domingo, 24 de outubro de 2010

Venham mais 6 vitórias consecutivas

O FC Porto regressa amanhã aos jogos da Liga, depois do empate e consequente interrupção de 6 vitórias consecutivas, pelo meio, a passagem à próxima eliminatória da taça de Portugal e a brilhante vitória na Liga Europa.

Com mais um dia para descansar, do jogo de quinta-feira e da viagem, o FC Porto vai apresentar-se na máxima força, uma vez que no campo dos lesionados apenas Mariano (que não foi inscrito) continua sem condições para dar o seu contributo.

O visitante é a União de Leiria que neste momento ocupa uma posição tranquila, apesar de algumas curiosidades, nomeadamente o facto de ter 11 pontos e um saldo de golos positivo de 1 golo, tendo marcado apenas 5 golos e sofrido 4. Fora de casa não marcou ainda nenhum golo e os últimos resultados para a taça de Portugal e taça da Liga traduziram-se em derrotas, o que equivale a dizer que esta União de Leiria, na prática, está muito longe de justificar os 11 pontos na classificação.

Esta semana a União de Leiria recebeu um reforço para a sua equipa técnica, directamente da TVI. Ricardo Sá Pinto é o novo adjunto do treinador e certamente irá levar mais agressividade para dentro do balneário!

Villas Boas estudou o adversário e sabe que é uma equipa que se fecha muito na sua defesa e deverá ser assim que irá apresentar-se no Dragão. Mas não é o primeiro nem será o último jogo que o FC Porto terá que adaptar-se a este tipo de jogo e nada melhor do que uma aposta clara na frente de ataque pressionando logo nesse sector e obrigando o adversário a baixar as linhas.

Relativamente aos convocados 3 alterações, saem Sapunaru, Guarin e Ukra e entram James Rodriguez e Souza. Destaque para a ausência de Sapunaru, aqui claramente Villas Boas a não pretender ter 2 unidades defensivas no banco e Guarin, optando assim por um médio com caracteristicas mais defensivas.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

A União de Leiria certamente estudou o FC Porto e está a contar com o habitual esquema 4X3X3, pelo que seria interessante que Villas Boas surpreendesse neste jogo com um esquema e unidades diferentes, com mais unidades na área adversária mas com um meio campo igualmente competente e capaz de dar garantias defensivas.

A possibilidade de ver Falcão e Walter juntos será assim uma boa aposta para este jogo. Com Hulk a jogar mais liberto, quer pelas alas, quer pelo meio, baralhando assim a linha defensiva do adversário. Para manter o equilíbrio da equipa, e com laterais com mais liberdade para as alas, Souza poderia fazer companhia a Fernando e Moutinho no meio campo, reforçando o sector do meio campo com mais capacidade para recuperação de bolas.

No sector defensivo Maicon deverá manter a titularidade, apesar do erro ingénuo contra o Besiktas, pois a utilizar um esquema mais atacante, faz todo o sentido ter Maicon na defesa que é o central mais rápido que o FC Porto tem no seu plantel.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro, Rolando e Maicon, Fernando, Souza, Moutinho e Hulk, Falcão e Walter.

Outro facto que já começa a ser relevante é a gestão dos cartões amarelos. Neste momento Moutinho e Belluschi contam com 3 amarelos e são os jogadores que estão em maior risco para os próximos jogos, nomeadamente o jogo no Dragão contra o Benfica.
Última nota para os adeptos portistas que possam estar em bom número, apesar de ser uma segunda-feira, pois a equipa vem de um excelente resultado e merece o apoio de todos nós, em especial em jogos que teoricamente são mais acessíveis mas que por vezes tornam-se complicados.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.

Ricardo Jorge

3 comentários:

Águia Altiva disse...

Vão empatar com o Leiria e na 10ª jornada perder com o Benfica. Não se convençam que já ganharam o campeonato, podem crer que ainda muita água vai correr por baixo da Porto

dragao vila pouca disse...

Venho comentar e sou logo confrontado com um delírio... Adiante... Um colectivo forte que potencia os jogadores, disse Villas-Boas, é o segredo do F.C.Porto. Que logo esse colectivo funcione e possamos continuar este terceiro ciclo, que se iniciou frente ao Limianos, com mais uma vitória.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Logo temos de entrar fortes, pressionantes e dominar o jogo. É importante marcar cedo, e se possível resolver o jogo na 1ª. parte, para que na 2ª. parte possamos dar descanso aos elementos mais utilizados.
O FC Porto vem de uma fantástica jornada europeia, mas os jogadores têm de ter consciência que cada jogo é um jogo, e não entrar naquela "mais tarde ou mais cedo marcamos".
Temos de ter a mesma atitude competitiva frente ao Leiria.

Abraço

Paulo