sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mais uma jornada a caminho dos 68 pontos

Amanhã, o FC Porto entra em jogo na 28ª jornada, em Setúbal, frente ao Vitória, quando faltam apenas 3 jogos para o fim do campeonato e precisamente 1 mês depois do regresso às vitórias, no dia 24 de Março, frente ao Rio Ave, para a taça de Portugal.

Foi precisamente nessa altura que jogadores e treinador, traçaram um rumo de vitórias até ao final da época.

Desde então, o FC Porto mantém um registo de vitórias, 6 no total, tendo no último jogo no Dragão igualado a melhor série de vitórias consecutivas, esta época.

Comparativamente com o ano passado, e com 4 jogos oficiais por realizar, o FC Porto já atingiu a marca de 94 golos marcados em todas as competições e tem menos 4 golos sofridos, e caso consiga ganhar todos os jogos até final da época, somará 68 pontos, apenas menos 2 pontos que a época passada, onde conquistou o tetra campeonato.

Curioso, que já se comenta, como seria este campeonato se começasse agora. Eu diria como seria este campeonato se não tivesse existido "túnel"?

São coincidências a mais, mas não foi desde o regresso de Hulk, que o FC Porto, começou a jogar melhor, a marcar golos, alguns deles muito bonitos, a não sofrer golos, mas sim, no jogo de Vila do Conde, para a taça de Portugal no dia que foi alterado o castigo de Hulk e Sapunaru.

Quem sabe, se esta decisão do CJ da FPF, tivesse sido decidida 3 dias antes, o FC Porto não teria ganho a taça da Liga...

Mas amanhã, o jogo vai ter uma dificuldade acrescida, que é a actual classificação do Vitória de Setúbal, que ainda luta para se manter na 1ª Liga. Ainda assim, com a possibilidade de chegar ao 2º lugar e jogando primeiro que o Sporting de Braga, o FC Porto irá concerteza fazer tudo para ganhar o jogo.

Para este jogo, mais uma lesão a registar e daquelas que é para durar, tal como Mariano em pleno jogo contra a Académica e Varela no último treino antes da partida para o Algarve, aquando da final da taça da Liga. Ruben Micael, lesionou-se a meio da semana, e para além de não jogar mais esta época, perdeu, tal como Varela, a possibilidade de ir ao Mundial.

Jesualdo Ferreira convocou os seguintes jogadores: Beto, Nuno, Miguel Lopes, Fucile, Alvaro Pereira, Maicon, Rolando, Nuno André Coelho, Fernando, Tomás Costa, Guarin, Raul Meireles, Belluschi, Valeri, Orlando Sá, Farias, Hulk e Falcão.

Há a registar os regressos de Nuno, Nuno André Coelho e Tomás Costa e as saídas de Helton, por lesão, Bruno Alves por castigo ( 9º cartão da época ) e Addy, por opção.

Jesualdo tem em mãos uma decisão dificil de tomar, que é dar a titularidade a Falcão, por um lado está em risco de receber o 5º amarelo e não jogar na próxima jornada, frente ao 1º classificado, por outro lado, há que colocar em jogo, não só pela mais valia que representa como igualmente, para defender o trono de melhor marcador da Liga. Nos últimos 5 jogos para o campeonato, Falcão não só evitou o 5º amarelo, como contribuiu com 4 golos.

Equipa provável: Beto, Fucile, Alvaro Pereira, Rolando e Maicon, Fernando, Raul Meireles, Guarin e Belluschi, Hulk e Falcão.

O jogo está marcado para as 19:15 e terá transmissão televisiva na Sporttv.

Ricardo Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Seria muito mau se não cumprissemos a nossa obrigação e amanhã verificassemos que o Braga escorregou.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Eneacampeões de Hóquei em Patins!