quarta-feira, 21 de abril de 2010

Engordar o plantel em qualidade e não em quantidade

Uma das grandes virtudes desta direcção é nos momentos menos bons, transformá-los rapidamente em sucessos. Tem sido assim, nos últimos anos, e espero que assim seja já no próximo ano.

Não creio que o principal problema desta época tenha sido a qualidade do plantel. Nem tão pouco as principais saídas foram a principal razão, pois, a resposta que Alvaro Pereira e Falcão estão a dar, claramente demonstram que as saídas de Cissokho e Lisandro até foram bem colmatadas, já a saída de Lucho Gonzalez não foi de todo colmatada, nem no mercado de verão nem no mercado de inverno.
Nos últimos anos, o FC Porto tem comprado mais em quantidade do que propriamente em qualidade. Compreendo a estratégia, e tem dado alguns milhões de euros, principalmente com jogadores que até são valorizados mesmo sem afirmação no clube, alguns até provenientes das camadas jovens, como são os casos do Paulo Machado, Ibson, Mário Bolatti, João Paulo, etc..
Nesta época 2009/2010, foi possível apurar que 12 jogadores que tinham contrato para esta época e restantes, foram vendidos ou dispensados, mas, outros 12 jogadores foram contratados para os quadros do clube.
Resultado, entre jogadores do actual plantel e emprestados, o FC Porto totaliza mais de 50 jogadores com ligação contratual ao clube, sem contar com as camadas jovens.

A qualificação para a Liga dos Campeões é importante a nível financeiro, mas, não me parece razoável, que a preparação da próxima época, concretamente o reforço em qualidade do actual plantel, possa estar dependente dessa participação, ou da venda de jogadores. Se assim for, então penso que algo está mal nas finanças da SAD.
Na minha opinião e já fiz esse exercício, algo simplista, mas com alguma realidade, o FC Porto poderá realizar como mais valias já no próximo mercado de verão, um valor a rondar os 20 Milhões de euros, apenas em jogadores emprestados e alguns do actual plantel considerados negociáveis, reduzindo aos mais de 50 jogadores com contrato com o clube, perto de 20 jogadores, o que para além da mais valia da venda do passe, teríamos igualmente, uma redução na massa salarial.

Eu vejo um FC Porto muito forte na próxima época e quem sabe, se uma participação na Liga Europa não poderá significar a reconquista de uma competição europeia.
Para isso, é importante, após uma época menos boa, manter a estrutura, que oscilou a nível exibicional, mas o valor está lá, como prova os últimos jogos: Beto, Helton, Jorge Fucile, Alvaro Pereira, Bruno Alves, Fernando, Raul Meireles, Varela, Hulk, Falcao e Cristian Rodriguez, este último que de facto teve uma época para esquecer mas quem não se lembra da primeira época como Dragão!
Se assim for, não acredito que seja necessário engordar o plantel, mas sim, reforçá-lo em qualidade, jogadores para a primeira equipa, pois jogadores contratados, alguns deles até estrangeiros, jogarem apenas na Taça da Liga e Taça de Portugal, aí penso que temos qualidade nas camadas jovens que permitam chamar alguns deles para esses embates.

Essa qualidade necessária à data de hoje, na minha opinião, resume-se a 4 jogadores:
1- Um defesa central, experiente, temos provavelmente a melhor escola de defesas centrais do mundo, mas é necessário 2 centrais experientes no próximo plantel.
2- Um médio com características mais defensivas, e com experiência, pois Raul Meireles, não pode ser a alternativa a Fernando;
3- Um médio ofensivo, com experiência e fantasia, pois Hulk não é extremo para andar a correr e fazer cruzamentos para avançados;
4- Um avançado experiente que saiba jogar na área, tal como Falcão o faz e muito bem.
Com os vários jogadores jovens que ao que tudo indica farão parte do plantel, como são os casos do André Castro, Ukra, Sérgio Oliveira, o FC Porto apenas precisa de um toque de experiência.

Nem por acaso, o nosso Presidente referiu, que o plantel seria retocado um pouco por todos os sectores.

Ricardo Jorge

4 comentários:

Rui disse...

Saudações portistas,

Partilho a mesma opinião. Conforme já escrevi em comentários a post´s anteriores a equipa do PORTO em termos individuais é muito forte e fundamentalmente necessita de um/dois reforços para o meio-campo. De resto é por as peças no sitio certo - também concordo que o Hulk é sub-aproveitado a jogar nas linhas - e ter um esquema táctico base que se adeque ás características dos jogadores. Depois à que ter a coragem de, em casa e algumas vezes fora, contra equipas de autocarro (é com estas que se perdem campeonatos), jogar de ínicio com 3 defesas. Este ano em muitos jogos em casa entramos com os habituais 4 defesas e um trinco para marcar 1 avançado. Depois faltava gente na frente...

Abraço

Rage disse...

Eu concordo que devemos mexer na equipa do meio campo para trás agora no ataque, desde que os nossos avançados estejam disponiveis, temos várias soluções de qualidade ( Rodrigues, Varela, Falcão, Hulk, Orlando Sá, Farias, Mariano) ainda para mais com o regresso de Ukra e talvez do Renteria. Claro que sempre queremos mais mas na próxima época, mesmo sem mexidas no plantel e desde que não inventem túneis nem outras habilidades, seremos campeões embora também dependa de quem estiver a comandar o grupo.

Cumprimentos

dragao vila pouca disse...

O F.C.Porto 2010/2011 não vai estar dependente de Liga dos Campeões ou Liga Europa e será forte.

Um abraço

Anónimo disse...

Precisamos de 3/4 jogadores de grande qualidade, penso que deveriamos vender o valeri,farias,tomás costa,prediguer(aposta falhada),ao vendermos estes jogadores encaxariamos um bom dinheiro e facilitava assim a contracção de bons jogadores já com provas dadas e não de qualidade ainda por descobrir.

Abraços