ganhar e irá correr os 90 minutos ao contrário do que aconteceu no último jogo, onde começou a correr, quando se viu a perder.
Por um lado será bom para o FC Porto, pois a equipa terá mais espaço para jogar e até o próprio jogo será bem mais interessante. Mas isto não significa que será um jogo mais simples, pelo contrário, o SC Braga tem a motivação extra de poder conquistar um título que tanto ambiciona há algum tempo.
Resta ao FC Porto fazer o seu jogo e colocar a sua mais valia em campo. Se assim for, quer seja um SC Braga mais defensivo ou ofensivo a vitória estará ao alcançe do Dragão.
É esperado amanhã em Coimbra um dia de festa. Estão programadas várias iniciativas durante o dia e com o tempo a ajudar é natural que o Municipal de Coimbra registe casa cheia.
O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.
O FC Porto Império Bonança goleou este
sábado, no Dragão Caixa, a Física, por 11-3, em encontro da 24.ª jornada
do Campeonato nacional. Com este resultado, os Dragões mantêm-se na
luta pelo título, mas ainda mais confiantes, num momento em que as
grandes decisões da época se avizinham. Destaque-se o "hat-trick" de
Ricardo Barreiros.
Com um "cinco" inicial composto pelo
regressado guarda-redes Edo Bosch e por Pedro Moreira, Reinaldo Ventura,
Ricardo Barreiros e Jorge Silva, o FC Porto chegou ao 2-0 em oito
minutos (golos de Jorge Silva, a passe de Reinaldo Ventura, e de Ricardo
Barreiros, assistido por Pedro Moreira). A equipa de Torres Vedras
ainda chegou ao empate, mas ao intervalo os Dragões já venciam por 5-2,
com mais um tento de Barreiros e remates poderosos, de meia distância,
de Hélder Nunes e Caio.
Na segunda parte, a exibição portista foi
ainda mais fluída, beneficiando da constante rotação de jogadores
imposta pelo treinador Tó Neves. Tiago Losna, Hélder Nunes e Reinaldo
Ventura (de livre directo), Vítor Hugo (na finalização de um belo lance
de envolvimento), Ricardo Barreiros e de novo Reinaldo Ventura (com uma
"bomba" ao ângulo superior direito da baliza da Física) estabeleceram o
marcador final, que registou uma breve intromissão do forasteiro Ricardo
Pereira, que apontou o 8-3. Exceptuando os guarda-redes, Pedro Moreira
foi o único portista que não marcou.
A equipa treinada por Tó
Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro
Moreira, Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (3) e Jorge Silva (1).
Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Caio (1), Tiago Losna (1), Vítor
Hugo (1) e Hélder Nunes (2).
O FC Porto segue na 2ª posição da tabela classificativa, a 1 ponto do líder, Benfica.
Na próxima jornada, dia 12 de Abril, o FC Porto desloca-se ao ringue do HC Braga.
O FC Porto venceu o Hóquei de Braga por 7-1, com 4-1 ao intervalo, em jogo da
25.ª jornada do campeonato nacional.
Eduardo Brás adiantou os
minhotos aos sete minutos, mas a reacção do FC Porto não se fez esperar,
com um bis de Reinaldo Ventura (10 e 14m) a virar resultado.
Pedro Moreira (15) e Ricardo Barreiros (19) ampliaram para 4-1, resultado com que se chegou ao intervalo.
Na
segunda parte, Jorge Silva (33) e Reinaldo Ventura (34) colocaram o
Braga a cinco golos de distância e permitiram ao FC Porto gerir a
vantagem e o tempo de jogo.
Caio, de grande penalidade, fechou o resultado a um minuto do final.
Com
esta vitória o FC Porto é primeiro classificado à condição, com 67
pontos, mais dois do que o Benfica, que tem menos um jogo.
O FC Porto teve neste jogo frente ao SC Braga um dos jogos mais complicados desta época. E por incrível que pareça, este SC Braga jogou menos futebol do que muitas equipas da segunda divisão no Dragão.
É esta a equipa que quer ir à Champions? O 4º lugar, atrás de um Paços de Ferreira, justifica muita coisa! Foi constrangedor a forma com o SC Braga se apresentou no Dragão. Claramente com uma postura destrutiva, hiper defensiva, sem interesse por ir à procura da vitória e curiosamente, ainda empatado começou a queimar tempo, claramente satisfeito com o resultado.
Pois bem, quem geralmente tem esta postura arrisca-se a morrer na praia e foi isso que aconteceu ao SC Braga, como foi visivel, quando Kelvin marcou o 2º golo, e fez um KO total no adversário.
O FC Porto até entrou bem no jogo. A controlar e à procura do golo madrugador, mas quem o fez foi mesmo o SC Braga, numa apatia generalizada da defesa, que permitiu a 2 jogadores do SC Braga tabelarem dentro da área, perante vários jogadores do FC Porto.
Com o golo, o SC Braga ainda intensificou mais a postura defensiva e destrutiva. O controlo cada vez mais intensificava-se por parte do FC Porto, mas perigo, só mesmo em remates fora da área. As linhas estavam cortadas, aliás, mais de metade do jogo, o SC Braga teve os 11 jogadores atrás da linha da bola, numa táctica que mais parecia andebol do que propriamente futebol!
E o golo só podia mesmo surgir num remate fora da área e numa desatenção da defensiva do adversário. E que golo! A jogada foi boa e James fez um grande golo, poder e colocação no remate que deixou Quim sem hipóteses de defesa.
O FC Porto foi para intervalo com um resultado que já parecia injusto face a tanto dominio, mas verdade seja dita, que oportunidades de golo não surgiram e a mais flagrante até foi mesmo do SC Braga.
O regresso dos balneários fez-se com uma alteração forçada na equipa. Maicon lesionado saiu e entrou Abdoulaye. E provavelmente, se Vítor Pereira soubesse o que se ia passar na segunda-parte, até teria metido um jogador de meio campo ou ataque, pois, se a primeira parte viu-se um FC Porto instalado no meio campo do SC Braga, a segunda ainda foi superior o dominio territorial do Dragão.
O FC Porto jogou mais rápido e conseguiu criar mais dificuldades ao adversário, mas até o poste e a barra ajudaram o SC Braga a retardar aquilo que parecia o óbvio e sobretudo o justo.
Vítor Pereira colocou em campo os jovens Atsu e Kelvin, para claramente conseguirem criar os desiquilibrios nas alas. Mas curiosamente, foi no meio da ataque que apareceu Kelvin para fazer o mais que justo golo, num remate muito bem colocado.
O KO foi tão evidente na equipa do SC Braga que o FC Porto se tivesse mais tempo, teria feito mais golos. Fez mais um, também por Kelvin, que permitiu à equipa carimbar os 3 pontos e dizer que temos campeonato até ao fim.
Foi uma demonstração de grande carácter e determinação por parte dos jogadores do FC Porto, que sempre acreditaram, que lutaram até ao fim e tiveram a merecida recompensa. Foi evidente esse entusiasmo no 3º golo de Kelvin.
O jogo acabou por ter um Herói Improvável, mas foi Herói, Kelvin.
Vitória muito importante, não só porque coloca o FC Porto na luta mas também coloca pressão na próxima jornada, onde o nosso rival directo terá o jogo mais complicado antes da visita ao Dragão.
Até lá, temos mais um troféu para conquistar, já no próximo sábado.
No início desta segunda volta poucas pessoas iriam imaginar que o FC Porto fosse perder pontos com equipas como o Olhanense no Dragão e mesmo o Marítimo na Madeira e que amanhã o FC Porto fosse defrontar o actual 4º classificado atrás de um Paços de Ferreira, que iniciou este defeso com o objetivo de assegurar a manutenção!
Mas é verdade! O FC Porto defronta amanhã um SC Braga que este ano, curiosamente, apenas conseguiu empatar frente a um dos grandes, completando amanhã o ciclo dos jogos com os grandes, onde regista até ao momento 4 derrotas e 1 empate! O SC Braga, é um facto, que não está tão forte como na época passada, mas é bom que não se pense que a vitória amanhã está assegurada, com maior ou menor dificuldade.
O SC Braga vem de uma derrota, que poucos acreditavam, frente ao Sporting em casa, e sobretudo da forma como ocorreu, e este fim de semana, o Paços de Ferreira aumentou para 3 pontos a vantagem sobre este mesmo SC Braga. Isto significa que em caso de derrota, o SC Braga fica a 3 pontos do apuramento da Champions, isto quando ficará a faltar apenas 5 jogos até final da época.
Mas se a vitória é fundamental para o SC Braga, também é fundamental para o FC Porto. Só a vitória interessa, Ganhar ou então Ganhar! O adversário directo cumpriu, como era de esperar, com a sua obrigação, logo, o FC Porto, se pretende manter a esperança de conquistar o Tri-Campeonato, vai ter que vencer amanhã o SC Braga.
Será o terceiro confronto entre as duas equipas. Para o campeonato o FC Porto venceu com toda a justiça em Braga, no entanto, para a Taça de Portugal, perdeu igualmente em Braga, num jogo, em que a responsabilidade vai direitinha para Victor Pereira que entendeu colocar várias segundas opções frente a um adversário complicado.
Amanhã, Victor Pereira não vai repetir a graçinha, até porque estamos a falar do primeiro objectivo da época. Mas também não irá ter todos os jogadores disponíveis. Com os castigos de Mangala e Izmaylov, Victor Pereira vai mexer novamente no onze que derrotou a Académica e o Rio Ave nos dois últimos jogos. Alterações forçadas pelos castigos que se juntam a ainda lesão de Varela, que é a 3ª grande baixa para o jogo de amanhã. De regresso estão Quino e Atsu, recuperados das lesões.
Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Quiñones, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Liedson, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alez Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.
Aparentemente as saídas de Mangala e Izmaylov das opções para o onze já têm substitutos. Na defesa, Maicon irá avançar para o eixo da defesa, enquanto que Alex Sandro regressará ao lado esquerdo. No ataque, fica a dúvida se Atsu estará em condições de jogar de inicio ou se Victor Pereira será mais prudente e colocará Defour, o bombeiro do Dragão, no ataque juntamente com James a apoiar Jackson. Em principio será mesmo Defour, até porque Atsu vem de uma paragem de algumas semanas e não deverá ter o ritmo necessário para ser já opção inicial.
Certo é que Liedson não será opção. Não o foi frente ao Rio Ave, e os escassos minutos que esteve em campo não foram suficientes para mostrar confiança para assumir a titularidade num jogo complicado como será o de amanhã.
Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Defour, James e Jackson.
Independentemente do resultado do rival, hoje, o FC Porto tem de entrar com a mesma vontade e motivação como se o rival ainda não tivesse jogado. Só a vitória interessa ao FC Porto até final da época. Só assim é que poderemos ser Campeões. Não há mais contas a fazer, é vencer os jogos até final da época e esperar que o adversário, pelo menos não vença 1 dos jogos que tem até final da época.
Amanhã será dificil, mas o FC Porto tem qualidade para o fazer. O adversário é forte e precisa de pontuar, mas o jogo é no Dragão, e no passado recente, com um SC Braga mais forte do que está, o FC Porto tem demonstrado força e tem vencido sem qualquer dúvida este adversário. Amanhã é para repetir.
O jogo está marcado para as 20:00 e tem transmissão na Sporttv.
Importante a presença dos adeptos amanhã no Dragão, pelo que, todos que puderem estar presentes, estejam a apoiar o nosso clube.
Em Coimbra, naquela que é a melhor piscina olímpica de Portugal,
realizaram-se durante três dias com duplas sessões, os Campeonatos
Nacionais de Juniores e Seniores em Natação.
As equipas do FC Porto,
conquistaram a maioria dos títulos (19) entre os 64 clubes,
representados por 379 nadadores.
Apesar de desfalcado de alguns dos seus
principais seniores, que interromperam a preparação após os Nacionais
de Clubes por motivos académicos ou profissionais, os 23 nadadores
portistas participantes no fecho do 2º macrociclo da época, deixaram bem
vincada a sua supremacia.
De salientar a excelente forma de alguns
nadadores juniores, a prometerem uma boa alimentação da equipa absoluta,
com particular realce para Teresa Amorim, Tomás Silva e Adriana Castro,
todos entretanto selecionados pela FPN para os Multinations Junior
Meet, importante torneio internacional que se realizará na próxima
semana na capital ucraniana Kiev.
Não consegui assistir à partida que ditou a nossa passagem à final da Taça da Liga, após vitória por 4 bolas a 0 diante do Rio Ave.
Pelo que me contaram e pelo que li, a exibição foi pobre, com um ritmo de jogo demasiado baixo, algumas desconcentrações que vêm sido hábito, e muitos nervos.
Só mesmo após expulsão do guardião dos visitantes, conseguimos ter superioridade no jogo e desmontar a estratégia delineada por Nuno Espírito Santo.
O nosso jogo é previsível, falta-nos velocidade e magia, e por conseguinte qualquer equipa consegue travar o nosso futebol e instalar uma crise de nervos nas bancadas e nos jogadores.
Ora, seria aqui que o treinador devia ter o condão de abanar a equipa, e ser o anti-depressivo que retirasse ansiedade e motivasse. Somos bicampeões e temos de nos assumir como tal.
A nossa equipa caminha para final da temporada ligada à máquina.
Vai nos valendo o brio e carácter de alguns atletas, que lutam até não terem forças.
Castro tem sido exemplo daquilo que digo. Pode não ser um prodígio, mas tem aquilo que falta à equipa - Garra e Mística.
A sul americanização do plantel ao longo dos últimos anos tem delapidado a cultura do "Ser Porto".
A nós adeptos compete-nos continuar a apoiar a equipa, para que o final da época seja menos penoso, e sempre na esperança da conquista do tão ambicionado Tri.
Para quem ainda não sabe, amanhã o FC Porto irá jogar a meia final da Taça da Liga às 16:45, sim é verdade! Mas para aqueles que estiverem no trabalho, na escola, ou simplesmente com outra ocupação para uma tarde a meio da semana, e não possam ir ao Estádio, fica aqui a boa noticia que o jogo irá dar na televisão, o que na prática faz toda a diferença!
Falando de coisas sérias…
O FC Porto tem amanhã a possibilidade de atingir a 2ª final na história desta prova e assim poder ganhar o primeiro troféu, o único troféu oficial nacional que o FC Porto ainda não detém.
E será que vai amanhã fazer tudo para estar na final?
A ver pelo histórico da participação nesta prova, e pela forma como argumentou juridicamente na batalha contra a entidade que organiza a prova, tudo leva a crer que amanhã vamos ter um FC Porto forte e a impor a sua maior qualidade em campo e carimbar um lugar na final.
O adversário é o Rio Ave, mas é o Rio Ave que se tem apresentado até então antes do último jogo com o actual primeiro classificado. O Rio Ave do último jogo nunca existiu e nem mais irá existir, a não ser que o FC Porto puxe dos galões ao limite para superar uma marca, que é dificil de superar, sobretudo porque não terá uma equipa pela frente que vá entrar para entregar a vitória ao adversário!
Vítor Pereira fez apenas duas alterações à convocatória. Saiu Hélton e entraram Kadu e Sebá, que regressa assim às convocatórias da equipa principal.
Lista de convocados: Fabiano e Kadú, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.
A ver pelos eleitos o FC Porto irá apresentar-se forte em campo. Alguns nomes irão mudar, mas tudo indica que Vítor Pereira não irá poupar assim tanto, até porque está em causa, uma das duas únicas possibilidades da equipa conquistar títulos este ano.
Com Mangala suspenso para o jogo frente ao SC Braga na próxima jornada, Vítor Pereira deverá manter o Françês na equipa amanhã, faz todo o sentido, sendo provável que faça descançar Alex Sandro, não correndo o risco de perder as duas opções mais fortes para o lado esquerdo da defesa para o jogo com o SC Braga.
Quem deverá descansar também é João Moutinho. As opções aqui são fortes e Defour deverá avançar para a titularidade fazendo descansar o internacional Português.
No ataque continua a dúvida se Vítor Pereira irá apostar em Liedson sózinho no ataque ou se será desta vez que aposte na dupla Jackson e Liedson apoiados por James.
Equipa provável: Fabiano, Danilo, Mangala, Otamendi e Maicon, Fernando, Defour, Lucho e James, Jackson e Liedson.
A todos aqueles que estejam de férias, 2 dias depois da semana de férias da Páscoa, devemos estar a falar de muitas pessoas mesmo, vão até ao Dragão e apoiem a equipa ao máximo. Em Coimbra a equipa mostrou uma atitude muito boa e vamos acreditar e apoiar para que a atitude se mantenha.
O FC Porto voltou ontem às vitórias e às boas exibições. Foi um jogo onde foi visível uma mudança clara de atitude perante o jogo. Aparentemente a equipa esteve tranquila, controlou o jogo, não foi ansiosa à busca do golo mas também não teve uma postura expectante à espera que o mesmo surgisse.
Vítor Pereira tinha prometido uma mudança de atitude e na prática aconteceu mesmo, ainda que a equipa se tenha mantido a mesma. Nem com a ausência de extremos de raiz, Vítor Pereira entendeu apostar num claro 4X4X2, com a tal promessa feita há algum tempo, de colocar Jackson e Liedson lado a lado. Não, entendeu apostar novamente num esquema que na apresentação da equipa é um 4X3X3, mas que dentro de campo, nem é uma coisa nem outra, com James e Izmaylov, muitas vezes, a surgirem os dois, ou no meio, ou no mesmo flanco!
Ontem correu tudo bem. O adversário também não criou grandes dificuldades, mal pressionou defensivamente e no ataque esteve muito apagado. O FC Porto foi crescendo e o golo madrugador de Mangala ajudou e muito para o jogo que se desenrolou até final.
O dominio foi tão claro na primeira parte que o mais estranho é mesmo o facto de o FC Porto ter ido para intervalo apenas com a vantagem mínima no marcador. Positivo foi mesmo a pressão alta que a equipa fez, mostrando por um lado uma boa condição física, por outro, uma atitude de querer ganhar.
Na segunda parte, tudo se manteve, com a diferença que a finalização esteve mais afinada.
Com o ritmo mais lento, valeu a qualidade do passe e da troca de bola que o meio campo fazia e numa boa abertura de Lucho, Danilo fez o segundo golo e trouxe a tranquilidade necessária para a equipa.
A partir daqui Vítor Pereira entrou em acção e começou a gerir a condição física da equipa.
As entradas de Defour e Castro para os lugares de Lucho e James, foi um sinal claro de fazer descansar duas peças fundamentais na equipa, ainda que fosse previsível que João Moutinho acompanhasse James na saída.
Mas o internacional Português esteve em muito bom nível, a defender a atacar e ainda teve a capacidade de ir gerindo a sua própria capacidade física, de tal forma, que se manteve os 90 minutos em campo, e no final, foi notório o sorriso pela vitória e pelo golo do colega e amigo Castro, já perto do final do jogo.
E quando se previa a alteração de Jackson por Liedson, Vítor Pereira optou pela saída de Danilo, aparentemente por questões fisicas.
Em resumo, não se pode condenar Liedson de não ter jogado numa perspetiva de suplente, mas este era claramente o jogo para ele aparecer e somar minutos até para a mais que previsível ida a jogo na próxima quarta-feira frente ao Rio Ave na meia final da Taça da Liga.
Assim não entendeu Vítor Pereira!
O objectivo na Liga foi cumprido. Faltam 6 jogos para o fim da prova e o FC Porto apenas tem de ter um único objectivo: ganhar todos os jogos até ao fim!
Quanto à Taça da Liga, é com alguma expectativa que os adeptos vão aguardar pelo jogo e pela forma como a equipa se vai apresentar. Uma segunda equipa em campo não faz sentido, depois de tudo o que esta prova já fez ser escrito em primeiras páginas. Ainda que exista o confronto no dia 8/4 com o SC Braga, é importante a equipa avançar para a final da prova, mais uma vez é um troféu que a equipa entendeu participar e sendo oficial é para ganhar.
Vítor Pereira afirmou na conferência de ontem para o jogo da Académica mas já o devia ser antes do último jogo com o Marítimo! Depois de uma série de vitórias que colocou o FC Porto no primeiro lugar, os jogos com Olhanense e Marítimo, e a eliminação tão constrangedora da Champions, ficam para já na página mais negra desta época.
Curiosamente, nestes jogos com o Olhanense e Marítimo, para além de muita apatia e muita desconcentração, foram falhados 2 penaltis que seriam decisivos para a vitória do FC Porto, sobretudo neste último jogo, quando já faltava muito pouco para o final.
Por tanto desperdicio neste momento a equipa atravessa uma tolerância zero e consequentemente uma pressão anormal, para quem já mostrou tanto esta época. Amanhã, o jogo será complicado por várias razões. A Académica é sempre um adversário complicado, precisa de pontos e o FC Porto está altamente pressioando para não falhar, alías, mais uma falha aproveitada pelo adversário, antes do penultimo jogo no Dragão e poderá ser mesmo a perda do título.
Mas o problemas não é só os penaltis falhados! É a total desconcentração da equipa, a falta de comando de Vítor Pereira durante os jogos e sobretudo as inumeras más opções nos últimos jogos. É isto que tem de mudar já!
Agora que até final da época já não há mais jogos da selecção, nem Champions, haverá um último jogo a meio da semana para a Taça da Liga, a desculpa do cansaço fisico deixa de fazer sentido. O FC Porto tem a obrigação de ganhar todos os jogos até final da época, sabendo já que nem isso será suficiente para ser campeão, mas tem de ser este o único objectivo desta equipa, juntamente com a conquista da Taça da Liga que será apenas mais uma pequena compensação pela eliminação da Taça de Portugal.
A equipa está limitada a nível de jogadores para as alas. Curiosamente os únicos extremos de raiz, se assim se pode dizer, estão impedidos por lesão de ajudarem a equipa.
Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi e Defour.
Será que Vítor Pereira, de uma vez por todas, altera o sistema de jogo e irá apostar num esquema de 2 avançados?
Será que a promessa inicial de rotinar Jackson e Liedson vai ter efeito prático amanhã?
Se não for amanhã, então não fará mais sentido! Utilizar James e Izmaylov como falsos extremos a apoiar Jackson é apresentar um modelo sem profundidade e atrofiar o jogo atacante pelo centro do relvado, tal como aconteceu no último jogo na Madeira. A equipa precisa de sangue novo e novas dinamicas. A entrada de Liedson, não só irá baralhar o adversário como permitirá a James ter espaço para jogar onde mais gosta e rende. Isto é potenciar os jogadores e Vítor Pereira tem de perceber que a equipa precisa de mudar, não basta só trocar o jogador A pelo jogador B na mesma posição.
É previsivel que Vítor Pereira altere também algo na defesa. Otamendi esteve desastrado na Madeira, duas falhas quase que deram um golo e naquele momento a vitória ao Marítimo. É certo que tem estado invariávelmente bem, contudo, faz sentido apostar em Maicon, que é uma mais valia no jogo áereo e na marcação de bolas paradas.
No meio campo o regresso de Moutinho é a principal novidade e caso Vítor Pereira aposte em Jackson e Liedson, este meio campo poderá ser reforçado com James para acções ofensivas.
Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Mangala, Fernando, Moutinho, Lucho e James, Jackson e Liedson.
Ainda que seja um fim de semana festivo é muito importante que os adeptos possam apoiar a equipa amanhã em Coimbra. Não é uma deslocação próxima, sobretudo para a maior parte dos adeptos que costumam apoiar a equipa, mas é uma oportunidade dos adeptos Portistas do centro do país, irem apoiar a equipa.
Uma vitória amanhã irá trazer mais motivação e moral para a equipa, que nos últimos 2 jogos fora de casa não conseguiu vencer.
O jogo está marcado para as 18:15 e terá transmissão na Sporttv.
Decorreu no passado fim de semana, na cidade de Vila Real, o
Campeonato Regional Individual.
Evento que qualifica os atletas para a fase final da
modalidade.
Pedro Clara acabou no 3º lugar e conseguiu a desejada
presença na competição, a realizar já no próximo mês de
Abril, em Tomar.
De lembrar que todos os outros atletas do nosso clube,
tiveram a um excelente nível e ficaram perto da qualificação para a fase final.
(Carla Oliveira, Manuel Lopes, João Pereira e Teresa Barbosa)
Parabéns a todos pelos resultados obtidos, numa modalidade
onde os apoios são quase nulos, por parte do Clube, valendo o voluntariado dos
acompanhantes.
Com Gilberto Duarte próximo da perfeição no ataque e Alfredo Quintana a acumular uma sequência impressionante de intervenções decisivas na baliza, o FC Porto Vitalis venceu, neste sábado, o Sporting, por 28-25, no Dragão Caixa.
No regresso do Andebol 1, depois dos compromissos da selecção portuguesa, os tetracampeões jogam na Luz, frente ao Benfica, com quem dividem o primeiro lugar.
A terceira vitória da equipa de Ljubomir Obradovic em três jornadas da fase final esteve, no entanto, muito longe de ser tranquila, ao ponto de apenas um golo (25-24) separar as duas equipas quando faltavam seis minutos para disputar. E as dificuldades começaram bem antes, ainda no decorrer da primeira parte, período em que o Sporting chegou a dispor de três golos de vantagem.
Com a recuperação consumada pouco antes do intervalo, com remates de Ricardo Moreira, Pedro Spínola e Gilberto Duarte (15-13), os Dragões reencontravam-se, por fim, para atingirem a primeira metade da segunda parte com uma diferença confortável de 23-18. Mas a distância seria reduzida à expressão mínima (25-24) no espaço de nove minutos, facto que motivou o pedido de desconto de tempo do treinador portista.
Com seis minutos para jogar, o FC Porto Vitalis marcou por três vezes, e Alfredo Quintana, o seu guarda-redes, fez igual número de defesas, permitindo apenas um golo ao Sporting, enquanto, no extremo oposto, Elias António, Ricardo Moreira e Gilberto Duarte, que já tinha acertado na trave, não falhavam as redes.
Gilberto Duarte, que reconheceu, no final, os lapsos de concentração defensiva que foram razão da sua substituição durante a primeira parte, distinguiu-se, em contrapartida, como o melhor marcador do encontro com 10 remates certeiros. Os restantes golos dos Dragões foram apontados por Pedro Spínola (5), Ricardo Moreira (5), Elias Nogueira (5) e Tiago Rocha (3).
Na próxima jornada, a quarta, o FC Porto Vitalis desloca-se à Luz para defrontar o Benfica, que venceu o ABC (26-20), em Braga, e com divide a liderança da prova.
O jogo, que pode desfazer a dupla de líderes, está marcado para as 18:00 horas do dia 13 de Abril.
O FC Porto Império Bonança goleou este
sábado, em Gulpilhares, a equipa local, por expressivos 19-0. Frente ao
último classificado do Campeonato nacional, em partida da 23.ª jornada,
os Dragões não encontraram grande oposição de uma equipa constituída por
jogadores muito jovens.
Nos marcadores, destacaram-se Reinaldo
Ventura, Vítor Hugo e Jorge Silva, tendo todos eles conseguido um
“poker”. Tiago Santos foi o único jogador de campo portista que não
marcou.
A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da
seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (2), Reinaldo Ventura
(4), Ricardo Barreiros (3) e Jorge Silva (4). Jogaram ainda Nélson
Filipe (g.r.), Caio (1), Tiago Santos, Vítor Hugo (4) e Hélder Nunes
(1).
O FC Porto segue na 2ª posição da tabela classificativa, a 1 ponto do líder, Benfica.
Na próxima jornada, dia 6 de Abril, o FC Porto recebe o Física.
O FC Porto venceu na noite desta
quarta-feira o Hóquei de Braga por 8-2 e qualificou-se para os quartos
de final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins.
Num jogo
dominado pelos Dragões, o FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 3-0,
com golos de Pedro Moreira (9 minutos), Jorge Silva (17) e Reinaldo
Ventura (24 GP).
Na segunda parte o FC Porto chegou aos 5-0,
através de Caio, logo aos 12 segundos, e Reinaldo Ventura (30),
seguindo-se a reacção do Hóquei de Braga, que reduziu para 5-2, com
golos de Nuno Silva (36 e 37).
A maior capacidade dos Dragões
faria novamente a diferença, com três golos em três minutos a fecharem o
resultado: Ricardo Barreiros (47 GP), Hélder Nunes (48) e Vítor Hugo
(49 LD).
O FC Porto irá agora receber o Sporting nos oitavos de final, em jogo marcado para o dia 24 de Abril, no Dragão Caixa.
Com a qualificação e o primeiro lugar já
garantidos, o FC Porto Império Bonança perdeu, na noite de sábado, em
Noia, Espanha, por 4-2, em jogo da sexta e última jornada do Grupo B da
Liga Europeia. Os golos dos Dragões foram apontados por Caio e Reinaldo
Ventura. Nos quartos-de-final da competição, os azuis e brancos
defrontam o Reus, também de Espanha.
A equipa orientada por Tó
Neves, que tinha o apuramento para os “quartos” assegurado desde a
quarta jornada, altura em que somava apenas vitórias, atingiu o
intervalo a perder por 2-1, com Caio a reduzir a diferença, e concluiu a
partida sem nunca dispor de uma situação de vantagem em Noia. Reinaldo
Ventura fechou a contagem, na transformação de uma grande penalidade.
No
Pavilhão Olimpic de l’Ateneu Agricola, em Noia, onde sofreu a única
derrota da fase de grupos, o FC Porto Império Bonança alinhou com Edo
Bosch, Jorge Silva, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura e Hélder Nunes.
Jogaram ainda Caio, Tiago Losna e Vítor Hugo.
Os Dragões
concluíram a fase de grupos na primeira posição, com 13 pontos, mais
três do que o Noia e mais cinco do que o Lodi, segundo e terceiro
classificados, respectivamente. Nos quartos-de-final, o FC Porto Império
Bonança defronta o Reus, segundo classificado do Grupo C, com o
primeiro jogo agendado para 20 de Abril, em Espanha, e a segunda mão a
disputar-se a 11 de Maio, no Dragão Caixa.
Os restantes jogos dos
quartos-de-final opõem o Barcelona ao Liceo da Corunha, o Benfica ao
Noia e o Valdagno ao Igualada, com cinco equipas espanholas, duas
portuguesas e uma italiana a disputarem o acesso à “final four”.
O FC Porto Vitalis venceu este sábado o
Águas Santas, por 35-29, em encontro da segunda jornada da fase final do
Andebol 1. Na Maia, os Dragões lideraram a partida desde os 34 segundos
até ao seu final, obtendo assim uma vitória segura e afirmativa. Wilson
Davyes, com sete golos em sete remates, foi o destaque individual nos
portistas.
Aos 15 minutos, o FC Porto vencia por 11-5, tirando
partido do contra-ataque e de uma boa selecção de remate. De resto, esse
dado seria evidenciado no final da partida, com uma eficácia de 71 por
cento na primeira linha. Os azuis e brancos controlaram o decorrer do
encontro, mantendo sempre uma vantagem mínima de quatro golos.
Destaque-se ainda a prestação dos guarda-redes portistas, sendo que Hugo
Laurentino defendeu três livres de sete metros.
A
equipa de Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo
Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (6), Wilson Davyes (7), Tiago Rocha
(4), Elias Nogueira (4), Ricardo Moreira (4) e Pedro Spínola (5).
Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota (5) e
Daymaro Salina.
Os Dragões mantêm-se na frente do campeonato, defrontando na próxima jornada o Sporting, no Dragão Caixa (sábado, 17h30).
Nos próximos dias 23 e 24 de Março, vai realizar-se na cidade de Vila Real, o Campeonato
Regional de Boccia - Singulares, das classes BC1, BC2 e BC4. Prova essa que define o apuramento dos atletas para o Campeonato Nacional, a realizar no mês de Abril, e onde os Pares BC4 do nosso clube já se encontram classificados.
O Futebol Clube do Porto, vai apresentar-se com os seguintes atletas:
Depois da eliminação da Liga dos Campeões, mais que uma exibição consistente, esperava-se acima de tudo uma vitória, que nos permitisse continuar a depender de nós para a revalidação do título, mas assim não sucedeu.
A fraca condição física da equipa, aliada a uma súbita desmotivação e depressão colectiva, tornam este FC Porto uma equipa previsível e por isso fácil de travar pelos seus adversários.
O Marítimo limitou-se a explorar os nossos erros, e isso bastou para conquistar o apetecível ponto.
Colocando de lado a má condição física e mental da equipa, ontem não vencemos porque falhamos uma vez mais um penalti.
Estes erros pagam-se caro, e a este nível e na condição em que estamos, não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar castigos máximos.
Não se entende a persistência de VP mandatar Jackson na cobrança de penaltis, sabendo que o atleta tem um histórico pouco famoso, e existindo no onze jogadores com destreza e frieza para o fazer.
Provavelmente ontem perdemos o campeonato, pois a meu ver só com muita aselhice o título fugirá aos encarnados.
Ao contrário do nosso adversário, nós não temos um treinador com capacidade de motivar e levantar o moral da equipa, de incutir sede de vitória e garra.
VP é um treinador mansinho e incapaz de arreganhar os dentes aos seus adversários.
Penso que iremos ter um final de época penoso, pois ao contrário da época passada não temos capacidade física nem mental para a reviravolta.
Exigimos a estes atletas que honrem as camisolas até final.
Quanto a nós adeptos temos a obrigação de continuar a apoiar a equipa, pois com climas de tensão e guerrilha não iremos ajudar.
Muito provavelmente amanhã o FC Porto terá um jogo que poderá ser decisivo para o futuro da equipa na Liga.
Depois da tempestade em Malaga, onde a equipa não foi equipa, jogaram pessimamente mal, cometeram erros infantis, por momentos a deixar no ar que o importante era o jogo com a Maritimo e não aquele, o FC Porto defronta amanhã o Marítimo, na Madeira. Vai ser um jogo decisivo, pela dificuldade do adversário, pelo momento pós derrota em Malaga e pelo facto da equipa estar a olhar para cima no que toca à classificação.
E se a equipa está forte e quer continuar a demonstrar que a Liga é o principal objectivo, então tem amanhã um teste à sua capacidade fisica e psicológica.
Na primeira volta o FC Porto goleou o adversário de amanhã, em pleno Dragão, despachou o Marítimo com 5 golos sem resposta. Contudo o Marítimo não se apresenta amanhã como se apresentou na primeira volta no Dragão. A equipa, ainda que persista na irregularidade, está a lutar por um lugar na Europa e face ao histórico de animosidade com o FC Porto, tudo fará para roubar pontos ao Dragão.
Mas também é verdade que a equipa de Vítor Pereira tem mais que condições para vencer o jogo, aliás, assim o tinha também em Malaga, assim o tinha em outros jogos, mas quando a postura é apática ou com excesso de confiança, então não é preciso o adversário ser muito forte para conseguir impedir que a vitória sorria ao FC Porto.
Mas o problema não está apenas centrado nos jogadores. É certo que falham dentro de campo, mas também é certo que Vítor Pereira não soube, em Malaga, e não tem sabido em outros jogos agitar a equipa para que não entre num caminho que depois não consiga voltar atrás.
Importante o treino diário, mas é muito mais importante a atenção ao jogo e ter a atitude de mudar no momento certo. Não se podia ir para Malaga a pensar que com o tempo, o jogo chegaria ao fim e que a passagem aos quartos de final surgeria naturalmente. Amanhã, há que meter na cabeça que vão ter de correr e estar concentrados se quiserem trazer os 3 pontos para o Dragão.
Vítor Pereira não poderá contar com João Moutinho, a recuperar de uma lesão, isto segundo o site oficial, de resto contará com os restantes que viajaram para Malaga a meio da semana.
Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Maicon, Castro, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.
Vítor Pereira deverá voltar a mexer na equipa novamente. Foram poucos aqueles que estiveram em bom plano e face à ausência de Moutinho, voltará a apresentar a equipa no claro 4X3X3, com 3 avançados de raiz.
No sector defensivo não deverá haver mexidas. No meio campo, Defour deverá surgir no lugar de Moutinho e James deverá avançar para o ataque. Resta saber se Vítor Pereira irá apostar em Atsu, Varela ou Izmaylov para fazer companhia a Jackson. Tudo aponta que seja ou Atsu ou Izmaylov, Varela não esteve bem e certamente apresentar-se-á mais debilitado fisicamente. Face à muralha defensiva que o Marítimo vai apresentar não será surpresa se Vítor Pereira volte a apostar em Izmaylov para conseguir abrir espaços.
Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Defour e Lucho, James, Izmaylov e Jackson.
Dado positivo para amanhã é que o FC Porto joga primeiro do que o seu adversário directo. Em caso de vitória, que esperam todos os Portistas, poderá colocar pressão para o jogo em Guimarães. Mas primeiro e mais importante é conseguir os 3 pontos amanhã.
O jogo está marcado para as 18:00 e tem transmissão na Sporttv.
Depois de ter conseguido colocar-se em vantagem no jogo da primeira mão no Dragão eis que chega o tão esperado confronto com o Malaga, o tão esperado jogo que pode colocar o FC Porto nos quartos de final da Champions.
Já no último jogo foi visível, fruto também dos golos marcados muito cedo, que o FC Porto há muito que vem preparando este jogo, por muito que se diga o contrário. A quarentena de Moutinho e Mangala e a gestão de esforço de James para que regressasse ao activo de forma sustentada foram claros indicadores da importância que este jogo tem para o clube.
O jogo da primeira mão foi de tal forma controlado pelo FC Porto que o adversário, para além do rótulo já conquistado de equipa sensação da prova até ao momento, ganhou o título também da equipa que menos produziu num jogo da Champions!
Mas ainda assim, o resultado foi magro. Positivo, mas magro. Contudo é um resultado que coloca pressão do lado do Malaga e irá permitir ao FC Porto ter mais espaço do que aquele que teve no Dragão, o que será positivo para o estilo de jogo da equipa da invicta.
Vítor Pereira teve a boa noticia de poder voltar a contar com Moutinho e Mangala e finalmente consegue reunir, provavelmente, os melhores 19 jogadores do actual plantel na mesma convocatória.
Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.
Mais logo é bem provável que Vítor Pereira altere o esquema de jogo para enfrentar o Malaga. Não será um FC Porto no tradicional 4X3X3, aquele que entrará em campo. Vítor Pereira vai reforçar o meio campo com mais uma unidade e muito provavelmente colocar lá na frente Varela ao lado de Jackson, preparando já a equipa para se desenrolar a qualquer momento no 4X3X3.
A grande dúvida é se Vítor Pereira aposta em James ou Defour para ocupar a posição do meio campo ao lado de Fernando, Moutinho e Lucho. Apostar em James no ataque ao lado de Jackson seria colocar um jogador mais lento e com muito tempo de bola nos pés numa zona muito ofensiva. Faz todo o sentido apostar em Varela, que é mais rápido e pode combinar muito bem com Jackson. Apostar em James no meio campo é dar mais consistência e garantia na construção de jogo ofensivo. Apostar em Defour no meio campo é dar mais consistência defensiva, mais poder de recuperação, tornar o meio campo mais trabalhador.
Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho, Lucho e Defour, Varela e Jackson.
Vítor Pereira sendo um treinador cauteloso é bem provável que aposte em Defour para o meio campo, colocando Lucho na tal posição mais ofensiva e com mais liberdade de avançar, mas ainda com Defour em campo, Vítor Pereira pode no limite fazer rodar Moutinho, Lucho e Defour nas suas posições de meio campo, criando aqui sim, uma dificuldade adicional ao adversário.
Certo é que não será por desculpa de ausências de jogadores que o FC Porto não passará a eliminatória de mais logo. Estão reunidas as condições para que o FC Porto consiga controlar o jogo e até fazer golos, face a um adversário muito poderoso do ponto de vista financeiro, mas muito inexperiente no que toca a competições europeias.
Se o FC Porto estiver ao seu nível, não será este Malaga que o irá derrotar e afastar dos quartos de final da prova.
São esperados muitos Portistas em Malaga mas muitos mais estarão por todo o mundo de olhos e ouvidos concentrados no jogo que tem inicio às 19:45.