terça-feira, 4 de maio de 2010

A génesis de um FC Porto de dimensão europeia


Corria a época de 1977/78, e na Taça das Taças, após termos eliminado o Colónia (2-2 na Alemanha e 1-0 em Coimbra, por interdição das Antas), apareceu-nos pela frente na 2ª eliminatória o Manchester United.



Nessa época o Manchester United atravessava um período negro da sua história. Entre 1967 e 1993 apenas haviam conquistado 2 títulos de campeões ingleses, e na época de 1974/1975 disputaram mesmo na 2ª. Divisão inglesa.

O F.C. Porto no final da época 1977/1978 quebrou o jejum de 19 anos sem ganhar campeonatos nacionais. Gomes foi o melhor marcador do campeonato, ao apontar 25 golos.
O treinador era o “mestre” Pedroto que tinha o condão de contra equipas inglesas lhes dificultar a vida. Tinha o feito aquando da sua passagem pelo Vitória de Setúbal, conseguindo numa só época a eliminação do Leeds e o Liverpool, na altura dois nomes grandes do futebol europeu. E enquanto seleccionador nacional havia conseguido um empate a zero frente a Inglaterra em 1974.


Pedroto

Nesta 2ª. eliminatória da Taça das Taças frente ao Manchester United, dois jogadores portistas brilharam especialmente.

No Estádio das Antas na primeira mão, brilhou o brasileiro Duda (contratado ao Setúbal), que marcou de 3 golos, o outro golo foi apontado Oliveira, selando o resultado final nuns expressivos 4 a 0 que nos davam uma aparente tranquilidade para o jogo da segunda mão em Old Trafford.

O outro grande momento de Duda nas competições europeias ficou guardado para o Estádio San Siro. Depois do 0-0 da 1ª mão, o avançado do FC Porto marcou, ao conceituado Albertosi, o golo que eliminou os italianos da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1979/80. O campeoníssimo AC Milan, orientado pelo carismático Nils Liedholm e com Franco Baresi, Walter Novellino, Gianni Rivera, Fabio Capello e Albertino Bigon, entre outros, no plantel, caía aos pés do FC Porto de José Maria Pedroto, naquela que foi a nossa primeira vitória naquele mítico estádio. “Hoje arrancámos para um FC Porto de aura europeia”, foram as primeiras palavras de José Maria Pedroto depois de eliminar os italianos.

 Duda

Na segunda mão em Inglaterra, logo aos 8 minutos o Manchester United abre o marcador, mas o herói portista desse jogo, Seninho ao minuto 29 empata. Aos 39 minutos Murça aponta o seu primeiro auto-golo no jogo, e passado 5 minutos os ingleses ampliam para 3 a 1 o resultado. Na segunda parte do jogo o Manchester United aos 65 minutos faz o 4 a 1, mas novamente Seninho ao minuto 85 cala os ingleses reduzindo para 4 a 2. O jogo não terminou sem que o infeliz Murça apontasse o seu segundo auto-golo. O resultado final foi portanto 5 a 2.

Na época 1977/78, Seninho era um dos principais jogadores numa equipa que alinhava normalmente com Fonseca, Gabriel, Simões, Freitas e Murça, Rodolfo, Octávio e Ademir, Seninho, Oliveira e Gomes.
A Seninho os 2 golos valeram-lhe o interesse do Cosmos dos EUA, que, verdadeiramente encantados com o seu jogo em Old Trafford, lhe ofereceram um contrato de 12 mil contos mais oito mil contos para o Porto. Foi, talvez, a primeira grande transferência de um português para o estrangeiro.

Seninho

Ia o Seninho numa corrida desenfreada junto à linha e Pedroto grita-lhe: “vai à linha e centra! Vai à linha e centra!”. Quanto mais Pedroto gritava “Vai à linha e centra!” mais o Seninho ia para o centro do campo e à entrada da grande área, com um potente remate, faz golo. Pedroto encolhe os ombros e diz para o banco: “Ok! Também está bem.”

Nas Antas fizemos um dos nossos melhores jogos de sempre na Europa, mas em Inglaterra o jogo correu-nos muito mal, sobretudo pela infelicidade dos dois auto-golos de Murça.

Acabamos por ser eliminados da Taça das Taças por uma das equipas mais fortes da Europa de então, o Anderlecht. Nas Antas ganhamos 1 a 0, mas na Bélgica perdemos por 3 a 0.

No início dessa fantástica época Pedroto disse “Estamos aqui para ganhar o título! Podem chamar-nos de lunáticos, obcecados ou fanáticos... isso não nos importa!”

Trago vos aqui o resumo desse mítico jogo em Old Traford.

Primeira Parte



Segunda Parte

Sem comentários: