terça-feira, 13 de abril de 2010

Por um lugar na Final da Taça


Amanhã, o FC Porto defronta o Rio Ave, na segunda mão das meias finais da taça de Portugal, 4º jogo entre as duas equipas este ano, o último foi no passado dia 10, para a Liga, com a vitória por 1-0.

Na primeira mão, o FC Porto, venceu e bem por 3-1, resultado que permite alguma tranquilidade para amanhã, apesar de, no último confronto das duas equipas, para a Liga, o Rio Ave ter dado uma imagem bem mais positiva, sobretudo a nível da agressividade na disputa da bola e organização do seu sistema de jogo.

Nas últimas semanas, a comunicação do FC Porto, tem focado o objectivo da conquista da Taça de Portugal, objectivo esse que depende em exclusivo do FC Porto, pelo que não deverá existir falta de motivação e determinação na equipa, para o jogo de amanhã.

Esta competição, ao contrário das restantes, permite concluir que tem sido a competição mais regular do FC Porto, este ano, não obstante alguns adversários complicados que surgiram nas eliminatórias. Nos 5 jogos já disputados, 4 vitórias e um empate nos 120 minutos, no Restelo, frente ao Belenenses, naquela que foi a eliminatória mais difícil, apenas decidida nos penaltis, o que não deixa de ser algo caricato, quando nos quartos-final, eliminámos o Sporting, numa das melhores exibições da época. Nos mesmos 5 jogos, 16 golos marcados e 5 sofridos, numa média de 3,2 golos marcados por jogo, onde o jogo que mais contribuiu, foi contra o Sporting (5-2).

A qualidade do FC Porto é evidente face ao adversário, ainda assim, será necessária muita concentração e sobretudo um jogo inteligente, que permita carimbar um lugar na final da taça de Portugal.

Outro ponto de interesse à volta deste jogo, é o regresso de Hulk, a esta competição, depois de ter falhado os jogos contra a Oliveirense, Belenenses, Sporting e Rio Ave, (1ª mão das meias finais), pelos motivos conhecidos. Ainda assim, é um dos 2º melhores marcadores nesta prova, com 2 golos, apontados frente ao Sertanense, a 1 golo do melhor marcador nesta prova - Radamel Falcão - com 3 golos.

O FC Porto divulgou a lista de convocados para este jogo, que já conta com o regresso de Freddy Guarin. Ausente da convocatória e por motivos físicos, ficou Raul Meireles, que se junta a Cristian Rodriguez, Mariano Gonzalez e Varela.

Lista de convocados: Bruno Alves, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Hulk, Fucile, Alvaro Pereira, Maicon, Nuno André Coelho, Farías, Tomás Costa, Addy, Beto, Fernando, Rúben Micael, Orlando Sá e Nuno.

Jesualdo Ferreira, deverá efectuar algumas alterações no onze que jogou o último jogo para o campeonato, sendo certo que Beto, será o guarda-redes, Ruben Micael, deverá manter a titularidade, uma vez que não poderá dar o seu contributo no próximo jogo do campeonato, Farias poderá surgir a titular, permitindo gerir a condição física de Falcão, que nos últimos meses, foi sempre opção, face à limitação de opções na frente de ataque e Fucile aparecer do lado esquerdo da defesa, permitindo o descanso de Alvaro Pereira.

Equipa provável: Beto, Miguel Lopes, Fucile, Bruno Alves e Nuno André Coelho; Fernando, Ruben Micael, Belluschi e Guarin; Hulk e Farias.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão televisiva na TVI.

Hoje pelas 18:00 será conhecido o primeiro finalista da taça de Portugal. O Desportivo de Chaves parte em vantagem frente ao Naval 1º Maio, face à vitória na 1ª mão por 1-0.


Ricardo Jorge

8 comentários:

pois disse...

Boas Ricardo,
Excelente post o seu (bem disse ao Dragus que isto está em crecendo).
Acho importante deixar descansar A. Pereira mas confesso que gostava de ver jogar M. Lopes à frente de Fucile, fazendo o lado direito e este seria o jogo ideal para tal (mas não deve ser). como não sei o que se passa com R. Micael, provavelmente também o deixaria descansar. Era de Mr. colocar N. A. Coelho ao Lado de B. Alves. Se B. Alves não sair gostava que esta fosse a n/ dupla para a próxima época (salvaguardando alguma entrada à PdC). O meolo - sem Meireles e sem R. Micael - deixaria a Fernando, Guarin, Valeri (ainda não percebi bem o valor de Valeri) e M. Lopes e na frente Farias e Hulk (isto se o R. Ave não entrar numa de mandar Hulk também para o estaleiro - como tentou A. V. Boas - se o persentisse tirava-o também).
Ricardo perdoe este meu sonho, pois para isto funcionar era preciso que J. Ferreira (e pares) conseguisse motivar e incutir nestas escolhas o espirito de vitória bem ao timbre de um PORTO bem perto de si.
Pena a transmissão ser na TVI...
E viva o Chaves que ainda lá vai porque cantam assim
" Vamos rapazes, ganhar
Com o calor desta malta
O jogo que pode dar
A vitória que nos falta "

Dragus Invictus disse...

Excelente antevisão do jogo! Parabéns Ricardo!

Também acho que Jesualdo deveria poupar Alvaro Pereira e Falcao. Tem muitos minutos nas pernas, e demonstraram algum cansaço no último jogo do campeonato. E para as jornadas finais temos de os ter 100% para nos ajudar a tentar alcançar o 2º. lugar.

Temos de aproveitar, sem perder competitividade e os equilíbrios, para rodar a equipa. Gostaria imenso ver actuar o jovem Addy na lateral esquerda.

Nos eixo central da nossa defesa poderíamos dar minutos a Maicon ou ao Nuno A. Coelho, mantendo apenas ou Rolando ou Bruno a titular.

Estou certo que o professor fará as melhores escolhas.

E espero que a final seja um FC Porto, Desportivo de Chaves ... seria uma grande festa!

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Por lapso foi incluido na equipa provável o nome de Rolando, mas este não foi convocado, pelo que foi rectificado por Nuno André Coelho, que penso que terá a sua oportunidade ao lado do nosso capitão.

Rage disse...

Não espero grandes surpresas nem uma exibição do outro mundo apenas uma vitória sem grandes complicações e uma passagem a final com o C.D.Chaves.
Sou um dos que defendo que o jogo da final da Taça de Portugal deveria ser marcado consoante as equipas finalistas pois se para nós ou para Rio Ave já é distante para os adeptos do Chaves ainda é pior.Ainda para mais numa época de crise como a que estamos a passar e uma viagem dessas com almoço, bilhete,viagens e jantar fica sempre por um preço de amigo.
Sabemos que a Federação não abre mão da final ser em Oeiras, no Estadio Nacional, porque é das poucas alturas em que ele tem alguma utilidade.

Cumprimentos e vamos lá ganhar isto!!!!

dragao vila pouca disse...

Espero que haja respeito pelo público que vai ao Dragão e não seja um jogo para deixar passar o tempo, jogando devagar, devagarinho e a passo.

Um abraço e até logo, no local do costume: Estádio do Dragão, com passagem pela porta 29.

Azulibranco, os de Chaves levam o vinho, nós levamos os panados...

Um abraço

Rage disse...

P.s. - Depois de uma bela transmissão da Sic(Final da taça das Caricas), não tenho duvida que hoje não será melhor na Tvi com um Valdemar ou um Manha no seu melhor a arranjar casos e casinhos com as suas lunetas coloridas de verde e vermelho quase em versão 3D.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Na TVI é para tirar o som!

Anónimo disse...

Como costumo tirar o som da TVI...
Abraço
Armando Pinto
http://longara.blogspot.com/