sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Está de volta as emoções da Liga...


E já amanhã que o FC Porto inicia mais uma Liga Portuguesa, este ano denominada Liga Zon, depois de já ter iniciado a época desportiva 2010/2011 com a conquista da Supertaça, a 17º da história.

Depois de na época passada, ter alcançado um estranho 3º lugar, o último tinha sido na época 2001/2002, há 9 anos atrás, o FC Porto está determinado, tal como na época 2002/2003 a reconquistar o campeonato, que será o 25º da história do clube.

A pré-época não foi entusiasmante, marcaram poucos golos e terminou com 2 derrotas no torneio de Paris, dos jogos menos conseguidos até então. Mas a pré-época fica igualmente marcada por inúmeras dificuldades e indefinições no que diz respeito a entradas e saídas, situação que não é normal no FC Porto. Prova disso, é que o FC Porto vai disputar o 2º jogo oficial da época e ainda não pode utilizar os reforços James Rodriguez e Walter por questões burocráticas. Mais uma situação anormal, principalmente no caso de James Rodriguez, que está em Portugal desde o arranque da época.

Independentemente destas indefinições, que se continuam a prolongar, também é certo, que no jogo da supertaça não teve qualquer influência, conquistando mais um título nesta prova com toda a justiça.

E é um FC Porto muito motivado que se vai apresentar amanhã, no primeiro jogo da Liga Zon, querendo manter o nível exibicional demonstrado na supertaça e começar da melhor forma a caminhada para a conquista do campeonato. É esta a mensagem que o técnico Villas Boas passou para a comunicação social e faz todo o sentido, pois é importante começar bem e estar no topo da classificação o mais rapidamente possível.


A confiança existe, a qualidade dos jogadores está lá, pelo que aguarda-se por uma boa estreia do FC Porto, de Villas Boas como técnico e de João Moutinho com a camisola do FC Porto, á partida o único reforço 2010/2011 que se vai estrear como titular.

O primeiro adversário desta caminhada é a Naval 1º Maio, equipa que foi noticia nesta pré-época mais pelo caso Diego Angelo, do que propriamente pelas prestações que teve. Ainda assim, jogando em casa e sendo igualmente o primeiro jogo da época, a Naval irá igualmente entrar motivada e deverá impor a mesma agressividade que lhe é reconhecida nos jogos no seu reduto.

Villas Boas não poderá contar com vários jogadores por motivos bem diferentes. Segundo o boletim clínico, apenas Mariano está indisponível, contudo, quer Ruben Micael, quer Fucile, apenas treinaram integrados no final da semana, pelo que não serão igualmente opção. No caso de Fucile, fica a dúvida se estivesse apto, se seria convocado. Por motivos burocráticos, como já foi dito, James e Walter continuam a não poder serem opções e por opção técnica Kieszek, Rafa, Meireles e Castro ficam igualmente de fora.

Uma nota de destaque para Raul Meireles, que curiosamente depois de ter sido convocado para o jogo da supertaça e ter inclusive entrado em jogo nos últimos minutos, fica desta vez de fora, ficando no ar que pode existir desenvolvimentos numa possível transferência. Na última semana, ocorreu alguma agitação no mercado internacional, com vários jogadores de meio campo a circularem entre clubes.

Villas Boas chamou os seguintes jogadores:

Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Maicon, Rolando, Sereno, Alvaro Pereira, Sapunaru e Miguel Lopes.
Médios: Guarín, Fernando, João Moutinho, Souza e Belluschi.
Avançados: Ukra, Cristian Rodríguez, Varela, Falcao e Hulk.

É de esperar que o FC Porto entre em campo com o mesmo onze que entrou no jogo da supertaça, ficando a dúvida apenas no lado direito da defesa, pois Sapunaru fez treino condicionado nos primeiros dias da semana na sequência do toque sofrido no jogo da supertaça. O FC Porto deverá apresentar então o seguinte onze:

Helton, Sapunaru, Alvaro Pereira, Rolando e Maicon, Fernando, Moutinho e Belluschi, Hulk, Varela e Falcão.



Ultima nota, em jeito de apelo para os adeptos portistas, que possam comparecer massivamente na Figueira da Foz, e encher o estádio de portistas a apoiar o nosso clube (não é dificil, pois a lotação do campo é de 10000 pessoas). Deverá ser assim tal como foi no passado fim de semana em Aveiro, que ao contrário do que habitualmente acontece, equilibrámos em número de espectadores.

No resto, foi o desequilibro completo para o lado azul e branco, que nunca é demais realçar.

O jogo está marcado para sábado pelas 19:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.

Ricardo Jorge

2 comentários:

Azulibranco disse...

Já vivi muitos campeonatos, muitas alegrias e muitas tristezas nesta minha "doença" pelo Porto.
Já vi jogadores, por quem não se dava um tostão, explodirem na sua classe imensa e tornarem-se pedras de referência da nossa equipa. Não vou citar, para não magoar ninguém.
Também já vi jogadores de primeira plana (Lembram-se do Luís Fabiano?)não se conseguirem impôr no Porto (Mariano também vai para lá, para não falar de Farias e do grande Romário).
Fui aprendendo com o tempo, e aprendi uma coisa singular: "vamos indo e vamos vendo."

Dragus Invictus disse...

Excelente antevisão Ricardo:)

Logo espero que o nosso Porto entre com o pé direito, e que o Sr Paulo Batista faça uma boa arbitragem.

Vai ser um jogo complicado contra uma naval que tem jogadores da escola francesa muito bons tecnicamente e em posse.

A Naval se mantiver a linha da época transacta, é uma equipa de futebol positivo. Por isso o FC Porto pode aproveitar as fragilidades defensivas de uma naval que perdeu o esteio da defesa Diego Angelo.

Bom fim de semana para todos