domingo, 16 de maio de 2010

Lisboa em festa em tons de azul e branco


Já tinha tido esta sensação quando em Março, fui assistir no Restelo ao Belenenses - FC Porto. Emoção, alegria, muitos adeptos, famílias, crianças vestidas a rigor, um verdadeiro ambiente de festa e sobretudo de amor a este grande clube, quando na altura estávamos a 11 pontos do 1º lugar.

Hoje, a festa ainda foi maior. Dos cerca de 35 mil lugares, arriscava dizer que 25 mil eram portistas, pois a lotação não esgotou. Era assim que os adeptos do FC Porto deveriam apoiar em Lisboa e em qualquer estádio o seu clube, com excepção da Luz, que geralmente não é possível adquirir tantos bilhetes.
 

O jogo, teve 3 partes. A primeira parte, de bom inicio do Chaves, com a primeira e grande oportunidade de golo e logo depois com o FC Porto a responder com 2 golos colombianos, a segunda parte, em que a apatia e lentidão foi constrangedora e a terceira parte, quando o Chaves marcou e nos 10 minutos seguintes criou-se um clima agitado, sobretudo vindo dos adeptos do Chaves, que ainda acreditaram no prolongamento.

O Chaves entrou bem, mas a qualidade do FC Porto veio ao de cima, com o meio campo a trabalhar muito bem, mais uma vez, permitindo a Falcão e Hulk, espaços para criar perigo. Foi com naturalidade que surgiram os 2 golos. Guarin, mais uma vez, marcou e Hulk, mais uma vez, assistiu Falcão para o golo. Ainda tempo para Hulk, sozinho à frente do guarda-redes, falhar 2 vezes com alguma admiração, o terceiro golo.

Depois assistiu-se a um longo período morno, sem grande interesse, ao ponto, de quando começou a onda mexicana "La Ola", ninguém se apercebia do que se passava no jogo.

Para o final e perante a apatia do FC Porto, o Chaves foi à procura do golo e consegui, num lance infeliz da defesa do Porto, facto que agitou os últimos minutos, em concreto nos 2 livres e pontapés de canto, que fizeram vibrar o estádio e deixar no pensamento de muitos, que poderíamos ter prolongamento.

Mas o FC Porto soube controlar, não se enervou, fruto da experiência dos seus jogadores e com naturalidade o jogo terminou com a vitória e a 15ª taça de Portugal, 65º título oficial da sua história.

Relativamente a destaques individuais, pela positiva, o meio campo, de facto, Fernando, Raul Meireles, Belluschi e Guarin, estão em muito boa forma, e finalmente o esquema 4x4x2, resulta num FC Porto, que teimava em continuar no seu esquema preferido. Hulk e Falcão, estiveram ao seu nível, podiam ter marcado mais golos, mas sobretudo estiveram activos.

Aliás Hulk, foi considerado o melhor jogador da final. Mais uma vez se prova a importância deste jogador na equipa.


Pela negativa a defesa. Muito nervosismo, muitas perdas de bola, sobretudo na zona central. Bruno Alves, muito nervoso, aliás foi o único jogador do FC Porto a ver cartões e logo 2, se bem que o 2º foi claramente mais um desequilibro do árbitro, à semelhança de tantos outros, e Rolando com algumas falhas. Valeri entrou e mais uma vez nada acrescentou.

No caso de Bruno Alves, lamentar que o seu pai tenha tido as intervenções na comunicação social, durante a semana, quando, segundo as minhas notas já não é o seu empresário. Poderia tê-las guardado para a semana que vai entrar, evitando este clima, que não tendo dados para associar ao nervozismo da exibição, é plausível que se associe, pois reparei em 2 cartazes a pedir o último sorriso a Bruno Alves e respectiva camisola. Portanto os adeptos sentiram e sentem que o capitão vai sair.

Mas esse tema teremos oportunidade de abordar mais á frente.

A confirmar-se a noticia da SIC Noticias, que noticiou às 22:00 que foram apedrejados autocarros de adeptos do FC Porto e Chaves na 2ª circular, alegadamente por adeptos do SLB, é de lamentar mais um episódio, que acontece numa visita a Lisboa do FC Porto, quando nada tinha a ver com aquele clube. Não foi por acaso, que o FC Porto, respondeu e bem, ao comunicado moralista e hipócrita do SLB a meio da semana.

Ficamos todos a aguardar um comunicado desse clube a repudiar tais actos bem como uma correcção por parte do canal do clube, onde informou que um adepto do SLB tinha falecido, vitima de confrontos em Braga, no dia dos festejos do título.

Penso que para o ano, a comunicação do FC Porto e SAD, deverá mudar, para melhor, mais interventiva e agressiva a repudiar estes actos, bem como cortar com alguns órgãos de comunicação, tais como jornal "A Bola", jornal "Record", que hoje, nos seus diários faziam capa da visita do presidente e capitão do banco do SLB a Timor, quando se jogava uma final da taça.

Uma palavra para Jesualdo Ferreira. Ainda não é oficial a sua saída. Correm rumores que Paulo Bento já inscreveu os seus filhos num colégio na Avenida da Boavista, mas é importante dizer que foram 4 anos muito positivos. Conquistou 6 títulos, o 7º foi já como treinador oficial mas a equipa foi comandada por Rui Barros (supertaça 2006/2007), atingiu sempre os objectivos na Champions, um dos anos, conseguiu chegar aos quartos de final. A única falha que se aponta e logo a que mais tem impacto, foi o penta campeonato, mas não foi só falta de pulso ou más apostas.

Última palavra para a SAD. Como adepto portista, há que tomar uma posição forte contra a LPFP, uma vez que já se falou por alto, numa possível indemnização, e começar a preparar rapidamente a próxima época, que começa já no dia 25 de Junho, quando digo preparar, é partir para estágio com a definição do plantel para a época 2010/2011, focando no reforço em qualidade e não em quantidade.


Ricardo Jorge

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Péssima entrada, defesa, guarda-redes incluído, a apanhar bonés e o Chaves quase a marcar. Depois, sem nada que o justificasse e aproveitando um dupla abébia - defesa e guarda-redes da equipa transmontana deram uma grande caixa -, o F.C.Porto adiantou-se no marcador e a partir daí tudo ficou mais fácil. Surgiu o dois a zero, o melhor período portista e só não houve goleada, porque Hulk de forma displicente, por três vezes, fez o mais difícil e falhou, completamente sózinho na cara de Rui Rego - curiosamente, o brasileiro foi o homem do jogo!...E pronto, não há muito mais a dizer... Já que suas excelências acharam que já tinham cumprido a sua função e da segunda-parte é melhor nem falar!...

Um abraço

Dragus Invictus disse...

No global foi um péssimo jogo.

Lamentáveis a declarações de alguns jogadores no final, e falha por completo na política comunicação da SAD.

Os jogadores deveriam estar instruídos para falar apenas acerca do jogo, e não entrar no "jogo" da comunicação social.

Jesualdo Ferreira foi um "senhor", lúcido, inteligente e mordaz no discurso.

Parabéns a todos os que se deslocaram ao Jamor e fizeram a bonita festa da taça.

Lamentável o apedrejamento aos autocarros no regresso a casa dos adeptos do Porto e Chaves.

Abraço

Rage disse...

Foi um jogo pessimo e não podemos aceitar que os jogadores do Porto não tenham tido uma atitude profissional correspondente a massa adepta que os foi apoiar.
Os jogadores não mostraram grande interesse em ganhar este troféu. Este jogo da taça mostrou, mais uma vez que,ao contrario do que tentaram demonstar, este grupo não esta unido em torno do clube.
Os jogadores aproveitaram os holofotes e os microfones da imprensa para se vitimizarem.
Embora o Prof. Jesualdo esteja no fim do seu ciclo(ou talvez não)não gostei de o ver no Jamor praticamente "abandonado" pelo nosso clube.
Fico também contente com a salutar confratenização dos adeptos dos dois clubes.Quanto aos anjinhos da Luz que são sempre inocentes, não me queria alongar muito, pois este tipo de adeptos( independentemente do clube a que pertencem) deviam ser fortemente multados e proibidos de frequentar estádios durante diversos anos.

Cumprimentos e viva Portugal no Mundial!!

pois disse...

Caro Ricardo,

Infelismente não foi desta que segui o que já aqui tinha dito de não assistir ao jogo e ler apenas o seu texto a descrevê-lo. Na verdade assisti mas não foi bem um jogo e não foi concertea um espectáculo. Valeu, ao menos, ver o meu pequeno torcer pelo PORTO com um chapéu do Chaves, flavienses.
Mais uma vez algumas decisões tristes do sr. árbitro desvirtuaram as jogadas e disvirtuaram as performances dos jogadores, nomeadamente o golo do chaves. Pena o 1.º golo do PORTO ser tão consentido por Rui Rego, sem dúvida um dos melhores guarda redes da segunda liga.
Alguns dos nossos, não lhes bastou estar mal a jogar, estiveram também mal a falar, a olhar e a chorar. Mas disso falaremos mais tarde, não é?
Comungo consigo a esperança de posição forte da sad relativamente à LPFP. Não pretendemos nenhum prémio de consolação, pretendemos justiça e acima de tudo que se saiba que "um cretino é um cretino". Em qualquer local ou posição em que se encontre.
Saudações PORTISTAS