Passado 1 mês que abriu as oficinas do FC Porto para a nova época, o saldo desta preparação é claramente positivo. Em oito jogos de preparação, 7 vitórias e 1 derrota, 35 golos marcados, 4 golos sofridos e 3 troféus e, 4 possíveis.
Com a aquisição de 10 novos jogadores, apenas 9 estiveram, nestes jogos de preparação, já que Bolat apenas chegou há dias, pouco mudou na equipa. O treinador também é novo, a equipa técnica idem, mas o esquema de jogo apenas alterou no meio campo com a inversão do triângulo, passando agora este meio campo a ter um verdadeiro número 10 atrás do avançado centro.
A preparação arrancou e terminou com muitos jogadores. Aqui já é a primeira critica que faço, após o estágio ou no limite após a digressão pela América do Sul, já deveria ter ocorrido uma primeira filtragem do grupo. No Emirates Cup, na minha opinião, o FC Porto já deveria ter apresentado um grupo de 22 jogadores (o limite máximo para participar nos dois jogos), permitindo assim à equipa ganhar algumas rotinas para a Supertaça que será dentro de 1 semana.
Mas não, Paulo Fonseca entendeu levar os 26 jogadores o que faz com que este torneio tenha tido como objectivo, ganhar ritmo e no limite ajudar a esclarecer algumas dúvidas de quem afinal irá sair.
Curiosamente, e apesar da quantidade de jogadores, uma coisa ficou clara, se o FC Porto não anda com interesse em Bernard então deveria ter mesmo, pois uma das grandes lacunas da equipa são as alas. E se as alas não funcionarem, até podemos ter um avançado que vale 40M€ e um outro com muita vontade, que não iremos lá!
Ou seja, se por um lado Paulo Fonseca vai ter de emagrecer o plantel em 3 ou 4 jogadores, precisa claramente de mais um ala capaz de entrar na equipa inicial e assim até encobrir a diferença abismal de qualidade nos dois avançados centro que temos no plantel.
Guarda Redes:
Helton – Irá continuar a ser o titular desta equipa.
Fabiano – Mostrou qualidade sempre que foi chamado.
Kadu – Vai ter a primeira época como profissional na equipa B. É uma esperança para o futuro.
Bolat – Um desconhecido, claramente uma contratação a pensar no futuro, mas não faz sentido ficar no plantel!
Defesas:
Danilo – Um dos destaques desta pré-época. Não só pelo hat-trik na Colômbia, mas pela qualidade e a condição física que mostrou.
Fucile – Um regresso positivo ao FC Porto. Tem estado a subir de nível e vai ser uma boa opção no plantel.
Alex Sandro – Mais discreto que Danilo e Fucile. Pode ser por problemas físicos, mas esteve num plano muito mais discreto, ainda assim, é um indiscutível.
Maicon – Sem aquela exuberância de quando era titular mas continua a ser uma opção segura e muito válida, mas Otamendi e Mangala continuam por cima.
Mangala – Acabou a época em grande, começou igualmente em grande. É claramente o jogador mais valioso do sector defensivo. Está motivado e o facto de querer permanecer no plantel é sinal que irá fazer uma grande época. Penso que faz sentido renovar com o jogador, por uma questão de coerência.
Otamendi – Era um dos elementos que se pensava que iria sair no verão. Esclarecida a situação da cláusula, o jogador não se deixou abalar pela situação e continua a mostrar muita qualidade. O contrato termina em 2015 e faz sentido avançar com a renovação já!
Abdoulaye Ba – É com surpresa que ficou nesta pré-época na equipa. Não faz sentido com Maicon, Otamendi e Mangala, e com Fucile, que liberta Mangala e Maicon de jogarem nas alas, que faça parte do plantel, quando também está lá o jovem Diego Reyes. Ao que tudo parece é para salvaguardar a eventual saída de Mangala nos últimos dias. Se assim for, então parece que continua por salvaguardar a data limite para accionar as cláusulas de rescisão. Faz todo o sentido ser emprestado.
Diego Reyes – É uma promessa, o mais novo de todos os centrais, faz sentido ficar no plantel e poder rodar na equipa B. Até final da época iremos ver a jogar na primeira equipa, pois tem muita qualidade.
Médios:
Fernando – Não renovou contrato, mas parece que renovou. Continua a ser o mesmo profissional dentro de campo. Existem rumores que caso não saía até ao fecho do mercado que irá renovar contrato. Faz todo o sentido já ter renovado há muito tempo, é um jogador que fora de campo não tem a melhor atitude mas dentro do campo não há igual. Razão pela qual tantos médios ainda a trabalhar no plantel.
André Castro – Não se fala da questão do contrato mas é outro jogador que termina contrato no final da época. Moutinho deixou a mensagem e com sentido. É um jogador com vontade e qualidade suficiente para ficar no plantel, independentemente de Fernando ficar ou não. Há que renovar contrato e apostar nele.
Defour – Até ao momento é claramente o médio que está mais bem posicionado para substituir Moutinho na equipa. É o médio mais polivalente que a equipa tem e mostra estar em excelente condição física.
Herrera – Chegou este ano na perspectiva que Moutinho e/ou Fernando poderiam sair. Saiu Moutinho e ainda pode sair Fernando. Com a qualidade de Defour, com o crescente de Castro e a qualidade de Quintero, caso Fernando fique no plantel, teremos um meio campo de muita qualidade e quantidade.
Tiago Rodrigues – É um jovem internacional com qualidade mas tem sido o elemento mais discreto de todos. Deverá ser emprestado ou então ficar na equipa B.
Josué – Contratação relâmpago deste jovem que volta a casa. Tem sido uma agradável surpresa, mas com a entrada de Quintero, dá a sensação que se atrapalham um ao outro. Jogou bem numa posição mais defensiva, mas nesse lugar, caso Fernando fique no plantel também terá concorrência apertada. Não faz sentido ficar no plantel se não tiver várias oportunidades nem tão pouco jogar na equipa B. Poderá ser este o jogador que está pendente de ficar no plantel por causa da eventual saída de Fernando?
Lucho – Existe uma equipa com Lucho e outra sem Lucho, mas a curto prazo terá concorrente de peso, de seu nome Quintero.
Carlos Eduardo – Outros dos jogadores que menos jogou nesta preparação. Contudo não significa que não tenha qualidade. Tem e muita, mas foi claramente uma contratação de futuro e quando ainda não tinha chegado Quintero. Penso que faz sentido ser emprestado, equipa B é despromoção para este jogador.
Quintero – Tal como Paulo Fonseca disse, chegou há pouco tempo e já faz alguma diferença. Qualidade de passe muito boa, não se agarra muito à bola, joga para o colectivo e sempre que pode remata. Tal como Diego Reyes, é uma promessa mundial que este ano já vai marcar a diferença no Porto.
Avançados:
Ricardo Pereira – Tal como Tiago Rodrigues jogou muito pouco, mas deverá ficar no plantel. Pode fazer o lado direito da defesa, tal como já fez no Vitória de Guimarães, e pode ser uma alternativa para o ataque. A equipa B poderá servir para manter o ritmo competitivo.
Iturbe – Foi outras das surpresas da pré-época. Fez a melhor pré-época desde que chegou, está mais confiante, joga mais no colectivo, e o facto de o FC Porto não ceder ao interesse do River Plate é sinal que é para manter e apostar na equipa. Faz todo o sentido.
Licá – De todos os jogadores para as alas, foi aquele que menos se evidenciou. Tem qualidade, mas curiosamente, terá mais oportunidades como avançado centro e alternativa a Jackson do que alternativa para as alas, sobretudo se se confirmar a contratação de mais um avançado para as alas. Faz sentido ser emprestado, pois a equipa B é também uma despromoção para a qualidade que tem.
Kelvin – Teve várias oportunidades nos vários jogos, mas não conseguiu desequilibrar ao ponto de ser uma alternativa válida para a equipa. Carrega o estatuto de ter dado o campeonato ao FC Porto mas é preciso olhar para a carreira do jogador e nessa perspectiva, e se chegar mesmo um novo avançado para as alas, então deverá ser emprestado. Equipa B não é mais opção para ele.
Izmaylov – Continuo a achar que a posição de extremo não faz sentido para Izmaylov. É claramente mais um médio organizador do que um ala no esquema do FC Porto. Não deverá ficar no plantel contudo o facto de ter chegado já a esta fase da preparação incluído no plantel, poderá gerar ainda dúvidas se fica ou não.
Varela - Um dos destaques desta pré-época. Marcou golos, deu a marcar, mostra uma boa condição física e é claramente titular indiscutível neste momento.
Jackson – Em 7 jogos de preparação, marcou em 5 deles. Continua com faro de golo e com boa dinâmica no ataque. Continua sem concorrência à altura.
Ghilas – Foi um dos destaques no Moreirense, mas no FC Porto não tem sido. Não tem muita mobilidade e por vezes atrapalha-se com a bola. Não mostrou ser uma alternativa a Jackson, se era essa a ideia dos responsáveis do FC Porto então falhou, se a ideia era contratar um suplente para Jackson então ou ele ou Licá poderão fazer esse lugar.
A nível de entradas só se fala de Bernard e muito possivelmente se não vier Bernard não virá mais ninguém. A novela já vai longa, é certo que 25M€ é muito dinheiro mas o jogador é valioso e vale o investimento.
A nível de saídas, continua tudo na mesma, ou seja, pouca definição. Se nos casos de Bracali, Ventura, Djalma, Sereno e Ukra, o impacto é reduzido no que diz respeito à geração de mais valias, já nos casos de Rolando, Kléber e Atsu, poderão render uma verba significativa para os cofres do FC Porto. É urgente resolver estes casos pois parece que estão a encravar a possibilidade do FC Porto se reforçar com mais 1 jogador.
Esta semana irá haver novidades, até porque não faz sentido retardar mais tempo a definição das dispensas uma vez que os jogadores dispensados terão que ter tempo para arranjar um clube para jogar.
Uma coisa é certa, equipa para competições internas está garantida, equipa para a Europa… ainda não.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge
domingo, 4 de agosto de 2013
domingo, 30 de junho de 2013
O Dragão está de volta…
![]() |
| Equipamento oficial 2013/2014 |
É já amanhã que abrem as oficinas do Dragão para mais uma época de sucessos ao tom de Azul e Branco. Assim esperam e confiam todos os adeptos Portistas.
A época passada foi vivida de sobressaltos, pensou-se que não seria possível, mas uma reviravolta com muita garra e muito acreditar possibilitou ao FC Porto conquistar o TRI campeonato e terminar pela 2ª vez nos últimos 3 anos, o campeonato sem derrotas.
Muitas mudanças são esperadas. Desde logo temos novo treinador. Não terá sido certamente a primeira escolha, mas não devia andar muito longe das principais opções.
Paulo Fonseca fez uma época de grande nível, é jovem, ambicioso, humilde e viu premiado a sua grande época ao serviço do Paços de Ferreira.
Há que desejar toda a sorte ao nosso novo treinador e apoiá-lo durante a época, ainda que no meu entender a escolha de um treinador estrangeiro, jovem e que tivesse sido um grande jogador que os próprios jogadores o reconhecessem, teria sido a aposta mais correcta.
Tal como nos anos anteriores os adeptos viram partir do Dragão algumas peças fundamentais da última época. De uma só vez, Moutinho e James partiram. Deixaram no Dragão qualquer coisa como 65M€ (há descontar as percentagens de terceiros) colocando uma folga financeira interessante para não só segurar as restantes jóias como também ir ao mercado.
E aparentemente é isso que está a acontecer. O SAD está aparentemente a resistir aos incursões sobre Mangala, Otamendi, Fernando, Jackson e Atsu, se bem que nos casos de Fernando e Atsu, que publicamente já manifestaram o desejo de sair, o braço de ferro será maior e face à situação financeira actual não é esperado que a SAD ceda ainda que os jogadores entrem no último ano de contrato.
Por outro lado, a nível de entradas o FC Porto já conta com 7 caras novas nos quadros.
O primeiro a ser confirmado foi Diego Reyes, que é apenas considerado uma das maiores promessas do futebol mundial. É um jogador com uma maturidade impressionante e um poder de marcação ao nível dos melhores e mais experientes centrais a jogar na actualidade. É certo que contará com Mangala, Otamendi, Maicon, Abdoulaye como rivais para o lugar no onze, mas deste grupo é esperado que no mínimo 1 central ainda abandone o Dragão no mercado de verão.
Depois vieram as confirmações de jogadores Portugueses. Primeiro a dupla contratação ao Vitória de Guimarães, dos jovens Tiago Rodrigues e Ricardo Pereira, dois jogadores que começaram na equipa B mas que rapidamente impuseram-se no onze inicial da equipa que venceu a taça de Portugal.
De seguida a SAD investiu numa outra equipa sensação na época passada. Foi ao Estoril Praia e resgatou dois dos melhores e fundamentais jogadores, Carlos Eduardo e Licá. O médio é um verdadeiro 8, capaz de recuperar bolas e conduzir o ataque com um toque de bola muito bom, isto para não falar na veia goleadora sobretudo nos lances de bola parada. Licá, é um avançado muito móvel capaz de jogar em qualquer das 3 posições do ataque, marca golos mas é sobretudo a rapidez que conduz a bola que melhor o caracteriza.
De Paços de Ferreira não veio só Paulo Fonseca. Perante o assédio do Sporting a SAD rapidamente avançou para a contratação de Josué e assim fez regressar o jovem médio a casa. Depois de algumas épocas que não se conseguiu afirmar, Josué fez uma grande época e mesmo ao nível da selecção Sub-21 voltou a mostrar porque é um dos jovens com valor a jogar em Portugal.
A última contratação oficializada foi Herrera. Há muito que se falava que estava tudo acordado, mas só nos últimos dias ficou fechada a contratação de quem se espera venha a substituir Moutinho. É um jogador fantástico, lutador, forte no 1 contra 1, e com técnica suficiente para levar o jogo para a frente. Foi a transferência mais cara do mercado Mexicano e irá com certeza provar na Liga Portuguesa esse mérito. No caso de Fernando sair esta época, é claramente uma aposta para o onze inicial.
Mas a SAD não vai ficar por aqui. Nos próximos dias deverá ser oficializada a contratação de uma outra grande promessa do futebol mundial. Quintero, dizem que está tudo fechado, mas só será oficializado após o fim do mundial de Sub-20. A concretiza-se, será juntamente com Reyes e Herrera das melhores contratações que alguma vez a SAD fechou, e surpreendente pela forma como reduzir a cinzas toda a concorrência.
E depois de Quintero é muito provável que ainda entrem mais 2 jogadores. O avançado para fazer concorrência com Jackson parece estar identificado e deverá ser mesmo oficializado depois da renovação do contrato com Jackson. Falamos de Ghilas, avançado do Moreirense, que parece após os elogios de Mangala, fez crescer o interesse do FC Porto. É um avançado com poder de fogo e com 23 anos, poderá crescer e tornar-se num grande jogador.
Fica ainda em aberto a entrada de mais um extremo. É certo que Atsu não ficará no FC Porto e uma vez que Quintero é jogador mais de meio campo e não tanto para jogar nas alas do ataque, é muito provável que o plantel fique fechado com a entrada de mais um extremo. E a confirmar-se ele será Bernard, o tal menino 25M€ do Atlético Mineiro que ou muito me engano ou será oficializado já na próxima semana, uma vez que termina hoje a Taça das Confederações.
Muitas entradas para poucas saídas é certo, mas existem muitos jogadores que é preciso, até porque poderão render alguns milhões à SAD, arranjar soluções. Estamos a falar de André Pinto, Djalma, Sereno, Ukra, Rolando, Kléber, Pedro Moreira e provavelmente de Izmaylov que depois de ½ época de pouca utilização e face à contratações já realizadas não deverá ter muito espaço no plantel. A juntar-se a estes jogadores, é provável que Kelvin e Abdoulaye sejam cedidos a título de empréstimo e assim poderem jogar com mais regularidade.
Muitas decisões ainda por tomar, mas a nível de entradas a SAD está a fechar rapidamente o plantel o que é bastante bom. E a confirmar-se Quintero, Bernard e Ghilas, o plantel deverá ficar mesmo encerrado, mesmo que Fernando, Atsu e Otamendi saiam mesmo do FC Porto.
Outra novidade esta época são os torneios que o FC Porto irá realizar. Para além do prestigiado Emirates Cup, o FC Porto irá realizar 3 jogos na Venezuela, possibilidade de encaixar um valor simpático e possibilitar a muitos Portugueses verem a equipa a jogar.
Dia 10 de Agosto é o primeiro jogo oficial da época, a Supertaça. Até lá é importante definir o plantel final e preparar fisicamente e tacticamente a equipa para manter o sucesso e conquistas de títulos que é o que alimenta este clube.
Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge
Etiquetas:
Próxima época
terça-feira, 25 de junho de 2013
Hóquei em Patins * 14ª. Taça de Portugal ... 11ª. Dobradinha
Publicado em fcporto.pt
A equipa orientada por T Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (2) e Jorge Silva. Jogaram ainda: Caio, Hélder Nunes, Vítor Hugo e Tiago Losna.
A FC Porto Império Bonança conquistou a 14.ª Taça de Portugal da história e assume-se como a equipa com mais triunfos nesta competição.
O
FC Porto Império Bonança conquistou este sábado a Taça de Portugal ao
bater a Oliveirense por 5-3 na final da final four que decorreu no
Pavilhão Municipal de Barcelos.
Depois da reconquista do Campeonato, os Dragões impuseram a sua força na Taça de Portugal, um troféu que já fugia desde a época 2008/09. No que diz respeito a dobradinhas, foi a 11.ª do historial portista.
Frente ao vencedor das duas últimas edições da Taça de Portugal, o FC Porto Império Bonança desde cedo procurou impor o seu jogo, pressionando alto e apostando em transições rápidas, uma das imagens de marca do conjunto comandado por Tó Neves.
Entre alguma ineficácia e a inspiração do guardião adversário, Diogo Almeida, as pretensões portistas conheceram um revés ainda mais duro quando Gonçalo Alves abriu o activo, aos 14 minutos. A três do intervalo, Reinaldo Ventura, em lance individual, voltou a deixar tudo igual e deu o mote para a etapa complementar.
Com apenas 12 segundos decorridos na segunda parte, Gonçalo Alves, de novo, voltou a dar vantagem à Oliveirense, mas a resposta do Campeão nacional foi mesmo assim, à campeão.
Num curto espaço de três minutos, Reinaldo Ventura (31), Ricardo Barreiros (32) e Pedro Moreira (34) consumaram a reviravolta no marcador e o cenário da dobradinha tornou-se (ainda mais) real.
Gonçalo Alves completou o hat-trick de grande penalidade (44) mas, segundos depois, Ricardo Barreiros sentenciou a partida num lance em que foi deliciosamente servido pelo capito Reinaldo Ventura. A partir daqui, o FC Porto Império Bonança limitou-se a gerir a vantagem e a vitória não mais voltou a estar em causa.
Depois da reconquista do Campeonato, os Dragões impuseram a sua força na Taça de Portugal, um troféu que já fugia desde a época 2008/09. No que diz respeito a dobradinhas, foi a 11.ª do historial portista.
Frente ao vencedor das duas últimas edições da Taça de Portugal, o FC Porto Império Bonança desde cedo procurou impor o seu jogo, pressionando alto e apostando em transições rápidas, uma das imagens de marca do conjunto comandado por Tó Neves.
Entre alguma ineficácia e a inspiração do guardião adversário, Diogo Almeida, as pretensões portistas conheceram um revés ainda mais duro quando Gonçalo Alves abriu o activo, aos 14 minutos. A três do intervalo, Reinaldo Ventura, em lance individual, voltou a deixar tudo igual e deu o mote para a etapa complementar.
Com apenas 12 segundos decorridos na segunda parte, Gonçalo Alves, de novo, voltou a dar vantagem à Oliveirense, mas a resposta do Campeão nacional foi mesmo assim, à campeão.
Num curto espaço de três minutos, Reinaldo Ventura (31), Ricardo Barreiros (32) e Pedro Moreira (34) consumaram a reviravolta no marcador e o cenário da dobradinha tornou-se (ainda mais) real.
Gonçalo Alves completou o hat-trick de grande penalidade (44) mas, segundos depois, Ricardo Barreiros sentenciou a partida num lance em que foi deliciosamente servido pelo capito Reinaldo Ventura. A partir daqui, o FC Porto Império Bonança limitou-se a gerir a vantagem e a vitória não mais voltou a estar em causa.
A equipa orientada por T Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (2) e Jorge Silva. Jogaram ainda: Caio, Hélder Nunes, Vítor Hugo e Tiago Losna.
A FC Porto Império Bonança conquistou a 14.ª Taça de Portugal da história e assume-se como a equipa com mais triunfos nesta competição.
Etiquetas:
Hóquei em Patins
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Boccia - Campeonato da Europa 2013
Os portugueses irão medir forças com seleções como a Inglaterra, Républica Checa e Espanha, que são os principais adversários da nossa seleção.
Os 11 convocados:
BC1: João Paulo Fernandes e António Marques;
BC2: Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves e Abílio Valente;
BC3: José Macedo, Armando Costa e Luís Silva;
BC4: Pedro Clara, Fernando Pereira e Domingos Vieira;
Boa sorte para o nosso campeão e para todos os portugueses em prova!
Etiquetas:
Desporto Adaptado
domingo, 9 de junho de 2013
Hóquei em Patins * FC Porto 8 - Candelária 7
30ª. Jornada do Campeonato Nacional
Publicado em fcporto.pt
Publicado em fcporto.pt
O
FC Porto Império Bonança venceu este sábado o Candelária, por 8-7, em
encontro da 30.ª e última jornada do Campeonato nacional. Barreiros fez
um “hat-trick”, num encontro que serviu também para festejar o título
que já estava garantido há três semanas, após o triunfo sobre o Benfica
(7-3), na antepenúltima jornada.
Antes do jogo, deu-se a entrega do troféu de campeão nacional 2012/13 ao plantel, por intermédio de Fernando Graça, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal. Quanto ao encontro em si, a vitória pela margem mínima não reflecte a superioridade portista: os Dragões apenas estiveram em desvantagem nos primeiros dez minutos, mostrando depois a sua superioridade técnica. Porém, alguma descompressão final permitiu aos açorianos reduzir a desvantagem até aos 8-7.
Foi o Candelária a primeira equipa a marcar, logo no primeiro minuto, por Tiago Rafael. Barreiros restabeleceu a igualdade no minuto seguinte, mas, com dois tentos de rajada, os insulares colocaram-se a vencer por 1-3, aos sete. A resposta portista voltou a não tardar, com dois golos ao minuto nove (Barreiros, de novo, e Pedro Moreira, de meia distância) que originaram novo empate (3-3). Seguir-se-iam mais três golos até ao intervalo, que praticamente definiram a partida: Barreiros completou um “hat-trick” aos 14 (num contra-ataque conduzido por Pedro Moreira), Vítor Hugo ampliou aos 19 e Hélder Nunes fechou a contagem da primeira parte (6-3) com um golo a 21 segundos do intervalo.
O mesmo Hélder Nunes fez o 7-3 três minutos depois do recomeço, num segundo tempo tranquilo dos portistas até aos 39, quando Miguel Dantas fez dois tentos e reduziu para 7-5. Os Dragões, até então dominadores perante um adversário que não oferecia resistência, voltaram a acelerar um pouco o ritmo e Jorge Silva, aos 43, com uma “bomba”, fez o 8-5, que parecia encerrar as dúvidas sobre o vencedor. Porém, o Candelária fez mais dois golos, num jogo em que há ainda a destacar o contributo do guarda-redes Nélson Filipe, que deteve um livre directo e um penálti.
A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Nélson Filipe (g.r.), Pedro Moreira (1), Ricardo Barreiros (3), Reinaldo Ventura e Jorge Silva (1). Jogaram ainda Tiago Losna, Hélder Nunes (2) e Vítor Hugo (1).
Antes do jogo, deu-se a entrega do troféu de campeão nacional 2012/13 ao plantel, por intermédio de Fernando Graça, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal. Quanto ao encontro em si, a vitória pela margem mínima não reflecte a superioridade portista: os Dragões apenas estiveram em desvantagem nos primeiros dez minutos, mostrando depois a sua superioridade técnica. Porém, alguma descompressão final permitiu aos açorianos reduzir a desvantagem até aos 8-7.
Foi o Candelária a primeira equipa a marcar, logo no primeiro minuto, por Tiago Rafael. Barreiros restabeleceu a igualdade no minuto seguinte, mas, com dois tentos de rajada, os insulares colocaram-se a vencer por 1-3, aos sete. A resposta portista voltou a não tardar, com dois golos ao minuto nove (Barreiros, de novo, e Pedro Moreira, de meia distância) que originaram novo empate (3-3). Seguir-se-iam mais três golos até ao intervalo, que praticamente definiram a partida: Barreiros completou um “hat-trick” aos 14 (num contra-ataque conduzido por Pedro Moreira), Vítor Hugo ampliou aos 19 e Hélder Nunes fechou a contagem da primeira parte (6-3) com um golo a 21 segundos do intervalo.
O mesmo Hélder Nunes fez o 7-3 três minutos depois do recomeço, num segundo tempo tranquilo dos portistas até aos 39, quando Miguel Dantas fez dois tentos e reduziu para 7-5. Os Dragões, até então dominadores perante um adversário que não oferecia resistência, voltaram a acelerar um pouco o ritmo e Jorge Silva, aos 43, com uma “bomba”, fez o 8-5, que parecia encerrar as dúvidas sobre o vencedor. Porém, o Candelária fez mais dois golos, num jogo em que há ainda a destacar o contributo do guarda-redes Nélson Filipe, que deteve um livre directo e um penálti.
A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Nélson Filipe (g.r.), Pedro Moreira (1), Ricardo Barreiros (3), Reinaldo Ventura e Jorge Silva (1). Jogaram ainda Tiago Losna, Hélder Nunes (2) e Vítor Hugo (1).
Etiquetas:
Hóquei em Patins
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Boccia - Dragões mais uma vez imbatíveis no Campeonato de Portugal
Mais uma vez, o nosso trio acabou a prova sem derrotas e sagrou-se Campeão de Portugal, conseguindo a "dobradinha" uma vez que duas semanas antes, já se tinham sagrado Campeões Nacionais.
Resultados: 6 - 2 contra SCB; 6 - 1 contra APC Lisboa; 4 - 1 contra APPC do Porto;
Uma temporada que chega ao fim e que acabou da melhor forma para os nossos Campeões!
Parabéns a toda a equipa!
Etiquetas:
Desporto Adaptado
domingo, 2 de junho de 2013
Andebol * Derrotados na final da Taça de Portugal
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Vitalis voltou a perder a
oportunidade de conquistar a primeira “dobradinha” da sua história, ao
ser derrotado pelo Sporting, por 30-28 (após prolongamento), em Tavira,
na final da Taça de Portugal.
Os Dragões, liderados pelo capitão Ricardo
Moreira (dez golos), deixaram fugir uma vantagem de dois golos, a
quatro minutos do fim.
Ao intervalo, o Sporting vencia por um golo (13-12), mas o ascendente ao longo do segundo tempo foi quase sempre azul e branco. A quatro minutos do fim, Gilberto Duarte foi excluído e o FC Porto perdeu a vantagem (25-23) que tinha arrecadado. No prolongamento, apesar da excelente exibição do guarda-redes Alfredo Quintana, o Sporting conseguiu superiorizar-se.
A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (3), Pedro Spínola, Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (10), Elias Nogueira (1) e Wilson Davyes. Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), Daymaro Salina (1), João Ferraz (5) e Hugo Rosário (2).
Ao intervalo, o Sporting vencia por um golo (13-12), mas o ascendente ao longo do segundo tempo foi quase sempre azul e branco. A quatro minutos do fim, Gilberto Duarte foi excluído e o FC Porto perdeu a vantagem (25-23) que tinha arrecadado. No prolongamento, apesar da excelente exibição do guarda-redes Alfredo Quintana, o Sporting conseguiu superiorizar-se.
A equipa treinada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (3), Pedro Spínola, Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (10), Elias Nogueira (1) e Wilson Davyes. Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), Daymaro Salina (1), João Ferraz (5) e Hugo Rosário (2).
Etiquetas:
Andebol
Hóquei em Patins * Derrotados na final da Liga Europeia
Benfica-FC Porto Império Bonança, 6-5 (após prolongamento)
Liga europeia, final
2 de Junho de 2013
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Árbitros: Oscar Valverde (Espanha), Francisco Garcia (Espanha) e Alessandro Eccelsi (Itália)
BENFICA: Ricardo Silva (g.r.), Valter Neves (cap.), Esteban Ábalos, Carlos López e João Rodriguez
Jogaram ainda: Diogo Rafael, Cacau, Luís Viana, Pedro Henriques (g.r.) e Marc Coy
Treinador: Luís Sénica
FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura (cap.) e Jorge Silva
Jogaram ainda: Caio, Hélder Nunes, Vítor Hugo, Nelson Filipe (g.r.) e Tiago Losna
Treinador: Tó Neves
Ao intervalo: 3-4
Marcadores: Jorge Silva (2m), Reinaldo Ventura (7m, pen., 10m e 45m), Cacau (9m), Luís Viana (11m, pen., e 41m, pen.), Diogo Rafael (20m), Hélder Nunes (22m), Marc Coy (31m) e Diogo Rafael (52m)
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Império Bonança perdeu este
domingo a hipótese de se sagrar pela terceira vez campeão europeu, ao
ser batido por um golo de ouro de Diogo Rafael, do Benfica, que assim
conquistou o título pela primeira vez. Os Dragões lideraram grande parte
do encontro e acabaram por cair ao minuto e meio do prolongamento, com
um remate de meia distância do lisboeta.
A partida começou da
melhor maneira para o FC Porto, que abriu o marcador logo aos dois
minutos, graças a uma “picadinha” de Jorge Silva, após passe de Reinaldo
Ventura. A vantagem aumentou para 2-0, na conversão de uma grande
penalidade cometida por Ábalos (viu o cartão azul) sobre Jorge Silva,
que Reinaldo Ventura converteu.
Com uma pressão muito alta sobre o
adversário, os Dragões dominavam a partida, mas Cacau reduziu para 2-1,
na conversão de um livre directo, aos nove minutos. Logo no minuto
seguinte, Reinaldo Ventura, numa recarga, repôs a vantagem de dois
tentos, reduzida de novo por Luís Viana, na marcação de um penálti. A
igualdade (3-3) chegou aos 20, por intermédio de Diogo Rafael, mas
Hélder Nunes, com um desvio à boca da baliza, aos 22, permitiu aos
portistas chegar em vantagem ao intervalo (4-3).
A segunda parte
foi ainda mais tensa, com o Benfica a revelar-se eficaz e a contar com
uma exibição bem mais conseguida do que habitual do guarda-redes Ricardo
Silva. Golos de Marc Coy, aos 31 minutos, e Luís Viana,
aos 41 (penálti), colocaram os “encarnados” pela primeira vez na frente
(5-4). Pelo meio, Ricardo Barreiros e Hélder Nunes não conseguiram
concretizar lances de bola parada. No entanto, o empate (5-5), surgiu a
cinco minutos do fim: Reinaldo Ventura concretizou um livre directo após
falta de Valter Neves sobre Hélder Nunes.
No prolongamento, a
sempre ingrata regra do golo de ouro ditou a derrota do FC Porto. O
sonho portista está adiado por mais um ano, mas, mais tarde ou mais
cedo, a taça irá voltar à Invicta.
Etiquetas:
Hóquei em Patins
Bilhar * FC Porto conquista Taça de Portugal de bilhar às 3 tabelas
FC Porto venceu a Taça de Portugal por equipas, ao bater a ALAB na final, realizada em Leça.
Os Dragões arrecadaram o troféu pelo oitavo ano consecutivo.
FC Porto / CIN
2 - 0
ALAB - A
| Detalhe | Jogador | Resultado | Jogador |
|---|---|---|---|
| Jogo 4 | Alípio Jorge Fernandes | 0(0) - 0(0) | Emanuel Luis |
| Jogo 3 | João Ferreira | 0(0) - 0(0) | José Carlos Gonçalves |
| Jogo 2 | Santos Oliveira | 0(0) - 0(0) | Fernando Silva |
| Jogo 1 | Rui Manuel Costa | 0(0) - 0(0) | Francisco Rodrigues |
Etiquetas:
Bilhar
Hóquei em Patins * Na final da Liga Europeia ... sem adversário!
O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na final da Liga
Europeia de hóquei, frente ao FC Porto, alegando questões de segurança e
pelo facto de não terem sido cedidos mais bilhetes para os seus
adeptos.
Em comunicado, o clube lisboeta diz que, após os
incidentes ocorridos do Dragão Caixa, no Porto, nas meias-finais, no
sábado, realizou contactos no sentido de a Polícia de Segurança Pública
(PSP) garantir melhores condições de segurança para a partida de domingo
e requisitando ingressos para os seus adeptos.
Oxalá as divergências entre clubes sejam ultrapassadas, e garantam a segurança dos adversários.
Pela
primeira vez na história da mais importante prova europeia de clubes de
hóquei em patins a final seria 100% portuguesa.
Haja bom senso, o que se passou não foi assim tão grave, tendo em conta acontecimentos passados, inclusive no pavilhão do nosso adversário.
Já fomos campeões sem luz, também o seremos sem adversário.
Crónica à meia-final entre FC Porto e Valdagno, publicada em fcporto.pt
O FC Porto Império Bonança está apurado
para a final da Liga Europeia, após vencer por 9-7 os italianos do
Valdagno, num emocionante jogo no Dragão Caixa, com constantes
alterações no comando do marcador.
Num pavilhão repleto, que acolheu esta "final four" com entusiasmo, logo aos 30 segundos Reinaldo dispôs de um livre directo que não conseguiu converter. Porém, o 2-0 chegaria ainda antes dos 10 minutos, por Ricardo Barreiros, num remate de meia distância, aos cinco, e Reinaldo Ventura, na conversão de um penálti, aos nove. O FC Porto teve depois uma soberana oportunidade para fazer o terceiro golo, quando Caio se isolou, mas Pedro Gil e Nicolia (livre directo), aos 12 e 13 minutos, repuseram a igualdade.
Num primeiro tempo em que as duas equipas deixaram bem patente o seu ADN - os italianos são mais cautelosos e cínicos do que os Dragões, que tiveram no guarda-redes adversário um grande obstáculo -, ainda houve tempo para o FC Porto se pôr em vantagem, com Hélder Nunes a converter o livre directo correspondente à décima falta, aos 21 minutos. Dario Rigo desperdiçou um livre directo, que Edo travou, e também Reinaldo e Caio desperdiçaram dois lances de bola parada. Ao intervalo, os Dragões venciam por 3-2
O Valdagno arrancou na segunda parte com menos dois jogadores e Pedro Moreira aproveitou para fazer o 4-2. Sérgio Silva "bisou" e repôs o empate, com Rincon, aos 33 minutos, a pôr os italianos pela primeira vez em vantagem (5-4). Barreiros fez o 5-5 (34m), Pedro Gil o 6-5, Caio o 6-6 (43m) e Nicolia, logo de seguida, o 6-7. Sentiu-se apreensão no Dragão Caixa, mas em três minutos (dos 45 aos 47) o FC Porto marcou três golos, por Ricardo Barreiros (penálti), Caio e Hélder Nunes, num lance de contra-ataque.
Num pavilhão repleto, que acolheu esta "final four" com entusiasmo, logo aos 30 segundos Reinaldo dispôs de um livre directo que não conseguiu converter. Porém, o 2-0 chegaria ainda antes dos 10 minutos, por Ricardo Barreiros, num remate de meia distância, aos cinco, e Reinaldo Ventura, na conversão de um penálti, aos nove. O FC Porto teve depois uma soberana oportunidade para fazer o terceiro golo, quando Caio se isolou, mas Pedro Gil e Nicolia (livre directo), aos 12 e 13 minutos, repuseram a igualdade.
Num primeiro tempo em que as duas equipas deixaram bem patente o seu ADN - os italianos são mais cautelosos e cínicos do que os Dragões, que tiveram no guarda-redes adversário um grande obstáculo -, ainda houve tempo para o FC Porto se pôr em vantagem, com Hélder Nunes a converter o livre directo correspondente à décima falta, aos 21 minutos. Dario Rigo desperdiçou um livre directo, que Edo travou, e também Reinaldo e Caio desperdiçaram dois lances de bola parada. Ao intervalo, os Dragões venciam por 3-2
O Valdagno arrancou na segunda parte com menos dois jogadores e Pedro Moreira aproveitou para fazer o 4-2. Sérgio Silva "bisou" e repôs o empate, com Rincon, aos 33 minutos, a pôr os italianos pela primeira vez em vantagem (5-4). Barreiros fez o 5-5 (34m), Pedro Gil o 6-5, Caio o 6-6 (43m) e Nicolia, logo de seguida, o 6-7. Sentiu-se apreensão no Dragão Caixa, mas em três minutos (dos 45 aos 47) o FC Porto marcou três golos, por Ricardo Barreiros (penálti), Caio e Hélder Nunes, num lance de contra-ataque.
O FC Porto alinhou com Edo Bosch, Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura e Jorge Silva. Jogaram ainda Caio, Hélder Nunes e Vítor Hugo.
Os Dragões quebraram o enguiço frente ao Valdagno (com quem já tinham perdido por duas vezes no Dragão Caixa) e podem agora conquistar o terceiro título de campeões europeus, 23 anos depois.
Etiquetas:
Hóquei em Patins
Andebol * FC Porto na final da Taça de Portugal
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Vitalis garantiu este sábado o
acesso à final da Taça de Portugal, após bater o Águas Santas por 28-24,
em Tavira, local onde se disputa a "final four" da competição.
O
adversário no jogo decisivo será o Sporting (domingo, 17h).
Os Dragões chegaram ao intervalo a vencer por apenas um golo (14-13), mas resolveram o destino do encontro com um parcial de 7-0 no arranque do segundo tempo. Com Alfredo Quintana em grande na baliza, o treinador Ljubomir Obradovic teve até a oportunidade de "rodar" a equipa nos últimos minutos, danda oportunidade a jogadores menos utilizados.
O FC Porto, que já garantiu o pentacampeonato, vai agora em busca da sua oitava Taça e da primeira "dobradinha" da história.
O FC Porto Vitalis alinhou com Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (5), Daymaro Salina (2), Tiago Rocha (2), Ricardo Moreira (3), Elias Nogueira (1) e Wilson Davyes (3). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ramos (2), Pedro Spínola (3), Filipe Mota, Hugo Rosário, João Ferraz (7) e Sérgio Rola.
Os Dragões chegaram ao intervalo a vencer por apenas um golo (14-13), mas resolveram o destino do encontro com um parcial de 7-0 no arranque do segundo tempo. Com Alfredo Quintana em grande na baliza, o treinador Ljubomir Obradovic teve até a oportunidade de "rodar" a equipa nos últimos minutos, danda oportunidade a jogadores menos utilizados.
O FC Porto, que já garantiu o pentacampeonato, vai agora em busca da sua oitava Taça e da primeira "dobradinha" da história.
O FC Porto Vitalis alinhou com Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (5), Daymaro Salina (2), Tiago Rocha (2), Ricardo Moreira (3), Elias Nogueira (1) e Wilson Davyes (3). Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), João Ramos (2), Pedro Spínola (3), Filipe Mota, Hugo Rosário, João Ferraz (7) e Sérgio Rola.
Etiquetas:
Andebol
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Boccia - Dragões em grande plano no Campeonato de Portugal (Individual)
A competição foi realizada na cidade de Oliveira de Azeméis, e contou com a presença de dois atletas do FCP: Pedro Clara (classe bc4) foi Vice - Campeão, tendo perdido apenas na final, contra o atleta Domingos Vieira do SC Braga, numa final de alto nível e disputada até à ultima bola.
João Pereira (classe bc2) ficou no 3º lugar, depois de vencer uma atleta da Seleção Nacional de grande qualidade, Cristina Gonçalves da APC Lisboa. De recordar que o nosso atleta já tinha afastado outro atleta da Seleção, nos quartos de final da prova, Abílio Valente da APPC do Porto.
Mais uma vez, os nossos dragões tiveram uma excelente prestação, naquela que foi a última competição nacional, a nível individual.
A última será já este sábado dia 1 de Junho, o Campeonato de Portugal, mas na vertente de Pares e Equipas.
O Futebol Clube do Porto vai apresentar-se com o trio que foi homenageado no Dragão Caixa no fim de semana passado: Carla Oliveira, Manuel Lopes e Pedro Clara que vão com certeza lutar por mais um título, dos muitos que o FCP já conquista desde 2005 e que é líder do Ranking Nacional há 9 anos consecutivos!
Parabéns campeões!
Etiquetas:
Desporto Adaptado
Boxe * Campeões Nacionais em Séniores Femininos
![]() |
| Juliana Rocha "Píton" - Pentacampeã de boxe, 2012/2013, na categoria de -64kg |
O FC Porto sagrou-se campeão nacional de
boxe, em seniores femininos consagrados e infantis femininos. O feito
ocorreu nos Campeonatos nacionais, que se disputaram este fim-de-semana,
no Pavilhão Municipal de Crestins, na Maia.
Eis os resultados completos dos atletas do FC Porto:
Seniores Femininos Consagrados
Soraia Jesus (48kg): Campeão Nacional Individual
Alice Silva (57kg): Campeão Nacional Individual
Diana Martins (60kg): Campeão Nacional Individual
Juliana Rocha (64kg): Campeão Nacional Individual
Diana Fontes (69kg): Campeão Nacional Individual
Cátia Pereira (+81kg): Campeão Nacional Individual
Primeiro lugar por equipas: FC Porto
Juniores A masculinos
José Pinto (60kg): Campeão Nacional Individual
Infantis femininos
Sara Pinto (57kg): Campeão Nacional Individual
Primeiro Lugar por equipas: FC Porto
Eis os resultados completos dos atletas do FC Porto:
Seniores Femininos Consagrados
Soraia Jesus (48kg): Campeão Nacional Individual
Alice Silva (57kg): Campeão Nacional Individual
Diana Martins (60kg): Campeão Nacional Individual
Juliana Rocha (64kg): Campeão Nacional Individual
Diana Fontes (69kg): Campeão Nacional Individual
Cátia Pereira (+81kg): Campeão Nacional Individual
Primeiro lugar por equipas: FC Porto
Juniores A masculinos
José Pinto (60kg): Campeão Nacional Individual
Infantis femininos
Sara Pinto (57kg): Campeão Nacional Individual
Primeiro Lugar por equipas: FC Porto
Etiquetas:
Boxe
Bilhar * João Ferreira conquista Campeonato Nacional de Esperanças de Carambola
João Ferreira do FC Porto venceu o Campeonato Nacional de Esperanças
de Carambola ao bater na final Jorge Costa da Casa do Porto de Espinho
por 3-1.
Etiquetas:
Bilhar
sábado, 25 de maio de 2013
Andebol * Sp. Horta 23 - FC Porto 29
10ª. Jornada * Campeonato Nacional * Grupo A
Publicado em fcporto.pt
Os pentacampeões nacionais encerraram a
fase final do Andebol 1 com uma vitória por 29-23, em jogo da décima e
última jornada da fase final da competição.
Tiago Rocha, com sete golos, foi o melhor marcador do FC Porto, com mais dois do que Sérgio Rola.
Na próxima semana o FC Porto joga no Algarve a "final four" da Taça de Portugal, competição que encerra a época. O adversário das meias-finais será o Águas Santas, no próximo sábado.
Tiago Rocha, com sete golos, foi o melhor marcador do FC Porto, com mais dois do que Sérgio Rola.
Na próxima semana o FC Porto joga no Algarve a "final four" da Taça de Portugal, competição que encerra a época. O adversário das meias-finais será o Águas Santas, no próximo sábado.
Etiquetas:
Andebol
Milhões sem Líder!
Se no caso de João Moutinho, Pinto da Costa já tinha preparado o terreno umas semanas antes, dizendo que tinha sido difícil manter o jogador no mercado de inverno, já no caso de James Rodriguez foi com alguma estupefação que se disse adeus a um jogador com 21 anos, com um mundial à porta.
Mas mais ainda incrédulo com o destino de ambos os jogadores. Para o FC Porto, 70 milhões pagos pelo Barcelona ou pelo Mónaco são sempre 70 milhões. Para os jogadores deveria ser diferente!
E não seria por falta de interessados que os jogadores teriam forçosamente de ficar no FC Porto. João Moutinho tinha as portas de Inglaterra abertas, e em teoria, jogar no campeonato Inglês, num clube que está nas competições europeias e com história é bem diferente do que jogar num clube que subiu à 1º Liga, que vai competir apenas nas competições nacionais e que a nível de história é conhecido pelos príncipes que habitam naquele mundo à parte e também pelo grande prémio de Fórmula 1 que tem características únicas.
Quanto a James, aos 21 anos é claramente um passo atrás. Muito dinheiro sim, mas aos 21 anos ter já o pensamento no dinheiro e não na possibilidade de vir a jogar num clube histórico e numa das melhores liga do mundo é sinal de alguma preocupação da evolução do jogador no futuro.
Se a SAD poderia fazer alguma coisa? Claro que sim! Ou será que até Agosto, não existiam outros jogadores capazes de equilibrar as contas da SAD?
Claro que existem! Quando o FC Porto tem 3 centrais de grande qualidade e acaba de contratar aquele que vai dentro de um par de ano, o melhor central do mundo (Diego Reyes) claramente, a sair alguém para equilibrar as contas seria um central!
No meio campo a qualidade também era em grande quantidade. Manter Fernando, Defour, Moutinho, Lucho e James era complicado, mas vender 2 deles é de loucos, quando se sabe que Fernando poderá sair, aliás, todos os anos está para sair e é um facto que termina contrato em 2014 e renovação nada!
E quando se sabia que existem jogadores como Alex Sandro, Mangala, Fernando e Jackson Martinez com clubes interessados, para além dos interesses que existiam por Moutinho e James, claramente a SAD deveria ter esperado mais um pouco e ter decidido por saídas que não desequilibrassem tanto determinados sectores, até porque vai ser muito complicado manter Mangala e Jackson.
E se pelos vistos existe tanto interesse nos jogadores do FC Porto, também não se percebe o investimento já feito em vários jogadores, que claramente não são substitutos directos dos que já saíram e poderão sair. Diego Reyes, Tiago Rodrigues, Ricardo Pereira e Carlos Eduardo são bons jogadores mas numa perspetiva futura. Herrera está a caminho, esse sim, aparentemente para atenuar a saída de João Moutinho, mas será suficiente?
Uma coisa é certa, não é por falta de Milhões que a SAD não equilibrará o plantel. O FC Porto precisa de poucos mas bons jogadores, e não de voltar a entrar em competição directa com o rival de Lisboa.
Mais, é preciso arrumar a casa e se souberem arrumar muitos Milhões entrarão provenientes de jogadores que não tem espaço no plantel nem grande futuro no clube.
E sobretudo, arrumar a casa o quanto antes no que diz respeito ao treinador para a próxima época. Vítor Pereira terminou o seu ciclo e é importante definir quem irá treinar o FC Porto, até porque já se percebeu que vem aí revolução e estar a contratar e vender jogadores sem se saber quem é o treinador arriscamo-nos a ficar com as terceiras ou quartas opções.
Jorge Nuno Pinto da Costa é hoje eleito para um novo mandato, e esperamos todos, que a partir de segunda-feira seja anunciado o novo treinador e se comece a arrumar a casa.
Vem aí um novo triénio e como já se percebeu será o último de Pinto da Costa. E se é ó ultimo terá que ser o melhor de sempre. E sem tem que ser o melhor de sempre, então há que investir como nunca se investiu para levar o FC Porto à conquista do 30º título de campeão na Liga e mais um grande título europeu.
Se é possível? Claro que sim. Esta equipa precisa de um treinador que seja um líder e com tantos milhões há que saber contratar os jogadores certos para este objectivo.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge
Etiquetas:
Próxima época
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Hóquei em Patins * Oliveirense 6 - FC Porto 7
29ª. Jornada do Campeonato Nacional
Publicado em fcporto.pt
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Império Bonança venceu no terreno da Oliveirense, por 7-6, em encontro da 29.a e
penúltima jornada do Campeonato nacional. Os Dragões, que se sagraram
campeões nacionais há menos de uma semana, com um triunfo sobre o
Benfica (7-3), não facilitaram na deslocação ao rinque do terceiro
classificado.
Mais preocupados com a preparação da "final four" da Liga Europeia, que arranca a 1 de Junho, no Dragão Caixa, com os italianos do Valdagno como adversários nas meias-finais, os portistas chegaram ao intervalo a perder por 5-2, com Jorge Silva a apontar os golos azuis e brancos.
Na segunda parte, os Dragões assinaram uma recuperação notável, com destaque para o capitão Reinaldo Ventura, autor de um "poker". Caio apontou o outro tento do FC Porto, que fica assim com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica.
Mais preocupados com a preparação da "final four" da Liga Europeia, que arranca a 1 de Junho, no Dragão Caixa, com os italianos do Valdagno como adversários nas meias-finais, os portistas chegaram ao intervalo a perder por 5-2, com Jorge Silva a apontar os golos azuis e brancos.
Na segunda parte, os Dragões assinaram uma recuperação notável, com destaque para o capitão Reinaldo Ventura, autor de um "poker". Caio apontou o outro tento do FC Porto, que fica assim com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica.
Etiquetas:
Hóquei em Patins
domingo, 19 de maio de 2013
Tricampeões invictos! "Limpinho, limpinho, limpinho!"
Após uma época dura, de algum sofrimento para nós portistas, eis que hoje surge o materializar do justo prémio ... ser Tricampeões Nacionais!
Merecido, e ainda mais saboroso após a campanha da imprensa lisboeta que precocemente atribuiu o ceptro aos encarnados.
A nossa equipa nunca deitou a toalha ao chão, e com a sorte de campeão e humildade, conseguiu no Dragão a reviravolta na tabela classificativa!
Sem termos sido brilhantes ao longo do campeonato, fomos os mais regulares, terminamos o campeonato sem derrotas e por conseguinte somos uns justos vencedores.
"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir."
Albert Einstein
Uma palavra para Vítor Pereira, homem que encarna a frase supracitada, grande portista, muitas vezes criticado e incompreendido por nós adeptos, sempre protegeu o grupo, os seus atletas, e foi ele o obreiro deste Tricampeonato.
VP acreditou quando já muitos não acreditavam, e por muito que alguns não gostem do estilo de jogo da equipa, só temos é de agradecer o grande trabalho à frente do FC Porto.
VP acreditou quando já muitos não acreditavam, e por muito que alguns não gostem do estilo de jogo da equipa, só temos é de agradecer o grande trabalho à frente do FC Porto.
Agora é hora de festejar. O povo está na rua!
Tricampeões, "limpinho, limpinho, limpinho!"
Etiquetas:
Análise ao jogo
sábado, 18 de maio de 2013
O dia está a chegar…
Foi um campeonato atípico! O FC Porto, vencendo amanhã, tem a possibilidade de vir a terminar o campeonato sem derrotas, com mais pontos, mais golos marcados e menos golos sofridos do que na época passada. E se isto vier a acontecer, claramente não é sinal de ter sido mais fácil, mas sim, porque o equilíbrio forçado durante quase toda a época, manteve viva a chama vermelha do clube do regime vir a ser campeão.
A vitória na semana passada no Dragão apenas permitiu ao FC Porto, amanhã, depender de si próprio para conquistar a Liga. Os festejos excederam-se um pouco, por parte dos adeptos, mas é compreensível. Para quem venceu um rival que podia ter-se sagrado campeão no Dragão mas mais uma vez não conseguiu e para quem venceu um rival que há quase 3 semanas atrás já festejava o título, acaba por ser normal a euforia dos adeptos.
Contudo, jogadores, equipa técnica e dirigentes dosearam muito bem a alegria da vitória e a concentração para o jogo de amanhã começou logo após o apito final de Pedro Proença.
E por muito que a comunicação social de Lisboa pretenda destabilizar com as noticias de saídas de jogadores do FC Porto certo é que amanhã os jogadores vão entrar em campo com o objectivo muito claro: Vencer!
Mesmo com o lugar na pré-eliminatória da Champions já conquistado, o adversário de amanha irá concerteza dificultar e muito o jogo do FC Porto. A motivação daqueles jogadores ultrapassa todos os limites que alguma vez imaginavam. Uma coisa é certa, tem tudo para ser um jogo aberto e um excelente espectáculo.
A equipa entrou hoje em estágio e no que diz respeito a convocados, apenas 1 alteração, a saída por lesão de Fernando e o regresso de Izmaylov. Uma nota a realçar é a ausência, pela segunda vez consecutiva de Atsu, aparentemente sem problemas físicos, o que pode deixar no ar, a saída do Ganês na final da época.
Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Izmaylov, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.
Vítor Pereira deverá apostar na mesma equipa do último jogo, com excepção de Fernando que deverá ter em Defour o seu substituto. Será um FC Porto à sua imagem, fortalecido com a entrada de Varela, que nos últimos 3 jogos foi uma pedra fundamental na equipa.
Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Mangala, Defour, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.
Muita expectativa para amanhã. Os adeptos irão encher o estádio, falta de apoio não será notada, mas dificuldades sim, são esperadas, porque o adversário é forte e está motivado.
Mas o FC Porto sabe que só depende de si próprio e será concerteza um FC Porto muito forte amanhã na Mata Real. Maior motivação do que ganhar mais um campeonato não existe e os jogadores sabem disso e sabem sobretudo que esta oportunidade não esteve tão certa como hoje.
Somos o maior clube Português. Somos mais pequenos em dimensão de adeptos, mas somos os maiores e este ano provámos acima de tudo, que o título será mais que justo, porque fomos mais fortes e não tivemos ajudas externas, como diz o outro, será Limpinho, Limpinho.
O jogo está marcado para as 18:30 e terá transmissão na Sporttv.
Força Porto.
O dia está a chegar…
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge
Etiquetas:
Antevisão da Jornada
Campeões Nacionais de Hóquei em Patins
Parabéns aos nossos atletas, equipa técnica e dirigentes, pela reconquista do ceptro que nos foi roubado na época passada.
O FC Porto bateu, este sábado, o Benfica, por 7-3, e sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 21.ª vez.
A duas jornadas do final da competição, os dragões somam 76 pontos, mais cinco do que o arquirival, e já não podem ser alcançados no primeiro lugar.
Num pavilhão Dragão Caixa completamente cheio, o F. C. Porto dominou por completo o Benfica na primeira parte e desde cedo deu a entender que dificilmente deixaria escapar o triunfo.
Ao intervalo, os portistas já ganhavam por 5-1. Na segunda parte, a equipa de Tó Neves fez a gestão da vantagem e consumou um triunfo cómodo.
Reinaldo Ventura (dois golos), Caio (dois golos), Hélder Nunes, Jorge Silva e Tiago Barreiros marcaram os tentos dos dragões, enquanto Esteban Abalos, Valter Neves e Luís Viana anotaram os golos benfiquistas.
Na véspera, também no Dragão Caixa, e também frente ao Benfica, o F. C. Porto já tinha celebrado o título nacional de andebol.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)
Etiquetas:
Hóquei em Patins
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Penta Campeões de Andebol
Parabéns aos nossos bravos atletas. equipa técnica e dirigentes, que hoje escreveram uma página de glória, ao conquistar de forma fantástica o penta campeonato, após baterem o Benfica por três golos de diferença (26-23).
A uma jornada do final somos penta campeões.
Este é o 18º campeonato de andebol do nosso palmarés.
Crónica ao jogo, publicada no site oficial do clube.
FC Porto Vitalis - Benfica, 26-23
Andebol 1, fase final, grupo A, nona jornada
17 de Maio de 2013
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: espectadores
Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador
FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (3), Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (cap., 10), Elias Nogueira (1), Daymaro Salina, Wilson Davyes (7),Pedro Spínola (2), Filipe Mota, João Ferraz (2) e Hugo Rosário
Treinador: Ljubomir Obradovic
BENFICA: Vicente Álamo e Ricardo Candeias (g.r.); David Tavares (6), Carlos Carneiro (4), Dario Andrade (3), Davor Cutura (6), José Costa (3), Inácio Carmo (1), Álvaro Rodrigues, Cláudio Pedroso, Tiago Pereira, João Pais e João Lopes
Treinador: Jorge Rito
Ao intervalo: 12-13
O FC Porto Vitalis sagrou-se esta sexta-feira pentacampeão, a uma jornada do fim do Andebol 1, após bater o Benfica por 26-23. Este é apenas o segundo pentacampeonato da história da modalidade em Portugal, após os cinco campeonatos consecutivos conquistados pelo Sporting nos anos 1960 e 70. Com 18 títulos, os Dragões são agora a equipa com mais títulos nacionais.
Esta decisiva vitória – a margem de três golos era necessária para confirmar desde já o título – foi obtida graças a um ambiente fantástico, num pavilhão repleto, e a uma segunda parte fortíssima, já que ao intervalo o Benfica vencia por um tento. Destaquem-se as prestações ofensivas do capitão Ricardo Moreira (10 golos em 13 remates) e de Wilson Davyes (sete golos).
A primeira parte decorreu sob o signo (esperado) do equilíbrio, com a única vantagem de dois golos (2-4) a ser obtida no raiar da partida, pelos forasteiros. De resto, também o FC Porto esteve na frente e registaram-se ainda nove empates. Hugo Laurentino efectuou algumas defesas de grande nível, mas, do outro lado, os guarda-redes do Benfica efectuaram detiveram ainda mais remates (oito contra seis).
Ao intervalo, a vantagem tangencial dos lisboetas explicava-se não tanto pela falha de Tiago Rocha num livre de sete metros (à entrada do minuto 20), mas sobretudo pela menor eficácia portista na primeira linha (42 por cento contra 62 do adversário).
No segundo tempo, os Dragões entraram em campo com Quintana na baliza e menos um jogador, por exclusão. Porém, Ricardo Moreira fez o 13-13 e, pouco depois, colocou o FC Porto na frente, num contra-ataque, após grande defesa do guarda-redes cubano. Com uma defesa mais agressiva e João Ferraz a revelar-se como atirador certeiro, os portistas construíram uma liderança de dois golos (18-16, 19-17 e 20-18), anulada aos 20-20, mas retomada com duas “bombas” de Wilson Davyes (22-20), aos 49 minutos.
A superioridade parecia definitivamente azul e branca e os Dragões aproveitaram duas exclusões adversárias para cimentar e deixar aproximar o fim da partida. A eficácia benfiquista desceu a pique e quando Elias Nogueira marcou o 26-22, a dois minutos e meio do fim, percebeu-se que o “penta” era uma certeza.
Já lá vão 78 jogos sem perder em casa e relembre-se ainda que o Benfica não vence na casa do Dragão desde 1990. É tempo de celebrar uma das gerações mais vitoriosas de sempre do andebol português.

Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)
"Temos um grupo, e não 14 jogadores"
Na conferência de imprensa após a vitória sobre o Benfica, que permitiu ao FC Porto celebrar o pentacampeonato, o treinador Ljubomir Obradovic repartiu os méritos pelo grupo de trabalho, sublinhando a sua união. "O FC Porto ganha porque tem um grupo e não 14 jogadores. Os que não jogam ajudam os que jogam, os que jogam mal apoiam os que jogam bem e vice-versa", afirmou.
"O FC Porto ganhou porque quis ganhar, quis entrar na história e teve um grande apoio dos adeptos. O FC Porto ganhou justamente. Na segunda parte melhorámos na defesa, fizemos mais remates e com este apoio foi normal. Difícil era perder…”, justificou o treinador portista, que descreveu depois a preparação da partida frente aos lisboetas. “Estivemos a prepará-lo nas últimas três semanas. Com o Sporting, na última jornada, o primeiro objectivo era não ver cartões vermelhos e não ter lesões, porque sabíamos que tínhamos de trabalhar tacticamente este jogo", sublinhou.
O técnico descreveu ainda o FC Porto como "um clube de família": "Desde os dirigentes, aos jogadores e adeptos, é fantástico para um treinador estrangeiro ter todo este apoio".
O capitão Ricardo Moreira, que apontou 10 golos na partida, mesmo regressado de uma lesão, atribuiu a sua exibição ao "apoio" dos colegas, treinador, dirigentes e equipa médica. "Obradovic sabe como ninguém pôr o grupo em forma para o jogo correcto. Falámos e chegámos à conclusão de que não ia jogar algumas partidas para estar em forma frente ao Benfica", admitiu.
"Estas vitórias devem-se à liderança do presidente, porque as finais não de desperdiçam, são para ganhar. Ele veio ter connosco esta semana e estava tranquilo, porque sabia que íamos ganhar e nós também o sabíamos. Este foi o campeonato mais difícil destes cinco, porque o Benfica é uma equipa forte, que se reforçou muito bem e nos dificultou ao máximo a tarefa", declarou o ponta-direita.
Etiquetas:
Andebol
domingo, 12 de maio de 2013
Eles são Bons, mas nós é que estamos em 1º!!!
Os dirigentes do clube do regime continuam a demonstrar que são uns meros aprendizes no mundo do futebol. O plano tinha tudo para ter sucesso mas a arrogância falou mais alto. Este sintoma passa para a equipa técnica e por fim chega aos jogadores!
Senão vejamos…
A final da Taça da Liga não podia ser ganha pelo FC Porto. Assim, em caso de sucesso nas 3 provas, o FC Porto continuaria à frente em relação ao número de títulos conquistados. E assim surgiu Capela… Já nem vale a pena voltar ao tema da exclusão do FC Porto da prova e dos esforços redobrados da LPFP em excluir o FC Porto...
Depois, quando se aproximou os jogos decisivos, Sporting e Marítimo, primeiro Capela, depois os jogadores do Marítimo, pois uma equipa que tinha claras hipóteses de ir à Liga Europa, abdicou em troca de algo, e abdicou mesmo, pois quem provoca um penalti aos 4 minutos e faz um auto-golo e assim dá os 2 golos ao adversário, não quis correr o risco do clube do regime perder pontos…
Com o sucesso a transbordar pela cabeça, eis que surgem os primeiros festejos, a conquista da Liga, a conquista da Liga Europa e só não falaram da Taça de Portugal, porque essa está mais que ganha!!!
E quando pensavam que o jogo do Estoril não seria preciso intervenção divina da Terra, eis que caem ao tapete e só não se estatelaram ao comprido porque o Estoril e o árbitro erraram e muito!
É normal que quando souberam que Pedro Proença, o melhor árbitro de Portugal e dos melhores do mundo, ia apitar o clássico, ficassem ansiosos. Pedro Proença erra, mas não erra a pedido e isto é algo que sai fora do controlo dos dirigentes do clube do regime e não gostam!
Ontem o FC Porto deu uma grande lição de humildade e espírito de sacrifico colocado em campo e não fora de campo.
O jogo não foi bonito porque o adversário tinha que defender a vantagem, vencer no Dragão nunca foi objectivo daquela equipa, porque não estava confortável com a arbitragem, porque estava cansado e porque sabia que ia ter um FC Porto forte. O medo de ser goleado pairava no ar e entende-se que tenham chegado ao Dragão, como uma equipa que luta para não descer de divisão e que iria ficar muito contente com 1 empate!
O FC Porto no ano que conquistou a Liga Europa, foi a Lisboa e não quis perder a possibilidade de ser Campeão no reduto deles. A isto chama-se ambição, garra e no entanto, também chegou à final da Taça de Portugal, ou seja, o cansaço e a gestão dos jogadores não é desculpa, pois o FC Porto já passou pelo mesmo e venceu mesmo, não as 3 provas que Jorge Jesus tanto fala, mas ainda venceu a Supertaça frente ao clube do regime.
Chamam a isto época fantástica do clube do regime? Tenham vergonha e respeitem o FC Porto…
O FC Porto ganhou e ganhou bem. Ganhou porque foi a equipa que até ao fim acreditou e queria ganhar, ganhou sem ajudas dos árbitros, ganhou com fair play e até no final do jogo deu uma lição de sabedoria e concentração ao abandonar o relvado sem entrar em festejos ridiculos, até porque falta mais 1 vitória.
Precisamente, falta mais 1 vitória e a concentração tem de continuar até ao último minuto na Mata Real. O facto de o Paços ter assegurado já a Champions pode em teoria facilitar mas há que estar preparado para tudo, e o tudo, é a extra-motivação do adversário, tipo a do Marítimo frente ao clube do regime, mas na versão para não perder e a equipa de arbitragem a ser nomeada.
Mas uma coisa é certa…
Estes jogadores ganharam uma dose extra de força e com a Mata Real a transbordar de Azul e Branco nada nos irá impedir de conquistar o 27º título e o 73º título oficial da história do clube.
Última nota para o ambiente fantástico que esteve no Dragão. Os adeptos acreditaram e os jogadores corresponderam. Esta sintonia é para se manter na Mata Real no próximo fim de semana.
O dia está a chegar…
Força Porto.
Ricardo Nuno Goncalves Jorge
Etiquetas:
Análise ao jogo
sábado, 11 de maio de 2013
Hóquei em Patins * Apurados para a "final four" da Liga Europeia
Liga Europeia * 2ª. Mão dos Quartos-de-Final
FC Porto 6 - Reus 4
Publicado em fcporto.pt
FC Porto organiza final da Liga Europeia
O FC Porto vai receber, no Dragão Caixa, a final four da Liga Europeia de hóquei em patins, com os jogos marcados para 1 e 2 de Junho.
A proposta do FC Porto foi considerada a melhor por unanimidade pelos membros da federação europeia (CERH), tendo ficado à frente das propostas do Valdagno (Itália) e do Benfica.
A final four está marcada para o fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, com as meias finais a jogarem-se entre FC Porto e Valdagno e Barcelona e Benfica.
O FC Porto tenta conquistar o mais importante troféu do hóquei em patins pela terceira vez, sendo o único clube português que tem dois títulos. Sporting e Óquei de Barcelos tem uma vitória cada.
FC Porto 6 - Reus 4
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Império Bonança venceu este
sábado o Reus, por 6-4, e apurou-se assim para a “final four” da Liga
Europeia. Os Dragões, superiormente “comandados” por Pedro Moreira (fez
dois golos e teve inúmeras acções valiosas) ultrapassaram assim a
desvantagem de um golo trazida da Catalunha, na primeira mão destes
quartos-de-final.
Como se esperava, o FC Porto entrou dominador na partida e, logo aos cinco minutos, Pedro Moreira, num contra-ataque, anulou a desvantagem na eliminatória. Aos dez, Jorge Silva aproveitou uma desatenção da defesa do Reus para fazer o 2-0. Reinaldo ainda teve oportunidade para fazer o terceiro, mas Guillem Trabal defendeu a grande penalidade.
Num pavilhão com um ambiente efervescente, em jeito de antecipação do clássico do futebol, os Dragões optaram por pôr algum “gelo” na partida, efectuando ataques mais longos. As melhores ocasiões continuaram a pertencer aos azuis e brancos, mas Edo Bosch também teve algumas intervenções decisivas, até que Xavi Rubio diminuiu a desvantagem forasteira. Um minuto depois, Reinado Ventura voltou a aumentar a margem dos portistas para os desejados dois tentos, na conversão de um livre directo.
Caio, isolado, em duas ocasiões, e Vítor Hugo, que acertou no poste, tiveram ocasiões soberanas para fazer o 4-1, mas o tento só surgiria a um mero segundo do intervalo, graças a Vítor Hugo, com um remate fortíssimo no coração da área. A vantagem dava tranquilidade ao FC Porto para a segunda parte, tendo em conta a derrota por 3-2 em Reus.
Porém, a equipa forasteira entrou mais forte no segundo tempo, com Raul Marín, entre os 28 e aos 31 minutos (num livre directo), a empatar novamente a eliminatória. No momento mais difícil do encontro, voltou a emergir Pedro Moreira, num lance individual, aos 32, a fazer o 5-3. Os espanhóis responderam com o 5-4, num “tiro” de meia-distância de Albert Casanovas, mas logo de seguida, num contra-ataque rápido, Reinaldo Ventura assistiu Jorge Silva para o 6-4.
Nos 15 minutos restantes, o FC Porto “congelou” com sucesso o ataque espanhol, dispondo das melhores oportunidades para pôr o ponto final na eliminatória, em contra-ataques que só por “milagre” (e por mérito de Guillem Trabal) não resultaram ao golo. O Reus, mais desgastado fisicamente, teve apenas uma ocasião para voltar à discussão da entrada na “final four”, com Raul Marín a acertar no poste. Reinaldo Ventura não converteu o livre directo correspondente à décima falta, a três minutos do fim, mas os Dragões festejaram ainda assim o apuramento para a fase decisiva da mais importante competição europeia de clubes, que até pode decorrer no Porto.
A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (2), Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Caio, Vítor Hugo (1) e Hélder Nunes.
Como se esperava, o FC Porto entrou dominador na partida e, logo aos cinco minutos, Pedro Moreira, num contra-ataque, anulou a desvantagem na eliminatória. Aos dez, Jorge Silva aproveitou uma desatenção da defesa do Reus para fazer o 2-0. Reinaldo ainda teve oportunidade para fazer o terceiro, mas Guillem Trabal defendeu a grande penalidade.
Num pavilhão com um ambiente efervescente, em jeito de antecipação do clássico do futebol, os Dragões optaram por pôr algum “gelo” na partida, efectuando ataques mais longos. As melhores ocasiões continuaram a pertencer aos azuis e brancos, mas Edo Bosch também teve algumas intervenções decisivas, até que Xavi Rubio diminuiu a desvantagem forasteira. Um minuto depois, Reinado Ventura voltou a aumentar a margem dos portistas para os desejados dois tentos, na conversão de um livre directo.
Caio, isolado, em duas ocasiões, e Vítor Hugo, que acertou no poste, tiveram ocasiões soberanas para fazer o 4-1, mas o tento só surgiria a um mero segundo do intervalo, graças a Vítor Hugo, com um remate fortíssimo no coração da área. A vantagem dava tranquilidade ao FC Porto para a segunda parte, tendo em conta a derrota por 3-2 em Reus.
Porém, a equipa forasteira entrou mais forte no segundo tempo, com Raul Marín, entre os 28 e aos 31 minutos (num livre directo), a empatar novamente a eliminatória. No momento mais difícil do encontro, voltou a emergir Pedro Moreira, num lance individual, aos 32, a fazer o 5-3. Os espanhóis responderam com o 5-4, num “tiro” de meia-distância de Albert Casanovas, mas logo de seguida, num contra-ataque rápido, Reinaldo Ventura assistiu Jorge Silva para o 6-4.
Nos 15 minutos restantes, o FC Porto “congelou” com sucesso o ataque espanhol, dispondo das melhores oportunidades para pôr o ponto final na eliminatória, em contra-ataques que só por “milagre” (e por mérito de Guillem Trabal) não resultaram ao golo. O Reus, mais desgastado fisicamente, teve apenas uma ocasião para voltar à discussão da entrada na “final four”, com Raul Marín a acertar no poste. Reinaldo Ventura não converteu o livre directo correspondente à décima falta, a três minutos do fim, mas os Dragões festejaram ainda assim o apuramento para a fase decisiva da mais importante competição europeia de clubes, que até pode decorrer no Porto.
A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (2), Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Caio, Vítor Hugo (1) e Hélder Nunes.
FC Porto organiza final da Liga Europeia
O FC Porto vai receber, no Dragão Caixa, a final four da Liga Europeia de hóquei em patins, com os jogos marcados para 1 e 2 de Junho.
A proposta do FC Porto foi considerada a melhor por unanimidade pelos membros da federação europeia (CERH), tendo ficado à frente das propostas do Valdagno (Itália) e do Benfica.
A final four está marcada para o fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, com as meias finais a jogarem-se entre FC Porto e Valdagno e Barcelona e Benfica.
O FC Porto tenta conquistar o mais importante troféu do hóquei em patins pela terceira vez, sendo o único clube português que tem dois títulos. Sporting e Óquei de Barcelos tem uma vitória cada.
Etiquetas:
Hóquei em Patins
Andebol * Sporting 26 - FC Porto 22
8ª. Jornada * Campeonato Nacional * Grupo A
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto Vitalis perdeu pela segunda vez
na fase final do Andebol 1, no terreno do Sporting, por 26-22, em
encontro da oitava jornada.
No Pavilhão Multiusos de Odivelas, a
primeira parte foi muito equilibrada (11-11 aos 29 minutos e 13-11 no
intervalo), mas na segunda os Dragões perderam o “comboio” do marcador.
Ainda assim, João Ferraz foi o melhor goleador portista, com cinco
tentos.
A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (2), Wilson Davyes (1), Daymaro Salina (3), Elias Nogueira, Sérgio Rola (1), João Ferraz (5), Tiago Rocha (3), Filipe Mota (2), Pedro Spínola (3), Ricardo Moreira (2) e Hugo Rosário.
Com este resultado, o FC Porto – que teve Tiago Rocha
ainda limitado fisicamente – mantém a liderança do campeonato, mas pode
partilhá-la com o Benfica, que visita o Dragão Caixa na sexta-feira, num
encontro que será decisivo para a atribuição do título.
Etiquetas:
Andebol
Somos Porto
Todos os caminhos vão dar ao Dragão. Não é apenas mais um jogo para a Liga, é o jogo do título. E mesmo que em caso de vitória o FC Porto não materialize a conquista da Liga, será sempre o jogo do título.
Esta equipa, apesar de alguns percalços, alguns deles por apatia e azelhiçe, chega mais logo ao Dragão sem a possibilidade de fechar a conquista da Liga no seu reduto e tenho como adversário o seu grande rival. É certo que do outro lado, a diferença pontual podia e devia ser mais reduzida ou mesmo não existir se o campeonato tivesse sido bem mais limpinho do que tem sido.
Mas o importante é esquecer tudo durante os 90 minutos e a equipa voltar a demonstrar que SOMOS PORTO, tal como já fez tão bem, tantas vezes, 90 minutos de magia, de inspiração de raça, 90 minutos à Porto, que nos dará a liderança e que nos permitirá, sem margem para dúvidas, daqui a 1 semana, materializar o tão desejado título.
As tácticas pouco importam neste jogo. O adversário jogará como joga sempre contra o FC Porto e o FC Porto jogará como sabe.
A equipa esteve resguardada toda a semana e foi importante não terem ocorrido manifestações de arrogância e de excesso de confiança no grupo e dirigentes. Estas atitudes deixamos para o adversário, que já teve um belo sabor amargo no último jogo, depois de antes já terem andando a festejar em pleno relvado da Madeira.
A concentração tem de estar acima do limite, e se assim for, o FC Porto ganha e ganhará bem este jogo, porque somos melhores, porque estamos na nossa casa, porque somos Porto e eles são apenas o clube do regime, que ganham de tempos e tempos e sempre em épocas em que existe sempre uma história para contar.
O FC Porto está praticamente na máxima força. Apenas Maicon (por limitação física), Izmaylov (por castigo) e Atsu (por opção) ficam de fora. Regressam os jovens B’s Kelvin e Sebá e Alex Sandro recuperado da lesão.
Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.
Vítor Pereira irá em condições normais apostar na equipa base, o onze que tem dado mais garantias. Este não é o jogo para inventar!
Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.
O Dragão vai estar cheio e será o nº12 que o FC Porto precisa. A nossa voz vai ser ouvida de ínicio ao fim e queremos no final, não fazer festas ridículas de rodinhas em pleno relvado, mas sim, ecoar o nome do FC Porto para todos ouvirem a nossa força e o nosso amor por este clube.
Quanto a Pedro Proença, que continue a apitar como tem apitado. O clube do regime não gosta porque Pedro Proença não tem medo de expulsar Cardozo’s e companhia, não tem medo de apitar penaltis contra este clube e se no passado errou, devo dizer que errou sempre menos do que Duarte Gomes, João Ferreira, Capela, e outros e também acertou muito mais do que os restantes.
O nosso destino é vencer.
Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge
Etiquetas:
Antevisão da Jornada
domingo, 5 de maio de 2013
Dever cumprido com garra de campeão!
No difícil terreno da Choupana, o FC Porto obteve uma importante vitória por três bolas a uma, que nos permite continuar matematicamente na luta pela conquista do tricampeonato, sendo que o Benfica ainda terá de defrontar o Estoril esta jornada.
Fruto de uns 30 minutos iniciais de ritmo forte e pressão alta, os azuis e brancos conseguiram selar a vitória com uns concludentes três golos sem resposta.
Foi uma entrada à campeão, fronte de uma equipa que está na luta pelos lugares europeus e que possuía argumentos para nos complicar a tarefa.
O próprio Nacional terá ficado surpreendido com a entrada fortíssima e dinâmica da nossa equipa, que sob a batuta do renovado Lucho, encostou os madeirenses às cordas.
VP apresentou um onze com uma frente de ataque composta por Varela, James e Jackson, e logo aos 10 minutos, estes três homens delinearam o primeiro tento da partida, com Varela num esforço digno de registo, correr a evitar que a bola saísse pela linha de fundo, entregando-a a Jackson, que cruzou para o desvio de James.
Sem baixar o ritmo, a equipa seguiu na busca do segundo golo, e pouco depois Mangala, que ocupou a lateral esquerda no lugar de Alex Sandro, marcou de forma espectacular de calcanhar, num livre estudado e bem executado, embora em posição de fora de jogo.
O 3-0 chegou na conversão de um penalti cometido sobre Varela, por intermédio de Lucho.
O FC Porto vencia por 3-0 e a vitória estava selada.
Os madeirenses não tiveram capacidade para importunar a baliza à guarda de Helton, sendo praticamente inofensivos no primeiro tempo, ainda assim antes do apito para intervalo, após penalti cometido por Mangala, reduziram para 1-3.
Poderia se achar que o FC Porto iniciaria a segunda metade melindrado pelo golo ao cair do intervalo, mas assim não foi.
Na segunda metade, continuamos a ter o controlo e domínio do jogo, e podíamos mesmo até ao apito final ter ampliado o marcador.
Destaques na partida para exibições de Varela, James e Lucho.
El Bandido efectuou umas das melhores exibições nesta temporada, criativo e dinâmico, geriu a posse de bola da equipa, assinou o primeiro golo e esteve na jogada do segundo da autoria de Mangala.
El Comandante, mais uma vez voltou a marcar, reassumindo a marcação das grandes penalidades, que esta época têm sido uma dor de cabeça para a nossa equipa. Com forte dinâmica e qualidade de passe superior, conjuntamente com James, foi o motor do nosso futebol ofensivo.
Varela, foi um elemento chave na boa meia-hora inicial, que nos permitiu selar o resultado. Assiste no primeiro golo e sofre o penalti que nos dá o terceiro golo.
Varela, foi um elemento chave na boa meia-hora inicial, que nos permitiu selar o resultado. Assiste no primeiro golo e sofre o penalti que nos dá o terceiro golo.
Agora segue-se o clássico no Dragão, e a vencermos, pode acontecer o triste cenário de terminar o campeonato sem derrotas no segundo posto. Será um castigo bem grande, para uma equipa que desperdiçou absurdamente pontos no Estádio dos Arcos, no Caldeirão dos Barreiros e em casa com a Olhanense.
A perder o título será muito por demérito nosso, e mérito das capelares habilidades que ensombram este campeonato.
Ainda quero acreditar que haja uma ténue hipótese de conquistar o título. Para tal teriam de se conjugar uma série de factores, que passariam por uma vitória convincente no clássico que desmoralizasse os encarnados, e que aliado a uma possível derrota dos na final da Liga Europa, veríamos se os encarnados aguentariam a pressão de ter de vencer na última jornada no seu reduto.
A ver vamos, e até lá há que honrar a camisola que envergam.
Boa semana,
Paulo
Etiquetas:
Análise ao jogo
sábado, 4 de maio de 2013
Andebol * FC Porto 26 - Águas Santas 25
7ª. Jornada * Campeonato Nacional * Grupo A
Publicado em fcporto.pt
Uma “bomba” do lateral-direito Pedro
Spínola permitiu ao FC Porto Vitalis vencer no sábado, no Dragão
Caixa, o Águas Santas, por 26-25. O encontro da sétima jornada da fase
final do Andebol 1 foi extremamente equilibrado e só o enorme espírito
de conquista da equipa tetracampeã nacional permitiu dar a volta ao
marcador nos últimos três minutos.
A liderança do marcador foi alternando durante o primeiro tempo, com o marcador a registar esse equilíbrio (13-13) quando chegou o descanso. A segunda parte foi mais emotiva, com os maiatos a conseguirem um parcial de 3-0 no regresso dos balneários, a que o FC Porto respondeu da mesma forma. O Águas Santas nunca desistiu de lutar pelo resultado, mesmo quando a meio da etapa complementar os portistas conseguiram uma vantagem de dois golos (20-18). A resposta foi um parcial de 4-0 e, aos 48 minutos, os Dragões tinham uma tarefa árdua pela frente.
Sem Tiago Rocha e com Ricardo Moreira ainda limitado fisicamente, sobressaiu o espírito de conquista da equipa. É de destacar a contribuição de Alfredo Quintana, com duas extraordinárias defesas, aos 55 minutos, quando o resultado era favorável aos forasteiros, por um golo (22-23). A um minuto do fim o FC Porto regressou à vantagem, com um golo de Filipe Mota, mas Jorge Sousa assinou a igualdade (25-25). Faltavam 30 segundos e apareceu Pedro Spínola, com um remate fulminante de primeira linha.
A liderança do marcador foi alternando durante o primeiro tempo, com o marcador a registar esse equilíbrio (13-13) quando chegou o descanso. A segunda parte foi mais emotiva, com os maiatos a conseguirem um parcial de 3-0 no regresso dos balneários, a que o FC Porto respondeu da mesma forma. O Águas Santas nunca desistiu de lutar pelo resultado, mesmo quando a meio da etapa complementar os portistas conseguiram uma vantagem de dois golos (20-18). A resposta foi um parcial de 4-0 e, aos 48 minutos, os Dragões tinham uma tarefa árdua pela frente.
Sem Tiago Rocha e com Ricardo Moreira ainda limitado fisicamente, sobressaiu o espírito de conquista da equipa. É de destacar a contribuição de Alfredo Quintana, com duas extraordinárias defesas, aos 55 minutos, quando o resultado era favorável aos forasteiros, por um golo (22-23). A um minuto do fim o FC Porto regressou à vantagem, com um golo de Filipe Mota, mas Jorge Sousa assinou a igualdade (25-25). Faltavam 30 segundos e apareceu Pedro Spínola, com um remate fulminante de primeira linha.
A equipa de Ljubomir Obradovic alinhar e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (3), Wilson Davyes (4), Daymaro Salina (2), Elias Nogueira (4), Sérgio Rola (3) e João Ferraz. Jogaram ainda Alfredo Quintana (g.r.), Filipe Mota (3), Pedro Spínola (6), Ricardo Moreira (1) e Hugo Rosário.
O FC Porto mantém-se assim na frente do campeonato, com 51 pontos, e desloca-se na próxima jornada ao pavilhão do Sporting.
Etiquetas:
Andebol
Hóquei em Patins * HC Turquel 1 - FC Porto 7
27ª. Jornada do Campeonato Nacional
Publicado em fcporto.pt
Recorde-se que na próxima jornada, dia 18 de Maio, o FC Porto recebe, no Dragão Caixa, o Benfica num clássico que pode ser decisivo na luta pelo título de 2012/13.
Publicado em fcporto.pt
O FC Porto venceu este sábado no difícil
terreno do Turquel, por esclarecedores 7-1, em jogo da 27.ª jornada do
Campeonato nacional.
Quando faltam três rondas para o termo da prova, os
Dragões reforçam a liderança, somando agora 73 pontos. Jorge Silva, com
um “hat-trick”, foi a estrela maior da partida.
Aos 15 minutos, os portistas já venciam por 3-0, com golos de Jorge Silva, Pedro Moreira e Caio. Só depois de Ricardo Barreiros fazer o 4-0, no início da segunda parte, o Turquel reduziu, mas o FC Porto faria ainda mais três golos, por intermédio de Jorge Silva (2) e Hélder Nunes.
Aos 15 minutos, os portistas já venciam por 3-0, com golos de Jorge Silva, Pedro Moreira e Caio. Só depois de Ricardo Barreiros fazer o 4-0, no início da segunda parte, o Turquel reduziu, mas o FC Porto faria ainda mais três golos, por intermédio de Jorge Silva (2) e Hélder Nunes.
Quando a equipa da Luz tem, assim, um jogo em atraso, o FC Porto soma 73 pontos, mais seis do que os encarnados.
Recorde-se que na próxima jornada, dia 18 de Maio, o FC Porto recebe, no Dragão Caixa, o Benfica num clássico que pode ser decisivo na luta pelo título de 2012/13.
Etiquetas:
Hóquei em Patins
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























