sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 1 - Trabzonspor 0 *

Crónica publicada no jornal "O Jogo"



Pé quente de Hulk decide


PEDRO MARQUES COSTA/TOMAZ ANDRADE
enviados especiais a Marienfeld (Alemanha)

Kieszek (Helton, 46'); Sapunaru (Sereno, 73'), Sereno (Stepanov, 46'), Maicon (André Pinto, 46')e Emídio Rafael (Addy, 61'); Fernando (Tomás Costa, 46), Belluschi (Rúben Micael, 31', depois Castro, 61') e João Moutinho (Souza, 46'); Hulk (Rodríguez, 46'), Ukra (James, 46') e Falcao (Farías, 46').

Ao intervalo 1-0

Golo | 33' Hulk

Um excelente golo de Hulk na primeira parte bastou para o FC Porto vencer o Trabzonspor. Depois do confrangedor empate com os alemães do Preussen, da IV Divisão, a equipa de André Villas-Boas apresentou-se bem melhor em Witten e bateu com relativa facilidade um adversário turco sem grandes argumentos qualitativos. Houve menos calor e viu-se melhor futebol. E, claro, a equipa portista respirou de alívio com a primeira vitória em solo alemão.

O FC Porto voltou a utilizar o 4x3x3 ao longo de todo o jogo, embora com protagonistas diferentes consoante o desenrolar da partida e, também, com níveis de futebol desiguais. Melhor na primeira parte, pior na segunda, mas sempre com o controlo do jogo. Na primeira parte, a pressão sobre os turcos foi mesmo asfixiante e durante esse período assistiram-se a boas jogadas de entendimento, com uma defesa capaz de ajudar o meio-campo a roubar a bola ao adversário e criatividade na organização do ataque, a partir do meio-campo. João Moutinho voltou a mostrar qualidade e serenidade, fazendo uma boa dupla com Rúben Micael a partir da meia hora, quando o madeirense substituiu o argentino Belluschi (teve o golo nos pés aos 26', mas um turco salvou em cima da linha). Com a ajuda de Fernando, estes intérpretes permitiram libertar Hulk e o brasileiro, a partir da direita, enquadrou-se com a baliza e marcou um grande golo (mais um) aos 33 minutos. Dez minutos antes, havia sido Ukra a ter a melhor oportunidade de golo. Antes do intervalo, Falcao ainda teve a hipótese de aumentar a vantagem.

Na segunda parte, André Villas-Boas apresentou praticamente outra equipa, que pareceu menos oleada do que a inicial. A frente de ataque, composta por Rodríguez, James e Farías revelou-se menos agressiva, mas foi sobretudo no meio-campo que se verificou a grande diferença. Souza, Tomás Costa e Castro formaram um sector de combate, embora menos criativo. O Trabzonspor lá foi conseguindo atacar mais vezes, mas só em duas ocasiões esteve perto do golo. Helton negou-os, com uma grande defesa para canto e depois a afastar o perigo com os pés. A defesa portista, comandada por Stepanov, conseguiu anular o adversário. Depois de ter feito dupla com Maicon na primeira parte, Sereno voltou a entrar no jogo para o quarto de hora final, mas para jogar a defesa-direito (no lugar de Sapunaru).

André Villas-Boas mantém sistema

4x3x3 | Pressão total

Quanto a equipa não tinha a bola, a defesa e, sobretudo, o meio-campo fez uma pressão imensa sobre o adversário. Isto resultou numa enorme percentagem de posse de bola e largos minutos a atacar o último reduto turco. Aos 30 minutos Belluschi deu o lugar a Rúben Micael e pouco depois Hulk marcou.

4x3x3 | Menos ideias

A segunda parte mostrou uma equipa menos pressionante e com menos ideias na construção do jogo. A qualidade do passe diminuiu e o ataque ressentiu-se. Tanto mais que Rodríguez mostrou não estar na melhor forma física, dada a paragem. Mas a defesa esteve segura e Helton mostrou a habitual classe.

João Moutinho dá-lhes ritmo

Os novos um a um

Kieszek

Voltou a ser utilizado na primeira parte, altura em que o Trabzonspor não realizou nenhum remate à baliza. Sem trabalho de relevo, limitou-se a segurar as poucas bolas que foram caindo na área.

Emídio Rafael

Uma agradável surpresa. Integrou-se bem nas acções ofensivas, tendo oferecido um golo a Falcao depois de um cruzamento tenso (39'). Para além disso, ocupou sempre bem os espaços, com a excepção de um lance, quando se deixou bater em velocidade por Yattara (18').

Sereno

Acusou algum nervosismo inicial que foi desaparecendo. Controlou os movimentos dos adversários, quer no centro, onde começou, quer na direita, onde jogou a meio da segunda parte.

Moutinho

Surgiu na equipa titular e voltou a ser um dos principais responsáveis pela boa primeira parte da equipa. Pressionou sempre alto, recuperou algumas bolas no meio-campo adversário e ainda emprestou qualidade à equipa para uma boa circulação de bola. É ele que marca os ritmos da equipa.

Ukra

André Villas-Boas ofereceu-lhe uma oportunidade na equipa titular e o extremo português não desiludiu. Começou com uma iniciativa individual (6'), depois rematou à figura após mais um bom trabalho (9') e ainda lhe sobrou tempo para isolar Hulk com um passe de excelência (23').

André Pinto

Juventude e muita qualidade. Na retina ficou um excelente corte em carrinho perante o perigo do adversário. Muito promissor e a merecer uma aposta continuada.

Souza

Começou a médio-interior e terminou a trinco mas esteve sempre ausente e demasiado cauteloso nos passes. Continua a integrar-se a uma nova realidade.

James

Não teve culpa no menor fulgor ofensivo da segunda parte. Revelou uma boa técnica e uma enorme coragem para assumir duelos individuais. Sofreu algumas faltas, porque parece não haver outra forma de o travar.

Os antigos um a um

Helton

Duas grandes defesas voltam a reforçar-lhe o estatuto de titular indiscutível. Surgiu em grande forma no estágio e parece não haver forma de perder o lugar.

Maicon

Está a aproveitar a ausência dos dois titulares da época passada. Forte no ar e intransponível pelo chão.

Stepanov

Não comprometeu, o que não deixa de ser uma boa notícia.

Sapunaru

Seguro a defender e pouco activo no ataque. Registo para uma desatenção, já no final da primeira parte, quando deixou a bola cair nas costas depois de um cruzamento vindo da esquerda.

Fernando

Ocupa um dos lugares mais importantes no esquema de Villas-Boas e revelou que não está na disposição de dar grandes hipóteses à concorrência. Esteve perfeito em termos tácticos e ainda conseguiu acrescentar qualidade nas movimentações ofensivas.

Belluschi

Arrancou mal, com alguns passes falhados, mas melhorou com o passar do tempo. Destacou-se pelos dois remates perigosos que executou de fora-da-área.

Falcao

Três oportunidades, zero golos. O colombiano ficou novamente sem marcar, apesar de se ter movimentado sempre bem, sobretudo dentro da área. Só falta afinar a pontaria.

Hulk

Mais um grande golo. Desta vez, partiu da direita, flectiu para o centro e rematou ao poste mais distante em arco (33'). Antes disso, já tinha estado perto de marcar duas vezes: na primeira rematou forte para uma boa defesa e depois obrigou o guarda-redes do Trabzonspor a bilhar (23').

Rúben Micael
Foi o primeiro a entrar (31') para se juntar no meio-campo a João Moutinho. Ainda está longe da boa forma evidenciada na época passada, mas com as qualidades do costume: entrega e perfeição no passe.

Tomás Costa

Começou por ser trinco, antes de subir para o meio-campo; está com vontade de conquistar um lugar no plantel às ordens de André Villas-Boas e sai do estágio com o estatuto reforçado.

Rodríguez

Surgiu muito preso de movimentos e incapaz de imprimir mudanças de velocidade.

Farías

Apatia incrível e 45 minutos de puro desperdício.

Castro

O mesmo jogador raçudo de sempre.

Addy

Alguns minutos no último jogo com a camisola do FC Porto.

Villas-Boas saltou para o relvado

Um pequeno desentendimento entre os jogadores das duas equipas, ainda na primeira parte, revelou um treinador com vontade de saltar para o relvado. André Villas-Boas abandonou momentaneamente o banco de suplentes para acalmar os jogadores, sobretudo Hulk, Fernando e Maicon, que foram aqueles que responderam com maior energia às provocações dos adversários. Tudo aconteceu depois de uma falta aparentemente normal de Fernando, que, pelos vistos, os turcos não gostaram. O treinador do Trabzonspor, Senol Guns, imitou Villas-Boas e também tratou de anular o desentendimento.

Pedro Emanuel do lado oposto

O adjunto Pedro Emanuel não ficou no banco de suplentes. Escolheu o outro lado do campo e, a partir da bancada, não se cansou de tirar notas. A ideia era ficar num plano superior em relação ao relvado, de maneira a apreciar melhor o desenvolvimento da equipa e a colocação dos jogadores, só que no pequeno Estádio do Witten não havia grandes sítios para o fazer. Pedro Emanuel lá conseguiu dividir um pequeno palanque com um operador de câmara e fartou-se de escrever.

Turcos retidos no trânsito

O jogo entre o FC Porto e o Trabzonspor, disputado na cidade de Witten, começou mais tarde do que o previsto. Isto porque a comitiva turca, a estagiar na Holanda, ficou presa na auto-estrada devido ao intenso trânsito que se verificava. Comunicado o atraso, o FC Porto, que já se encontrava no estádio, aceitou retardar. Começou 45 minutos depois do previsto.

Miguel Lopes poupado

Mariano, Guarín, Varela, Ventura e Miguel Lopes assistiram ao jogo na bancada. Se havia expectativas quanto a uma possível utilização de Varela, regressado aos treinos esta semana, já a ausência de Miguel Lopes foi a maior surpresa. O defesa não jogou devido a gestão de esforço. Mariano, Guarín e Ventura estão lesionados.

Gustavo Colman ausente

Gustavo Colman, o argentino que tem sido apontado ao FC Porto nos últimos tempos, não participou no jogo de ontem e nem sequer viajou com a equipa até à cidade de Witten. Segundo os responsáveis do Trabzonspor, o médio está a recuperar de uma lesão, razão pela qual ficou na Holanda, onde a equipa turca se encontra a estagiar.

Declarações

Belluschi
"Agora pressionamos mais do que era habitual"



André Villas-Boas
"Estamos no bom caminho"

O FC Porto encerrou o estágio com uma vitória sobre o Trabzonspor e encerrou também a primeira etapa da pré-temporada, percebendo-se que a partir de agora a concorrência vai apertar, porque André Villas-Boas anunciou que vai começar a fazer opções, para os jogos que se seguem. Ontem a preocupação era dar minutos a todos. "Mantivemos a lógica do que estávamos a fazer com uma equipa em cada parte. Continuámos a dar minutos a toda a gente e a preparar-nos. A partir de agora vamos começar a definir opções", frisou. Sobre o jogo, disse que os objectivos foram cumpridos, ainda que tivesse sublinhado algum desperdício no ataque: "Na primeira parte falhámos muitas oportunidades, como contra o Preussun. Mas o esforço de todos deixa-me satisfeito porque conseguimos transferir para o jogo o que fazemos nos treinos."

Ao fim das duas primeiras semanas de trabalho, o colectivo da equipa está longe daquilo que pretende, mas Villas-Boas disse que está no bom caminho: "Tudo passa por uma mudança de hábitos e, como sabem, há uma nova forma de treinar e de jogar, mas construir uma organização nova demora o seu tempo. Passo-a-passo chegaremos lá. Ainda não é isto que queremos, mas estamos no bom caminho." Aliás, a atitude dos jogadores tem deixado o técnico satisfeito: "Sinto vontade de aprenderem o que temos feito nos treinos. Também é um facto que gerir excesso de informação nova é difícil. Mas sinto a equipa com vontade de assimilar. O jogo de hoje [ontem] e o resultado foram bons, porque ajudam a consolidar."

Pela frente, surge a necessidade de fazer opções, com a chegada dos internacionais e de mais alguns reforços: "Disse que queria 25 jogadores, 22 de campo e três guarda-redes, mas podemos, ou não, adicionar mais algum a esse número. Será uma decisão a tomar. Temos vários internacionais que brilharam e que regressam e vão trazer qualidade ao plantel. Mas estamos conscientes de que depois do jogo com o Ajax, na semana de preparação para a Sampdória, teremos um plantel mais rico, que vai levar a equipa para outros patamares."

Com o mercado aberto, Raul Meireles, Bruno Alves nas bocas do Mundo e Fucile a revelar o sonho de jogar em Itália, Villas-Boas não perde a tranquilidade. "Esse tipo de declarações são de um jogador ambicioso, mas que sente a causa do FC Porto, tal como Bruno e Raul Meireles. Dentro da nossa realidade são coisas a que estamos habituados e não há que penalizar um jogador que sonha, porque outros também sonham e têm problemas por causa disso", declarou, numa clara alusão às dificuldades de Kléber. "Fucile é um homem feliz e quando regressar seguramente que estará disponível para a causa do FC Porto, tal como sempre esteve", frisou.

NOTA PARA A RTP, QUE PERDEU A VERGONHA, E HOJE DE MANHÃ NAS NOTÍCIAS, JÁ MOSTROU IMAGENS PRÓPRIAS DO JOGO .... COM UM ENVIADO ESPECIAL !!!!

JÁ VÃO TARDE !!!! E NÓS PORTISTAS NÃO ESQUECEREMOS O CENTRALISMO FUNDAMENTALISTA DESTE CANAL, QUE DISCRIMINOU O NOSSO CLUBE, PRIVANDO ASSIM EMIGRANTES E PORTISTAS EM FÉRIAS DE TER NOTICIAS DO SEU AMADO CLUBE!

Sem comentários: