Roberto o daltônico
Comunicado do Fifica:
Fomos surpreendidos, durante a manhã desta quarta-feira, com comentários depreciativos em relação a profissionais do Sport Lisboa e Benfica promovidos por dois jornalistas e pelo comentador destacado da Sport TV nos momentos que antecederam a transmissão televisiva do jogo entre o Benfica e o Sunderland.
É uma situação que se lamenta mas que não surpreende. Já no ano passado o Sport Lisboa e Benfica tinha alertado os responsáveis daquele canal para este tipo de comportamentos e atitudes. É verdade que a parte da transmissão da Sport TV que foi dada a conhecer devia ficar no anonimato, uma vez que a mesma não foi para o “ar” durante a emissão do encontro. No entanto, isso não serve de atenuante.
É daquilo que dizem nas nossas costas que melhor percebemos a intenção e o alcance dos comentários e observações que são produzidos publicamente.
O Sport Lisboa e Benfica espera um pedido de desculpas formal e público por parte dos responsáveis da Sport TV. Até lá, os profissionais do Sport Lisboa e Benfica não vão colaborar ou participar em qualquer iniciativa da responsabilidade daquela estação televisiva.
A Sport TV anunciou esta tarde a abertura de «procedimentos disciplinares» na sequência de «expressões infelizes» proferidas por jornalistas antes do jogo de futebol Benfica-Sunderland, que, no entanto, não foram para o ar mas sim postas na internet.
Em comunicado, a estação reconhece erro, mas sublinha o apuramento de responsabilidades quanto à divulgação da conversa entre jornalistas e comentador, que não decorreu no ar, mas sim antes da transmissão do jogo.
«Enquanto estação de televisão que se rege pelas mais rigorosas normas deontológicas e pela ética profissional dos seus jornalistas, a Sport TV Portugal, S.A. lamenta profundamente as expressões infelizes ontem proferidas», diz o comunicado.
A SportTV sublinha que «foram implementados os procedimentos disciplinares adequados, bem como o apuramento das responsabilidades pela difusão dos comentários e disponibilização pública das imagens».
A meio da tarde o Benfica tinha pedido um «pedido de desculpas formal e público», e informado que não participaria mais em iniciativas da estação.
«Desde a sua fundação, a Sport TV Portugal, S.A. sempre se pautou por critérios de rigor, isenção, imparcialidade e independência, assegurando um tratamento não discriminatório entre todos os agentes desportivos», continua o comunicado, mas reconhece que foram proferidas expressões inadequadas, nomeadamente sobre alguns intervenientes do jogo».
Sem comentários:
Enviar um comentário