sábado, 13 de novembro de 2010

Caminhada rumo ao título sem efectuar paragem...

Depois da brilhante vitória e sobretudo exibição de gala da última jornada, o FC Porto volta a jogar no Dragão frente ao Portimonense com o objectivo de prosseguir a caminhada rumo ao título sem efectuar paragem.

São estes os jogos que definem o campeão. Prova disso foi no ano passado, o FC Porto conseguiu vantagem no confronto directo com Benfica e Braga, contudo ficou atrás dos mesmos na classificação. E tem sido esta a chave do sucesso do FC Porto. Este espírito de vitória tem permitido ao FC Porto encarar todos os jogos com motivação e alegria.

Este Portimonense é o típico adversário que joga fechado e procura o contra ataque. Com a pior defesa do campeonato, mas com um ataque onde regista apenas menos 3 golos que o Benfica, este Portimonense tem tido muitas dificuldades em ter um registo consistente ocupando a posição acima da linha de descida.

Para além das evidentes fragilidades, o Portimonense irá apresentar-se sem algumas unidades importantes e sem Litos, o técnico principal.

Em contraste com este Portimonense o FC Porto apresenta-se forte para este jogo apesar de algumas ausências de peso. Fernando e Falcão por limitações físicas, Moutinho por castigo e Sapunaru por opção de Villas Boas, que continua a alternar a posição de defesa direito.

Este último facto é deveras curioso. Não é muito normal ver em equipas um critério de alternância tão rígido como este. Mas uma vez que nem Fucile nem Sapunaru têm comprometido, com excepção de Guimarães, percebe-se que nem Fucile nem Sapunaru convenceram Villas Boas da superioridade de um sobre o outro.

De fora dos convocados ficou igualmente James Rodriguez, mais uma vez este jovem continua a alternar na convocatória. Esperemos que tenha a sua oportunidade a titular no próximo jogo da taça de Portugal.

De regresso estão Rafa, Ukra e Cristian Rodriguez, este último que regressa depois do descalabro emocional que teve no jogo da Liga Europa frente ao Besiktas.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Rafa, Varela, Walter, Souza, Beto, Castro, Ukra, Rúben Micael e Otamendi.

Curioso, que os únicos 2 jogos que o FC Porto não venceu esta época, terminaram empatados a 1 bola, com o FC Porto a terminar o jogo por cima do adversário e com o FC Porto a ter 1 jogador expulso, muito cedo. As coincidências continuam na nacionalidade dos jogadores.

Villas Boas face aos jogadores disponíveis apenas deverá alterar o nome dos intervenientes no sistema táctico que, ao contrário do início de época, não tem alterado durante o jogo. Walter terá nova oportunidade a titular, Fucile regressa para a direita e Ruben Micael irá juntar-se a Guarin e Belluschi no meio campo.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro, Rolando e Maicon, Guarin, Ruben Micael e Belluschi, Varela, Hulk e Walter.

Antevisão de Villas-Boas:



Ao contrário dos últimos jogos, o FC Porto não necessita de gerir cartões amarelos nem esforço dos jogadores uma vez que o próximo jogo é só no próximo fim de semana e para a Taça de Portugal visitando o Moreirense.

Será então um FC Porto na máxima força e com muita vontade de conquistar mais 3 preciosos pontos e dar mais um passo importante rumo ao título.

É esperada uma noite fria e com chuva amanhã no Porto, mas até em questões de relvado o FC Porto destaca-se das restantes equipas. E perante este cenário será muito importante a presença de adeptos a apoiar o nosso clube neste jogo que será o que antecede a ida a Alvalade.

O jogo tem início marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.

Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Logo vamos ter duas ausências de peso no meio-campo. Fernando por lesão e Moutinho a cumprir castigo por acumulação de amarelos.

A estes ausentes poderá juntar-se Falcao que treinou condicionado.

Vai ser uma oportunidade para Ruben e talvez Walter dizerem presente, e demonstrar a AVB que pode contar com eles.

Depois da épica vitoria sobre o Benfica, que já lá vai, espera-se um Porto com a mesma atitude ganhadora e aguerrida que tem sido apanágio esta época.
Não se pode adormecer à sombra dos 10 pontos, temos de entra determinados em resolver a contenda se possível logo nos primeiros 45 minutos.

O Portimonense, conta no seu plantel com jovens jogadores emprestados pelo FC Porto, que irão tentar demonstrar que merecem um lugar no plantel e que se pode contar com eles de futuro.

Vai pois ser um jogo díficil mas que temos obrigação de vencer, para cumprir o objectivo de AVB, que é manter esta vantagem até ao final do ano.

Abraço e bom domingo

Paulo

dragao vila pouca disse...

Derrotada sem apelo nem agravo a fanfarronice, a arrogância e o trauliteirismo sem sustentação nem substracto, que vive agarrado ao mito dos "6 milhões" e a um passado dos tempos da televisão a preto e branco; tirado o pio a Vieira populista e demagogo que quando ganha ninguém o cala, mas quando leva na "tarraqueta", sai a meio e abandona a equipa à sua sorte; digerida uma fantástica exibição, um hino ao colectivo que potenciou o génio, a criatividade dos talentos e fez o "glorioso" virar glorigozo; é a hora de deixar para trás uma noite que fica para memória futura, é tempo de regressar à normalidade, colocar os pés no chão, que agora é a sério.
E porque agora é a sério é preciso manter a mesma atitude, o espírito certo, a concentração, não relaxar nem acreditar em facilidades. Se fizermos isso é meio caminho andado para ganharmos ao Portimonense e continuarmos neste rumo, um rumo que tem deixado em estado de euforia o universo do F.C.Porto e em estado de choque os mais directos rivais. É esse o desafio que Villas-Boas e os seus pupilos têm pela frente e acredito vão ganhar.
Nós os adeptos lá estaremos para apoiar e ajudar.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Não foi um jogo especialmente bonito, mas a vitória voltou a ser nossa. Já perdi a conta aos jogos que não perdemos (que, se contarmos com os da temporada anterior) alarga ainda mais.
Estreia positiva de Walter.

Um abraço e boa semana!